• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 15 1º TRIMESTRE 25 de maio a 31 de maio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 15 1º TRIMESTRE 25 de maio a 31 de maio"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Semana 15 0

ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 15 – 1º TRIMESTRE

25 de maio a 31 de maio

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

MÁRCIA, TATIANA, CARMEN, CÍNTIA E EDNA

ANO/ TURMA:

(2)

Semana 15 1 Querido estudante lassalista, organize seus estudos. Boa semana!

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

Componente Curricular: HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS

C1. Compreender o processo de formação e organização administrativa, política, social e religiosa de sua coletividade.

HABILIDADES:

H9. Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS:

C1. Desenvolver a leitura de forma autônoma em diferentes gêneros textuais, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por tipologias, temas e autores.

C2. Compreender e apreciar textos literários e não literários, orais e escritos.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada, utilizando recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido.

C5. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

HABILIDADES:

H4. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de pontuação expressiva.

H12. Identificar, em narrativas ficcionais, a estrutura da narração: ambientação, apresentação do estado inicial da ação, surgimento do conflito, ponto máximo de tensão do conflito, desenlace ou desfecho.

H18. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

H19. Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos- pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

H20. Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

H21. Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

H44. Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

H62. Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos. Reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

H64. Grafar normas práticas da língua de forma adequada.

Componente Curricular: MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS

C1. (Re)conhecer, no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais e racionais.

C2. Compreender as quatro operações básicas da matemática e suas relações para (re)conhecer, utilizar e calcular valores em situações-problema.

C3. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. C8. Compreender o caráter aleatório de experimentos.

C9. Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

HABILIDADES

H1. Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(3)

Semana 15 2 H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Componente Curricular: CIÊNCIAS

Competências:

C1: Compreender a propriedades específicas da matéria, relacionando ao ciclo da água e a importância dessa substancia para a manutenção da vida.

Habilidades:

H2: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

H3: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

H4: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desse recurso.

H5: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Componente Curricular: GEOGRAFIA

Competências

C4. Desenvolver e aplicar o pensamento espacial, exercitando a leitura e manuseio de representações diversas.

Habilidades:

H10. Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

H11. Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO

COMPETÊNCIA

C2. Analisar as diversas narrativas religiosas nas manifestações religiosas.

HABILIDADES

H5. Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

(4)

Semana 15 3 ________________________________________________________ _______________________________________________________________

5º Ano – 1º Trimestre – Semana 15 – de 25 de maio a 31 de maio

_____________________________________________________________________________

Aula: 25/05 TERÇA-FEIRA

Atividade de Ciências

Querido estudante! Você sabe o que é pegada ecológica? Qual será o tamanho da sua pegada ecológica?

Vamos pensar um pouco sobre o que cada um de nós está fazendo pelo planeta?

 Livro de Ciências “Porta Aberta para o Mundo”

 Vídeo: Pegada Ecológica

https://www.youtube.com/watch?v=SD4zArzv96s

 Vídeo: consumo consciente X consumismo

Steve Cutts é um ilustrador e animador inglês, que baseia sua arte na crítica severa à sociedade consumista, abordando as ações destrutivas da humanidade através de temáticas como poluição, desmatamento, escravidão

tecnológica, exploração trabalhista, gula, industrialização e devastação ambiental. Você assistiu na aula passada à animação “Man”, que é uma das obras desse artista.

Vamos assistir outro trabalho de Steve Cutts, que nos convida a repensar nosso estilo de vida. https://www.youtube.com/watch?v=fXSG-aXwHEo

Atividade de Matemática

Em Matemática, iremos realizar atividades sobre MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM no livro “A Conquista

da Matemática”. Depois, resolveremos a folha de atividades sobre o mesmo conteúdo.

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM – mmc

Observe os primeiros múltiplos de 3.

M ( 3 ) = { 0, 3, 6 ,9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, ...} Observe os primeiros múltiplos de 4.

M ( 4 ) = { 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, ...}

mmc ( 3, 4) = 12

Os números que estão destacados são múltiplos comuns de 3 e 4. Desses, excluímos o zero e o menor múltiplo comum passa ser o número 12.

O mínimo múltiplo comum a dois ou mais números é o menor dos múltiplos comuns a esses números que seja diferente de zero.

(5)

Semana 15 4 1 – Escreva os dez primeiros múltiplos dos números.

M ( 4 ) = __________________________________________________________________________ M ( 6 ) = __________________________________________________________________________ Qual é o mmc dos números 4 e 6? _____________________________________________________

Agora, utilizando a decomposição em fatores primos, obtenha o mmc entre os números:

mmc ( 10, 8 ) 10 8 2 5 4 2 5 2 2 5 1 5 1 1

mmc ( 10, 8 ) = 2 X 2 X 2 X 5 = 40 O mínimo múltiplo comum é 40. 2- Encontre o mmc entre os números:

a) mmc ( 12, 15 ) b) mmc ( 10, 30 )

c) mmc ( 5, 12 )

(6)

Semana 15 5

Aula: 26/05 QUARTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, amores!!

