• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E LÍNGUAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E REDE LÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E LÍNGUAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E REDE LÓGICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E LÍNGUAS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E REDE LÓGICA

(2)

1. OBJETIVO

O presente memorial tem por objetivo descrever as técnicas de execução e os materiais a serem empregados na INSTALAÇÃO ELÉTRICA E DE REDE LÓGICA DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E LÍNGUAS.

2. SERVIÇOS PRELIMINARES

A área de intervenção deve ser organizada e sinalizada de maneira a facilitar o deslocamento de pessoas e viabilizar movimentações inerentes ao andamento da obra. Cabe ressaltar que os serviços por hora elencados devem ser realizados dentro da boa técnica, observando a normatização pertinente. Devem ser rigorosamente aplicadas as regulamentações de segurança do trabalho pertinentes.

3. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 3.1. Normas Técnicas de Referência

Os equipamentos e serviços a serem fornecidos deverão estar de acordo com as normas pertinentes:

NBR 5410 – Instalações Elétricas em baixa Tensão

Normas da concessionária local de energia (Rio Grande Energia - RGE) NR-10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade.

Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para materiais e componentes.

3.2. Descrição do Sistema

A concepção do projeto prevê execução de rede de distribuição de eletricidade para computadores e bancadas de trabalho em ambos os laboratórios (Informática e Línguas), substituição do sistema de iluminação do laboratório de informática, organização do quadro de distribuição de ligação do Bloco G (local do laboratório de informática) e execução de instalações lógicas tipo VGA e HDMI em salas de aula (Blocos A e E) e Laboratórios de informática 1, 2 e 3 do Bloco G. O quadro de distribuição terá alimentação trifásica de 220V, sendo a distribuição das fases indicada em projeto anexo. Os circuitos de iluminação e ar-condicionado do laboratório de informática permanecerão de acordo com os circuitos existentes, com exceção da subdivisão do circuito com menor carregamento para alimentação do projetor. Nas salas de aula e laboratórios, será realizada instalação de ligação lógica para projetor até ponto único de tomada, conforme indicação de projeto.

(3)

Nos laboratórios de informática e línguas, serão instaladas centrais de distribuição dos circuitos das tomadas das bancadas de trabalho em cada ambiente. Esta distribuição se dará por circuitos separados por bancadas e áreas de trabalho setorizadas, considerando-se as particularidades de projeto de cada local.

As partes vivas de todo o sistema de distribuição devem ser confinadas no interior de invólucros ou atrás de barreiras, as quais devem ser fixadas firmemente e apresentar robustez e durabilidade suficientes para preservar os graus de proteção exigidos e a separação adequada das partes vivas, nas condições de serviço normal previstas, levando-se em conta as condições de influências externas pertinentes.

3.3. Quadro de Distribuição

Os quadros de distribuição de sobrepor devem ser devidamente aterrados, fixados conforme indicado em projeto, com uma altura de 1,50m do centro da caixa ao piso acabado. Serão dotados de barramento para três fases, neutro e proteção (PE), além de espelho para a fixação da identificação dos circuitos e proteção do usuário (evitando exposição direta dos barramentos). Toda fiação interna deverá ser acomodada de maneira a apresentar boa estética e não devem possuir emendas dentro do quadro. Os espaços que não forem utilizados deverão ser obstruídos com plaquetas apropriadas.

Os circuitos projetados e dispositivos de proteção (DRs) serão devidamente identificados e etiquetados informando tipo e capacidade dos disjuntores, conforme indicado no diagrama unifilar, o qual deve constar no interior da tampa frontal.

O quadro de distribuição geral de ligação do edifício à rede de distribuição do câmpus será substituído para perfeita adequação das instalações a serem realizadas. Os disjuntores existentes serão mantidos, sendo realizada somente a readequação do quadro visando a adequação à normatização existente e o acréscimo do disjuntor para alimentação do laboratório de informática e a instalação de dispositivos de proteção contra surto, ausentes até então.

3.4. Dispositivos de Proteção

Para proteção e manobra dos circuitos, serão utilizados disjuntores termomagnéticos (disparo para sobrecarga e curto-circuito), padrão IEC, com curva de disparo tipo C, com número de polos e capacidade de corrente conforme indicado em projeto.

Devem ser observadas, na ligação dos circuitos, a alternância das fazes (RST), devendo ser seguidas as indicações de projeto para equilíbrio de carregamento dos alimentadores.

Como forma de proteção adicional contra choques elétricos, serão utilizados dispositivos diferenciais residuais junto ao disjuntor principal de alimentação dos quadros de distribuição, com sensibilidade de 30mA. Os condutores fase e neutro deverão ser conectados a esse equipamento, observando que, após passarem pelo dispositivo de proteção, esses condutores não poderão ser conectados a condutores neutros e terras de outros circuitos.

Dispositivo de proteção contra surtos serão utilizados conforme especificações de projeto, do tipo I no quadro principal de alimentação do prédio do laboratório de informática e tipo II no quadro de distribuição interno dos laboratórios de informática e línguas, 280V, ligados entre o

(4)

disjuntor principal de alimentação e o dispositivo de proteção DR, quando da existência deste, ou logo após o disjuntor de alimentação principal.

3.5. Condutos

Serão utilizadas canaletas metálicas para distribuição nas bancadas, em conjunto com eletrodutos rígidos de PVC conectado por condulete quando da distribuição do sistema de alimentação de iluminação artificial do laboratório de informática e do tipo roscável quando embutido no piso nas áreas de transição indicadas em projeto anexo.

3.5.1. Canaletas Metálicas

Para perfeita ligação dos eletrodutos com as canaletas metálicas, serão utilizadas caixas de derivação que permitam o perfeito encaixe entre os elementos. As canaletas metálicas possuirão acabamento em alumínio anodizado fosco, com tampa de encaixe e caixas de tomadas no mesmo padrão. Entre as tampas de encaixe, para perfeito acabamento, deverão ser utilizadas tantas tampas de acabamento (mata junta) quanto forem necessárias, de acordo com especificações próprias do fabricante. Deverá possuir vias com completa separação da rede elétrica e lógica e impedimento de interferência entre as mesmas, com suporte, quando da distribuição junto às bancadas, para acomodação de 15 e 10 cabos CAT6 para rede lógica de ambos os laboratórios, conforme necessidades de ocupação estabelecidas em projeto. No trecho de distribuição primária do laboratório de informática, serão utilizadas duas canaletas metálicas paralelas, cada uma com capacidade para 14 cabos CAT da rede lógica e 127mm² para rede elétrica (considerando ocupação de 40%, a área útil total mínima deve ser de 320m²). No laboratório de línguas, a distribuição primária também será efetuada por duas canaletas, sendo uma tipo simples com área mínima de 200mm² para rede elétrica (considerando ocupação de 40%, a área útil total mínima deve ser de 500m²), e outra para rede lógica tipo simples com capacidade para 25 cabos CAT6.

Está prevista a utilização de dois tipos de tomadas, sendo um tipo composto por caixa com tomada lógica dupla RJ45 CAT6 e duas tomadas elétricas de uso geral e outro tipo composto por caixa com duas tomadas de rede elétrica de uso geral. As tomadas devem ser instaladas em adaptadores, molduras, colares ou porta equipamentos de igual sistema, acabamento e fabricante das canaletas metálicas, ocasionando assim perfeita compatibilização e similaridade estética e funcional de todo o sistema.

3.5.2. Eletrodutos

Quando da instalação do sistema de iluminação, alimentação de ar-condicionado e projetor dos laboratórios de informática e salas de aula, serão utilizados eletrodutos aparentes de PVC rígido tipo condulete antichama. Deverão ter seção circular, conforme diâmetros indicados em projeto, instalados conforme normatização e determinações do fabricante. Admitindo-se somente a utilização de elementos pré-fabricados, não devem ser realizadas bolsas para a ligação de eletrodutos.

(5)

Para instalação de tomadas e passagem, deverão ser utilizadas caixas 4x2” fabricadas em PVC, conforme projeto e planilha orçamentária. Quando da aplicação de tomadas, estas serão do tipo 2P + T e espelho padrão.

As caixas e eletrodutos deverão formar uma rede rigidamente fixa às estruturas através de suportes e braçadeiras, de tal forma que resistam aos esforços normais de uso, impedindo que os eletrodutos sofram deformações em decorrência disso. Quando da fixação dos eletrodutos em quadros de distribuição, obrigatoriamente devem ser empregadas buchas e arruelas, assim como as emendas dos mesmos deverão ser feitas através de luvas apropriadas. Para posterior puxamento dos condutores, os eletrodutos deverão ser providos de arame guia de aço galvanizado (min. 14 BWG) com sobras de no mínimo 300 mm.

3.6. Condutores

Serão utilizados condutores de cobre com isolamento termoplástico para 750V, conforme bitolas indicadas em projeto. Para os cabos de alimentação dos quadros de distribuição, deverão ser utilizados cabos de cobre com isolamento para 0,6/1 KV em EPR/XLPE do tipo antichama, devidamente identificados como fases R, S, T, Neutro e Terra(PE).

Os condutores devem ser instalados em lances únicos, contínuos desde o disjuntor de proteção até a última carga e com derivações somente nas cargas intermediárias. Quando houver necessidade de emendas e derivações dos condutores, essas deverão ser executadas de modo a garantir a resistência mecânica adequada e contato elétrico permanente e perfeito através do uso de conectores e/ou terminais apropriados. As emendas deverão ser feitas dentro das caixas de passagem e em hipótese alguma no interior de eletrodutos. As emendas e derivações deverão receber material isolante que lhes garanta uma isolação no mínimo igual ou equivalente à dos condutores usados. Antes da instalação deve ser realizado o reconhecimento, limpeza e enxugamento da tubulação e como facilitador da passagem dos cabos somente pode ser utilizado talco industrial. Durante a instalação dos cabos, deve-se ter o cuidado de não danificar o isolamento e não permitir que atue sobre os mesmos nenhum tipo de esforço mecânico incompatível com sua resistência, isolamento e revestimento.

Observação: Devem ser seguidas rigorosamente as instruções da NBR 5410 quanto às cores dos condutores, sendo:

Neutro azul-claro

Fases vermelho ou preto Terra verde-amarelo ou verde Retorno branco

Nas ligações dos condutores aos bornes de dispositivos e/ou aparelhos elétricos os condutores com bitola até 10 mm² poderão ser diretamente conectados aos respectivos bornes sob pressão do parafuso, já para os demais deverão ser empregados terminais adequados. Na distribuição dos laboratórios, o condutor terra terá a mesma bitola do condutor fase do maior circuito.

(6)

3.7. Luminárias

Está previsto a substituição do sistema de iluminação do laboratório de informática. Assim, serão removidas as luminárias e os eletrodutos existentes. O sistema permanecerá alimentado pelo mesmo circuito e fará uso de interruptor simples de três teclas, comandando independentemente três linhas duplas de luminárias, conforme determinado em projeto.

As luminárias serão do tipo calha com lampadas LED tubulares, sendo confeccionadas em chapas de aço galvanizado com pintura eletrostática em pó, com refletores em alumínio anodizado com alto grau de pureza e refletância e dotada de soquetes antivibratórios, com proteção contra ação de raio ultravioleta e contatos de bronze fosforoso.

As lâmpadas deverão apresentar índice de reprodução de cores maior ou igual a 85%, distorção harmônica DHT menor que 10% e efeito flicker (cintilação) menor que 2%. A ligação das luminárias à rede elétrica será por tomadas de uso geral (TUGs).

3.8. Generalidades

- Todas as partes metálicas deverão ser ligadas aos condutores de proteção (terra) para que o potencial de todos os componentes da instalação sejam os mesmos;

- Durante a execução, todas as junções entre eletrodutos e caixas deverão ser bem acabadas, não sendo permitidas rebarbas nas junções;

- Todas as tomadas deverão ser identificadas com o número do seu respectivo circuito e também deverá ser afixada sinalização da tensão.

4. REDE LÓGICA

4.1. Normas Técnicas de Referência

Os equipamentos e serviços a serem fornecidos deverão ser constituídos dentro da boa técnica e estar de acordo com as normas pertinentes, dentre as quais destaca-se:

NBR 14565 – Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada

ANSI/TIA/EIA–568-C, Commercial Building Telecommunications Cabling Standard ANSI/TIA/EIA–569-B, Commercial Building Standard for the Telecommunications

ANSI/TIA/EIA–606-A, Administration Standard for the Telecommunications Infrastructure of Commercial Buildings

ANSI/TIA/EIA–854, A Full Duplex Ethernet Physical Layer Specification for 1000 Mb/s (1000BASE-TX) Operating Over Category 6 Balanced Twisted Pair Cabling

(7)

4.2. Descrição do Sistema

Será realizada adequação da rede lógica para implantação de laboratório de informática e laboratório de línguas e instalação de condução de dados para projetor em salas de aula e laboratórios já existentes. Será implantado sistema de cabeamento para tráfego de voz, dados e imagens UTP Categoria 6, com um total de 25 pontos no laboratório de línguas e 35 pontos no laboratório de informática, conforme projeto em anexo.

Todos os cabos, espelhos de tomadas e painéis de distribuição (patch panels) de dados deverão receber identificação conforme as especificações próprias a cada item componente do sistema, sendo os cabos identificados por anilhas plásticas em ambas as extremidades. Os patch cord de conexão entre patch pannel e switch deverão ser instalados e organizados conforme padronização a ser definida pela fiscalização.

O cabeamento será instalado em eletrodutos / canaletas metálicas aparentes. Conforme indicado em projeto, haverá trechos de distribuição com eletrodutos embutidos no piso. Será constituído por cabos de pares trançados não blindados (UTP) de 4 pares de categoria 6E, com taxa mínima de transmissão de dados de 1GB. Durante a instalação dos cabos, deverão ser obedecidas as indicações do fabricante e normatização pertinente quanto a níveis de tração e limite de curvatura para não ocorrerem danos ao cabeamento.

4.3. Especificações de Materiais 4.3.1. Cabeamento UTP CAT 6

Os cabos de distribuição da rede lógica dos laboratórios serão de 4 pares trançados, não blindado (UTP) 100 Ω, constituídos por condutores sólidos de cobre nu 24 AWG, com isolação em polietileno de alta densidade, totalmente compatível com os padrões para a Categoria 6. A capa externa deve ser em PVC não propagante à chama, na cor cinza ou azul.

Deverá possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 CATEGORIA 6 e ISO/IEC 11801 bem como certificado para flamabilidade (UL LISTED ou ETL LISTED) CMR, além de certificação ANATEL e impresso na capa externa o nome do fabricante, marca do produto e sistema de rastreabilidade que permita identificar a data de fabricação dos cabos.

Deve atender ao seguinte código de cores:

- par 1: azul-branco, com uma faixa azul (stripe) no condutor branco; - par 2: laranja-branco, com uma faixa laranja (stripe) no condutor branco; - par 3: verde-branco, com uma faixa verde (stripe) no condutor branco; - par 4: marrom-branco, com uma faixa marrom (stripe) no condutor branco.

4.3.2. Cabos de Manobra (patch cords) Categoria 6

Para a interligação entre equipamentos, pontos finais de rede, portas de patch panels e equipamentos ativos de rede, devem ser utilizados cabos flexíveis patch cords UTP 4p CAT6 de

(8)

100cm de comprimento, com conectores modulares de 8 posições do tipo RJ-45 de ambos os lados, não blindados (UTP) 100 Ω e condutores do tipo multifilar de 24 AWG.

Deve suportar taxas de transmissão de, no mínimo, 1000 Mb/s, em frequência mínima de 250 MHz, conforme especifica a Categoria 6, com condutor branco em todos os pares, e este deve ser identificado com a cor do respectivo par (1–azul, 2–laranja, 3–verde, 4–marrom), conforme especificado em normatização ANSI/TIA/EIA–568–B.2. O diâmetro do condutor isolado deve variar de, no mínimo, 0,8 mm a, no máximo, 1,22 mm.

4.3.3. Tomada Modular RJ-45 Fêmea Categoria 6

Terão contatos do tipo IDC (Insulation Displacement Contact) na parte traseira, que deve estar conectada com um cabo UTP de 4 pares, e na parte frontal devem ter um conector modular de 8 posições do tipo RJ-45 fêmea, Categoria 6 (UTP Cat. 6), no qual poderão interligar conectores macho (plugs) do mesmo tipo.

Deverão possuir certificação UL ou ETL LISTED e certificação ETL VERIFIED, além de serem constituídas em material termo-plástico de alto impacto não propagante à chama. As terminações deverão ser do tipo 110 IDC (conexão traseira), estanhadas para proteção à oxidação e permitir inserção de condutores de 22 a 26 AWG. O conector fêmea deve possuir uma conectorização homogênea, possibilitando a crimpagem dos 8 condutores simultaneamente e possuir resistência a ciclos de inserção de conectores RJ-45 superior a 750 vezes.

4.3.4. Patch Panel RJ-45 Categoria 6

Serão utilizados 02(dois) patch panel para cada rack 19”, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568, com conectores RJ45 (fêmea) em sua parte frontal fixados a circuitos impressos e possuir vias de contato em bronze fosforoso e conexão para cabos na parte traseira padrão IDC 110 (patch panel) de 22 – 26 AWG, de 24 portas cada, com etiquetas de identificação e apoio para os cabos a serem conectados.

Deverão possuir certificação UL ou ETL LISTED e certificação ETL VERIFIED, além de serem constituídos em material termo-plástico de alto impacto não propagante à chama. Devem possuir identificação do fabricante no corpo do produto, possuir local para aplicação de ícones de identificação, fornecido com guia traseiro perfurado, com possibilidade fixação individual dos cabos, fornecidos com acessórios para fixação dos mesmos e por fim possuírem estrutura com elementos laterais metálicos capazes de suportar esforços a fim de eliminar tendência de torção do corpo do patch panel.

4.3.5. Gabinete Rack Fechado 19”

Será utilizado rack de parede 6U – 19”, confeccionado em aço SAE 1010 ou superior, com porta frontal embutida com visor de acrílico fume e fechadura padrão e chave, com laterais e fundos removíveis com aletas de ventilação e fecho rápido, com kit de fixação para parede. Deverá também possuir bandeja fixa e móvel padrão 19” com profundidade mínima de 350mm, com guias internas suficientes para acomodação dos patch cords e possuir pintura epóxi-pó na cor bege.

(9)

4.3.6. Switch 24 Portas com Gerenciamento

Serão instalados 02(dois) switchs por sala, com 24 portas cada, padrão Gigabit Ethernet 10/100/1000 Base -T em conector RJ45, o qual deverá possuir 4 portas adicionais ativas Gigabit Ethernet 1000Base-X em slots SFP, sendo que as portas 10/100/1000 Base -T deverão suportar autonegociação de velocidade, modo de operação e detecção MDI-MDIX quando operando em 10/100 Base -TX. Como memória e capacidade de processamento deverá apresentar no mínimo 128 MB de flash, RAM de 128 MB e tamanho do buffer de pacotes de 512 KB. Deverá possuir suporte a IPV6, SNMP V3, VLAN, ACLS e QoS, além de possuir porta de console no painel para gerenciamento via CLI e 3 anos de garantia.

4.4. Instalações Estruturantes

O meio físico de distribuição do cabeamento nos laboratórios de informática e línguas será constituído por um sistema misto de canaleta metálica / eletroduto, onde as canaletas metálicas serão de distribuição secundária junto às bancadas e eletrodutos embutidos no piso como parte de distribuição para as bancadas. As tomadas serão montadas nas canaletas metálicas aparentes de distribuição, com mesmo padrão e acabamento. As especificações compartilham das mesmas definições a serem utilizadas no projeto elétrico. Para distribuição superior da rede lógica dos projetores nos laboratórios de informática existentes e a serem executados e salas de aula, serão utilizados eletrodutos de PVC com caixas de passagem e tomadas tipo condulete com capacidade para 4 cabos CAT6.

Serão utilizados eletrodutos em PVC rígido tipo condulete e tipo roscável antichama com seção circular, conforme especificado anteriormente, item 3.5.2 do memorial e demais especificações de projeto gráfico. As canaletas metálicas apresentam descrição complementar no item 3.5.1 deste memorial descritivo, além de especificações próprias no projeto gráfico.

5. SERVIÇOS COMPLEMENTARES E FINAIS

Está prevista a instalação de abertura em vidro fixo nas portas de acesso ao laboratório de informática a ser executado e na porta de acesso do laboratório 3 (lab. existente) com dimensões de 28,5cm de largura e 109cm de altura com afastamento de 28,5cm da extremidade superior da folha da porta, permanecendo a porta do laboratório de línguas conforme se encontra. Para esta abertura será utilizado perfil metálico tubular nas mesmas dimensões dos perfis estruturantes existentes na porta, o qual será soldado à estruturação existente, permitindo a solda de cantoneiras metálicas para fixação do vidro por massa para vidro conforme dimensões indicadas com aplicação de fundo anticorrosivo tipo zarcão e pintura esmalte em cor a ser indicada pela fiscalização.

Parte da instalação elétrica e da rede lógica por eletrodutos será instalada embutida no piso, o qual será cortado no rejunte da cerâmica existente para execução de rasgo e colocação dos dutos e posterior preenchimento com argamassa de cimento e areia no traço 1:3 e assentamento de piso idêntico ao existente, no caso de impossibilidade de aproveitamento do mesmo. No

(10)

laboratório de informática é utilizado piso cerâmico 29,5cm x 29,5cm, enquanto que no laboratório de línguas é utilizado piso Paviflex linha Thru para referência futura de aplicação.

Para passagem e fixação dos dutos de instalações elétrica e lógica, serão necessários cortes e perfurações nos balcões a serem fixados no local. Está prevista a instalação de peças parafusadas com composição e acabamento idênticos ao existente, para proteção das subidas dos dutos junto às bancadas e fechamento complementar dos balcões junto a uma das alvenarias do laboratório de informática. As demarcações assim como procedimentos de corte serão definidos de acordo com as especificações determinadas pela fiscalização. As bancadas serão fixadas ao piso por meio de cantoneiras metálicas parafusadas, devendo ser previamente niveladas com vistas à um perfeito acabamento e fixação.

Após o termino dos serviços acima especificados, a CONTRATADA procederá ao devido acondicionamento de todos os materiais de descarte e equipamentos, assim como as peças remanescentes e sobras utilizáveis de materiais, ferramentas e acessórios.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

Para o devido recebimento da obra serão verificadas as condições de estabilidade e acabamento dos serviços executados. Quando da conclusão e entrega dos serviços, serão efetuados testes de isolamento e funcionamento dos sistemas instalados, de modo a verificar a eficiência e segurança durante a operação do sistema.

Os casos omissos e eventuais dúvidas que surgirem no decorrer do serviço serão esclarecidos com o autor do projeto e/ou fiscalização.

Ibirubá, 05 de Outubro de 2016.

__________________________________________________ Maurício Cerutti de Castro

Referências

Documentos relacionados

Em league of legends, Mage ´ e uma categoria que depende signifi- cativamente das suas abilidades sendo relativamente fracos em ata- ques fisicos que n˜ ao envolvam Mana(energia

01 lousa grande branca 01 lousa pequena para recados 06 materiais dourados de madeira 01 mesa branca para Professor 01 mesa com multimídia. 04 mesas de ferro com tampão cinza

Durante o período de utilização de uma sala, o responsável pela reserva poderá utilizar quaisquer recursos web normalmente liberados (vide item 6).. Se for

No primeiro momento a fábrica funciona como conforme uma proposta inicial e no segundo, a fábrica é submetida à um plano de melhoria, preparado pelos participantes, o qual

Com 28 máquinas, o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conta softwares especializados para o desenvolvimento de programas tais como Netbeans,

O contrato deverá prever as condições e prazos para treinamento dos operadores dos equipamentos e/ou o dos técnicos de manutenção da

À Coordenação dos laboratórios, reserva-se o direito de solicitar identificação do usuário a qualquer momento quando do uso do laboratório, assim como solicitar

São quatro laboratórios com vinte e dois computadores cada para uso em atividades acadêmicas (aulas), entretanto, não havendo atividade acadêmica, o acesso é