• Nenhum resultado encontrado

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Conselho Nacional de Desenvolvimento

Cient´ıfico e Tecnol´

ogico - CNPq

Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Equa¸

oes Diferenciais Parciais El´ıpticas

e

etodos de Convergˆ

encia

Jo˜

ao Marcos Bezerra do ´

O

O projeto vem sendo apoiado pelo CNPq desde de 1996.

(2)

Identifica¸c˜ao 3

Resumo 5

Introdu¸c˜ao 7

Projetos de Pesquisa 9

Forma¸c˜ao de Recursos Humanos 22

Outras Atividades de Gest˜ao Cient´ıfica e Acadˆemica 25

Relat´orio Parcial e Resumido 26

Considera¸c˜oes Finais 44

(3)

Identifica¸

ao

Dados do Pesquisador

Jo˜

ao Marcos Bezerra do ´

O

CPF: 133 135 844 20

Professor Associado II - Universidade Federal da Para´ıba

Matr´ıcula - SIAPE - 0335874

Professor permamente do Programa de P´

os-gradua¸c˜

ao

em Matem´

atica - Universidade Federal da Para´ıba

Professor permamente do Programa de P´

os-gradua¸c˜

ao

em Matem´

atica - Universidade Federal de Pernambuco

Professor participante do Programa de P´

os-gradua¸c˜

ao

em Matem´

atica do IMECC-UNICAMP

Doutor - UNICAMP - 95

Pos-Doc. New York University - NYU,

Courant Institute of Mathematical Sciences - CIMS,

New York, USA (1998/1999)

Pos-Doc. University of British Columbia - UBC,

Department of Mathematics

Vancouver - BC, Canada (2006/2007)

e-mail: jmbo@pq.cnpq.br

(4)

T´ıtulo:

Equa¸c˜

oes Diferenciais Parciais

El´ıpticas e M´

etodos de Convergˆ

encia

Grande ´

Area do Conhecimento:

Ciˆ

encias Exatas e da Terra

´

Area do Conhecimento:

Matem´

atica

Sub-´

areas do Conhecimento:

An´

alise N˜

ao-Linear,

Equa¸c˜

oes Diferenciais Parciais e

Equa¸c˜

oes Diferenciais Funcionais

Locais de execu¸c˜

ao

:

UFPB, UFPE & UNICAMP

(5)

Resumo

Neste projeto de pesquisa, estudamos a existˆencia, n˜ao existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜oes de algumas classes de Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais El´ıpticas, definidas em dom´ınios euclidianos, usando-se m´etodos anal´ıtico-funcionais tais como: m´etodos variacionais e m´etodos topol´ogicos. Tamb´em s˜ao abordadas propriedades qualitativas de solu¸c˜oes destas equa¸c˜oes, como por exemplo: regularidade, propriedades de simetria e de energia m´ınima, comportamento assint´otico, blow up, entre outras. Para isto, faz-se necess´ario o estudo de determinados espa¸cos de fun¸c˜oes (Espa¸cos de Lebesgue, Sobolev, Orlicz e Besov), bem como suas propriedades e desenvolvimento de novos espa¸cos de fun¸c˜oes.

Certas classes de equa¸c˜os podem ser estudadas usando-se o m´etodo variacional, o que ´e feito por meio da pesquisa de pontos cr´ıticos de certos funcionais que s˜ao definidos em espa¸cos de dimens˜ao infinita juntamente com o auxilio de teoria mini-max e teoria de Morse.

Muitas outras equa¸c˜oes n˜ao apresentam uma estrutura variacional e, portanto, outras t´ecnicas tem sido usadas, tais como, a Teoria do Grau de Brouwer e de Laray -Schauder, Teoremas de Pontos Fixos e a Teoria da Bifurca¸c˜ao, Teoria expectral de operadores n˜ao lineares.

As propriedades qualitativas tem sido estudadas via princ´ıpios de m´aximos, o chamado m´etodo de Alexandrov-Serrin (moving plane method) e suas variantes. Tamb´em se usa desigualdades do tipo Harnack e a teoria de De Giorgi-Nash-Moser.

Grande parte dos problemas pesquisados s˜ao motivados por aplica¸c˜oes em outras ´areas cient´ıficas, principalmente na F´ısica, Astronomia, Climatologia, Biologia, Qu´ımica, Economia, entre outras.

Al´em disso, visando contribuir com a forma¸c˜ao de recursos humanos, para a pesquisa em matem´atema no Brasil, temos trabalhado na orienta¸c˜ao de alunos desde da Gradua¸c˜ao com projetos de Inicia¸c˜ao Cient´ıfica, com apoio do CNPq, com alunos de mestrado e doutorado. Sempre que poss´ıvel envolvemos os alunos em nossos projetos de pesquisa.

Queremos ressaltar o nosso interesse em continuar apoiando e motivando nosso grupo de pesquisa com a realiza¸c˜ao de eventos que dinamizem o

(6)

e internacionais. Sobretudo desejamos contribuir com a forma¸c˜ao daqueles que almejam completa-la com destaque, coordenando o programa de doutorado, que certamente atrav´es do deferimento da CAPES poderemos implementar ainda no in´ıcio de 2010, atingindo esta grande meta.

(7)

Introdu¸

ao

Nosso projeto de pesquisa versa sobre Matem´atica na sub-´area de An´alise, mais precisamente, em Equa¸c˜oes Diferenciais N˜ao-lineares.

Apresentamos aqui, de forma suscinta, as ativiades que realizaremos nos pr´oximos quatro anos, na pesquisa, na forma¸c˜ao de recursos humanos e na promo¸c˜ao de ativiades cient´ıficas.

No que diz respeito `a produ¸c˜ao cient´ıfica o tema central de todos os nossos projetos ´e o estudo e o desenvolvimento de novas t´ecnicas ligadas aos m´etodos “Variacionais e Topol´ogicos”e suas aplica¸c˜oes nas equa¸c˜oes diferenciais parciais n˜ao-lineares que modelam problemas de v´arios ramos da Ciˆencia, tais como: Matem´atica Aplicada, Geometria Diferencial, F´ısica Matem´atica, Biologia, Qu´ımica, Economia, Engenharias dentre outros.

Mais especificamente, nosso interesse recai sobre problemas modelados por equa¸c˜oes diferenciais el´ıpticas n˜ao-lineares, que s˜ao uma das principais ferramentas para compreender certos fenˆomenos f´ısicos, qu´ımicos ou biol´ogicos estacion´arios, ou at´e mesmo, processos evolutivos que tendem a um estado estacion´ario.

Nos ´ultimos anos, tem-se desenvolvido intensa pesquisa sobre problemas modelados por Equa¸c˜oes Diferenciais N˜ao Lineares, o que tem levado `a procura de novos m´etodos para a resolu¸c˜ao destas classes de equa¸c˜oes e tem contribu´ıdo de forma substancial para o desenvolvimento da Matem´atica e, mais especificamente, da An´alise N˜ao-Linear.

Em nossa pesquisa, desenvolvemos e usamos novas ferramentas que est˜ao diretamente ligadas a dois m´etodos: Variacional e Topol´ogico. Estes m´etodos est˜ao dentre as mais frut´ıferas ferramentas matem´aticas para lidar com problemas envolvendo equa¸c˜oes diferencias. Em particular, fazemos bastante uso da Teoria dos Pontos Cr´ıticos.

Com rela¸c˜ao a forma¸c˜ao de “recursos humanos”, a procura e encaminhamento de novos talentos tem sido um trabalho de grande sucesso no nosso grupo. `A medida que estimulamos o engajamento de nossos pesquisadores `

a programas de p´os-doutoramento, estamos tamb´em preocupados em vincular nossa pesquisa com o ensino atrav´es de todos os trabalhos de tese, disserta¸c˜oes de mestrado e de “Inicia¸c˜ao Cient´ıfica”de nossos orientandos, numa tentativa de reduzir o tempo m´edio de titula¸c˜ao dos mestres e doutores para que o futuro

(8)

importˆancia que praticamos nestes ´ultimos dez anos e tem nos rendido bons frutos, ´e a busca de talentos no Ensino M´edio e entre alunos que se encontram no in´ıcio da gradua¸c˜ao. O trabalho que fazemos com estes alunos ´e orienta-los em uma “Inicia¸c˜ao Cient´ıfica”volunt´aria. A finalidade ´e despertar voca¸c˜ao cient´ıfica e incentivar talentos potenciais.

Hoje j´a podemos contar com mestrandos e doutorandos oriundos desta a¸c˜ao, que cumprem, com bastante destreza, as etapas finais de seus est´agios, p´ os-gradua¸c˜ao, em tempo reduzido. Os programas de doutorado da UNICAMP, UnB, UFC, UFRJ e UFPE tem recebido estes nossos estudantes e eles tem demonstrado talento e embasamento.

Neste ano coordenamos um projeto de cria¸c˜ao de um programa de doutorado em associa¸c˜ao ampla envolvendo as institui¸c˜oes; UFPB, UFCG, UFPE, UFC, para ser implementado no in´ıcio de 2010. Nosso intuito com tal projeto ´e melhor assistir a este crescente n´umero de estudantes e oferecer uma execelente oportunidade destes concluirem sua forma¸c˜ao visando a pesquisa.

Com rela¸c˜ao aos nossos intercˆambios cient´ıficos, com a cria¸c˜ao do programa de doutorado, as nossas expectativas s˜ao as melhores poss´ıveis. Podemos desde j´a contar com pesquisadores de destaque que se interessam em se beneficiar com o “Programa do Professor Visitante da UFPB”.

Al´em disso, contaremos com o evento “Escola de Ver˜ao”onde promoveremos a sele¸c˜ao dos primeiros doutorandos do referido programa de doutorado e planejamos, para dinamizar ainda mais o nosso ambiente cient´ıfico, coordenar v´arios eventos nos pr´oximos dois anos, tais como Ciclo de Palestras, Semin´arios Avan¸cados e Workshops, dentre outros.

Na pr´oxima se¸c˜ao destalhamos as atividades de pesquisa e forma¸c˜ao de recursos humanos a serem desenvolvidas.

(9)

Projetos de Pesquisa

Nesta se¸c˜ao apresentamos um resumo dos principais projetos de pesquisa que estamos realizando com nossos colaboradores e que ser˜ao desenvolvidos nestes pr´oximos quatro anos.

Projeto de pesquisa 1

Cocompacidade e Existˆ

encia de M´ınimos para inequa¸

oes

do tipo Hardy-Sobolev em dimens˜

ao dois

Projeto em andamento em conjunto com os professores: Adimurthi

Center of Applicable Mathematics Tata Institute of Fundamental Research Bangalore - India

Kyril Tintarev Uppsala University Uppsala, Sweden

Objetivos Gerais

Neste projeto estudamos uma classe de equa¸c˜oes el´ıpticas quaselineares em espa¸cos de Sobolev W1,p(Ω), Ω ⊂ RN, com p = N . Pretendemos obter resultado de “Compacidade global”para o caso p = N similar ao c´elebre resultado de Struwe sobre o caso N > 2m.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, em Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais.

(10)

limitado e N = 2m. O objetivo central deste projeto de pesquisa ´e analisar propriedades de convergˆencia fraca para seq¨uˆencias limitadas em Hm(Ω), em

rela¸c˜ao a n˜ao linearidades com crescimento cr´ıtico de forma similar ao resultado de “Compacidade global”de Struwe sobre o caso N > 2m. Considerando por simplicidade m = 1, apresentamos a seguir a seguinte generaliza¸c˜ao devida a Tintarev (veja mais detalhes em [77, Cap´ıtulo 5]): dada uma seq¨uˆencia limitada (uk) em D1,2(RN), N > 2, existe uma subseq¨uˆencia tal que, definindo

htu def = tN −22 u(t·), temos uk− X n∈N ht(n) k [w(n)(· − yk(n))] → 0 em L2N/(N −2), (1) em que w(n) ∈ D1,2

(RN), e seq¨uˆencias t(n)k > 0, yk(n)∈ RN, tais que os termos na

expans˜ao tem suportes assintoticamente disjuntos. Al´em disso, w(n)= w-lim [h1/t(n) k w(n)](· + yk(n)) e X kw(n)k2 D1,2 ≤ lim sup kukk2D1,2.

Dito de outra forma, enquanto que a imers˜ao do espa¸co de Sobolev D1,2(RN) no espa¸co L2N/(N −2)(RN) n˜ao ´e compacta, toda seq¨encia limitada em D1,2(RN)

possui uma subseq¨uˆencia convergente em L2N/(N −2)(RN), depois da subtra¸c˜ao dos

termos “fugitivos”, isto ´e, o defeito da compacidade ´e estruturado em termos de seq¨uˆencias de transla¸c˜oes e dilata¸c˜oes agindo de forma arbitr´aria sobre os perf´ıs assint´oticos.

Note que no caso da restri¸c˜ao para fun¸c˜oes radiais a decomposi¸c˜ao em (1) n˜ao cont´em transla¸c˜oes e todas as dilata¸c˜oes ocorrem em torno da origem, isto ´e, y(n)k = 0. Se Ω ´e limitado, n˜ao h´a termos com t(n)k → 0 (cf. [77, Proposi¸c˜ao 5.1, Lema 5.4]).

Quando N = 2m a taxa m´axima de integrabilidade de fun¸c˜oes de Sobolev ´e expressa pela inequa¸c˜ao de Pohozaev-Trudinger-Moser [67, 78, 64] e sua generaliza¸c˜ao devida a Adams [1]

Tomamos o espa¸co de Sobolev W0m,p(Ω), 1 ≤ p < ∞, munido da norma

kukp def= Z Ω L(u), em que L(u) = |∆ ku|p m = 2k |∇∆ku|p m = 2k + 1, k ∈ N.

(11)

Ent˜ao sup u∈Hm 0 (Ω),kuk≤1 Z Ω e(4π)mm!u2 < ∞, (2)

onde (4π)mm! ´e valor m´aximo para o qual (2) vale. Para mais detalhes veja [2]

e sua bibliografia. O funcional Φ(u) def= R

Ωe

(4π)mm!u2

define um espa¸co Orlicz, o qual n˜ao ´e compactamente imerso em Hm

0 (Ω). Entretanto, diferentemente do caso

N > 2m, o funcinoal Φ ´e cont´ınuo mas n˜ao limitado sobre as bolas kuk ≤ r com r > 1, ´e sequencialmente cont´ınuo na bola kuk ≤ r para todo r < 1, e ´e cont´ınua em toda sequencia na bola kuk ≤ 1 que converge fracamente para um limite n˜ao nulo. A principal quest˜ao em rela¸c˜ao a continuidade fraca para Φ ´e portanto seu comportamento sobre as sequencias kukk ≤ 1 que converge fracamente para zero.

Citamos [57] para os resultados fundamentais sobre “concentration compactness”. Resultados esperados

Publicar pelo menos dois artigos em peri´odicos internacionais Deste modo pretemos continuar dar continuidade ao intercˆambio com os professores Adimurthi e Kyril Tintarev.

(12)

Equa¸

oes El´ıpticas Semilineares com Potenciais

Fortemente Singulares

Projeto em andamento em conjunto com os professores: David Costa University of Nevada Nevada, EUA Kyril Tintarev Uppsala University Uppsala, Sweden

Objetivos Gerais O principal objetivo deste projeto ´e estudar uma classe de equa¸c˜oes el´ıpticas semilineares definida em subdom´ınios n˜ao limitados do espa¸co euclidiano RN envolvendo potenciais singulares.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, em Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais.

Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

Neste projeto estudamos uma classe de equa¸c˜oes el´ıpticas definidas em subdom´ınios n˜ao limitados Ω ⊂ RN, onde a forma quadr´atica associada

´e n˜ao negativa e o potencial ´e em geral singular, tipicamente uma fun¸c˜ao homogˆenea de grau −2. Pretendemos provar resultados de existˆencia baseado no comportamento assint´otico do potencial com respeito a transla¸c˜oes e dilata¸c˜oes, enquanto a n˜ao linearidade ´e uma perturba¸c˜ao de fun¸c˜oes auto-similares, possivelmente oscilando, o termo f∞ tem crescimento cr´ıtico satisfazendo

f∞(λjs) = λ

N +2

N −2f(s), j ∈ Z e s ∈ R.

Aqui nosso interesse recai sobre dois casos qualitativamente diferentes desta classe de problemas, um quando a forma quadr´atica possui um “ground state”e o outro quando a presen¸ca do potencial n˜ao muda o espa¸co de energia. Neste ´ultimo caso permitimos n˜ao linearidade com crescimento cr´ıtico oscilat´orio. Um exemplo importante desta classe de forma quadr´atica ´e a conhecida forma associada ao potencial de Hardy −µ|x|−2 com µ = µ∗ no primeiro caso e µ < µ∗ no segundo

(13)

caso, onde µ∗ = (N −2)4 2 ´e a maior constante para a qual a forma de energia permanece n˜ao negativa.

Neste projeto tamb´em analisaremos propriedades de convergˆencia em espa¸cos de Lebesgue para seq¨uˆencias limitadas em certas classes de subespa¸cos do espa¸co de Sobolev H1(RN), (veja mais detalhes em [77]). ´E bem conhecido que, enquanto

a imerss˜ao de Sobolev de H1(RN) em Lp(RN) n˜ao ´e compacta, o subespa¸co H1

r(RN) das fun¸c˜oes radialmente sim´etricas de H1(RN) ´e compactamente imerso

em Lp(RN), 2 < p < 2(cf. [76], [39]). No entanto no caso p = 2 e 2esta

compacidade n˜ao vale.

Com objetivo de apresentar mais detalhes deste projeto introduzimos alguns espa¸cos de fun¸c˜oes bem conhecidos. consideremos o espa¸co D1,2(RN), N ≥ 3, o

fecho de C0∞(Ω) em rela¸c˜ao a norma do gradiente

kuk = Z RN |∇u|2 dx 1/2 .

Consideremos ainda o subespa¸co Dr1,2(RN) das fun¸c˜oes radiais em D1,2(RN), e L2(RN, V (x)) o espa¸co das fun¸c˜oes mensur´aveis tais que

Z RN V (x)u2 < ∞. Definimos o espa¸co E = Dr1,2(RN) ∩ L2(RN, V (x)) munido da norma kukE = Z RN |∇u|2 + Z RN V (x)u2 1/2 . (3)

Pretendemos estudar classes de potenciais V (x) para os quais a imers˜ao E ,→ L2∗(RN)

´e compacta. Aplicaremos este tipo de resultado de compacidade para estudar uma classe de problemas semi-lineares com potenciais fortemente indefinido. Pesquisaremos tamb´em sobre novos m´etodos para resolver problemas de existˆencia de solu¸c˜oes para uma classe de problemas el´ıpticos semi-lineares definidos em todo RN, N ≥ 3 sob condi¸c˜oes m´ınimas envolvendo a geometria

do Passo da Montanha. Em particular, no caso autˆonomo n˜ao vamos impor condi¸c˜oes do tipo Ambrosetti-Rabinowitz.

Resultados esperados

Publicar pelo menos dois artigos em peri´odicos internacionais Deste modo pretemos continuar dar continuidade ao intercˆambio com os professores David Costa e Kyril Tintarev,

(14)

Sistemas el´ıpticos singulares envolvendo crescimento

exponencial

Projeto em conjunto com os professores: Djairo Guedes de Figueiredo

Instituto de Matem´atica, Estat´ıstica e Computa¸c˜ao Cient´ıfica UNICAMP

Bernhard Ruf

Departamento de Matem´atica

Universidade de Mil˜ao, Mil˜ao, It´alia.

Objetivos Gerais

Provar existˆencia de solu¸c˜oes positivas para uma classe de sistemas el´ıpticos em subdom´ınios limitados do plano euclidiano com n˜ao linearidades singulares e com crescimento cr´ıtico do tipo Trudinger-Moser.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, em Sistemas de Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais.

Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

Neste projeto daremos continuidade a nossas pesquisas sobre sistema el´ıpticos com crescimento exponencial. Vamos considerar uma classe de sistemas semilineares de equa¸c˜oes el´ıpticas da forma:

           −∆u = g(x, u, v) em Ω −∆v = f (x, u, v) em Ω u > 0 , v > 0 em Ω u = v = 0 sobre ∂Ω (4)

onde Ω ´e um subconjunto limitado de R2 e as fun¸c˜oes g(x, u, v) e f (x, u, v) s˜ao singulares e superlineares no infinito.

Usando uma versao singular da inequa¸c˜ao de Trudinger-Moser pretedemos considerar n˜ao linearidades com o m´aximo crescimento poss´ıvel que permita que o funcional energia esteja bem definido em um espa¸co de fun¸c˜oes adequados. Em particular consideramos n˜ao linearidades que se comportam no infinito como

(15)

exp(αu2) para algum α > 0. Pretendemos seguir, em parte, id´eias semelhantes as do artigo [21]. Esta classe de sistemas ´e variacional e podemos usar teoria de pontos cr´ıticos para resolver o problema (4). Entretanto, uma vez que o funcional associado definido no espa¸co de fun¸c˜oes H01(Ω) ´e fortemente indefinido e como al´em disso, h´a perda de compacidade, nossa id´eia ´e usar um teorema de linking em espa¸cos de dimens˜ao finita e portanto determinar uma classe adequada de sequˆencia de pontos cr´ıticos. Temos uma dificuldade t´ecnica extra; mostrar que os n´ıveis cr´ıticos das aproxima¸c˜oes s˜ao uniformemente limitados por baixo e ent˜ao da´ı concluir que o ponto cr´ıtico limite ´e n˜ao trivial. Com este tipo de argumento pretendemos obter a citada solu¸c˜ao n˜ao trivial. Vamos considerar os dois casos: quando ambas f e g tem crescimento cr´ıtico ou quando uma delas tem crescimento subcr´ıticio.

Resultados esperados

Publicar dois artigos em peri´odicos internacionais e envolver um aluno de doutorado neste tema de pesquisa. Deste modo pretemos continuar a forte intera¸c˜ao j´a existente entre o nosso grupo de pesquisa e o grupo da UNICAMP liderado por Djairo de Figueiredo e Bernhard Ruf da It´alia.

(16)

Itera¸

ao entre a geometria da fronteira e existˆ

encia de

solu¸

ao positiva para uma classe de problemas com

condi¸

ao de fronteira n˜

ao-linear

Projeto em conjunto com os professores: Emerson Alves Mendon¸ca de Abreu-UFMG Departamento de Matem´atica

Universidade Federal de Minas Gerais Everaldo Souto de Medeiros

Departamento de Matem´atica Universidade Federal da Para´ıba

Objetivos Gerais

Nosso objetivo ´e estabelecer a existˆencia de melhores constantes da imers˜ao de Sobolev H1(Ω) ,→ Lp(∂Ω), ou seja, estabelecer constante ´otima para a

desigualdade:  k∇uk2 L2(Ω )+ kuk 2 L2(Ω ) 1/2 ≤ Cp()kukLp(∂Ω ),

onde Ω = −1Ω e estudar o comportamento das fun¸c˜oes u que realizam

as melhores constantes Cp(). Desde que a existˆencia de melhor constante ´e

equivalente a existˆencia de solu¸c˜ao positiva n˜ao constante para o problema de Neumann n˜ao-linear:

 −∆u = f (u) em Ω

∂u

∂η = g(u) sobre ∂Ω,

(5) nosso foco aqui, que iniciou no artigo [17] ser´a usar a ”ground state”do problema limite no semi-espa¸co Euclidiano

 −∆w = f (w) em RN+

∂w

∂η = g(w) sobre R

n−1, (6)

para estudar o comportamento de Cp().

Outra motiva¸c˜ao deste tipo de problema vem do estudo do problema parab´olico, introduzido por Steklov em [69]

     ut− div  k(x, u)∇u = 0, x ∈ Ω, t > 0, k(x, u)∂u ∂η + αu = g(t, x, u), x ∈ ∂Ω, t > 0. (7)

(17)

onde alguns experimentos mostraram que o calor concentra em um ´unico ponto do material e este ponto est´a localizado em um ponto da fronteira do material.

Nos ´ultimos anos, o estudo da melhor constante de imers˜oes de Sobolev tem atra´ıdo a aten¸c˜ao de muitos matem´aticos, n˜ao somente porque estas desigualdades tem papel fundamental em muitos problemas que aparecem em v´arios problemas da geometria e f´ısica, mas tamb´em, estas desigualdades tˆem indicado alguns fenˆomenos de grande interesse matem´atico, por exemplo, como a topologia do dom´ınio interfere na existˆencia de extremal. Natureza do Projeto Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em matem´atica, na ´area de an´alise, Equa¸c˜oes El´ıpticas semilineares, fazendo uso da Teoria variacional e argumentos de Blow up.

Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

O recente progresso no estudo de problemas com condi¸c˜ao de fronteira de Neumann, tem atra´ıdo a aten¸c˜ao por parte dos pesquisadores em contrapartida com o problema de Dirichlet Semilinear. Uma explica¸c˜ao para isto, talvez seja o fato de que qualquer solu¸c˜ao para o problema de Neumann ´e inst´avel quando vista como uma solu¸c˜ao da equa¸c˜ao parab´olica correspondente.

In [65], Ni-Takagi observou um fenˆomeno conhecido como ponto de condensa¸c˜ao, isto ´e, a solu¸c˜ao tende a zero quando  → 0, exceto para um n´umero finito de pontos. Assim, torna-se importante conhecer n˜ao somente a existˆencia de solu¸c˜ao para (5) mas tamb´em o comportamento assint´otico da solu¸c˜ao.

Ap´os este trabalho, despertou-se um grande interesse no estudo de problemas el´ıpticos com condi¸c˜ao de Neumann. Com rela¸c˜ao a este tipo de problema, existe uma extensa literatura da qual destacamos, [11, 26, 82, 83, 81]. Em seus m´etodos, foi fundamental conhecer a existˆencia e unicidade de uma ground state para o problema limite, ou seja, uma solu¸c˜ao radial positiva w, tal que w e suas derivadas de primeira ordem tˆem decaimento exponencial. Diante disto, ´e fundamental no estudo do problema (5), estudarmos o comportamento das fun¸c˜oes extremais na desigualdade Sp(Rn+)kuk p Lp(Rn−1) ≤ k∇uk 2 L2(Rn +)+ kuk 2 L2(Rn−1). (8)

Uma grande dificuldade neste estudo, ´e o fato de que o termo do lado direito de (8) n˜ao define uma norma em H1(Rn

+). Recentemente del Pino e Flores [26],

estudaram o problema (5) para o caso Ω ⊂ Rn, n ≥ 3, com n˜ao linearidades

cr´ıticas, ou seja, p = 2∗ − 1 = (n − 1)/(n − 2). E este trabalho nos motivou

a estudarmos o caso subcritico que tornar-se mais complicado pelo fato de n˜ao podermos mais usar as fun¸c˜oes que atingem a melhor constante de Sobolev, as

(18)

o comportamento assint´otico das solu¸c˜oes, o qual faremos usando argumento de blow up. Resultados Esperados Pretendemos com isto dar continuidade a

projetos j´a existente neste tipo de problema, produzindo pelo menos um artigo de pesquisa e consolidando a nossa itera¸c˜ao entre os grupos de pesquisa em EDP dos dois departamentos de matem´atica das universidades envolvidas.

(19)

Projeto de pesquisa 5

Equa¸

oes El´ıpticas com Crescimento Cr´ıtico do Tipo

Trudinger-Moser envolvendo o N - laplaciano

Projeto em conjunto com os professores: Djairo Guedes de Figueiredo

Instituto de Matem´atica, Estat´ıstica e Computa¸c˜ao Cient´ıfica UNICAMP

Uberlandio Batista Severo Departamento de Matem´atica Universidade Federal da Para´ıba Objetivos Gerais

Neste projeto, pretendemos estudar existˆencia, n˜ao existˆencia e unicidade de solu¸c˜oes radiais positivas para uma classe de problemas el´ıpticos quaselineares envolvendo crescimento cr´ıtico do tipo Trudinger-Moser. Para este prop´osito, usaremos m´etodos da An´alise N˜ao-Linear, tais como, teoremas do tipo minimax, Teoria do Grau de Leray-Schauder e “Shooting Method”. Esta classe de problemas apresenta alguns tipos de dificuldades, devido `a perda de compacidade por se tratar de crescimento cr´ıtico, bem como pelo fato do operador em quest˜ao ser do tipo quaselinear.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em matem´atica, na ´area de an´alise, Equa¸c˜oes El´ıpticas, fazendo uso da Teoria variacional e “Shooting Method”. Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

Neste trabalho, estudamos uma classe de problemas el´ıpticos quaselineares da forma

(P1)

−∆Nu = f (u) em RN,

u(x) → 0 quando |x| → ∞

no qual a n˜ao linearidade f : R+ → R ´e uma fun¸c˜ao localmente lipschitziana e

com sinal indeterminado, isto ´e, f pode eventualmente assumir valores negativos e positivos. As n˜ao linearidades f aqui consideradas atigem crescimento cr´ıtico do tipo exponencial.

Utilizando o shooting method, provaremos existˆencia, n˜ao existˆencia e unicidade de solu¸c˜oes radiais em uma bola B1(0) ⊂ RN. Al´em disso, estaremos

(20)

denominadas “ground states”, um termo preveniente do contexto f´ısico que deu origem ao problema acima e tamb´em serviu como motiva¸c˜ao para o estudo do mesmo.

Estudamos o problema (P1) para n˜ao linearidade gerais f com o objetivo

de provar solu¸c˜oes definidas em todo RN. O nosso principal resultado para

“ground states”aqui estabelecido n˜ao ´e formulado em termos de condi¸c˜oes de crescimento de f ; mas por meio de uma desigualdade que relaciona a fun¸c˜ao dada pela express˜ao (No caso N = 2)

h(u) = g(u) − ug 0(u) 2 − y0g0(u) 2 h eg(u)−g(y0)2 − 1 i−1 , onde g(u) = ln f (u), para f (u) > 0; e o limite inferior de f

inf {f (u); u > 0} = −M.

