• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 1 DE ABRIL DE 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 1 DE ABRIL DE 2015."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE

CÂMARA MUNICIPAL

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO

VERDE, REALIZADA NO DIA 1 DE ABRIL DE 2015.

Nº. 7/2015

Estiveram presentes para o efeito os eleitos: Francisco José Caldeira Duarte, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e António João Fernandes Colaço, António José Rosa de Brito e Carlos Alberto Camacho Guerreiro Pereira, na qualidade de Vereadores.

Faltou à presente reunião o Sr. Vereador Paulo Jorge Maria do Nascimento por estar a representar o Município numa reunião na Direção Regional do Alentejo da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

ABERTURA DOS TRABALHOS

Dada a existência de quórum foi, pelo Sr. Presidente, declarada aberta a reunião pelas 21,40 horas. PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Apresentou o Sr. Presidente da Câmara a seguinte proposta de moção:

“Pelo direito das populações ao transporte público e à mobilidade Não ao Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros

O novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros foi proposto recentemente pelo Governo PSD/CDS através da Proposta de Lei n.º 287/XII, com a justificação da necessidade de “atualizar” e “adequar” os diversos instrumentos legislativos nacionais que regem o sector, e da “harmonização” com o regulamento comunitário que tem como horizonte temporal para ser feito 2019.

A avaliação negativa face a esta proposta de lei tem presente as consequências que esta, a ser aprovada, teria no funcionamento do sistema de transportes que tem um papel estruturante e estratégico na vida económica e social do País, pois através dela é garantida a mobilidade dos trabalhadores e populações, para além do peso e repercussões que têm os investimentos neste sector no geral da economia.

1. Com esta proposta de lei, o Governo do PSD/CDS afirma reconhecer o papel que as autarquias locais de há muito reclamam no planeamento e organização dos transportes públicos, mas de facto o que ele promove é a completa desresponsabilização da Administração Central

(2)

2/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

nesta estruturante matéria para a vida das populações.

1. Em termos financeiros o Governo aponta às autarquias como caminho para financiar o sistema, não a transferência das verbas gastas com o seu funcionamento, mas mais e inaceitáveis aumentos de preços ou novas taxas a recaírem sobre as populações.

2. A aplicação deste regime não significa integrar a opinião e contributo dos municípios no planeamento e organização do sistema, mas sim a responsabilização das autarquias pelo serviço público e seu financiamento, a desresponsabilização do Estado/central e a proliferação de centenas de autoridades de transportes.

3. À exigência das populações e municípios de um modelo articulado de serviço público de transportes para o país, o Governo respondeu com a desarticulação do sistema e a indefinição de níveis e âmbitos de responsabilidades hierarquizados, colocando em causa a gestão eficiente das redes e interfaces.

4. No âmbito das empresas públicas que têm um papel estruturante no funcionamento do sistema dentro das suas áreas de intervenção o Governo, ao mesmo tempo que diz que passa para os municípios responsabilidades insiste na sua entrega aos grupos privados. Ou seja aprofunda as consequências da opção privatizadora, aumento de preços e tarifas, redução da oferta, degradação da qualidade do serviço e a perda de passageiros.

5. Esta é uma medida que, a ser implementada, levaria a uma ainda maior perda de utentes e agravamento dos problemas existentes.

Considerando que:

I. O anunciado reconhecimento do papel dos municípios no planeamento e organização do sistema dentro da área geográfica da sua competência há muito reclamado é um direito, e seria do interesse das populações, mas recusam que seja feito à custa da desresponsabilização da Administração Central, e da ausência de financiamento proveniente do OE, da completa desarticulação do sistema, do aumento de preços e tarifas da redução da oferta e da cobertura geográfica, agravando ainda mais as já péssimas condições de mobilidade das populações

II. Esta é mais uma decisão no seguimento de muitas outras medidas e decisões tomadas pelo Governo nos últimos meses sobre transportes públicos que restringem direitos das populações e utentes à mobilidade e ao acesso ao transporte público, de que são exemplo os constantes aumentos de preços dos passes bilhetes e tarifas, cortes no volume e âmbito de cobertura espacial da oferta de transportes públicos.

III. Uma medida com o conteúdo e alcance desta que o Governo propõe, levantando as maiores preocupações pelas profundas e negativas implicações em todas as esferas da vida das Regiões, não pode ser tomada sem a devida ponderação e participação dos municípios na sua elaboração.

A Câmara Municipal de Castro Verde, reunida no dia 01/04/2015, delibera por ………..: A. Discordar da Proposta de Lei n.º 287/XII apresentada pelo Governo sobre o “Regime

Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros”, na medida em que tal proposta, a ser aprovada, para além de não responder aos problemas existentes, viria a fazer rebater sobre os utentes e populações a desresponsabilização do Estado com o financiamento do sistema, com novas taxas e aumentos de preços e tarifas;

(3)

3/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

B. Reclamar que as alterações a efetuar no ordenamento jurídico nacional de enquadramento do sector signifiquem o reconhecimento do papel dos municípios na organização e planeamento do sistema e não a completa desresponsabilização da Administração Central nesta matéria;

C. Manifestar a sua oposição à concessão a privados das empresas públicas de transportes propondo que, ao invés, sejam garantidas a sua propriedade e gestão públicas. Exigir a integração tarifária - todos os operadores e carreiras, e extensão geográfica, como passos para o aumento da mobilidade e da atração de utentes dos transportes públicos nas regiões, com enormes benefícios económicos sociais e ambientais e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida das populações;

D. Exigem ser ouvidos sobre todas as decisões relativas ao sistema de transportes públicos e que estas sejam construídas em negociação com as autarquias, e que os pareceres negativos que dão as alterações de horários e/ou percursos ou os cortes na oferta sejam respeitados e desse modo garantir os direitos dos utentes e populações ao transporte público e à mobilidade.

Apreciado o assunto e submetida a votação a presente proposta de moção, foi a mesma aprovada por unanimidade e nominalmente.

Informou ainda o Sr. Presidente da posição conjunta acordada com o Município de Aljustrel no sentido de exigir, junto das Estradas de Portugal, uma intervenção urgente na EN 2 dado o estado de degradação que se verifica em determinados troços da mesma.

ORDEM DO DIA

Aprovação da ata da reunião anterior:

Atendendo a que foi distribuída, previamente, a todos os presentes, cópia da ata da reunião anterior, foi dispensada a sua leitura, pelo que o Sr. Presidente colocou-a à consideração dos restantes membros e, não havendo qualquer proposta de alteração, submeteu-a a votação, tendo a mesma sido aprovada por maioria com as abstenções do Sr. Presidente da Câmara e do Sr. Vereador Carlos Alberto Camacho Pereira, por não terem estado presentes na reunião em causa.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 1. - Expediente:

Tomou a Câmara conhecimento do seguinte expediente:

• “E-mail” da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo - AMGAP, dando conhecimento da sua tomada de posição sobre “O Dia Mundial da Água, que ocorreu no dia 22 de Março, e da declaração de Almada sobre a “A Autonomia do Poder Local Democrático em defesa da água pública.”

• “E-mail” do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, sobre o mesmo assunto.

• “E-mail” do Grupo Parlamentar Os Verdes acusando a receção da moção desta Câmara Municipal sobre a delegação de competência nas áreas da educação, saúde, segurança social e cultura e dando conhecimento da intervenção do seu deputado, Sr. José Luís Ferreira proferida na Assembleia da Republica no debate temático sobre descentralização.

• “E-mail” do Município de Odemira dando conhecimento da contestação pública, subscrita pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Almodôvar, Odemira e Ourique, à

(4)

4/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

formalização do pedido de registo de “Algarve” como IGP - Indicação Geográfica Protegida para Medronho incluindo extensas áreas do Alentejo.

• “E-mail” do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português dando conhecimento do seu projeto de Lei e que “Altera o regime da Renda Apoiada, garantindo um valor de renda mais justo e acessível”.

• Proposta de Resolução do XXII Congresso da ANMP.

• “E-mail” do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, dando conhecimento da circular enviada às Autarquias a propósito do conjunto de diretrizes do Governo apelidada de “princípios orientadores” “cujo cumprimento define como essencial para “autorizar” as autarquias a negociar períodos normais de trabalho com 35 horas semanais, tendo simultaneamente encetado negociações diretas com algumas autarquias por si escolhidas para tentar impor a sua visão dos processos de contratação coletiva na Administração Local.”

Os documentos acima referidos constituem anexos à presente ata, não se considerando contudo como integralmente transcritos na mesma por não terem sido tomadas quaisquer deliberações sobre os respetivos assuntos.

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS 1. - Mapa Centralizador de Receita e Despesa:

Tomou a Câmara conhecimento do Mapa Centralizador de Receita e Despesa, referente ao movimento de tesouraria no período de 1 de Janeiro a 31 de Março de 2015, o qual apresenta os seguintes saldos: • Operações orçamentais: Saldo do ano de 2014 1.024.436,78 € Receitas cobradas 2.207.462,05 € Soma 3.231.898,83 € Despesas realizadas 2.296.314,49 € Saldo em 31.03. 2015 935.584,34 € • Operações de Tesouraria: Saldo do ano de 2014 221.781,91 €

Op. Extra - Orçamentais – Entradas 186.010,90 €

Soma 407.792,81 €

Op. Extra. Orçamentais – Saídas 180.230,94 €

Saldo em 31.3.2015 227.561,87 €

• Disponibilidades:

Caixa 376,76 €

Fundos de Maneio 2.500,00 €

Instituições Bancárias 1.160.269,45 €

Total das disponibilidades em 31.3.2015 1.163.146,21 €

Documentos 28.506,97 €

(5)

5/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

• Total dos encargos de curto e médio prazo assumidos e não pagos respeitantes a fornecimentos, empreitadas e diversas prestações de serviços em 31 de Março de 2015: 682.689,62 €.

2. - 2ª. Alteração ao Mapa de Pessoal para o ano de 2015:

Apreciou a Câmara a seguinte proposta apresentada pelo Sr. Presidente da Câmara:

“Considerando que o atual mapa de pessoal, aprovado por deliberações da Câmara Municipal, de 29 de outubro de 2014, e da Assembleia Municipal, de 17 de dezembro de 2014, alterado por deliberação da Câmara de 18 de fevereiro e da Assembleia Municipal de 26 de fevereiro do corrente ano, necessita ser ajustado às atuais necessidades.

Considerando a necessidade de reforço no serviço de conservação e manutenção dos espaços verdes e tendo em conta que se encontra válido um procedimento para recrutamento de Assistentes Operacionais (Jardineiros), proponho à Câmara Municipal e posterior aprovação pela Assembleia Municipal, a alteração ao mapa de pessoal que se anexa, para que seja possível o recurso à reserva de recrutamento.”

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente aprovar a proposta apresentada pelo Sr. Presidente, para efeitos de apreciação e votação da Assembleia Municipal. Fica anexa à presente ata, dando-se, por isso, como aqui integralmente transcrita a proposta de alteração ao Mapa de Pessoal ora aprovada.

3. - Recurso à reserva de recrutamento de três lugares de Assistente Operacional (Jardineiro):

Submeteu o Sr. Presidente à apreciação da Câmara a seguinte proposta:

“No ano de 2015 os Municípios podem recrutar trabalhadores, desde que se verifiquem cumulativamente os requisitos previstos no nºs 2 do artigo 62º e alínea b) e d) do nº 2 do artigo 47º da Lei nº 82-B/2014, de 31 de dezembro:

Reunidos os requisitos abaixo mencionados proponho a aprovação da presente proposta pelo Órgão Executivo e posterior aprovação do Órgão Deliberativo, para recurso à reserva de recrutamento constituída no procedimento concursal publicado no Diário da República nº 181, de 19 de setembro de 2014, referência C, o qual foi homologado por meu despacho de 16 de janeiro de 2015, para recrutamento de três lugares de Assistente Operacional (Jardineiro), por tempo indeterminado.

1 – No ano de 2015 os municípios em equilíbrio não podem aumentar a despesa com pessoal, de acordo com o nº 2 do art.º 62º do O.E.; assim estão previstas as seguintes alterações em termos de remuneração com pessoal que entretanto iniciaram funções em 2015 e aqueles que cessaram funções durante o ano de 2014:

Encargos com recrutamentos já assumidos em 2015

Diminuição de encargos em relação ao ano de 2014 (aposentações, licenças…)

(6)

6/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

2 – Encargo com o recrutamento no corrente ano (início junho) – vencimento 12.120€, segurança social 2.878€, sub. Refeição 1.900€ = 16.898,00 €

Requisitos mencionados no art.º 64º da L.O.E.

Imprescindibilidade do Recrutamento

Identificação do posto de trabalho

Descrição sintética das atividades inerentes ao posto de trabalho Fundamentação Assistente Operacional (Jardineiro) Execução de todas as funções inerentes ao normal desenvolvimento e conservação das plantas nos parques e jardins públicos.

É imprescindível o

recrutamento para assegurar a prestação de serviço público de qualidade, no âmbito das atribuições do município definidos no artº 23º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro. Evolução dos Recursos Humanos

31/12/2013 31/12/2014 Atualmente (11/Fev/2015) Total *) 203 197 199 Carreira/categoria Assistente Operacional *) 126 122 125

*) Inclui 24 Assistentes Operacionais (Auxiliares de Ação Educativa) contratados pela Câmara a prestar serviço nas escolas do 1º ciclo.

Os encargos decorrentes do recrutamento estão previstos nos termos do Doc. Anexo. 3 – Requisitos do nº 2 do artigo 47º do O.E.

b) Foi publicitado o procedimento concursal na Bolsa de Emprego Público e foi cumprido as preferências legais de admissão não se tendo verificado qualquer candidatura.

d) Conforme se pode verificar na plataforma do SIIAL, foram cumpridos todos os deveres de informação.”

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente aprovar a proposta apresentada pelo Sr. Presidente, para efeitos de apreciação e votação da Assembleia Municipal. 4. - Proposta de abertura de procedimento concursal para recrutamento de um lugar de Técnico Superior (Investigação Social) por tempo indeterminado:

Submeteu o Sr. Presidente à apreciação da Câmara a seguinte proposta:

“No ano de 2015 os Municípios podem recrutar trabalhadores, desde que se verifiquem cumulativamente os requisitos previstos no nº 2, do artigo 62º e alínea b) e d) do nº 2 do artigo 47º da Lei nº 82-B/2014, de 31 de dezembro:

(7)

7/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

Reunidos os requisitos abaixo mencionados proponho a aprovação da presente proposta pelo Órgão Executivo e posterior aprovação do Órgão Deliberativo, para a abertura de procedimento concursal para recrutamento de um lugar de Técnico Superior (Investigação Social Aplicada), por tempo indeterminado.

Considerando o momento atual em que vivemos, temos vindo a fazer um esforço de contenção na admissão de trabalhadores, situação que nalgumas áreas é de todo impossível dar resposta às nossas necessidades, e logo o relevante interesse público no recrutamento, e tendo em conta a racionalização, eficiência e economia de custos, proponho que o presente procedimento seja único, isto é contemplada a possibilidade de serem admitidos em simultâneo, candidatos com relação jurídica de emprego público previamente constituída e candidatos sem relação jurídica de emprego público, contudo serão observados necessariamente todos os requisitos no âmbito da preferência legal do recrutamento.

1 – No ano de 2015 os municípios em equilíbrio não podem aumentar a despesa com pessoal, de acordo com o nº 2 do art.º 62º do O.E.; assim estão previstas as seguintes alterações em termos de remuneração com pessoal que entretanto iniciaram funções em 2015 e aqueles que cessaram funções durante o ano de 2014:

Encargos com recrutamentos já assumidos em 2015

Diminuição de encargos em relação ao ano de 2014 (aposentações, licenças…)

112.100€ 115.000€

2 – Encargo com o recrutamento no corrente ano (início dezembro) – 1.201 €, segurança social 285€, sub. Refeição 85€ = 1.570€

Requisitos mencionados no art.º 64º da L.O.E.

Imprescindibilidade do Recrutamento

Identificação do posto de trabalho

Descrição sintética das atividades inerentes ao posto de

trabalho

Fundamentação

Técnico Superior (Investigação Social Aplicada)

Execução de funções de estudo, planeamento e aplicação de métodos e processos de natureza técnica que fundamentem e preparem a decisão nas diversas matérias inerentes à gestão dos recursos humanos

nomeadamente processamento de abonos e descontos dos vencimentos dos trabalhadores da Autarquia, acompanhamento da aplicação do SIADAP, controle e tratamento do registo de

assiduidade.

É imprescindível o

recrutamento para assegurar a prestação de serviço público de qualidade, no âmbito das atribuições do município definidos no artº 29º da Lei nº 35/2014, de 20 de junho.

(8)

8/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

Evolução dos Recursos Humanos

31/12/2013 31/12/2014 Atualmente (11/Fev/2015) Total *) 203 197 199 Técnico Superior (Investigação Social Aplicada) 0 0 0

Os encargos decorrentes do recrutamento estão previstos nos termos do Doc. Anexo. 3 – Requisitos do nº 2 do artigo 47º do O.E.

b) Foi publicitado o procedimento concursal na Bolsa de Emprego Público e foi cumprido as preferências legais de admissão não se tendo verificado qualquer candidatura.

d) Conforme se pode verificar na plataforma do SIIAL, foram cumpridos todos os deveres de informação.

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente aprovar a proposta apresentada pelo Sr. Presidente, para efeitos de apreciação e votação da Assembleia Municipal. 5. - Celebração de contrato de parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da

Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL): Na sequência dos contatos realizados entre o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e esta Autarquia, e segundo proposto pelo Sr. Presidente, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente, celebrar com o referido Sindicato um contrato de parceria para a realização de ações de formação, no âmbito da formação financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE) e dirigida aos trabalhadores da Administração Local, cuja minuta se anexa à presente ata, dando-se, por isso, como aqui integralmente transcrito. 6. - Emissão de parecer prévio para a celebração de contrato de aquisição de serviços: Apreciou a Câmara a informação/proposta nº 257 do Gabinete de Planeamento e Gestão de Contratos, cujo conteúdo é o seguinte:

“Considerando o disposto no art.º 75º/12, da Lei nº 82-B/2014, de 31 de Dezembro, Lei do Orçamento de Estado para 2015, adiante designado por (LOE), que aponta para a obrigatoriedade da existência de parecer prévio vinculativo do Órgão Executivo, nas celebrações ou renovações de contratos de aquisição de serviços, considerados ou não essenciais, independentemente do valor da adjudicação.

Considerando a obrigação prevista no art.º 3º da Portaria nº 20/2015, de 4 de Fevereiro, que estabelece quais os elementos que devem instruir o pedido de parecer, e se encontram em anexo ao mapa resumo que é apresentado.

Considerando que a mencionada portaria é aplicável à Administração Local Autónoma, pf. do seu art. º 2, que manda aplica-la aos Serviços abrangidos pelo âmbito de aplicação da Lei nº 35/2014, de 20 de Junho, onde estão incluídas as autarquias locais.

Assim face ao exposto, solicito a V.Ex.ª, e ao abrigo do disposto no art.º 75º/5, da LOE, parecer prévio favorável, das várias aquisições de serviços, cujo objeto consta do mapa anexo à presente proposta.

(9)

9/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

Refere-se o presente pedido de parecer prévio à celebração dos seguintes contratos de aquisição de serviços:

• para realização de espetáculo musical com Paulo Gonzo, no Cine Teatro Municipal, no dia 17 de Abril de 2015, no âmbito do Programa Cultural Primavera no Campo Branco, com Artistrada Music Management Agencionamento e Produção de Espetáculos Ld.ª., por ajuste direto (regime geral), pelo preço base de 7.000,00 €.

• para realização de espetáculo musical com Raquel Tavares , no Cine Teatro Municipal, no dia 17 de Maio de 2015, no âmbito do Programa Cultural Primavera no Campo Branco, com Artistrada Music Management Agencionamento e Produção de Espetáculos Ld.ª., por ajuste direto (regime geral), pelo preço base de 5.500,00 €.

Apreciado o assunto, a Câmara, no uso da competência prevista no art.º 73º/5 e 12 da Lei do Orçamento de Estado para 2015, deliberou, por maioria, com as abstenções dos Srs. Vereadores António José de Brito e Carlos Alberto Camacho Pereira, emitir parecer prévio favorável para a celebração dos referidos contratos de prestação de serviços.

DIVISÃO DE OBRAS, GESTÃO URBANÍSTICA E AMBIENTAL 1. Plano de Ação de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU):

Apreciou a Câmara e aprovou, por unanimidade e nominalmente, a proposta do Plano de Ação de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) apresentada pelo Sr. Presidente, cujo documento se anexa à presente ata dando-se, por isso, como aqui integralmente transcrito.

2. - Obras e Loteamentos Municipais:

2.1. - Empreitada de construção do Centro de Iniciativas Empresariais do Baixo Alentejo

Trabalhos a mais e a menos:

Apreciou a Câmara a informação da Divisão de Obras, Gestão Urbanística e Ambiental, na qual propõe a aprovação formal dos trabalhos a mais, na importância de 34.593,83 €, e a menos na importância de 4.102,84 €, da empreita de construção do Centro de Iniciativas Empresariais do Baixo Alentejo, sendo que o preço dos trabalhos a mais (a preços de contrato e preços acordados), ascende a 3,47% do valor da adjudicação da empreitada em causa.

A Câmara deliberou, por unanimidade e nominalmente, aprovar os trabalhos a mais e a menos da referida empreitada, conforme proposto pela Divisão de Obras, Gestão Urbanística e Ambiental. 3. - Autorização de abertura de acesso, em terra batida, à EM 535, a partir do Monte dos Gregórios:

Na sequência do pedido formulado pela Empresa Prado de Castro Verde Ld.ª. e respetivo parecer proferido sobre o mesmo pelo Gabinete de Gestão Urbanística e Ambiental, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente, autorizar a abertura de um acesso, em terra batida, à EM 535 (ao km 8,7) a partir do Monte dos Gregórios, destinado ao acesso de veículos de grande porte.

DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO 1.- Concessão e renovação de cartões sociais:

Com base na informação nº. 240 da Divisão da Ação Social, Educação, Cultura e Desporto e respetiva documentação anexa, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente, o seguinte:

(10)

10/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

• Conceder cartões sociais a: Bárbara Canário Tomé Marques, residente no Monte do Beringelinho, Francisca Silva Marques e Joaquina Bárbara Piedade, residentes em Entradas, Ana Maria Cristina, residente em Castro Verde, Maria Francisca Messias e Adília Maria Albino Guerreiro, residentes em Casével, e a José Inácio Guerreiro, residente no Monte da Sete, todos no escalão A.

• Renovar os cartões sociais de: Mariana Gonçalves Vaz, residente no Monte dos Viseus, Maria Manuela Raposo Tenente Eugénio, Donzelina Belchior Irineu Sousa Vilhena, residente em Casével, José Manuel Guerreiro e Manuel Martins Mira, residentes em Castro Verde, José Jacinto Mira, residente em Entradas, e de Mariana Maria, residente na Estação de Ourique, todos no escalão A, e de António Vaz Cislau, residente em Castro Verde, no escalão B.

• Indeferir os pedidos de cartão social requeridos por: Teresa Augusta Maria e Bárbara Peres Colaço, residentes em Castro Verde, e por Maria Custódia Vicente Guerreiro, residente no Monte dos Geraldos, em virtude dos respetivos rendimentos per-capita excederem o valor de referência para a atribuição do cartão social.

2. - Convenção de parceria “Conservação da Águia imperial-ibérica em Portugal”:

Foi presente a Câmara a proposta de Convenção de Parceria “Conservação da Águia-imperial-ibérica em Portugal”, a celebrar com a LPN - Liga para a Proteção da Natureza, formulada pelo Sr. Vereador Paulo Nascimento no âmbito da participação desta Câmara Municipal no projeto Life Imperial, LIFE 13/NAT/PT001300.

