• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE ORTOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE ORTOGRAFIA"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

FICHA DE ORTOGRAFIA

1. Ouve o texto com atenção e completa-o, escrevendo as palavras que faltam.

A Violeta ia no comboio a caminho de casa, com o nariz ____________________ (1) na manga do pai e a testa naquela almofadinha que o casaco tem no ombro, quando o ouviu dizer ____________________ (2):

– Violeta...

Ela não ia a dormir, antes ____________________ (3), mas não lhe ____________________ (4) responder. Gostava de ir assim, a ver o rio que às tantas era mar, cada ____________________ (5) mais mar, à medida que se ____________________ (6) de Cascais. Gostava do ____________________ (7) e do ____________________ (8) do comboio, que lhe davam sono depois de um dia de aulas e de brincadeira.

– Violeta!

– Sim, pai.

Achou melhor responder porque detetou, no tom de ____________________ (9) do pai, uma nota de coisa séria.

O que será agora, pensou. Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos ____________________ (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma doença.

A Violeta é assim: adora ____________________ (11) e começa logo a pensar qual vai ser o seu papel no meio daquilo tudo.

– Este ano, filha, as férias vão ser ____________________ (12).

Pronto! Eu não disse? Ou é ruína, ou é doença, ou é ____________________ (13).

Mas não era. Tinha a ver com as férias, que começavam na semana ____________________ (14), e a ____________________ (15) não era por aí além.

– Eu e a mãe vamos ____________________ (16). Ela tem de ir ao ____________________ (17) em trabalho, e eu decidi meter agora as minhas férias e ir com ela. Depois aproveitamos e damos uma volta pelo Oriente.

– Ah! – disse a Violeta –, que giro! ____________________ (18) um quimono.

E encostou-se outra vez à manga do pai. Não quis, porque não quis perguntar o que lhe ____________________ (19) a ela. Achou que iam deixá-la com a tia Rita, que, com um bocado de sorte, talvez ____________________ (20) uns dias até ao Algarve.

Faria, Rosa Lobato de. (2008). A erva milagrosa. Cruz Quebrada, Oficina do Livro.

(2)

FICHA DE ORTOGRAFIA

1. Ouve o texto com atenção e completa-o, escrevendo as palavras que faltam.

A Violeta ia no comboio a caminho de casa, com o nariz enfiado (1) na manga do pai e a testa naquela almofadinha que o casaco tem no ombro, quando o ouviu dizer baixinho (2):

– Violeta...

Ela não ia a dormir, antes sonolenta (3), mas não lhe apeteceu (4) responder. Gostava de ir assim, a ver o rio que às tantas era mar, cada vez (5) mais mar, à medida que se aproximavam (6) de Cascais. Gostava do ruído (7) e do balanço (8) do comboio, que lhe davam sono depois de um dia de aulas e de brincadeira.

– Violeta!

– Sim, pai.

Achou melhor responder porque detetou, no tom de voz (9) do pai, uma nota de coisa séria.

O que será agora, pensou. Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma doença.

A Violeta é assim: adora tragédias (11) e começa logo a pensar qual vai ser o seu papel no meio daquilo tudo.

– Este ano, filha, as férias vão ser diferentes (12).

Pronto! Eu não disse? Ou é ruína, ou é doença, ou é divórcio (13).

Mas não era. Tinha a ver com as férias, que começavam na semana seguinte (14), e a desgraça (15) não era por aí além.

– Eu e a mãe vamos viajar (16). Ela tem de ir ao Japão (17) em trabalho, e eu decidi meter agora as minhas férias e ir com ela. Depois aproveitamos e damos uma volta pelo Oriente.

– Ah! – disse a Violeta –, que giro! Tragam-me (18) um quimono.

E encostou-se outra vez à manga do pai. Não quis, porque não quis perguntar o que lhe acontecia (19) a ela. Achou que iam deixá-la com a tia Rita, que, com um bocado de sorte, talvez fosse (20) uns dias até ao Algarve.

Faria, Rosa Lobato de. (2008). A erva milagrosa. Cruz Quebrada, Oficina do Livro.

Referências

Documentos relacionados

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com relação aos tipos de objetivos pretendidos no estudos, destacaram-se os seguintes temas: significado da experiência ou vivência do aleitamento materno, conhecimento

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Esta é uma poderosa ferramenta para provar-se que o verdadeiro nome do Messias é Ieshua e não um outro nome qualquer inventado por alguém, pois o que os tradutores das

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

a administração pública federal direta, autárquica e fundacional poderá solicitar a cessão de servidor ou empregado oriundo de órgão ou entidade de qualquer dos poderes da