• Nenhum resultado encontrado

Renovando as Forças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Renovando as Forças"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Renovando as Forças

Sermão nº 1756

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Fev/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Renovando as forças / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

41p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:31)

A força humana é de muitos tipos, mas de qualquer forma ela se gastará no devido tempo.

Deus pode emprestar aos homens imensa força física, mas embora um homem tivesse a força de um leão e de um boi juntos, ele um dia falharia.

A força da carne deve desvanecer-se como a grama à qual é comparada. Sansão às vezes fica exausto e é provável que ele morra de sede, embora tenha matado mil homens. Mais ainda, ele deve finalmente morrer e sua poderosa vitalidade e tremendos músculos devem ceder ao verme e retornar ao pó da morte. Uma vez que mesmo o granito e o ferro cedem a desgaste constante, seguramente o corpo frágil do homem não pode ser uma coisa de força –

“Nossos dias um período transitório correm, E mudam a cada sol circulante.

E enquanto nos prolongamos E em anos confiamos,

Antes que a traça caia no pó”.

(4)

4

A força mental é uma possessão nobre, mas também falha em seu dono, pois, na melhor das hipóteses, é um poder finito. O mais sábio dos homens sente as fraquezas da idade rastejando sobre ele e frequentemente apresenta o triste espetáculo da segunda infância. A morte não leva em consideração a ciência ou a eloquência.

O tolo morre, e com certeza morre o senador, o filósofo, o teólogo. Quando você pega o crânio de um sábio, não encontra peso de sabedoria ali, nem traços de todos os movimentos inteligentes de um cérebro potente.

Conhecimento, genialidade, imaginação e fogo profético, todos partem, mesmo antes da morte, eles frequentemente falham.

Desconcertado pelos mistérios, empenhado pelo preconceito, cegado pelo orgulho, o homem de grande compreensão ainda pode ser levado ao seu fim sagaz.

Até onde até mesmo a força espiritual é do homem, até onde você pode concebê-lo à parte da operação imediata do Espírito Santo, também não pode ser estendido. O mais devoto pode ficar morno, o crente mais forte pode duvidar, o mais santificado pode se desviar, há uma força celestial, senão na medida em que é transfundida em nossa humanidade e se torna parte de nós mesmos, também pode

(5)

5

enfraquecer, bendito seja Deus, nunca pode morrer totalmente. Toda forma de força humana deve necessariamente passar por si mesma, pois o mundo do qual ela faz parte se deteriora e, com uma vestimenta desgastada, os céus e a terra serão enrolados e guardados.

Alguns sinais de idade as criaturas já mostram, mas chegará o tempo em que sua força falhará completamente. A razão é que toda a força separada de Deus é derivada da força e, consequentemente, é mensurável. Sim, aparte de Deus não é força e consequentemente deve chegar ao fim. O rio corre e o riacho não falha, porque eles vêm de fontes que não são afetadas pela seca, mas as cisternas são secas e os reservatórios falham, porque não têm nenhum poço no fundo, e se os canos que os abastecem cessam de fluir, logo ficam secos como uma eira. As piscinas que não são autoabastecidas estão sempre sujeitas a esgotar-se à medida que a água é drenada delas. Que todo homem saiba, portanto, que qualquer que seja sua força, de corpo, mente ou espírito, se for sua, um dia ela falhará. Deixe-o fazer com que, portanto, ele não confie nela, especialmente que ele não confie nela com perigos eternos ou descanse sobre ela para a segurança de sua alma, para a qual nunca pode ser adequada. Será uma coisa horrível estar se inclinando e descobrir que seu cajado

(6)

6

falha quando você está à beira de um precipício imensurável. Será terrível construir e encontrar seu alicerce lavado debaixo de você, e toda a sua obra levada pela inundação! Mas assim deve ser, se estivermos dependendo de qualquer coisa que venha de nós mesmos. Nossa própria justiça, nossos próprios pensamentos, nossa própria religiosidade, nossas próprias orações, resoluções, realizações, conquistas - tudo o que é de nós mesmos, mais cedo ou mais tarde deve revelar-se ser humano, e sobre todas as coisas humanas é melhor escrever, “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” Misturado com todos as coisas humanas existem porções desse ácido todo-dissolvente que caiu sobre a natureza do homem quando a justiça infinita disse: "Você é pó, e ao pó você retornará".

Por outro lado, que contraste há quanto à força divina! Isso nunca falha. Parece quase uma superfluidade dizer tanto quanto isso; ela permanece em plenitude jubilosa, nunca sendo diminuída. Com Deus não há anos para fazê-lo declinar com a idade, não trabalha para taxar seus poderes. Com Deus nossas vidas são apenas como o balanço do pêndulo. Mil anos em sua vista são passados como um relógio na noite.

Milhões de eras não são nada para ele. Ele era Deus quando ainda este sol, e a lua, e todas essas estrelas dormiam em Seus pensamentos como

(7)

7

florestas não nascidas em uma xícara de sementes. E Ele será Deus quando toda esta breve criação se dissolver em nada, à medida que a espuma de um momento se dissolve na onda que a sustenta e se perde para sempre.

Deus não muda em qualquer grau, a fonte de Sua onipotência ainda transborda.

Ele fez este mundo, sem dúvida Ele fez milhares mais, e ainda tem um poder não diminuído para criar. Todos os mundos que podemos ver girando no céu são talvez como uma única câmara na mansão da criação, eles ocupam um canto insignificante atrás da porta, comparado a outros mundos mais vastos que Ele fez. Mas o glorioso Senhor está tão pronto para fazer mais;

Ele ainda é o mesmo para sempre e sempre.

Em sua extrema necessidade, você pode extrair muito dEle, mas não pode esgotá-lo. Você pode trazer suas necessidades ilimitadas e tê-las todas supridas, mas você não deve diminuir mais Sua suficiência completa do que quando uma criança mergulha sua taça no mar e deixa o mar transbordando sobre dez mil léguas de terra.

Oh, a glória da força de Deus! Eu não posso falar disso. Eu não vou contrastar com a força do homem. Seria contrastar tudo com nada e

(8)

8

infinito com a inexistência. O que então? Essas duas coisas parecem muito distantes - o homem com sua fraqueza, sua força gradualmente secando, Deus com Sua eternidade e onipotência inesgotável. Se pudermos unir esses dois, se por um ato de fé vocês que são humanos puderem estar ligados ao divino, que coisa maravilhosa acontecerá! Então as palavras sagradas do texto serão cumpridas e sua força será renovada. Apto para secar, será renovado, refrescado, preenchido, aumentado, estabelecido. Do profundo e eterno que está abaixo - aquela profundidade da qual Moisés disse que "os leitos embaixo" - daquela fonte incomensurável, você tirará a força que toda a eternidade não esgotará.

Você é a própria fraqueza, mas você está unido à força divina, você será infinitamente forte. A cifra não é nada, senão com uma unidade antes dela, ela se torna dez. Um homem não é nada, mas com Deus nele, ele faz tremer o inferno.

Agora, esse é apenas o meu texto: “Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças.” Se estiverem separados de Deus, sua força desaparecerá, mas quando estiverem ligados a Deus e esperar em Deus por tudo, lançando seu nada em Sua onipotência, então eles encontrarão sua força renovada. Com Deus

(9)

9

nele, embora o homem estivesse morto, ainda assim ele viverá. Jó diz: "Meu arco foi renovado em minha mão." O corte de grama crescerá novamente quando o orvalho do céu a vivificar.

O riacho que estava pronto para secar fluirá novamente quando o céu se lembrar e desvendar seus tesouros. Os céus que queimaram como bronze serão resfriados novamente com nuvens quando o Senhor pensar neles. Quando o coração bebe a vida do coração de Deus, e o homem se une ao seu Criador, e então tudo está bem –

“De Deus, a fonte transbordante, Nossas almas beberão

um suprimento de alimento;

Enquanto aqueles

que confiam em sua força natural irão se derreter e cair e morrer.”

Eu tenho agora que falar do meu texto, primeiramente, sobre como uma igreja verdadeira pode ser descrita:“ Os que esperam no Senhor.” Em segundo lugar, a igreja precisa renovar sua força e, em terceiro lugar, como

(10)

10

essa igreja pode renovar sua força e isso é esperando no Senhor.

Aquilo que serve como uma descrição dos verdadeiros crentes também serve como uma direção para os verdadeiros crentes. Aqueles que esperam no Senhor são os homens que mais se encorajam a esperar no Senhor para que sua força seja renovada.

I. Primeiro, então, aqui vemos como uma igreja verdadeira pode ser descrita: “Os que esperam no Senhor.” Uma igreja como a igreja deveria ser, consiste de homens que dependem somente do Senhor, pois esperar significa dependência . Sua esperança está em Deus. Eles descansam na justiça de Deus como sua justiça, e recebem o grande sacrifício fornecido por Deus para ser sua expiação e aceitação. Nenhum homem é realmente um cristão que encontra sua esperança e confiança dentro de si; ele deve estar olhando para si mesmo diante de Deus em Cristo Jesus. É absolutamente essencial que seja assim. Aquele que é amado por Deus é um crente em Deus, isto é, um trilhar em Deus, um lançar-se sobre Deus. Sua única confiança está em Deus, seu Salvador. Assim sendo com cada indivíduo, a igreja inteira pode cantar:

“Nossos espíritos olham somente para Deus,

(11)

11

Nossa rocha e refúgio é o seu trono.

Em todos os nossos medos, em todas as nossas dificuldades, nossa alma em sua salvação espera.”

Se os cristãos são o que devem ser, eles dependem somente de Deus em sua capacidade de igreja. A Palavra de Deus é seu único credo;

eles não acrescentam nada a isso - não, nem uma frase, ou um pensamento. Cometeram muitos erros aqueles que consideram qualquer coisa como o padrão oficial de fé, em vez da própria Palavra de Deus. Eu ouço você dizer:

“Você não respeita os Trinta e nove Artigos?”

Por mais que eu os respeite, pouco ou nada, não faz diferença para o fato de que a igreja de Deus não está ligada a nenhuma fé, senão àquela que Deus mesmo tem revelado. “Mas, e a Confissão da Assembleia de Westminster?” Deve ser tratada da mesma maneira. Esse resumo da doutrina é muito admirável, mas os credos humanos, como tais, não têm nada a ver comigo.

O ponto que tenho que fazer é isto, o que Deus diz? O que a Sua Palavra diz? Dentro das capas da Bíblia você encontra toda a teologia. Nada fora deste livro é vinculativo a um homem cristão como doutrina no menor grau que seja. A Bíblia

(12)

12

e somente a Bíblia é a religião dos cristãos. “Para a lei e para o testemunho, se eles não falam segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Esta palavra tem vida dentro dela que governa nas almas dos eleitos do Senhor.

Bendito seja o Espírito de Deus que ditou isto.

Nós produzimos fé implícita em tudo o que Ele revelou e em nada mais.

Uma verdadeira igreja de Deus dirá: “Esperamos no Senhor pelo ensino, esta Palavra do Senhor é para nós nossa fonte infalível de doutrina, e somente isto”. Aqueles que esperam no Senhor por seu credo nunca precisarão dar sua fé para algo melhor, mas eles renovarão sua força.

Fiel ao seu Senhor em doutrina, uma verdadeira igreja também espera no Senhor pela graça, e tem fé nas doutrinas da graça como o testemunho com o qual ela deve trabalhar.

O que devo ensinar ao meu povo se eu for um ministro cristão? Se uma igreja é justamente constituída, diz ao pastor: “Ensine o que Deus ensinou. Pregue Cristo crucificado. Não pregue seus próprios pensamentos, nem noções de sua própria invenção, mas o que é revelado por Deus - pregue isso, pois será o poder de Deus para a salvação”.

(13)

13

Sempre me arrependo quando, para promover um avivamento, falsa doutrina é pregada. Não pregarei nenhuma doutrina falsa se a souber - não, não para salvar o mundo. Isso me garante que, se a verdade não salvar um homem, a mentira não o salvará. Se a pura verdade inalterada de Deus não romperá o coração de um homem, então certamente não o quebrará quando ele for arredondado e atenuado e forçado a parecer bonito para se adequar ao gosto predominante. Não, uma igreja que espera no Senhor usa apenas a doutrina da Escritura como seu machado de batalha e armas de guerra.

Uma igreja que está esperando no Senhor sempre sabe onde está sua força, a saber, em seu Deus.

Qual é o poder com o qual os homens devem se converter? Alguns dizem eloquência. A igreja de Deus diz: “Não é assim. Não por força, nem pelo poder, mas pelo Espírito do Senhor”.

Eu acredito solenemente que tanto da oratória humana quanto há em um sermão, tanto existe a fraqueza da carne, pois todo o poder deve ser de Deus trabalhando com a verdade, através do Espírito Santo. Portanto, devemos usar uma grande franqueza de palavras e nunca falar por

(14)

14

causa da linguagem, mas sempre por causa da verdade, temos que dizer que Deus pode abençoá-la ao coração dos homens. Nenhum homem neste mundo jamais foi convertido a não ser pelo Espírito Santo, e nunca qualquer homem será verdadeiramente convertido por qualquer outro poder.

Bata no seu tambor, irmão, e sopre seu instrumento de metal, se quiser, mas nem corneta, nem flauta, nem harpa, saltério, adufe, nem qualquer outro tipo de música salvará uma alma.

Embandeire seu altar tão lindamente quanto quiser e queime o incenso mais perfumado, mas nenhuma alma jamais encontrará o céu à luz de velas ou pelo cheiro de incensários.

O evangelho tem salvação quando o Espírito Santo age por ele, mas nenhuma outra doutrina pode salvar.

Somente o Espírito do Senhor deve abençoar a verdade e Ele abençoará somente a verdade.

Este é o único poder da igreja com as almas.

Agora, vocês cristãos que estão tentando fazer o bem e glorificar a Deus, eu peço que esperem no Senhor, e decidam que irão somente para a obra

(15)

15

de Deus armados com a verdade de Deus e apoiados pelo Espírito de Deus.

Muitos nestes dias pensam que precisamos muito além do Espírito de Deus, mas eles estão errados. Eles acham que o mundo não é para ser convertido e homens salvos na maneira antiga de pregar a Palavra de Deus com o Espírito Santo enviado do céu. Mas deixe-me assegurar-lhe que é para ser convertido dessa forma e em nenhuma outra.

A agricultura humana é capaz de melhorar diariamente, mas como os planos do grande Marido são perfeitos desde o início, você pode ter certeza de que não haverá mudança neles.

Você pode ir ao redor do mundo reclamando e delirando, ou você pode ir discutindo e debatendo, mas você não pode tocar um coração morto para torná-lo vivo por excitação ou filosofia.

Você não pode respirar nas narinas de uma alma morta a vida eterna, embora seus ventos devam explodir de fanatismo, ou relaxarem com o racionalismo.

A vida espiritual só pode vir do modo de Deus, e é a maneira de Deus, pela loucura da pregação,

(16)

16

salvar os que creem. Do pregador do evangelho milagres e conversões serão operados. A palavra de Deus não retornará a Ele vazia, mas a palavra do homem é vazia quando ela sai, e a falta permanece até o fim do capítulo. Os mágicos e seus encantamentos não podem se comparar com a vara de Moisés. Uma palavra do Senhor é mais forte que toda a ira do inferno ou a inimizade do mundo. Queremos dizer, o que quer que os outros façam, para continuar

“esperando no Senhor”, indo trabalhar no caminho do Senhor e dependendo do poder do Senhor e somente disso.

Mas esperar em Deus significa algo mais do que dependência de Deus, então eu dou um passo adiante.

Se dependermos de Deus, nossa expectativa é dele. Nós esperamos em Deus como os pássaros no ninho esperam no pássaro pai, esperando dele a sua comida. Antes que ela venha você ouve seus gritos, e quando ela chega, se você olhar para o ninho, você não verá nada além de tantas bocas escancaradas, todas esperando ser preenchidas pela ave mãe. Agora, isso é exatamente o que uma igreja de Deus deveria ser - uma companhia de bocas abertas esperando ser preenchida apenas pelo Senhor.

“Abra bem a boca e eu a encherei”, diz o Senhor.

(17)

17

Você não acha que algumas igrejas e alguns cristãos, com expectativas muito pequenas, dificilmente aprenderam a abrir suas bocas? Se o Senhor fosse converter uma alma de vez em quando, eles ficariam satisfeitos e expressariam uma grata surpresa. Mas eles esperam ouvir centenas de pessoas adicionadas à igreja de cada vez, ou de milhares em um ano trazidas a Cristo? Não, eles acham que isso pode ser feito em alguns casos extraordinários em lugares muito grandes, mas eles não esperam isso em suas reuniões. Oh, amigos, esperemos mais de Deus e receberemos mais. Ele nem sempre chega às nossas expectativas? Ele não nos surpreende com as bênçãos de sua bondade?

Ele não é capaz de fazer excessivamente abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos? Eu acho que é uma bênção ter pessoas esperando por isso, pois elas fazem uma igreja florescente.

Alguns irmãos aqui neste momento são homens e mulheres de grandes expectativas, pois mesmo agora enquanto eu estou pregando, eles estão planejando o paradeiro de estarem no corredor para conversar com pessoas saindo.

Eles acreditam que alguns serão convertidos pela palavra e estão à procura deles. Esses irmãos ficam tristes e surpresos se depois de um culto eles não se encontrarem com um ou dois

(18)

18

buscadores ou com pecadores convictos, para que possam se unir a eles em oração lacrimosa.

Eles são crentes no poder do evangelho e agem de acordo. Quando eu disparo a arma, eles estão em alerta para pegar os pássaros, pois acreditam no poder de matar da Palavra. Eles não poderiam se contentar com pregação ineficaz, eles esperam que a Palavra seja frutífera, e então eles trazem sua cesta para colocar o fruto. Oh, se uma igreja apenas esperasse em Deus neste sentido de esperar grandes coisas dEle, deveria tê-las, pois nunca permitirá que seu povo se queixe de que foi um deserto para eles. Ele nunca aumentará suas esperanças de arremessá-las ao chão.

Existe algum homem vivo que acredite no Senhor em demasia e espere com muita confiança? Irmãos ministros, vamos começar a esperar mais, não do nosso ministério, porque é poderoso, pois não é nada do tipo em si, mas do ministério de Deus através de nós, pois se Ele fala por nós, por que os homens não se renderiam a Ele? Se Ele está conosco, Ele não pode nos fazer martelos que quebrarão as pedras em pedaços? Ele não pode nos usar como fogo para derreter o coração de ferro dos homens? Então, uma igreja verdadeira depende de Deus e espera de Deus e, nesse sentido,

(19)

19

responde à descrição - “Os que esperam no Senhor”.

Para compensar a espera, acho que há uma terceira coisa, e isso é paciência - aguentar e esperar o tempo e a vontade do Senhor.

Os três juntos - dependência, expectativa, paciência - compõem a espera do Senhor.

Essa "paciência" é para o mais desejável em mil questões, para que possamos suportar a aflição, perseverar na santidade, continuar na esperança e permanecer em nossa integridade.

A paciência é a longa vida da virtude e coloca em sua cabeça a coroa da experiência.

Não é brincadeira de criança continuar a sofrer aflição com alegria e permanecer por anos perfeitamente aquiescente na vontade do Senhor, seja o que for.

É necessário que os olhos da fé vejam a Deus nas trevas, que acreditem em Seu amor quando Ele está zangado e que descanse em Sua promessa quando demorar muito.

Aquela pequena palavra ESPERA é uma palavra adequada para um pai em Cristo e não vem da

(20)

20

boca de um bebê em graça. Vamos pedir graça para pronunciá-la corretamente –

“Espere, minha alma, sobre o Senhor,

para que Sua promessa graciosa não fuja, Apegando-se à Sua palavra,

“Como o seu dia, a sua força será.”

Alguns dos meus queridos irmãos em Cristo são fervorosos seguidores de Cristo, mas parece que não aprenderam o significado dessa palavra

“paciência”. Eles estão trabalhando para Cristo e estão dependendo do Senhor, e estão procurando resultados, mas quando não o alcançam, eu os vejo imediatamente, escandalizados e deprimidos. Eles estão com tanta pressa que parecem meio inclinados a chorar: “Por que eu deveria esperar pelo Senhor por mais tempo?” Eu diria que você era muito parecido quando era criança, e queria tudo lá e já, e esperar era um trabalho desanimador para você. Somos todos impacientes enquanto somos imperfeitos. É a marca da criança que ela está em uma pressa violenta, onde os homens estão firmes. Talvez nosso pai tenha nos dado uma semente e nos apressamos em semear.

