• Nenhum resultado encontrado

Editora da Universidade Estadual de Londrina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editora da Universidade Estadual de Londrina"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

A Eduel é afiliada à

Conselho Editorial Neide Maria Jardinette Zaninelli (Presidente)

Ângela Pereira Teixeira Victória Palma Francisco Cesar Alves Ferraz Joice Mara Cruciol e Souza Maria Luiza Marinho Marta Dantas da Silva Odilon Vidotto

Pedro Paulo da Silva Ayrosa Roberto Buchaim Rossana Lott Rodrigues

Editora da Universidade Estadual de Londrina Reitor

Vice-Reitor Diretora

Wilmar Sachetin Marçal Cesar Antonio Caggiano Santos Neide Maria Jardinette Zaninelli

(3)

1.Patologia experimental. 2.Imunologia. I. Watanabe, Maria Angelica Ehara.

CDU: 616 T674 Tópicos em patologia experimental: 1/Maria Angelica Ehara Watanabe et al.

ISBN 978-85-7216-488-7

Direitos reservados a

Editora da Universidade Estadual de Londrina

Campus Universitário Caixa Postal 6001 86051-990 Londrina PR Fone/Fax: (43) 3371-4674 e-mail: eduel@uel.br www.uel.br/editora

Impresso no Brasil / Printed in Brazil Depósito Legal na Biblioteca Nacional 2008

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Catalogação na publicação elaborada pela Bibliotecária

Neide Maria Jardinette Zaninelli/CRB-9/884.

(Organizadores) - Londrina: EDUEL, 2008. 242p.: il.; 27cm

(4)

COLABORADORES

• Docentes •

Alessandra Lourenço Cecchini

Professor Adjunto na área de Patologia Geral no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, USP. Doutorado sanduiche no Vollum Institute of Heath and Science University of Oregon, EUA, na área de neuroquímica e neurobiologia.

Eiko Nakagawa Itano

Professor Associado na área de Imunologia de Doenças infecciosas e Imunologia Molecular no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pela Juntendo University, School of Medicine e Chiba University, Japão.

Emerson José Venancio

Professor Adjunto na área de Imunologia de Doenças infecciosas e Biologia Molecular no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília.

Helenir Medri de Souza

Professor Associado na área de Fisiologia no Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo, USP-SP.

Ionice Felipe

Professor Associado na área de Imunologia de Doenças infecciosas e Imunologia Celular no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado pela Washigton University, School of Medicine, EUA.

Ivete Conchon Costa

Professor Adjunto na área de Parasitologia, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Parasitologia pela Universidade de São Paulo, USP-SP, Doutorado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Lúcia Regina Ribeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Patologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Ciências ( Genética) pela Universidade de São Paulo-USP e Pós-Doutorado pela Leiden University, Leiden, Hollanda.

José Pedro Friedmann Angeli

Professor na área de Genética no Departamento de Biologia Geral, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Genética e Biologia Molecular, Universidade Estadual de Londrina. Doutorando do curso de Bioquímica, Universidade de São Paulo, USP-São Paulo.

Maria Angelica Ehara Watanabe

Professor Associado na área de Imunologia, Imunopatologia e Biologia Molecular no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Ciências (Bioquímica) Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, FMRP-USP.

(5)

Pós-COLABORADORES

Doutorado em Imunologia e Biologia Molecular pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, SP.

Mario Augusto Ono

Professor Adjunto na área de Imunologia de Doenças infecciosas, Imunologia Molecular e Imunotoxicologia no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo.

Mário Sérgio Mantovani

Professor Associado na área de Genética e Biologia Molecular no Departamento de Biologia Geral e Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Genética, Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto, SP.

Marli Cardoso Martins Pinge

Professor Associado na área de Fisiologia no Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado em controle neural da circulação, Columbia-Missouri University, EUA.

Phileno Pinge-Filho

Professor Associado na área de Imunologia, Imunopatologia e Imunoparasitologia no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Biologia (Imunologia) pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado pela Columbia-Missouri University, EUA.

Rubens Cecchini

Professor Associado na área de Fisiopatologia e Patologia Geral no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo, USP/RP. Pós-Doutorado na área de radicais livres pela King’s College, Londres, Inglaterra.

Sandra Odebrecht Vargas Nunes

Professor Adjunto na área de Psiquiatria, Departamento de Clínica Médica, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Psiquiatria pela Universidade Complutense de Madri, Espanha, Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Mestrado e Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina.

Sueli Donizete Borelli

Professor Adjunto na área de Imunologia e Imunogenética no Departamento de Análises Clínicas, Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo, Doutorado sanduiche, Stanford University, EUA.

Tânia Longo Mazzuco

Professor Adjunto na área de Endocrinologia no Departamento de Clínica Médica, e no Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Vice-Presidente do Departamento de Adrenal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Residência médica em Medicina Interna e Endocrinologia. Especialista em Endocrinologia pela SBEM. Mestrado e Doutorado em Fisiologia, Fisiopatologia e Farmacologia – Universidade de Joseph Fourier, França. Pós-Doutorado na área de Farmacologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

(6)

COLABORADORES

Vera Lúcia Hideko Tatakihara

Professor Assistente na área de Parasitologia Clínica e Citologia Clínica, Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina. Mestrado na área de Imunoparasitologia pelo Programa de Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina

• Discentes •

Aida Mehanna

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Ana Cristina S. do Amaral Herrera

Especialista em Biologia Aplicada à Saúde. Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica. Especialista pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Andrea Cristine Koishi

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Cristiane Akemi Iamamoto

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Débora Fonseca Vituri

Especialista em Periodontia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Eveline Aparecida Isquierdo Fonseca

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Universidade de São Paulo, USP.

Flávia Alessandra Guarnier

Mestre em Patologia Experimental e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Gabriela Gonçalves de Oliveira

Professora na área de Imunologia da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Patologia Experimental e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Jair Tonon

Professor Adjunto na área de Patologia Geral no Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Microbiologia, Universidade Estadual de Londrina. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Juliana Laino do Val Carneiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Karen Brajão de Oliveira

Professora de Parasitologia e Fisiologia da Universidade Pitágoras de Londrina. Mestre em Patologia Experimental e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Luiz Antonio Custodio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Universidade Estadual de Londrina. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Mari Sumigawa Kaminami

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Marla Karine Amarante

Mestre em Patologia Experimental e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

(7)

COLABORADORES

Paula Batista Fernandes

Graduada em Biomedicina, Universidade Estadual de Londrina.

Priscila Cassolla

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Tatiane Ferreira Petroni

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

Thiago Yuiti Castilho Massuda

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Universidade Estadual de Londrina.

(8)

DEDiCAtóRiA

Ao Prof. Dr. Geraldo Brasileiro Filho pela inestimável

contribuição para o desenvolvimento e consolidação

da área de Patologia no país.

(9)
(10)

AGRADECiMENtO

Os autores e os organizadores são imensamente gratos a:

• Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da

Universidade Estadual de Londrina - PROPPG

• Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FAEPE

• Editora da Universidade Estadual de Londrina - EDUEL

Neide Maria Jardinette Zaninelli e equipe.

• Prof. Dr. Paulo de Tarso Galembeck

pela revisão da Lingua Portuguesa.

(11)
(12)

SUMÁRiO

Prefácio

Capítulo 1

Infecção de Animais Domésticos e Silvestres pelo Fungo

Paracoccidioides brasiliensis

Mario Augusto Ono, Tatiane Ferreira Petroni, Gabriela Gonçalves de Oliveira e Eiko Nakagawa Itano

Capítulo 2

Aspectos Imunológicos da Paracoccidioidomicose Humana

Eiko Nakagawa Itano, Thiago Yuiti Castilho Massuda, Mario Augusto Ono e Mari Sumigawa Kaminami

Capítulo 3

Detecção Molecular do Fungo Paracoccidioides brasiliensis

Emerson José Venancio, Débora Fonseca Vituri e Andrea Cristine Koishi

Capítulo 4

Candidíase: Aspectos Gerais e Efeito de Imunomoduladores

Ionice Felipe, Luis Carlos Jabur Gaziri, Ivete Conchon Costa e Luiz Antonio Custodio

Capítulo 5

Papel das Prostaglandinas na Doença de Chagas Experimental

Phileno Pinge-Filho, Vera Lúcia Tatakihara e Rubens Cecchini

Capítulo 6

A Bioquímica do Óxido Nítrico

Alessandra Lourenço Cecchini, Cristiane Akemi Iamamoto, Phileno Pinge-Filho, Paula Batista Fernandes e Rubens Cecchini

Capítulo 7

O Óxido Nítrico e Exercício Físico na Sepse

Marli Cardoso Martins Pinge e Aida Mehanna

Capítulo 8

Fisiopatologia da Isquemia e Reperfusão

Alessandra Lourenço Cecchini, Cristiane Akemi Iamamoto, Jair Tonon, Flávia Alessandra Guarnier e Rubens Cecchini

XV

01

17

37

55

75

93

115

129

(13)

Capítulo 9

Alterações Metabólicas na Caquexia Associada ao Câncer

Helenir Medri de Souza e Priscila Cassolla

Capítulo 10

Cogumelos como Componentes da Dieta na Quimioproteção de

Mutações e Câncer

Lúcia Regina Ribeiro, José Pedro Friedmann Angeli e Mário Sérgio Mantovani

Capítulo 11

Interesse do Estudo dos Tumores Adrenocorticais em Patologia

Experimental e Clínica

Tânia Longo Mazzuco, Ana Cristina S. do Amaral Herrera e Eveline Aparecida Isquierdo Fonseca

Capítulo 12

Importância da Quimiocina SDF-1/CXCL12 e seu Receptor

CXCR4 na Patogênese do Câncer de Mama

Maria Angelica Ehara Watanabe, Karen Brajão de Oliveira, Marla Karine Amarante e Juliana Laino do Val Carneiro

Capítulo 13

Tópicos Envolvidos na Esquizofrenia

Sandra Odebrecht Vargas Nunes, Eiko Nakagawa Itano, Emerson José Venancio, Sueli Donizete Borelli e Maria Angelica Ehara Watanabe

141

159

177

201

(14)

PREFÁCiO

XV

O

Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental foi implementado no ano de

2001 na Universidade Estadual de Londrina com a finalidade de preparar profissionais

das áreas de saúde e biológicas para exercerem a atividade docente e de pesquisa

em Patologia Geral e Imunologia. As disciplinas são ministradas de forma independentes ou de

forma integrada, seguindo a tendência atual das propostas pedagógicas de ensino integrado. A

produção científica dos orientadores deste Programa consiste de publicações que enfatizam os

mecanismos de lesão celular e tissular buscando os mecanismos da resposta imunológica nos

processos inflamatórios e infecciosos, na carcinogênese, no desequilíbrio hemodinâmico e nas

injúrias químicas. As linhas de pesquisa tem como foco central a investigação dos fenômenos

patológicos enfatizando os mecanismos imunológicos, moleculares e bioquímicos da lesão tecidual

com atuação de pesquisadores de diferentes áreas.

Este livro consiste de 13 capítulos de docentes orientadores em colaboração com os alunos de

pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental,

Universidade Estadual de Londrina. Os capítulos são apresentados na forma de mini-revisões

relacionadas às linhas de pesquisa dos orientadores deste Programa.

Maria Angelica Ehara Watanabe

Mario Augusto Ono

Rubens Cecchini

Eiko Nakagawa Itano

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Área de concentração - Biologia Celular e Molecular) da Universidade Estadual de Maringá,