• Nenhum resultado encontrado

Apostila da Especialidade de Acampamento Seguro 1ª Edição maio de Segurança! Atividades Recreativas Acampamento Seguro (AR-084)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila da Especialidade de Acampamento Seguro 1ª Edição maio de Segurança! Atividades Recreativas Acampamento Seguro (AR-084)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Olá desbravador e desbravadora!

Acampar é uma atividade que você, provavelmente, deve gostar muito! Nós do Clube de Líderes Monte Everest amamos acampar e desfrutar de aventuras na natureza. Mas quando falamos de diversão no campo e na mata, não podemos esquecer de uma palavra fundamental:

Segurança!

Por isso preparamos essa apostila com muito

cuidado para que você tenha ótimas experiências enquanto estiver acampando, mas com toda a segurança possível. Portanto, siga as instruções que recomendamos a seguir e bons acampamentos!

mArAnAtA! Equipe de instrução do Clube de Líderes Monte Everest.

Cuidados com o fogo!

Todo desbravador(a) deve aprender a montar e acender uma fogueira adequadamente. Contudo, não basta apenas acender e deixar ela para lá. Vejamos o porquê:

1. Em uma fogueira não monitorada o fogo pode se alastrar causando um incêndio;

2. Alguma pessoa desavisada ou criança pequena pode se queimar nela;

3. O fogo pode apagar por falta de lenha ou por uma chuva repentina deixando você sem sua fonte de calor.

Além de nunca deixar uma fogueira sozinha, ainda há outras regras básicas de segurança que todo desbravador deve praticar:

1. Consiga autorização do dono ou responsável pela área antes de acender o fogo.

2. Limpe a área (pelo menos 3 metros de diâmetro) em volta de onde irá fazer a fogueira (elimine todo material inflamável do local).

Figura 1 - imagem da internet

Fique de olho!

Existem leis nacionais e estaduais que tratam do assunto de incêndios florestais e do uso de fogueiras em parques e ambientes silvestres. Devemos conhece-las para garantirmos que não estamos violando-as. Na internet você poderá encontrar essa legislação em nível nacional no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama (http://www.ibama.gov.br/) e no Estado do Espírito Santo no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Iema (https://iema.es.gov.br/). Nesses sites você encontrará todas as leis referentes ao uso do fogo no campo “Legislação”. Para efeito de conhecimento, fique de olho nesses pontos principais:

Em âmbito nacional

1. É crime destruir ou danificar floresta (o que inclui cortar árvores) considerada de preservação permanente. É bom lembrar que mata ciliar (margem dos rios) é considerada área de preservação permanente (Art. 38 e 39 – Lei nº 9.605/1998).

2. É crime provocar incêndio em mata ou floresta com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa, ou seis meses a um ano e multa em caso de crime culposo (Art. 41 – Lei nº 9.605/1998).

3. Em alguns casos específicos é permitido o uso de fogo nos casos de queima controlada e com autorização de órgão competente que em âmbito nacional é o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA. (Art. 1, 2 e 3 – Decreto nº 2.661/1998).

(2)

2 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

3. Antes de acender a fogueira, tenha sempre próximo uma pá, água e areia (ou terra) para apagar o fogo em caso de emergência ou após o seu uso. 4. Nunca use álcool, gasolina ou itens semelhantes na fogueira (nem mesmo para acendê-la!).

5. Nunca faça fogo debaixo de árvores ou com vento forte.

6. Mantenha o fogo sempre baixo. Uma fogueira grande só irá afugentar as pessoas.

7. Tome cuidado com áreas em que há risco de incêndio. As fagulhas podem incendiar a mata ou barracas próximas.

8. Não chegue perto de fogueira se sua roupa for feita com material inflamável (por exemplo o nylon).

9. Sempre cheque a direção do vento antes de construir sua fogueira para que o fogo e fumaça se espalhem em direção às pessoas e barracas.

10. Não acenda fogueiras em locais fechados.

11. Mantenha um estoque de lenha próximo à fogueira para sempre mantê-la acessa e nunca precisar de afastar-se demantê-la.

12. Depois de usar o fogo, apague-o completamente e cubra as cinzas com terra (tenha certeza de que apagou por completo a fogueira, pois qualquer fonte de calor poderá iniciar um novo fogo e causar um incêndio).

13. Conheça as regras e leis sobre o uso de fogueiras em acampamentos ou áreas silvestres.

Cuidados com a conservação dos alimentos

Segundo o regulamento da ANVISA (Resolução RDC nº 216/2004), os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana.

Alimentos quentes: temperatura superior a 60°C por no máximo 6 horas. Alimentos frios: temperatura 10°C por no máximo 2 horas.

Essa prática é de fundamental importância pois garante as ações de controle sanitário na área de alimentos visando a proteção à saúde das pessoas.

Cuidados com “visitantes” inesperados

Acampamentos podem ser invadidos por qualquer animal (macacos, cachorros, formigas, etc.). Geralmente, o que atrai esses animais é o cheiro de comida. A seguir listamos algumas atitudes para evitar essas visitas inesperadas:

1. Vede bem itens comestíveis que podem se transformar em iscas para esses animais.

2. Nunca encoraje animais a voltar dando-lhes comida. 3. Utilize repelente contra mosquitos e borrachudos.

4. Deixe seu acampamento e utensílios de cozinha sempre limpos. 5. Procure por formigueiros e trilhas até a água antes de montar

acampamento.

6. Deixe sua barraca sempre fechada. Cobras, aranhas e escorpiões gostam de lugares quentes.

Fique de olho!

No âmbito do Estado do Espírito Santo

4. No Estado do Espírito Santo é proibido em qualquer época do ano emissão de autorização de queima controlada num raio de 500 metros do limite das unidades de conservação e proteção integral (Art. 7, parágrafo 1 – Decreto nº 2.704-R/2011). 5. É proibido a construção de

fogueiras nas dependências do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (Instrução Normativa nº 04/2013) e no Parque Estadual da Pedra Azul (Instrução Normativa nº 06/2015).

Fique de olho! Vistorie a barraca, saco de dormir, roupas e botas antes de utilizá-los. Com isso você evita qualquer acidente com animais peçonhentos (cobras, escorpiões e aranhas). Evite mexer e brincar com os animais. Mordidas deles podem ser danosas.

(3)

3 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Cuidados com a latrina

A latrina é uma das mais importantes instalações de um acampamento. Suas condições declararão as condições higiênicas e os riscos de contaminação do ambiente e prejuízos para a saúde das pessoas. Portanto, algumas atitudes devem ser observadas para que ela seja construída de forma segura e ecologicamente correta.

1. Posicione a latrina contra o vento de seu acampamento.

2. Polvilhe terra nela após o uso (evite produtos químicos que inibem a decomposição natural de dejetos). 3. Faça buracos diferentes para dejetos sólidos e líquidos (urina).

4. Não jogar papel higiênico ou absorvente dentro da latrina.

5. Construir a latrina a uma distância de pelo menos 20 metros das fontes de água.

6. É preciso garantir que a latrina não vai contaminar a água do subsolo. A base da latrina deve estar a pelo menos 2,5 metros acima da água do subsolo (ver imagem 2).

7. Não construa a latrina em lugares que ficam facilmente inundados.

8. Quando há risco de poluição da água, construa a latrina acima do nível do solo.

9. Antes de usar, ponha folhas secas ou palha no buraco. Isso ajudará na decomposição.

10. Sinalize o caminho para a latrina com uma corda guia para o caso de necessitar de chegar a ela no período noturno.

11. Cuide para que a latrina possua uma boa infraestrutura. Ela providenciará privacidade e conforto aos seus usuários.

Kit de primeiros socorros

A seguir apresentamos uma lista com os principais itens que devem compor um kit de primeiros socorros: 1. Estojo.

2. Ataduras de crepe de três metros. 3. Band-aid (de diferentes formas e tamanhos).

4. Lâminas de bisturi.

5. Alfinetes de segurança (usados em fraldas de bebês). 6. Luvas cirúrgicas. 7. Bandagem triangular. 8. Gaze médias. 9. Gaze grandes. 10. Tesoura. 11. Pinça de sobrancelha. 12. Termômetro clínico. 13. Esparadrapo. 14. Micropore. 15. Cotonetes. 16. Algodão. 17. Antisséptico spray.

18. Xilocaína ou lidocaína gel 2%. 19. Mertiolate incolor spray. 20. Gelol spray.

21. Água oxigenada 10 volumes. 22. Protetor solar.

23. Repelente.

24. Lanterna pequena (para atendimentos noturnos).

25. Manta térmica. 26. Soro fisiológico.

Figura 2 - imagem da internet

Fique de olho! O uso de remédios é pessoal e, portanto, deverá ser feito conforme orientação médica. Se você der remédios a alguém que venha a contrair uma reação ao mesmo, você acabará responsabilizado por isso.

(4)

4 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Higiene no acampamento sem uso de água corrente/encanada

É possível acampar em local que não há água encanada e ter segurança em relação à higiene pessoal e para o preparo de alimentos. Fique de olho nos seguintes itens e técnicas que podem auxiliar na produção de higiene em acampamentos rústicos.

1. Álcool em gel (70%): eficaz para a limpeza das mãos. Sua concentração deve ser de 70% para matar bactérias e vírus.

2. Lenços umedecidos: são mais uma das possibilidades para a higiene pessoal, pois removem pequenas sujeiras. É bem utilizado no rosto, mãos, pés, etc.

3. Loção adstringente: usado para limpeza da pele oleosa. Mas também há adstringentes para outros tipos de pele – nesses casos, existem produtos mais suaves destinados a peles mais sensíveis. É importante sempre consultar um dermatologista que poderá indicar o melhor produto para a sua pele.

4. Lavatório rústico: um tripé e um balde com uma torneira adaptada nele tornam-se um lavatório rústico. A água é armazenada ali e pode ser utilizada para lavar, por exemplo, os utensílios de cozinha.

5. Chuveiro rústico: da mesma forma que o lavatório rústico, é só adaptar um chuveiro a um balde grande. Em vez de usar um tripé para a base, vai ser necessário uma estrutura de pioneiria mais resistente e sofisticada.

Purificação da água

A água para consumo interno é um elemento essencial para o sucesso do acampamento, pois a água contaminada pode acarretar em enfermidades digestivas e intestinais. Lembre-se que água transparente e límpida não significa necessariamente água potável. Esteja atento aos sinais de poluição:

1. Pegadas de gado;

2. Trilha ou caminho acima; 3. Temperatura morna;

4. Água parada, sem correnteza e sem plantas nas margens; 5. Cor e mau cheiro;

E como o “olhômetro” não é um método seguro de avaliar a qualidade da água, purifique-a sempre por um dos seguintes meios:

1. Fervura: filtre a água em um pano limpo para eliminar impurezas maiores; após ferva ela por, pelo menos, 5 minutos. Esfrie a água e oxigene-a passando de um recipiente para outro várias vezes. Algumas gotas de limão ou laranja também ajudam a tirar o gosto da água fervida.

2. Iodo: use uma cápsula ou três gotas por litro de água. Misture bem e deixe repousar por 30 minutos antes de utilizá-la.

3. Cloro: Há várias concentrações. Use a seguinte dosagem: cloro a 1% - 10 gotas por litro; de 4 a 6% - duas gotas por litro; 7 a 10% - uma gota por litro. Misture bem e deixe em repouso por 30 minutos antes de usar. Se for água escura, duplique a dosagem e o tempo de espera.

4. Clorin: use um comprimido para cada 1 litro de água e espere 30 minutos. O clorin funciona a base de cloro ativo, que é a substância mais eficaz no

combate as bactérias presentes na água (ver figura 3). Figura 3 - imagem da

(5)

5 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Segurança com combustíveis para cozinhar

Há duas formas básicas para se cozinhar em um acampamento: o fogareiro ou a fogueira.

O combustível básico para a fogueira é a lenha (madeira). No entanto não é qualquer madeira que é boa para fogueira. Madeiras boas para uma fogueira são: Braúna, Fidalgo, Muricy, Jaqueira, Eucalipto.

Em casos que não seja possível fazer uma fogueira (veja o que já falamos sobre as regras de uso delas), será necessário o uso de um fogareiro. Existem vários tipos de combustíveis para fogareiro. É necessário saber quais são os combustíveis que existem para seu fogareiro e qual o mais indicado para ele. Vamos indica a seguir alguns combustíveis gasosos:

1. Butano: já vem em botijões que suportam alta pressão, oferece alto controle de intensidade de chamas. É leve e vêm pronto para o uso.

2. Blend (butado/propano/isobutano): possui melhor performance em ambiente mais frios (até 0°C).

3. Isobutano: possui alta performance em ambientes congelantes (-10°C).

Para sua segurança é importante observar as seguintes regras ao manusear combustíveis para fogareiro:

1. Os combustíveis citados acima devem ser sempre despejados em lixeiras apropriadas e nunca atirados ao fogo.

2. Lembre-se de vedar bem a instalação para não ter vazamentos. 3. Cuidado para não deixar a válvula aberta deixando, assim, o combustível vazar.

Figura 4 - imagem da internet

Fique de olho!

Combustíveis de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) também são muito utilizados por clubes de desbravadores. Entretanto, esse combustível merece uma grande atenção para a segurança de todos os campistas. Fique de olho:

1. O GLP é mais pesado que o ar. Quando há um vazamento ele demora a se dispersar e tende a se concentrar na parte inferior do ambiente com alto risco de incêndios e explosões.

2. O transporte de GLP deve ser realizado somente por pessoas capacitadas para esse fim.

3. Fique de olho nos botijões de gás. É preciso verificar se contém lacre adequado, se não há nenhum amassado, violação, furos, ferrugem e se a alça não está quebrada ou solta.

4. Na instalação atente as seguintes questões: a) a mangueira deve estar de acordo com as especificações do INMETRO; b) não use ferramentas para instalar, ou seja, use somente as mãos; c) faça espuma de sabão para ver se há vazamentos.

5. Nunca deite o botijão de gás nem o coloque em local fechado. 6. Lembre-se: “gambiarras” não combinam com GLP!

7. Nunca proceda transferência de combustível de um botijão para outro. Essa é uma prática muito arriscada e nada recomendável pelos seguintes motivos: a) nesse processo o botijão não passa por manutenção ou requalificação; b) não se sabe se a válvula está ok; c) não se sabe se o botijão está com a capacidade volumétrica completa ou se resiste à pressão; d) não há como saber o quanto de gás foi transferido; e) o kit transferência pode não ser confiável; f) o ambiente não é isolado, podendo haver faíscas ou chamas por perto.

8. Deixe de utilizar os modelos velhos de botijões. Adquira os novos modelos, pois são mais seguros e confiáveis. Continua →

(6)

6 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Segurança com ferramentas cortantes

Faca, machado, machadinha, serrote, serra, facão, canivete... São ferramentas cortantes que todo desbravador precisa manusear com segurança. Portanto observe sempre as seguintes regras:

1. Nunca brinque com ferramentas cortantes.

2. Quando não estiverem em uso, elas devem estar em suas respectivas bainhas, ou na caixa de ferramentas ou fechados (no caso do canivete).

3. Mantenha-os sempre amolados, pois uma ferramenta cortante cega lhe exigirá maior força aumentando o risco de acidente.

4. Nunca os deixem jogados no chão.

5. Nunca use eles como martelo, pá, etc. Para todas essas coisas existem ferramentas específicas. 6. Escolha ferramentas de cabo áspero para segurá-las com firmeza.

7. Sempre mantenha seu corpo (principalmente os dedos) fora do corte da lâmina. 8. Ao entrega-los para alguém sempre

ofereça a parte do cabo. Cuidado para que a parte do corte não pegue nem em sua mão e nem da outra pessoa (ver figura 6).

9. Alguns canivetes tem uma mola para ajudar a abrir e fechar. Conheça sua ferramenta cortante e tenha cuidado com essa operação.

10. Nenhuma ferramenta cortante é “bastão de corrida”, por isso nunca saia por aí correndo com ela na mão.

Fique de olho!

Figura 5 - imagem da internet

(7)

7 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

Inspecionando um acampamento

Agora que você já aprendeu sobre pontos importantes para a segurança em acampamentos é hora de avaliar o seu acampamento! Para isso, preparamos uma ficha de inspeção de acampamento seguro. Com ajuda de um adulto experiente, realize essa inspeção de segurança. Você vai encontrar essa ficha no Anexo que se encontra a partir da página 8. Siga as instruções que constam nela!

Referências

Manuais

1. Aventuras ao ar livre: guia para desbravadores. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001. 2. Manual Terra: vida ao ar livre. Editora Abril. Sites

3. No Meio do Verde. Acampamento Seguro – Fogueiras. Acessado em:

< http://nomeiodoverde.com.br/acampamento-seguro-fogueiras/>. Data de acesso: 01 de mai. 2018.

4. Caiçara Expedições. Técnicas de Acampamento Ecologicamente Corretas: latrinas ou fossas para acampamento. Acessado em:

<http://www.blogcaicara.com/2010/08/tecnica s-de-acampamento-latrinas-ou.html>. Data de acesso: 01 de mai. 2018.