(21)

21

Colocamos um pouco de mostarda e agrião uma manhã, e depois pensamos que iríamos comê-lo com chá, mas como não vimos nenhum sinal de verde, fomos e viramos a terra para ver se a semente estava brotando. Ficamos muito surpresos ao descobrir que não havia crescido verde e não estava pronta para ser colhida, não entendíamos que o fazendeiro espera. Nós tínhamos uma pequena macieira e a colocamos no chão. O plantio daquela árvore foi um grande acontecimento, e calculamos que muitos pudins fossem feitos a partir das maçãs colhidas no próximo ano. Ficamos tristemente surpresos ao ver que as maçãs não vieram. Sim, esse é o espírito das crianças, seu nome é Paixão e não Paciência, e elas vivem na hora presente e não têm poder para se estenderem nos dias por vir.

Às vezes, o Senhor nos envia rapidamente resultados para nossos trabalhos; às vezes acontece que no momento em que falamos conversões são trabalhadas, mas em outras ocasiões não é assim - a verdade funciona lenta e seguramente, e produz resultados ainda mais preciosos. Devemos esperar que a semente cresça e que a fruta amadureça. Se realmente esperarmos no Senhor, apenas continuaremos, resolvidos a permanecer no dever, determinados a permanecer em oração, destemidos em confiança, indiferentes em

(22)

22

expectativa. Nós não devemos voar em uma paixão com o Senhor, e recusar-se a acreditar mais nele, nem devemos fugir para novidades, e cair nas manias e fadigas do dia, para tentar isso e tentar aquilo, porque o próprio caminho de Deus é lento. Mas diremos: “Fiz o que Deus me mandou. Eu fiz isso em dependência do Seu Espírito, e creio que o bem virá disso e, portanto, eu esperarei e observarei. Eu me encontrarei em movimento quando Deus se mover, ou sentando-me quieto quando o Senhor demorar, mas tenho certeza de que Ele não falhará com a alma que espera nEle, tudo ficará bem e a bênção virá.”

Que coisa doce é o tranquilo lazer da fé! -

“Aquele que crê não se apressará.” A inquietude e a preocupação e a pressa são todas abatidas pelas mãos da fé. Deus tem muito tempo, não, Ele preenche a eternidade e, portanto, Ele pode suportar a perversidade do homem com muita longanimidade.

Você e eu estamos com pressa febril, mas quando chegamos a estar ligados a Deus, também podemos esperar, assim como Deus espera ser gracioso e ter compaixão paciente sobre os homens.

(23)

23

Essa é uma descrição do que um cristão deve ser, “esperando no Senhor”, dependendo de Deus, esperando de Deus, e esperando pacientemente por Deus até que Ele dê a bênção desejada.

II. Mas agora, em segundo lugar, vemos DO QUE PRECISA O POVO QUE ESPERA NO SENHOR.

Eles precisam renovar sua força. Mesmo aqueles santos que esperam em Deus por tudo, podem desmaiar e exigir reavivamento. E isso é, primeiro, porque eles são humanos. Enquanto você e eu somos mortais, seremos mutáveis, pois o mundo está cheio de mudanças, assim como nós. Alguns amigos nunca parecem ser altos ou baixos em seus sentimentos, sua vida não tem nem montes nem vales, mas é comparável a uma planície ininterrupta, e eles atravessam um nível perpétuo. Não é assim com outros de nós, somos todos os Alpes e Andes.

Estes peregrinos favorecidos marcham constante e uniformemente pelo mundo, sempre em um passo e ritmo, mas outros de nós que subimos aos céus em zelo ardente e alegria santa, vamos baixo, muito baixo, nas profundezas, até que nossa alma afunda por causa da tristeza. Os melhores e mais corajosos dos santos são criaturas pobres. Elias, no topo do Carmelo, quando trouxe fogo do céu, grita:

“Tomai os profetas de Baal; não escape nenhum

(24)

24

deles.” Ouça-o, enquanto ele implora a Deus e abre o tesouro da chuva. Veja-o cingir os seus lombos e correr diante do carro de Acabe. Existe um homem para você! Se alguma vez a adoração ao herói for tolerada, é no caso de “este, meu senhor, Elias”. Não olhe muito de perto para o campeão, pois dentro de vinte e quatro horas ele tem medo de Jezabel, e logo ele está se lamentando. “Ó Senhor, tira a minha vida;

porque não sou melhor do que meus pais ”. Você o culpa? Você não consegue entender tão triste queda de tão grande altura? Tenha cuidado de censurar um homem tão grandemente aprovado por Deus a ponto de ser poupado das dores da morte. Se você faz tão bem quanto Elias, talvez você possa ouvir alguns culpando você em sua hora de exaustão, mas quanto a mim, eu não posso censurá-lo, nem pode qualquer homem que já tenha desfrutado do delírio celestial de zelo no serviço do Mestre, e tendo sido erguido sobre as asas da águia, finalmente não cair sobre a terra, em absoluta exaustão.

Após alta excitação, haverá reação. Criaturas cujo lar está na terra nem sempre podem viver nas asas, devem sentir-se fracas ocasionalmente e, portanto, a necessidade desta promessa abençoada: “Os que esperam no Senhor renovarão suas forças”. Eles ressuscitarão, de suas depressões mais profundas eles saltarão para elevações

(25)

25

supremas, eles devem habitar nas alturas, e eles devem subir acima das nuvens. As profundezas em que eles mergulham são proféticas das alturas, para as quais eles escalarão novamente.

O Senhor disse: “Eu trarei de novo das profundezas do mar”.

