• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 08/2011. Período: 25 de abril a 6 de maio de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 08/2011. Período: 25 de abril a 6 de maio de 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 08/2011 Período: 25 de abril a 6 de maio de 2011 Informes:

1. Estão abertas, até 23 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Cursos Mestrado e Doutorado.

Maiores informações no site do Programa

(http://www.fct.unesp.br/index.php?CodigoMenu=660&CodigoOpcao=698&Opcao=698#) 2. Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cursos Mestrado e Doutorado. Maiores

informações no site do Programa

(http://www.fct.unesp.br/index.php?CodigoMenu=705&CodigoOpcao=892&Opcao=892#) 3. Estão abertas, até o dia 27 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Curso Mestrado Profissional. Maiores

informações no site do Programa

(http://www.fct.unesp.br/index.php?CodigoMenu=704&CodigoOpcao=1587&Opcao=1587#) 4. No dia 25 de abril, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com o Senhor Marcos Barros

de Souza, presidente da Associação dos Servidores Administrativos (ASA) para tratar do cumprimento de algumas cláusulas constantes no Termo de Cessão de Uso não oneroso da área na qual se encontra instalado o salão e campo de futebol da referida associação.

5. No dia 25 de abril, o Diretor da FCT–UNESP e os Professores Doutores Antonio Cezar Leal e Silvio Rainho Teixeira se reuniram com o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Senhor Milton Carlos de Mello, e o Senhor Fernando Luizari, Secretário Municipal do Meio Ambiente, para apresentar o projeto de instalação da usina de processamento de resíduos de construção. O prefeito se interessou pelo projeto, indicou a área de instalação e solicitou que os professores da FCT–UNESP detalhem o projeto e o encaminhem aos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Meio Ambiente com o aval da Administração Municipal.

6. No dia 26 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou da reunião do Fórum de Diretores da UNESP realizada na sede da VUNESP, em São Paulo. Na reunião o presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini deu esclarecimentos sobre o Plano de Carreira horizontal de docentes, houve apresentação do andamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Pró-Reitor de Administração (PRAD), Prof. Dr. Ricardo Samih Georges Abi Rached, tratou dos projetos de segurança patrimonial e da execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) das Unidades.

7. No dia 26 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Ana Paula da Silva Marques, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho tem como título “Sistema de navegação e guia de rota em

(2)

automóvel áudio-dinâmico com múltiplas escalas automáticas” e foi orientado pela Profa. Dra. Monica Modesta Santos Decanini, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. 8. No dia 27 de abril, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP participaram de

audiência com o Prof. Dr. Júlio César Durigan, Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria da UNESP, para tratar de assuntos de interesse da Unidade. Foram discutidos assuntos relacionados à implementação do Plano de Obras e ao cumprimento de compromissos assumidos pelo Reitor, Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, quando de sua visita à Unidade em 20 de setembro de 2010. Foram liberados recursos para a reforma dos sanitários da Biblioteca e para a melhoria de laboratórios do Departamento de Educação Física.

9. No dia 28 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou da reunião do Conselho Universitário da UNESP realizada na Reitoria em São Paulo. Na reunião foram lançados 50 e-books, sendo quatro deles de autoria de alunos e docentes da FCT, quais sejam: 1) “Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos”, de autoria de Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Maria Raquel Miotto Morelatti, Mônica Furkotter, Naiara Costa Gomes de Mendonça, Vanda Moreira Machado Lima e Yoshie Ussami Ferrari Leite; 2) “Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas”, de autoria de José Milton de Lima, José Divino da Silva e Paulo César de Almeida Raboni; 3) “Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo”, de autoria de Valéria Cristina Pereira da Silva e 4) “Brasília, metropolização e espaço vivido: práticas espaciais e vida quotidiana na periferia goiana da metrópole”, de autoria de Igor de França Catalão.

10. No dia 29 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou da reunião com engenheiros e arquitetos da GOE–APLO em Bauru, juntamente com o presidente da Comissão de Acompanhamento de Obras, Sr. Odair Donizeti Coladello, o chefe do Departamento de Física, Química e Biologia e outros quatro professores do DFQB. Na reunião tratou-se do detalhamento do projeto do prédio que abrigará laboratórios de pesquisa e salas de permanência de docentes daquele departamento. Também foram tratados dos encaminhamentos necessários para a execução do prédio da Rede de Cidades Médias (RECIME), da nova Central de Salas de Aula e da reforma da Central de Salas de Aula I (Discente I). Nos dias 17 e 18 de maio, os engenheiros e arquitetos da GOE – APLO visitarão a Unidade para tratar do detalhamento do prédio do DFQB e das reformas previstas no campus de Presidente Prudente. 11. No dia 29 de abril foi realizado o Sarau Literário do CELLIJ, com o tema “Do poeta

ao ser amado”. Serão apresentadas músicas, textos literários e de outros gêneros que tratam das manifestações do amor ao longo do tempo, passando por características do trovadorismo, romantismo e modernismo, organizado pelos estudantes vinculados ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ).

12. No dia 29 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Miriam Raquel Piazzi Machado, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho tem como título “Alfabetização e letramento literário no 2º ano do ensino fundamental de nove anos: funções e usos da literatura infantil” e foi

(3)

orientado pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação.

13. No dia 2 de maio, o Secretário Estadual da Educação, Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald realizou visita de cortesia à Direção da FCT–UNESP. O Professor Herman veio a Presidente Prudente para participar de reunião com autoridades regionais e profissionais vinculados a Secretaria Estadual de Educação.

14. No dia 2 de maio, o Diretor da FCT–UNESP recebeu a visita do Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior, acompanhado do Prof. Dr. Jorge Mota, da Universidade do Porto.

15. No dia 2 de maio entrou em exercício na Seção Técnica de Graduação, a servidora técnico-administrativa Talita Marques Vanderlei, contratada como Assistente Administrativo II, por meio de Concurso Público.

16. No dia 2 de maio entrou em exercício na Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação - Biblioteca, o servidor técnico-administrativo Rafael Joubert Vallezi, contratado como Assistente de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa, por meio de Concurso Público.

17. Entre os dias 2 e 4 de maio, a Profa. Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Departamento de Educação da FCT–UNESP, se submeteu ao Concurso de Livre-Docência, defendendo a tese intitulada “Políticas Educacionais, Legislação Brasileira e Formação de Professores”. Participaram da banca do concurso os seguintes professores: Profa. Dra. Alda Junqueira Marin (PUC-SP), Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira UNICAMP), Prof. Dr. José Luis Sanfelice (FE-UNICAMP), Profa. Dra. Maria Suzana De Stefano Menin (FCT-UNESP) e Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (FE-USP). A professora foi aprovada com média final de 9,72. Parabéns!

18. No dia 3 de maio, a FCT–UNESP completou 52 anos. Para comemorar a data contamos com a presença da banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo que executou o Hino Nacional e outras músicas. Após a singela cerimônia foi oferecido um café da manhã aos alunos, servidores docentes e técnico-administrativos presentes.

19. No dia 3 de maio entrou em exercício na Seção Técnica de Materiais, a servidora técnico-administrativa Adriana Yumi Hatisuka Nagae, contratada como Assistente Administrativo II, por meio de Concurso Público.

20. No dia 3 de maio entrou em exercício no Departamento de Física, Química e Biologia, o Professor Gabriel Aranda Selverio, contratado como Professor Substituto, por meio de Concurso Público, para o oferecimento do conjunto das disciplinas “Biologia; Bioquímica I e II; Histologia Básica e Microbiologia Aplicada”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

21. No dia 4 de maio, o Diretor da FCT–UNESP participou de audiência com o Prof. Dr. Júlio Cezar Durigan, Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria, e o Deputado Estadual Mauro Bragato, com o intuito de tratar da troca do prédio do Núcleo Morumbi utilizado pela UNESP pelo prédio atualmente utilizado pela Diretoria

(4)

Regional de Ensino de Presidente Prudente. Foi efetuada solicitação da Direção da FCT com o aval da Reitoria da UNESP e do referido deputado para a Secretaria Estadual de Educação.

22. No dia 4 de maio, a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNESP, Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge, e seu assessor, Prof. Dr. Eduardo Kokubun, estiveram na FCT para uma visita de trabalho. Na ocasião, se reuniram com os docentes dos programas de pós-graduação da FCT, com os membros da Congregação, e, posteriormente, com os docentes que ainda não estão credenciados em programas de pós. A Pró-Reitora parabenizou a Unidade pelos seus 52 anos de existência e fez uma explanação sobre a situação atual da pós-graduação na UNESP e algumas observações sobre os nossos programas: pontos positivos e o que pode ser melhorado. O Prof. Kokubun se reuniu com os coordenadores dos programas para levantar as demandas existentes.

23. No dia 4 de maio entrou em exercício no Setor de Vigilância, o servidor técnico-administrativo André Luiz Marini, contratado como Agente de Vigilância e Recepção, por meio de Concurso Público.

24. No dia 5 de maio, o Diretor da FCT–UNESP esteve presente na recepção aos servidores das Unidades de Assis, Rosana, Marilia, Rio Claro (IB e IGCE), Botucatu (FMVZ), Reitoria e de Presidente Prudente, que participam do treinamento e da entrega do novo Sistema de Patrimônio, que deverá agilizar sobremaneira os trabalhos realizados pela Seção Técnica de Materiais. Durante este mês e parte do próximo serão realizados treinamentos de servidores e a entrega do sistema às demais Unidades da UNESP, sempre no Câmpus de Presidente Prudente.

25. Foi publicada no Diário Oficial de 05.05.2011, autorização para contratação de 1 (um) Assistente de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa, a ser lotado na Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação. 26. No dia 5 de maio, houve reunião da Comissão Permanente de Extensão

Universitária – CPEU.

27. No dia 5 de maio, na parte da tarde, o Vice-Diretor e a Diretora de Serviços da FCT fizeram uma visita ao Núcleo Morumbi, junto com alunos das empresas juniores GeoAmbiental e Opera Krios, para avaliação do espaço físico destinado a estas empresas. Em seguida, foi realizada uma visita a todas as dependências do núcleo, para levantamento das demandas existentes.

28. Hoje, dia 6 de maio será proferida a palestra intitulada “Radiometric Calibration of Digital Airborne Imaging Systems”, pela Profa. Dra. Eija Honkavaara, do Instituto Geodésico Finlandês. A palestra ocorrerá na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, às 16h00min.

29. Hoje, dia 6 de maio será realizado o "IV Seminário de Empreendedorismo na Engenharia Cartográfica", em comemoração ao Dia do Cartógrafo. O evento ocorrerá na Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT-UNESP, sob a coordenação da Profa. Dra. Arlete Aparecida Correia Meneguette.

(5)

O que está previsto para os próximos dias:

1. O CEPE e a CPA promoverão o evento “I Fórum das Grandes Áreas do

Conhecimento: Avaliação do Trabalho Docente na UNESP” nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, em Águas de Lindóia, para discutir amplamente com a comunidade a avaliação do desempenho docente. As discussões deverão ser realizadas preliminarmente no âmbito das unidades universitárias. No caso da FCT deverão ser indicados 10 docentes para participar do evento em Águas de Lindóia, os quais deverão levar as propostas da Unidade. Para tanto, a Congregação da Unidade indicou os Professores Doutores Antonio Thomaz Júnior (área de humanas), Ana Lúcia de Jesus Almeida (área de biológicas) e Aylton Pagamisse (área de exatas) para coordenarem as ações. Cada um dos oito departamentos da FCT deverá discutir amplamente a matéria com todos os seus docentes e encaminhar a síntese das suas propostas à Direção da Unidade até o dia 9 de maio, às 10 horas, bem como indicar um dos seus docentes para participar do evento em Águas de Lindóia. Os docentes das três áreas indicados pela Congregação e os oito docentes indicados pelos departamentos deverão promover e coordenar o evento a ser realizado com todos os docentes da Unidade no dia 9 de maio a partir das 14 horas para discutir e apresentar as propostas de avaliação considerando as três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas).

2. No dia 9 de maio será realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de

Rafael de Castro Catão, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho tem como título “Dengue no Brasil: abordagem geográfica na escala nacional” e foi orientado pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa PROEX/CAPES. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 14h00min.

3. No dia 10 de maio, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP se reunirão com os

novos servidores técnico-administrativos contratados pela Instituição no decorrer do ano de 2011.

4. No dia 10 de maio, o Diretor da FCT–UNESP participará de reunião da Comissão de

Orçamento constituída no âmbito do Fórum dos Diretores da UNESP. A reunião será realizada no Campus de Bauru.

5. No dia 11 de maio, o Diretor da FCT–UNESP participará de reunião do Fórum de

Diretores no Campus de Bauru.

6. Nos dias 11 e 12 de maio será realizada a SIPAT – Semana Interna de Prevenção

de Acidentes, no Anfiteatro I da FCT-UNESP, às 14h30min, organizada pela CIPA com apoio da STS – Seção Técnica de Saúde. No dia 11 de maio ocorrerá a palestra sobre “Primeiros Socorros” e no dia 12 de maio, as palestras serão sobre o “Estress Ocupacional” e “Análise bioenergética associação corpo e mente”.

7. No dia 13 de maio será realizada a reunião conjunta da Diretoria da FCT-UNESP

com Chefes de Departamentos de Ensino, Assessoras dos Departamentos e Diretores de Área para definir atribuições e evitar a sobreposição de trabalho entre as seções administrativas e as assessoras dos departamentos.

(6)

8. No dia 16 de maio será realizada palestra intitulada “Itália, Líbia, Europa: Estratégias

e Interesses Nacionais em Confronto”, proferida pelo Prof. Dr. Alessandro Gallo, da Università Ca Foscari - Veneza. A palestra ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 10h00min.

9. No dia 16 de maio será realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de

Elaine Cristina Cícero, aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho tem como título “A indústria de calçados de Birigui: reestruturação produtiva, origem e formação de uma economia de escala” e foi orientado pelo Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa FAPESP. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 14h30min.

10. No dia 17 de maio, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP se reunirão com os

novos docentes contratados pela Instituição no decorrer do ano de 2011.

11. No dia 18 de maio será realizada a abertura oficial dos trabalhos do SITRA - Saúde

Integral do Trabalhador da UNESP. Em 2011, a abrangência do programa foi ampliada, passando a atender os funcionários da área administrativa.

12. No dia 20 de maio de 2011 será realizada a defesa pública de Dissertação de

Mestrado de Miriam Maria Pedrosa, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho tem como título “Detecção de crateras de impacto em imagens digitais. Estudo de caso: superfície marciana” e foi orientado pelo Prof. Dr. Erivaldo Antonio da Silva, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. A defesa ocorrerá na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, a partir das 14h30min.

Boas notícias para o Boletim podem ser enviadas para o seguinte endereço: boletim@fct.unesp.br.

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: A quantitative, descriptive and retrospective study was undertaken to screen for the characteristics of elderly people who took the physical and mental aptitude test to

Nossos objetivos indicam a ação estratégica de sistematização do conhecimento singular – seja esse conhecimento associado ao inanciamento, à formação docente ou à

Contudo, para Cu e Zn na parte aérea das plantas e nos grãos, foram encontrados os maiores teores desses elementos, evidenciando que as aplicações de fertilizantes orgânicos e

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia