• Nenhum resultado encontrado

Nota Justificativa. SECÇÃO I Disposições Gerais. Artigo 1º Objecto. Artigo 2º Âmbito Geográfico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nota Justificativa. SECÇÃO I Disposições Gerais. Artigo 1º Objecto. Artigo 2º Âmbito Geográfico"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento

ATL

(2)

Nota Justificativa

O presente Regulamento define as normas de funcionamento do Atelier de Tempos Livres (ATL) do Município de Ourique e faz parte integrante das atribuições do Sector de Educação.

O mesmo define as condições de acesso e de funcionamento do ATL destinado a promover actividades lúdicas às crianças do concelho de Ourique.

O ATL do Município, surge a pensar não só na necessidade de ocupação de tempos livres das Crianças e Jovens do Concelho mas também da preocupação em oferecer actividades muito diversificadas, divertidas e estimulantes, que permitam actuar intencionalmente ao nível do desenvolvimento global das crianças e jovens, em áreas não contempladas pela escola, realçando dois aspectos fundamentais: a liberdade pessoal na gestão de tempos livres, e a aquisição consciente de novos conhecimentos e/ou competências.

SECÇÃO I Disposições Gerais

Artigo 1º Objecto

O presente regulamento define as condições de funcionamento do ATL do Concelho de Ourique.

Artigo 2º Âmbito Geográfico

(3)

Destinatários

O ATL destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, salvo raras excepções de crianças com mais idade que estejam a frequentar ainda o 1º ciclo.

Podem usufruir deste serviço, crianças em que os Pais e/ou Encarregados de Educação, residam no Concelho de Ourique, ou crianças cujo os Pais e/ou Encarregados de Educação comprovem trabalhar no Concelho de Ourique.

SECÇÃO II

Organização e funcionamento Artigo 4º

Organização e coordenação

A Organização e Coordenação ATL são da exclusiva competência do Município de Ourique. Artigo 5º

Funcionamento

O ATL, funciona no decorrer de todo o ano civil, prestando apoio à escola nos períodos lectivos e tendo um horário mais alargado nas interrupções lectivas do Natal, Páscoa e Verão.

Artigo 6º Horário

O horário de funcionamento do ATL nas interrupções lectivas:  09h00m – 12h30m

(4)

Secção III Inscrição

Artigo 7º Inscrição

Para poderem frequentar o ATL, os Pais e/ou encarregados de Educação devem efectuar por cada interrupção lectiva uma inscrição, que têm um formulário próprio a disponibilizado por este serviço.

Secção IV Obrigações

Artigo 8º

Direitos dos Destinatários

1 - As crianças têm o direito de usufruir de todos os equipamentos disponibilizados no ATL. 2- As crianças têm o direito de participar livremente nas actividades propostas pela coordenação do ATL.

Artigo 9º

Deveres dos Destinatários

1 - Zelar pelo bom uso do equipamento, bem como, não fazer uso indevido do mesmo; 2 - Respeitar os funcionários do Município que acompanham diariamente as crianças no ATL., zelando pela sua integridade física e não sendo permitido faltas de respeito para com estes. 3- Respeitar todas as outras crianças que frequentam o ATL, quer a nível verbal quer a nível físico.

(5)

Artigo 10º

Direitos da Entidade Coordenadora

1 – Solicitar sempre que necessário a presença dos Pais e/ou Encarregados de educação para a resolução de problemas relacionados com as crianças que frequentam o ATL.

2- Definir todas as alterações necessárias no decorrer do ano civil, que vão ao encontro das necessidades dos destinatários.

Artigo 11º

Deveres da Entidade Coordenadora 1- Disponibilizar funcionários para o bom funcionamento do ATL.

2- Efectuar o pagamento do Seguro à seguradora, após o pagamento do Pais.

3- Elaborar para cada Interrupção Lectiva, actividades diversificadas para as crianças fora do espaço físico do ATL.

4- Articular com os diversos equipamentos do Município (Piscina, Biblioteca, Centro de Convívio, Cinema, Pavilhão Multiusos, entre outros), actividades para as crianças.

Artigo 12º Suspensão

Todo e qualquer problema (deveres dos destinatários) que implique a intervenção da coordenação do ATL, pode incorrer uma sanção/suspensão para a criança que vai de um período mínimo de 10 dias úteis a um máximo de 20 dias úteis.

(6)

Secção V Disposições Finais

Artigo 13º Avaliação

Cabe à entidade coordenadora proceder à avaliação do funcionamento do ATL, através da elaboração de um relatório.

Artigo 14º

Revisão do Regulamento

O presente regulamento poderá ser alvo de alterações ou modificações, sempre que sejam considerados pertinentes por parte das entidades Coordenadora e comunicado no prazo de 10 dias úteis aos Pais e /ou encarregados de Educação.

Artigo 15º Dúvidas e Omissões

Todas as dúvidas ou omissões suscitadas na interpretação e aplicação do presente Regulamento serão analisadas e consideradas pelo Município.

Artigo 16º Entrada em Vigor

O presente regulamento entra em vigor no dia útil imediatamente subsequente à sua aprovação. Ourique, 2 de Janeiro de 2009

Referências

Documentos relacionados

 Considerando-se a relevância da colaboração prestada, o MP, a qualquer tempo, e o delegado de polícia, nos autos do inquérito policial, com a manifestação

Com a finalidade de capacitar professores, tendo em vista a dificuldade relatada pelos mesmos em relação ao pouco conhecimento do conteúdo para orientar os seus

6.3.2. Aplicam-se às contratações realizadas com base neste Sistema de Registro de Preços, as disposições estabelecidas no Edital da licitação que o precedeu,

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

invariante da transferência de calor conjugada por convecção forçada-condução no resfriamento de três aquecedores 3D protuberantes montados em um substrato condutivo em um

Assim, foi elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Despacho nº 15-P/2011, de 28 de Fevereiro, um Projecto de Alterações ao Regulamento do Programa de Apoio Financeiro

Não tivemos impacto nenhum ainda, os nossos fluxos estão bastante acima, vendas também em linha com o que a gente vinha reportando.Estamos bem atentos,

A África e a Ásia despertavam a curiosidade de europeus e norte-americanos e também serviam de inspiração para a imaginação de escritores de ficção, não apenas de contos