Com hip´otese apropriadas sobre f , provamos um crit´erio para existˆencia de solu¸c˜oes de “ground states”o qual est´a relacionado a propriedade de um determinado conjunto n˜ao ser vazio. Utilizando esse crit´erio associado ao shooting method estabelecemos existˆencia de solu¸c˜oes para uma larga classe de n˜ao linearidades f .

Por meio do shooting method, nos dedicamos a estabelecer resultados de existˆencia, inexistˆencia e unicidade de solu¸c˜oes radiais em uma bola B1(0)

do problema (P1) para n˜ao linearidades com crescimento cr´ıtico. Mais

especificamente, trabalhamos com o problema, −∆Nu = h(u)eα|u|

N (N −1)

em Ω ⊂ RN

u = 0 sobre ∂Ω,

onde h ´e um termo de menor ordem com respeito a eα|u|

N (N −1)

. Procuramos determinar a linha de divis˜ao para a solubilidade e respectivamente a n˜ao solubilidade do problema em termos do crescimento assint´otico do termo de menor ordem h. Veremos que o crescimento que garante a tal solubilidade ´e o crescimento cr´ıtico de h. Mais precisamente, mostraremos que tomando Ω = B1(0) existir´a uma constante K0 > 0 tal que se

h(r) = K

r , para r > r1, com K < K0

e h satisfaz algumas condi¸c˜oes em torno do zero ent˜ao o problema acima n˜ao tem solu¸c˜ao radial. Observamos que por [41] qualquer solu¸c˜ao positiva de (P1) sobre

B1(0) ´e necessariamente radial, isto implica que n˜ao existe solu¸c˜ao positiva sobre

(21)

Resultados esperados

Publicar pelo menos dois artigos em peri´odicos internacionais Deste modo pretemos continuar dar continuidade ao intercˆambio com os professores Djairo Guedes de Figueiredo.

Observa¸c˜ao: Al´em destes projetos de pesquisa acima descritos temos outros projetos que est˜ao em fase de elabora¸c˜ao envolvendo os colaboradores:

Jan Chabrowski

The University of Queensland Brisbane, Australia.

Daniele Cassani

Dip. di Matematica “F. Enriques”, Universit`a degli Studi, Milano, Italy Pedro Ubilla

Departamento de Matem´atica y Ciencias de la Computacion Universidad de Santiago de Chile, Chile

Sebastian Lorca

Departamento de Matem´aticas Universidad de Tarapac´a, Chile Justino S´anchez

Departamento de Matem´aticas Universidad de la Serena, Chile Ol´ımpio Hiroshi Miyagaki Departamento de Matem´atica Universidade Federal de Vi¸cosa S´ergio Henrique Monari Soares Departamento de Matem´atica

Universidade de S˜ao Paulo, S˜ao Carlos, SP. Pierluigi Benevieri

Dipartimento di Matematica Applicata Universit`a degli Studi di Firenze, Italy

Abbas Moameni Department of Mathematics University of British Columbia

(22)

Nesta se¸c˜ao elencamos os alunos que realizam projetos sob nossa orienta¸c˜ao nos n´ıveis de doutorado, Mestrado e Inicia¸c˜ao Cient´ıfica.

Alunos de Programa de Doutorado - UFPE

Manass´es Xavier de Sousa - In´ıcio 2006.2. Atualmente est´a em fase de elabora¸c˜ao de tese.

T´ıtulo do projeto de tese: Problema El´ıpticos envolvendo Crescimento Cr´ıtico do tipo Trudinger-Moser.

Resumo do projeto de tese: estudamos duas classes de problemas el´ıpticos singulares em subdom´ınios euclidianos envolvendo o operador N-Laplaciano e n˜ao-linearidades com crescimento exponencial do tipo Trudinger-Moser. Nosso principal objetivo ´e obter resultados de existˆencia, multiplicidade e de n˜ao existˆencia de solu¸c˜oes. Para tanto, estamos abordando temas como: Minimiza¸c˜ao de Funcionais; Teoremas envolvendo Sub-Solu¸c˜ao e Super-Solu¸c˜ao; Propriedades de regularidade das solu¸c˜oes e Princ´ıpios de compara¸c˜ao, etc. (cf. [29]) Al´em disso, investigamos tamb´em fenˆomenos de concentra¸c˜ao de solu¸c˜oes para sistemas el´ıpticos envolvendo n˜ao linearidades com crescimento exponencial do tipo Trudinger-Moser.

Anselmo Ribeiro Lopes - In´ıcio julho de 2008 Em fase de prepara¸c˜ao para o exame de qualifica¸c˜ao

Jos´e Francisco Alves de Oliveira - In´ıcio mar¸co de 2009 Em fase de prepara¸c˜ao para o exame de qualifica¸c˜ao

(23)

Elisandra de F´atima Gloss de Morais - In´ıcio 2006.1. Atualmente est´a em fase de elabora¸c˜ao de tese.

T´ıtulo do projeto de tese: Equa¸c˜oes de Schr¨odinger quasilineares

Resumo do projeto de tese: Estudamos problemas envolvendo equa¸c˜ao de Schr¨odinger para o p−laplaciano, sistemas de tais equa¸c˜oes com o operador laplaciano e equa¸c˜oes quasilineares. Em tais problemas o potencial considerado ´e cont´ınuo, positivo e possui um ”po¸co”. As n˜ao linearidades s˜ao tamb´em fun¸c˜oes cont´ınuas, subcr´ıticas e n˜ao necessariamente satisfazem algumas hip´oteses comumente exigidas tais como condi¸c˜ao Ambrosetti-Rabinowitz e monotonicidade. Usando m´etodos variacionais provamos a existˆencia e concentra¸c˜ao de solu¸c˜oes positivas

Bruno Henrique Carvalho Ribeiro - In´ıcio 2006.1. Atualmente est´a em fase de elabora¸c˜ao de tese.

T´ıtulo do projeto de tese: Problemas do tipo Ambrosetti-Prodi para sistemas Resumo do projeto de tese: Estudamos alguns problemas el´ıpticos envolvendo equa¸c˜oes e sistemas cujas n˜ao linearidades s˜ao do tipo Ambrosetti-Prodi, isto ´e, interagem assintoticamente com autovalores do operador laplaciano, mas que podem possuir crescimento cr´ıtico. No caso de dimens˜oes maiores que dois, abordamos um sistema el´ıptico com n˜ao linearidades homogˆeneas de grau igual ao expoente cr´ıtico de Sobolev, generalizando resultados obtidos por M. Calanchi e B. Ruf, obtendo atrav´es de m´etodos variacionais o resultado cl´assico de Ambrosetti e Prodi: existˆencia de duas solu¸c˜oes para o sistema dependendo da escolha da parte n˜ao-homogˆenea do mesmo. Para o caso bidimensional, abordamos problemas com crescimento exponencial, subcr´ıtico e cr´ıtico, e, a partir de resultados obtidos por Trudinger e Moser, tamb´em discutimos existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜ao.

(24)

em Matem´

atica da UFPB

• Rodrigo Genuino Clemente, per´ıodo: agosto de 2009 a julho de 2011. • Jalman Alves de Lima, per´ıodo: mar¸co de 2009 a julho de 2010. • Esteban Pereira da Silva, per´ıodo: julho de 2008 a fevereiro de 2010. • Ricardo Pinheiro da Costa, per´ıodo: julho de 2008 a fevereiro de 2010. • Ornan Filipe Oliveira, per´ıodo: de mar¸co de 2006 a mar¸co de 2008. • Jos´e Francisco de Oliveira, per´ıodo: de agosto de 2007 a abril de 2009.

Alunos do Programa de Bolsas de Inicia¸

ao

Cient´ıfica - CNPq

• Jos´e Carlos, per´ıodo: 2009-2010.

Projeto: An´alise de Fourier e Aplica¸c˜oes. • Eudes Mendes, per´ıodo: 2009-2010.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao estudo das Equa¸c˜oes Diferenciais Ordin´arias. • Rodrigo Genuino Clemente, per´ıodo: 2008-2009.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao estudo das Equa¸c˜oes Diferenciais Ordin´arias. • Diego Ferraz de Souza, per´ıodo: 2008-2011.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao Estudo das Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais. • Jalman Alves de Lima, per´ıodo: 2008.

Projeto: An´alise Funcional e Aplica¸c˜oes. • Esteban Pereira da Silva, per´ıodo: 2006-2007.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao Estudo da An´alise Funcional e Aplica¸c˜oes. • Ricardo Pinheiro da Costa, per´ıodo: 2006-2007.

(25)

Outras Atividades de Gest˜

ao

Cient´ıfica e Acadˆ

emica

1. Coordena¸c˜ao do INCT - Matem´atica - Centro em Desenvolvimento - UFPB. 2. Coordena¸c˜ao do PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA EM AN ´ALISE

- PIPA/ UFPB.

3. Coordena¸c˜ao dos projetos de organiza¸c˜ao e solicita¸c˜ao de apoio cient´ıfico aos ´

org˜aos CNPq e CAPES para realiza¸c˜ao do I - ENCONTRO NORDESTINO DE MATEM ´ATICA em Jo˜ao Pessoa no in´ıcio de 2010.

4. Coordena¸c˜ao do projeto de cria¸c˜ao do programa de doutorado em associa¸c˜ao ampla entre as universidades: UFPB, UFCG, UFPE, UFC.

5. L´ıder do Grupo de Pesquisa PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA EM AN ´ALISE.

(26)

Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Nome do Pesquisador: Jo˜

ao Marcos Bezerra do ´

O

Processo: 305782/2006-1

Institui¸c˜

oes: UFPB, UFPE & UNICAMP

T´ıtulo do projeto apoiado pelo CNPq: Existˆ

encia e Multiplicidade

para alguns Problemas El´ıpticos

´

Area: An´

alise

Sub´

area do projeto: Equa¸c˜

oes Diferenciais Parciais

Pesquisador CNPq: Categoria/N´ıvel 1D

Per´ıodo: 01/03/2007 a 28/02/2010

O projeto vem sendo apoiado pelo CNPq desde agosto de 1996

INTRUC¸ ˜AO

FORMAC¸ ˜AO DE RECURSOS HUMANOS

RELAT ´ORIO RESUMIDO

A seguir resumiremos o desenvolvimento de nossa pesquisa durante o per´ıodo deste projeto de pesquisa em formato semelhante ao que apresentamos no nosso plano de trabalho.

