• Nenhum resultado encontrado

Guiadas pela impressão. Seu cavalete parecia estar já nos convida a entrar por inteiro, e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guiadas pela impressão. Seu cavalete parecia estar já nos convida a entrar por inteiro, e"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Entrar de corpo onde já entrávamos através da imaginação. Uma singela imersão literal em uma pintura que já nos convida a entrar por inteiro, e esperar por nosso amigo, nosso sonho amarelo.

Até mesmo as preocupações mais técnicas como pontos de vista sofreram influências das buscas e sentimentos das cartas entre Vincent e Theo.

“Nâo é uma cor localmente verdadeira do ponto de vista realista do ilusionismo, mas uma cor que sugere uma emoção qualquer de um temperamento ardente.

Pois bem, se fizéssemos cores totalmente fiéis, ou desenhos totalmente fiéis, não produziríamos estas emoções.”

Guiadas pela impressão das cartas, as escolhas dos elementos, dos materiais, luzes e cores pareciam ao mesmo tempo tanto óbvias, claras e diretas, quanto confusas ou atordoadas.

Para aqueles que possam encontrar alguma ligação entre essa homenagem - a

impressão de um quarto imaginado - e a realidade da Pintura, resta, não o repouso como Van Gogh procurava, mas o susto. Uma das forças dessa releitura está na surpresa de uma perspectiva desvelada.

Seu cavalete parecia estar dentro de suas paisagens, como se Vincent não se contentasse em apenas observar. Sua aproximação afetiva era também física. Talvez seja essa também a busca dessa homenagem.

(5)

“Ah, pintar figuras como Money pinta paisagens!”

Todo o quarto foi construído a partir de um ponto de vista fixo, e neste ponto colocamos uma câmera, a qual tem a função de retornar o público ao plano 2D, porém agora, incluído dentro do Quarto de Van Gogh.

Para tal, recorremos à um pintor automatizado criado por códigos computacionais. Ao ler os dados dessa câmera, nosso “pintor digital” re-insere o público no universo estético pós-impressionista de Vincent.

As pincelas ao estilo de Van Gogh foram conseguidas através de um código computacional desenvolvido em Openframeworks, uma ferramenta de código livre, onde os pixels coloridos passeiam pela tela criando a sensação de alongamento das cores.

Durante todo o período da exposição, os espectadores podem imprimir essas fotografias, alteradas pelo efeito digital, no postal de divulgação da mostra.

“e se somos um pouco loucos, que seja; não somos também um pouco artistas o suficiente para contrabalançar as inquietações a este respeito pelo que dizemos com o pincel?”

(6)

O mais instigante no trabalho de Van Gogh, para além da estética e do legado para a arte moderna, é a denúncia de um mundo desigual e injusto através da força impetuosa de suas pinceladas.

Indo na direção contrária de uma apreciação burguesa da natureza, seus girassóis sequer são floridos ou belos. Fortes e brutos, eles imputam à burguesia toda a responsabilidade pelo que vive e, principalmente, pelo que se recusa a enxergar.

Van Gogh foi pobre, mas não pela falta de qualidade de seus quadros. Van Gogh foi materialmente pobre pelo excesso de verdade, por desvelar um mundo que não podia ser visto, aceito ou reconhecido. Se, para a sociedade burguesa, a denúncia de um louco não tem valor, um Van Gogh suicidado deixaria instantaneamente de ser uma testemunha válida de seu tempo e de sua realidade. Por que comemorar o não-suicídio?

Porque assim os burgueses têm um argumento a menos.

(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)

Rafael Ski

Idealização | Direção | Identidade visual | Marceneiro Fajuto

Carú Rezende

Produção

Rafaella Lima

Produção

Flavio Abreu

Assistente de produção

Helena Martins

Assistente de produção

Luiz Cláudio Santana

Projeto Cenográfico | Marceneiro Fajuto

Robson Rezende Cruzu

Auxiliar projeto de estrutura cenográfica

Jáder Barreto

Auxiliar projeto de estrutura cenográfica

Yuri Resende

Marceneiro

Alexandre Magno Ferreira

Galpão de marcenaria

Igor Resende

Cenotécnico auxiliar

Alberto Carvalho

Cenotécnico auxiliar

Aloysio Cezar

Cenotécnico auxiliar

Rômulo Marques

Marceneiro Fajuto

Guilherme Melich

Pintura

Luís Carbogim

Entalhe | Pintura

Gilberto Santos

Iluminação

Teo

Arte e Diagramação da HQ

Homero Nogueira

Roteiro e pitacos

Chema Blanco

Programação do Software

Camila Freitas

Monitora

Renata Brandão

Monitora

Eliza Möller

Confecção do colchão

Guilherme Lessa

Revisão do texto de abertura

Agradecimentos Especiais

Alexandre Magno Ferreira Tom Brynner Guilherme Lessa Kiko Barbosa Leka Fernandes Aloysio Cezar Oswaldo Lioi Afonso Rodrigues Jamil Rios

Flavia de Mello Monteiro Oscar Helder

(15)

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Considerando-se que o trabalho de Coordenação Pedagógica revela complexidades pró- prias que, num contexto prático, posiciona o profissional perante a validação de registros de

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao