• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Estágio Curricular Obrigatório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Estágio Curricular Obrigatório"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

Regulamento

Estágio Curricular Obrigatório

CST em Fabricação Mecânica

CST em Mecatrônica Industrial

CST em Gestão de Recursos Humanos

(2)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

CAPÍTULO I

DA JUSTIFICATIVA E FINALIDADES

Art. 1º - O programa de aprendizagem Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de Tecnologia do Colégio e Faculdade de Tecnologia Ensitec, doravante denominada IES, está fundamentado: na lei 9394, de 20/12/96; na Lei Federal n.º 9.394/96; na Lei Federal n.º 11.788/08 e no Parecer n.º 02/09 da Câmara de Legislação e Normas do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Art. 2º - O estágio é a atividade através da qual o estudante, por meio de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, participa de situações reais, de vida e de trabalho no seu meio, sendo um instrumento de alto valor didático-pedagógico, pois:

I – Promove a integração do estudante ao mundo do trabalho, em termos de

aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, na sua linha de formação profissional;

II - O bom desempenho nesta atividade pode até resultar, em algumas entidades, na contratação do estagiário como funcionário efetivo;

III - Pode otimizar a vinculação teórica-prática dos conhecimentos adquiridos pelo estudante ao longo do curso;

IV - Proporciona uma visão global do mercado de trabalho, da empresa e de suas particularidades organizacionais;

VI - Promove uma interação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional;

VII – Direciona o estudante na sua orientação vocacional.

CAPÍTULO II

(3)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

Art 3º - O estágio é obrigatório e deverá ter duração mínima de 360 horas para que se tenha direito de integrá-lo a documentação de Conclusão de Curso, pois faz parte da grade curricular dos cursos da IES.

Art 4º - O estudante é considerado apto a realizar o Estágio Curricular Supervisionado somente a partir de sua matrícula no 2º período, sem que haja dependências de disciplinas no período antecedente.

Art 5º - O estudante que esteja regularmente matriculado deverá realizar o Estágio Curricular Supervisionado em uma entidade de sua livre escolha, desde que na área de atuação profissional vinculada ao respectivo curso, podendo obter orientações gerais junto a Coordenação de Estágios da IES.

Parágrafo único - O Estágio Curricular Supervisionado será formalizado entre o estudante e a entidade concedente pelo Termo de Compromisso e pelo Contrato de Estágio, com a interveniência da IES, documentos esses que se constituirão também como comprovante da inexistência de vínculo empregatício.

Artº 6 – A entidade concedente deverá designar um supervisor, que será

encarregado de elaborar, juntamente com o aluno, o plano de estágio, no qual deve constar de forma clara às atividades que serão realizadas no período correspondente.

§ 1º - Juntamente com o plano de estágio, o estudante deverá apresentar ao Professor Orientador da IES o contrato de estágio, contendo as cláusulas e condições de sua realização, de acordo com a legislação vigente, para a efetiva validação do estágio.

§ 2º - O Professor Orientador terá autonomia para invalidar as atividades de estágio, mesmo que já em andamento, caso julgue incompatível as atividades com o perfil profissional do estudante.

§ 3º - O estágio não gerará vínculo empregatício com a entidade, mas essa deverá responsabilizar-se por um seguro de acidentes pessoais para o estagiário.

(4)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

Art 7º - A entidade fixará, a seu critério, o valor de bolsa-auxílio, podendo o estágio também ser sem remuneração, caso assim acordado entre as partes.

CAPÍTULO III

DA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS

Art 8º - São consideradas entidades concedentes qualificadas a oferecer oportunidades de estágios às pessoas jurídicas de direito privado, órgãos de administração pública, entidades não governamentais e instituições de ensino, desde que proporcionem experiência prática relevante na linha de formação do curso ao qual o estudante está vinculado.

Art 9º - Para que possam oferecer estágios é obrigatório que as entidades celebrem o termo de convênio com a IES.

Parágrafo Único - No termo de convênio, deverão constar as atribuições das partes, de acordo com a legislação em vigor.

CAPÍTULO IV

DO ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Art 10º - Uma vez que a documentação apresentada seja deferida pelo Professor Orientador, o estudante receberá do mesmo a documentação a serem desenvolvidas para fins de acompanhamento e avaliação do desempenho, conforme constam nos anexos.

Art 11º - O Professor Orientador acompanhará o estudante durante o desenvolvimento do seu estágio, orientando-o e sanando suas eventuais dificuldades técnicas e dúvidas quanto ao relacionamento pessoal e profissional que deverá manter com a entidade concedente.

§ 1º - O acompanhamento do estágio será feito pelo Professor-Orientador por meio de:

(5)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

I – reuniões com o aluno, nos horários previstos pela IES e previamente

comunicado ao estudante, com o devido controle de frequência;

II – relatórios parciais, troca de informações por meio eletrônico, ou outras formas

de acompanhamento que o Professor-Orientador haja por bem instituir, desde que devidamente aprovadas pelo Coordenador do respectivo curso.

§ 2º - Será agendada, obrigatoriamente, ao menos uma visita do Professor Orientador no decorrer do cumprimento das 360 horas de estágio, para avaliar o aproveitamento do estágio por parte do estudante, juntamente com o supervisor do estágio da empresa.

§ 3º - Caso as atividades de estágio sejam realizadas em mais de uma entidade cabe ao Professor Orientador fazer cumprir todos os procedimentos administrativos de acompanhamento previstos nesse Regulamento.

Art 12º - O estudante deverá encaminhar a documentação citada no artigo 5, parágrafo único, referente ao estágio no prazo máximo de 10 dias úteis, contados a partir da data contratual de início das atividades.

Artº 13 - Cabe ao Professor Orientador aprovar o plano de estágio e, se necessário, ouvir o estudante para validação de informações concernentes ao desenvolvimento do estágio.

§ 1º - Para avaliação do estágio, o Professor Orientador deverá observar conjuntamente:

I – O desempenho do estudante durante o seu desenvolvimento;

II - A avaliação feita pelo supervisor na empresa e pelo próprio Professor Orientador;

III - A clareza e consistência da documentação solicitada no artigo 10, em função das solicitações feitas pelo Professor Orientador;

IV - A fidelidade das atividades desenvolvidas em relação ao perfil de conclusão do curso;

(6)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

V - O cumprimento das orientações repassadas pelo Professor Orientador referente ao desenvolvimento profissional e pessoal.

§ 2º - O Professor Orientador poderá dar um prazo máximo de 10 (dez) dias úteis ao estagiário para que complemente ou corrija a documentação apresentada, uma vez que essa resulte incompleta ou insatisfatória.

§ 3º - Uma vez aprovado o estágio, o Professor Orientador fará a respectiva anotação na documentação recebida e dará a essa o devido encaminhamento à secretaria de cursos superiores.

§ 4º - Se o estágio não for aprovado, o Coordenador do respectivo Curso emitirá documento com exposição de motivos e recomendações, embasados no parecer do Professor Orientador, para que o estudante faça um novo estágio com melhor aproveitamento, na mesma ou em outra entidade concedente.

§ 5º - Uma vez que não consiga completar às 360 horas do estágio em uma única entidade, o estudante poderá fazer outros estágios até cumprir a carga horária necessária, sendo aceitos no máximo 03 (três) estágios em entidades diferentes, com a carga horária mínima de 120 horas em cada uma. Para cada estágio deverão ser cumpridas as formalidades administrativas e apresentados os devidos documentos citados nesse Regulamento.

§ 6º - A rescisão antecipada do contrato de estágio deverá ser homologada pelo Professor Orientador e poderá ocorrer:

I – por iniciativa do estagiário, comunicando antecipadamente a entidade

concedente e o respectivo Curso, expondo, por escrito, os motivos de sua decisão;

II – por iniciativa da entidade concedente, comunicando antecipadamente o aluno e o Curso, esclarecendo, por escrito, os motivos de sua decisão;

III – por iniciativa do Curso, comunicando antecipadamente as partes, justificando por escrito sua decisão.

(7)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

CAPÍTULO V

DO APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Art 14º - Aqueles que exercem atividades profissionais em áreas correlatas ao respectivo curso na condição de empregados devidamente registrados, autônomos ou empresários, num período não inferior a 6 (seis) meses anteriormente à data de assinatura da documentação de estágio, poderão considerar tais atividades como parte integrante do Estágio Curricular Supervisonado.

Parágrafo Único - A aceitação do exercício de atividades profissionais dependerá de decisão do Coordenador do Curso, com o embasamento do Professor Orientador, que levará em consideração o tipo de atividade desenvolvida e o valor de sua contribuição para complementar à formação profissional.

Art 15º - Ao requerer o aproveitamento de suas atividades profissionais correlatas como estágio, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos:

I - Se empregado, cópia da Carteira de Trabalho em que fique configurado seu vínculo empregatício e descrição, por parte de seu chefe imediato, das atividades que desenvolve. Serão considerados 50 % (cinquenta por cento) como parcela do Estágio Curricular Supervisionado e o complemento da carga horária poderá ser feita em outra entidade ou na mesma onde exerce suas atividades profissionais, desde que em outro setor.

II - Se autônomo, comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal, comprovante de recolhimento do Imposto sobre Serviços correspondente ao mês da entrada do requerimento e descrição das atividades que executa por meio de documento fornecido por até 3 (três) clientes especificando o serviço prestado

III - Se empresário, cópia do Contrato Social da empresa, número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) comprovante de endereço, descrição das atividades que executa por meio de documento fornecido por até 3 (três) clientes especificando o serviço prestado.

(8)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

Parágrafo Único - Em todos os casos, o estudante deverá entregar toda a documentação solicitada nesse Regulamento para Conclusão e Aprovação no Estágio Obrigatório.

CAPÍTULO VI

DAS ATRIBUIÇÕES DAS PARTES

Seção I

Das Atribuições do Coordenador do Curso

Art.º 16 – É de responsabilidade do Coordenador do Curso:

I – Designar, supervisionar e orientar o(s) Professor(es)-Orientador(es) de estágio;

II – Proporcionar condições de trabalho adequadas para o atendimento as

atividades do programa de aprendizagem;

III – Aprovar os instrumentos de avaliação e de acompanhamento dos estudantes,

previstos nesse Regulamento, elaborados pelo(s) Professor(es)-Orientador(es) de estágio.

Seção II

Das Atribuições do Professor-Orientador de Estágio

Artº 17 – Ao Professor-Orientador de Estágio compete: I – Orientar e aprovar a elaboração do Plano de Estágio

II – Assegurar o vínculo entre as atividades previstas no Plano de Estágio e o perfil profissional do Curso;

III – Elaborar os instrumentos de acompanhamento e avaliação do Estágio

Curricular Supervisionado;

IV – Fazer ao acompanhamento do estágio, conforme disposto no capítulo IV;

V – Efetuar a avaliação e emitir o percentual final do aluno no programa de aprendizagem, em consonância com o previsto nesse Regulamento;

(9)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

VI – Fornecer aos estudantes e aos estagiários, informações sobre os aspectos legais e administrativos do programa de aprendizagem;

VII – Garantir a qualidade da execução do programa de aprendizagem Estágio

Curricular Supervisionado.

Seção III

Das Atribuições da Coordenação de Estágio

Artº 18 – Incumbe a Coordenação de Estágio:

I – Identificar as oportunidades de estágio junto aos setores público e privado e aos agentes de integração;

II – Prestar serviços administrativos de cadastramento das ofertas existentes e dos estudantes em condições de estagiar;

III – Divulgar as ofertas de estágio junto ao corpo discente em editais e outros meio de divulgação conveniente;

III – Celebrar convênio com as entidades concedentes de estágios e demais

agentes de integração;

IV – Atuar como interveniente no ato de celebração do Termo de Compromisso

entre a empresa e o estudante;

V – Fornecer aos estudantes e aos estagiários, informações sobre os aspectos

legais e administrativos do programa de aprendizagem;

VII – Encaminhar às entidades concedentes, ou agentes de integração, os alunos

candidatos a estágio;

VIII – Garantir a legalidade do processo de estágio.

Seção IV

Das Atribuições da Entidade Concedente de Estágio

Artº 19 – Compete à unidade concedente de estágio, nos termos da lei 6494/77 e decreto 87.497/82, a Lei Federal nº 9.394/96, a Lei Federal nº 11.788/08 e o Parecer nº 02/09 da Câmara de Legislação e Normas do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná.

(10)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

I – Celebrar com a IES, ou com agentes de integração, o convênio específico para estágio;

II – Firmar, com o estagiário, o Termo de Compromisso;

III – Informar ao estagiário as normas da entidade concedente;

IV – Efetuar o pagamento da bolsa-auxílio, quando assim acordado entre as partes; V - Designar um Supervisor para dar assistência ao estagiário;

VI – Assinar a Carteira Profissional do estagiário;

VII – Viabilizar o acesso do Professor-Orientador de Estágio à entidade concedente, para o desempenho de suas funções;

VIII – Comunicar ao Curso a necessidade de alteração nos termos iniciais do Termo de Compromisso, firmado com o estagiário, em razão de fato superveniente à celebração do contrato.

Seção V

Das atribuições do Supervisor de Estágio

Artº 20 – É de responsabilidade do Supervisor de Estágio: I – Auxiliar o estagiário na elaboração do Plano de estágio;

II – Propiciar a ambientação do estagiário na entidade concedente; III – Orientar o estagiário no desempenho de suas funções;

IV – Acompanhar o Professor-Orientador de Estágio na sua visita obrigatória, bem

como prestar informações adicionais do andamento do trabalho do estudante;

V – Avaliar o estagiário, em conformidade com instrumento de avaliação fornecido

pela IES.

Seção VI

Das Atribuições do Estagiário

(11)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

I – Matricular-se no Programa de Aprendizagem (disciplina), conforme previsto no

calendário escolar;

II – Firmar com a entidade concedente o Termo de Compromisso e o Contrato de

Estágio;

III – Respeitar as normas e regulamentos da entidade concedente;

IV – Submeter ao Professor-Orientador até no máximo o décimo dia útil de início do estágio, o Plano de Estágio elaborado com a orientação do Supervisor;

V – Manter o mais absoluto sigilo sobre informações de caráter confidencial de que venha a tomar conhecimento em razão do estágio;

VI – Responder, por perdas e danos, por lesão a direito a que venha a dar causa

por dolo ou culpa, durante o estágio, sem prejuízo da ação penal cabível.

VII – Respeitar os prazos e normas previstas nesse Regulamento no que diz

respeito à documentação de acompanhamento de estágio, bem como da qualidade do material apresentado.

VIII – Comparecer as reuniões previstas pelo Professor Orientador e acatar as suas orientações.

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artº 22 – O estágio não criará vínculo empregatício de qualquer natureza e em qualquer tempo.

Artº 23 – Não há o processo de avaliação final no programa de aprendizagem

Estágio Curricular Supervisionado.

Artº 24 – Os atestados de conclusão do Estágio Curricular Supervisionado serão fornecidos pelo setor próprio da IES.

Artº 25 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos conjuntamente pelo Diretor da IES, Coordenador(es) de Curso(s), Professor(es)-Orientador(es) de Estágio e Coordenação de Estágio.

(12)

Rua Antonio Pietruza, 83 – Portão – Curitiba/PR – CEP 80610-320 - Telefone: (41) 30914500 - FAX: (41) 30914550 –

Artº 26 – Este Regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo

Referências

Documentos relacionados

Foi observado efeito significativo da salinidade da água de irrigação sobre o número de capulhos (NCAP), produção total de algodão em caroço (PRODTOT), produção de fibras

O EVA® pode ser calculado tanto para uma organização inteira quanto para suas partes (EVA® divisional). Para isso, as variáveis utilizadas no cálculo do valor econômico adicionado

O CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA – CONDERG, inscrito no CNPJ sob o nº 52.356.268/0002-45, torna público que se acha aberta nesta

de deixar a cargo do coordenador de curso. Será elaborado novo documento para contemplar todos os cursos com estágio não 42. obrigatório. Professor José Fernando

Mandatório é que a devida disseminação desses valores junto a toda empresa, principalmente aos seus funcionários, seja feita de forma clara e periodicamente avaliada e questionada,

Como todos os medicamentos, Risperidona Amneal pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. APROVADO EM 13-02-2014 INFARMED Contacte

Estando o Termo de Compromisso de Estágio com as assinaturas do estagiário, do professor orientador na UFRN, da Coordenação do curso, do responsável pela instituição

Conforme Art.6, Parágrafo Único, da instrução normativa PROGRAD/ Fórum das Licenciaturas Nº 01, de 27 de setembro de 2013, que disciplina a redução da carga horária de