• Nenhum resultado encontrado

Administração: Unidade destinada ao desenvolvimento das atividades administrativas do estabelecimento de saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Administração: Unidade destinada ao desenvolvimento das atividades administrativas do estabelecimento de saúde"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)

324

GLOSSÁRIO

Abrigo de recipientes e de resíduos sólidos: Ambientes destinados à guarda externa de resíduos sólidos (lixo) e higienização dos carros coletores.

Adequação: Ato de adequar; qualidade ou estado de ser adequado.

Administração: Unidade destinada ao desenvolvimento das atividades administrativas do estabelecimento de saúde.

Administração Direta da Saúde: Órgão governamental de saúde, da administração direta, em qualquer esfera administrativa (MS, SES, SMS).

Administração Indireta/Organização Social Pública: Propriedade pública não estatal, organizada como uma sociedade sem fins lucrativos, orientada diretamente para o interesse público

Almoxarifado: Unidade destinada ao recebimento, guarda, controle e distribuição do material necessário ao funcionamento do estabelecimento de saúde.

Ambiente: Espaço fisicamente determinado e especializado para o desenvolvimento de determinada (s) atividade (s), caracterizado por dimensões e instalações diferenciadas. Um ambiente pode se constituir de uma sala ou de área.

Ambulatório: Unidade destinada à prestação de assistência em regime de não internação.

Anatomia patológica: Unidade destinada a realizar exames citológicos e estudos macro e ou microscópios de peças anatômicas retiradas cirurgicamente de doentes ou de cadáveres, para fins de diagnóstico.

Assepsia - É o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.

Assistência Médica - É o conjunto de ações, métodos e processos da ciência médica empregado na promoção, proteção, recuperação e reabilitação de um paciente.

Assistência médico-sanitária - É o conjunto de ações, métodos e processos de ciências da saúde empregado na promoção, proteção, recuperação e reabilitação, desenvolvidos com a participação de comunidades, visando a elevação do nível de saúde de populações.

Assistência médico-hospitalar - É aquela que tem por base a ação de um serviço médico (ambulatório, posto de assistência médica, clínica, policlínica, serviço médico-hospitalar) e/ou do hospital.

Assistência hospitalar geral - É aquela prestada pelos hospitais gerais e especializados, com exceção dos que se destinam exclusivamente ao tratamento de tuberculose, hanseníase e doenças mentais.

Assistência ambulatorial - de serviços de saúde a pacientes em estabelecimento (de saúde), em regime de não internação.

Barreira Física: Bloqueio físico que deve existir nos locais de acesso à área onde seja exigida assepsia e somente se permita a entrada de pessoas com indumentária apropriada.

Barreira Técnica: Bloqueio funcional estabelecido através de procedimentos técnicos, com a finalidade de evitar a contaminação cruzada.

Berçário de cuidados intermediários: Ambiente destinado à assistência ao recém-nascido enfermo e/ou prematuro sem necessidade de cuidados intensivos (RN de médio risco).

(26)

325

Central de material esterilizado (CME): Unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode ser localizado dentro ou fora do serviço de saúde.

Centro cirúrgico - CC: Unidade destinada ao desenvolvimento de atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós-anestésica imediata.

Centro obstétrico: Unidade destinada ao desenvolvimento relacionadas ao parto normal ou cirúrgico e a recuperação pós-anestésica imediata.

Doenças infecto-contagiosas - Doença causada por um agente infeccioso ou suas toxinas e contraída através da transmissão desse agente, ou seus produtos, do reservatório ao hospedeiro suscetível, diretamente de uma pessoa ou animal infectado ou, indiretamente, por meio de um hospedeiro intermediário, de natureza vegetal ou animal, de um vetor ou do meio ambiente inanimado.

Enfermaria: Ambiente destinado à internação de pacientes, com capacidade de no máximo seis leitos.

Epidemiologia - Ciência que estuda a distribuição das doenças nas comunidades, relacionando-as a múltiplos fatores, concernentes ao agente epidemiológico, ao hospedeiro e ao meio ambiente, indicando também as medidas para sua profilaxia.

Serviços de Saúde: Denominação dada a instituição destinada à prestação de assistência à saúde à população, que demande o acesso de paciente.

Farmácia Hospitalar: Unidade de apoio de assistência técnico-administrativa, dirigida por profissional habilitado, integrada funcional e hierarquicamente às atividades da organização. Destina- se a programar, receber, estocar, preparar, controlar e distribuir medicamentos ou afins e/ou manipular fórmulas magistrais e oficinas.

Hemoterapia e hematologia - unidade destinada à coleta, processamento, armazenamento, distribuição e transfusão de sangue e seus hemocomponentes. Algumas unidades podem não executar algumas dessas atividades descritas anteriormente.

Hospital - É parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.

Hospital Geral - É o hospital destinado a atender pacientes portadores de doenças das várias especialidades médicas. Poderá ter a sua ação limitada a um grupo etário (hospital infantil),a determinada camada da população (hospital militar, hospital previdenciário) ou a finalidade específica (hospital de ensino).

Hospital Especializado - É o hospital destinado, predominantemente, a atender pacientes necessitados da assistência de uma determinada especialidade médica.

Hospital de base - É o hospital geral destinado a constituir-se em centro de coordenação e integração do serviço médico-hospitalar de uma área, devendo estar capacitado a prestar assistência especializada mais diferenciada a pacientes encaminhados de Hospitais Distritais, alem da assistência médico-cirúrgica própria de hospital local.

Hospital Dia - É a modalidade de atendimento em hospital na qual o paciente utiliza, com regularidade,os serviços da instituição, na maior parte do dia, para fins de tratamento e/ou reabilitação.

(27)

326

Hospital de Ensino ou Hospital Universitário - É o hospital geral com as características e funções do Hospital de Base, utilizado por Escolas de Ciências da Saúde, como centro de formação profissional.

Hospital Beneficente - É o que integra o patrimônio de pessoa jurídica de direito privado, instituído e mantido por contribuições e doações particulares, destinado à prestação de serviços a seus associados e respectivos dependentes, cujos atos de constituição especifiquem sua clientela, que não remunere os membros da sua diretoria, que aplique integralmente os seus recursos na manutenção e desenvolvimento dos seus objetivos sociais e cujos bens, no caso de sua extinção, revertam em proveito de outras instituições do mesmo gênero ou ao Poder Público.

Hospital Filantrópico - É o que integra o patrimônio de pessoa jurídica de direito privado, mantido parcial ou integralmente por meio de doações, cujos membros de seus órgãos de direção e consultivos não sejam remunerados, que se proponha à prestação de serviços gratuitos à população carente em seus ambulatórios, reservando leitos, de acordo com a legislação em vigor, ao internamento gratuito, organizado e mantido pela comunidade e cujos resultados financeiros revertam exclusivamente ao custeio de despesa de administração e manutenção.

Hospital de Pequeno Porte - É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de até 50 leitos.

Hospital de Médio Porte - É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de 50 a 150 leitos.

Hospital de Grande Porte - É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de 150 a 500 leitos. Acima de 500 leitos considera-se hospital de capacidade extra.

Internação: Admissão de paciente para ocupar um leito hospitalar, por um período superior a 24 horas.

Isolamento: Quarto privativo destinado à internação do paciente com suspeita ou confirmação de doenças infecto-contagiosas, podendo também ser utilizado para a proteção do paciente com baixa imunidade.

Lactário: Unidade com área restrita, destinada à higienização, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente de fórmulas lácteas.

Leito de Observação: Leito destinado a acomodar o paciente que necessite ficar sob observação médica e/ou de enfermagem para fins de diagnóstico ou terapêutica durante um período de até 24 horas.

Leito Hospitalar: Leito numerado e identificado destinado à internação do paciente dentro do hospital, localizado em uma unidade de internação.

Necrotério - unidade ou ambiente destinado à guarda e conservação do cadáver.

Paciente: Pessoa que procura um meio de tratamento ou avaliação/prevenção com um profissional de saúde.

Posto de Enfermagem: Área destinada à equipe de enfermagem e aos médicos, para execução de atividades técnicas e administrativas da unidade.

Procedimento: Ação executada, fundamentada em princípios científicos descritos de forma a assegurar que seus fundamentos sejam mantidos.

Radiologia - unidade onde se concentram equipamentos que realizam atividades concernentes ao uso de Raios X para fins de diagnóstico.

Radioterapia - unidade destinada ao emprego de radiações ionizantes com fins terapêuticos.

(28)

327

Referência e Contra-referência: processo de articulação com outras instituições de saúde para o encaminhamento, transferência e recepção (contra-referência) de clientes e pacientes.

Resíduo Infectante: Resíduo de serviços de saúde que por suas características de maior virulência, infectividade e concentração de patógenos, apresenta risco potencial adicional à saúde pública.

Rotina: Técnicas estabelecidas por escrito, que padronizam os passos para a execução de um procedimento.

Rouparia: Área ou sala destinada à guarda de roupa proveniente da lavanderia.

Sala de pré-parto: Ambiente destinado a acomodar a parturiente durante a fase do trabalho de parto.

Sala de recuperação pós-anestésica: Ambiente destinado às atividades de cuidados pós- anestésicos.

Sala de serviço: Ambiente destinado exclusivamente às atividades de enfermagem da unidade.

Sala de utilidades ou expurgo: Ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente e também poderá ser utilizado para a guarda temporária de resíduos.

Sala para pequenos procedimentos: ambiente destinado ao desenvolvimento de procedimentos de media complexidade, como curativo, punção, sondagem, cateterismo vesical, drenagem, retirada de ponto, pequenas suturas e outros.

Serviço de Apoio: Salas ou áreas que dão suporte aos ambientes destinados às atividades fins de uma unidade, como inalação, métodos gráficos e outros.

Serviço Social Autônomo: Entidade para-estatal de cooperação com o poder público e com administração e patrimônio próprios.

Urgência: Unidade destinada à assistência de pacientes sem risco de vida cujos agravos necessitam de atendimento mediato.

Unidade de Internação: Unidade destinada à acomodação e assistência do paciente internado.

UTI - Unidade de terapia intensiva - unidade que abriga pacientes de requeiram assistência médica, de enfermagem, laboratorial e radiológica ininterrupta.

UTI neonatal - berçário de cuidados intensivos com todos os ambientes de apoio necessários.

UTQ - Unidade de Tratamento de Queimados.

Vestiário de Barreira: Ambiente exclusivo para paramentação e serve de barreira à entrada da unidade. Pode estar acoplado ou não a um sanitário ou banheiro.

(29)

328

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Renata. C. S. L. Abordagens espaciais do edifício hospitalar: em busca de novos parâmetros estruturantes. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

ANDRADE, Luiz O.M.; PONTES, Ricardo J.S.; MARTINS JÚNIOR, Tomaz. A descentralização no Marco na reforma sanitária no Brasil. Washington: Revista Panamericana de Salud Publica, vol 8, n.1-2, July/Aug.2000.

ANTUNES, Jose L.F. Hospital: instituição e história social. São Paulo: Letras &

Letras, 1991.

BELLATO, R.; PASTI, M. J.; TAKEDA, E. Algumas reflexões sobre o método funcional no trabalho da enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v.

5, nº. 1, p. 75-81, janeiro 1997.

BITENCOURT, Fábio; KRAUSE, Claudia Barroso. O Conforto acústico em ambientes de saúde: Contribuição da arquitetura para elaboração de projetos de centros obstétricos e cirúrgicos. In: Arquitetura Hospitalar, 2004, BELO HORIZONTE - MG. Revista PROPEC-IAB/MG, 2004. n. 1. p.1-9.

BITENCOURT, Fábio. A Arquitetura do ambiente de nascer. Qualidade do ar e conforto higrotérmico em centros obstétricos, in SANTOS, Mauro; BURSZTYN, Ivani.(orgs), Saúde e arquitetura: caminhos para a humanização dos ambientes hospitalares,Capítulo 2, p. 28-41, Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2004.

BRASIL, Constituição Federal do Brasil (1988),Lei Federal n. 8.142 de 1990.

_____. Constituição Federal do Brasil (1988),Lei Federal n. 8.080, de 19 de setembro de 1990 , (Lei Orgânica da Saúde).

_____.Decreto Lei n. 72 de 21 de novembro de 1966. Unifica os Institutos de Aposentadoria e Pensões e cria o Instituto Nacional de Previdência Social.

Diário Oficial[da] República Federativa do Brasil, Brasília,1966.

(30)

329

_____. Lei Federal n. 6.229 de 1975. Dispões sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de julho de 1975.

_____. MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO.

Organizações Sociais. Caderno MARE de reforma do estado, Brasília, v.2, p. 74, 1997.

_____. MINISTÉRIO DA CIDADE, Conferência Nacional das Cidades, Brasília.

Disponível em:< http://www.cidades.gov.br> Acesso em: 20/09/2007.

_____. MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (MPS). Anuário Estatístico da Previdência Social 2003-Evolução Histórica da Previdência Social.2003, Disponível em:<http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/previdencia_social_13_06-A19.asp>.

Acesso em: 09-08-2007.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).Glossário.Disponívelem:<http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/organiza/i naiss/glossário.doc. Acesso em: 05/05/2007.

_____. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE, Decreto-Lei n. 3.171 de 2 de abril de 1941.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria n. 517/BSB, 1975.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Decreto n. 76.973 de 31 de dezembro de 1975.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria n. 30/BSB de11 de fevereiro de 1977.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria n. 400/MS de 6 de dezembro de 1977.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria ministerial n. 30 de 11 de fevereiro de 1977.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Portaria n. 1.884⁄GM de 11 de novembro de 1994

(31)

330

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Decreto n. 3.029, de 16 de abril de 1999.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA , RDC n. 50, de 21 de fevereiro de 2002.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA , RDC n. 307 de 14 de novembro de 2002.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA , RDC n. 189 de 18 de julho de 2003.

_____. MINISTÉRIO DA SAÚDE,Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Avaliação de Políticas de Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, 1999, 2 ed. 159p.

_____. ONA – Organização Nacional de Acreditação. Manual Brasileiro de Acreditação. 2003

_____. Lei Complementar n. 82/95.

_____. PMS – Programa Metropolitano de Saúde, Relatório da Equipe de Avaliação do PMS para o Banco Mundial, 1984.

BRITO, Nara. Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995. 111p.

BROSS, João C. A complexa arquitetura hospitalar. São Paulo, Revista Finestra, nº.

45, 2006, Disponível em: < http://www.arcoweb.com.br/entrevista/entrevista83.asp >.

Acesso em: 05/08/2006.

BUNGE, Mario. Dicionário de Filosofia.São Paulo:Editora Perspectiva, 2002.

CABRAL, Jacqueline. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (1582). Rio de Janeiro: Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-

(32)

331

1930), Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, disponível em:

<http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br> Acesso em: 13/10/2006.

CAJUEIRO, Juliana P.de M., Saúde Pública no Brasil nos anos noventa: um estudo da política e de seus limites e condicionantes macroeconômicos. São Paulo, Dissertação de Mestrado UNICAMP, 2004.

CAMPOS, Ernesto de S. História dos Hospitais. In: Terceiro Instituto Internacional de Organização e Administração de Hospitais. Repartição Sanitária Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial de Saúde, n.268 da, Rio de Janeiro, 1952.

CARCERERI.Daniela L.. Estudo prospectivo sobre a gestão de competências na área de odontologia no contexto do Sistema Único de Saúde/SUS, no Estado de Santa Catarina. Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

CASTELLUCCI, ALDRINA. S. Flutuações econômicas,crise política e greve geral na Bahia da Primeira República. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 25, n. 50, p. 131-166 – 2005.

CASTIEL, Luis D. Uma saúde pública molecular!?. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.10, n. 3,p.285-319, 1994.

CHING, Francis D.K. Dicionário visual de Arquitetura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes,2000.

_____. Arquitetura, forma, espaço e ordem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes,2005.

_____. Hospital é uma obra aberta. São Paulo, Revista Projeto Design, n.248, Out.

2000.

COMTE-SPONVILLE, A. Dicionário Filosófico 1 ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., dezembro de 2003. Tradução de Eduardo Brandão.

CORBIOLI, Nanci. Arquitetura Hospitalar. Ambiente Construído requer humanização e potencial de atualização constante. (reportagem sobre 1º seminário de Arquitetura

(33)

332

Hospitalar – Melkan & Chiarello) São Paulo, Revista Projeto Design, n. 283, Set.

2003.

DALLARI, Sueli G. Uma nova disciplina: o direito sanitário. Revista de Saúde pública, São Paulo, v. 22, n. 4,p. 327-334,1988.

ESTADO DE SÃO PAULO. Por que organizações sociais na Saúde?, Revista SP.

GOV, São Paulo, ano 1, n. 2, out. 2004.

_____. A Pioneira –Santa Casa de Santos. Revista Saúde SP, São Paulo, ano 3, n.

5, ago. 2007.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). Primeira Fase, Documento Técnico.v.1. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1984.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS)..Relatório para o Banco Mundial, Documento Técnico.n.4447BR, São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1984.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). Programa das UBS/PMS e Critérios para Projeto.Documento Básico. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1987.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). O Programa Metropolitano de Saúde: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1987.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). A Secretaria do Estado da Saúde: concepção, organização e funcionamento. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, FUNDAP, fev.1987.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). Controle de Obras e serviços - Documento Técnico (interno) -Departamento Técnico em Edificações- DTE, São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1994

(34)

333

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). Gerenciamento de Projetos para implantação do sistema físico de suporte do Programa Metropolitano de Saúde, Hidroserv Engenharia de Projetos LTDA, nº. Junho, 1986.

_____. PROGRAMA METROPOLITANO DE SAÚDE (PMS). Mapeamento provisório, obtido através da redução das folhas escala: 1:10.000 do sistema cartográfico metropolitano, restituídas a partir do recobrimento aerofotogramétrico realizado em 1980/81. Secretaria do Estado da Saúde, Coordenação do Programa Metropolitano de Saúde, EMPLASA , 1981-1981, f. 331.

_____. Hospital Geral de São Matheus, Memorial descritivo. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde,CDH, 1986.

_____. Resolução SS n. 22 de 26 de fevereiro de 1985.

_____. SECRETARIA DA SAÚDE,Secretaria entrega a primeira AME do interior do Estado. Disponível em:< http://www.saude.sp.gov.br>. Acesso em: 10 Dez 2007.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Decreto Lei n. 4.252 de 08 de julho de 1932.

FERNANDES, Adhemar Dizioli. As Transformações arquitetônicas e Técnico- construtivas do edifício público de saúde na cidade de São Paulo. 2003.129f.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

FERRARINI. Clarisse D. T. Conceitos e Definições em Saúde. Ministério da Saúde – Coordenação de Assistência Médica e Hospitalar. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde, Brasília, 1977.

FONTES, Maria Paula Z. Imagens da Arquitetura da Saúde mental: um estudo de representações sociais. in SANTOS, Mauro; BURSZTYN, Ivani.(orgs), Saúde e arquitetura: caminhos para a humanização dos ambientes hospitalares,Capítulo 2, p.

58-75, Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2004.

(35)

334

FOULCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 22.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.

GRAÇA, L. - Hospitais e Outros Estabelecimentos Assistenciais até ao Final do Século XV, Evolução do sistema hospitalar: Uma perspectiva sociológica. Textos n.

71, Lisboa, Disciplina de Sociologia da Saúde -Disciplina de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações de Saúde. Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa ,1996.

_____. O Sistema Hospitalar em França, desde o Fim do Ancién Régime até 1848(a) - Evolução do sistema hospitalar: Uma perspectiva sociológica. Textos n.83. Lisboa, Disciplina de Sociologia da Saúde -Disciplina de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações de Saúde. Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde.

Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa ,1996.

_____. Evolução do Sistema Hospitalar. Uma perspectiva Sociológica( IV parte).

Portugal: O Sistema Tradicional ( 1096 – 1867), - Textos n.86. Lisboa, Disciplina de Sociologia da Saúde -Disciplina de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações de Saúde. Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde.

Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa ,1996.

_____. Hospital como Expressão Institucional da Caridade Cristã (a) - Evolução do sistema hospitalar: Uma perspectiva sociológica. Textos n. 144, Lisboa, Disciplina de Sociologia da Saúde -Disciplina de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações de Saúde. Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde.

Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa ,1996.

GIVISIEZ, Gustavo. H. N. Demografia e Arquitetura Hospitalar. REVISTA PROPEC- IAB/MG, Belo Horizonte, v. 1, 2004.

GOÉS, Ronald de. Manual prático de arquitetura hospitalar. 1 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

IBAÑES,Nelson. Organizações sociais de saúde: o modelo do Estado de São Paulo.

Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, p. 391-404, 2001.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Annuário estatístico do Brazil 1908 – 1912. Rio de Janeiro: Directoria Geral de Estatística, v.1- 3, 1916-1927.

(36)

335

_____. Departamento de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro, 2006.

IVAMOTO, Henrique S. Santa Casa da Misericórdia de Santos: sinopse histórica.

Santos, Acta Medica Misericordiae 1 (1):7-10, Out 1998 . Disponível em:

<http://www.scms.org.br>. Acesso em: 16 Abr 2006.

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HOCHMAN, Gilberto. Logo ali, no final da avenida: Os sertões redefinidos pelo movimento sanitarista da Primeira República. Hist. cienc. Saúde - Manguinhos., Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.scielo.br/ >. Acesso em: 16 Abr 2007. Pré- publicação.

KARMAN, Jarbas. Manual de Manutenção Hospitalar. São Paulo: Pini, 1994.

KARMAN, Jarbas.FIORENTINI, Domingos. Conceitos de arquitetura manutente e de arquitetura voltaria. Revista EXACTA, São Paulo, v.4, n.1, p. 159 – 168. Jan/jun, 2006.

KOTAKA, Filomena. Avaliação da organização espacial, quanto aos fluxos das circulações de um hospital geral. 1992. 153f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública)- Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 1992.

_____. Estudo dos resultados da reformulação e modernização do Hospital Santa Cruz, segundo as opiniões dos funcionários e usuários, aplicando Avaliação Pós- Ocupação(APO).1997. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 1997

LEMOS, MIGUEL ROQUE DOS R., Igreja da Santa Casa de Misericórdia. Texto publicado in Anais Municipais de Ponte de Lima, 2 ed, 1977, do site da Universidade do Minho - CESE Novas Tecnologias e Imagem. Monumentos Religiosos –. Disponível em:http://www.pontedelima.com/igreja_da_santa_casa.htm.

Acesso em: 08/08/2007.

(37)

336

LEPROSARIUM. Disponível em:<http://www.leprosyhistory.org/>. Acesso:

23/07/2007. Notes in Portuguese from information provided by Célia Rolim de Castro as part of the Brazilian Archival Preservation Project, 2007

LEVCOVITZ,Eduardo. LIMA, Luciana D. de. MACHADO, Cristiani V. Política de saúde nos anos 90: relações intergovernamentais e o papel das Normas Operacionais Básicas. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 269-291, 2001.

LEVI, Rino; PRADO, Amador Cintra do; KARMAN, Jarbas B. Planejamentos de Hospitais sob o ponto de vista do Arquiteto. Comissão de Planejamento de Hospitais do Instituto de Arquitetos do Brasil.São Paulo, 1954.

LIMEIRA, Flávia M. Arquitetura e integralidade em saúde: uma análise do sistema normativo para projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Brasília, 2006.

xiv, 177f.

LISBOA, TERESINHA C. Breve história de hospitais. Da antiguidade à Idade contemporânea. Gestão de saúde em debate, n. 37, ano 4, 2002. Disponível em: <

http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos144.html>. Acesso: 28/10/2006.

LYDA, Massako. Cem Anos de Saúde Pública. A cidadania negada. São Paulo, Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.

MARQUES, Rosa M., MENDES, Áquila. SUS e Seguridade Social: em busca do Elo Perdido. Saúde e Sociedade v.14, n.2, p.39-49, maio-ago 2005.

MARTINEZ, Alfonso C. Ensaio sobre o Projeto. Brasília, Editora Univers de Brasília, 2000.

MIQUELIN, Lauro Carlos. Anatomia dos Edifícios Hospitalares. São Paulo: Cedas, 1992.

MORAES, Margarete F.de. Algumas Considerações sobre a história dos Hospitais Privados no Rio de Janeiro: o caso Clinica São Vicente. 2005. 117f. Dissertação (Mestrado em História das ciências da Saúde)- Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.

(38)

337

OGERA, Rita de C.; PHILIPPI Jr., Arlindo, The management of water and sewage services in Campinas, Santo André, São José dos Campos and Santos, from 1996 to 2000. Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, v.10, n.1.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS – Declaração de Alma Ata - Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde. Rússia, 1978

_____. OMS - Carta de Ottawa - Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, 1986.

ORNSTEIN. Sheila W., BRUNA, Gilda C., ROMERO. Marcelo A.,Ambiente construído & Comportamento - Avaliação Pós-ocupação e qualidade ambiental. São Paulo, Editora Nobel: FAUUSP:FUPAM,1995.

ORNSTEIN, Sheila W., ROMERO, Marcelo A. Avaliação Pós-ocupacional em ambientes construídos, São Paulo, Editora Stúdio Nobel,1992.

PAIM, Jairnilson S. Ações integradas de saúde (AIS): por que não dois passos atrás.

Caderno de Saúde Pública v.2 n.2 Rio de Janeiro Apr./June 1985.

PAIM, Jairnilson S. ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde Coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas?. Revista de Saúde Pública v.32 n.4. São Paulo, julho 1998, p. 299-316.

PEREIRA BRESSER, Luiz Carlos. O novo modelo brasileiro de desenvolvimento.

Revista Dados 11, 1973: 122-145, and Desarrollo Econômico - Revista de Ciências Sociales¸ 55, vol.14,October-December 1974.

PEREIRA, Fernanda M. A Inserção do Psicólogo no Hospital Geral: A construção de uma nova especialidade. 2003. 104f. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós- Graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz) – FIOCRUZ, 2003.

PEREIRA NETO, André de F. O modelo de assistência médica de Pedro Ernesto(

1932): algumas considerações. Revista história Regional da Universidade Estadual

(39)

338

de Ponta Grossa, Ponta Grossa, v.2, n.2,1997. Disponível em:<

http://www.uepg.br/rhr/v2n2/andre.htm> Acesso em: 07/05/2007.

PHILLIP, ROMERO, Marcelo, BRUNA, Gilda C. São Paulo, 2006

PREFEITURA DE SÃO PAULO, População do Município de São Paulo, População por Coordenação e Regional e Sub-regional, 2006.

PROJETO, Revista. Hospitais – Hospital de São Mateus, nascido dos Desenhos do mestre Artigas. São Paulo, n. 77, julho, 1985.

RIBEIRO. Pina Herval. O Hospital: História e Crise, São Paulo, Cortez, 1993.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – SCML,Disponível em:< http://www.scml.pt/>.

Acesso em: 17/10/2007.

SANTOS, Francisco M. dos; e Lichti, Fernando M. História de Santos/Poliantéia Santista. São Vicente/SP: Editora Caudex Ltda, v.I, 1986, Disponível em:

<http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260d.htm>, Acesso em: 13/06/2007.

SANTOS, Ronny. Secretário teme apagão na Saúde e fará blitz contra dengue.

Jornal Folha da Região de Araçatuba. Data: 10/09/2007.

SAMPAIO, Ana V. C. de F. Arquitetura Hospitalar: projetos ambientalmente sustentáveis, conforto e qualidade, proposta de um instrumento de avaliação. 2005.

Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), Faculdade de Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

SANGLARD, GISELE. COSTA, RENATO DA GAMA –ROSA. Direções e traçados da assistência hospitalar no Rio de Janeiro – 1923-31. Rio de Janeiro, Publicação da História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Casa de Oswaldo Cruz, Unidade da Fundação Oswaldo Cruz, v. 11(1):107-41, jan.-abr. 2004. Disponível em:<http://www.coc.fiocruz.br/hscience/apresenta.htm>. Acesso em 02/09/2007.

(40)

339

SILVA, Ionara Ferreira da. O Processo decisório nas instâncias colegiadas do SUS no Estado do Rio de Janeiro, 2000. 97f. Dissertação (Mestrado em saúde pública)- Fundação Oswaldo Cruz Escola de Saúde Pública,São Paulo,2000.

SILVA, Kleber Pinto. Hospital, espaço arquitetônico e território. São Paulo:

Dissertação de Mestrado. FAU/USP, 1999

SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo 7 Ed. São Paulo: Editora Pensamento- Cultrix, 2002, trad. de Maria da Penha Villalobos.

FOULCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 22.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.

TANAKA, Oswaldo Yoshimi, ESCOBAR, Eulália M.A., GIMENEZ, Aparecida S.M., CAMARGO, Kátia G., LELLI, Carmen L.S., YOSHIDA. Tânia M. Gerenciamento do setor da saúde na dec. 80, no Estado de São Paulo, Brasil.Caderno de Saúde Pública, v.26, n.3,Junh.1992.

TEIXEIRA, Carmen F., PAIM, Jairnilson S., ARAUJO, Eliane C. et al. The political and administrative context of the implementation of Health Districts in the State of Bahia, Brazil. Caderno Saúde Pública, Jan./Mar. 1993, v.9, n.1, p.79-84.

TEIXEIRA, Cláudia R. R. R. A Reforma de Pedro Ernesto (1933): perdas e ganhos para os médicos do Distrito Federal. 2004 105f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde)- Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.

TEIXEIRA. Janadir. O terceiro Setor e a Gestão da Saúde Pública – As entidades do Terceiro Setor constituem-se em excelente e eficiente alternativa aos governos para melhorar a saúde da população. Publicações Site Clic Saúde, publicado em :16/2/2006,Disponível em : http://www.clicsaude.com.br/. Acesso em : 20/09/2007.

TOLEDO, Luiz C. de M. Hospital Terapêutico & Hospital Tecnológico. Encontros e Desencontros na Arquitetura Hospitalar. Palestra realizada no Hospital Alvorada agosto de 2003. Disponível em: <http://www.forumsaude.cefetba.br/ >. Acesso em:

27/06/2006.

______.Feitos para Curar: arquitetura de hospitais e processo projetual no Brasil.1.ed.Rio de Janeiro: ABDEH, 2006. 127 p.

(41)

340

WEIDLE, Érico P.S. Sistema construtivo na programação arquitetônica de edifícios de saúde. Série Saúde & Tecnologia - Textos de Apoio à Programação Física dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - Sistemas Construtivos na Programação Arquitetônica de Edifícios de Saúde. BRASIL, Ministério da Saúde, Brasília, 1995.

VIANNA, Sólon Magalhães, Revisando a distribuição de encargos na saúde entre esferas de governo. Trabalho de consultoria para o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA – Rede IPEA- BID), jan. 2000, Projeto BRA/97/013 , Disponível em:<http:/www.opas.org.br/ >. Acesso em:31/07/2006.

VIEIRA DA SILVA, Ligia M.; HARTZ, Zulmira M. A.;CHAVES, Sônia C. L.; PONTES DA SILVA, Gerluce A.;PAIM , Jairnilson S. Análise da implantação da gestão descentralizada em saúde: estudo comparado de cinco casos na Bahia, Brasil. Rio de Janeiro, Cad. Saúde Pública, fev, 2007, v.23, n.2 p.355-370

Referências

Documentos relacionados

Pág 3 de 6 conhecedor de outras regiões do Estado, afirmava que, com certeza, Indaiatuba não possuía perfil adequado para esse tipo de atividade que gerava

Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma história da disciplina de Educação Moral e Cívica nas escolas da 11ª Coordenadoria Regional de Ensino, situada no Oeste

Nesta Seção é apresentada uma nova formulação do método dos elementos de contorno isoge- ométrico, para o estudo do comportamento da extração de óleo em um protótipo

Também é importante observar a importância dos processos de recuperação contínua e paralela que foram oferecidos para os alunos com dificuldades de aprendizagem durante o ano

-Endereço: Avenida Dr. O interessado deverá protocolar a solicitação na Secretaria Municipal de Saúde do município de residência, que avaliará o pedido e adotará

Apesar do grande número de trabalhos destinados a elucidar os efeitos imunotóxicos de compostos de risco ao homem, poucos são aqueles que têm como objetivo exclusivo

Em 1993, como já mencionado, o CenPRA desenvolveu o MEDE-PROS - Método de Avaliação de Qualidade de Produto de Software com a finalidade de avaliar a qualidade de produto

[r]