• Nenhum resultado encontrado

Alimentação Alternativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Alimentação Alternativa"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Alimentação Alternativa

A gente acha que entende tudo sobre cozinha, mas, de repente, somos pegas cometendo verdadeiros atentados aos alimentos. Quem nunca jogou talos, cascas, folhas e sementes no lixo? Pois é, muita gente desconhece o valor nutritivo dessas partes de frutas, legumes e vegetais, que são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Que tal, então, adotar a

“Alimentação Alternativa? Ela nada mais é do que o aproveitamento integral dos alimentos com a finalidade de enriquecer o cardápio diário, contribuindo para a redução de doenças agravadas pela má nutrição, melhorando a qualidade de vida e evitando o desperdício.

HIGIENE NA MANIPULAçãO DOS ALIMENTOS:

Como higienizar frutas, verduras e legumes:

• Lavar muito bem os alimentos em água corrente, um a um;

• Colocar os alimentos em água clorada, por 15 min.; para cada litro de água, colocar uma colher de sopa de cloro, e sempre observar no rótulo a recomendação do fabricante;

Dicas de Combate ao Desperdício Alimentar:

TALOS: os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis, salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa, ou podem ser limpos, picados e refogados com temperos e ovos batidos.

FOLHAS: as folhas da cenoura, beterraba e outras, são ricas em vitaminas e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. Os temperos verdes devem ser colocados somente depois que o alimento estiver cozido.

ÁGUA DE COZIMENTO: a água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, em caso de outros legumes aproveita-se a água para cozer arroz, feijão, sopas, etc. pode-se, também, cozinhar as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

CASCAS: as cascas da batata, depois de bem lavadas podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo ou farofa. A casca da laranja fresca podem ser usadas em pratos doces a base de leite, como arroz doce e cremes. A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde. Com as cascas das frutas (ex.: goiabada, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos e cremes batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação. A casca da maçã pode ser utilizada no preparo de sucos e chás. A casca e o bucho da abóbora são mais nutritivos do que a própria massa e devem ser aproveitados nas sopas, cozidos, doces, feijão, e outros pratos.

(2)

SEMENTES: as sementes podem ser utilizadas para fazer paçoca e tira-gosto, devem ser torradas e guardadas em vasilhas fechadas.

• A semente de abóbora é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, excelente fonte de proteínas além de minerais como ferro, cálcio, zinco (exerce efeito regulador sobre a próstata), obtendo-se bons resultados em caso de impotência, sendo também um vermífugo natural.

• A semente de Gergelim contém alto teor de proteína, niacina, vitaminas E e B2, rico em cálcio, indicado para crianças em fase de crescimento e aos idosos para prevenir a osteoporose.

• A semente de Girassol contém fosfato, magnésio, proteínas, selênio e lecitina, fortalece os pulmões, os nervos e protege das doenças cardíacas.

• A semente de linhaça é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela pode ser incorporada à massa de vários pães e biscoitos. Fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas.

Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. “Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular”, melhora a circulação sangüínea e remove o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual”.

FIBRAS: são substancias não digeríveis e que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Encontrada abundantemente em frutas e verduras e nos grãos integrais.

FERRO: para que o ferro seja absorvido pelo organismo, ele precisa de vitamina C. Procure sempre uns 15 minutos antes das refeições, tomar ou comer alguma fruta fresca: todas elas possuem vitamina C e na hora da refeição coma folhas verdes escuras: quanto mais escuras, mais ferro elas contêm.

VITAMINAS: quanto menor o tempo de cocção, mais você estará ganhando ou mais estará preservando as vitaminas. Sempre que possível, dê preferência às verduras cruas, pois seu valor nutritivo é maior.

OVOS: os ovos nunca devem ser postos diretamente com os demais ingredientes. Eles devem ser lavados em água corrente, secos e quebrados em recipientes separados. A clara é o maior indicador do frescor do ovo. Quanto mais firme ela está mais fresco está o produto, e mais firme e resistente ficam quando batidas em neve. Fique atento! (Salmonela).

TOMATE: Rica fonte de vitaminas A e C e E, algumas vitaminas se perdem no cozimento, o licopeno que dá a cor vermelha é anti-oxidante e combate os radicais livres. O chá das folhas é utilizado para atenuar os sintomas de artrite e prisão de ventre. Para dermatites, queimaduras de sol, verrugas, queda de cabelo, caspa, calos e hemorroidas aplica-se cru.

A SOJA: É uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como “grão milagroso”.

Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e colo retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas de menopausa.

(3)

Coração: a ingestão de 25g por dia de proteína de soja reduz o LDL, (o mal colesterol) em torno de 33%. As gorduras predominantes no grão são as poli-insaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.

Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e próstata.

Ossos: o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.

Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue e diabetes.

Colesterol: os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL estão associados as doenças cardiovasculares, como o enfarto do miocárdio e arteriosclerose. A introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária, cerca de 20g de grãos são o suficiente para deixar o seu sangue e coração em forma.

Diabetes: as fibras de soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle de diabetes.

Entretanto, um único alimento não impedirá a manifestação de doenças, pois não só de pão ou de soja vive o homem. Mas a adição desse “grão sagrado” à dieta, em conjunto com um estilo saudável de vida, promoverá um aumento nas chances de prevenir doenças.

RECEITAS com reaproveitamento de alimentos BIFES DE CASCA DE BANANAS

Ingredientes

Cascas de seis bananas maduras;

01 xícara de farinha de rosca;

02 ovos

03 dentes de alho

01 xícara de farinha de trigo Sal a gosto

Modo de preparo

Lave as cascas de banana em água corrente e corte as pontas;

Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las;

Amasse e alho e coloque numa vasilha junto com o sal, coloque as cascas nessa mistura Bata os ovos como se fosse omelete;

Passe as cascas de banana na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca;

Frite as cascas em óleo bem quente, deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

A banana é uma fruta com característica energética, rapidamente digerida e com grande variedade de nutrientes. Pode ser consumida na merenda escolar. Rica em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, que são elementos importantes para um bom desempenho muscular. É composta por aproximadamente 70% de água, é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A. Pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças às vitaminas C e B, minerais e em oligoelementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.)

BOLINHO DE CASCA DE BANANA Ingredientes

02 xícaras de casca de banana bem picadinhas;

(4)

01 xícara de leite;

02 xícaras de farinha de trigo;

01 ovo inteiro;

01 colher de sobremesa de sal;

01 colher de fermento em pó;

Óleo para fritar Modo de preparo

Seguindo a sequência, coloque todos os ingredientes em um recipiente, com exceção do óleo, e misture até formar uma

Massa mole;

Leve ao fogo o óleo para aquecer;

Faça os bolinhos com o auxilio de uma colher;

Deixe fritar os dois lados.

A Casca de banana é rica em vitaminas A, C e complexo B. Pode perfeitamente ser usada no preparo de farofas, bolinhos e doces.

PÃO DE CASCA DE BANANA Ingredientes

06 bananas com casca;

01 xícara de leite;

½ xícara de óleo;

01 pitada de sal;

01 xícara de água 30g de fermento fresco;

01 ovo;

½ de farinha de trigo.

Modo de preparo

Bata as cascas de bananas, a água, o óleo, os ovos e o fermento no liquidificador;

acrescente a farinha, o sal e o açúcar e misture , por último, coloque na massa as bananas em rodelas, coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo e deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido.

FAROFA DE CASCA DE BANANA Ingredientes

Cascas de banana Temperos para refogar Cebola e alho (opcional) Azeite para refogar

Farinha de milho ou mandioca Sal a gosto

Modo de Preparo

Refogue em óleo ou azeite as cebolas ate ficarem douradinhas, pode refogar o alho juntamente com outro tempero que quiser, coloque sal a gosto, coloque as cascas de bananas cortadas em cubos e deixe

fritar um pouco, adicione a farinha e vá mexendo até ficarem uniforme as cascas com a farinha

ARROZ DE CASCA DE BANANA Ingredientes

1 kg de arroz

(5)

03 colheres de sopa de óleo

200g de cebola cortada em cubinhos 03 dentes de alho

1 kg de banana Sal a gosto Modo de Preparo

Retire e lave as cascas das bananas e corte em pedacinhos, refogue bem as cascas, cebola, sal e alho com óleo. Acrescente o arroz e água suficiente para cozinhar o arroz.

BOLINHO DE CASCA DE BATATA Ingredientes

02 xícaras de casca de batata cozidas e batidas;

02 colheres de salsinha picada 02 xícaras de farinha de trigo;

02 ovos

01 colher de (sobremesa) de sal 01 colher de fermento

Modo de Preparo

Ferva as cascas de batata e bata no liquidificador, coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, o sal e o fermento e misture bem. Aqueça bem o óleo e vá fritando os bolinhos as colheradas.

