• Nenhum resultado encontrado

Índice MANUAL DE ASSINATURA DE DOCUMENTOS COM AUTENTICACAO.GOV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice MANUAL DE ASSINATURA DE DOCUMENTOS COM AUTENTICACAO.GOV"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1/15

Índice

0. Introdução... 2

1. Instalação do software autenticacao.gov ... 3

Instalação em Microsoft Windows ... 3

Instalação em Mac OS ... 4

2. Manter o software autenticacao.gov atualizado ... 6

3. Assinar documento digital... 7

Assinatura Simples ... 7

Assinatura Avançada ... 9

Adicionar ficheiros: ... 9

Pré-visualização: ... 9

Configurações: ... 9

Assinar documento através da opção “Assinar Cartão do Cidadão” ... 10

Assinar documento por meio da opção “Assinar Chave Móvel Digital” ... 12

4. Verificação de assinatura digital em documento PDF ... 13

(2)

2/15

0. Introdução

O presente documento tem como objetivo descrever os principais passos para assinar documentos digitais com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, através da aplicação Autenticação.gov. Para assinar um documento, é necessário que previamente tenha as credenciais de autenticação do cartão do cidadão, ou ter ativa a Chave Móvel Digital.

A aplicação autenticação.gov para computador permite ao cidadão tirar partido de funcionalidades eletrónicas do seu Cartão de Cidadão, tais como:

• Assinar documentos digitais com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital; • Personalizar a assinatura digital.

De seguida são apresentados os passos que deve seguir para assinar documentos digitais através da aplicação autenticação.gov:

1. Instalação do software autenticacao.gov; 2. Manter o software autenticação.gov atualizado; 3. Assinar documento digital

o Assinatura Simples; o Assinatura Avançada;

o Assinar documento através da opção “Assinar Cartão do Cidadão”; o Assinar documento por meio da opção “Assinar Chave Móvel Digital”; 4. Verificação de assinatura digital em documento PDF.

(3)

3/15

1. Instalação do software autenticacao.gov

O download da aplicação deve ser efetuado no seguinte endereço

https://www.autenticacao.gov.pt/cc-aplicacao. Nesta página encontra os links para descarregar a aplicação autenticacao.gov nas várias versões para diferentes sistemas operativos:

• Windows; • MAC (OS); • Linux.

Selecione a versão correspondente ao seu sistema operativo e faça o respetivo download, através do botão “Guardar ficheiro”;

Instalação em Microsoft Windows

a) Executar o pacote de instalação: Após ter descarregado o ficheiro de instalação, deverá fazer duplo clique sobre este.

(4)

4/15

b) No primeiro ecrã interativo, deverá marcar a caixa para aceitar os termos e condições da aplicação. Para uma instalação simples, pressione em Instalar.

c) Após a conclusão deste assistente, este solicitará a reinicialização do computador.

d) No próximo arranque do Windows a instalação da aplicação estará finalizada.

Instalação em Mac OS

a) Executar o instalador: após ter descarregado o ficheiro de instalação, deverá fazer duplo clique sobre este, surgindo um ecrã semelhante ao apresentado de seguida:

b) Escolher a opção “Continuar”. Em seguida é necessário ler e aceitar os termos da licença do software.

(5)

5/15

c) A partir deste ponto no assistente deverá premir o botão “Continuar” até concluir a instalação.

d) Após a conclusão deste assistente, a aplicação estará instalada no computador. Neste momento a aplicação utilitária “Autenticacão.Gov” já estará disponível na pasta Aplicações.

(6)

6/15

2. Manter o software autenticacao.gov atualizado

De forma a manter o seu software autenticacao.gov atualizado com as funcionalidades mais recentes e correções de segurança, verifique regularmente se existem atualizações.

Para verificar se existem atualizações pendentes, após entrar no autenticacao.gov deverá seguir os seguintes passos:

1) Clicar no ícone com o formato de uma “roda dentada”;

2) Clicar em “Atualizações”;

3) Na parte superior do lado direito do ecrã pode procurar atualizações da aplicação ao clicar em “Procurar atualizações” (caso existam, deve proceder à sua instalação);

4) Na parte inferior do lado direito do ecrã pode procurar atualizações dos certificados de segurança, ao clicar em “Procurar atualizações” (caso existam, deve igualmente proceder à sua instalação).

(7)

7/15

3. Assinar documento digital

A aplicação permite assinar digitalmente, de forma nativa, ficheiros PDF. A assinatura digital em documentos PDF foi desenvolvida de acordo com a especificação da Adobe, podendo assim ser validada posteriormente no software Adobe Reader DC.

A assinatura digital permite ao titular de um Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital, por vontade própria, assinar com a chave pessoal existente no seu Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital. É possível assinar usando dois modos diferentes:

a) Assinatura Simples: Assinatura digital de um documento PDF.

b) Assinatura Avançada: Assinatura digital de um documento PDF ou outro qualquer documento com possibilidade de assinar vários documentos ao mesmo tempo, adicionar atributos profissionais, bem como configurar outras opções.

Assinatura Simples

Assinatura digital simples de um único documento PDF. 1. Selecionar o ficheiro;

O ficheiro a assinar pode ser selecionado arrastando-o para a área de pré-visualização. Pode também clicar na área de pré-visualização ou no botão “Adicionar ficheiro” e selecionar manualmente o ficheiro. Será exibida uma janela para selecionar o ficheiro que pretende assinar.

(8)

8/15

2. Escolher a página e o local, onde vai ficar visível a assinatura digital;

Neste modo, assinatura simples, apenas é possível selecionar a página e mover a assinatura digital para o local pretendido, conforme a figura seguinte.

3. Por fim, escolher o método de como vai ser assinado o documento.

Depois de selecionar o documento, escolher a página e a localização da assinatura digital no documento, terá que escolher uma das duas formas de assinar o documento:

(9)

9/15 a) Assinar Cartão do Cidadão

b) Assinar Chave Móvel Digital

Assinatura Avançada

Esta opção permite assinar digitalmente um ou mais documentos ao mesmo tempo, adicionar atributos profissionais, bem como configurar outras opções.

Os ficheiros a assinar podem ser selecionados arrastando-os para a área de pré-visualização. Pode também clicar na área de pré-visualização ou no botão Adicionar ficheiros e selecionar manualmente os ficheiros. Será exibida uma janela para selecionar os ficheiros que pretende assinar. Os ficheiros selecionados serão apresentados na janela “Escolha os ficheiros”, como podemos visualizar na imagem seguinte.

Adicionar ficheiros:

Abre uma nova janela que permitirá selecionar os documentos a serem assinados. É possível adicionar e remover ficheiros individualmente ou todos.

Pré-visualização:

Permite visualizar o documento a ser assinado, bem como a pré-visualização da própria assinatura. A pré-visualização existe apenas para assinatura do tipo PDF.

Configurações:

Neste modo, é possível selecionar um conjunto de opções e mover a assinatura digital para o local pretendido. Após a seleção dos ficheiros, deverá selecionar as opções da assinatura. As configurações da assinatura são as seguintes:

(10)

10/15

a) PDF (Portable Document Format), disponível para assinaturas com Cartão de Cidadão e Chave Móvel Digital.

b) Outros ficheiros: Pacote ASiC com XML Advanced Electronic Signatures (XadES). Disponível para assinaturas com Cartão de Cidadão.

Motivo da assinatura:

É um campo opcional que permite ao signatário indicar o motivo da sua assinatura. Disponível para assinaturas do tipo PDF.

Localidade:

É um campo opcional e permite ao signatário indicar o local onde a assinatura foi efetuada. Disponível para assinaturas do tipo PDF.

Adicionar selo temporal:

Adiciona um selo temporal, provando a data à qual a assinatura foi efetuada. Esta é a única forma de provar que o documento existia a determinada hora, pois é aplicada ao documento a data e hora que este está a ser assinado, de forma segura. Note-se que a hora apresentada no selo visível é a hora local do computador onde foi efetuada a assinatura.

Adicionar atributos profissionais:

A funcionalidade de assinatura de profissionais permite ao cidadão autenticar-se na qualidade das funções que desempenha na sociedade enquanto profissional qualificado. Pode consultar mais

informações sobre esta opção no manual da aplicação em

https://amagovpt.github.io/autenticacao.gov/user_manual.html .