5. Hesperian Health Guides. Latrinas para a saúde (saneamento). Acessado em:

<http://pt.hesperian.org/hhg/New_Where_The re_Is_No_Doctor:Latrinas_para_a_sa%C3%BAd e>. Data de acesso: 01 de mai. 2018.

6. FuiAcampar. Kit de primeiros socorros. Acessado em: < http://fuiacampar.com.br/kit-de-primeiros-socorros/>. Data de acesso: 01 de mai. 2018.

7. Dermaclub. Saiba o que é o adstringente... Acessado em: < https://www.dermaclub.com.br/noticia/saiba- o-que-e-o-adstringente-descubra-os- beneficios-e-como-incluir-o-produto-em-seu-ritual-de-limpeza-de-pele_a190/1>. Data de acesso 03 de mai. 2018.

8. Terra. Sai, sujeira: saiba como manter a higiene sem gastar água. Acessado em: <

https://www.terra.com.br/vida-e- estilo/saude/sai-sujeira-saiba-como-manter-a-

higiene-sem-gastar-agua,5c021301f9b5b410VgnVCM20000099cce b0aRCRD.html>. Data de acesso 03 de mai. 2018.

9. Blogdescalada. Saiba quais são os combustíveis existentes para fogareiros. Acessado em: <

http://blogdescalada.com/combustiveis-existentes-para-fogareiros-camping/>. Data de acesso 03 de mai. 2018.

10. PETROBRAS. Gás liquefeito de petróleo. Acessado em:

<http://sites.petrobras.com.br/minisite/assiste nciatecnica/public/downloads/manual-tecnico- gas-liquefeito-petrobras-assistencia-tecnica-petrobras.pdf>. Data de acesso 04 de mai. 2018.

11. Almanaque do IPEM-SP. Botijão de gás. Acessado em:

< https://ipemsp.wordpress.com/botijao-de-gas/>. Data de acesso 04 de mai. 2018.

12. Corpo de Bombeiros Paraná. Gás de cozinha ou GLP. Acessado em:

<http://www.bombeiros.pr.gov.br/modules/co nteudo/conteudo.php?conteudo=24>. Data de acesso 04 de mai. 2018.

Victor José Machado de Oliveira Instrutor do Clube de Líderes Monte Everest

Líder de Desbravadores

Lucas Dias - 079

Diretor Associado e Instrutor do Clube de Líderes Monte Everest

Milena Brum

Coordenadora de Mídia e Instrutora do Clube de Líderes Monte Everest

Ettore Favarato Oliveira - 077 Tesoureiro do Clube de Líderes Monte Everest

(8)

8 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

FICHA DE INSPEÇÃO DE ACAMPAMENTO SEGURO (parte 1)

CATEGORIA/Item Valor Ok

1 SECRETARIA E TRANSPORTE (peso 3) - -

1.1 Todos os participantes possuem seguro anual? 2,5

1.2 O clube possui lista de participantes contendo os seguintes dados: nome completo, idade, estado civil e cargo?

2,5 1.3 Todos os menores de idade possuem autorização de pais e/ou responsáveis? 2,5

1.4 O clube possui autorização da Igreja devidamente assinada? 2,5

1.5 O clube possui licença de acampamento para a ASES? 2,5

1.6 Todos os participantes possuem ficha de inscrição? 2,5

1.7 Todos os participantes possuem ficha de saúde? 2,5

1.8 Todos os participantes possuem cópia de RG, CPF, Cartão SUS (cartão de plano de saúde particular se for o caso) e Cartão de Vacina atualizado (inclusive para febre amarela e tétano)?

2,5 1.9 O veículo do transporte utilizado está em bom estado físico e passou por manutenção? 2,5

1.10 O veículo do transporte está regularizado junto ao DETRAN? 2,5

1.11 Em caso de alguma falha no veículo, existe veículo reserva para auxílio? 2,5

1.12 O motorista possui CNH e está em dia com o DETRAN? 2,5

TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

2 FOGUEIRAS (peso 3) - -

2.1 É monitorada constantemente? 5

2.2 Foi obtida autorização para utilização de fogueira? 5

2.3 A fogueira foi construída em local seguro (distante de barracas, há cercadura de pedras, o local em volta está limpo, não está embaixo de árvores ou próximo a suas raízes)?

5

2.4 Existe materiais de apoio (pá, balde com água ou areia)? 5

2.5 Há estoque de lenha (cantinho do lenhador)? 5

2.6 Toda vez que uma criança está trabalhando com a fogueira ela é monitorada por um adulto experiente? 5 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

3 FERRAMENTAS CORTANTES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL (peso 3) - -

3.1 Existe local seguro para guardar as ferramentas cortantes? 3,34

3.2 Elas possuem bainhas? 3,34

3.3 Elas estão devidamente amoladas? 3,34

3.4 Existe ferramentas cortantes jogadas pelo chão? 3,34

3.5 Existem outras ferramentas para finalidades de martelar, cavar, etc.? 3,34

3.6 Os cabos das ferramentas cortantes são ásperos? 3,34

3.7 Os participantes estão treinados para utilizar esses equipamentos? 3,34 3.8 Os participantes possuem equipamentos de proteção individual - EPI (botas, luvas, óculos)? 3,34 3.9 Sempre que uma criança está manuseando uma ferramenta cortante ela é monitorada por um adulto

experiente?

3,34 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

4 COZINHA (peso 3) - -

4.1 Os alimentos preparados são devidamente conservados? 2,73

4.2 Os alimentos não preparados estão devidamente guardados? 2,73

4.3 Existe água potável para o preparo dos alimentos e limpeza dos utensílios? 2,73 4.4 A instalação do fogareiro e combustível está segura? Eles estão em boas condições? 2,73 4.5 O clube possui extintor de incêndio (pó químico ABC de 4 ou 6 kg)? 2,73 4.6 Os utensílios utilizados estão higienizados e guardados corretamente? 2,73 4.7 O cozinheiro/copeiro está devidamente higienizado (asseado, cabelos presos ou com touca, usando avental)? 2,73

4.8 Há sumidouro para materiais orgânicos? Ele está sinalizado? 2,73

4.9 Há lixeira para materiais inorgânicos? 2,73

4.10 Há álcool em gel para higienização das mãos? 2,73

4.11 Toda vez que uma criança está cozinhando ela é monitorada por um adulto experiente? 2,73 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

(9)

9 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

FICHA DE INSPEÇÃO DE ACAMPAMENTO SEGURO (parte 2)

CATEGORIA/Item Valor Ok

5 BANHEIRO PARA BANHO

Obs.: Escolha uma das opções que se aplicam. Se as duas se aplicam, pode se guiar pelas duas.

- -

5.A NÃO ESTRUTURADO (peso 3) - -

5.1 Existe local adequado para banho? 6

5.2 As crianças são monitoradas na hora do banho por um adulto experiente? 6

5.3 Meninos e meninas tomam banho separados? 6

5.4 É utilizado sabão de coco quando o banho é em rios/lagos? 6

5.5 Existem outros meios para higienização sem o uso de água (álcool em gel, lenços umedecidos)? 6 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

5.B ESTRUTURADO (peso 1) - -

5.1 As instalações de banho estão em bom estado? 5

5.2 As instalações de banho são higienizadas periodicamente? 5

TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

6 BARRACAS E ÁREA DE ACAMPAMENTO (peso 2) - -

6.1 A área de acampamento foi construída longe de rios/lagos? 2,5

6.2 A área de acampamento está delimitada e possui portal seguro? 2,5

6.3 As barracas estão ordenadas corretamente? 2,5

6.4 As cordas de estiramento das barracas são de cor vibrante/chamativa para evitar tropeços? 2,5 6.5 As barracas estão em boas condições de uso (sem mofo, sem rasgos e furos)? 2,5

6.6 As barracas permanecem fechadas durante todo o acampamento? 2,5

6.7 Não há adultos alojados em barracas com crianças? 2,5

6.8 Quando uma criança está montando/desmontando a barraca/área de acampamento ela é monitorada por um adulto experiente?

2,5 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

7 KIT DE PRIMEIROS SOCORROS E SAÚDE (peso 2) - -

7.1 O kit de primeiros socorros contém todos os itens dentro do prazo de validade? 5 7.2 O kit de primeiros socorros possui estojo adequado para guardar os itens? 5 7.3 O clube possui profissional de saúde para prestar os primeiros socorros? 5 7.4 Quando uma criança está manuseando o kit de primeiros socorros ela é monitorada por um adulto

experiente?