A batata é rica em carboidratos, portanto grande fonte de energia, contém sais minerais, vitamina C e vitaminas do Complexo B, em pequenas quantidades. Esses nutrientes podem perder-se no cozimento.

Para evitar que isso aconteça aconselha-se lavar as batatas para retirar a sujidade e sem descascá-las ou cortá-las levar ao fogo com água suficiente para cobri-las, até cozinharem completamente.

REFOGADO DE CASCA DE LEGUMES Ingredientes

Cascas de 03 batatas Cascas de 06 cenouras Cascas de 03 chuchus 01 cebola média 01 tomate

Cheiro verde e sal a gosto Modo de Preparo

Lave bem as cascas e corte-as em pedaços pequenos, refogue a cebola e o tomate. Junte as cascas e refogue. Acrescente o cheiro verde.

A semente e as folhas dos legumes têm proteínas em índice comparativamente mais elevado que muitas outras plantas. O seu elevado índice de proteínas torna-os desejáveis na alimentação.

DOCE DE CASCA DE MAMÃO Ingredientes

06 cascas bem lavadas de mamões maduros 03 xícaras e meia de açúcar

Modo de Preparo

(6)

Deixe na água as cascas dos mamões de um dia para o outro, pique-as e coloque-as numa panela e dê três fervuras acrescentando as cascas sempre quando levantar fervura. Troque a água a cada fervura, na quarta fervura deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara de água e passe por peneira. Leve ao fogo com o açúcar até desprender do fundo da panela.

O mamão é rico em vitaminas e sais minerais, apresenta vitamina A, vitaminas do complexo B e rico teor de vitamina C. Para aumentar o aproveitamento do ferro numa refeição, pode-se comer pão preto (integral de gergelim) com boa quantidade de mamão. Sua riqueza em vitamina C pode contribuir consideravelmente na defesa do nosso organismo. Sua alta densidade em potássio e um cálcio, pode ser benéfica contra hipertensão e na prevenção de problemas cardiovasculares.

GELÉIA DE CASCA DE MAMÃO Ingredientes

01 mamão médio Açúcar

Água

Modo de Preparo

O mamão deve ser bem lavado e descascado. Coloque as cascas numa panela com água suficiente para cobri-las e levar ao fogo deixando cozinhar bem. Quando estiverem desmanchando, retirar do fogo e passar na peneira e medir a massa resultante. Coloque a metade da medida de açúcar, levando ao

fogo novamente até que se obtenha consistência gelatinosa.

GELÉIA DE CASCA DE BANANA Ingredientes

01 Kg de casca de banana

01 colher (sopa) de caldo de limão 01 Kg de açúcar

01 xícara de água Modo de Preparo

Lave as cascas e leve para cozinhar até amolecer, depois bata no liquidificador e coloque em uma panela, acrescente o açúcar e o limão e leve de volta ao fogo para cozinhar mexendo de vez em quando, no início, e depois mexa até soltar do fundo da panela. Retire da panela e deixe esfriar.

BOLO DE CASCA DE BANANA Ingredientes

02 xícaras de casca de banana madura 04 claras em neve

03 xícaras de farinha de trigo 02 colheres de fermento em pó 04 gemas

02 xícaras e meia de açúcar 05 colheres rasas de margarina Canela em pó para polvilhar Modo de Preparo

Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve. Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, às claras em neve,

(7)

polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos.

DOCE DE CASCA DE BANANA Ingredientes

05 xícaras de cascas de banana nanicas bem lavadas e picadas 02 xícaras e meia de açúcar

Modo de Preparo

Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem, retire do fogo e escorra. Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela.

DOCE DE CASCA DE MARACUJÁ Ingredientes

06 cascas de maracujás firmes;

03 xícaras de água;

02 pauzinhos de canela;

02 xícaras de açúcar;

01 xícara de suco de maracujá Modo de Preparo

Corte os maracujás ao meio, retire a polpa e descasque, deixando toda a parte branca. Lave as cascas e deixe-as de molho na água de um dia para o outro, escorra e coloque numa panela, junte o açúcar, a água, o suco de maracujá e a canela. Leve ao fogo e cozinhe até que se forme uma calda meio grossa.

O maracujá é rico em vitaminas do Complexo B e sais minerais, como ferro e fósforo.

Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, não sendo prejudicial, pois não causa dependência. É apreciável fonte alimentar de glicídios, vitaminas A, B2 e C. O maracujá-melão é uma das espécies mais ricas em ferro, e o maracujá-vermelho é particularmente abundante em glicídios.

Casca do maracujá (parte branca) - rica em Pectina, Niacina, Ferro, Cálcio e Fósforo.

PUDIM DE GOIABA COM CASCA Ingredientes

01 goiaba vermelha inteira 01 copo de leite

06 colheres (sopa) açúcar 01 copo de água

04 colheres (sopa) de maisena Modo de Preparo

Dissolva a maisena no copo de leite. Bata a goiaba com a água até obter um copo de suco, Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre.

Despeje em uma forma para pudim umedecida com água.

A goiaba é uma fruta de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo. Possui vitaminas A, B1 e B2. Em matéria de vitamina C, o conteúdo vai decrescendo de fora para dentro do fruto. Nessas condições, a casca é mais rica do que a polpa externa e este mais do que a polpa interior. Grande é a concentração de vitamina C na goiaba desidratada.

(8)

REFRESCO DE CASCA DE ABACAXI Ingredientes

Cascas de 02 abacaxis Modo de Preparo

Lave o abacaxi muito bem antes de cortá-lo. Retire as cascas e colocando-as de molho em água fria para infusão. Deixe passar uma noite, então coar e adoçar. Utilize como refresco.

REFRIGERANTE CASEIRO Ingredientes

04 cenouras grandes 01 copo de suco de limão 03 litros de água

Casca de uma laranja Açúcar e gelo a gosto Modo de Preparo

Bata no liquidificador as cenouras com dois copos de água. Coe e reserve o resíduo Separadamente, bata o suco de cenoura, o suco de limão e acasca de laranja. Coar em peneira e acrescentar o restante da água, o açúcar e o gelo.

SUCO DE CASCAS DE FRUTAS Ingredientes

03 xícaras (chá) de cascas de frutas variadas 02 litros de água

Açúcar a gosto Modo de Preparo

Lave bem as cascas, bata no liquidificador com água. Coe bem e adoce a gosto.

Pode-se utilizar apenas a casca de uma fruta, como a de abacaxi, maçã, manga.

SUCO DE CASCA DE MANGA Ingredientes

03 mangas grandes 01 litro e meio de água Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Lave bem as mangas e a seguir descasque-as e bata as cascas no liquidificador com um pouco de água. Coe, adoce a gosto e complete com o restante da água.

A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio. O principal valor desta fruta está na sua riqueza em vitaminas A e C. Seu conteúdo em vitamina C varia segundo o tipo de manga. A manga-rosa é a que possui mais alta quota. Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal. Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.

LEITE DE AMENDOIM Ingredientes

(9)

1xícara (250ml) de amendoim torrado e descascado;

3 a 5 xicaras de água fervente.

Modo de Preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ecoar ainda quente. Pode-se tomar quente ou frio.

Obs.:Se preferir Leite de Amendoim cru, basta colocá-lo de molho a noite e pela manhã retirar as cascas, batendo no mesmo processo anterior. Aproveite o resíduo coado na peneira na confecção de bolo, tortas, biscoito ou bolinhos.

VEJA AQUI OS BENEFÍCIOS DA CLOROFILA PARA A SAÚDE:

- Estimula a limpeza do intestino - Desintoxica o fígado

- Aumenta a produção de hemoglobina - Auxilia na absorção de cálcio

- Retarda o envelhecimento

- Acelera o processo de cicatrização - Elimina odores do corpo

- Limpa dentes, gengivas e elimina o mau hálito - Fortalece o sistema imunológico

- Regula a menstruação

- Neutraliza as toxinas ingeridas

- Evita e melhora problemas com excesso de açúcar no sangue.

SUCO VERDE Ingredientes

1 pedaço de abacaxi 1 folha de couve 4 folhas de hortelã 3 folhas de manjericão 3 folhas de salsa

1 colher (chá) de mel ou melado (opcional) 2 folhas de agrião

1/3 beterraba

1 copo de água mineral

1 pedaço pequenino de gengibre Modo de Preparo

Coloque no liquidificador o abacaxi com o copo de água, acrescente a couve, as ervas e os demais ingredientes. Depois de liquefeitas, adicionar limão e mel ou melado.

REFOGADO DE FOLHAS DE BETERRABA Ingredientes

2 xícaras (chá) de folhas tenras de beterraba 1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de salsinha picada Sal a gosto

(10)

Modo de Preparo

Aquecer a panela, fritar a cebola e o alho com um pouco de óleo. Acrescentar as folhas de beterraba bem lavadas e picadas, refogar até murchá-las e servir em seguida. Por último, colocar a salsinha. Tempere com sal.

