• Nenhum resultado encontrado

Mestre em Ciência Política pela Universidade de Estocolmo e licenciado em Relações Internacionais pelo iscsp – ul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestre em Ciência Política pela Universidade de Estocolmo e licenciado em Relações Internacionais pelo iscsp – ul"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Lista de autores 167

L I S T A D E A U T O R E S

António Costa Silva Professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos. Licenciado em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e mestre em Engenharia de Petróleos no Imperial College (Universidade de Londres). Doutorado pelo Instituto Superior Técnico e pelo Imperial College, com uma tese sobre «O Desenvolvimento de Modelos Estocásticos Aplicados aos Reservatórios Petrolíferos». É o atual presidente da comissão executiva do Grupo Partex Oil and Gas.

Bruno Gonçalves Bernardes Doutorando em Ciência Política no iscsp – ul. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Estocolmo e licenciado em Relações Internacionais pelo iscsp – ul. É ainda investigador associado do Observatório Político, e membro da Brazilian Studies Association e da Associación Latinoamericana de Ciencia Política.

Tem desenvolvido trabalho sobre partidos, sistemas partidários, elites e políticas públicas na América Latina e em Portugal. Entre outros, conta com a publicação do livro A Biografia do Poder: Carreiras Políticas no Parlamento Português (Fonte da Palavra, 2014).

Carla Fernandes Doutorada em Relações Internacionais, com especialização em Estudos Políticos de Área, pela Universidade Nova de Lisboa, com o tema «China Hoje – Necessidades Energéticas e Relações Internacionais. As Relações com os Países de Língua Portuguesa». Licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho e mestre em Estudos Chineses pela Universidade de Aveiro. Possui, entre outros, o Curso de Defesa Nacional (2009‑2010) e o Curso de Gestão Civil de Crises (2010‑2011) do Instituto de Defesa Nacional.

É investigadora do ipri – unl e investigadora associada do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do iesm e do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Tem participado em diversos grupos de estudo e projetos de investigação, assim como possui publicações e tem proferido palestras sobre os temas da segurança energética e da China.

Carlos Costa Nunes Doutorando em Relações Internacionais na fcsh – unl. Licenciado em Economia (ise) e pós‑graduado em Gestão de Projetos (Universidade Aberta). Auditor de Defesa Nacional (idn). Autor de vários artigos sobre as questões energéticas.

Catarina Mendes Leal Doutorada em Relações Internacionais, mestre em Gestão Pública, pós‑graduada em Estudos Europeus (vertente económica) e em Estudos Avançados em Gestão Pública (ina) e licenciada em Relações Internacionais. É investigadora do ipri – unl. É auditora do Curso de Defesa Nacional (idn) e auditora do Curso de Política Externa Nacional (mne). Frequentou cursos de prospetiva da Global Business Network:

Developing & Using Scenarios, Leading Scenario Projects, Scenario Strategy and Action; bem como cursos na área da segurança e defesa: na nato School Roma (Roma, Itália), no George Marshall Center (Garmish, Alemanha) e na nato School (Oberammergau, Alemanha). É responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais da asae, ex‑assessora da Direção‑Geral de Política de Defesa Nacional (Ministério da Defesa) e conferencista convidada no iscte, no iesm e no ina. É membro fundador do geema. Galardoada com o Prémio da Defesa Nacional 2010 e com a menção honrosa do Prémio Almirante Teixeira da Mota 2014. Autora de vários artigos, de cinco livros e participante em projetos de investigação.

(2)

RELAÇÕES INTERNACIONAIS JUNHO : 2015 46 168 David Castaño Investigador no ipri – unl onde desenvolve um projeto de pós‑doutoramento sobre processo de consolidação da democracia portuguesa (1976‑1982). Doutor em História Contemporânea. Tem‑se dedicado ao estudo da história contemporânea portuguesa e da história das relações internacionais, centrando‑se no período do Estado Novo e da transição e consolidação democrática. A sua tese de mestrado, «Paternalismo e Cumplicidade: As Relações Luso‑Britânicas 1943‑1949», recebeu em 2005 o Prémio Teixeira de Sampayo. Foi um dos coordenadores da publicação da obra Portugal e o Atlântico: 60 Anos dos Acordos dos Açores. Entre os seus últimos trabalhos destacam‑se, em coautoria com o general Garcia dos Santos, Apontamentos Políticos. Eanes e os Partidos (Bertrand, 2013), Mário Soares e a Revolução (Dom Quixote, 2013), e João Ninguém. Soldado da Grande Guerra, de capitão Menezes Ferreira (Bertrand, 2014).

Jorge Tavares da Silva Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, no ramo da Política Internacional e Resolução de Conflitos e licenciado em Comércio Internacional pelo Instituto Superior de Ciências de Informação e Administração (iscia). Professor convidado de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Minho. Presidente do Observatório de Comércio e Relações Internacionais (ocri), coordenador do Departamento de Gestão e Relações Internacionais e docente do iscia. Investigador no Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (cepese) da Universidade do Porto. Autor de artigos em capítulos de livros e revistas científicas de relações internacionais.

Coordenador científico do livro brics e a Nova Ordem Internacional (Mare Liberum/

Caleidoscópio, 2015).

José Félix Ribeiro Economista. Doutorado em Relações Internacionais pela fcsh – unl (2012) e licenciado em Economia pelo iscef (1971). Investigador do ipri – unl. Aposentado do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território de que foi subdiretor‑geral entre 1995 e 2006, e onde coordenou a área de informação internacional até 2009. Responsável, até 2011, da área de prospetiva nos Cursos de Dirigentes da Administração Pública no Instituto Nacional de Administração.

Colaborador regular do Instituto de Defesa Nacional. Tem obra publicada sobre economia internacional, geopolítica e prospetiva.

Miguel Moreira da Silva Pós‑graduado e doutorado em Sustainable Energy Systems pelo programa mit Portugal com a feup. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 2013 foi selecionado, pelo Conselho Mundial da Energia, um dos cem Future Energy Leaders. É quadro da ren, sendo o coordenador da área de Asset Management e líder do projeto de i&d sobre Armazenamento de Energia do r&d Nester (Centro de Energia ren – State Grid). É também professor convidado no Instituto Superior Técnico, na área científica de sistemas de energia. Desempenhou funções de engenharia e gestão nas multinacionais Itron, Iskraemeco e edf Energies Nouvelles. Exerceu o cargo de adjunto da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no xix Governo de Portugal. Tem vários trabalhos publicados e apresentados em conferências nacionais e internacionais, sobre energia, inovação e economia verde, tendo recebido os seguintes prémios: Outstanding Presentation – ieee Green Energy and Systems Conference (ca, Estados Unidos);

Author of the Best Poster Award – 2nd Transatlantic Conference on Renewable Energies; e Melhor Estágio – Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros.

(3)

Lista de autores 169 Pedro Aires Oliveira Professor no Departamento de História da fcsh – nova, investigador integrado

no ihc e investigador associado no ipri – unl. Entre 2004 e 2008 foi chefe de redação da R:I. Os seus interesses de investigação têm incidido principalmente na história das relações externas portuguesas e na história do colonialismo e da descolonização. O seu último livro é História da Expansão e do Império Português (Esfera dos Livros, 2014), em coautoria com João P. Oliveira e Costa e José Damião Rodrigues.

Teresa Cierco Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (2002).

Professora auxiliar do Departamento de História e Estudos Políticos Internacionais, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Leciona unidades curriculares no âmbito da licenciatura de Línguas e Relações Internacionais e no mestrado de História, Relações Internacionais e Cooperação. Investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (cepese). Autora de vários livros e artigos científicos na área das relações internacionais.

Coordenadora científica do livro The European Union Neighbourhood. Challenges and Opportunities (Asghate, 2013).

Teresa Ferreira Rodrigues Professora no Departamento de Estudos Políticos da fcsh – nova de Lisboa e professora convidada da nova Information Management School. Auditora de Defesa Nacional, 2008. Professora associada com agregação em Relações Internacionais. Membro da direção do ipri – unl onde coordena a área dos estudos prospetivos. Membro de várias associações nacionais e internacionais no âmbito dos estudos demográficos e das relações internacionais. Responsável e membro de projetos de âmbito nacional e internacional, financiados nomeadamente pelo Ministério da Defesa Nacional, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e por fundos comunitários. Autora de centena e meia de artigos e oito livros publicados nas áreas das migrações, envelhecimento, energia, análise prospetiva e planeamento, globalização e segurança.

Referências

Documentos relacionados

17 Idem, ibidem, p.. Tal ponto é crucial para a adaptação do argumento de Horkheimer. As teorias tradicionais das Relações Internacionais são chamadas por Cox de

Pedro Emanuel Mendes Doutor em Relações Internacionais pela fcsh - nova , mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo iscte e licenciado em Relações

Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco ( ufpe ), mestre e graduado em Relações Internacionais

Doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu (Florença) e agregado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.. Foi

Doutorada em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lovaina.. Luís Salgado

Tiago Moreira de Sá Mestre em Relações Internacionais, variante de Ciência Política, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Doutorando em História das Relações Internacionais no

João Reis Nunes Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela FCSH – UNL , MscEcon pela Universidade de Gales, Aberystwyth.. José Cutileiro

André Barrinha Licenciado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2003), é actualmente investigador-estagiário no Instituto de