• Nenhum resultado encontrado

Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010 como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010 como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Guia do laboratório de teste: Configure o

SharePoint Server 2010 como um

Servidor Único com o Microsoft SQL

Server

Este documento é fornecido “no estado em que se encontra”. As informações e exibições expressas neste documento, incluindo URLs e outras referências a sites da Internet, podem ser alteradas sem aviso prévio. As informações e exibições expressas neste documento, incluindo URLs e outras referências a sites da Internet, podem ser alteradas sem aviso prévio.

Alguns exemplos citados neste documento são fornecidos somente como ilustração e são fictícios. Não há nenhuma intenção, nem por dedução, de qualquer associação ou conexão real. Este documento não oferece a você quaisquer direitos legais sobre propriedade intelectual em qualquer produto da Microsoft. Este documento pode ser copiado e usado para fins internos e de referência. Este documento pode ser modificado para fins internos e de referência.

© 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010

como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server

Microsoft Corporation Março de 2012

Resumo: Este documento contém uma introdução rápida aos Produtos do SharePoint 2010 e instruções passo-a-passo para configurar um laboratório de teste com um servidor único do SharePoint Server 2010 e demonstrar os recursos de um site de equipe padrão.

(2)

Sumário

Introdução ... 3

Neste guia ... 3

Visão geral do laboratório de teste ... 4

Requisitos de hardware e software ... 5

Etapas para Configurar o Laboratório de Teste de Servidor Único do SharePoint Server 2010 ... 5

Etapa 1: Configure o Laboratório de teste de configuração básica. ... 6

Etapa 2: Instale o SQL Server 2008 R2 ... 6

Etapa 3: Instale os pré-requisitos para o SharePoint Server 2010 ... 6

Etapa 4: Instale o SharePoint Server 2010 ... 6

Etapa 5: Demonstre os recursos do site de equipe Contoso padrão. ... 9

Salve a configuração... 10

(3)

3

Introdução

Os Produtos do Microsoft® SharePoint® 2010 tornam mais fácil para as pessoas trabalharem juntas. Usando os Produtos do SharePoint 2010, você e seus funcionários podem configurar sites Web para compartilhar informações com outras pessoas, gerenciar documentos do começo ao fim e publicar relatórios para ajudar todos a tomarem melhores decisões. Os Produtos do SharePoint 2010 consistem do SharePoint 2010 Foundation e SharePoint 2010 Server.

O SharePoint Server 2010 possui os seguintes recursos:

Sites Fornece uma infraestrutura única para todos os sites Web do seu negócio. Compartilhe documentos com colegas, gerencie projetos com parceiros e publique informações para clientes.

Comunidades Fornece ótimas ferramentas de colaboração—e uma única plataforma para gerenciá-las. Torne mais fácil para as pessoas compartilharem ideias e trabalharem juntas da forma como desejarem.

Composições Oferece ferramentas e componentes para criar soluções de negócio do tipo “faça você mesmo”. Construa soluções sem código para atender rapidamente as

necessidades do negócio.

Conteúdo Facilita o gerenciamento de conteúdo. Configure medidas de conformidade “nos bastidores” - com recursos como tipos de documento, políticas de retenção e classificação automática de conteúdo - e deixe que as pessoas trabalhem naturalmente no Microsoft Office.

Insights Fornece a todos acesso às informações nos bancos de dados, relatórios e aplicativos de negócio. Ajude as pessoas a localizarem as informações de que precisam para tomar boas decisões.

Pesquisa Acaba com a desorganização. Uma combinação única de relevância, requinte e dicas sociais ajuda as pessoas a encontrarem as informações e contatos de que precisam para concluírem suas tarefas.

Para mais informações sobre o Microsoft SharePoint Server 2010, consulte o Site de Informações de Produto do SharePoint.

Neste guia

Este documento contém instruções para configurar um laboratório de teste com base no Guia do laboratório de teste de configuração básica e no Guia do laboratório de teste do SQL Server 2008 R2 e configurar o SharePoint Server 2010 usando dois computadores servidores e um computador cliente. O laboratório de teste do SharePoint Server 2010 resultante demonstra a configuração padrão do SharePoint Server 2010 em um único computador usando o Microsoft® SQL Server®.

(4)

4 Importante:

As instruções a seguir são para configurar um laboratório de teste do SharePoint Server 2010 usando o número mínimo de computadores. Computadores individuais são necessários para separar os serviços fornecidos na rede e para mostrar claramente a funcionalidade desejada. Esta configuração não foi concebida para refletir as melhores práticas nem reflete uma configuração desejada ou recomendada para uma rede de produção. A configuração, incluindo endereços IP e todos os outros parâmetros de configuração, foi criada somente para funcionar em uma rede separada de laboratório de teste. Tentar adaptar esta configuração de laboratório de teste para uma

implantação piloto ou de produção pode resultar em problemas de configuração ou de funcionalidade. Para informações detalhadas de modelo e planejamento, consulte Planejamento e arquitetura para o SharePoint Server 2010.

Visão geral do laboratório de teste

Neste laboratório de teste, a funcionalidade de servidor único do SharePoint Server 2010 é implantada com:

 Um computador executando o Windows® Server® 2008 R2 Enterprise Edition chamado DC1, que está configurado como controlador de domínio da intranet, servidor DNS, servidor DHCP e autoridade de certificação (AC) raiz corporativa.

 Um membro da intranet executando o Windows Server 2008 R2 Enterprise Edition chamado APP1, que está configurado como servidor de aplicativos geral, servidor de aplicativos do SQL Server, do SharePoint Server 2010 e servidor web de front-end do SharePoint.

 Um computador cliente membro executando o Windows 7 Enterprise ou Ultimate chamado CLIENT1.

O laboratório de teste do SharePoint Server 2010 consiste de uma subrede única chamada Corpnet (10.0.0.0/24) que simula uma intranet particular. Os computadores na subrede Corpnet se conectam usando um hub ou comutador. Veja a figura a seguir.

(5)

5

Requisitos de hardware e software

A seguir estão os componentes requeridos para o laboratório de teste:

 O disco ou arquivos do produto para o Windows Server 2008 R2.

 O disco ou arquivos do produto para o Windows 7.

 O disco ou arquivos do produto para o Microsoft SQL Server 2008 R2. Consulte Versão de Avaliação do SQL Server 2008 R2 para uma versão de avaliação do Microsoft SQL Server 2008 R2.

 O disco ou arquivos do produto para o SharePoint Server 2010. Consulte Faça download da versão de avaliação do SharePoint 2010 para uma versão de avaliação do SharePoint Server 2010.

 Dois computadores que atendam os requisitos mínimos de hardware para o Windows Server 2008 R2 Enterprise Edition.

 Um computador que atenda os requisitos mínimos de hardware para o Windows 7 Enterprise ou Ultimate.

Etapas para Configurar o Laboratório de Teste de Servidor Único

do SharePoint Server 2010

Existem cinco etapas a serem seguidas para configurar o laboratório de teste de servidor único do SharePoint Server 2010.

1. Configure o Laboratório de teste de configuração básica. 2. Configure o SQL Server 2008 R2 no APP1.

3. Instale os pré-requisitos do SharePoint Server 2010 no APP1. 4. Instale o SharePoint Server 2010 no APP1.

5. Demonstre os recursos do site de equipe Contoso padrão. Observação

Você deve estar conectado como membro do grupo Administradores de Domínio ou membro do grupo Administradores em cada computador para concluir as tarefas descritas neste guia. Se não conseguir concluir uma tarefa enquanto estiver conectado com uma conta que seja membro do grupo Administradores, tente executá-la

conectado com uma conta que sejam membro do grupo Administradores de Domínio. As seções a seguir fornecem detalhes sobre como executar estas etapas.

(6)

6

Etapa 1: Configure o Laboratório de teste de configuração básica.

Configure o laboratório de teste de Configuração Básica para a subrede Corpnet usando os procedimentos na seção “Etapas para configurar a subrede Corpnet” em Guia do laboratório de teste: Configuração básica.

Etapa 2: Instale o SQL Server 2008 R2

Use as instruções no Guia do laboratório de teste: SQL Server 2008 R2 para configurar o SQL Server 2008 R2 no APP1.

Etapa 3: Instale os pré-requisitos para o SharePoint Server 2010

Neste procedimento, você instalará os pré-requisitos dos componentes de software para o SharePoint Server 2010 no APP1.

Para instalar o software de pré-requisito do SharePoint Server 2010 1. No APP1, faça logon usando a conta de usuário User1.

2. Conecte a máquina APP1 a uma rede que tenha acesso à internet e configure o

protocolo TCP/IP na Conexão de Área Local, conforme necessário. O instalador dos pré-requisitos do SharePoint Server 2010 deve fazer download e instalar componentes do Centro de Download da Microsoft. Por exemplo, se a rede que tem acesso à internet usa DHCP, configure o componente Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4) a partir das propriedades da Conexão de Área Local na pasta Conexões de Rede para usar o endereçamento automático e para configurar automaticamente um servidor DNS. 3. No APP1, navegue até a unidade ou pasta que contém os arquivos de instalação do

SharePoint Server 2010 e dê um duplo clique em default.hta.

4. Na página Início do SharePoint Server 2010, clique em Instalar pré-requisitos do software. 5. Na página Bem-vindo à Ferramenta de Preparação dos Produtos do Microsoft

SharePoint, clique em Avançar.

6. Na página dos Termos de Licença para o software, consulte os termos, marque a caixa de seleção Aceito os termos do(s) Contrato(s) de Licença e clique em Avançar. 7. Na página Instalação Completa, clique em Concluir.

Etapa 4: Instale o SharePoint Server 2010

(7)

7 Para instalar o SharePoint Server 2010

1. No DC1, clique em Iniciar, aponte para Ferramentas Administrativas e clique em Usuários e Computadores do Active Directory.

2. Na árvore do console, abra corp.contoso.com, clique com o botão direito em Usuários, aponte para Novo e clique em Usuário.

3. Na caixa de diálogo Novo Objeto - Usuário, em Nome completo, digite SPFarmAdmin e em Nome de logon do usuário, digite SPFarmAdmin.

4. Clique em Avançar.

5. Em Senha e em Confirmar senha, digite P@ssword1.

6. Desmarque O usuário deve alterar a senha no próximo logon. 7. Clique em Próximo e em Concluir.

8. Conecte a máquina APP1 à subrede Corpnet e configure o protocolo TCP/IP na Conexão de Área Local conforme necessário. Por exemplo, configure o componente Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4) a partir das propriedades da Conexão de Área Local na pasta Conexões de Rede para usar o endereço 10.0.0.3 com a máscara de subrede 255.255.255.0 e o servidor DNS preferencial 10.0.0.1.

9. Na página Início do SharePoint Server 2010, clique em Instalar o SharePoint Server. 10. Na página Digite a Chave do Produto, digite a sua chave de produto e clique em

Continuar.

11. Na página Leia os Termos de Licença para Software Microsoft, analise os termos, marque a caixa de seleção Aceito os termos deste contrato e clique em Continuar. 12. Na página Escolha a instalação desejada, clique em Farm de servidores.

13. Na guia Tipo de Servidor, clique em Completo. 14. Clique em Instalar Agora.

15. Quando a Instalação for concluída, uma caixa de diálogo solicitará que você conclua a configuração do servidor. Verifique se a caixa de seleção Executar o Assistente de Configuração dos Produtos e Tecnologias do SharePoint agora está marcada. 16. Clique em Fechar para iniciar o Assistente de Configuração.

(8)

8 18. Na caixa de diálogo que notifica que alguns serviços talvez precisem ser reinicializados

durante a configuração, clique em Sim.

19. Na página Conectar a um farm de servidores, selecione Criar um novo farm de servidores e clique em Avançar.

20. Na página Especifique as Definições do Banco de Dados de Configuração, digite APP1 em Servidor de banco de dados, digite CORP\SPFarmAdmin em Nome do usuário, P@ssword1 em Senha e clique em Avançar.

21. Na página Especifique as Configurações de Segurança da Farm, digite P@ssphrase em Senha e Confirmar senha e clique em Avançar.

22. Na página Configure o Aplicativo Web da Administração Central do SharePoint, clique em Avançar.

23. Na página Concluindo o Assistente de Configuração de Produtos do SharePoint, clique em Avançar.

24. Na página Configuração Bem-sucedida, clique em Concluir. O Internet Explorer é iniciar com uma guia chamada Assistente de Configuração da Farm.

25. Na caixa de diálogo Ajude a melhorar o SharePoint, clique em Não quero participar e clique em OK.

26. Para Como você deseja configurar sua farm do SharePoint?, clique em Iniciar o Assistente.

27. Na página Configure sua farm do SharePoint, em Conta do serviço, clique em Use uma conta gerenciada existente e clique em Avançar.

28. Na segunda página Configure sua página do SharePoint, em Título e descrição, digite Contoso Corporation em Título e clique em OK. Esta etapa cria um site de equipe na URL http://app1/.

29. Na página Isso conclui o Assistente de Configuração da Farm, clique em Concluir. A guia do Internet Explorer exibe o site da Administração Central do SharePoint 2010, a partir do qual você poderá configurar e gerenciar o servidor do SharePoint.

30. Feche a janela do Internet Explorer. Na página Início do SharePoint Server 2010, clique em Sair.

(9)

9

Etapa 5: Demonstre os recursos do site de equipe Contoso padrão.

Neste procedimento, você navegará pelos recursos padrão do SharePoint para o site de equipe da Contoso Corporation em http://app1/.

Para ver os recursos do site de equipe da Contoso Corporation padrão

1. Conecte a máquina CLIENT1 à subrede Corpnet e faça logon com a conta User 1. 2. Execute o Internet Explorer no CLIENT1.

3. Na barra de endereços, digite http://app1/ e pressione ENTER. Você deve ver um site de equipe do SharePoint para Contoso Corporation.

4. Sob Bibliotecas, clique em Páginas do Site. Estas páginas web podem funcionar como uma biblioteca wiki da equipe para compartilhar informações e ideias e para

colaboração entre os membros da sua equipe. Você pode clicar em Adicionar nova página para criar uma nova página do site. Clique em Como usar esta biblioteca para exibir a página Wiki que informa como usar esta biblioteca wiki.

5. Sob Bibliotecas, clique em Documentos Compartilhados. Esta é uma lista de

documentos compartilhados em que você pode trabalhar junto com outras pessoas. Cada documento pode ser editado por várias pessoas em um local central, o que torna a colaboração de documentos muito mais fácil do que enviar arquivos por email. Você pode clicar em Adicionar documento para adicionar um novo documento à lista de documentos compartilhados.

6. Sob Listas, clique em Calendário. Este é um calendário de equipe compartilhado que pode ser usado para gerenciar e compartilhar eventos por toda a sua equipe. Você pode apontar para um dia e clicar em Adicionar para adicionar um evento de calendário. 7. Sob Listas, clique em Tarefas. Esta é uma lista de tarefas simples, a partir da qual é

possível adicionar e editar tarefas e acompanhar o andamento. Clique em Adicionar item novo para adicionar uma nova tarefa a esta lista.

8. Sob Discussões, clique em Discussão da Equipe. Este é um fórum de discussão de equipe no estilo de grupo de notícias, a partir do qual é possível fazer perguntas e compartilhar informações sobre problemas e tópicos importantes para a sua equipe. Clique em Adicionar nova discussão para adicionar um novo tópico para discussão. 9. Clique em Página inicial para voltar para a página inicial do site de equipe da Contoso

(10)

10

Salve a configuração

Isto conclui o laboratório de teste de servidor único do SharePoint Server 2010. Para salvar esta configuração, de forma que seja possível rapidamente voltar para uma configuração funcional a partir da qual você possa testar outros GLTs ou extensões de laboratório de teste do SharePoint ou para sua própria experimentação e aprendizado, faça o seguinte:

1. Em todos os computadores físicos ou máquinas virtuais no laboratório de teste, feche todas as janelas e execute um desligamento normal.

2. Se seu laboratório estiver baseado em máquinas virtuais, salve um instantâneo de cada máquina virtual e chame-os de SharePoint2010SingleServer. Se seu laboratório usa computadores físicos, crie imagens de disco para salvar a configuração do laboratório de teste de servidor único do SharePoint Server 2010.

Recursos adicionais

Para mais informações sobre o SharePoint Server 2010, consulte a Página web de informações de produto do SharePoint 2010.

Para enviar suas perguntas sobre este laboratório de teste ou sobre o SharePoint Server 2010, consulte o Fórum de Configuração, Atualização e Operações do SharePoint 2010.

Para fazer comentários ou sugestões de aprimoramento deste guia para os autores, envie um e-mail para tlgfb@microsoft.com.

Para uma lista de GLTs relacionadas a este laboratório de teste ou extensões para demonstrar funcionalidades adicionais, consulte Laboratório de teste do SharePoint Server 2010 no Wiki do TechNet.

A Microsoft incentiva fortemente que você desenvolva e publique seu próprio conteúdo de GLT para o SharePoint Server 2010, no Wiki do TechNet (exemplo: Guia do laboratório de teste: Demonstração de VPNs de Acesso Remoto) ou em seu próprio fórum de publicação (exemplo: Guia do laboratório de teste (parte 1) - Demonstração do Servidor da VPN de Acesso Remoto de TMG PPTP, L2TP/IPsec e SSTP). Se você deseja publica seu conteúdo de GLT no wiki do TechNet, consulte Como contribuir com séries de posts de blog de GLT para informações sobre os tipos de conteúdo que você pode criar e para links para modelos e orientações.

Para uma lista de GLTs adicionais da Microsoft, consulte Guias de Laboratórios de Teste no Wiki do TechNet.

Referências

Documentos relacionados

comemorou no dia 23 de Maio, duas datas significativas: 30 anos de criação do ICBAS e 25 anos de ensino clínico do Hospital Geral de Santo António (HGSA).. As duas

Este portal tem como principal objetivo consolidar informações de manutenção de ativos em Plataforma Microsoft Office Sharepoint Server 2010, integrando o sistema de Gestão

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Visando apoiar aulas de graduação de IHC em cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, tomamos como base o currículo recomendado pelo

da vontade, não significa que concordamos com tal possibilidade. Há sim, a nosso ver um sujeito da vontade, mas que fica sublimado pelo sujeito do inconsciente, o sujeito

[r]

Resultando a aplicação em número fracionado, será elevado para o primeiro número inteiro subsequente, desde que a fração obtida seja superior a 0,5 (cinco

suítes e nº de banheiros, respectivamente 0,118, 0,502, 0,184, 0,247, 0,241 e 0,276. Dessa for- ma, o modelo pode ser escrito como:.. O presente estudo teve como objetivo ge-