• Nenhum resultado encontrado

Um Sinal Infalível de Avivamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Um Sinal Infalível de Avivamento"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Um Sinal Infalível de Avivamento

Sermão nº 2922

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Fev/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Um sinal infalível de avivamento / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

32p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Somente o Senhor será exaltado naquele dia.”

(Isaías 2: 11)

No passado eterno, somente o Senhor foi exaltado. Quando Ele habitou sozinho antes que a Terra existisse, e quando Ele iniciou as grandiosas obras de Sua criação, e o universo surgiu no decreto de Sua vontade sem impedimentos, somente Ele foi exaltado. Ele fez multidões de criaturas; talvez não tenhamos ideia de quantas delas existiram e de que formas variadas seres inteligentes foram criados; mas somente o Senhor foi exaltado. Todo anjo o adorava; toda criatura conhecia seu Senhor. Foi um dia ruim quando irrompeu um espírito rival, e quando o mal começou a erguer seu trono em oposição ao Deus do bem. O líder dos anjos - o portador da luz, procurou erigir um trono rival.

“Como você caiu do céu, ó Lúcifer, filho da manhã?” Então, pouco a pouco, no decorrer do tempo, neste mundo a glória de Deus foi diminuída; aqui também outro falou e foi acreditado, e Deus foi posto em dúvida. Outro alegou amor do homem e ganhou, e Deus foi desobedecido; na Terra, o Senhor não mais era exaltado como estivera nas silenciosas clareiras do Éden, quando nossos primeiros pais não adoravam a ninguém além de Deus, e contavam o mesmo creme e flor de seu ser para que pudessem servir ao Altíssimo que os fizera como que eles eram.

(4)

4

Agora, ao olhar onde possamos neste mundo pobre e caído, somente o Senhor não é exaltado;

mas há muitos senhores e deuses muitos - maldades espirituais e principados do mal - que se colocam em oposição ao grande Rei dos reis e Senhor dos senhores. No entanto, com a mesma segurança com que Jeová vive, ele vencerá e terá a vitória nesse conflito. Antes que o drama da história do mundo chegue ao fim, será conhecido em todo o universo que o Senhor, Ele é Deus; e somente o Senhor será exaltado. É uma parte da obra da graça - não, é o objetivo principal da obra da graça, e é um objetivo também da obra da providência promover este grande fim - que somente o Senhor será exaltado.

Para o seu conforto e para a sua instrução, em primeiro lugar, observe as ocasiões em que meu texto foi verdadeiro. Vou tirar o texto de sua conexão, não espero, indevidamente, e mostrar que em grande escala há vários dias em que somente o Senhor foi exaltado, e então voltaremos a uma meditação um pouco quieta e olharemos em nossa própria experiência para ver se não houve dias conosco quando somente o Senhor foi exaltado.

I. Venha então, primeiro, e observe QUANDO APENAS O SENHOR É EXALTADO EM GRANDE ESCALA. Somente o Senhor foi exaltado entre os homens sempre que se agradou de revelar-se na

(5)

5

plenitude de Seu poder. As revelações sob a lei eram principalmente revelações cheias de terror. Sob a dispensação do Antigo Testamento, você encontra Deus saindo do Seu lugar para sacudir terrivelmente a terra.

Quando Ele inclina os céus e desce, as montanhas fluem em Sua presença. Somente o Senhor foi exaltado naqueles dias quando Ele vindicou Sua justiça e mostrou Seu poder contra Seus inimigos. Lembrem-se do dilúvio quando, depois de tantos anos de advertência, estando a arca preparada para a salvação dos poucos crentes, Deus se agradou em erguer as comportas do céu e fazer com que as cataratas da terra saltassem para cima em vez de para baixo, até que na face do mundo não havia nada além de uma onda poderosa e devoradora.

Quando em majestoso silêncio a arca flutuava sobre o seio do mundo que se tornara a sepultura das criaturas de Jeová, então somente o Senhor foi exaltado naquele dia. E quando os homens se multiplicaram novamente sobre a face da terra, e o seu povo desceu ao Egito; você sabe bem a história, quão orgulhoso Faraó disse:

"Quem é o Senhor que eu deveria obedecer a Sua voz?" Então Moisés veio e com muitos golpes de sua vara ele afligiu os campos de Zoã, ele transformou suas águas em sangue, e matou seus peixes. Ele falou e as moscas vieram, e as rãs e os gafanhotos, e isso sem número; sim, o Senhor feriu todos os primogênitos do Egito, o principal de todas as suas forças, e naquela

(6)

6

noite, quando um clamor subiu de toda casa egípcia, e o povo de Israel foi levado como ovelhas pelas mãos de Moisés e Arão, só o Senhor foi exaltado. Então as nações sabiam que Jeová operava a sua vontade entre os filhos dos homens. E isso não foi tudo. Quando em seu desespero os egípcios perseguiram os israelitas nas profundezas do mar, o Senhor virou-se e olhou para eles e perturbou o exército do faraó e tirou as rodas de seus carros de modo que eles dirigiam pesadamente, quando o mar retornou na plenitude do mar em sua força e as profundezas cobriam-nos até não restar nenhum deles, então a canção de Miriã, “Cante ao Senhor, pois Ele triunfou gloriosamente”, era apenas uma exposição de nosso texto: “Somente o Senhor será exaltado naquele dia ”.

O tempo me faltaria para falar de todas as Suas obras poderosas, nem há necessidade de recapitular os registros do livro das guerras do Senhor, pois o Senhor é homem de guerra;

Senhor é o Seu nome; e quando Ele sai para a batalha, então somente o Senhor é exaltado naquele dia. Que nós nunca vivamos para ver uma pestilência varrer esta terra! Mas se tal visitação de Deus vier sobre nós, então nossas casas de oração serão apinhadas e os homens começarão a clamar ao Altíssimo. Que nunca possamos ouvir o barulho da guerra nas nossas ruas! Se tal calamidade cair sobre nós e o Senhor tirar a espada de guerra da bainha, os homens

(7)

7

começarão a aprender a justiça. Que Ele tenha prazer em ter misericórdia de nós e nos guie por meios gentis para glorificar Seu nome. Se Ele viesse em juízo, então o espírito do ateísmo e da idolatria, que agora com rostos descarados se atrevem a confrontar o evangelho de Cristo, se dirigiriam à escuridão em que foram gerados.

Quando o Senhor vem em terror, então Ele é o único exaltado.

Vamos mudar o tema agora e ver também como, quando Deus sai em Sua grande misericórdia, somente o Seu nome é exaltado. O dia em que a infante Igreja de Cristo se reuniu em um cenáculo e sentou-se ali, sendo todos seus membros de um só coração e de uma só alma, e o Senhor revelou Sua graça pelo batismo do Espírito Santo - quando foi ouvido o som do vento impetuoso e forte, quando as línguas de fogo se assentaram sobre os discípulos - quando começaram a falar como o Espírito Santo lhes concedia que todos lhes ouvissem em suas próprias línguas, e milhares foram acrescentados à Igreja, aquele foi o dia em que somente o Senhor foi exaltado. Houve algum sussurro naquele dia de honra a ser dado a Pedro, ou a João, ou a Tiago, na Igreja de Deus?

Você acha que havia algum vestígio do espírito que poderia dizer: "eu sou de Cefas" e "eu sou de João"? Ah não. O nome do Senhor foi muito precioso para o Seu povo naquele dia. Davam

(8)

8

glória ao Senhor tanto no templo como em suas próprias casas, comendo o pão com alegria de coração. Somente deixe o Senhor mostrar-se em grande bênção, então só ele é exaltado. Eis que os seus inimigos voam diante dele por causa da sua graça.

Bem, irmãos, será assim também “naquele dia”

do qual nós estávamos lendo agora com tanto deleite, quando “o monte da casa do Senhor será exaltado no topo das montanhas, e todas as nações fluirão para ele”. Há um dia em que Cristo será conhecido e amado por todas as terras. Quando os habitantes do deserto se inclinarem perante ele e os seus inimigos, lamberão o pó.

Não vou entrar em detalhes ou descrições proféticas do milênio, mas esperamos um dia em que o evangelho abra caminho por todo o globo, e o mundo pobre, em vez de estar envolto em névoa e neblina, saia do mundo a nuvem de sua incredulidade e da escuridão de seu pecado, e brilhem como suas estrelas irmãs aos pés de seu grande Criador. Naquele dia somente o Senhor será exaltado. Você não ouvirá mais o nome do papa, ou patriarca, ou um grande líder religioso recebendo a honra principal; nenhum grande nome colocado na frente de uma seção da igreja será gritado naquele dia; somente o Senhor será exaltado. Então, novamente, será quando, ainda na história da humanidade,

(9)

9

chegar ao fim, quando você, eu e toda a mulher nascida compareceremos perante o terrível tribunal do último grande dia; então somente o Senhor será exaltado. Não haverá pompa de reis diante daquele grande trono branco; ali não haverá brilho de riquezas diante do príncipe dos reis da terra; honra e fama tão procuradas febrilmente e tão altamente valorizadas pelos filhos dos homens, derreterão então como a gordura de carneiros. Reis e seus servos, príncipes e seus súditos devem ficar juntos. Não haverá ídolos naquele dia, nem os homens receberão homenagem de seus companheiros, mas enquanto a terra se enfurecer até o fim, e os próprios céus se dissolverem, somente o Senhor será exaltado. O grande e glorioso nome de Jeová encherá todos os ouvidos e Sua majestade impressionará todos os corações.

Que nos encontremos em Cristo naquele grande dia! O Senhor conceda por amor à sua misericórdia.