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por maioria, com a abstenção do Sr. Vereador Carlos Alberto Camacho Pereira, celebrar com a Liga para a Proteção da Natureza a convenção de parceria em causa, cuja minuta e respetivos anexos se anexam à presente ata, dando-se, por isso, como aqui integralmente transcritos.

GABINETE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO

Promoção do empreendedorismo nas escolas do Baixo Alentejo:

Apreciou a Câmara a seguinte informação/proposta do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento: “As parcerias na conceção de programas e estratégias de desenvolvimento e a participação ativa na concretização de projetos comuns são hoje práticas institucionais cada vez mais comuns de partilha de conhecimento e de expetativas, facto que se encontra refletido no Protocolo assinado com o Instituto Politécnico de Beja no final de 2011.

Estas parcerias e colaborações institucionais representam uma sólida, promissora e prestigiada plataforma de valorização social do conhecimento contribuindo, dessa forma, para a uma nova lógica de intervenção junto da comunidade local e regional em áreas de interesse comum.

Neste âmbito, encontra-se em desenvolvimento/implementação o seguinte projeto conjunto: Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo.

O próximo período de programação 2014-2020 está dependente de uma estratégia assente na identificação das competências e forças regionais, sendo neste contexto atribuído um papel central a esta tipologia de projetos.

Reconhecendo no IPBeja um centro de conhecimento e de reflexão, com capacidade para liderar um projeto que se afigura transversal e regional, propõe-se que, a Câmara Municipal de Castro

(11)

11/11 Reunião da CMCV de 1.4.2015

Verde, assuma este projeto conjunto como potencialmente candidatável a um programa comunitário.

Porque se enquadra na politica municipal de apoio ao desenvolvimento, e porque as operações submetidas aos apoios previstos nos programas de apoio têm de satisfazer todas as condições de acesso fixadas no Regulamento Geral do FEDER, Fundo de Coesão e Regulamentos Específicos aplicáve4is propõe-se que:

• Se considere este projeto nas opções e linhas estratégicas definidas nas Grandes Opções do Plano;

• Se considere uma rúbrica de investimento para poder satisfazer, eventualmente, encargos futuros com a assunção de uma candidatura conjunta.

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade e nominalmente aprovar o proposto pelo Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento, nos termos acima referidos.

PERÍODO RESERVADO À INTERVENÇÃO DO PÚBLICO Não se verificou a presença de público.

APROVAÇÃO EM MINUTA

Desta reunião se lavrou minuta, a qual foi aprovada por unanimidade pela Câmara para que produzam efeitos imediatos as respetivas deliberações.

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião pelas 23,20 horas, da qual se lavrou a presente ata e submetida a votação foi aprovada e assinada por todos os membros presentes, assim como pelo Coordenador Técnico da Secção Administrativa, Fernando Colaço Sebastião, nos termos do nº 2 do artigo 57º da Lei nº. 75/2013, de 18 de Setembro.

Referências

Documentos relacionados

(2011) atribuiu a menor resistência mecânica da rosca usinada ao formato angular da base dos filetes que, em conjunto com sua superfície mais rugosa, gera pontos de concentração

É com muito gosto que apresentamos as campanhas da Fujitsu Siemens Computers que se encontra em vigor: ƒ Portáteis ƒ Pda’s ƒ Pc’s profissionais ƒ Serviços ƒ Servidores

I - Ser requisito para posse, nos termos do artigo 47, VI, da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968: gozar de boa saúde, comprovada em inspeção realizada em órgão médico oficial;

O estudo desse híbrido mostrou que as características mais importantes para a identificação foram altura da planta, comprimento, largura e coloração das folhas e

Por estas razões, os eléctrodos de aço inoxidável austenítico, tais como devem ser utilizados, como a sua composição foi especialmente equilibrada para assegurar

A negação de competência para executar parte da decisão, que corresponde à obrigação que se entendeu decorrente da relação de trabalho (e por isso

Os teores de chumbo e cádmio das espécies alvo apresentam níveis toxicológicos aceitáveis para consumo humano, exceto arabaiana, bagre, dourado, pescada amarela, pescada

Começaram falando quais músicas as crianças gostavam, sobre a dificuldade de ensinar para trinta/quarenta alunos em espaço físico adequado, como fazer para que os alunos