• Nenhum resultado encontrado

Com carinho, Direção e Equipe Pedagógica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com carinho, Direção e Equipe Pedagógica."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Prezadas Famílias,

Esperamos que todos estejam bem, seguros e saudáveis.

Estamos enfrentando uma situação emergencial no âmbito da saúde sem precedentes em todo o mundo: a pandemia do COVID-19, o coronavírus. Nesses últimos dias, nossa equipe pedagógica trabalhou bastante para atender aos nossos alunos da melhor maneira possível, diante de uma situação totalmente inesperada para o mundo. Estamos atentos ao cenário de mudanças constantes e nos adaptando a ele. Porém, precisamos ter confiança de que venceremos esse momento difícil.

Para fazer dar certo, contamos com aquela parceria que tanto pregamos: escola-aluno-família.

Temos convicção de que as interações em sala de aula e no espaço escolar serão, de alguma forma, perdidas nesse tempo de afastamento. Nosso compromisso é de amenizar tais perdas, compartilhando boas práticas didáticas e pedagógicas através de atividades e /ou vídeos, com intercâmbios virtuais (postagens nas redes sociais e e-mail) para atravessarmos esse momento da melhor forma possível.

Solicitamos aos responsáveis que atentem para o tempo. A rotina do aluno deve ser a mais parecida com aquela que ele teria na escola, logo os horários não devem alterar muito. Nesse sentido, sugerimos um tempo médio de 2 a 3 horas diárias de estudo para os alunos do Fundamental I (Anos Iniciais).

Continuaremos com nossa proposta de trabalhar com valores e emoções de nossas crianças e famílias, por isso a parceria com a Escola da Inteligência de faz ainda mais presente. Enviamos o link para acesso a 1ª Reunião da Família https://www.youtube.com/watch/v=sil5zaeLASU&feature=youtube.be e o Manual da Família http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/ei-manual-para-familias.pdf que propõe atividades interativas para todos da casa.

Os docentes elaboraram atividades diversas, através de exercícios e/ou sínteses para revisar os conteúdos já estudados.

Disponibilizamos um e-mail duvidaeatividadecordanamaria@ersvp.g12.br para que os alunos possam enviar suas dúvidas, fotos dos exercícios feitos e poder assim retornar com as atividades propostas para serem respondidas pelo professor. (Colocar o nome completo do aluno, número da turma, além da descrição da dúvida indicando a disciplina).

Para uma melhor organização, sugerimos o cronograma de estudos abaixo: Cronograma 30/03/2020 SEGUNDA 31/03/2020 TERÇA 01/04/2020 QUARTA 02/04/2020 QUINTA 03/04/2020 SEXTA Matemática e Ed. Física Ciências e Ens. Religioso

História e Inglês Português e Escola da Inteligência.

Geografia e Música

(2)

PLANEJAMENTO 5° ANO

Semana 30 de março até 03 de abril de 2020. SEGUNDA (30 DE MARÇO)

 Vamos revisar o conteúdo de Matemática? Pegue seu livro e leia os conteúdos trabalhados.  Agora, faça ATIVIDADE 1- MATEMÁTICA (ABAIXO).

 Vamos jogar um pouco? Acesse o link abaixo e treine com jogando SUDOKU. https://pt.sudoku-online.net/sudoku-facil/

 Que tal relembrar os alongamentos que vocês fazem nas aulas de Educação Física? Chame as pessoas de casa para fazer também!

TERÇA (31 DE MARÇO)

 Assista no YouTube o vídeo: “Dicas da TV Escola [21] Geocentrismo x Heliocentrismo” https://www.youtube.com/watch?v=As-mpth3jaw

 Faça a ATIVIDADE 1 – CIÊNCIAS (ABAIXO).

 Assista no YouTube o vídeo: “Entenda o tema da Campanha da Fraternidade 2020” https://www.youtube.com/watch?v=i6wPBY4OWCA

 Faça a ATIVIDADE 1- ENSINO RELIGIOSO (ABAIXO).

QUARTA (01 DE ABRIL)

 Vamos revisar o conteúdo de História? Pegue seu livro e leia os conteúdos trabalhados.  Assista no YouTube o vídeo: “Como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo”

https://www.youtube.com/watch?v=oBLYb636tFA  Agora, faça ATIVIDADE 1 – HISTÓRIA (ABAIXO).

 Pesquise os nomes dos deuses gregos e romanos. Escolha um deles e escreva, em uma folha: o nome grego ou romano e os talentos que a divindade teria dado aos seres humanos, de acordo com a mitologia greco-romana.

 Que tal treinar o Inglês? Acesse o link da AULA 1 abaixo e divirta-se!

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/ingles-5anos.mp4

QUINTA (02 DE ABRIL)

 Vamos revisar o conteúdo de Língua Portuguesa? Pegue seu livro e leia os conteúdos trabalhados.  Escute a música “Encontros e despedidas” de Milton Nascimento e Fernando Brant.

 Faça ATIVIDADE 1 – LÍNGUA PORTUGUESA (ABAIXO).  Faça a ATIVIDADE 2- LÍNGUA PORTUGUESA (ABAIXO).

 Pedir para um adulto acessar o Manual da Família da Escola da Inteligência, no link abaixo, e escolher uma das 10 atividades saudáveis e criativas para a família e realizarem juntos.

(3)

SEXTA (03 DE ABRIL)

 Vamos revisar o conteúdo de Geografia? Pegue seu livro e leia os conteúdos trabalhados  Agora, faça ATIVIDADE 1 – GEOGRAFIA. (ABAIXO).

 Faça ATIVIDADE 2 – GEOGRAFIA. (ABAIXO).

 Pergunte aos seus avós ou a um idoso que você conheça, qual a música brasileira que eles mais ouviam quando mais novos. Depois procure esta música na internet, escute-a, copie a letra em uma folha e envie para o e-mail indicado abaixo.

OBSERVAÇÕES:

1) O ALUNO QUE NÃO TIVER COMO IMPRIMIR AS ATIVIDADES, PODERÁ RESPONDER EM UMA FOLHA OU EM SEU CADERNO (CASO ESTEJA COM ELE). NÃO ESQUEÇA DE INDICAR QUAL DISCIPLINA E QUAL ATIVIDADE ESTÁ REALIZANDO.

2) APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ENVIAR UMA CÓPIA PARA O E-MAIL ABAIXO (PODE SER FOTOGRAFIA). NÃO DEIXE DE GUARDAR A ORIGINAL PARA ENTREGAR PARA A PROFESSORA QUANDO RETORNARMOS.

duvidaeatividadecordanamaria@ersvp.g12.br

3) QUE TAL POSTAR UMA FOTO DO ALUNO REALIZANDO ALGUMA DESTAS ATIVIDADES E MARCAR NOSSA ESCOLA COM: #ERSVP ?

(4)

1) A professora Denise de Matemática realizou um levantamento para saber a preferência musical dos alunos em uma comunidade escolar. O gráfico seguinte mostra o resultado obtido por ela:

Rock Pop Hip hop Sertanejo MPB 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000

Rock Pop Hip hop Sertanejo MPB

Número de Alunos

Com base no gráfico anterior é possível dizer que:

(a) O estilo musical preferido pela maioria dos alunos é Hip hop. (b) A maioria dos alunos preferem Sertanejo.

(c) O estilo musical preferido pela maioria dos alunos é Pop. (d) O estilo musical menos ouvido é MPB.

2) Analise o gráfico da questão acima e responda:

a) Qual o total de alunos que foram entrevistados? __________________________________________

b) Qual estilo musical foi o menos preferido? ______________________________________________ c) Quantos alunos a mais preferem Pop a Rock?__________________________________________

ATIVIDADE 1 DE MATEMÁTICA

Aluno(a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 51 Trimestre: 1° Trimestre

(5)

d) Qual a diferença da quantidade de pessoas que gostam de MPB para as que gostam de Hip hop? ___________________________________________________________________________________

e) Escreva os números do gráfico em ordem decrescente. (Use o sinal de >)

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 3) No dia a dia observamos muitos algarismos, passei numa rua e observei este número no poste: 12 763, agora responda:

a) Quantas ordens ele possui?

____________________________________________________________________________________ b) Qual é a sua ordem de grandeza?

____________________________________________________________________________________ c) Leitura do número:

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ d) Valor posicional do algarismo 1:

____________________________________________________________________________________ e) Seu sucessor do sucessor:

____________________________________________________________________________________ f) Decomponha-o em:

Ordens:______________________________________________________________________________ Classes: _____________________________________________________________________________ 4) Observe o número abaixo e responda.

a) Que algarismo ocupa a terceira ordem? b) Qual algarismo tem o maior valor absoluto? c) Qual algarismo tem o menor valor relativo?

d) Que algarismo ocupa a ordem de unidade de milhar? e) Quantas ordens possui este número?

(6)

5) Complete a tabela de arredondamentos.

Número Arredondamento para a

dezena de milhar mais próxima

Arredondamento para a unidade de milhar mais

próxima 2 127 236

1 891 780 908 023

35 687

6) Coloque os sinais de > (maior), < (menor) ou igual (=) entre cada par de números.

a) 18 dezenas _________ 2 centenas b) 3 unidades de milhar _________ 24 centenas c) 35 dezenas ________ 350 unidades d) 45 054 _________ 45 405

7) O quadro a seguir mostra a distribuição da população indígena, por regiões, no Censo de 2010.

Responda as perguntas de acordo com o quadro. a) Como é a escrita por extenso do número de indígenas da região Nordeste?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ b) Qual a diferença da quantidade da população indígena do Centro-Oeste e Norte?

_________________________________________________________________________________

c) Arredonde para a dezena de milhar mais próxima o total da população indígena de cada região. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(7)

O planeta Terra está sempre se movimentando no espaço. 1) Explique os movimentos da Terra.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

2) Nomeie as figuras abaixo com os seus respectivos movimentos.

___________________________________ ____________________________________

3) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?

_______________________________________________

4) Quantos e quais são os continentes da Terra?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 5____Trimestre: 1° Trimestre

Professor (a): Heloisa Disciplina: Ciências

ATIVIDADE 1 DE CIÊNCIAS

MATEMÁTICA

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 5____Trimestre: 1° Trimestre

(8)

5) Relacione a imagem à informação:

( ) ( ) ( ) (a) Astro que possui luz própria

(b) Astro que gira em torno de sim mesmo. (c) Astro que não possui luz própria.

Desde a antiguidade, estudiosos elaboraram modelos para explicar e entender fenômenos da natureza. 6) No modelo geocêntrico, a Terra seria o centro do Universo. Esse modelo foi proposto pelo pensador:

( ) Copérnico ( ) Galileu ( ) Aristóteles

O astrônomo Galileu Galilei, descobriu que nem todos os astros giravam ao redor da Terra. 7) Esse modelo de organização do Universo e chamado:

( ) geocêntrico ( ) heliocêntrico ( ) geometria

(9)

Em meio à situação em que estamos vivendo, o respeito e o cuidado para com a vida de

todo ser humano precisa ultrapassar o egoísmo e estabelecer a responsabilidade como o

primeiro ato frente à vida, em todas as suas fases.

Estamos vivendo um momento de cuidado. Cuidado com nós mesmos, cuidado com as pessoas, cuidado com o mundo.

Neste momento, somos convidados a cuidar e servir.

Reflita sobre a frase acima, e faça uma ilustração de como você tem vivido esse chamado, de cuidar e servir.

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 51 Trimestre: 1° Trimestre

(10)

Ao estudar a evolução da espécie humana moderna (Homo sapiens), observamos o surgimento de várias características em espécies ancestrais que beneficiaram seu estabelecimento e sucesso no

ambiente. Entre essas características, podemos citar o desenvolvimento de ferramentas. 1) A primeira espécie reconhecida como capaz de fabricar artefatos de pedra é chamada de:

a) Homo sapiens b) Homo habilis c) Homo neanderthalensis e) Homo erectus

É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura abaixo.

2) Porque esta representação pode sugerir uma ideia equivocada?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

O Homo sapiens aperfeiçoou as tecnologias desenvolvidas pelas espécies anteriores de hominídeos e criou novas técnicas. A linguagem foi se tornando cada vez mais elaborada e o ato de raciocinar

tornou-se um grande diferencial em relação aos outros animais.

3) O estudo da história evolutiva do homem, assim como da história de vida de outras espécies, é complexo e cheio de lacunas, uma vez que o trabalho é feito basicamente com fósseis, que nem sempre estão bem preservados. O esqueleto mais antigo encontrado no Brasil da espécie Homo sapiens viveu há cerca de 11 mil anos e é conhecido pelo nome de:

a) Helena. b) Luzia. c) Naia. d) Lúcia.

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 5 ______ Trimestre: 1° Trimestre

Professor (a): Heloisa Disciplina: História

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

CCCCCCMATEMÁTICA

(11)

4) Quais são as características do Homo erectus? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas

culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial. 5) Assinale com um (X) as opções que dizem respeito a patrimônio imaterial.

( ) Artesanato ( ) Cristo Redentor ( ) Carnaval ( ) Fotos e reportagens ( ) Dança ( ) Mitologias

De acordo com a mitologia da China Antiga, o mundo e todas as coisas que fazem parte dele nasceram de um único ovo cósmico.

6) Explique o processo de formação do ovo cósmico.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(12)

Encontros e despedidas Mande notícias do mundo de lá

Diz quem fica Me dê um abraço Venha me apertar Tô chegando Coisa que gosto É poder partir Sem ter plano Melhor ainda É poder voltar Quando quero Todos os dias É um vai e vem A vida se repete Na estação

Tem gente que chega Pra ficar

Tem gente que vai Pra nunca mais Tem gente que vem E quer voltar

Tem gente que vai E quer ficar

Tem gente que veio Só olhar

Tem gente a sorrir E a chorar

E assim chegar E partir

São só dois lados da Mesma viagem O trem que chega

É o mesmo trem da partida A hora do encontro

É também despedida A plataforma desta estação É a vida desse meu lugar É a vida desse meu lugar É a vida

Milton Nascimento e Fernando Brant. Interpretação do texto

1) Em que ambiente aconteceram os fatos narrados?

___________________________________________________________________________

2) O narrador fala sobre sua preferência em relação à viagem. Escreva o que ele diz, com suas palavras. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3) Releia a 3ª estrofe e escreva como é a rotina das pessoas que frequentam a estação.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Aluno(a):__________________________________________________________nº_____ Data: _______________ Turma: 51 Trimestre: 1° Trimestre

Professor(a): Marcela Disciplina:Língua Portuguesa

(13)

4) “... Tem gente a sorrir E a chorar.”

Lendo os versos acima podemos afirmar que tem gente feliz e tem gente triste? Por quê?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5) Por que o narrador diz que a hora do encontro é também da despedida?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Texto 1

Parque Nacional Das Andorinhas.

Entre e sinta o ar puro, o perfume suave e veja a natureza colorida.

6) Na imagem acima, há substantivos e adjetivos. Identifique os adjetivos e, ao lado escreva o substantivo ao qual cada um deles se referem.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 7) Observe os grupos de substantivos e verbos a seguir e crie três frases com cada grupo, acrescentando

apenas uma preposição.

a) Comprei _________ Alexandre. Comprei ______ Alexandre. Comprei _______ Alexandre. b) Carmem falou _________ pessoas.

Carmem falou _______ pessoas.

Carmem falou ________ pessoas. c) Irei _____ São Paulo _____ dinheiro.

Irei _____ São Paulo _____ dinheiro. Irei _____ São Paulo _____ dinheiro.

8) Observe as palavras destacadas em cada frase e, escreva se é adjetivo ou substantivo. a) Aquele cabelo cacheado é muito bonito.

_____________________________________________________________________ b) O doente bebeu uma xícara de chá.

_____________________________________________________________________

c) A faxineira caprichosa limpou esta sala.

_____________________________________________________________________ d) O brasileiro adora sanduíche.

(14)

e) O menino queixou-se de dor no dedo inchado.

_____________________________________________________________________ 9) Complete as frases com, mas ou mais.

a) Quanto ______ eu falo, _______ eu me complico!

b) Jurema fez as tarefas, ________ se esqueceu de fazer a pesquisa. c) Traga todos os livros ________ os cadernos e lápis.

d) Marcos ficou ________ ricos, _______ menos feliz! e) A menina comeu todo sorvete, _______ queria _______. f) Quem foi eleito o ________ elegante da festa?

10) Forme substantivos compostos com os seguintes substantivos simples: pé, boia, céu, pão, arco, chá

_________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 11) Classifique os substantivos a seguir em comum ou próprio/ simples ou composto.

a) pernilongo- _____________________________________________________ b) tempestade- _____________________________________________________ c) Solange- _______________________________________________________ d) astronauta- _____________________________________________________

Vamos lembrar?

Formação de Palavras

Formação de palavras por composição: modo de formar uma palavra pela união de outras. As palavras formadoras podem ser da mesma classe gramatical ou de classes gramaticais diferentes.

 Um tipo de composição é formar uma nova palavra unindo duas ou mais palavras por hífen ou sem hífen.

 couve-flor: couve (substantivo) + flor (substantivo)  amor-perfeito: amor (substantivo) + perfeito (adjetivo)  luso-brasileiro: luso (adjetivo) + brasileiro (adjetivo)  terça-feira: terça (numeral) + feira (substantivo)  guarda-roupa: guarda(verbo) + roupa (substantivo)  girassol: gira (verbo) + sol (substantivo)

 passatempo: passa (verbo) + tempo (substantivo)  rodapé: roda (verbo) + pé (substantivo)

 bem -me – quer: bem (advérbio) + me (pronome) + quer (verbo)  cor – de – rosa: cor (substantivo) + de (preposição) + rosa (substantivo) 12) Reescreva as manchetes abaixo substituindo as locuções adjetivas por adjetivos.

GOVERNO INAUGURA ILUMINAÇÃO DA ORLA DO MAR

________________________________________________________________________________ ANIMAL DA SELVA FOGE E CAUSA CAOS NA CIDADE

(15)

Produção de Texto

Todos os dias nós encontramos e nos despedimos de várias pessoas, a música “Encontros e despedidas” de Milton Nascimento fala sobre isso.

Agora é sua vez! Faça um texto sobre suas preferências, sobre o que é melhor, o encontro ou a despedida. (Mínimo de 15 linhas) _______________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Aluno(a):__________________________________________________________nº_____ Data: 31- 03- 2020 Turma: 51 Trimestre:1°

Professor(a): Marcela Disciplina: Língua Portuguesa

(16)

Abaixo estão as imagens das formas que podemos representar o planeta Terra.

1) Complete.

Estão representados o ________________________________e o ___________________________. 2) As imagens de satélite também são representações que podem abranger toda a superfície terrestre ou

partes dela. Qual é o nome do equipamento que são obtidas imagens do espaço?

___________________________________________________________________________________ 3) Outra forma de representação do nosso planeta é através do satélite. De acordo com as nossas aulas,

podemos afirmar que:

( ) Nas imagens de satélite podemos visualizar as linhas imaginárias.

( ) Nas imagens de satélite podemos encontrar informações atualizadas do nosso planeta. ( ) As imagens de satélite abrangem somente informações sobre o nosso município.

Os continentes correspondem ás grandes porções de terra cercadas por oceanos e mares. 4) Qual é o nome do continente que você vive?

___________________________________________________________________________________ 5) Quais são os países sul-americanos que não têm saída para o mar?

___________________________________________________________________________________

As características geográficas do Brasil estão diretamente relacionadas com o fato de o país ter um território bastante extenso.

No grande território brasileiro, existem aspectos físicos muito diversificados. Leia o poema abaixo:

Vale a pena reparar, na forma da vegetação,

pois os galhos retorcidos,vão crescendo, enrolados, (...) Nem se atreva a dizer que ser TORTO é ter defeito!

ATIVIDADE 1 DE GEOGRAFIA

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 5___ Trimestre: 1° Trimestre

(17)

6) O texto acima se refere a qual aspecto físico?

( ) Litoral ( ) Pantanal ( ) Cerrado

7) Elabore uma legenda para dividir o mapa do Brasil em regiões e após, pinte o mapa de acordo com a sua legenda.

8) Marque, no mapa anterior, um (X) nos estados que fazem parte da região que você mora. Legenda:

(18)

Observe o planisfério abaixo, pinte cada continente com uma cor diferente e indique seus

nomes. Pinte também os oceanos e escreva seus nomes.

Aluno (a):__________________________________________________________nº_____ Data:___________________ Turma: 5___ Trimestre: 1° Trimestre

Professor (a): Heloisa Disciplina: Geografia

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

A) Promoção da qualidade de vida; assistência integral à saúde; prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Os trabalhos foram realizados durante um ano, janeiro/2003 e dezembro/2003, quando foram registrados o tamanho da colônia em termos do número de pares reprodutores, sucesso