(27)

Projeto de pesquisa 1

Estimativas a priori para equa¸

oes el´ıpticas n˜

ao-lineares

envolvendo crescimento exponencial

Projeto em conjunto com os professores: Djairo Guedes de Figueiredo

Instituto de Matem´atica, Estat´ıstica e Computa¸c˜ao Cient´ıfica UNICAMP

Bernhard Ruf

Departamento de Matem´atica

Universidade de Mil˜ao, Mil˜ao, It´alia.

Resultados Obtidos

Como produto da pesquisa sobre este tema publicamos dois artigos (cf. [23, 24]). Nesta ocasi˜ao tivemos a oportunidade de dar continuidade `a forte intera¸c˜ao j´a existente entre o nosso grupo de pesquisa e o grupo da UNICAMP liderado por Djairo de Figueiredo (UNICAMP) e Bernhard Ruf (Universit`a degli Studi, Milano, Italy).

Objetivos Gerais

Obter estimativas a priori para solu¸c˜oes positivas para uma classe de sistemas el´ıpticos em subdom´ınios limitados do plano euclidiano com n˜ao linearidades com crescimento exponencial.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, em Sistemas de Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais.

Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

Neste projeto, consideramos uma classe de sistemas semilineares de equa¸c˜oes el´ıpticas da forma:            −∆u = g(x, u, v) em Ω −∆v = f (x, u, v) em Ω u > 0 , v > 0 em Ω u = v = 0 sobre ∂Ω (9)

(28)

s˜ao superlineares no infinito. Problemas deste tipo surgem em uma variedade de situa¸c˜oes, tais como em Geometria Diferencial, Teoria de difus˜ao n˜ao-linear gerada por fontes n˜ao-lineares, de igni¸c˜ao t´ermica e combust˜ao de misturas de gases quimicamente ativas, e de equilibrio gravitacional de estrelas politr´opicas.

Estamos interessados aqui em obter estimativas a priori para o sistema (9). Este tipo de informa¸c˜ao ´e fundamental para obtermos existˆencia de solu¸c˜oes bem como informa¸c˜oes sobre a estrutura do conjunto de solu¸c˜oes. Recentemente, v´arios autores tˆem trabalhado neste tipo de quest˜ao. Em [18], de Figueiredo, Lions e Nussbaum obtiveram estimativas a priori para um problema do tipo

−∆u = f (x, u) em Ω,

sob a hip´otese f (x, u)/uσ → 0 quando u → ∞ para algum σ > 0. Cl´ement,

de Figueiredo e Mitidieri, em [25], obtiveram estimativas a priori para solu¸c˜oes positivas de uma classe de sistemas el´ıpticos via o m´etodo de Brezis-Turner combinado com interpola¸c˜ao e inequa¸c˜oes do tipo Hardy-Sobolev.

Para equa¸c˜oes el´ıpticas n˜ao-lineares envolvendo crescimento cr´ıtico veja [12] e [13]. Enquanto que equa¸c˜oes el´ıpticas n˜ao-lineares em subdom´ınios de R2

envolvendo crescimento exponencial tˆem sido estudadas por v´arios autores utilizando m´etodos variacionais, inclusive pelos participantes deste projeto (cf. [19], [20], [21], [22], [16], [29]). Com o objetivo se obter resultados mais gerais, todas as nossas pesquisas neste tema convergiram para a necessidade de conseguir estimativas a priori para as solu¸c˜oes desta classe de problemas. Para tanto, a id´eia foi tentar os m´etodos usados em dimens˜oes superiores, como por exemplo: “moving planes”, desigualdades de Hardy-Sobolev e “Blow-up”. A nossa pesquisa est´a mostrando que a utiliza¸c˜ao de “moving planes”de Serrin-Aleksandrov dar´a um melhor resultado no sentido de considerarmos crescimentos maiores. Usamos tamb´em t´ecnicas desenvolvidas no artigo [15], bem como aquelas desenvolvidas por Brezis-Merle em [14].

(29)

Projeto de pesquisa 2

Ondas solit´

arias para equa¸

oes de Schr¨

odinger quase

lineares envolvendo crescimento cr´ıtico

Projeto em conjunto com os professores: Ol´ımpio Hiroshi Miyagaki

Departamento de Matem´atica Universidade Federal de Vi¸cosa S´ergio Henrique Monari Soares Departamento de Matem´atica

Universidade de S˜ao Paulo, S˜ao Carlos, SP.

Resultados Obtidos

Como produto da pesquisa sobre este tema publicamos um artigo (cf. [32]) e concluimos um segundo artigo que se encontra submetido (cf. [33]). Nesta ocasi˜ao tivemos a oportunidade de dar continuidade `a forte intera¸c˜ao j´a existente com o professor Ol´ımpio Hiroshi Miyagaki (UFV) e come¸carmos uma intera¸c˜ao com o professor S´ergio Monari Soares (ICMC/USP/SC). Na ocasi˜ao de desenvolvimento do projeto, nosso aluno de doutorado, Uberlˆandio Batista Severo, desenvolveu sua tese de doutorado sobre tema relacionado com este projeto (cf. [34], [70], [71]), [72]).

Objetivos Gerais

O presente projeto tem por objetivo a obten¸c˜ao de resultados de existˆencia de solu¸c˜oes de energia m´ınima para uma classe de equa¸c˜oes el´ıpticas quaselineares com n˜ao linearidades com crescimento cr´ıtico do tipo Trudinger-Moser em R2, bem como do tipo Brezis-Nirenberg em RN com N ≥ 3.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, mais especificamente, em equa¸c˜oes diferenciais parciais, fazendo uso de m´etodos variacionais e mais precisamente da Teoria dos Pontos Cr´ıticos. Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

(30)

−∆u + V (x)u − (∆(u2

))u = f (u) em R2

Solu¸c˜oes deste tipo est˜ao relacionadas com a existˆencia de ondas solit´arias est´aveis para equa¸c˜oes de Schr¨odinger da forma

i∂tz = −∆z + V (x)z − f (|z|2)z − κ∆h(|z|2)h0(|z|2)z,

sendo V = V (x), x ∈ RN, uma fun¸c˜ao potencial dada, κ ´e uma constante real e f e h s˜ao fun¸c˜oes reais a valores reais. O caso semilinear corresponde a κ = 0 e tem sido intensivamente estudado nos ´ultimos anos por v´arios autores [10], [40], [76].

Equa¸c˜oes quaselineares como estas aparecem mais naturalmente em f´ısica matem´atica, mais especificamente, em modelos que descrevem fenˆomenos f´ısicos correspondentes a v´arios tipos de fun¸c˜oes f e h ([49], [50], [55]). Na literatura matem´atica, h´a poucos resultados conhecidos sobre estas equa¸c˜oes. A nossa principal referˆencia ´e o trabalho [58], onde os autores estabelecem a existˆencia de ondas solit´arias para a equa¸c˜ao de Schr¨odinger no caso em que N ≥ 3 e as fun¸c˜oes h e f se comportam como potˆencias. Como um modelo, eles consideraram h(s) = s e f (s) = s(p−1)/2 e k > 0. Neste projeto, consideramos n˜ao linearidades

com com crescimento cr´ıtico do tipo Trudinger-Moser em R2, bem como do tipo Brezis-Nirenberg em RN com N ≥ 3. Para lidar com esta classe de problemas

surgiram algumas dificuldades. A primeira foi devida ao fato de haver trˆes diferentes escalas na equa¸c˜ao, causando problemas para utilizar m´etodos de minimiza¸c˜ao com v´ınculos. Por outro lado n˜ao existe um espa¸co de fun¸c˜oes natural no qual o funcional energia esteja bem definido. Foi necess´ario, pois, introduzir uma nova formula¸c˜ao variacional proposta em [58] e ent˜ao reformular o problema em um espa¸co de Orlicz. Uma outra dificuldade surgiu devido a presen¸ca agora da n˜ao linearidade do tipo exponencial (veja detalhes em [20], [28], [64], [78]). Usaremos tamb´em t´ecnicas devidas a Lions [56], [57] e Rabinowitz [68].

(31)

Projeto de pesquisa 3

Solu¸

oes Positivas para uma Classe de Sistemas El´ıpticos

com Multiparˆ

ametros

Projeto em conjunto com os professores: Pedro Ubilla

Departamento de Matem´atica y Ciencias de la Computacion Universidad de Santiago de Chile, Chile

Sebastian Lorca

Departamento de Matem´aticas Universidad de Tarapac´a, Chile Justino S´anchez

Departamento de Matem´aticas Universidad de la Serena, Chile Resultados Obtidos

Como produto da pesquisa sobre este tema publicamos os artigos (cf. [35] e [36]). E nesta ocasi˜ao tivemos a oportunidade de dar continuidade `a forte intera¸c˜ao j´a existente com o grupo de pesquisa liderado pelo professor Pedro Ubilla - Chile.

Objetivos Gerais

O presente projeto tem por objetivo obter resultados de existˆencia, n˜ ao-existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜oes positivas para uma classe de sistemas el´ıpticos envolvendo equa¸c˜oes ordin´arias de segunda ordem com multiparˆametros. Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise Matem´atica, mais especificamente, em Equa¸c˜oes Diferenciais Ordin´arias de Segunda Ordem. Pretendemos usar m´etodos topol´ogicos tais como teoria do grau de Leray-Schauder, Teorema de Ponto Fixo de Krasnoselkii, m´etodo de sub-super solu¸c˜oes e ´Indice de Ponto Fixo.

(32)

envolvendo equa¸c˜oes diferencias ordin´arias de segunda ordem:    −u00 = g 1(t, u, v, a, b) in (0, 1) , −v00 = g 2(t, u, v, a, b) in (0, 1) , u(0) = v(0) = u(1) = v(1) = 0 . (Sab)

onde a e b s˜ao parametros e h,g s˜ao o fun¸c˜oes cont´ınuas.

Introduzimos novas vers˜oes da no¸c˜ao de superlinearidade para n˜ao-linearidade que podem, em um certo sentido, ser singulares.

O tema deste projeto de pesquisa tem sua motiva¸c˜ao em certas classes de problemas el´ıpticos definidos em dom´ınios euclidianos com simetria radial, por exemplo, sistemas el´ıpticos em dom´ınios anulares e dom´ınios exteriores. Aplicamos tamb´em nossos resultados abstratos a problemas envolvendo equa¸c˜oes diferencias ordin´arias de quarta ordem, tais como as equa¸c˜oes da viga el´astica. Nossos resultados incluiem, em particular, as seguintes classes de problemas el´ıpticos:

I. Sistemas de equa¸c˜oes el´ıpticas de segunda ordem em dom´ınios euclidianos anulares com condi¸c˜ao de fronteira de Dirichlet:

       −∆u = k1(|x|, u, v), in r1 < |x| < r2, ∆v = k2(|x|, u, v), in r1 < |x| < r2, (u, v) = (0, 0), in |x| = r1, (u, v) = (a, b), in |x| = r2. (10)

II. Sistemas de equa¸c˜oes el´ıpticas de segunda ordem em dom´ınios euclidianos exteriores com condi¸c˜ao de fronteira de Dirichlet:

      

−∆u = f (|x|, u, v) , for |x| > 1 and x ∈ RN, −∆v = g(|x|, u, v ) , for |x| > 1 and x ∈ RN,

(u, v) = (a, b) , for |x| = 1, (u, v) −→ (0, 0) as |x| → +∞ .

(11)

III. Equa¸c˜oes de quarta ordem:    w(IV ) = f (t, w, w00), in l = (0, 1), w(0) = a in w(1) = b, w00(0) = 0 in w00(1) = 0. (12) Observamos que, aplicando mudan¸cas de vari´aveis adequadas, podemos transformar as equa¸c˜oes dos problemas acima em sistemas de equa¸c˜oes diferencias ordin´arias de segunda ordem do tipo (Sab)) definido anteriormente. Problemas

de valores de fronteira modelados por estas classes de sistemas tˆem atra´ıdo o interesse de muitos pesquisadores. Alguns s˜ao advindos de diversas ´areas da Matem´atica Aplicada e da F´ısica.

(33)

Quest˜oes como existˆencia, n˜ao existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜oes positivas para equa¸c˜oes el´ıpticas de segunda ordem, definidas em dom´ınios euclidianos, tˆem sido bastante pesquisadas nas ´ultimas d´ecadas. Muitos destes problemas s˜ao abordados usando m´etodos variacionais. Neste contexto, devido ao m´etodo e, principalmente `as imers˜oes de Sobolev, ´e natural encontramos limita¸c˜oes sobre o crescimento das n˜ao linearidades no infinito. Quando o dom´ınio de defini¸c˜ao das equa¸c˜oes s˜ao bolas ou, mais geralmente, dom´ınios estrelados, a famosa identidade de Pohozaev [66] mostra que, de fato, este tipo de restri¸c˜ao n˜ao ´e devido apenas ao m´etodo. Prova-se que, neste caso, n˜ao existem solu¸c˜oes positivas para n˜ ao-linearidades com crescimento acima do cr´ıtico. Quando o dom´ınio de defini¸c˜ao da equa¸c˜ao ´e um anel ou um dom´ınio exterior, n˜ao podemos aplicar mais a identidade de Pohozaev para se obter este tipo de resultado de n˜ao-existˆencia. De fato, resultados de existˆencia e multiplicidade podem ser obtidos como, por exemplo, usando teoremas de ponto fixo, m´etodo de sub-super solu¸c˜oes e teoria de ´ındice de ponto fixo.

Neste contexto, o estudo de equa¸c˜oes el´ıpticas semi-lineares em dom´ınios anulares tem obtido consider´aveis avan¸cos, devido a expressiva aten¸c˜ao que tem recebido por v´arios pesquisadores da ´area.

Um modelo simples desta classe de problemas, no caso escalar, ´e dado por −∆u = f (u) onde f (u) ´e uma fun¸c˜ao cont´ınua n˜ao-decrescente e superlinear no zero e no infinito, isto ´e, f (t)/t → +∞ quando t → +∞ e f (t)/t → 0 quando t → 0. Esta classe de problemas foi estuda por Bandle, Coffman e Marcus em [5] e no caso particular em que f (t) = t(N +2/(N −2) foi estudada por Bandle e

Peletier em [6]. Usando o chamado ”Shooting Method”, os resultados de [6] foram estendidos por Lee e Lin em [53] para n˜ao-linearidades f (t) que s˜ao convexas e s˜ao superlineares no zero e no infinito. Usando argumentos da teoria do grau e o m´etodo de sub-super solu¸c˜oes, Hai em [48] estendeu e complementou alguns dos resultados contidos em [6] e [53] para n˜ao-linearidades localmente Lipschitzianas. Fazemos ainda referˆencia ao artigo [30] para resultados sobre o problema escalar para equa¸c˜oes definidas em dom´ınios anulares com condi¸c˜oes de fronteira n˜ao homogˆeneas e sem restri¸c˜oes do tipo convexidade ou localmente Lipschitzianas.

H´a v´arios artigos, publicados recentemente, que tratam sobre quest˜oes de existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜oes radiais e positivas para sistemas de equa¸c˜oes el´ıpticas em dom´ınios euclidianos anulares com condi¸c˜oes de fronteira de Dirichlet ou Newmann. Para condi¸c˜oes homogˆeneas, veja [37], [38] e suas referˆencias. Para condi¸c˜oes de fronteira n˜ao homogˆeneas, veja [31].

Sobre problemas exteriores, indicamos as referˆencias [51], [52], [73], [74], [75] e para problemas de quarta ordem relacionados com o nosso projeto, indicamos as referˆencias [3], [4], [54], [59], [60], [61].

(34)

Sistemas n˜

ao lineares envolvendo operadores do tipo

curvatura m´

edia ou perturba¸

oes do p-Laplaciano

Projeto em conjunto com os professores: Pierluigi Benevieri

Dipartimento di Matematica Applicata Universit`a degli Studi di Firenze, Italy Everaldo Souto de Medeiros

Departamento de Matem´atica Universidade Federal da Para´ıba Resultados Obtidos

Neste projeto concluimos os artigos [7], [8] e [9]. E nesta ocasi˜ao tivemos a oportunidade de dar continuidade `a forte intera¸c˜ao j´a existente.

Objetivos Gerais

Estudamos existˆencia de solu¸c˜oes peri´odicas para sistemas de equa¸c˜oes diferenciais ordin´arias n˜ao lineares envolvendo operadores do tipo curvatura m´edia ou perturba¸c˜oes do operador p-Laplaciano. Para isto, usamos m´etodos topol´ogicos, mais precisamente, Teoria do Grau de Laray-Schauder.

Natureza do Projeto

Trata-se de um projeto de pesquisa te´orica em Matem´atica, na ´area de An´alise, em sistemas de equa¸c˜oes diferenciais ordin´arias, fazendo uso de m´etodos topol´ogicos.

Delimita¸c˜ao do Tema da Pesquisa

Recentemente, surgiram muitos trabalhos de pesquisa com o objetivo de estudar existˆencia de solu¸c˜oes para v´arios problemas de valores de fronteira envolvendo equa¸c˜oes diferencias parciais ou ordin´arias de segunda ordem, no caso de perturba¸c˜oes n˜ao-lineares do operador p−Laplaciano u 7→ ∆pu, definido por

∆pu := (|u0|p−2u0)0, se N = 1 e ∆pu := div(|∇u|p−2∇u) se N ≥ 2. Veja por

exemplo [28], [62], [63] e [79], [80].

Man´asevich e Mawhin em [62], [63] provaram resultados de existˆencia de solu¸c˜oes peri´odicas para a seguinte classe de sistemas de equa¸c˜oes ordin´arias de segunda ordem com condi¸c˜oes de fronteira peri´odica:

(35)

onde f : [0, T ] × RN× RN

→ RN ´e uma fun¸c˜ao de Carath´

eodory e φ : RN → RN

´e uma fun¸c˜ao que satisfaz certas propriedades de monotonicidade que asseguram, ser tamb´em, um homeomorfismo sobre o RN e pertence a uma classe de

homeomorfismos que incluem, em particular, a aplica¸c˜ao ψp definida por

ψp(u) = |u|p−2u se u 6= 0 e ψp(0) = 0,

onde u = (u1, . . . , uN) ∈ RN, |u| = (P u2i)1/2 e p ∈ (0, +∞). Como

conseq¨uˆencia, seus resultados se aplicam a uma classe de operadores que incluem em particular, o p-Laplaciano. Notamos que, no caso particular em que p = 2, temos o problema cl´assico

u00= f (t, u, u0), u(0) = u(T ), u0(0) = u0(T ).

Condi¸c˜oes de fronteira tipo do peri´odica tˆem uma dificuldade extra em rela¸c˜ao as condi¸c˜oes de fronteira de Dirichlet u(0) = u(T ). Notemos que o problema de Dirichlet homogˆeneo

ψp(u0))0 = h(t), u(0) = u(T ) = 0 (14)

possui solu¸c˜ao ´unica em L1 e, conseq¨uˆentemente, o problema n˜ao-linear

ψp(u0))0 = f (t, u, u0), u(0) = u(T ) = 0

´e equivalente a determinar um ponto fixo de um operador obtido da composi¸c˜ao do operador solu¸c˜ao com o operador de Nemytski associado a fun¸c˜ao n˜ao linear f (t, u, u0). No caso de condi¸c˜ao de fronteira peri´odica, o problema correspondente

ψp(u0))0 = h(t), u(0) = u(T ), u0(0) = u0(T ), (15)

em geral, n˜ao possui solu¸c˜ao e quando possui n˜ao ´e ´unica. Al´em disso, o problema (13) n˜ao tem em geral uma estrutura variacional e, portanto, ´e natural usar m´etodos topol´ogicos para se obter solu¸c˜oes de (13).

Estudamos o problema (13) no caso em que a aplica¸c˜ao ϕ n˜ao ´e sobrejetiva, o que ´e motivado pelo modelo envolvendo o operador curvatura m´edia.

Usamos t´ecnicas da Teoria do Grau com o objetivo de estender e complementar os resultados em [62], de modo a incluirmos problemas envolvendo operadores do tipo curvatura m´edia

Lu = u

0

p1 + |u0|2

!0

perturba¸c˜oes do operador p-Laplaciano Lu = u00+ (|u0|p−2u0

(36)

Lu = (|u0|q−2(1 + |u0|q)p/q−1)0

com p, q ∈ (1, +∞) e p 6= q.

Usamos a invariˆan¸cia por homotopia do grau, mais precisamente, a partir de uma decomposi¸c˜ao do espa¸co L1 = L1m+ F , onde F ' RN e L1m ´e o espa¸co das fun¸c˜oes integr´aveis com m´edia nula, estabelecemos uma homotopia que ´e uma perturba¸c˜ao da identidade por um operador de posto finito.

Formalmente, podemos verificar que o problema (13) ´e equivalente ao seguinte problema u0(t) = ϕ−1  a + Z t 0 f (s, u(s), u0(s))ds  (16) Uma vez que o nosso homeomorfismo ϕ n˜ao ´e sobrejetor, tivemos que determinar condi¸c˜oes adquadas sobre a n˜ao-lineariridade f (t, u, u0) de modo que o operador dado pelo lado direito de (16) fosse bem definido.

(37)

Outros projetos realizados

Os projetos a seguir foram desenvolvidos tamb´em no per´ıodo de vigˆencia da bolsa. Ressaltamos ainda que para cada projeto submetemos para publica¸c˜ao um artigo em revista de circula¸c˜ao internacional.

Projeto de pesquisa 5

Existˆ

encia e concentra¸

ao de ondas solit´

arias para uma

classe de equa¸

oes de Schr¨

odinger quaselineares no plano

envolvendo crescimento cr´ıtico

Projeto em conjunto com os professores: Abbas Moameni Department of Mathematics University of British Columbia

Vancouver, Canad´a Uberlandio Severo

Departamento de Matem´atica Universidade Federal da Para´ıba

Neste projeto estudamos a existˆencia e propriedades qualitativas de solu¸c˜oes positivas de energia m´ınima para a seguinte classe de equa¸c˜oes de Schr¨odinger −ε2∆u + V (x)u − ε2[∆ (u2)] u = f (u) no plano euclidiano. Desenvolvemos um

m´etodo variacional baseado em um m´etodo de penaliza¸c˜ao e em uma vers˜ao da inequa¸c˜ao de Trudinger-Moser, em um contexto n˜ao standard de espa¸cos de Orlicz, para construirmos uma fam´ılia de solu¸c˜oes a um parˆametro de solu¸c˜oes cl´assicas de energia m´ınima para a concentra-se, quando o parˆametro se aproxima de zero, em torno de um ponto de m´ınimo local do potencial.

O principal aspecto deste projeto ´e que o termo f (u) pode ter crescimento cr´ıtico do tipo exponencial e tamb´em a presen¸ca do termo de segunda ordem n˜ao homogeneo −ε2[∆ (u2)] u o qual n˜ao permite trabalhar no espa¸co de Sobolev

cl´assico. Equa¸c˜oes de Schr¨odinger deste tipo tem sido estudado como modelo de v´arios fenˆomenos f´ısicos. Este caso considerado aqui corresponde a equa¸c˜ao motivada pela F´ısica do Plasma.

(38)

Existˆ

encia de solu¸

oes para uma classe de equa¸

oes de

Schr¨

odinger quasilineares singulares dependendo de um

parˆ

ametro

Projeto em conjunto com o professor:

Abbas Moameni Department of Mathematics University of British Columbia

Vancouver, Canad´a

Estabecemos existˆencia de solu¸c˜oes positivas de energia m´ınima para uma classe de equa¸c˜oes Schr¨odinger quasilineares singulares da forma

i∂ψ

∂t = −∆ψ + ψ + $(|ψ|

2)ψ − λρ(|ψ|2)ψ − κ∆ρ(|ψ|20

(|ψ|2)ψ, x ∈ Ω, (17)

onde $(τ2)τ → +∞ quando τ → 0 e, λ > 0 ´e um parˆametro e Ω ´e uma bola

do RN. Este problema ´e estudado em conec¸c˜ao com o seguinte problema de autovalores quaselineares

−∆Ψ − κ∆ρ(|Ψ|20

(|Ψ|2)Ψ = λ1ρ(|Ψ|2)Ψ, x ∈ Ω, (18)

Estabelecemos a existˆencia de solu¸c˜oes para o problema (17) quando λ pertence a uma vizinhan¸ca do primeiro autovalor λ1 de (18). O principal asp´ecto deste

projeto ´e que a n˜ao linearidade $(|ψ|2)ψ ´e n˜ao limitada em torno da origem e

tamb´em a presen¸ca do termo de segunda ordem n˜ao linear. Nossa an´alise mostra a importˆancia do papel do parˆametro λ combinado com o termo n˜ao linear e n˜ao homogˆenio −∆ρ(|ψ|20(|ψ|2)ψ. Nossa prova ´e baseada em v´arias t´ecnicas

(39)

Projeto de pesquisa 7

Existˆ

encia e concentra¸

ao de ondas solit´

arias para uma

classe de equa¸

oes de Schr¨

odinger quaselineares em R

N

with N ≥ 3

Projeto em conjunto com os professores: Daniele Cassani

Dip. di Matematica “F. Enriques”, Universit`a degli Studi, Milano, Italy Abbas Moameni

Department of Mathematics University of British Columbia Vancouver, Canad´a

Neste projeto consideramos existˆencia e propriedades qualitativas de solu¸c˜oes positivas de energia m´ınima para a seguinte classe de equa¸c˜oes de Schr¨odinger quaselineares em RN with N ≥ 3:

i∂ψ ∂t = −ε

2∆ψ + W (x)ψ − η(|ψ|2)ψ − ε2κ∆ρ(|ψ|20

(|ψ|2)ψ (19)

onde ψ : R × RN → C, κ ´e uma constante positiva, W : RN

−→ R ´e um potencial dado e η, ρ : R+→ R s˜ao fun¸c˜oes satisfazendo certas propriedades. Introduzimos

em (19) o parˆametro ε > 0 com o objetivo de estudar o fenomeno de concentra¸c˜ao destas solu¸c˜oes quando ε → 0, o chamado limite semi-cl´assico.

Equa¸c˜oes quasilineares da forma (19) surgem em v´arios ramos da F´ısica corresondendo a diferentes tipos de fun¸c˜oes ρ. Aqui consideramos o caso em que ρ(s) = s e para uma classe de n˜ao linearidades η do tipo superlinear e subcr´ıtico. Procuramos por ondas solit´arias de (19) explorando a invarian¸ca de Lorentz desta equa¸c˜ao, tomando-se ψ(t, x) = e−iξtu(x), onde ξ ∈ R e u > 0 ´e uma fun¸c˜ao real. Deste modo obt´em-se a equa¸c˜ao el´ıptica correspondente com estrutura variacional:

−ε2∆u + V (x)u −ε2

2 ∆ u

2 u = f (u), u > 0,

x ∈ RN (20)

para um termo n˜ao linear f : R+ −→ R satisfazendo certas propriedadas, onde V (x) := W (x) − ξ e por simpliciade supomos κ = 1/2.

(40)

On a fourth order elliptic problem with a singular

nonlinearity

Projeto em conjunto com os professores: Daniele Cassani

Dip. di Matematica “F. Enriques”, Universit`a degli Studi, Milano, Italy N. Ghoussoub

Department of Mathematics University of British Columbia Vancouver, Canad´a

We study the following semilinear biharmonic equation: ∆2u = λ f (x)

(1 − u)2, x ∈ BR

where 0 ≤ f ≤ 1 and BR⊂ RN, N ≥ 1, is the ball centered in the origin of radius

R. We prove, under Dirichlet boundary conditions u = ∂u/∂η = 0 on ∂BR, the

existence of λ∗ = λ∗(R, f ) > 0 such that for λ ∈ (0, λ∗) there exists a minimal (classical) solution uλ, which satisfies 0 < uλ < 1. In the extremal case λ = λ∗, we prove the existence of a weak solution which has finite energy and which is the unique solution even in a very weak sense. For λ > λ∗ there are no solutions of any kind. Estimates on λ∗, stability properties of solutions and nonexistence results in the whole space are also established.

(41)

Orienta¸

oes Concluidas

• Tese de doutorado.

1. Uberlandio Batista Severo,

“Estudo de uma classe de equa¸c˜oes de Schrodinger quase-lineares”, IMECC – UNICAMP / 2007

2. Paulo de Souza Rabelo

Existˆencia e multiplicidade de solu¸c˜oes para sistemas de equa¸c˜oes de Schr¨odinger semilineares em RN,

DMAT-CCEN-Universidade Federal de Pernambuco / 2008. • Disserta¸c˜ao de mestrado.

1. Ornan Filipe de Ara´ujo Oliveira

Conjuntos Invariantes de Fluxo Decrescente na teoria dos Pontos Cr´ıticos e Aplica¸c˜oes `as Equa¸c˜oes Diferenciais N˜ao Lineares

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2008. 2. Jos´e Francisco Alves de Oliveira

Solu¸c˜oes Radiais Positivas para Problemas El´ıpticos Envolvendo Crescimento Cr´ıtico

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2009. • Inicia¸c˜ao Cient´ıfica - CNPq.

1. Rodrigo Genuino Clemente, per´ıodo: 2008-2009.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao estudo das Equa¸c˜oes Diferenciais Ordin´arias. 2. Diego Ferraz de Souza, per´ıodo: 2008-2011.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao Estudo das Equa¸c˜oes Diferenciais Parciais. 3. Jalman Alves de Lima, per´ıodo: 2008.

Projeto: An´alise Funcional e Aplica¸c˜oes. 4. Esteban Pereira da Silva, per´ıodo: 2006-2007.

Projeto: Inicia¸c˜ao ao Estudo da An´alise Funcional e Aplica¸c˜oes. 5. Ricardo Pinheiro da Costa, per´ıodo: 2006-2007.

Projeto: Medida e Integra¸c˜ao.

Participa¸

ao em Banca de Trabalho de Conclus˜

ao

• Banca de defesa de tese de doutorado. 1. Uberlandio Batista Severo,

“Estudo de uma classe de equa¸c˜oes de Schrodinger quase-lineares”, IMECC – UNICAMP / 2007

(42)

Schr¨odinger semilineares em RN,

DMAT-CCEN-Universidade Federal de Pernambuco / 2008. 3. Edcarlos Domingos da Silva,

Multiplicidade de Solu¸c˜oes para Sistemas Gradientes Semilineares Ressonantes

IMECC – UNICAMP / 2009

• Banca de defesa de disserta¸c˜ao de mestrado. 1. Ornan Filipe de Ara´ujo Oliveira

Conjuntos Invariantes de Fluxo Decrescente na teoria dos Pontos Cr´ıticos e Aplica¸c˜oes `as Equa¸c˜oes Diferenciais N˜ao Lineares

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2008. 2. Jos´e Francisco Alves de Oliveira

Solu¸c˜oes Radiais Positivas para Problemas El´ıpticos Envolvendo Crescimento Cr´ıtico

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2009. 3. Diogo de Santana Germano

Estudo de uma Classe de Equa¸c˜oes de Sch¨odinger com Potencial Constante

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2009. 4. Jairo Santos da Silva

Existˆencia de solu¸c˜oes n˜ao Negativas para uma Classe de Equa¸c˜oes de Sch¨odinger Semilineares

PGMAT-CCEN - Universidade Federal da Para´ıba / 2009.

Consultorias

Consultor adoc:

CNPq, FAPESQ - Funda¸c˜ao de Apoio `a Pesquisa do Estado da Para´ıba, Funda¸c˜ao de Amparo `a Pesquisa do Estado do Amazonas.

Revisor de trabalhos cient´ıficos das seguintes revistas: – Journal of Differential Equations;

– Journal of Mathematical Analysis and Applications; – Nonlinear Analysis. Theory, Methods and Applications. – Electronic Journal of Differential Equations;

(43)

Outras Atividades de Gest˜

ao Cient´ıfica e Acadˆ

emica

1. Coordena¸c˜ao do projeto Edital UNIVERSAL MCT/CNPq 02/2006 -envolvendo docentes das universidades: UFPB, UNICAMP e UnB.

2. Coordena¸c˜ao do projeto IM-AGIMB - Centro em Desenvolvimento-UFPB. 3. Coordena¸c˜ao do PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA EM AN ´ALISE

- PIPA/ UFPB.

4. Coordena¸c˜ao dos projetos de organiza¸c˜ao e solicita¸c˜ao de apoio cient´ıfico aos ´

org˜aos CNPq e CAPES para realiza¸c˜ao do II-ENAMA - II ENCONTRO NACIONAL DE AN ´ALISE MATEM ´ATICA E APLICAC¸ ˜OES em Jo˜ao Pessoa em 2008.

5. Coordena¸c˜ao do projeto de cria¸c˜ao do programa de doutorado em associa¸c˜ao ampla entre as universidades: UFPB, UFCG, UFPE, UFC.

6. Coordena¸c˜ao do projeto de solicita¸c˜ao de apoio financeiro `a CAPES para Professor Visitante Estrangeiro - PVE/CAPES envolvendo as institui¸c˜oes UFPE e UFPB beneficiando o Professor Kyril Tintarev/ UPSALA UNIVERSITY.

7. L´ıder do Grupo de Pesquisa PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA EM AN ´ALISE.

(44)

A bolsa de produtividade em Pesquisa do CNPq tem garantido recursos para compra de passagens e di´arias para visitas a outras institui¸c˜oes nacionais e estrangeiras, e tamb´em suporte financeiro de infra-estrutura, tais como, c´opias x´erox, tinta para impressora e aquisi¸c˜oes de livros e equipamentos de inform´atica. Usamos tamb´em estes recursos para viabilizar a visita de colaboradores de outras institui¸c˜oes ao nosso Programa de P´os-gradua¸c˜ao.

O apoio dado por v´arios ´org˜aos de fomento e em especial do CNPq ao projetos de pesquisa e realiza¸c˜ao de eventos tem sido fundamental para o crescimento de nosso grupo de pesquisa.

Ressaltamos ainda que o Programa de P´os-Gradua¸c˜ao e o Departamento de Matem´atica da Universidade Federal da Para´ıba tem se beneficiado dos projetos que coordenamos e em especial do laborat´orio de Computa¸c˜ao Cient´ıfica.

(45)

Referˆ

encias Bibliogr´

aficas

[1] D.R. Adams, A sharp inequality of J. Moser for higher order derivatives, Ann. of Math. 128 (1988), 385–398.

[2] R. A. Adams and J. J. F. Fourrier, Sobolev Spaces, Academic Press, 2003. [3] A.R. Aftabizadeh, Existence and uniqueness theorems for fourth-order

boundary value problems, J. Math. Anal. Appl. 116 (1986), 415–426.

[4] Z. Bai and H. Wang, On positive solutions of some nonlinear fourth–order beam equations, J. Math. Anal. Appl. 270 (2002), 357–368.

[5] C. Bandle, C.V. Coffman and M. Marcus, Nonlinear Elliptic Problems in Annular Domains, J. Diff. Eq. 69 (1987) 322–345.

[6] C. Bandle and L. A. Peletier, Nonlinear elliptic problems with critical exponent in shrinking annuli, Math. Ann. 280 (1988) 1–19.

[7] P. Benevieri, J. M. do ´O and E. S. de Medeiros, Nonlinear systems with mean curvature-like operators, Fixed Point Theory and its Applications, Banach Center Publications, Institute of Mathematics Polish Academy of Sciences 77 (2007), 35–48.

[8] P. Benevieri, J. M. do ´O and E. S. de Medeiros, Periodic solutions for nonlinear equations with mean curvature-like operators, Appl. Math. Lett. 20 (2007), 484–492.

[9] P. Benevieri, J. M. do ´O and E. S. de Medeiros, Periodic solutions for nonlinear systems with mean curvature-like operators, Nonlinear Anal. 65 (2006), 1462–1475.

[10] H. Berestycki and P. L. Lions, Nonlinear scalar field equations, I, Existence of grund state, II, Existence of infinitely many solutions, Arch. Rational Mech. Anal. 82 (1983), 313–345; 347–375.

[11] R. Biezuner and J. M. Montenegro, Best constants in second-order Sobolev inequalities on Riemannian manifolds and applications. J. Math. Pures Appl. 82 (2003), 457–502.

(46)

Crandall etc. (1987), 17–36.

[13] H. Brezis and L. Nirenberg, Positive solutions of nonlinear elliptic equations involving critical exponents, Comm. Pure Appl. Math. 36 (1983), 437–477. [14] H. Brezis and F. Merle, Uniform estimates and blow-up behavior for solutions

of −∆u = V (x)eu in two dimensions, Comm. Partial Differential Equations 16 (1991), 1223–1253.

[15] Wen Xiong Chen and Congming Li, A priori estimates for solutions to nonlinear elliptic equations, Arch. Rational Mech. Anal. 122 (1993), 145– 157.

[16] L. Carleson and A. Chang, On the existence of an extremal function for an inequality of J. Moser, Bull. Sc. Math. 110 (1986), 113–127.

[17] E. de Abreu, J. M. do ´O and E. S. de Medeiros, Properties of positive harmonic functions on the half space with nonlinear boundary condition. J. Differential Equations (2009).

[18] D. G. de Figueiredo, P. L. Lions and R.D. Nussbaum, A priori estimates and existence of positive solutions of semilinear elliptic equations, J. Math. Pures Appl. 61 (1982), 41–63.

[19] D. G. de Figueiredo, O. H. Miyagaki and B. Ruf, Elliptic equations in R2

with nonlinearities in the critical growth range, Calc. Var. 3 (1995), 139–153. [20] D.G. de Figueiredo, J. M. do ´O and B. Ruf, On an inequality by N. Trudinger and J. Moser and related elliptic equations, Comm. Pure Appl. Math. 55 (2002), 135–152..

[21] D.G. de Figueiredo, J. M. do ´O and B. Ruf; Critical and subcritical elliptic systems in dimension two, Indiana Univ. Math. J. 53 (2004), 1037–1054. [22] D.G. de Figueiredo, J. M. do ´O and B. Ruf; An Orlicz-space approach to

superlinear elliptic systems, J. Func. Analysis 224 (2005), 471–496.

[23] D.G. de Figueiredo, J. M. do ´O and B. Ruf; Semilinear elliptic systems with exponential nonlinearities in two dimensions, Advanced Nonlinear Studies 06 (2006) 199–213.

[24] D.G. de Figueiredo, J. M. do ´O and B. Ruf; Non variational elliptic systems in dimension two: a priori bounds and existence of positive solutions, J. Fixed Point Theory and Appl. 4 (2008), 77–96.

Referências

Documentos relacionados

Objetivou-se no presente estudo avaliar a influência de dietas para vacas holandesas contendo ácidos graxos sobre a composição da digesta abomasal e sobre os

132 respostas de colegas de departamentos jurídicos e 43 de escritórios de advocacia para a enquete sobre o que mais. desestimula os

Áreas de várzea podem ser favoráveis ao desenvolvimento das espécies de Marsilea e a utilização das mesmas como áreas de pastejo podem acarretar na ingestão voluntária

Em julho, a pesquisa presencial foi retomada em Belém e, desde o mês passado (novembro), os pesquisadores do Distrito Federal, de Campo Grande, Goiânia, Fortaleza e Recife

Aprofundado através da coleta de informações do trecho demarcado entre a Avenida Paraná a Avenida São Paulo, com o objetivo de identificar possíveis

RESUMO: Quinze variedades e dois hibridos de milho foram avaliados em noventa e urn ambientes do Nordeste brasileiro, no periodo de 1999 a 2003, em blocos ao acaso, com tres

Fixando-se no contexto latino-americano, essa leitura interpela as teorias da modernização, não só para denunciar o caráter espúrio da relação natural entre desenvolvimento e

Na busca de explicar esse resultado intrigante, Chen e Petkova (2012) propõem a decomposição da variância agregada de mercado em dois componentes – a variância média (AV) e