II. Agora, em segundo lugar, vou falar com você sobre tópicos mais humildes, procurando trazer nosso assunto para nossa própria experiência e ver QUANDO O SENHOR É EXALTADO EM UMA ESCALA MENOR. Quando tiver escrito, somente o Senhor será exaltado naquele dia;

podemos entender que o que é verdade em grande escala é igualmente verdadeiro em uma pequena escala no reino de Deus. Ele trabalha de acordo com a regra, de modo que se você dividir

(10)

10

algum grande cristal de Sua providência em pequenos fragmentos como você deseja, cada fragmento será encontrado como sendo cristalizado na mesma forma. Então, se nos grandes eventos da história, Deus for exaltado, você também descobrirá que no pequeno mundo de sua própria experiência - na história que está registrada apenas em seu próprio livro de bolso - na história de sua própria vida - que Deus é exaltado também. Irmãos e irmãs, muitos de vocês já sabem, e eu oro para que outros aqui que ainda não sabem possam ser levados a conhecê-lo, que tenha havido dias com letras vermelhas em sua vida quando somente o Senhor foi exaltado. Um dos primeiros desses dias abençoados foi quando você teve um sentimento de pecado pela primeira vez. Ah, eu não tinha pensado em como estava em trevas até aquele dia. Eu nunca tinha sonhado quão corrupto era meu coração, quão vil minha natureza, quão desesperada minha condição, quão perto das fronteiras do inferno eu estava, até então. Chegou finalmente aquele dia, no qual a luz de Deus brilhou em minha alma e vi o mal de meu estado, o perigo de minha condição e a horrível podridão de toda a minha natureza, até o âmago da questão. Você se lembra de tal dia em sua experiência, amado irmão? Eu sei que você lembra. Oh, que dia que estava murchando. A tua carne é erva, e não te lembras quando a erva secou, e quando a sua flor desapareceu porque o Espírito do Senhor

(11)

11

soprava sobre ela? Certamente as pessoas são grama. Você se lembra quando percebeu em seu coração uma nova interpretação daquela velha passagem: “E todos nós nos desvanecemos como uma folha e nossas iniquidades como o vento nos afastam”, quando você achou que a sua justiça era apenas uma folha desbotada e a força de suas paixões sendo como o vento que lhe levou imediatamente e lhe carregou - você não sabia onde? Você parecia ser como uma folha de lenha queimada em uma tempestade de pecado. Antes disso, você se achava muito bem; muito poucos eram mais respeitáveis ou honrados do que você; se você não tivesse muitas virtudes cintilantes, ainda assim sentiu que não tinha vícios degradantes; havia muito sobre você que os outros poderiam imitar e, se as pessoas não o respeitassem, você se sentiria muito zangado; você sentiu que eles deveriam prestar uma grande deferência a tal pessoa como você era. Mas você não se sentiu assim naquele dia - não naquele dia! Não. Naquele dia você jogou seus ídolos para as toupeiras e para os morcegos; você queria esquecer que alguma vez pensou que fosse justo; você se sentiu envergonhado até mesmo de seu mais precioso ídolo de ouro - sua autojustiça; você queria deserdá-lo e temia que alguém lembrasse que você o adorava. Parecia uma coisa tão horrível que você deveria ter falado sobre aceitação diante de Deus por suas boas obras. Boas obras!

O próprio pensamento parecia um sarcasmo em

(12)

12

relação a Deus, uma ironia do diabo. Boas obras de fato! Suas orações, suas lágrimas, sua frequência à igreja, sua presença na capela, tudo parecia muito como estrume. Você entendeu a linguagem forte de Paulo naquele dia, sua própria justiça era tão ofensiva para você quanto a dele para ele. Você coloca todas as suas velhas esperanças longe com aversão. Oh, eu sei o que aconteceu com você, somente o Senhor foi exaltado naquele dia. Se alguém pregasse um sermão naquele dia sobre a dignidade da natureza humana , você teria se inclinado, como Jenny Geddes, a jogar um banquinho em sua cabeça. Se alguém tivesse falado naquele dia das grandes coisas de que o homem é capaz, e da virtude que ainda permanece nele após o pequeno dano da Queda, você teria se sentido indignado com tal falsidade infame, pois Deus lhe tirou toda a sua glória. Naquele dia, você se sentiu lançado em uma vala e suas próprias roupas o abominavam. Mas oh! Se alguém tivesse pregado sobre o esplendor do grande Deus naquele dia, sobre a infinita majestade de Sua santidade e Sua justiça, você teria, em silêncio, curvado sua cabeça e derramado lágrimas de contrição que teriam sido a melhor forma de adoração a Deus em seu coração penitente. Se eles tivessem começado a pregar a incrível misericórdia e o amor de Deus em Cristo, seu coração teria saltado para ouvir o próprio som deles, pois não há duas coisas que

(13)

13

tão docemente se encontraram como um pecador vazio e um Cristo cheio.

Quando uma alma se vê, ela tem o olho para ver Jesus. Aquele que pode ver suas próprias deformidades não demorará muito até que ele veja as perfeições indescritíveis do Senhor.

Naquele dia de auto-humilhação, e cortando e abatendo, eu sei que somente o Senhor foi exaltado em sua alma.

Bem, então veio outro dia em sua experiência que é muito doce de lembrar, o dia em que você viu Jesus pendurado no madeiro; quando você confiou nEle e soube que Ele tirou sua iniquidade e apagou seu pecado.

Ah, eu lembro daquele dia, foi meu melhor dia de casamento e aniversário também; o dia em que eu soube que o pecado se foi e se foi para sempre. Quão brilhante a cruz brilhou naquele dia! Quão brilhantes eram os olhos de Jesus e quão justas as suas feridas! Ah, somente o Senhor foi exaltado naquele dia. Se alguém me pregasse sobre o poder dos sacramentos e sobre a magia dos sacerdotes, eu os teria detestado em minha alma íntima, e teria falado meu horror ao pensamento de dar a glória do Senhor a outro.

Quando o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica de todo pecado, onde está aquele que ousa me pedir para deixá-lo me lavar e deixar que ele ponha de lado meu pecado por mim? O

(14)

14

sangue, o sangue de Jesus, levou toda a nossa culpa para longe, uma vez e para sempre; e ai do homem que se atreve a se levantar e se colocar lado a lado com o Cristo purificador! Foi assim que nos sentimos. Somente o Senhor foi exaltado naquele dia. Nos sentimos exatamente o mesmo hoje. Tenho certeza de que, se as pessoas conhecessem o poder do sangue de Cristo, jamais poderiam tornar-se escravos das superstições dos homens. Se eles sentissem a força de ser justificados pela fé em Jesus Cristo, seriam como Martinho Lutero quando se levantou de joelhos na escada de Pilatos, para nunca dar mais um passo no cansativo ciclo de ordenanças feitas pelo homem. O que temos a ver com essas coisas insignificantes quando Cristo, nosso Senhor, nos libertou e nos salvou para sempre da ira vindoura? Uma visão da tua cruz, ó Jesus, faz com que os sacerdotes caiam como Dagom diante da arca, e os sacramentos em que antes se confiava, fossem desprezados se colocados lado a lado contigo. Você somente é exaltado naquele dia. Desde então, tivemos outros dias muito felizes. A vida de um cristão tem muitas letras iluminadas. Nosso rolo não está escrito dentro de nós e sem lamentação.

Temos dias e feriados altos, e há momentos de proximidade com Cristo que dificilmente ouso descrever aqui. Eu poderia me aventurar a falar deles para dois ou três amigos escolhidos que conhecem o segredo do Senhor, mas essas coisas não são para todos os ouvidos. Estes são

(15)

15

dias em que percebemos o significado do Cântico dos Cânticos, e bendizemos a Deus que sempre que o livro de Cânticos fosse escrito, caso contrário, não haveria na Bíblia expressão alguma para nosso ardente amor a Cristo. Em tais dias dizemos com êxtase: “Deixa-me beijar com os beijos da sua boca”. “O teu amor é melhor que o vinho.” “Ele trouxe-me para a casa do banquete e a sua bandeira sobre mim era o amor.” “conforta-me com maçãs; porque estou farto de amor.” “A mão esquerda dele está debaixo da minha cabeça, e a mão direita dele me abraça.” “Eu lhes ordeno, ó filhas de Jerusalém, pelas corças e os cervos do campo, para que não despertem o meu amor até que Ele queira”. Leia as cartas de Rutherford se você conhecer o segredo de antemão; se não, elas serão um enigma para você, assim como a Canção de Salomão sempre deve ser. Isso podemos dizer, quando Cristo nos aproxima dEle: “Somente o Senhor é exaltado naquele dia”. Quando Ele nos envolve em Seu colete carmesim e nos mostra todo o Seu nome e diz:

“Eu te amei com um eterno amor, portanto, com bondade eu te atraí. Eu te gravei nas palmas das mãos”, ó irmãos, somente o Senhor é exaltado naquele dia. Então o ego se foi. Nós clamamos:

"Sou negro, mas gracioso", e a escuridão nos atinge tanto quanto a beleza que Cristo nos impôs. Nós afundamos em nada a seus pés. Esta manifestação do Seu amor glorioso nos faz dizer como Jó: “Eu ouvi falar de ti pelos ouvidos, mas

(16)

16

agora os meus olhos te veem, por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Somente o Senhor é exaltado aquele dia. Bem, vocês sabem, irmãos e irmãs, que depois de alguns desses altos voos, quando estivemos no topo do monte da transfiguração, ficamos exaltados acima da medida, e então temos que ser humilhados. É uma confissão miserável para fazer, mas o povo de Deus sabe como é verdade.

Nós vagamos do Senhor, e por um tempo Ele nos deixa entregues a nós mesmos, quando nos exaltamos. Mas quando retornamos de nosso caminhar errante, então somente o Senhor é exaltado naquele dia. Você sabe como, talvez, houve semanas de distanciamento entre você e seu Senhor; Ele tem ciúme do seu coração e você tem sido frio com ele; você talvez tenha ido ao mundo com um espírito mundano demais, e a doçura de Sua palavra se afastou de você, e Sua voz não é mais ouvida em sua alma. Então você começa a clamar: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com o teu Espírito.” Sabe o que é clamar –

“Que horas pacíficas uma vez tive, quão doce é a sua memória;

Mas agora eu acho um vazio dolorido O mundo nunca pode preencher.

(17)

17

Volte, ó pomba sagrada!

Retornem, doces mensageiros de descanso!

Eu odeio os pecados que te entristeceram E te expulsaram do meu peito.”

Ah! Quando faz essa oração, então somente o Senhor é exaltado naquele dia. Você sabe o que é ir rastejando para o propiciatório onde uma vez você costumava ir tão corajosamente; para ir lá com muitas lágrimas e com muita vergonha quando você costumava ir com um rosto radiante, e ainda encontrar o seu Jesus esperando lá? Você sabe o que é voltar-se para o grandioso livro antigo que uma vez você costumava ler com alegria santa, e olha para a promessa de um pecador que poderia servir a um coração partido, e para encontrá-lo voltar para casa apenas com o velho poder, até que os ossos que foram quebrados começaram a cantar novamente, e seu coração mais uma vez foi alegrado na presença de seu Senhor? Ah, então sei que sua própria beleza foi transformada em cinzas e toda a sua beleza desapareceu, pois quando o Senhor restaura uma alma, essa alma também restaura o Senhor a Seu devido lugar, e somente o Senhor é exaltado naquele dia. Mas nesse ritmo, meu tempo terá passado antes que eu passe pela metade da minha história. Deixe- me, portanto, apressar-me em dizer, queridos

(18)

18

irmãos e irmãs, que o Senhor é exaltado quando uma igreja começa a suspirar e clamar pela presença do Senhor. Espero que o poder do Senhor não esteja nos abandonando em nenhuma medida aqui, mas é minha preocupação, para que de modo algum Ele se aparte de nós - para que o espírito de oração não se afaste de nós - para que não deixemos de ter amor às almas e não deixe de haver conversões abundantes na escola e no ministério, e em toda parte em volta de nossas fronteiras. Se tal momento de carência chegar a nós, será uma coisa grandiosa quando nós, como igreja, pudermos nos unir e começarmos a gemer e clamar pelo retorno do Senhor ao poder.

Quando uma igreja sente que precisa receber uma bênção - espero que a tenhamos sentido agora - na proporção em que esse desejo se transformar em agonia, somente o Senhor será exaltado naquele dia. O pregador sentirá, na verdade ele sente cada dia mais e mais, sua própria indignidade e incapacidade para tal trabalho; todo outro trabalhador, na proporção em que o desejo pela glória de Deus aumenta, sente-se cada vez menor em sua própria estima.

Oh, quando uma vez chegamos a desejar almas, ninguém se importa em ser importante, ninguém deseja estar na frente; todo mundo quer estar lá se ele puder servir a Deus, mas ele não quer nenhum lugar de honra, ou cortejar qualquer distintivo pelo qual ele será conhecido.

Uma igreja em agonia por almas quer apenas ver

(19)

19

homens convertidos, e ela não se importa como ou por quem o trabalho é feito enquanto as pessoas são trazidas a Cristo. Então só o Senhor é exaltado. Quando a bênção vem; e é um dia notável quando se trata - quando a palavra está com poder e os homens são abatidos e começam a clamar por misericórdia - quando os inquiridores são muitos e os convertidos são multiplicados, e Deus abençoa cada irmão e cada irmã com sucesso em ganhar almas - oh, então, em tais ocasiões, somente o Senhor é exaltado. Eu acredito que sempre que Deus envia prosperidade para a igreja e qualquer um dos membros da igreja começa a atribuir o sucesso a eles mesmos, a bênção é quase certa de ir embora. Deus não abençoará obreiros orgulhosos. Se você vai ter uma parte do peixe para si mesmo, você pode lançar a rede onde quiser, mas não tomará nada; mas quando você estiver pescando pelo seu Mestre Ele encherá sua rede ao máximo. Muitas vezes penso - e ali estou feliz em dias de tristeza - que quando Deus quer abençoar qualquer um de nós, Ele geralmente nos abaixa para o pó. Quando estamos dispostos a ser nada, então somente o Senhor é exaltado naquele dia. Se vocês que são cozinheiros estavam prestes a servir um jantar, você não usaria um prato, tenho certeza, até que antes de tudo você o tivesse limpado. Primeiro você o limparia, depois o colocaria na prateleira e, quando precisasse de um bom prato para servir comida, você pegaria o prato vazio que

(20)

20

tinha limpado bem, não é? Alguns de nós não são eliminados do nosso último sucesso, e por isso não temos mais. Nós ainda mantemos um sabor de nossa última autocongratulação, e assim o Mestre não nos usará. Quando Ele nos coloca na água quente, nos faz ver nossa imundície, e então nos limpa, e nós talvez sejamos inclinados a dizer: “Senhor, eu não sou bom para nada agora”, nós seremos mais prováveis de sermos de algum serviço para ele.