Eles precisam ser renovados também porque, além de serem humanos, são imperfeitos. O pecado que habita em nós nos arrasta para baixo. Por mais que tenhamos subido quando andamos na luz, ainda precisamos que o sangue de Cristo nos purifique de todo pecado. Nossa corrupção natural, e a imperfeição e fraqueza de nossa carne ainda estão ao nosso redor, e estas nos derrubam às vezes até que dizemos com Davi: “Hoje sou fraco, embora ungido rei”. Que bênção é essa fraqueza, de espíritos decrescentes, desmaiados, esperando no Senhor, pois renovarão suas forças! Mesmo aqueles que realmente caem serão recuperados. “Ainda que ele caia, ele não será totalmente derrubado: porque o Senhor o levanta com Suas mãos.” Embora nossas areias corram muito baixo, Deus encherá o copo novamente, e o homem crente voltará a se alegrar no Senhor, e ter confiança no Deus da Sua salvação.

(26)

26

Porque somos humanos e imperfeitos, nem sempre podemos estar no nosso melhor. O céu nem sempre é claro, o mar nem sempre está em cheias, o ano nem sempre está no verão, o sol nem sempre está no zênite, a lua nem sempre está em sua plenitude, a árvore nem sempre é adornada com frutas, a vinha nem sempre flui com vinho, as rosas nem sempre coram, nem os lírios sempre florescem. As criaturas têm seus aumentos e suas quedas, e para nós também deve haver momentos em que precisamos renovar nossa força, e devemos renová-la, pois aqui vem a promessa: “Os que esperam no Senhor renovarão suas forças”.

Suponho que estou abordando alguns que se tornaram fracos e fracassados. Você deve renovar sua força. Deve ser renovado, pois de outro modo ela diminuirá ainda mais, e isso seria doloroso, perigoso e desonroso. O Senhor não quer que a gente falhando totalmente, nem caindo sobre o chão na corrida celestial;

portanto, para aqueles que não têm força, Ele aumenta a força.

Precisamos renovar nossa força, pois é para nossa honra, conforto e segurança. Não é para crédito de um cristão que ele seja fraco. A glória de um homem é sua força e, especialmente, sua força espiritual é sua honra. Não é para o seu

(27)

27

conforto ser fraco. Quando um homem é fraco, ele se torna um fardo para si mesmo, sua tristeza o faz se rebaixar, e ele é fraco em sua mente e pronto para parar: “Um espírito ferido quem pode suportar?” Não é para sua utilidade que você deve ser fraco. O que você pode fazer pelos outros quando você mesmo mal consegue ficar de pé? Não é para sua segurança que você deve ser fraco, pois você estará sujeito a muitos ataques, e estará aberto a muitas injúrias por causa do pecado, e com grande probabilidade de ser vencido pela tentação. Bem-aventurado aquele homem que é “forte no Senhor e na força do seu poder”. Para ele, a alegria do Senhor é a sua força. O Senhor Jeová é sua força e seu cântico; Ele também se tornou sua salvação.

É para a glória de Deus, e para nossa própria utilidade, que devemos ser fortes, e se cairmos em declínio e fraqueza, oremos, e não nos deixemos parar por aí. Vamos tentar fugir de uma tuberculose espiritual.

Se eu me dirigir aos crentes, que lamentam que toda a igreja com a qual eles estão conectados está ficando fraca, eu os encarrego de não sofrerem com isso. Irmãos e irmãs, evitem um desperdício espiritual. Uma doença de fraqueza é uma doença terrível para a igreja morrer. Não se demore em tal estado. Clamem

(28)

28

poderosamente ao Senhor, e ainda serão restaurados, pois está escrito: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.”

Neste momento, ficarei muito feliz se esta querida igreja, de que o Espírito Santo me fez um supervisor, tiver sua força renovada. Nosso ministério precisa de renovação para que seja mais cheio de poder e graça. Quão fraco é se Deus é mesmo um pouco retirado! Nosso trabalho na escola dominical requer constante renovação. Tudo ao nosso redor precisa ser renovado, revivido e revigorado, e justamente neste momento desejo que seja colocado no coração dos membros da igreja a oração para que possamos renovar nossas forças. Seu ministro envelhece, não é muito velho na idade natural, é verdade, mas 30 anos de trabalho contínuo na pregação para uma congregação tão vasta tirou muito mais de sua força do que qualquer outra forma de serviço teria feito e, portanto, ele precisa ser revigorado novamente - fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

Muitos de vocês estão na mesma condição e precisam que sua força seja renovada como as águias. Isto pode ser feito por todos nós por aquele grande Mestre, em cujas mãos reside o poder do Espírito. Ele pode colocar as mãos sobre nós e dizer: “Seja forte. Não tenha medo.”

Ele pode nos fortalecer a um grau de força muito

(29)

29

além de nossa experiência anterior. Os membros da igreja, e os oficiais da igreja, todos desejam que eu saiba que eles devem renovar sua força agora; é bom que tal desejo esteja sobre eles. Que esse desejo de renovação se torne uma ânsia insaciável por aqueles que vivem perto de Deus e têm poder na oração;

depois, por meio de suas intercessões persistentes, o Senhor pode cumprir Sua promessa, para que essa congregação em espera possa renovar sua força. Depois de trinta anos de prosperidade incansável, somos tão fracos como sempre separados de Deus e precisamos de constante renovação de força.