Atividade de História

Quinto ano, tudo bem com vocês?

Para a aula desta semana, vamos falar sobre os “Impactos da Poluição.” Separe o seu material, pois faremos um debate durante a aula.

Impactos ambientais nas cidades

Os habitantes das cidades vivenciam diversos impactos ambientais que podem ser estudados por meio de diferentes fontes históricas, como as fotos a seguir.

1- Relacione o tipo de problema ambiental retratado em cada foto com a descrição a seguir. ( ) Poluição do ar ( ) Acúmulo de lixo

( ) Poluição visual ( ) Poluição da água

Livro de LP Deixe seu material

organizado para nossa aula!

A

B

C

D

A imagem mostra a redução da poluição do ar após o Coronavírus no ano de 2020

(7)

Semana 15 6

Poluição do ar

Você já observou que os moradores das cidades enfrentam diversos problemas ambientais no cotidiano. Um desses problemas é a poluição do ar devido, principalmente, aos gases poluentes emitidos das indústrias e pelos escapamentos de automóveis.

No Brasil, as indústrias foram obrigadas por lei a adotar algumas medidas para reduzir a poluição do ar, como a instalação de filtros nas chaminés. Já os automóveis precisam passar por uma inspeção para verificar se o motor está regulado, o que reduz a emissão de gases poluente.

 O autor desse texto é favorável ou contra a inspeção veicular? Cite dois argumentos que ele utiliza para defender essa opinião.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

 A autora desse texto é favorável ou contrária a inspeção veicular? Cite dois argumentos que ela utiliza para defender essa opinião.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Agora você vai conhecer dois pontos

de vista sobre a inspeção veicular

ambiental.

Opinião 1

Do ponto de vista ambiental, sou favorável a inspeção veicular ambiental. Várias metrópoles do mundo adotaram essa medida para tentar controlar a emissão de gases poluentes e tiveram ótimos resultados. [...]

A concepção geral é ótima e importante. Deve continuar. Mas o procedimento está errado. Acredito que também seria interessante considerar o tipo de combustível que cada automóvel consome. A poluição gerada pelos veículos realmente é um dos principais problemas para a saúde de quem mora nas grandes cidades. [...] O problema existe e algo precisa ser feito. A inspeção é uma excelente ideia[...].

Opinião de Júlio Andrade. Carro Hoje, 2012. p.5.

Opinião 2

Sou contra a inspeção veicular porque ela é feita nos carros mais novos, que já têm muita tecnologia. Penso que o desenvolvimento tecnológico e as normas de fabricação já garantem uma melhora nas emissões. Os modelos mais velhos, que são os que mais poluem, ficam fora dessa obrigatoriedade.

A fiscalização deveria ser restrita a carros fabricados há muitos anos. [...]

Não achei que a qualidade do ar melhorou após a medida e reparo que as pessoas continuam sofrendo por causa da poluição.

A proposta de inspeção veicular, acho que ela deveria acontecer também em caminhões e em outros lugares, como as fábricas, que poluem de verdade o meio ambiente. Mas, como sempre, quem acaba pagando a conta é o motorista.

(8)

Semana 15 7

Aula: 27/05 QUINTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá! Realizaremos atividades no livro Faça 1. Deixe seu material organizado!

Atividade de Ensino Religioso

Na semana passada, refletimos sobre como nossas atitudes podem colaborar para uma melhor convivência na turma. Hoje, vamos fazer uma AUTOAVALIAÇÃO, pensando nas aprendizagens até aqui e nas metas para o próximo trimestre.

A autoavaliação será realizada durante a aula.

Aula: 28/05 SEXTA-FEIRA

Atividade de Matemática

Na aula de Matemática, aprenderemos a resolver EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM COLCHETES. Preste atenção na explicação da professora para compreender tudo e depois, conseguir realizar os exercícios.

Expressões numérica com parênteses e colchetes

Veja a expressão

800 – [ 135 + ( 3 X 45 + 37 )] X 2 =

800 – [ 135 + (135 + 37 )] X 2 =

800 – [135 + 172] X 2 =

800 – 307 X 2 =

800 – 614 =

186

Agora, resolva as expressões com atenção.

1) 250 – ( 3 X 85 – 45 ) + 675 : 9 = 2) 1 974 – ( 480 : 5 + 23 X 32 ) + 9 X 237 = 3) 12 X 74 – 200 – ( 4 X 76 + 210 ) – 89 = 4) ( 7 X 96 – 500 ) X 2 – 272 + ( 3 X 85 – 139 ) = 5) ( 1 872 : 36 ) + [ 7 X ( 14 X 23 – 189 ) – 539 = 6) 8 X 12 – [ 819 : ( 1 506 : 6 – 238 ) + 30 ] = 7) 239 – [ 3 X 25 + 143 – ( 344 : 4 )] = 8) [ 5 X ( 8 X 23 – 56 ) – 338 ] : 2 = 9) 839 – 132 X [ 1 323 : 21 – ( 3 X 85 – 196 )] = Você já sabe que nas expressões numéricas, quando aparecem os parênteses, resolvemos

primeiro as operações que estão dentro dos parênteses para depois, resolver o restante. Agora,

iremos aprender as expressões contendo também os colchetes.

Preste atenção!!!!

Quando aparecer os colchetes, precisamos resolver primeiro o que estiver dentro dos colchetes, mesmo que seja os próprios parênteses, até elimina-los, sempre respeitando as regras de resolução das operações.

(9)

Semana 15 8

Atividade de Geografia

TERRITÓRIO, LIMITE E FRONTEIRA

América do Sul: divisão política atual

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016, p.41

O mapa representa o território de cada país da América do Sul, ou seja, o espaço onde o

governo de cada país tem poder para atuar. No território estão presentes as relações entre pessoas,

as formas de produzir, os modos de pessoas e mercadorias circularem, as diferentes paisagens, entre

outros aspectos. O território de um país é formado ao longo do tempo, à medida que os grupos

humanos vão ocupando e se apropriando do espaço. Isso significa que a extensão do território de um

país pode mudar. Os motivos podem ser um conflito entre povos ou um acordo entre países para

definir seus limites, por exemplo.

Os limites são linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou

artificiais. Os limites naturais são aqueles que não foram criados pelo homem (rios, florestas,

bosques, montanhas, etc.) e os artificiais, são aqueles criados pelo homem (ruas, avenidas, postes,

placas, muros, paredes, etc.).

(10)

Semana 15 9

Limite, divisa e fronteira são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada

uma delas tem um significado específico. Geralmente usamos:

Limite para designar a separação de dois municípios.

Divisa para a separação de dois Estados.

Fronteira para a separação de dois países.

Observe o mapa da página anterior e responda.

1. O que mapa está representando?

___________________________________________________________________________________

2. Quantos países pertencem à América do Sul?

___________________________________________________________________________________

3. Qual é o maior país em extensão da América do Sul?

___________________________________________________________________________________

4. Cite três países que fazem fronteira com o Brasil.

___________________________________________________________________________________

5. Quais os dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?

___________________________________________________________________________________

6. Quais países da América do Sul são banhados pelo Oceano Atlântico?

___________________________________________________________________________________

7. Quais países da América do Sul são banhados pelo Oceano Pacífico?

___________________________________________________________________________________

8. Escreva o nome dos países do continente americano por onde passam as seguintes linhas

imaginárias:

LINHA DO EQUADOR: ________________________

________________________

________________________

TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO: ________________________

________________________

________________________

________________________

(11)

Semana 15 10

Aula: 31/05 SEGUNDA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, turma! Hoje vamos trabalhar com o emprego dos “porquês”. Vamos aprender em que situação usamos cada um dos “porquês”.

Uso dos porquês

 Por que: início de perguntas (geralmente no início de frase interrogativa) ou no interior de perguntas indiretas, podendo ser substituído “por qual razão” ou “ por qual motivo”.

Exemplos: Por que você não atende o telefone?

Quero saber por que você não atende meu telefone.

 Por quê: final de frases interrogativas, afirmativas ou exclamativas. Exemplo: Você parece triste, por quê?

 Porque: quando pode ser substituído por “pois” ou “uma vez que” e, em respostas e explicações. Exemplo: Estude, porque as provas serão na próxima semana.

 Porquê: quando é um substantivo e está acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Exemplo: Não sabia o porquê de tanta ansiedade.

1. Complete com por que, por quê, porque ou porquê.

a) _______________ você está tão aborrecida?

b) Não vais à aula ________________?

c) Reagi à ofensa ________________ não sou covarde. d) Ignora-se o _________________ da sua renúncia. e) Não saí de casa, __________________ estava doente. f) Não foi ao baile, __________________ não tinha roupa. g) Quero saber _______________ foste reprovado. h) _______________ os países vivem em guerra? i) Quero saber o ________________ de sua decisão. j) ________________ sinais o reconheceram?

Atividade de Matemática

Referências

Documentos relacionados

com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Rodolfo pagou 368 reais

Conjuntos; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais;

No caso de antenas do tipo dipolo ou monopolo, operando próximo da sua primeira ressonância, tem-se que, abaixo da frequência de ressonância, a antena tem

Com 14 mil doses para aplicação como 1ª dose, município imuniza agora pessoas com 53 anos ou mais sem comorbidades, e lembra: é essencial comparecer para a 2ª dose.. O

Alguns implementos utilizados na silvicultura podem ser utilizados em ILPF, tais como: subsolador/sulcador florestal para preparo das linhas de plantio das

Vamos nos educar para a indignação frente à injustiça, para a comunicação da cultura da paz, para a contemplação do belo que nos envolve e para a gratuidade escancarada de Deus

Trata-se de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, em face da União e da FUNAI, cujo objetivo é a concessão de provimento jurisdicional

13 Moench (1984) modelo tabular, rebaixamento nas fissuras, pele de fractura 14 Moench (1984) modelo tabular, rebaixamento nos blocos, pele de fractura 15 Moench (1984)