• Nenhum resultado encontrado

Logótipo ALUMNI FDUNL 2011/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Logótipo ALUMNI FDUNL 2011/2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Logótipo ALUMNI FDUNL

2011/2012 

 

Programa de Mentoria ALUMNI FDUNL

Proposta de Regulamento

1. Objectivos do Programa de Mentoria

Com o Programa de Mentoria da ALUMNI FDUNL (“Programa de Mentoria”), a ALUMNI FDUNL pretende, fundamentalmente, promover uma estreita relação entre, por um lado, os associados da ALUMNI FDUNL, bem como, por outro lado, entre estes e os actuais alunos da FDUNL, permitindo a perpetuação dos valores da Faculdade na formação de profissionais de excelência no amplo espectro das profissões jurídicas.

2. O Mentor a. Perfil do Mentor

Poderá participar no Programa de Mentoria, na qualidade de Mentor, qualquer Licenciado em Direito da FDUNL.

b. Direitos do Mentor

No âmbito do Programa de Mentoria, o Mentor teráo direito de:

(i) Contar com o apoio da Direcção da ALUMNI FDUNL no acompanhamento do Programa de Mentoria.

(ii) Decidir sobre a sua continuação no Programa de Mentoria no final do período de um ano de acompanhamento do Mentorando.

c. Deveres do Mentor

No âmbito do Programa de Mentoria, cumpre ao Mentor:

(i) Apoiar o Mentorando no que concerne ao percurso académico e/ou profissional deste, aconselhando-o com base na sua experiência e ajudando-o a identificar e aperfeiçoar as suas competências e estabelecer objectivos.

(2)

Logótipo ALUMNI FDUNL

2011/2012 

 

(ii) Realizar, pelo menos, duas reuniões com o Mentorando durante o ano lectivo e fornecer um meio de contacto preferencial (e.g. email, telefone, telemóvel).

(iii) Preencher o questionário de avaliação, onde fará uma avaliação do Programa de Mentoria, podendo, igualmente, submeter sugestões para a melhoria do mesmo.

(iv) Comunicar ao Mentorando e à Direcção da ALUMNI FDUNL qualquer alteração aos seus dados de contacto.

(v) Informar a Direcção da ALUMNI FDUNL de qualquer situação anómala verificada no decurso do Programa de Mentoria.

(vi) Cumprir o presente Regulamento.

3. O Mentorando

a. Perfil do Mentorando

O Programa de Mentoria destina-se aos alunos admitidos no curso de Licenciatura e Mestrado em Direito da FDUNL, bem como aos associados da ALUMNI FDUNL.

b. Direitos do Mentorando

No âmbito do Programa de Mentoria, o Mentorando teráo direito de:

(i) Comunicar os seus objectivos, as suas expectativas e questões sobre o Programa de Mentoria, tirando o melhor partido deste contacto privilegiado e da experiência do seu Mentor.

(ii) Manifestar à Direcção da ALUMNI FDUNL desconformidades verificadas no decurso do Programa de Mentoria, nomeadamente no caso de o Programa de Mentoria não cumprir as expectativas comunicadas pelo Mentorando no início do mesmo.

c. Deveres do Mentorando

No âmbito do Programa de Mentoria, cumpre ao Mentorando:

(i) Entrar em contacto com o Mentor nos 30 dias úteis seguintes à recepção da informação relativa ao mesmo.

(ii) Manter um contacto regular com o seu Mentor, mediante a disponibilidade demonstrada pelo mesmo e utilizando os meios por este

(3)

Logótipo ALUMNI FDUNL

2011/2012 

 

fornecidos, colocando questões e actualizando o Mentor quanto a aspectos relacionados com o Programa de Mentoria.

(vii) Participar em, pelo menos, duas reuniões com o Mentor durante o ano lectivo e fornecer uma forma de contacto preferencial.

(iii) Preencher o questionário de avaliação, onde fará uma avaliação do Programa de Mentoria, podendo, igualmente, submeter sugestões para a melhoria do mesmo.

(iv) Comunicar ao Mentor e à Direcção da ALUMNI FDUNL qualquer alteração aos seus dados de contacto.

(v) Informar a Direcção da ALUMNI FDUNL de qualquer situação anómala verificada no decurso do Programa de Mentoria.

(vi) Cumprir o presente Regulamento.

4. Funcionamento do Programa de Mentoria

a. Candidaturas e processo de selecção

Os interessados (potenciais Mentores e Mentorandos) a participar no Programa de Mentoria deverão preencher e submeter a Ficha de Candidatura que será circulada por email para a mailing list da ALUMNI FDUNL, dentro do período de candidaturas devidamente definida pela Direcção da ALUMNI FDUNL para o efeito, submetendo, igualmente, o respectivo curriculum vitae actualizado.

Cabe a Direcção da ALUMNI FDUNL identificar e seleccionar, no início do ano lectivo, os interessados que satisfazem os requisitos para participar no Programa de Mentoria, procedendo à atribuição Mentor-Mentorando e informando-os da mesma.

b. Número de Mentorandos atribuídos a cada Mentor

Cada Mentor indicará, no início do Programa de Mentoria, a sua disponibilidade quanto ao número de Mentorandos que se propõe acompanhar, até um máximo de três.

c. Contacto inicial entre Mentor-Mentorando

Nos 30 dias úteis seguintes à recepção da informação relativa ao Mentor, cabe ao Mentorando contactar o seu Mentor, apresentando-se ao mesmo e, se assim for considerado pertinente por Mentor e Mentorando, proceder ao agendamento de uma primeira reunião.

(4)

Logótipo ALUMNI FDUNL

2011/2012 

 

Verificada a impossibilidade de contactar o Mentor, o Mentorando deve entrar em contacto com a Direcção da ALUMNI FDUNL. A Direcção da ALUMNI FDUNL envidará todos os esforços para a regularização da situação, tentando a viabilização do contacto entre Mentor e Mentorando.

d. Workshop

No início do ano lectivo, será realizado pela Direcção da ALUMNI FDUNL um workshop para o qual serão convidados os Mentores e Mentorandos seleccionados para o Programa de Mentoria.

O workshop, com um formato curto e participativo, pretende, por um lado, por em contacto Mentor e Mentorando e, por outro lado, clarificar os objectivos e transmitir as linhas de orientação do Programa de Mentoria, propondo aos seus participantes linhas de orientação para o funcionamento do mesmo.

e. Encontros entre Mentor e Mentorando

Mentor e Mentorando deverão realizar, pelo menos, duas reuniões ao longo do ano lectivo, devendo, igualmente, manter um contacto regular, através de telefone e/ou email, sempre e quando considerarem apropriado.

f. Avaliação do Programa de Mentoria pelos participantes

O Programa de Mentoria será sujeito a avaliação, quer por parte dos Mentores, quer por parte dos Mentorandos.

A avaliação far-se-á através do preenchimento de um questionário preparado pela Direcção da ALUMNI FDUNL que será enviado a Mentores e Mentorandos no final de cada ano lectivo.

O questionário de avaliação pretende recolher as observações de Mentor e Mentorando sobre o funcionamento do Programa de Mentoria, permitindo, igualmente, aos participantes submeter sugestões para a melhoria do mesmo.

5. Duração do Programa de Mentoria

O Mentor compromete-se a acompanhar o(s) Mentorando(s) durante, pelo menos, um ano lectivo.

Contudo, o Programa de Mentoria poderá estender-se se assim for requerido por Mentor e Mentorando. Neste caso, Mentor e Mentorando deverão informar a Direcção da ALUMNI FDUNL, assegurando-se, assim, uma efectiva coordenação e monitorização do Programa de Mentoria.

(5)

Logótipo ALUMNI FDUNL

2011/2012 

 

6. Código de Ética

O Programa de Mentoria é um programa de inscrição voluntária e como tal exige-se ao Mentor e Mentorando uma actuação íntegra, cabendo-lhes, entre outros, assegurar:

(i) A pontualidade e assiduidade em relação às reuniões agendadas, comunicando ao Mentorando/Mentor qualquer eventualidade que impeça a realização das mesmas.

(ii) A promoção de contactos regulares e construtivos, contribuindo para o são funcionamento do Programa de Mentoria.

(iii) Responder prontamente a emails e/ou telefonemas.

Referências

Documentos relacionados

CURSO: 906LC - ARTES VISUAIS - MANHÃ/TARDE / CAMPUS PIRAJÁ - JUAZEIRO DO NORTE. PONTUAÇÃO NOME

A função interpretativa da boa-fé impele à busca da compreensão das cláusulas contratuais que se revelem mais adequadas ao objetivo perseguido pelas partes. Os deveres

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro

Results suggest that the anthocyanin-based PSP extract is nutritious besides serving as a natural colorant, which is a positive implication for the wide use of purple sweet potato

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..