Talvez Ele nos coloque na prateleira por um tempo. Ele pode facilmente fazer isso com alguns de nós; uma pequena pontada de dor e doença, e somos inúteis. Nós parecemos dizer:

“Senhor, o que eu sou senão um prato vazio e rachado?” Ah, mas Ele vem e nos leva para baixo e nos usa, e isso vale a pena esperar. Eu sempre espero uma bênção maior quando há maior humilhação de alma entre nós. Você não ficaria feliz em ser humilhado, querido irmão, se Deus usasse mais você como consequência?

Hoje vi quando eu fui para casa alguns potes antigos e tijolos quebrados e pedaços de todos os tipos de barro colocados ao lado da estrada porque a estrada vai ser ampliada, e eu pensei comigo mesmo: “Se o Senhor só me usasse como um velho pote quebrado para ajudar a fazer uma estrada para Ele passar por Londres, de modo que Ele possa ser glorificado, eu ficaria feliz em ser assim honrado.” Você também não se sente assim? Bem, talvez Ele aceite a sua

(21)

21

palavra alguns destes dias. Irmão, se Deus te humilha para te usar, você pode não gostar tanto quanto você pensa que vai, mas ainda assim é como devemos nos rebaixar. Devemos estar dispostos a ser qualquer coisa ou ser nada, de acordo com a Sua vontade. Quando os homens cristãos sentem que devem viver para a glória de Deus de alguma forma, sei que há uma bênção chegando - sim, que a bênção chegou, pois somente o Senhor é exaltado. Quando o homem de Deus diz: “Eu não devo mais viver para poupar dinheiro ou simplesmente para criar meus filhos respeitosamente, ou para obter uma subsistência para mim”, então o Senhor é exaltado. E quando os cristãos sentem que não podem viver para uma festa ou para uma seção da igreja, mas que devem viver para Deus e Cristo, e para a pura palavra do evangelho, e que tudo o mais deve ir além, exceto o que é para o evangelho. a glória de Deus, então podemos ter certeza de que o Senhor veio entre nós e que Ele está trabalhando poderosamente. Eis que estes são os seus sinais. Quando Ele insultou todo o orgulho, ofuscou toda a glória humana e engrandeceu a Si mesmo, então, na verdade, temos momentos refrigerantes de Sua presença e somente o Senhor é exaltado naquele dia.

Agora eu quase terminei. Mas quero que você perceba que há um dia chegando; ele virá muito em breve para alguns de nossos veneráveis amigos ao meu redor: ele virá muito em breve -

(22)

22

talvez em breve - para alguns de nós na meia- idade que ainda está em saúde, o dia em que seremos chamados para subir, porque o Mestre tem uma mensagem para nós. Quando lemos a mensagem, ela diz: “Chegou a hora de você reunir os pés em sua cama e encontrar o Deus de seu pai”. Ó irmãos e irmãs, somente o Senhor será exaltado naquele dia se formos na verdade o seu povo. Eu imagino ver o ministro moribundo quando eles trazem até Ele seus sermões. Ele pode se gloriar neles? Ele diz: “Eu bendigo a Deus que Ele me capacitou para pregar a Sua verdade. “A mim que sou menos que o menor de todos os santos é dada esta graça, que eu deveria pregar entre os gentios as insondáveis riquezas de Cristo”, mas eu não posso me gloriar neles.” Se você trouxer até ele o número de seus convertidos e lhe dirá das igrejas que edificou e dos lugares que ele evangelizou; eu lhe direi o que ele dirá: “Deus não permita que eu me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”. Pegue o melhor santo entre nós e coloque-o nas fronteiras da terra de Emanuel, e ouça os sinos do céu tocarem o interminável sábado: ouça se ele falará sobre si mesmo ou sobre a igrejinha à qual ele pertence como se fosse toda a Igreja de Deus.

Oh não, não, não, mil vezes não. Nas fronteiras da terra de Emanuel, toda a glória é somente para o Senhor. A redenção do sangue, a eleição do amor, o chamado eficaz, a graça perseverante - tudo isso será cantado, mas não haverá

(23)

23

canções sobre nós mesmos ou sobre qualquer outra coisa além de Deus, quando chegarmos lá.

Mãe, você está fazendo um ídolo daquele bebê?

