• Nenhum resultado encontrado

Dá para limpar a casa toda com soluções naturais, que substituem de forma eficiente produtos industrializados. Você vai economizar muito, evitar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dá para limpar a casa toda com soluções naturais, que substituem de forma eficiente produtos industrializados. Você vai economizar muito, evitar"

Copied!
62
0
0

Texto

(1)

Dá para limpar a casa toda com soluções naturais, que substituem de forma eficiente produtos industrializados. Você vai economizar muito, evitar alergias e outros problemas de saúde, e ainda ajudar a preservar o meio ambiente.

(2)

VINAGRE

O vinagre substitui amaciante, tira manchas, é multiuso, vidros, desengordurante, limpa-banheiros. E o cheiro? Evapora rapidinho. O vinagre é um agente esterilizador natural, e a clareza do vinagre branco é o mais indicado para a limpeza. Tem a acidez semelhante a do limão, e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo adicionar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. Há várias maneiras de usar o vinagre em casa, que não prejudicam a sua saúde, lar, jardim, e até o seu carro e os animais de estimação.

Para retirar a sujeira que adere ao fundo das panelas, coloque água e 4 colheres de sopa de vinagre dentro do utensílio. Leve ao fogo e deixe ferver. Na hora da lavagem, o resíduo vai embora com mais facilidade e menor quantidade de sabão.

Com o tempo, as louças de vidro vão perdendo o brilho, mas é possível recuperá-lo sem a utilização de substâncias químicas. Basta deixá-las de molho em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre por 30 minutos.

(3)

aconselhável o uso de produtos industrializados, pois prejudicam a saúde de quem ingere os alimentos guardados ali. Portanto, na hora da limpeza, prefira a mistura de água e bicarbonato de sódio.

Se tiver muita gordura no fogão, é só passar o papel toalha ou esponja com vinagre branco. O inox fica brilhando. Os queimadores e demais peças podem ser lavados com detergente e água ou água e um pouco de vinagre para acelerar o processo.

Roupas brancas ficam naturalmente amareladas. Para que isso não aconteça, antes de lavá-las, coloque as peças de molho em uma bacia com água e pedaços de limão.

Quando a roupa estiver muito suada, pode-se aplicar vinagre branco nas axilas antes de colocar na máquina de lavar. Quando a roupa estiver com alguma mancha de gordura, pode-se aplicar vinagre branco na mancha ou detergente transparente, esfregar um pouco, enxaguar e colocar na máquina de lavar.

O amaciante pode ser substituído pelo vinagre branco no último enxague. O vinagre branco também ajuda a não desbotar a roupa colorida.

(4)

Esquentamos a comida no microondas, então não dá para usar produto industrializado. Basta colocar uma vasilha com partes iguais de água e vinagre branco por uns 3 minutos. Quando desligar, esperar um pouco e passar a esponja ou pano para limpar todo o interior. Precisa esfregar um pouquinho para retirar alguma sujeira grudada. O cheiro do vinagre fica forte durante a limpeza, mas logo depois desaparece.

Para facilitar, pode-se preparar uma solução de 2 partes de água e 1 parte de vinagre branco em uma embalagem reutilizada de sabão líquido (vazia e limpa) e usar conforme a necessidade. Por exemplo: para limpar dentro dos armários, para limpar os vidros das janelas, box ou espelho, limpar a pia e metais do banheiro, limpar o estofado ou tapete (aspirar primeiro e depois aplicar com escova macia ou pano sem molhar muito).

Cerâmica, taco, tábua corrida podem ser limpos com água e vinagre. Se usar um balde, pode ser 1 litro de água para 1 copo de vinagre. Se umedecer o pano, pode ser usada a mistura acima para limpeza em geral.

(5)

por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores" Segundo o engenheiro químico Ronei Melo. O produto pode ser usado para limpar rabiscos nas paredes, marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. É preciso fazer uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna, um litro de água para 4 colheres de vinagre.

Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro é necessário remover os resíduos. Depois, limpar o local com um pano embebido em uma solução com 2/3 de água morna e um 1/3 de vinagre. Para finalizar, é só aplicar um pouco do produto puro sobre a área e deixar secar naturalmente.

Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem

(6)

lodo e gordura. A remoção pode ser feita com uma escova de dente velha, é só aplicar uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lavar com água e sabão.

Para acabar com o cheiro de mofo, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do teflon, basta colocar água e 4 colheres de sopa de vinagre, levar ao fogo e deixar ferver. Espere esfriar e lave novamente.

A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura, coloque 1 xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.

O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, basta usar um 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara (chá) de vinagre branco. Depois é só cobrir o ralo e deixar agir por alguns minutos.

(7)

Antes de lavar as roupas com manchas de chocolate, geleia, marmelada, frutas, vinho, café, chá ou desodorante utilize o vinagre branco. Deixe que o vinagre penetre no tecido durante dez minutos.

Ponha de molho a roupa nova em 1/2 copo de vinagre misturado na água durante uma hora antes de lavar. Depois, lave a roupa como de costume. Isto eliminará qualquer produto químico da sua roupa.

Deixe sua roupa de cor descansar num copo de vinagre em cerca de quatro litros de água durante dez minutos, para evitar que descolore na lavagem. Depois, lave a como de costume. Adicione 1 copo de vinagre no início do seu ciclo de lavagem para lavar as toalhas.

Adicione 1/2 copo de vinagre no último ciclo de lavagem para evitar a acumulação de fibras, pelos de animais e a eletricidade estática.

Adicione 1 copo de vinagre ao ciclo final de enxague para dissolver os alcaloides que o sabão e os detergentes podem deixar na roupa. Junte 2 copos de vinagre ao ciclo final de enxague na lavagem de lençóis e cobertores.

(8)

Isto eliminará todo o sabão que se acumulou ao longo do tempo, deixando as mantas mais suaves.

Adicione 1 copo de vinagre numa máquina de lavar roupa vazia e faça um ciclo normal de lavagem uma vez por mês. Isto elimina todos os resíduos de sabão acumulado.

Tirar cola de adesivos: Para tirar o grude de etiquetas em produtos novos, passe vinagre para amolecer.

Limpar a cafeteira: De vez em quando precisamos limpar a cafeteira. Encha-a com partes iguais de água e vinagre e execute-a em um ciclo normal (sem café).

Limpar chaleira: Ferva na chaleira três xícaras de vinagre por 5 minutos. Deixe esfriar e descansar completamente durante a noite antes de enxaguar. O vinagre removerá os depósitos de calcário e minerais.

Limpar a cera da vela: Para tirar a cera de vela, amoleça a cera com um secador de cabelo e remova o resto com um pano embebido em vinagre.

(9)

limpar os brinquedos, adicione uma dose de vinagre branco diluído em água e sabão e deixe os brinquedos de molho por algumas horas. Enxague bem.

Limpar e desinfetar o xixi em um colchão: Algumas crianças fazem xixi na cama. Para limpar use um vinagre branco e água. Polvilhe a superfície com bicarbonato de sódio e deixe secar. Escove ou aspire a área, até que esteja seco ao toque.

(10)

LIMÃO

O ácido cítrico do fruto ajuda a dissolver o limo e até manchas de ferrugem. O elevado conteúdo de acido dos limões dissolve resíduos de óleo e graxa, branqueia, e deixa, naturalmente, um cheiro refrescante. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa. Pode substituir o sumo fresco por sumo engarrafado, mas vai precisar de mais quantidade para chegar aos mesmos resultados.

Limão e sal fazem maravilhas para trazer de volta o brilho dos seus utensílios de cobre e latão.

Anti ferrugem: retire esse tipo de mancha de talheres, grelhas e fogão esfregando a superfície com suco de limão e uma esponja. Manchas nas bancadas podem ser removidas, deixando o suco de limão sobre a mancha por alguns minutos. Esfregue a área com bicarbonato de sódio e observe as marcas desaparecem.

Adicione suco de limão em um pouco de água e deixe na geladeira. Água quente com um pouco de limão pelo ralo também é aconselhável.

(11)

O limão também é um agente natural de branqueamento. Coloque suco de limão em lençóis brancos e roupas e deixe-as secar ao sol.

Esfregue limão sobre as manchas em sua tábua de cortar e deixe descansar. Ele também vai clarear, desinfetar e remover qualquer cheiro estranho.

BICARBONATO DE SÓDIO : Purificador e desinfetante natural

(12)

O bicarbonato é bactericida e uma excelente alternativa para os produtos de limpeza abrasivos. Use-o, sempre com luvas, na limpeza da cozinha e para afastar odores desagradáveis. O bicarbonato de sódio dá uma força extra às limpezas e pode ser usado na cozinha toda e mais ainda. Já um conhecido desodorizante, o bicarbonato de sódio também dissolve cera e outros solventes.

Bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar odores fortes das roupas, mesmo quando eles persistem depois de repetidas lavagens, como fumaça e cheiro de suor.

Esfregar bicarbonato de sódio seco diretamente na roupa remove o cheiro de vômito ou o golfo de bebê.

Desodorize a geladeira ou freezer: colocando em um recipiente aberto de bicarbonato de sódio para absorver odores.

Lave móveis com tampo de mármore: com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna. Deixe repousar por algum tempo e depois enxágue.

(13)

com 1 xícara de água morna e lave a parte externa de aparelhos brancos. Ele vai ajudar a remover o amarelado e restaurar a brancura. Faça uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre e 1 litro de água quente. Esta mistura vai limpar gordura e sujeira, bem como desinfetar. Funciona muito bem nos exaustores de cozinha.

Deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio em garrafas térmicas e recipientes de resfriamento durante a noite para se livrar do cheiro rançoso.

Para polir objetos: coloque bicarbonato de sódio seco em um pano úmido. Esfregue, enxágue e deixe secar.

Para remover queimados de comida de uma panela: deixe-a de molho com bicarbonato de sódio e água por dez minutos antes de lavar. Remova cheiro ruim de cinzeiros com bicarbonato de sódio e água.

Polvilhe bicarbonato de sódio em sua lixeira para neutralizar qualquer cheiro.

(14)

colher bicarbonato com metade de um limão, deixa tudo branquinho, basta aplicar e deixar agir no mínimo 5 minutos, depois retirar a solução.

Abrasivo suave: Ajuda muito na limpeza de superfícies, como em banheiras, azulejos e pias, mesmo em caso de fibra de vidro e azulejo brilhante, não risca. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue levemente, como de costume. Enxágue bem e seque. Para maior poder de limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido, aplicar, deixar agir por 5 minutos, esfregar e enxaguar.

Limpeza da cortina do box : Limpar e desinfetar a sua cortina do box aplicando bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida. Esfregue e enxague. Pendure para secar;

Lavar pratos, panelas e frigideiras: Adicione 2 colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio ao seu detergente de costume, para ajudar a reduzir a gordura e alimentos nos pratos, panelas e frigideiras.

Remover odores das esponjas: Mergulhe a esponja com um mau cheiro em uma solução

(15)

com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dissolvido em 1 litro de água morna. Isso eliminará toda a sujeira.

Remover manchas de café e chá e eliminar o sabor amargo de xícaras de café: Use uma solução de 1/4 xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água quente. Para as manchas mais difíceis, tente embeber durante a noite com uma solução de bicarbonato de sódio e detergente ou lavar com uma esponja úmida; Limpar o forno: Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo do forno. Salpique com água para umedecer o bicarbonato de sódio. Deixe repousar durante a noite. Na parte da manhã, esfregar e remover o bicarbonato de sódio e a sujeira com uma esponja.

Para deixar panelas e assadeiras brilhando: Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas – a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras;

Ralo entupido: Acabar com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha,

(16)

que pode causar entupimentos é fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre branco. Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. O mesmo pode-se fazer no ralo do banheiro;

Para higienizar: O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue;

Polir prata: Use uma pasta feita de 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque para polimento; Limpeza de pisos: Remove sujeira e gordura (sem marcas de arranhões indesejados) de pisos e azulejos. Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna, use o esfregão e enxague. Para marcas

(17)

de chinelo, use bicarbonato de sódio em uma esponja limpa úmida, em seguida enxague. Lavagem de móveis e paredes: Você pode limpar e remover as marcas de paredes e móveis pintados pela aplicação de bicarbonato de sódio a uma esponja úmida esfregando levemente. Em seguida, limpe com um pano seco.

Aumentar a potência do detergente líquido: Dê a sua roupa uma melhor limpeza, adicionando ½ xícara de bicarbonato de sódio na lavagem. Um melhor equilíbrio do pH na lavanderia deixa mais limpo, mais fresco e mais brilhante.

Limpa suavemente a roupa do bebê: A pele do bebê requer limpeza mais suave, no mercado existem muitos produtos especializados, mas o cheiro e as manchas são difíceis de remover. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ao detergente líquido, 1/2 xícara no ciclo de lavagem para a desodorização.

Para fraldas de pano: dissolver ½ xícara de bicarbonato de sódio em 2 litros de água e mergulhar as fraldas;

Clarear tecidos: Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e

(18)

roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de lycra podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com um 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra;

Limpeza de equipamento esportivo: Use uma solução de bicarbonato de sódio (quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 de água morna) para limpar e desinfetar equipamentos esportivos mal cheirosos. Polvilhe bicarbonato de sódio em sacos de golfe e mochilas para desodorizá-las. Tacos de golfe limpo (sem arranhões!) com uma pasta de bicarbonato de sódio (3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água) e uma escova. Enxágue bem.

Limpar óleo e gordura derramada no chão da garagem: Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a

(19)

mancha e esfregue com uma escova molhada; O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para neutralizar o ácido corrosivo da bateria em automóveis, cortadores, etc., porque é um alcalino suave. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma massa com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água, aplicados com um pano úmido para esfregar a corrosão dos terminais da bateria. Após a limpeza, reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão. Tenha cuidado ao trabalhar perto de uma bateria, pois contém um ácido muito forte;

Lavagem de carro: Use bicarbonato de sódio para limpar os faróis, cromo, janelas, rodas, bancos e tapetes de vinil sem se preocupar com marcas de arranhões indesejados. Usar uma solução de 1/4 de copo de bicarbonato de sódio 1/4 de um galão de água morna. Aplicar com uma esponja ou pano macio para remover sujeira de estrada, seiva de árvore, insetos e alcatrão. Para remover manchas difíceis usar bicarbonato de sódio polvilhado sobre uma esponja ou escova macia.

(20)

ajudar no tratamento inicial de incêndios elétricos ou gordura na cozinha, porque quando o bicarbonato de sódio é aquecido, emite dióxido de carbono, ajudando a apagar as chamas. Para pequenas fogueiras (frigideiras, churrasqueiras, fornos, grelhadores), desligar o gás ou eletricidade, se puder fazê-lo, para segurança. Em caso de início de incêndio, afaste-se, jogue um punhado de bicarbonato de sódio na base da chama para ajudar a apagar o fogo e chame os bombeiros por segurança; Cuidados com fossa séptica: O uso regular de bicarbonato de sódio na sua drenagem pode ajudar o seu sistema séptico a fluir melhor. Um copo de bicarbonato de sódio por semana vai ajudar a manter um pH favorável em seu tanque séptico;

Acampando e viajando: Com todas as dicas que demos sobre o bicarbonato de sódio, é com certeza uma boa ideia levá-lo ao acampamento, à praia ou qualquer tipo de viagem. Ele servirá para lavar louça, limpeza das mãos, desodorante, creme dental, extintor de incêndio e muito mais.

(21)

ÓLEO DE ME LALEUCA

Óleo de Melaleuca (Tea Tree): Solução antiviral, antibacteriana e antifúngica natural. Uma camada de óleo vegetal protege o metal

(22)

dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. Pincele óleo nas dobradiças rangentes, use-o para dar brilho aos objetos de ferro ou de latão, e esfregue com ele as ferramentas para evitar que enferrujem. Use o óleo mais barato para as limpezas em geral, mas prefira o azeite para as madeiras.

Para se livrar do mofo, adicione 2 colheres de chá de óleo de melaleuca e 2 copos de água em um frasco spray e pulverize-o no local.

Também é um remédio muito eficaz como primeiros socorros e contra inúmeras doenças de pele, infecções, cortes, arranhões, queimaduras, picadas de insetos e manchas. 1 colher de sopa do óleo pode ser adicionada a 3 xícaras de água para fazer uma solução de limpeza multiuso. A mistura pode ser pulverizada em assentos sanitários, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar.

Coloque 10 gotas do óleo com 5 gotas de eucalipto em água fervente. Inale o vapor para obter alívio, se você estiver resfriado.

Uma compressa feita com 10 gotas de óleo em um pouco de água fria alivia contusões e queimaduras solares.

(23)

Trate bolhas com óleo fazendo uma limpeza na área afetada.

Lave o rosto e aplique o óleo de Melaleuca diretamente. Ele é bom para tratar espinhas e manchas. Passe duas vezes ao dia para ajudar a clarear.

E se seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.

S AL

O sal é muito mais eficiente do que a maioria de nós imagina. Alguém já pensou que ele serviria para tirar manchas dos azulejos? Além disso, algumas combinações feitas com o uso do sal

(24)

substituem aqueles produtos químicos comprados nos supermercados. Conheça cinco receitas caseiras para usar o sal na faxina. Tire o amarelado da louça do banheiro. Não existe nada pior do que aquele amarelado dando aspecto de sujeira no ambiente. Para remover estas manchas, faça uma pasta usando sal e água rás. Aplique a mistura no local e deixe agir por 15 minutos. Retire com uma esponja úmida.

Dê brilho no piso frio. Dissolva ½ xícara de sal em um balde de água morna. Esfregue bem e depois enxágue em abundância que seu piso terá outra cara.

Elimine as manchas de gordura do tapete. Use uma porção de sal para quatro de álcool esfregando a peça com bastante força e depois enxágue bem.

Deixe suas panelas brilhando. Aplique um pouco de sal na esponja antes de arear as panelas. Já para tirar aquelas manchas de queimado, jogue sal e coloque água morna. Deixe de molho por algumas horas e depois lave normalmente.

(25)

permanecer na parede do banheiro. Prepare uma mistura de 1 litro de água morna, ¼ de xícara de sal, ½ de amônia e ½ de vinagre branco. Antes de passar sabão, lave os azulejos com a mistura. Naquelas manchas que ainda permaneceram, aplique uma pasta de água com sal e esfregue o local com uma escova dura.

O sal combina muito bem com vinagre para formar um produto de limpeza geral. Uma boa opção é usar a mistura para limpar a geladeira e armários da cozinha. Porém, não é recomendado em superfícies com cera e mármore, pois o vinagre pode causar danos a esses materiais. É muito recomendado para retirar manchas de café e chá de canecas e xícaras.

Basta colocar uma pitada de sal em cima da sujeira do fogão. O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais fácil da superfície. Funciona muito bem com gordura. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há resíduo de sal na boca do fogão. Se as panelas forem de ferro, nada melhor que uma solução de água, sal e limão para tirar a

(26)

ferrugem e arear as regiões mais escurecidas na proporção de um litro de água para dois limões e uma colher de chá de sal. O mesmo pode ser feito com a prataria. Outra vantagem dessa mistura é a eficiência para limpar as panelas queimadas. Só é preciso acrescentar sal e água quente que metade da trabalheira vai embora.

Manchas de vinho na roupa: coloque uma pitada de sal na região manchada e em seguida adicione uma colher de sopa de vinagre branco. Picada de mosquito: colocar sal na região atingida melhora a coceira e evita inflamações. Banhos de banheira terapêuticos: o sal pode ser um poderoso esfoliante e tonificante. Nesse caso, é bom misturar um óleo essencial para não ressecar a pele.

Para tirar o mau cheiro dos sapatos (especialmente dos tênis): coloque cerca de duas colheres de sal em cada pé e esfregue um pouco. Depois leve ao sol por 30 minutos.

Retirar o cheiro de cebola das mãos e das garrafas térmicas e "squeezers" que ficaram fechados por muito tempo: Basta aplicar uma quantidade suficiente de sal, esfregar um pouco

(27)

e depois enxaguar.

Ferver o leite em vasilhames de alumínio deixa uma sujeira difícil de ser removida: Para facilitar sua tarefa, aplique um pouco de sal e deixe descansar por alguns minutos. Depois remova com uma esponja. A dica também é válida para ajudar na limpeza de ovos fritos que grudam nas frigideiras.

Logo depois de ter derramado alimentos gordurosos sobre tecidos: aplique um punhado de sal sobre a mancha para evitar que ela não se espalhe.

Vinho sobre o sofá: aplique sal e deixe descansar por 15 minutos para que ele absorva o excesso da bebida.

Sal + vinagre + farinha de trigo: Peças de decoração feitas de metal, estanho, bronze e cobre, bem como pias e maçanetas de portas podem ganhar brilho extra quando submetidas à limpeza com pasta de sal. Misture partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre e deixe de molho por três horas. Depois tire o sal com uma escova macia e passe um pano para lustrar.

(28)

pode poupar seu gasto com argamassa para tampar os indesejáveis buracos deixados pelos quadros. Isso porque uma pasta de partes iguais de sal, amido de milho e água é ideal para fechar buracos pequenos e rasos feitos nas paredes.

FERMENTO EM PÓ

O que você faz com o fermento em Pó fora da validade? Da próxima vez que você pensar em jogar fora experimente na limpeza de azulejos e inox.

(29)

Misture 5 colheres de sopa de fermento em pó vencido com 1 litro de água. Ensope uma bucha e esfregue o local. Agitando a mistura sempre que for ensopar a bucha, o seu banheiro e cozinha vai agradecer.

A pia do banheiro fica limpinha e todo o material de inox que você tiver no banheiro também. Experimente!!! Nunca mais você vai jogar fermento vencido no lixo.

ÁGUA OXIGENADA

Água oxigenada é uma ótima maneira de limpar todo tipo de coisas. Ela funciona bem ao matar germes, branquear itens, na limpeza, e ainda contra mofo e bolor. Na verdade, é um bom substituto para branqueadores, e pode ser

(30)

utilizada de todas as formas que se utiliza alvejantes, sem os efeitos secundários nocivos, gases perigosos, e de danos ao meio ambiente. Você pode utilizar alvejante em toda a casa, numa ampla gama de métodos, para ter uma casa radiante, com menos bactérias!

Superfícies: Ponha água oxigenada em um vaporizador e use para todos os fins de limpeza. Ele pode ser utilizado para eletrodomésticos, balcões, pias, prateleiras de prato, e outras superfícies na cozinha. Além disso, ele pode ser usado como limpador no chuveiro, banheira, banheiro, lavatório e box. Pulverize a superfície e limpe-a para tê-la limpa, fresca e cheirosa.

Pisos: Use o spray vaporizador para o piso, e limpe-o. Ou adicione 1 xícara de água oxigenada a 3 litros de água quente, e dê uma boa esfregada.

Sanitários: Espalhe água oxigenada a partir do frasco em cima e ao redor da borda do sanitário. Esfregue o banheiro, como de costume. Isto vai matar as bactérias e limpar totalmente. Também é uma boa ideia pulverizar com água oxigenada as superfícies em cima, em baixo, dos lados, e ao redor da base, com o

(31)

vaporizador, para um efeito mais limpo.

Mofo e bolor: Água oxigenada vai matar o mofo e bolor sem os resultados indesejáveis do alvejante. Pulverize fortemente sobre manchas de mofo e bolor, e deixe por dez minutos. Esfregue para limpar.

Pratos: Acrescente 1/2 xícara de água oxigenada na lava louça, ajuda na limpeza, e adiciona um toque de brilho, e vai matar bactérias.

Lavanderia: Se você usa alvejante para branquear, substitua por água oxigenada, e lave normalmente, para brancos mais brancos, sem os prejuízos do alvejante.

Manchas: Água oxigenada pode ajudar a remover manchas orgânicas, na parede, tecido, e carpete. Ela pode manchar, por isso teste em um lugar do material que não seja tão facilmente visto. Então, utilize sobre a mancha. Despeje, esfregue com uma escova limpa, e lave bem.

(32)

PRODUTOS SEM QUÍMICA

Na hora de limpar a casa, use estas receitas que garantem um ótimo resultado a baixo custo, não fazem mal à saúde nem poluem o ambiente.

(33)

R

(34)

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA 2 litros de água

1 sabão caseiro ralado 1 colher de óleo de rícino

(35)

1 colher de açúcar.

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO 1 pedaço de sabão de coco neutro 2 limões

4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

(36)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

(37)

DESINFETANTE PARA BANHEIRO 1 litro de álcool (de preferência 70º) 4 litros de água

1 sabão caseiro Folhas de eucalipto

Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até se dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

(38)

SABÃO DE ÓLEO

4 litros de óleo usado (não pode ser de fritura de peixe)

1,5 litros de água 1 kg de soda cáustica

Coloque a soda cáustica em um balde e dissolva com a água. Acrescente o óleo e vá mexendo até que engrosse e fique com a cor do doce de leite e grosso como um mingau. Coloque em uma caixa plástica, ou em caixas de leite vazias e higienizadas.

Deixe descansar por 24 horas, após este período, retire o sabão e deixe-o secar por mais 24 horas.

(39)

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL 4 Kg de Gordura Animal

2 litros de óleo usado coado (não pode ser de fritura de peixe)

1 Kg de Soda

3 litros de Água morna 5 litros de Álcool

Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o álcool, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Podem substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se devem usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha,

(40)

etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto, hortelã, própolis (2 colheres de tintura).

(41)

SABÃO DE FARINHA DE MILHO OU SABÃO FRIO

12 litros de água

1 kg de farinha de milho 1 kg de soda

4 litros de óleo usado coado (não pode ser de fritura de peixe)

Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.

(42)

SABÃO DE ABACATE 5 Kg de massa de abacate

1/2 litro de óleo usado coado (não pode ser de fritura de peixe)

400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)

Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.

(43)

SABÃO DE ERVAS 5 Kg de gordura

2,5 Kg de sebo derretido

2,5 litros de óleo usado coado (não pode ser de fritura de peixe)

1 Kg de soda 4 litros de álcool

4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).

Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

(44)

SABÃO DE CINZA

5 litros de óleo usado coado (não pode ser de fritura de peixe)

2,5 Kg de Cinzas 5 litros de Água

0,5 Kg de Soda Cáustica

Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

(45)

Para evitar este grave impacto ambiental prepare os seus próprios produtos de limpeza não poluentes.

Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, você vai notar uma economia significativa no orçamento doméstico.

(46)

PRODUTO MULTIUSO

½ xícara de bicarbonato de sódio ¼ xícara de água morna

¼ xícara de sumo de limão 1 xícara de sabão líquido

Em um borrifador coloque o bicarbonato de sódio e a água. Agite um pouco e deixe repousar cinco minutos para dissolver o bicarbonato de sódio. Acrescente o sumo de limão e o sabão líquido, agitando para dissolver completamente. Use no balcão da cozinha, na lava-louças, no microondas, e para limpar o fogão e o forno. Limpe com uma esponja molhada ou use uma escova de dente velha para limpar as áreas menores.

(47)

SOLUÇÃO PARA LIMPAR O CHÃO ¼ xícara de vinagre branco

4,5l de água morna

1 colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro.

Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão.

Produto para limpar janelas

¼ xícara de vinagre ou 1 colher de sopa de sumo de limão

2 xícaras de água

Ponha num frasco borrifador e borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

(48)

POLIDOR DE MOBÍLIAS

3 colheres de sopa de sumo de limão ½ xícara de óleo vegetal

Um velho frasco de vidro, com tampa, ou uma garrafa pequena, de plástico, são ideais para fazer de misturador dos ingredientes e são fáceis de guardar. Em vez de panos de limpeza, recicle pedaços de camisetas ou velhas meias de algodão.

(49)

PRODUTO DE LIMPEZA PARA BANHEIRO 1 xícara de bicarbonato de sódio

sumo de um limão

1 xícara de sabão líquido

Misture os componentes; ponha-os num frasco borrifador, e use no lavatório, vaso sanitário e banheira. Se ficar muito grosso para o trabalho que quer fazer, acrescente água até ficar com a consistência desejada. Para limpar o interior do vaso sanitário borrife-o com bicarbonato de sódio e deixe atuar durante dez minutos. Depois, junte o produto de limpeza e esfregue normalmente. Para as peças de metal, corte um limão ao meio, polvilhe com sal grosso, e use-o como esfregão. Enxague todas as superfícies muito bem com água morna.

(50)

Nota: as receitas feitas com limão estragam se guardar mais de uma semana. As receitas sem sumo de limão podem ser guardadas indefinidamente, mas pode acontecer a separação ou criar depósito, então sempre agite antes de usar.

(51)

MAIS ALGUMAS DICAS

PARA MANTER ROUPAS BRANCAS SEMPRE ALVEJADAS SEM USAR ÁGUA SANITÁRIA Acrescente na água os ingredientes abaixo – mesmo na máquina de lavar. Acrescente para cada 5 litros de água (de preferencia quente) · 01 copo de álcool

· 02 colheres de sopa de bicarbonato

· 02 colheres sopa de sabão em pó ou sabão de coco

Ou acrescentar na lavagem alvejante sem cloro industrializado “Tipo Vanish” dissolvido em água quente conforme orientações do fabricante.

(52)

RETIRAR MANCHAS AMARELAS DE GUARDADO DAS ROUPAS BRANCAS

ROUPAS DE ALGODÃO E LINHO (tecido de fibra natural): Ferva a roupa por meia hora em um balde de alumínio cheio de água com 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após o tempo indicado jogue fora a água e enxágue com água limpa diversas vezes. Ferva a roupa por 15 minutos em água com suco de limão (para cada litro de água use meio limão)

ROUPAS DE SEDA: Deixe de molho no leite integral cru por 01 dia. Retire todo o leite – enxaguando bem. Lave com sabão líquido para roupas delicadas, enxágue bem para que não fique com o odor do leite. Seque a sombra.

(53)

sabão líquido para tecidos delicados. No enxágue acrescente 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe secar a sombra. ROUPAS DE NYLON BRANCO: Lave com sabão líquido para tecidos delicados, enxágue bem e, na última água, misture em um balde cheio de água 1 colher de chá de fermento em pó. Esprema e seque a sombra.

(54)

DICAS EXTRAS

Detergente para lavar louça: Dissolva em 1 litro de água 3 colheradas de sabão de coco ralado. Acrescente meia xícara de vinagre de álcool e agite a mistura até conseguir uma solução homogênea.

Limpa-forno: Dilua bicarbonato de sódio em água quente, depois aplique a solução suavemente com uma esponja de aço ou um pano macio, dependendo da sujeira.

Desentupidor de pias e ralos: Dilua meia xícara de bicarbonato de sódio em água fervendo e despeje essa solução no ralo. Deixe agir

(55)

durante 15 minutos e repita a operação.

Saponáceo: Para limpar vasos sanitários e lavatórios você pode usar bicarbonato de sódio dissolvido em água. Depois desinfete com uma solução preparada com meia xícara de bórax em 4,5 litros de água.

Desengordurante: Misture partes iguais de vinagre de álcool e suco de limão. Pulverize cerâmicas, vidros, superfícies plásticas, louças, azulejos e utensílios em geral; esfregue as peças com uma esponja e depois enxágue com água.

Lustrador: Prepare uma solução com o suco de cinco limões e um potinho de azeite de oliva. Desodorante de geladeira: Para eliminar odores desagradáveis da geladeira, coloque dentro dela um pedaço de carvão vegetal.

Limpador de janelas e espelhos: Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

(56)

Limpador e desodorizador de carpetes e tapetes: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

Amaciante de roupas: Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Para limpeza de banheiro: Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Limpador de vidro e desengordurante: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água. Limpeza de panelas e formas queimadas: Cubra a área com uma fina camada de

(57)

bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Mais um limpador de janelas: Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

Limpador de janelas e esquadrias de alumínio: Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

Limpador de pisos de cerâmica: Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Substitua a naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

Desodorante de ambiente: Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você

(58)

vai evitar produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Desodorante de ambiente: Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai evitar produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água. No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

(59)

FONTES http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atit ude/manual-limpeza-verde-receitas-caseiras-611826.shtml?func=1&pag=1&fnt=14px http://apezinho.com.br/manter/limpeza-sustentavel/ http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo- mineiro/noticia/2013/05/vinagre-e-eficiente- como-produto-de-limpeza-diz-quimico-de-araxa-mg.html http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cas a/limpeza-casa-solucoes-naturais-economiza-muito-preserva-meio-ambiente-693788.shtml http://meumundosustentavel.com/noticias/receit as-de-produtos-de-limpeza/ http://www.ipemabrasil.org.br/receita.htm http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-lavar-a-roupa-com-vinagre-464.html#ixzz2nEt0N1Y7 http://www.organizesemfrescuras.com/2013/12/ as-1001-utilidades-do-vinagre-branco-na.html http://www.mulheresemconflito.com.br/2013/04/

(60)

usando-vinagre-na-limpeza-da-casa.html http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/l impeza/10-jeitos-diferentes-usar-vinagre-limpar-casa-574419.shtml http://donasdecasaanonimas.com/23-dicas-de-limpeza-com-bicarbonato-de-sodio/ http://donasdecasaanonimas.com/15-dicas- para-eliminar-odores-com-bicarbonato-de-sodio/ http://donasdecasaanonimas.com/dicas-com-bicarbonato-de-sodio-para-varias-ocasioes/ http://www.funverde.org.br/blog/archives/3912 http://www.naturalesaudavel.com/? p=488#sthash.1FbfKzDT.dpuf http://www.diariomaterno.com/2012/03/faxina-ecologica.html http://donossoquintal.wordpress.com/limpeza-ecologica/ http://www.coletivoverde.com.br/limpeza-ecologica/ http://www.coletivoverde.com.br/limpeza-ecologica/

(61)

http://comunidade.bemsimples.com/casa/w/cas a/Conheca-cinco-receitas-caseiras-para-usar-o-sal-na-limpeza-domestica.aspx http://www.ecycle.com.br/component/content/ar ticle/41/777-sal-de-cozinha-eficiente-produto-de-limpeza.html http://www.bbel.com.br/casa/post/24-maneiras-de-usar-o-sal-de-cozinha-na-limpeza.aspx http://umavidaverde.com/artigos/10-formas-utilizar-limao-como-produto-limpeza-ecologico http://colunadamulher.blogspot.com.br/2011/06 /fermento-em-po-vencido-e-limpeza-de.html http://umavidaverde.com/artigos/5-formas-ecologicas-desentupir-canos http://solucoeslucymizael.com.br/desencardir-roupas-brancas-e-retirar-o-amarelado/ http://www.comofazertudo.com.br/casa-e- jardim/como-limpar-com-%C3%A1gua-oxigenada

(62)

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da