Entendo muitas razões pelas quais é imperativo que devemos tê-lo neste momento. Junte-se a nós, orando fervorosamente por isso. É prometido e, portanto, se não o tivermos, é nossa culpa.

As promessas de Deus são nossos preceitos. O que Ele promete dar, é nosso dever procurar, e se Ele prometer que renovaremos nossa força, por que não deixar que cumpramos a promessa de nossa fé?

Eu desejo que possa acontecer que meus queridos irmãos e irmãs em Cristo aqui - homens e mulheres que estão trabalhando para Ele, e estejam um pouco cansados e desmaiados

(30)

30

- possam ser encorajados, elogiados, revigorados e levados a dizer: “Desta vez, vamos servir o nosso Senhor com todo o nosso vigor juvenil e com muito mais. Trabalharemos no serviço do Senhor nosso Deus com todas as nossas forças, não diminuindo a nossa mão direita nem retendo a plenitude de nossa força, mas dando tudo de si a Deus.”

Ó, Espírito bendito desperte Seus filhos para consagração renovada, zelo renovado, prazer renovado no serviço sagrado e renovada esperança de vitória!

III Então eu fecho com o terceiro ponto, que é isto - COMO NÓS RENOVAMOS NOSSA FORÇA?

Se somos o povo de Deus, devemos renovar nossa força esperando continuamente em Deus.

Quando um homem precisa de sua força corporal renovada, seu propósito pode ser alcançado por uma boa refeição. Ele cresceu vazio pela fome, e não há nada nele, ele deve ser preenchido com nutrientes substanciais, e então o motor humano gerará nova força.

Oh, vocês que são fracos de espírito, venham e se alimentem de Cristo! Os que esperam no Senhor dessa maneira, alimentando-se do corpo e sangue de Cristo, devem achá-lo comida

(31)

31

de fato e bebida de fato, e assim renovarão sua força.

Às vezes, um homem pode renovar sua força descansando um pouco. Ele se enfraqueceu devido ao trabalho severo e ao longo cansaço, e ele deve ficar quieto e descansar até que se recupere.

Oh, você está cansado e sobrecarregado, onde há descanso para você a não ser no Cristo de Deus? Oh, venha a Deus e descanse nele, e espere pacientemente por ele! Então a tua paz será como um rio, e então a tua força será restaurada imediatamente.

Nós temos força conhecida a ser restaurada por um banho. Um exausto mergulhou na água fria, e ele se levantou outro homem. Oh, por um batismo no Espírito de Deus! Oh, mergulhar no mar mais profundo da Divindade - atirar-se ao poder e majestade de Deus, nadar em amor, sustentado pela graça! Conhecemos a força dos homens renovada ao respirar o ar nativo deles.

Eles saíram de uma atmosfera quente e fétida para a brisa fresca da encosta da montanha, e a brisa estimulante tornou-os fortes novamente.

Oh, para ter o sopro do Espírito soprando sobre nós mais uma vez! Por Ele nascemos, por Ele fomos vivificados, por Ele fomos ressuscitados

(32)

32

de desmaios, e é por respirar Sua vida divina que seremos cheios de vida novamente. Oh, que neste momento cada um de nós possa sentir o poder do Senhor entrando em nós! Em suma, se uma igreja precisa ser reavivada, se os santos individualmente precisam ser reavivados, eles devem esperar em Deus - primeiro em oração.

Oh, que bênção a oração de um dia pode ser! Se você não consegue tanto quanto isso, quanta renovação pode ser obtida em uma hora de oração!

Quando o arcebispo Leighton costumava entrar em seu quarto, seu criado disse que ficaria lá por duas ou três horas, tendo trancado a porta e não tendo nada com ele além de sua Bíblia e uma vela. Sim, então ele saiu para falar aquelas palavras graciosas que ainda permanecem em suas obras como os ecos da música. Sua Bíblia e vela eram a única iluminação terrena que ele precisava, pois a oração trazia a luz divina. Fique com Deus, irmãos e irmãs, gaste muito tempo com Deus. Tenho certeza de que nós, nenhum de nós, estamos sozinhos com Deus, mas em oração, apegando-nos ao invisível, nós devemos ganhar força para o serviço.

Acrescente a isso uma dedicação de nós mesmos ao Senhor que nos comprou. Isso geralmente nos ajuda a renovar nossa força.

(33)

33

Renove a aliança abençoada que fez de você um dos aliançados com Deus. Você se entregou anos atrás inteiramente ao seu Senhor, e às vezes você canta:

“Alto céu que ouviu aquele voto solene, Que o voto renovado ouvirá diariamente”.

Que este dia ouça a renovação dele, que sua aliança seja solenemente ensaiada. Consagre-se novamente a Deus.

Então perceba de novo toda a sua dependência de Deus. Coloque-se nas mãos do Senhor absolutamente. Seja como a folha seca que é levada pelo sopro da tempestade. Quando você se submeter completamente e confiar totalmente, colocando a sua força e a sua fraqueza de um lado, e se entregando para que Deus o use, oh, então você renovará sua força.

Então vá em frente para uma ação renovada. Ao renovar sua força, peça ao Senhor que você realize um novo trabalho, e que esse trabalho possa ser feito com uma melodia mais nobre - para que você tenha mais expectativa, mais confiança, mais fé em Deus.

Que coisas são feitas pelos homens na vida comum com autossuficiência! Mas com a

(34)

34

confiança de Deus nós trabalhamos impossibilidades, e milagres voam de nós como faíscas da bigorna de um ferreiro.

Quando um homem aprende a trabalhar com a força de Deus, e com isso somente, ele pode fazer todas as coisas. Então eu agitaria meus irmãos e irmãs um por um, e depois como um corpo, para trabalhar para Deus com energia renovada.

Estou quase concluindo. Eu sei que há alguns aqui para quem isso parece ter uma ligeira referência. No entanto, se você é um homem não convertido, meu querido amigo, afinal de contas, isso é uma lição para você, pois a essência de tudo é que, se você quer ser salvo, você deve se afastar de si mesmo e entregar-se a Deus, e sua confiança deve estar em Cristo, o Filho de Deus e não em sua própria força. Uma das minhas maiores alegrias é ver como nosso povo morre. Eu nunca durante anos visitei o leito de morte de um único membro desta igreja em que tenho visto uma sombra de dúvida, ou a menor suspeita quanto à sua entrada triunfante no reino. Fiquei um tanto espantado ao encontrá-lo sempre assim. Acabei de me sentar ao lado da cama de um de nossos irmãos que está sendo consumido pela tuberculose, e foi triste ver sua esposa deitada ao seu lado quase

(35)

35

igualmente doente, mas quando falei com ele que estava tão próximo de estar com Deus, ele disse: “Quanto à minha fé, querido senhor, isso nunca vacila em grau mínimo. Eu tenho meus momentos de depressão do espírito, mas não percebo isso. Você nos disse para não olhar para os sentimentos, mas simplesmente confiar na infalível Palavra de um Deus fiel”. “Quinze anos atrás, senhor”, disse ele, “uma quinta-feira à noite eu fui ao Tabernáculo para ouvi-lo pregar, e abençoado seja o dia, eu olhei para Cristo e encontrei a salvação. Eu tive muitos altos e baixos, mas Jesus nunca me abandonou, nem me desamparou, e não vou pensar que Ele fará isso agora. Sua palavra permanece viva para sempre. A minha força está no meu Deus”. Ele acrescentou: “Eu não estou repousando sobre o homem em qualquer grau ou medida, mas totalmente sobre a fiel promessa de Deus e o precioso sangue de Cristo”. Eu desejei que eu pudesse entrar em seu lugar, e não vir aqui esta noite, mas apenas deslizar para o céu como ele está fazendo. Isso torna a pessoa certa do evangelho quando você vê homens morrendo assim. Isso me incita para falar com os homens e mulheres. O evangelho que eu prego para você é bom para se viver e bom para morrer. Se você confiar em meu Senhor, achará abençoado partir deste mundo e estar para sempre com o Senhor. A morte perderá todo o ar de pavor; toda

(36)

36

obscuridade horrenda será tirada dela. Deve ser apenas um desnudar-se para ir para a cama, para que você possa acordar de manhã em vestes reais como um cortesão do Rei dos reis.

Só você deve ter feito com você mesmo e se comprometer com Cristo. Diga hoje na vida o que você vai querer dizer quando vier a morrer -

“Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. Essa é uma oração do evangelho. Se você está esperando o Senhor no sentido de confiar totalmente no mérito de Jesus, você deve, ao morrer, renovar sua força e saltar do seu corpo frágil para a presença e glória de Deus. No devido tempo também você deve reassumir o seu corpo, mas será feito semelhante ao corpo glorioso de Cristo, e em sua ressurreição você renovará enfaticamente sua força. Bendito seja o Seu nome que Ele ensinou a muitos de nós a esperar no Senhor! Que Ele ensine a todos vocês a fazer isso, por amor a Cristo. Amém.

PARTE DA ESCRITURA LIDA ANTES DO SERMÃO - ISAÍAS 40.

Isaías – 40

1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

(37)

37

2 Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do SENHOR por todos os seus pecados.

3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

4 Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados.

5 A glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

6 Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva;

7 seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva;

8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

9 Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-

(38)

38

a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!

10 Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa.

11 Como pastor, apascentará o seu rebanho;

entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

13 Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?

14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?

15 Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta.

(39)

39

16 Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto.

17 Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo.

18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela.

20 O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.

21 Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis?

Não vos tem sido anunciado desde o princípio?

Ou não atentastes para os fundamentos da terra?

22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos;

é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;

23 é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra.

(40)

40

24 Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha.

25 A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo.

26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,

31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias,

(41)

41

correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Referências

Documentos relacionados

água fria e o modo como pelos se eriçam em face de más notícias, e assinala que não está no poder da razão a possibilidade de que essas manifestações sejam

Temos que avaliar bem os recursos uma vez que a Dengue percorre o Brasil todo e nossa preocupação é dentro do nosso Município ou Estado existe limitações e acredito que poderemos

b ) Para professor coordenador quando pertençam a categoria igual ou superior àquela para que é aberto concurso. 4 - Os docentes de instituições de ensino superior

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

Ambas as versões do dinheiro analisados em relação à oposição tipológica entre teranga e business emergem protagonistas de alguns dos agenciamentos (CALLON, 2013) que

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

novo desafio se coloca às diversas variáveis que estão implicadas para que uma empresa obtenha competitividade no mercado: o da responsabilidade social. Cada vez mais, dissemina-se