Você não será capaz de fazer isso quando chegar perto da sua hora de partida. Homem cristão, você está fazendo um ídolo de qualquer coisa que você tem neste mundo? Será totalmente abolido então. Qualquer coisa em que você esteja confiando e encontrando conforto falhará com você. Somente o Senhor será sua estadia e sua música! Só o Senhor então! Se você sentir o fundo ao entrar no rio, sentirá que é bom. Mas, pouco a pouco, você estará onde não há fundo; o rio será um rio para nadar, e então você precisará saber que debaixo de você estão os braços eternos. Se você tem certeza disso, você vai mergulhar tão forte como quando um nadador estende a mão para nadar, e você estará na glória em um momento. E, amados, quando entrarmos na glória, somente o Senhor será exaltado lá. Que diferença virá sobre nós no assunto daquelas pequenas coisas em que nos gloriamos agora. Bênçãos mesquinhas às vezes nos elevam muito alto. Oh, quão arrogantemente carregamos nossas cabeças às vezes, pobres idiotas que somos, por causa disso em que somos superiores a algum verme companheiro, ou àquilo em que não erramos como alguns outros homens fizeram. Mas ai, lá em cima, lá em cima, todas as harpas serão para Jesus! Todos os frascos estarão cheios de odores

(24)

24

aromáticos para Jesus. Harpas e línguas, vozes e cordas, tudo para o Deus triúno; tudo pelo Senhor somente. A graça livre começa a nos ensinar aqui que somente Deus deve ser exaltado, e quando tivermos aprendido essa lição, bem, a glória virá para coroar o todo e nos fazer sentir que era absurdo imaginar que qualquer pessoa ou qualquer coisa pudesse compartilhar a glória com a infinita majestade de Deus.

Agora, só gostaria de lhes perguntar isso: há alguém aqui que não dê a Deus toda a glória? Se assim for, querido irmão, você não pode ser salvo. A salvação pode quase depender desta questão - você está disposto a ser salvo para que somente o Senhor seja exaltado em sua salvação? Você não está disposto a confiar mais em suas boas obras, suas orações, suas lágrimas, seus sentimentos ou qualquer outra coisa sua, mas vir e confiar na obra consumada de Jesus, e entregar-se absoluta e inteiramente para ser Seu? Você está disposto a ser Seu servo, Sua propriedade para sempre, para que, a partir de então, sua única glória esteja em Seu querido nome, sua única ostentação em Sua cruz? Se assim for, Ele aceita você e Ele vai lhe salvar, mas se você deve ter a glória, então você não terá a salvação. Onde então será a tua glória?

Aquele que se glorifica em si perecerá, mas aquele que se gloriar somente no Senhor viverá

(25)

25

para sempre. Deus lhe abençoe, pelo amor de Jesus. Amém.

EXPOSIÇÃO DE C. H. SPURGEON: ISAÍAS 2. 1-22.

Versos 1,2.

Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém. Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.

Que grandes esperanças são despertadas em nossos seios por palavras como essas. A igreja sempre foi como uma cidade situada em uma colina que não pode ser escondida; mas ela ainda não é conhecida em todas as partes do mundo, e nunca foi conhecida com essa eminência universal que se liga às coisas deste mundo - as coisas de pompa e demonstração.

Mas chegará o dia em que ela será a mais elevada das alturas. Seu monte será estabelecido “nos cumes dos montes” - quando ela for mais conhecida de todos os conhecidos, e se tornará o que sempre foi para ser - a metrópole de todo o mundo, o centro para o qual todas as famílias devem fluir. Não somente os judeus, então, possuirão os oráculos de Deus, mas todas as nações fluirão para ele.

(26)

26

3. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.

Naqueles dias felizes que, em certa medida, começaram, mas que em sua plenitude ainda não chegaram a nós, o Espírito do Senhor operará no coração de multidões de homens um desejo por Deus. Eles estarão dispostos a adorá- Lo, e dirão: “Subamos ao monte de Jeová”. Eles ficarão ansiosos para aprender o que Ele ensinaria. Esta será a razão pela qual eles vão -

"Ele nos ensinará sobre os Seus caminhos". Eles não somente desejarão aprender, mas serão rápidos em praticar: "e nós andaremos em Seus caminhos". Às vezes temos que nos queixar de massas da humanidade abandonando completamente a adoração a Deus; e muitas vezes aqueles que se juntam vêm com algum motivo inferior - não para que possam ser ensinados por Deus; e até alguns que são de um modo, ensinados, demoram a obedecer. O Senhor os ensina por Seus ministros, mas eles não andam em Seus caminhos. Dias abençoados quando tudo isso será revertido, e as multidões se reunirão à igreja e a Cristo!

4. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras;

(27)

27

uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Eles não devem guardar suas armas para uso futuro, ou acreditar na teoria de que a melhor maneira de preservar a paz é estar preparado para a guerra;

mas eles transformarão suas espadas em arados e transformarão suas lanças em ganchos de poda. O espírito que criou a guerra será vencido.

“De onde vêm guerras e brigas entre vocês?

Porventura, não vêm eles das vossas concupiscências?” Quando a luxúria, a inveja e o ódio forem destronados e o Espírito de Cristo dominar o mundo, então não aprenderão mais a guerra - “Ó dia feliz! O dia esperado há muito tempo começa!” Cada um de nós trabalhe poderosamente de acordo com a maneira como o Espírito opera em nós para realizar uma consumação tão devotadamente desejada.

5. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.

O judeu virá. Por muito tempo rejeitando o Messias, ele virá com os gentios e andará na luz de Jeová. Agora o tema muda. Somos levados a ver porque é que um estado de coisas feliz não é obtido neste momento e não foi obtido na terra de Judá. Pecado - o pecado é a causa do mal - a idolatria - a criação de algo no lugar de Deus.