5 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

8 LATRINA (peso 1) - -

8.1 A latrina está posicionada longe da área de acampamento e de fontes de água? 2,5

8.2 Há buracos diferentes para dejetos sólidos e líquidos? 2,5

8.3 Há local apropriado para descarte de papel higiênico, absorventes, etc.? 2,5

8.4 A latrina possui privacidade e conforto? 2,5

TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

9 SUPERVISÃO E PROGRAMA (peso 1) - -

9.1 O clube possui um programa previamente planejado das atividades do acampamento? 3,34

9.2 Existe material adequado para as atividades propostas? 3,34

9.3 Existem adultos experientes para supervisionar as crianças nas atividades propostas? 3,34 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

10 LAZER (peso 1) - -

10.1 A área de lazer é adequada e segura? 3,34

10.2 Os equipamentos para lazer são adequados e seguros? 3,34

10.3 Existem adultos experientes para supervisionar as crianças nas atividades de lazer? 3,34 TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA

(10)

10 | P á g i n a

Ativi

d

ad

es

R

ec

reati

va

s

Ac

am

p

am

en

to Se

gu

ro (

A

R

-0

84)

FICHA DE INSPEÇÃO DE ACAMPAMENTO SEGURO (parte 3) Como utilizar a Ficha de Inspeção?

1. Tenha a ficha impressa em mãos.

2. Com a ajuda de um adulto experiente, avalie item por item (TODOS os itens devem ser avaliados). 3. Se o item é julgado seguro atribua a pontuação a ele. Caso ele não seja julgado seguro o ponto não será

atribuído.

4. Some os pontos em cada categoria para obter o TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS NA CATEGORIA. 5. Some os pontos das categorias para obter o TOTAL GERAL.

6. Nenhuma categoria poderá zerar (receber 0 pontos). Caso isso aconteça, subtraia a seguinte pontuação (conforme o peso) por categoria zerada do TOTAL GERAL:

A. Peso 3: menos 6 pontos. B. Peso 2: menos 3 pontos. C. Peso 1: menos 1 ponto.

Exemplo: Se uma categoria peso 3 zerar, será subtraído 6 pontos. Se forem duas, será subtraído 12 pontos, e

assim por diante.

Cada categoria possui um número determinado de TOTAL de pontos. Veja na tabela abaixo.

Categoria Peso Total de pontos

1 Secretaria e transporte 3 30

2 Fogueiras 3 30

3 Ferramentas cortantes e equipamentos de segurança individual 3 30

4 Cozinha 3 30

5.A Banheiro para banho – não estruturado 3 30

5.B Banheiro para banho – estruturado 1 10

6 Barracas e área de acampamento 2 20

7 Kit de primeiros socorros e saúde 2 20

8 Latrina 1 10

9 Supervisão e programa 1 10

10 Lazer 1 10

TOTAL GERAL 1 (considerando apenas o 5A) 220

TOTAL GERAL 2 (considerando apenas o 5B) 200

TOTAL GERAL 3 (considerando tudo) 230

A categoria 5 se subdivide em duas e, dependendo da aplicabilidade de cada uma (ou das duas), haverá distintos números de TOTAL GERAL da pontuação.

Logo, a classificação da segurança do acampamento se dará em acordo com o TOTAL GERAL, conforme segue na tabela abaixo:

CLASSIFICAÇÃO DE SEGURANÇA TOTAL GERAL 1 TOTAL GERAL 2 TOTAL GERAL 3

NÍVEL 1 198 – 220 180 - 200 207 – 230

NÍVEL 2 176 – 197 160 – 179 184 – 206

NÍVEL 3 154 – 175 140 – 159 161 – 183

NÍVEL 4 132 – 153 120 – 139 138 – 160

NÍVEL 5 110 – 131 100 – 119 115 – 137

NÍVEL 6 Menos de 109 Menos de 99 Menos de 114

Conforme o nível vai aumentando, a segurança do acampamento vai diminuindo. Logo o Nível 1 é excelente enquanto o Nível 6 é totalmente inadequado. A intenção é que o clube atinja o nível 1, alcançando assim a excelência na segurança de seu acampamento.

Referências

Documentos relacionados

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Número de amostras de sangue de cães estuda- das segundo o resultado da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para leishmaniose e reação em cadeia pela polimerase (PCR)..

Como forma de lançar mão de mais uma técnica para Gestão da Qualidade, auxiliando na disseminação da importância do profissionalismo e da utilização de

No 2T18, o segmento apresentou uma pequena redução da receita líquida (desconsiderando receita de longa distância) em relação ao 2T17 e um crescimento de 0,9% na comparação com