REFOGADO DE FOLHAS DE BETERRABA Ingredientes

2 colheres (sopa) de margarina ou óleo 1 cebola picada

2 tomates picados

1 xícara (chá) de aveia em flocos 2 cubos de caldo de carne ou galinha

Talos de verduras, folhas e todas as sobras que tenham qualidade Modo de Preparo

Dourar a cebola na margarina ou óleo, colocar o tomate e misturar bem. Acrescente os talos e as folhas, colocar os cubos de caldo e a aveia em flocos. Cobrir com água e deixar

cozinhar até que tudo esteja bem macio. Por último, colocar duas colheres (sopa) de salsinha picada.

RISOTO ROSADO Ingredientes

2 colheres (sopa) de cebola picada 1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de margarina ou óleo 2 xícaras (chá) de arroz

1 xícara (chá) de beterraba

1 xícara (chá) de casca de cenoura 1 xícara (chá) de rama de cenoura Meia xícara de salsa picada 5 xícaras (chá) de água Sal a gosto

Modo de Preparo

Aqueça uma panela e frite a cebola e o alho na margarina. Coloque o arroz e os demais ingredientes bem picadinhos. Acerte o sal.

Experimente também a versão cenoura em cubinhos e talos de couve, fica colorido e saldável

ROCAMBOLE DE SOBRAS DE ARROZ Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz 3 gemas

3 claras

1 xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 colher (chá) de sal

1 xícara de leite

1 colher (sopa) de cebola picada 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de Preparo

(11)

Colocar no liquidificado o leite, as gemas, a cebola e o arroz. Bater por um minuto, adicionar os outros ingredientes, misturar bem e levar para assar, por 30 a 40 minutos, em uma fôrma retangular untada e forrada com papel (forno médio). Enrolar ainda quente.

Sugestões para o recheio

Um refogado de talos e cascas como chuchu, batata e etc.

SALADA REFRESCANTE Ingredientes

2 xícaras (chá) de talos de acelga 2 xícaras (chá) de talos de agrião 2 xícaras (chá) de cascas de melancia 2 xícaras (chá) de tomate picado 2 colheres (sopa) de salsa picada Sal a gosto

Modo de Preparo

Corte os talos da acelga, do agrião e a parte branca da melancia em pedaços pequenos.

Acrescente o tomate picado, a salsa e o sal.

Tempere a salada com molho simples (vinagre, óleo ou limão, cebola e cheiro verde).

Ou, se preferir, use molho de iogurte (1 copo de iogurte, 1 copo d’água, suco de meio limão, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, cheiro verde picado e sal a gosto).

MOLHO DE CASCA DE BERINJELA PARA MACARRÃO Ingredientes

2 dentes de alho picados 3 colheres (sopa) de óleo

Cascas de 3 berinjelas cortadas em tiras de mais ou menos 1 cm de largura 1 1/2 copo americano de água

Sal e pimenta a gosto 1 colher (chá) de orégano

4 tomates cozidos sem casca e peneirados, ou 6 colheres de polpa de tomate Modo de Preparo

Dourar o alho no óleo. Juntar as cascas de berinjela e refogar por 5 minutos. Acrescentar a água, o sal, a pimenta, o orégano e os tomates. Cozinhar por cerca de 5 minutos, até engrossar ligeiramente.

Obs: este molho é suficiente para meio pacote de macarrão.

BIFE DE CASCAS DE BANANA Ingredientes

Cascas de 6 bananas nanicas maduras 3 dentes de alho

1 xícara de farinha de rosca 1 xícara de farinha de trigo 2 ovos

Sal a gosto Modo de Preparo

Higienizar as cascas de banana e lavar em água corrente. Cortar as pontas. retirar as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amassar o alho e colocar numa vasilha junto com o sal. Colocar as cascas das bananas nesse molho. Bater os ovos como se fosse omelete.

Passar as cascas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem. Fritar em óleo bem quente. Deixar dourar dos dois lados.

(12)

ASSADO DE CASCAS DE CHUCHU Ingredientes

4 xícaras (chá) de cascas de chuchu, bem lavadas 2 colheres (sopa) de queijo ralado

1 xícara (chá) de pão amanhecido molhado na água ou no leite 1 cebola pequena

1 colher (sopa) de óleo 2 ovos inteiros batidos Sal a gosto

Modo de Preparo

Bater as cascas no liquidificador. Colocar a massa obtida em uma tigela e misturar o restante dos ingredientes. Untar um refratário ou uma fôrma com óleo ou margarina.