Tal como na assinatura simples e após configurar as opções anteriores, deverá escolher uma das duas formas de assinar o documento:

a) Assinar Cartão do Cidadão b) Assinar Chave Móvel Digital

Assinar documento através da opção “Assinar Cartão do Cidadão”

A opção “Assinar Cartão do Cidadão”, apenas estará disponível caso o cartão do cidadão esteja inserido no leitor de cartões.

(11)

11/15

Caso escolha esta opção, terá inicialmente que escolher a localização e o nome do novo documento que será gerado com a assinatura.

De seguida terá que introduzir o PIN de assinatura (que consta na carta que recebeu com a informação para levantamento e utilização do seu cartão do cidadão), conforme a figura seguinte.

Após a introdução do PIN de assinatura e clicar o botão “Confirmar”, recebe a confirmação de que o documento foi assinado com sucesso.

(12)

12/15

Assinar documento por meio da opção “Assinar Chave Móvel Digital”

Esta opção pressupõe que o cidadão já ativou previamente a Chave Móvel Digital. Para ter mais

informações sobre como fazer a sua ativação, consulte a seguinte página

https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital .

Caso opte por assinar através desta forma, inicialmente terá que escolher a localização e o nome do novo documento que será gerado com a assinatura digital. Note que o botão Assinar com Chave Móvel Digital só está disponível nas assinaturas de documentos do tipo PDF.

De seguida, deverá introduzir as respetivas credenciais, o número de telemóvel associado à chave Móvel Digital e o PIN de Assinatura, conforme a figura seguinte.

(13)

13/15

4.

Verificação de assinatura digital em documento PDF

Após aplicar uma assinatura digital num documento, a sua verificação deverá ser efetuada preferencialmente através da aplicação Adobe Reader DC.

Na imagem seguinte é mostrada a assinatura constante num documento PDF (Apenas quando no processo de assinatura é selecionada a opção de assinatura “Visível”):

A assinatura deverá ser sempre validada no painel de assinaturas do Adobe Reader DC, uma vez que esta funcionalidade permite a visualização do estado da assinatura sendo possível a visualização da cadeia de confiança e as propriedades criptográficas da mesma.

(14)

14/15

5. Mensagem de erro “Ao menos uma assinatura apresenta

problemas”

Por vezes é apresentada a seguinte mensagem "Ao menos uma assinatura apresenta problemas" e isso deve-se à falta da cadeia de certificados no Acrobat Reader DC, por essa razão não

consegue validar a assinatura que consta no documento.

A solução passa por fazer a atualização da lista de “Certificados confiáveis”: 1) No menu, clicar em "Editar > Preferência";

2) Do lado esquerdo, procure por "Gerenciador de Confiança" e clique;

3) Procure o quadro "Atualizações automáticas dos certificados confiáveis aprovados pela Adobe" e clique em "Atualizar agora";

4) Procure o quadro "Atualizações de certificados confiáveis aprovados pela União Europeia" e clique igualmente em "Atualizar agora".

(15)

15/15

5) Por último, volte ao documento e clique com o botão direito em cima da assinatura que está com o problema e clique em "Validar assinatura".

Referências

Documentos relacionados

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Suponha que a radia¸c˜ao eletromagn´etica seja absorvida por uma superf´ıcie de ´ area A, e que esta absor¸c˜ao ocorra em um tempo ∆t, no qual a onda percorre a distˆ ancia c∆t

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

tilhas de U0 2 , tabela IV.8. Alguns elementos combustíveis, possuíam mais de um lote em seu interior, como especificado na tabela IV.10 , necessitando-se fazer a combinação

Este estágio tem como principal objetivo a criação de uma aplicação móvel em Android que permita adicionar uma assinatura digital a documentos PDF , utilizando para isso

Enquanto estudante de graduação, é chegado o momento de construção do Trabalho de Conclusão de Curso, momento que exige do aluno algumas escolhas. Dentre estas,

Paulilo (2016) disserta sobre alguns aspectos que nos ajudam a compreender, por exemplo, a escolha de movimentos como o Movimento de Mulheres

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão