• Nenhum resultado encontrado

Índice de Maslov de uma curva na Grassmanniana Lagrangiana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice de Maslov de uma curva na Grassmanniana Lagrangiana"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Índice de Maslov de uma curva na Grassmanniana Lagrangiana

Renato Ghini Bettiol1 e Paolo Piccione (orientador)2

1Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de

São Paulo (IME USP), Brasil - Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Processo 2008/01034-8 - Projeto “Tópicos de Geometria Diferencial e Riemanniana” rbettiol@ime.usp.br; renatobettiol@gmail.com

2Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de

São Paulo (IME USP), Brasil - Professor Titular piccione@ime.usp.br; piccione.p@gmail.com

1.

Introdução

O índice de Maslov é um invariante homotópico in-troduzido em 1992 por Robbin e Salamon em [6] para curvas na Grassmanniana Lagrangiana Λ de um espaço vetorial simplético, com diversas aplica-ções em Geometria Simplética, Equaaplica-ções Diferenci-ais e Física-Matemática. Dentre as muitas definições que constam na literatura, é possível estabelecer uma generalização considerando o grupóide fundamental de Λ, preservando importantes propriedades como a invariância homotópica e a aditividade, conforme o recente trabalho de Piccione e Tausk em [5]. Para isso, utiliza-se a técnica de assinaturas parciais, que encontra uma aplicação direta para o cálculo deste índice, a partir de um resultado que depende do Teo-rema da Seleção de Kato para estabelecer a evolução do índice numa curvaR-analítica de formas bilinea-res simétricas.

2.

A Grassmanniana Lagrangiana

Esta seção tem por objetivo fixar a notação e re-lembrar brevemente definições e alguns resultados bem conhecidos sobre a Grassmanniana Lagrangi-ana. Grande parte das demonstrações dos resultados mencionados pode ser encontrada em [1, 5, 7].

Recorda-se que um espaço vetorial simplético é um par (V, ω), onde V é um R-espaço vetorial de dimensão finita e ω : V × V →R é uma forma bili-near anti-simétrica não-degenerada, dita uma estru-tura simplética em V . Um subespaço S do espaço simplético (V, ω) é dito lagrangiano se Sω = S, i.e. coincide com seu ortogonal simplético, Sω = {v ∈ V : ω(v, w) = 0, ∀w ∈ S}. Em outras palavras, su-bespaços lagrangianos são aqueles nos quais a forma simplética é identicamente nula.

Ademais, a Grassmanniana Gk(V ) de um R-espaço vetorial V de dimensão n é uma variedade de dimensão k(n − k), formada por todos os subespaços

de V com dimensão k. As cartas desta variedade podem ser descritas como segue.

Se W1 ⊂ V é um subespaço de codimensão k, denota-se G0

k(V, W1) ou G0k(W1), o subconjunto de Gk(V ) dado pelos subespaços transversais a W1, mais precisamente

G0k(V, W1) .

= {W ∈ Gk(V ) : V = W ⊕ W1} Dada uma decomposição V = W0 ⊕ W1, com dim W0 = k, um subespaço W de V é gráfico de um operador linear T se, e somente se, é transversal a W1, i.e. W ∈ G0k(V, W1), e nesse caso o operador T é unicamente determinado por W , obtendo-se uma bijeção φW0,W1 : G

0

k(V, W1) → Lin(W0, W1), que associa a cada subespaço W ∈ G0

k(V, W1) o opera-dor linear T , com Graph(T ) = W . Explicitamente, sendo π0e π1as projeções de V nos subespaços W0e W1, respectivamente, tem-se φW0,W1(W ) = (π1|W) ◦

(π0|W)−1. Essa aplicação φW0,W1 é uma carta da

variedade diferenciável Gk(V ), afinal identificam-se os espaços vetoriais Lin(W0, W1) ' Rk(n−k). Definição 2.0.1 (Grassmanniana Lagrangiana). O conjunto de todos os subespaços lagrangianos de um espaço simplético (V, ω) de dimensão 2n é dito a Grassmanniana Lagrangiana do espaço simplético V , denotada

Λ(V, ω) = Λ= {L ∈ G. n(V ) : L lagrangiano} Para caracterizar Λ(V, ω) como subvariedade mer-gulhada de Gn(V ) através de cartas de subvariedade, considere o seguinte

Lema 2.0.1. Seja (L0, L1) uma decomposição la-grangiana de V . Então o subespaço L ∈ G0

n(L1) é lagrangiano se, e somente se, a forma bilinear abaixo é simétrica:

ρL0,L1◦ φL0,L1(L) ∈ Lin(L0; L

0) ' Bilin(L0) Demonstração. Como dim L = n, L é lagrangiano se, e somente se, L ⊂ Lω. Seja T = φL0,L1 ∈

Lin(L0; L1) e L = Graph(T ). Então tem-se ω(v + T (v), w + T (w)) = ω(T (v), w) − ω(T (w), v). Assim, como ρL0,L1 ◦ φL0,L1(L) = ω(T ·, ·)|L0×L0, segue o

resultado.

Dado um subespaço lagrangiano L1 ⊂ V , consi-dere Λ0(L1) o conjunto dos subespaços lagrangianos de V transversais a L1, i.e.

(2)

Λ0(L1) = Λ ∩ G0n(L1)

Então, do lema acima, tem-se que associada a cada decomposição lagrangiana (L0, L1) está asso-ciada uma bijeção ϕL0,L1 : Λ0(L1) → Bilinsym(L0),

dada por ϕL0,L1(L) = ρL0,L1◦ φL0,L1(L).

Teorema 2.0.1. A Grassmanniana Lagrangiana Λ é uma subvariedade mergulhada na Grassmanniana Gk(V ), de dimensão dim Λ = 12n(n + 1), cujo atlas é formado pelas aplicações ϕL0,L1 acima definidas,

para toda decomposição lagrangiana (L0, L1) de V . Uma identificação interessante de Λ utilizando quociente de um subgrupo do grupo simplético Sp(V, ω) dos isomorfismos que preservam a estru-tura simplética por um subgrupo de isotropia da ação transitiva em Λ fornece um isomorfismo Λ ' U(n)/ O(n), donde, em particular, segue que Λ é co-nexa e compacta.

Definem-se, para todo k ∈N os subconjuntos

Λk(L0) .

= {L ∈ Λ : dim(L ∩ L0) = k} ⊂ Λ Note que tal definição coincide, para k = 0, com a descrição de Λ0(L0) mencionada anteriormente. Verifica-se que Λk(L0), ditos extratos, são subvarie-dades conexas de codimensão 12k(k + 1) imersas em Λ. Ademais, definem-se Λ≥k(L0)=. n [ i=k Λi(L0) e Λ≤k(L0)=. k [ i=0 Λi(L0)

Definição 2.0.2 (Ciclo de Maslov). Diz-se que o conjunto Σ(L0) = Λ. ≥1(L0) é o ciclo de Maslov de vértice L0para a Grassmanniana Lagrangiana Λ.

Apesar de Λi(L0) ser subvariedade de Λ para todo 0 ≤ i ≤ n, Σ(L0) não é uma subvariedade de Λ.

3.

Evolução do índice de formas

bilineares simétricas

O objetivo desta seção é apresentar resultados sobre a evolução do índice de uma família a um parâme-tro de formas bilineares simétricas. Será utilizada a técnica de assinaturas parciais, preparando o con-teúdo a respeito do cálculo do índice de Maslov, com a mesma técnica.

3.1

Resultados preliminares

Considere V um R-espaço vetorial de dimensão fi-nita. Como usual, definem-se o índice n−(B), o co-índice n+(B) e a degenerescência n0(B) de uma forma bilinear simétrica B ∈ Bilinsym(V ) por, res-pectivamente, o número de −1’s, 1’s e 0’s na forma diagonal canônica de B dada pelo Teorema da Inér-cia de Sylvester. Define-se também a assinatura de B como a diferença entre co-índice e índice, i.e. σ(B) = n+(B) − n−(B). Além disso, vale sem-pre n+(B) + n−(B) + n0(B) = dim V , e quando n0(B) = 0, a forma B é dita não-degenerada. Proposição 3.1.1. Para todo k ≥ 0 fixado, o sub-conjunto das formas simétricas bilineares, tais que n+(B) ≥ k é aberto em Bilinsym(V ).

Demonstração. Dada B ∈ Bilinsym(V ) com n+(B) ≥ k, basta encontrar uma bola aberta de centro em B contida inteiramente neste conjunto. De fato, pela hipótese, existe um subespaço k-dimensional W ⊂ V , com B positivo-definida em W . Como a esfera unitária do subespaço W é com-pacta, tem-se infv∈W,||v||=1B(v, v) = c > 0, logo, se A ∈ Bilinsym(V ) e ||A − B|| < |c|2, então A é positivo-definida em W , portanto n+(A) ≥ k. As-sim, toma-se para raio da referida bola centrada em B |c|2; e da arbitrariedade na escolha de B, segue o resultado.

Corolário 3.1.1. Observando que n+(B) = n−(−B), o conjunto das formas bilineares simétricas com n−(B) ≥ k é aberto em Bilinsym(V ).

Corolário 3.1.2. Dados k ≥ 0, r ≥ 0, o conjunto de formas bilineares simétricas B ∈ Bilinsym(V ), tais que n+(B) = k e n0(B) = r é aberto no conjunto {B ∈ Bilinsym(V ) : n0(B) ≥ r}.

Sendo dim V = n, basta observar que os con-juntos {B ∈ Bilinsym(V ) : n+(B) ≥ k} e {B ∈ Bilinsym(V ) : n−(B) ≥ n − r − k} são abertos, pela Proposição 3.1.1, e a interseção destes com {B ∈ Bilinsym(V ) : n0(B) ≥ r} é precisamente {B ∈ Bilinsym(V ) : n+(B) = k, n0(B) = r}. Note, por fim, que para r = 0 tem-se que o conjunto de for-mas bilineares simétricas não-degeneradas é aberto em Bilinsym(V ).

Teorema 3.1.1. Se B(t) ∈ Bilinsym(V ) é uma fa-mília contínua a um parâmetro de formas bilinea-res simétricas, para t ∈ I ⊂ R, I intervalo tal que n0(B(t)) independe de t, então n+(B(t)) e n−(B(t)) também independem de t, i.e., são constantes na curva t 7→ B(t).

(3)

Demonstração. Do Corolário 3.1.2, dado k ≥ 0, {t ∈ I : n+(B(t)) = k} é aberto em I. Como o intervalo I é conexo, segue que para algum k ≥ 0, esse conjunto é todo I, portanto n+(B(t)) é constante em I, e o mesmo vale para n−(B(t)).

Como corolário deste resultado, é fácil ver que se B(t) são sempre não-degeneradas, então os índices são trivialmente constantes, portanto a situação de interesse, em se tratando da evolução do índice, é aquela em que ∃t0 ∈ I, n0(B(t0)) = 0. Nesta situa-ção, se a curva t 7→ B(t) é de classe C1, tem-se o clássico resultado que segue, cuja demonstração será omitida, mas pode ser encontrada em [5, 7].

Teorema 3.1.2. Se t 7→ B(t) ∈ Bilinsym(V ) é uma curva de classe C1 definida numa vizinhança de t

0, sendo n0(B(t0)) = 0 e n0(B0(t0)|N ×N) 6= 0, onde N = ker B(t0), então para  > 0 suficientemente pequeno, tem-se

n+(B(t0+ )) − n+(B(t0− )) = σ(B0(t0)|N ×N)

3.2

Assinaturas parciais e a evolução

do índice

Novamente, o interesse é estudar o comportamento de n−(B(t)) e n+(B(t)) para uma curva t 7→ B(t), com hipóteses mais gerais que aquelas consideradas no Teorema 3.1.2. Considere V um R-espaço veto-rial de dimensão n e B : I ⊂ R → Bilinsym(V ) uma família a um parâmetro diferenciável de formas bilineares simétricas de V .

Definição 3.2.1 (Função raiz). Uma função raiz para B em t0 ∈ I é uma aplicação diferenciável u : I → V , com u(t0) ∈ ker B(t0). A ordem ord(B, u, t0) da função u em t0é a ordem do zero da aplicação I 3 t 7→ B(t)(u(t)) ∈ V∗ em t = t

0, i.e. o menor inteiro positivo k tal que a k-ésima derivada da aplicação é não nula em t0.

Tem-se que o conjunto de aplicações diferenciáveis u : I → V que são funções raiz de B em t0de ordem maior ou igual a k forma um subespaço do espaço de aplicações diferenciáveis de I em V , dito o k-ésimo espaço de degenerescência de B em t0. Mais precisamente, tal espaço é dado por

Wk(B, t0) .

= {u(t0) : u raiz em t0, ord(B, u, t0) ≥ k} Quando é evidente do contexto a forma bilinear e o ponto t0, denota-se simplesmente ord(u) e Wk a ordem da função raiz u e o k-ésimo espaço de degene-rescência, respectivamente. Tem-se claramente que

Wk formam uma cadeia de subespaços satisfazendo Wk ⊃ Wk+1, ∀k ∈ N, com W0= V e W1= ker B(t0). Lema 3.2.1. Sejam k ∈ N, u, v : I → V funções raiz para B em t0, com ord(u), ord(v) ≥ k. Então

dk dtkB(t)(u(t), v(t0)) t=t 0 = d k dtkB(t)(u(t0), v(t)) t=t 0

Corolário 3.2.1. Se u1, u2: I → V são funções raiz para B em t0, com ord(u1), ord(u2) ≥ k, então

dk dtkB(t)(u1(t), v0)) t=t 0 = d k dtkB(t)(u2(t), v0) t=t 0

Definição 3.2.2 (Forma de degenerescência). Dado k ∈ N, a k-ésima forma de degenerescência de B em t0 é a aplicação Bk(t0) : Wk× Wk→ R dada por

Bk(t0)(u0, v0) . = d k dtkB(t)(u(t), v(t0)) t=t 0

para todo u0, v0∈ Wk, onde u : I → V é uma função raiz de B com ord(u) ≥ k e u(t0) = t0.

Do Lema e Corolário acima, segue que Bk(t0) está bem-definida, é bilinear e simétrica. As assinaturas das formas de degenerescência Bk(t0) são ditas as assinaturas parciais da curva B em t0. Novamente, omite-se o ponto t0 em Bk(t0) quando evidente do contexto. Um resultado surpreendente é que atra-vés dos coeficientes k!1B(k)(t

0) da série de Taylor de B em t0 é possível de terminar algebricamente os espaços de degenerescência Wk e as formas de de-generescência Bk utilizando a teoria de cadeias de Jordan generalizadas, introduzida em [5].

Teorema 3.2.1. Para cada t ∈ I, seja T (t) : V → V o operador linear simétrico tal que hT (t)·, ·i = B(t). Considere t0 ∈ I fixo e suponha que existam um intervalo J ⊂ I, vizinhança de t0 em I, e aplica-ções diferenciáveis eα : J → V, 1 ≤ α ≤ n, tais que (eα(t))nα=1 é uma base ortonormal de V com-posta por autovetores de T (t), para todo t ∈ J . Para 1 ≤ α ≤ n e t ∈ J , denote Λα(t) o autovalor de T (t) correspondente ao autovetor eα(t), de modo que Λα : J → R é uma aplicação diferenciável. Então valem as seguintes afirmações:

(i) Para cada k ∈N, o conjunto {eα(t0) : Λα tem um zero em t0 de ordem maior ou igual a k} é uma base do espaço de degenerescência Wk; (ii) Para cada k ∈ N, a matriz que representa Bk

com relação à base dada no item (i) é diagonal e Bk(eα(t0), eα(t0)) = Λ

(k)

α (t0) para cada eα(t0) nesta base;

(4)

(iii) Se cada Λαnão constante tem um zero de ordem finita em t = t0, então se t0é um ponto interior de I, e  > 0 é suficientemente pequeno, tem-se

n+(B(t0+ )) − n+(B(t0)) = X k≥1 n+(Bk) n+(B(t0)) − n+(B(t0− )) = −X k≥1 n−(B2k−1) + n+(B2k) 

em particular, somando as igualdades acima, segue

n+(B(t0+ )) − n+(B(t0− )) = X k≥1

σ(B2k−1)

Demonstração. Mostremos inicialmente que o con-junto dado em (i) está contido em Wk. De fato, se Λαtem um zero em t0 de ordem maior ou igual a k, eαé função raiz de B|Jcom ord(eα) ≥ k. Mais preci-samente, T (t)(eα(t)) = Λα(t)eα(t), para todo t ∈ J , e segue que Λα e a aplicação t 7→ Λα(t)eα(t) têm a mesma ordem para o zero em t0 considerando a aplicação linear injetiva dada pela multiplicação por eα(t). Mostremos que o espaço Wk é gerado por tal conjunto, donde seguirá (i). De fato, seja u : I → V função raiz de B em t0, com ord(u) ≥ k e mostremos que u(t0) está no espaço gerado por esse conjunto. Com efeito, u(t) =Pn

α=1aα(t)eα(t), para todo t ∈ J , de modo que T (t)(u(t)) =Pn

α=1aα(t)Λα(t)eα(t). A ordem do zero de t 7→ T (t)(u(t)) em t0 é igual à ordem do zero de t 7→ (aα(t)Λα(t))nα=1ßnRn em t0. Como ord(u) ≥ k, a aplicação t 7→ aα(t)Λα(t) ∈ R tem um zero em t0 de ordem maior ou igual a k, para todo 1 ≤ α ≤ n. Se α é tal que a ordem do zero de Λα em t0 é menor que k, então aα(t0) = 0. Por-tanto u(t0) está no subespaço gerado pelo conjunto supracitado, donde segue (i).

Para mostrar (ii), sejam 1 ≤ α, β ≤ n tais que Λαe Λβ tenham zeros de ordem maior ou igual a k em t0, então eα é uma função raiz de B|J tal que ord(eα) ≥ k, portanto Bk(eα(t0), eβ(t0)) = dk dtkB(t)(eα(t), eβ(t)) t=t 0 = d k dtkhT (t)(eα(t)), eβ(t0)i t=t 0 = d k dtkΛα(t)heα(t), eβ(t0)i t=t 0 = Λ(k)α (t0)heα(t0), eβ(t0)i

sendo que a última igualdade depende do fato que Λαtem um zero de ordem pelo menos k em t0, o que demonstra (ii).

Finalmente, para verificar a primeira equação de (iii), note que n+(B(t)) corresponde ao número de índices α tais que Λα(t) > 0. Ademais, se Λα(t0) 6= 0, então para t suficientemente próximo de t0, Λαem t0e em t têm o mesmo sinal. Caso contrário, quando Λα apresenta um zero em t0 de ordem k, para valo-res de t > t0 próximos a t0, Λα(t) possui o mesmo sinal de Λ(k)α (t0), e, para valores de t < t0 próximos a t0, Λα(t) possui o mesmo sinal de (−1)kΛ

(k) α (t0). Por fim, n+(Bk) corresponde ao número de índices α tais que Λα tem um zero de ordem pelo menos k em t0 e Λ

(k)

α (t0) > 0. Uma análise cuidadosa das identificações supracitadas resulta na contagem es-tabelecida na primeira equação em (iii), e resultados análogos valem para a segunda equação. Como men-cionado no enunciado, a diferença as duas primeiras equações resulta na terceira, concluindo assim a de-monstração.

Note que as hipóteses do Teorema 3.2.1 acima são difíceis de verificar, contudo se a curva t 7→ B(t) for R-analítica, então segue do Teorema de Seleção de Kato que estão verificadas as hipóteses, afinal tem-se a existência de uma família a um parâmetro R-analítica de bases ortonormais de autovetores para a família a um parâmetroR-analítica de operadores simétricos, portanto valem (i),(ii) e (iii). Mais pre-cisamente, tem-se o seguinte enunciado para o Teo-rema de Seleção de Kato, cuja demonstração pode ser encontrada no Apêndice A de [5].

Teorema 3.2.2 (Kato). Seja V um R-espaço veto-rial de dimensão n munido de um produto interno, e T : I → Lin(V ) uma aplicação R-analítica de-finida no intervalo aberto I ⊂ R. Se o opera-dor T (t) é simétrico para todo t ∈ I, então para cada t0 ∈ I existem aplicações R-analíticas eα : ]t0− , t0+ [→ V e Λα :]t0− , t0+ [→ R, para 1 ≤ α ≤ n, definidas numa vizinhança aberta de t0∈ I, tais que (eα(t))nα=1 é uma base ortonormal de V e T (t)eα(t) = Λα(t)eα(t), ∀1 ≤ α ≤ n, t ∈]t0−, t0+[. Corolário 3.2.2. Como mencionado, se B : I → Bilinsym(V ) é R-analítica, então as afirmações (i), (ii) e (iii) do Teorema 3.2.1 valem.

É imediato deste corolário que para todo k ≥ 0, o núcleo da aplicação bilinear simétrica Bk : Wk× Wk → R coincide com o espaço de degenerescência Wk+1, pelas afirmações (i) e (ii) do referido teorema, ou seja

(5)

Definição 3.2.3 (Degenerescência base). A degene-rescência base de uma curva B de aplicações biline-ares simétricas é dada por nb

0(B) .

= mint∈In0(B(t)). Os instantes t ∈ I com n0(B(t)) > nb0(B) são ditos excepcionais.

Lema 3.2.2. Se B é R-analítica, então ∀t0 ∈ I, nbo(B) = mink≥0dim Wk(B, t0).

Demonstração. Sejam J, Λα e eα como no enunci-ado do Teorema 3.2.1. Então nb0(B) é o número de índices α tais que Λα é identicamente nula e, por (i) do Teorema 3.2.1, tal número coincide com mink≥0dim Wk(B, t0). A conclusão segue da igual-dade nbo(B) = nb0(B|J).

Proposição 3.2.1. Se B : I → Bilinsym(V ) é uma curvaR-analítica, então os instantes excepcionais de B são isolados, e t0 ∈ I não é excepcional se, e somente se, Bk(t0) = 0, ∀k ≥ 1.

Demonstração. Seja novamente Λα como no Teo-rema 3.2.1, considerando uma restrição de B de modo que Λα esteja globalmente definido. Então nb0(B) corresponde ao número de índices α tais que Λαé identicamente nula, portanto um instante t0 é excepcional se, e somente se, existe um Λαnão nulo, com Λα(t0) = 0. Como Λα são R-analíticos, se-gue que os instantes excepcionais são isolados. Apli-cando a afirmação (ii) do Teorema 3.2.1, tem-se a conclusão final da tese.

Segue o principal resultado desta seção, exigindo R-analiticidade da curva B para aplicar o Corolário 3.2.2 e garantir que sejam válidas as afirmações (i), (ii) e, em especial, (iii) do Teorema 3.2.1.

Teorema 3.2.3 (Evolução do índice com assinatu-ras parciais). Seja B(t) uma curva R-analítica de formas bilineares simétricas. Então para todo a < b no intervalo I ⊂R, tem-se 1 2σ(B(b)) − 1 2σ(B(a)) = = 1 2 X k≥1 σ(Bk(a)) + X t∈]a,b[ X k≥1 σ(B2k−1(t)) + +1 2 X k≥1 σ(B2k−1(b)) − σ(B2k(b))

Lema 3.2.3. Se B é R-analítica, então ∀t0∈ I n0(B(t0)) = nb0(B) +

X

k≥1

n+(Bk) + n−(Bk) 

Demonstração. A soma n+(Bk) + n−(Bk) cor-responde à codimensão de ker Bk em Wk, i.e. dim Wk − dim Wk+1, por (3.2.1). Portanto tem-se P

k≥1n+(Bk) + n−(Bk) 

= dim W1 − mink≥1dim Wk. Como ker B(t0) = W1, segue o re-sultado aplicando o Lema 3.2.2.

Demonstração do Teorema 3.2.3. Diretamente da definição de índice, co-índice e assinatura, tem-se

σ(B(t)) = n+(B(t)) − n−(B(t)) = = 2n+(B(t)) − dim V + n0(B(t)) logo dividindo por 2, aplicando em b e a e tomando a diferença, tem-se que

1 2σ(B(b)) − 1 2σ(B(a)) = n+(B(b)) − n+(B(a)) | {z } (I) +1 2σ(B(b)) − σ(B(a)) | {z } (II)

Para calcular a primeira diferença (I) em (3.2.2), pode-se, pelo Lema 3.2.2, aplicar a afirmação (iii) do Teorema 3.2.1, da qual segue que

n+(B(b)) − n+(B(a)) = =X k≥1 n+(Bk(a)) + X t∈]a,b[ X k≥1 σ(B2k−1(t)) −X k≥1 (n−(B2k−1(b)) + n+(B2k(b)))

Quanto a (II), do Lema 3.2.3, tem-se

σ(B(b)) − σ(B(a)) = =X k≥1 (n+(Bk(b)) + n−(Bk(b))) −X k≥1 n+(Bk(a)) + n−(Bk(a)) 

Assim, basta substituir (I) e (II) em (3.2.2).

4.

O Índice de Maslov

Na literatura, existem diversas definições para tal ín-dice, em geral como um semi-inteiro ou inteiro, adi-tivo ou não por concatenação, dependendo ou não da escolha de um lagrangiano L0. Tais definições clássicas geralmente são apresentadas em termos de um isomorfismo entreZ e o grupo de homologia re-lativa H1(Λ, Λ0(L0)), associando a cada curva com

(6)

pontos extremais em Λ0(L0) a imagem de sua classe de homologia. Uma generalização destas definições foi apresentada em 2004 por Giambó, Piccione e Por-taluri em [2], posteriormente refinada em 2008 por Piccione e Tausk em [5], considerando um homo-morfismo entre o grupóide fundamental de Λ e 12Z. Nesta seção, são apresentados os principais resulta-dos da teoria desenvolvida em [2, 5] para o cálculo do índice de Maslov para curvasR-analíticas utilizando o Teorema 3.2.3 sobre assinaturas parciais, também presente em [5].

4.1

Definição do índice de Maslov via

grupóide fundamental

Considere (V, ω) um espaço simplético de dimensão 2n, um subespaço lagrangiano L0 ⊂ V fixo, e Λ a Grassmanniana Lagrangiana de (V, ω).

Lema 4.1.1. Dados subespaços lagrangianos L1, L01∈ Λ0(L0), a aplicação

Λ0(L1) ∩ Λ0(L01) −→ Z

L 7→ n+(ϕL0,L1(L)) − n+(ϕL0,L01(L))

é constante em cada componente conexa por cami-nhos de Λ0(L1) ∩ Λ0(L01).

Corolário 4.1.1. Dados subespaços lagrangianos L1, L01∈ Λ0(L0), a aplicação Λ0(L1) ∩ Λ0(L01) −→ 1 2Z L 7→ 1 2σ(ϕL0,L1(L)) − 1 2σ(ϕL0,L01(L))

é constante em cada componente conexa por cami-nhos de Λ0(L1) ∩ Λ0(L01).

O corolário acima é facilmente verificável, uma vez que σ(ϕL0,L1(L)) = σ(ϕL0,L01(L)) = dim L0∩ L1, e tem-se 1 2σ(ϕL0,L1(L)) − 1 2σ(ϕL0,L01(L)) = = n+(ϕL0,L1(L)) − n+(ϕL0,L01(L)) +1 2σ(ϕL0,L1(L)) − 1 2σ(ϕL0,L01(L))

Recorda-se que, como usual, Ω(X) denota o con-junto de todas as curvas contínuas γ : I → X, i.e. Ω(X) = C0(I, X), e uma aplicação ψ : Ω(X) → G

é dita um homomorfismo de grupóide se é invari-ante por homotopia1 e ψ(γ · µ) = ψ(γ)ψ(µ) quando γ, µ ∈ Ω(X) satisfazem γ(1) = µ(0), onde γ · µ de-nota a concatenação das curvas.

Teorema 4.1.1. Sejam G um grupo e X =

S

α∈AUα uma cobertura aberta do espaço topológico X. Suponha que para cada α ∈ A existe um homo-morfismo de grupóide ψα : Ω(Uα) → G e para cada α, β ∈ A, γ ∈ Ω(Uα∩ Uβ) tem-se ψα(γ) = ψβ(γ). Então existe um único homomorfismo de grupóide ψ : Ω(X) → G tal que ψ(γ) = ψα(γ), ∀α ∈ A, ∀γ ∈ Ω(Uα).

Demonstração. Considere Ω(Uα) como subconjun-tos de Ω(X). Da hipótese, para cada α, β ∈ A, ψα e ψβ assumem o mesmo valor em Ω(Uα) ∩ Ω(Uβ) = Ω(Uα∩ Uβ). Portanto fazendo ΩA =. Sα∈AΩ(Uα), tem-se uma única aplicação ψ : ΩA→ G que assume o mesmo valor que ψαem Ω(Uα) para cada α ∈ A.

Dada uma partição P = {0 = t0< t1< · · · < tk= 1} do intervalo I = [0, 1], define-se, eventualmente reparametrizando as curvas em I,

ΩA,P .

= {γ ∈ Ω(X) : γ|[tr,tr+1] ∈ ΩA, 0 ≤ r ≤ k − 1}

Define-se ψP : ΩA,P −→ G por ψP(γ) . = ψ(γ|[t0,t1]) · · · ψ(γ|[tk−1,tk]), para toda γ ∈ ΩA,P.

Afirmo que se P e Q são partições arbitrárias de I, então ψP = ψQ em ΩA,P ∩ ΩA,Q. Esse resultado verifica-se facilmente se Q refina P , i.e. Q ⊃ P , e basta observar que duas partições arbitrárias P, Q de I apresentam um refinamento comum, P ∪ Q. Ademais, como Ω(X) =S{ΩA,P, P partição de I}, todas as aplicações ψP se estendem a uma aplica-ção ψ : Ω(X) → G. Verifica-se facilmente que esta aplicação é um homomorfismo de grupóide, e, por construção, satisfaz a tese do teorema.

Teorema 4.1.2. Seja (V, ω) um espaço simplético, Λ sua Grassmanniana Lagrangiana e L0 ∈ Λ um lagrangiano fixo. Então existe um único homomor-fismo de grupóide µL0 : Ω(Λ) → 1 2Z tal que µL0(γ) = 1 2σ(ϕL0,L1(γ(1))) − 1 2σ(ϕL0,L1(γ(0))) ∀γ ∈ Ω(Λ0(L1)), ∀L1∈ Λ0(L0) Demonstração. A tese segue diretamente do Corolá-rio 4.1.1 e do Teorema 4.1.1, fazendo G = 12Z, A = Λ0(L0), UL1 = Λ0(L1) e ψL1(L) =

1

2σ(ϕL0,L1(L)),

∀L1∈ A, L0∈ UL1.

1i.e., ψ(γ) = ψ(µ) quando γ, µ ∈ Ω(X) são homotópicas

(7)

Assim, pode-se enunciar a definição seguinte, que, de acordo com os resultados acima, é consistente. Definição 4.1.1 (Índice de Maslov). Dada uma curva contínua γ : I → Λ e um lagrangiano L0∈ Λ, o semi-inteiro µL0(γ) ∈

1

2Z é dito índice de Maslov para a curva γ em relação ao lagrangiano L0.

4.2

Cálculo do índice de Maslov por

assinaturas parciais

Considere novamente (V, ω) um espaço vetorial sim-plético de dimensão 2n, um subespaço lagrangiano L0 ⊂ V e uma curva γ : I → Λ na Grassmanniana Lagrangiana Λ de (V, ω), sendo I ⊂R um intervalo. Definição 4.2.1. Uma L0-função raiz para γ no ins-tante t0∈ I é uma aplicação diferenciável v : I → V tal que v(t) ∈ γ(t), ∀t ∈ I e v(t0) ∈ L0. A ordem ord(v, L0, t0) da L0-função raiz v em t0 é o menor k ∈ N tal que v(k)(t0) /∈ L0. Se v(k)(t0) ∈ L0, ∀k ∈ N, define-se ord(v, L0, t0) = ∞.

Dado k ∈ N, o conjunto das L0-funções raiz v : I → V com ord(v, L0, t0) ≥ k é um subespaço do espaço de funções diferenciáveis de I em V , portanto

Wk(γ, L0, t0) .

= {v(t0) : v L0-raiz de γ, ord(v) ≥ k} é um subespaço de L0∩γ(t0). O espaço Wk(γ, L0, t0) é dito k-ésimo espaço de degenerescência de γ com respeito a L0 em t0. Novamente, quando γ, L0 e t0 forem evidentes do contexto, denota-se tal es-paço apenas Wk. De modo análogo, tem-se Wk ⊃ Wk+1, ∀k ∈ N, com W1= L0∩ γ(t0).

Lema 4.2.1. Sejam k ∈ N e v, w :

I → V L0-funções raiz para γ, com

ord(v, L0, t0), ord(w, L0, t0) ≥ k. Então ω(v(k)(t0), w(t0)) = ω(w(k)(t0), v(t0)).

Demonstração. Como v(t), w(t) ∈ γ(t), tem-se ω(v(t), w(t)) = 0, ∀t ∈ I. Diferenciando k vezes em t = t0, tem-se P k i=0 k iω(v (k−i)(t 0), w(i)(t0)) = 0. Se 0 < i < k, então v(k−i)(t0), w(i)(t0) ∈ L0, portanto o i-ésimo termo da soma é nulo, assim ω(v(k)(t

0), w(t0))+ω(v(t0), w(k)(t0)) = 0, concluindo a demonstração.

Corolário 4.2.1. Dados k ∈ N, v1, v2 :

I −→ V L0-funções raiz para γ, com

ord(v1, L0, t0), ord(v2, L0, t0) ≥ k, v1(t0) = v2(t0) e wo∈ Wk, tem-se ω(v (k) 1 (t0), w0) = ω(v (k) 2 (t0), w0). Para verificar o corolário acima, basta escolher uma L0-função raiz w para γ com ord(w, L0, t0) ≥ k e aplicar o Lema 4.2.1, donde seguirá

ω(v(k)1 (t0), w0) = ω(w(k)(t0), v1(t0)) = = ω(w(k)(t0), v2(t0)) = ω(v

(k)

2 (t0), w0) Definição 4.2.2. Dado k ∈N, define-se a k-ésima forma de degenerescência de γ com relação a L0 em t0 por

γk(L0, t0) : Wk× Wk → R (v0, w0) 7→ ω(v(k)(t0), w0)

para todo v0, w0 ∈ Wk, onde v : I → V é uma L0 -função raiz arbitrária para γ, com ord(v, L0, t0) ≥ k e v(t0) = v0.

Observe que segue diretamente do Corolário 4.2.1 que a aplicação γk(L0, t0) está bem definida. Evi-dentemente tal aplicação é bilinear e segue do Lema 4.2.1 que, ademais, é simétrica. Novamente, quando L0, t0forem evidentes do contexto, denota-se apenas γk a k-ésima forma de degenerescência com relação a L0em t0.

Teorema 4.2.1. Seja t0∈ I fixo e L1 um subespaço lagrangiano de V , complementar a L0 e suponha, sem perda de generalidade2, que γ(I) está contido no domínio da carta ϕL0,L1 : Λ0(L1) → Bilinsym(L0).

Fazendo B = ϕL0,L1 ◦ γ : I → Bilinsym(L0), para

cada k ∈ N, o k-ésimo espaço de degenerescência Wk(γ, L0, t0) coincide com o k-ésimo espaço de de-generescência Wk(B, t0) e a k-ésima forma de dege-nerescência γk(L0, t0) coincide com a k-ésima forma de degenerescência Bk(t0).

Demonstração. Seja T = φL0,L1 ◦ γ : I →

Lin(L0, L1) tal que γ(t) ⊂ V = L0⊕ L1 é o grá-fico da aplicação linear T (t) : L0 → L1 e B(t) = ρL0,L1 ◦ T (t), ∀t ∈ I. Toda aplicação diferenciável

v : I → V satisfazendo v(t) ∈ γ(t), ∀t ∈ I é da forma v(t) = u(t) |{z} ∈L0 + T (t)(u(t)) | {z } ∈L1 (4.2.1)

onde u : I → L0 é uma aplicação diferenciável. Como B(t)(u(t)) = ρL0,L1T (t)(u(t)) e ρL0,L1 é

um isomorfismo, segue que a ordem do zero em t0 das aplicações t 7→ B(t)(u(t)) e t 7→ T (t)(u(t)) é a mesma. Note que v é uma L0-função raiz para γ em t0 se, e somente se u é uma função raiz para B

2Note que se L

1 é um lagrangiano complementar a L0 e

γ(t0) em V , então a condição γ(I) ⊂ Λ0(L1) é satisfeita para

vizinhanças suficientemente pequenas de t0∈ I, e a restrição

a tal vizinhança não altera as formas de degenerescência nem os espaços de degenerescência em t0.

(8)

em t0, i.e., por (4.2.1), v(t0) ∈ L0 se, e somente se, T (t0)(u(t0)) = 0.

Assumindo que v é uma L0-função raiz para γ em t0, para cada k ∈N, derivando k vezes (4.2.1), obtém-se v(k)(t0) = u(k)(t0) | {z } ∈L0 + d k dtkT (t)(u(t)) t=t 0 | {z } ∈L1 (4.2.2)

portanto o menor natural k, com v(k)(t0) ∈/ L0 coincide com o menor natural k, com

dk dtkT (t)(u(t)) t=t 0 6= 0, ou seja, ord(v, L0, t0) = ord(u, t0). Como T (t0)(u(t0)) = 0, tem-se que v(t0) = u(t0), logo Wk(γ, L0, t0) = Wk(B, t0), ∀k ∈ N. Se v : I → L0é uma L0-função raiz para γ em t0 com ord(v, L0, t0) ≥ k, fazendo v0 = v(t0) e fixando w0 ∈ Wk(γ, L0, t0) = Wk(B, t0), tem-se a seguinte igualdade, que conclui a demonstração.

γk(v0, w0) = ω(v(k)(t0), w0) = ω  u(k)(t0) + dk dtkT (t)(u(t)) t=t 0 , w0  = ω d k dtkT (t)(u(t)) t=t 0 , w0  = ρL0,L1  dk dtkT (t)(u(t)) t=t 0  · w0 = d k dtkT (t)(u(t)) t=t 0 · w0 = Bk(u(t0), w0) = Bk(v0, w0)

Definição 4.2.3 (Degenerescência base). A dege-nerescência base de uma curva γ de lagrangianos com respeito ao lagrangiano L0é dada por nbL0(γ) =

mint∈Idim(γ(t) ∩ L0). Os instantes t ∈ I, nos quais dim(γ(t) ∩ L0) > nbL0(γ) são ditos excepcionais com

relação a L0.

Evidentemente nbL

0(γ) > 0 se, e somente se,

γ(I) ⊂ Λ≥1(L0). Se γ é R-analítica, segue facil-mente do Teorema 4.2.1, Lema 3.2.2 e Proposição 3.2.1 que os instantes excepcionais de γ são iso-lados e t0 ∈ I não é excepcional se, e somente se, γk(L0, t0) = 0, ∀k ∈ N e para cada t0 ∈ I, nb

L0(γ) = mink≥1dim(Wk(γ, L0, t0)). Assim,

pode-se enunciar o resultado final, que permite o cálculo do índice de Maslov via assinaturas parciais, usando a unificação das teorias dada pelo Teorema 4.2.1 e o cálculo da variação do índice via assinaturas parciais estabelecido no Teorema 3.2.3.

Teorema 4.2.2. Se γ : I → Λ é R-analítica, então para todo a < b no intervalo I, tem-se

µL0(γ|[a,b]) = 1 2 X k≥1 σ(γk(L0, a)) + X t∈]a,b[ X k≥1 σ(γ2k−1(L0, t)) +1 2 X k≥1 σ(γ2k−1(L0, b)) − σ(γ2k(L0, b)) 

Demonstração. Denotando R(a, b) o lado direito da igualdade na tese do teorema, é fácil verificar que R(a, c) + R(c, b) = R(a, b), ∀c ∈]a, b[. Como µL0 é

aditivo por concatenação3, o caso geral reduz-se sem perda de generalidade ao caso no qual γ([a, b]) está contido no domínio de uma carta ϕL0,L1. Nesse caso,

tal igualdade é imediata dos Teoremas 4.2.1 e 3.2.3.

Referências

[1] L. Biliotti, Hamiltonian actions and homogeneous Lagran-gian, symplectic, isotropic and coisotropic submanifolds, Università degli Studi di Parma, Parma, Itália, 2008. [2] R. Giambó, P. Piccione, and A. Portaluri, On the

Mas-lov index of lagrangian paths that are not transversal to the Maslov cycle. Semi-Riemannian index theorems in the degenerate case., arXiv math.DG/0306187v3 (2004). [3] , Computation of the Maslov index and the spectral

flow via partial signatures, C. R. Math. Acad. Sci. Paris 338 (2004), no. 5.

[4] F. Mercuri, P. Piccione, and D. V. Tausk, Stability of the focal and geometric index in Semi-Riemannian Geome-try via the Maslov index, arXiv math.DG/9905096v3 (2000).

[5] P. Piccione and D. V. Tausk, A Student’s Guide to Sym-plectic Spaces, Grassmannians and Maslov Index, Univer-sidade de São Paulo - IME USP, São Paulo, Brasil, 2008 (to appear).

[6] J. Robbin and D. Salamon, The Maslov index for paths, Topology 32 (1993), no. 4.

[7] D. V. Tausk, O Teorema do Índice de Morse para Métri-cas Indefinidas e para Sistemas Hamiltonianos (Tese de Doutoramento), IME USP, São Paulo, Brasil, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e