6. Pois, tu, SENHOR, desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque os seus se encheram da

(28)

28

corrupção do Oriente e são agoureiros como os filisteus e se associam com os filhos dos estranhos.

As nações tinham então seus adivinhos e cartomantes, e o povo de Deus não deveria ter se degradado; mas eles o fizeram, e por isso o provocaram, e procuraram estrangeiros e se uniram a eles, enquanto que o Senhor os havia ordenado que fosse um povo separado para Si mesmo. Ele sempre se entristece com aqueles que professam ser o povo de Deus quando eles esquecem seu caráter separado e se juntam com o mundo.

7. A sua terra está cheia de prata e de ouro, e não têm conta os seus tesouros; também está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim.

Como essas coisas geralmente andam juntas. Se uma nação prospera e fica rica, é tão capaz de buscar por si mesma a adoração externa de um tipo berrante. Deve então ter seu ritualismo e seus ídolos; porque, se os homens têm seu ouro e seus carros, a simples adoração do Deus invisível parece estar abaixo da dignidade de seu gosto.

8, 9. Também está cheia a sua terra de ídolos;

adoram a obra das suas mãos, aquilo que os seus próprios dedos fizeram. Também está cheia a sua terra de ídolos; adoram a obra das suas

(29)

29

mãos, aquilo que os seus próprios dedos fizeram.

Marque o espírito indignado do profeta, como se ele fosse um Elias, ou tivesse a mente de um John Knox dos últimos dias. Parecia que ele não podia pedir a Deus que perdoasse uma loucura tão estupenda quanto a criação de objetos visíveis de adoração e o afastamento do verdadeiro Deus invisível. Ó idolatria, que maldito pecado você é, e como você é desenfreado nesta terra neste dia!

10-12. Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido.

O que quer que Deus faça ou não faça, há um papel de Seu procedimento, do qual Ele nunca se desvia, a saber, derrubar os orgulhosos e aqueles que se orgulham de seus altos escalões.

Ele condescende com os humildes e tem um olho sensível para o contrito; mas onde quer que o homem, a criatura, se atreve a pensar que é grande, Deus lhe dará o braço para derrubá-lo ou soprar nele - pois um sopro o fará - e ele passará.

(30)

30

13-16. Contra todos os cedros do Líbano, altos, mui elevados; e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altos e contra todos os outeiros elevados; contra toda torre alta e contra toda muralha firme; contra todos os navios de Társis e contra tudo o que é belo à vista.

Não importa o que o homem estabeleça, por melhor ou maior que seja, se ele ousar competir com Deus, a mão de Deus está contra ele, e Ele o quebrará em pedaços. Sempre que Deus sai do seu lugar secreto, este é sempre o fim de tudo.

Ele veio contra Babilônia e contra Nínive. Sim, pergunte ao viajante que maravilhosamente desceu aos vastos montes: “Onde estão aquelas poderosas monarquias agora?” Onde está o poder de Senaqueribe e onde está o poder de Nabucodonosor? Eles se foram. A poeira é seu único monumento. Virei-te, nos dias posteriores, ao grande poder de Roma; e quando alguém atravessa Roma, aquele vasto mausoléu de um império, onde se pisa a cada passo sobre o pó de um império - o que você pensa, a não ser que Deus quebrou o reino de ferro e fez o que parecia ser um poder onipotente para passar da face da terra? Ai de tudo o que é grande e de tudo o que é alto e tudo o que se exalta acima de Deus.

Se um poder temporal, ou um espiritual, passará como um sonho da noite, ou uma visão do ar, pois o Senhor é, e tudo o mais é nada.

(31)

31

17-20. A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos. Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.

Naquele dia, os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem.

O metal precioso não os salvará - a obra de arte pela qual tantos pleiteiam. "É verdade que a coisa é, profanadora e idólatra”, dizem alguns, “mas veja a habilidade, o gosto, o artesanato, o metal precioso”. Quando Deus desnuda o braço, eles devem jogar ouro e prata às toupeiras e aos morcegos.

21, 22. E meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra. Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz.

Pois em que é ele estimado?

Que repreensão é para reis e especialmente para artimanhas sacerdotais. “De onde ele deve ser contabilizado?” Você pode impor as mãos que você quer a ele, e pode cingi-lo com o que

(32)

32

lhe agrada, e você pode derramar sobre ele seu óleo de unção e seus sagrados crismas; mas o que é ele, afinal de contas, senão um homem cuja respiração está em suas narinas e cessará dele, "Por que ele deve ser estimado?"

Referências

Documentos relacionados

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

1º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Inventário Anual 2019 dos Bens Patrimoniais Móveis do Campus Marechal

Os trabalhos foram realizados durante um ano, janeiro/2003 e dezembro/2003, quando foram registrados o tamanho da colônia em termos do número de pares reprodutores, sucesso

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for