Despejar a massa e levar para assar até que esteja dourada. Servir quente ou frio.

Esta receita pode ser enriquecida, juntando-se à massa um lata de sardinha desfiada.

Podem também ser utilizadas as cascas de outros ingredientes: cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo ou talos de agrião, couve, brócolis etc. Refogados ou cozidos.

BOLO DE SOBRAS DE PÃES E LEGUMES Ingredientes

1 kg de pão picado 1 litro de leite

Sal e pimenta a gosto 3 ovos

3 colheres (sopa) de maisena 1 cebola

Talos de legumes Salsa picada

3 colheres (sopa) de margarina Modo de Preparo

Amolecer o pão no leite. Temperar com sal e pimenta, acrescentar salsinha picada, cebola ralada, margarina, legumes e talos picados, gemas e maisena. Misturar bem. Por fim, acrescentar claras em neve. Colocar em uma fôrma untada e levar para assar em forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos.

ASSADO DE VEGETAIS Ingredientes

Meia xícara (chá) de arroz cozido 1/4 de xícara (chá) de talos de vegetais 1/4 de xícara (chá) de cenoura cozida 1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 gema

Modo de Preparo

Misturar o óleo, a farinha e a gema. Acrescentar o arroz e os vegetais cozidos. Distribuir em uma fôrma e colocar em outra fôrma grande, com água. Deixar no forno até dourar.

QUIBE DE LEGUMES Ingredientes

(13)

1 xícara (chá) de PTS (Proteína Texturizada de Soja) 1 xícara (chá) de trigo para quibe

1 colher (sopa) de purê de alho e cebola 1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de orégano

2 xícaras de legumes crus ralados (cenoura, chuchu, abobrinha) Meia xícara de óleo

2 a 3 ovos

Modo de Preparo

Colocar o PTS em uma vasilha com o purê de alho e cebola, o sal, o orégano, o trigo para quibe e a água fervente e deixar repousar por 30 minutos. Misturar os outros ingredientes e colocar em uma fôrma redonda de 30 cm de diâmetro, untada. Leve para assar em forno médio, por 30 a 40 minutos.

NHOQUE DE ARROZ Ingredientes

1 xícara (chá) de sobra de arroz 2 ovos

2 colheres (sopa) de salsa picada 4 xícaras de farinha de trigo 2 colheres (chá) de sal Modo de Preparo

Bata no liquidificador as sobras de arroz com o ovo e a salsa. Leve a massa a uma panela, junte a farinha de trigo e cozinhe até soltar do fundo. Adicione sal. Enrole e corte os

nhoques. Cozinhe em água fervente com óleo e sal. Retire à medida que ele venha à superfície. Sirva com o molho de sua preferência.

CONSULTAS REALIZADAS http://www.brazilianfruit.org.br http://www.pratofeito.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/legume www.mesabrasil.sesc.com.br www.todafruta.com.br

http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/file/caderno%20de%20receitas

%20alternativas.pdf

http://www.dicionarioinformal.com.br/alimenta%C3%A7%C3%A3o%20alternativa/

http://abecedariovegetal.wordpress.com/cozinha-alternativa/

Referências

Documentos relacionados

Após a explanação realizada, demonstrando a realidade das criptomoedas, tanto no Brasil, quanto no exterior, bem como da própria natureza de funcionamento das criptomoedas, não

Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver.. Acrescente o coco, leve novamente ao fogo, mexendo sempre até a massa desprender

Em uma panela coloque um fio de azeite e leve ao fogo baixo, coloque a cebola para refogar e quando ela começar a ganhar transparência acrescente o alho e deixe

Para a realização da primeira etapa da pesquisa, foi elaborado um questionário, a fim de investigar as habilidades e competências de alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura em

É perceptível que a sequência didática apresentada nos Planejamentos de Ensino e Aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado é semelhante a experiência relatada por

Desse modo, o condutor deve manter sua atenção no trânsito e não se distrair com conversas, som alto ou uso de rádio ou aparelho celular. Além disso, deve manter-se em estado

Coloque o haddock cortado em postas numa panela rasa, adicione o leite e acrescente 2 xícaras de água, leve ao fogo brando e cozinhe por alguns minutos.. Retire do fogo e deixe

Junte em uma panela o açúcar, o suco de limão, a canela em pó e as bananas amassadas e leve ao fogo brando mexendo sempre para não grudar, até obter uma mistura homogênea..