• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO. 1. Desenvolver conhecimento sobre os fundamentos teóricos e técnicos dos conceitos de grupo e dos processos grupais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO. 1. Desenvolver conhecimento sobre os fundamentos teóricos e técnicos dos conceitos de grupo e dos processos grupais."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

PLANO DE ENSINO

I. IDENTIFICAÇÃO

Curso: Psicologia Semestre: 2012.1 Turma: 07319A

Disciplina: Dinâm. de Grupo e Rel. Humanas II - PSI5318 Horas/aula semanais: 03 Horário: 307303 Professora: Ana Luiza Gonçalves da Silva –

ana_luiza6@hotmail.com Oferta para o curso: Psicologia

Pré-requisito: Dinâm. Grupo e Rel. Humanas I – PSI 5317

II. EMENTA

Conceituação de grupo. Sistemas Humanos. Teorias de compreensão dos grupos. Modalidades e fenômenos grupais. O coordenador de grupo. A aplicação de dinâmicas de grupo em diferentes contextos de atuação do psicólogo.

III. TEMAS DE ESTUDO

UNIDADE I: Conceituação de grupo e Teorias sobre grupos.

Conceituação e importância do grupo. Sistemas humanos. Grupos como recurso de intervenção na Psicologia. Os processos grupais a partir das contribuições teóricas da Psicanálise, Psicodrama, teoria dos grupos operativos e teoria geral dos sistemas.

UNIDADE II: Modalidades, funcionamento e Coordenação de grupos.

Tipos de grupos. Interação e mudança grupal. Papéis e liderança. O papel do coordenador de grupos e suas intervenções; atributos desejáveis

UNIDADE III: Aplicação de grupos em diferentes contextos.

A utilização da modalidade grupal e de técnicas de dinâmica de grupo nas diferentes áreas de intervenção da Psicologia. Cuidados éticos no manejo de grupos.

IV. OBJETIVOS

1. Desenvolver conhecimento sobre os fundamentos teóricos e técnicos dos conceitos de grupo e dos processos grupais.

2. Favorecer a identificação dos fenômenos psicológicos manifestados em grupos.

3. Proporcionar a vivência da função de coordenador de grupo por meio da aplicação de técnicas de dinâmica de grupo, reconhecendo a modalidade grupal como recurso de intervenção na Psicologia.

(2)

V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA AULA

A DATA ATIVIDADES

1 06/03 Apresentação e tomada de contato entre professora e estudantes; levantamento de expectativas; estabelecimento do contrato de trabalho e realização da técnica “História do grupo”.

2 13/03 Dia letivo sem ministração de aula (Semana Pedagógica – Curso de Psicologia)

3 20/03 Unidade I

4 27/03 Unidade I

5 03/04 Unidade II

6 10/04 Unidade II – Seminário 7 17/04 Unidade III – Seminário 8 24/04 Unidade III – Seminário

9 01/05 Feriado nacional – Dia do trabalhador 10 08/05 Coordenação grupal por dupla de alunos.

11 15/05 Avaliação coletiva da disciplina – (Processo de avaliação curso de Psicologia) 12 22/05 Coordenação grupal por dupla de alunos.

13 29/05 Avaliação coletiva da disciplina – (Processo de avaliação curso de Psicologia) 14 05/06 Coordenação grupal por dupla de alunos.

15 12/06 Coordenação grupal por dupla de alunos. 16 19/06 Coordenação grupal por dupla de alunos. 17 26/06 Coordenação grupal por dupla de alunos. 18 03/07 Coordenação grupal por dupla de alunos.

19 10/07 Coordenação grupal por dupla de alunos e Avaliação final da disciplina.

VI. CRONOGRAMA DE TRABALHO – DISTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS

Dia Nome da dupla____________________________ 08/05________________________________________________________________________________ 22/05________________________________________________________________________________ 29/05________________________________________________________________________________ 05/06________________________________________________________________________________ 12/06________________________________________________________________________________ 19/06________________________________________________________________________________ 26/06________________________________________________________________________________ 03/07________________________________________________________________________________ 10/07

(3)

VII. MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO a) Aulas expositivas dialogadas; b) Leituras e discussões de textos;

c) Aplicação e processamento de técnicas de dinâmica de grupo sob a coordenação dos alunos e supervisão da professora.

VIII. AVALIAÇÃO

O aproveitamento será avaliado por meio de quatro critérios/atividades: 1. Frequência/participação/qualidade das intervenções nas aulas. 2. Apresentação de seminário;

3. Coordenação de uma dinâmica de grupo;

4. Elaboração de relatório referente à atividade do item 3.

A nota final será a média aritmética das 4 notas auferidas nos itens acima. Obs.: sugestão de roteiro para o relatório:

- Introdução;

- Breve fundamentação teórica;

- Planejamento da atividade, incluindo: a justificativa do plano de trabalho e a descrição da(s) técnica(s) aplicada(s). É importante citar as fontes e possíveis adaptações, sendo que para essas últimas é necessária a justificativa teórica, os objetivos e a consigna;

- Relato do encontro;

- Articulação da teoria com a prática;

- Avaliação da dupla a respeito da vivência como coordenadores do grupo, destacando dificuldades e suporte recebido;

- Referências bibliográficas. NOVA AVALIAÇÃO

Conforme previsto no artigo 70, parágrafo 2° da Resolução 017/Cun/97, a qual dispõe sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC, terá direito a uma nova avaliação, no final do semestre, o aluno com frequência suficiente (FS) e média das notas de avaliações do semestre entre 3,0 (três) e 5,5 (cinco vírgula cinco), exceto nas disciplinas que envolvam Estágio Curricular, Prática de Ensino e Trabalho de Conclusão do Curso ou equivalente, ou disciplinas de caráter prático que envolvam atividades de laboratório ou clínica definidas pelo Departamento e homologados pelo Colegiado de Curso, para as quais a possibilidade de nova avaliação ficará a critério do respectivo Colegiado do Curso.

A nota final da disciplina para o aluno que incidir na necessidade de nova avaliação, de acordo com Artigo 71, parágrafo 3o, será a média aritmética entre a nota final obtida conforme item VIII acima e a nota

obtida na Nova Avaliação IX. REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALMEIDA, W. C. de (Org.). Grupos: a proposta do psicodrama. São Paulo: Agora, 1999. ANDALÓ, C. Mediação Grupal: uma leitura histórico-cultural. São Paulo: Agora, 2006. MAILHIOT, G. B. Dinâmica e gênese dos grupos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977. LAPASSADE, G. Grupos, organizações e instituições. 2. ed. RJ: Francisco Alves, 1983. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. RJ: José Olympio, 2004. NERY, M. da P. Grupos e intervenção em conflitos. São Paulo: Ágora, 2010.

OSÓRIO, L.C. Grupoterapia hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

______. (Org.) Grupos - teoria e prática: acessando a era da grupalidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. ______. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed, 2003.

(4)

YOZO, R. Y. K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Agora, 1996.

ZIMERMAN, D; OSÓRIO, L. C. e cols. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

X. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES__________________________________________________

AMADO, G. e GUITTET, A. A dinâmica da comunicação nos grupos. 2ª ed R. J. Zahar, 1982.

ANDALÓ, C. S. de A. O papel de coordenador de grupos. Psicologia USP, São Paulo, 12(1), 135-152, 2001. ANDERSEN, T. Processos reflexivos. Rio de Janeiro: NOOS, 1999.

BAREMBLIT, G. Grupos, Teoria e Técnica. Ed. Graal, Ibrapsi, 1982.

BARRETO, M. F. M. (Org.). Dinâmica de Grupo: história, prática e vivências. 2. ed. Campinas: Alínea, 2004. CASTILHO, À. A dinâmica do trabalho em grupo. RJ: Qualitymark, 1994.

COREY, G. et al. Técnicas de Grupo. SP: Zahar, 1983.

FLEURY, H. J.; MARRA, M. M. (Orgs.). Intervenções grupais na saúde. São Paulo: Ágora, 2005. ______. Intervenções grupais na Educação. São Paulo: Ágora, 2005.

FILLOUX, J-C. Los pequeños grupos. Buenos Aires: Libros de Tierra Firme, 1980. FONSECA FILHO, J. Psicodrama da Loucura. São Paulo: Ágora, 1980.

FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo e de relações humanas. 17. ed, vols. I, II, III. RJ:Vozes, 1981.

FRITZEN, S. J. Janela de Johari: exercícios vivenciais de dinâmica de grupo, relações humanas e de sensibilidade. Petrópolis: Vozes, 1982.

GAYOTTO, M. L.C, DOMINGUES, I. Liderança: Aprenda a mudar em grupo. Petrópolis: Vozes, 1995.

GONÇALVES, C. S.; WOLFF, J. R.; ALMEIDA, W. C. de. Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. 3. ed. São Paulo: Agora, 1988.

JALOWITZKI, M. Jogos e técnicas vivenciais nas empresas: guia prático de dinâmica de grupo. São Paulo: Madras, 2001.

LENZI, M. C. Jogos dramáticos. In: ANDALÓ, C. S. de A.; LENZI, M. C.; SIQUEIRA, M. J. Textos teóricos. Florianópolis, 1996 (apostila não-publicada).

LEWIN, K. Problemas de dinâmica de grupo. SP: Cultrix, 1973.

MARQUES, J. Ensinando para o desenvolvimento interpessoal. Ed. Vozes. 1983.

MARTÍN-BARÓ, I. Sistema, grupo y poder: Psicologia social desde Centroamérica (II). San Salvador: UCA Editores, 1989.

MINICUCCI. A. Dinâmica de Grupo: técnicas e sistemas. São Paulo: Atlas, 1987. ______. (Org.) Técnicas Fundamentais do Psicodrama. São Paulo: Agora, 1998. MORENO, J. L. Psicodrama. SP: Cultrix, 1981.

MONTEIRO, R. F. Jogos dramáticos. SP: McGraw-Hill do Brasil, 1979.

______. Psicoterapia de grupo e psicodrama: introdução à teoria e à prática. 3. ed. rev. Campinas: Livro Pleno, 1999.

PAGÉS, M. A vida afetiva dos grupos. Petrópolis: Vozes, 1982.

PICHON-RIVIERE, E. El proceso grupal: Del psicoanálisis a la psicologia social (I). Buenos Aires: Nueva Visión, 1982.

ROGERS, C. R. Grupos de Encontro. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

SOARES, D. H. P.; KRAWULSKI, E. Modalidades de trabalho e utilização de técnicas em Orientação Profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. e cols. Orientação Vocacional Ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SCHUTZ, W. C. Psicoterapia pelo encontro: um guia para a conscientização humana. SP: Atlas, 1978. TORRES, Z. A ação social dos grupos. Petrópolis: Vozes, 1983.

VECCI, M.M.G. Intervenciones del coordinador. Em: VECCI, M.M.G., FUMAGALLI, C. Intervenciones del

coordinador. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 1983. [Tradução de Hugo Costa Kleemann para uso dos alunos do

(5)

Referências

Documentos relacionados

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Que objetiva produzir ou gerar novos significados durante a interação discursiva.. Assim, do nosso ponto de vista, relacionar algumas características dos programas de pesquisa

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O texto dramático «Pierrot e Arlequim – Personagens de Teatro» foi publicado em livro na íntegra em dezembro de 1924 – tendo sido divulgado na revista Athena –, como sendo

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço