• Nenhum resultado encontrado

Edital do Processo de Seleção para o Mestrado Stricto Sensu em Ciências Biológicas da Unimontes para ingresso em fevereiro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital do Processo de Seleção para o Mestrado Stricto Sensu em Ciências Biológicas da Unimontes para ingresso em fevereiro de 2016"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB

Edital do Processo de Seleção para o Mestrado Stricto Sensu em

Ciências Biológicas da Unimontes para ingresso em fevereiro de

2016

O Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes-, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, faz saber aos interessados, através do presente Edital, que o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, nível de Mestrado, será realizado, observando-se as normas discriminadas a seguir:

Sumário

1 Das Inscrições 1

2 Das datas 3

3 Do Sistema do Processo Seletivo 3

4 Das Bolsas 7

5 Dos Recursos 8

6 Das Matrículas 9

7 Normas Disciplinares 10

(2)

1

Das Inscrições

1.1 Poderão participar do Processo Seletivo

a. Graduados ou graduandos da área de Ciências Biológicas ou áreas afins;

b. Graduados ou graduandos de outras áreas do conhecimento, cuja participação estará sujeita à análise da Comissão de Seleção que avaliará a compatibilidade entre o interesse de estudo do candidato e as LINHAS DE PESQUISA (Ecologia e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Biologia Molecular e Conservação; Diversidade Biológica e Bioprospecção).

1.1.1 Para os Graduandos, a previsão de conclusão do curso de graduação deverá ser até a data de 16/2/2016.

1.2 O processo de inscrição

O processo de inscrição é composto de três etapas: preenchimento da ficha de inscrição; paga-mento da taxa; envio para a secretaria do PPGCB, dos docupaga-mentos citados no subitem1.5.

1.3 Período de inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 19/10/2015 a 13/11/2015, devendo ser efetuadas pessoalmente na secretaria do curso ou através de envio pelos Correios.

1.4 Procedimento para inscrição

a. Preencher a Ficha de Inscrição constante no Anexo 1 do Edital disponibilizado na página da Cotec http://www.cotec.unimontes.bre do PPGCB http://www.ppgcb.unimontes.br. b. Realizar o depósito bancário em nome da FADENOR no Banco do Brasil, Agência:

0104-X, Conta Corrente: 15854-2, Código identificador: 004.001.0012-6, referente à taxa de inscrição, no valor de R$100,00 (cem reais), até o dia 13/11/2015.

c. Entregar, junto com os documentos necessários, subitem 1.5, em envelope lacrado, o recibo original de depósito.

d. O candidato deverá numerar todas as páginas do documento comprobatório, e na última página deverão constar data, número total de páginas, local e assinatura do candidato.

e. Até o dia 13/11/2015, o candidato ou o seu representante deverá entregar, em envelope lacrado, os documentos a seguir relacionados, diretamente no PPGCB, mediante recibo, no horário das 8 às 17 horas, ou enviá-los pelos CORREIOS, via sedex, para PPGCB/Unimontes, Sala 200, Prédio 6 (CCBS), Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Montes Claros – MG, CEP 39401-089. Em caso de envio pelos CORREIOS, a data de postagem máxima deverá ser 13/11/2015, e o candidato deverá enviar um e-mail com o número de rastreamento dos CORREIOS para o endereço: ppgcb.unimontes@gmail.com.

(3)

1.5 Documentação

O envelope a ser entregue na Secretaria do PPGCB, constando o nome do candidato e do Processo Seletivo, deverá conter:

a. Cópia do Diploma (ou Certidão) de Curso de Duração Plena de Graduação ou Declaração Autenticada da Secretaria da Instituição de Ensino Superior, atestando conclusão ou previsão de conclusão até 16/2/2016.

b. Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br), devidamente comprovado atra-vés de fotocópias de todos os itens incluídos, encadernado em espiral e com a ordem dos comprovantes seguindo a ordem dos itens no currículo.

c. Cópia da Carteira de Identidade.

d. Formulário de inscrição preenchido, presente no Anexo 1 do Edital. e. Recibo original de depósito.

1.5.1 A documentação não será conferida no ato do recebimento. A falta de qualquer documento citado no subitem 1.5, bem como documentação incompleta ou em desacordo com o estabelecido no referido subitem, acarretará a eliminação do candidato.

1.5.2 Os documentos citados no subitem 1.5 que forem entregues ou postados após o dia 13/11/2015 serão automaticamente desconsiderados, e isso acarretará a eliminação do candidato.

1.6 Não será permitida a realização de inscrição condicional. 1.7 Em nenhuma hipótese, haverá devolução da taxa de inscrição.

1.8 Feita a inscrição, não serão permitidas alterações nos documentos entregues. 1.9 A inscrição do candidato no Processo Seletivo implicará a aceitação plena

das normas estabelecidas no presente Edital e na legislação em vigor. 1.10 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção, sendo a lista

dos candidatos regularmente inscritos divulgada na Secretaria do PPGCB até o dia 20/11/2015, sala 200 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros – MG, no sítio http://www.ppgcb.unimontes.br.

1.11 Indeferimento das inscrições

São motivos para o indeferimento das inscrições:

a. A inscrição que não tiver o pagamento efetuado até o último dia do prazo divulgado será cancelada.

b. A inscrição em que o candidato não indicou, no Anexo I, 1 (uma) opção de orientador ou indicou mais de uma opção.

(4)

c. As inscrições do candidato que fizer mais de uma inscrição indicando mais de um orientador. d. São motivos para anulação sumária da inscrição: a) pagamentos efetuados por meio de cheques sem provimento de fundos; b) pagamentos feitos após a data limite ou c) pagamentos que não puderem ser comprovados.

e. A Unimontes e o PPGCB não se responsabilizam por qualquer problema na inscrição via Internet, motivado por falhas de comunicação, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou transferência de dados.

f. A inscrição cujo candidato tenha realizado apenas curso superior na modalidade sequencial.

2

Das datas

19/10/2015: Início do período de inscrições. 13/11/2015: Fim do período de inscrições.

20/11/2015: Divulgação das inscrições homologadas. 23/11/2015: Data da Prova de Conhecimentos Específicos. 24/11/2015: Data da prova para classificação de bolsista. 25 a 26/11/2015: Período de entrevistas.

27/11/2015: Data da divulgação do resultado. 3/12/2015: Data limite para recurso.

4/12/2015: Data da divulgação do resultado final após prazo de recurso. 16/2/2016 a 18/2/2016: Período das matrículas.

3

Do Sistema do Processo Seletivo

3.1 Vagas

As vagas para o Processo Seletivo serão divididas por orientador, o qual deverá ser indicado pelo candidato no ato do preenchimento da ficha de inscrição do anexo I. A seguir, apresenta-se a lista de orientadores e vagas disponíveis.

(5)

Orientador Vagas Oferecidas E-mail

Ana Paula Glinfskoi Thé 1 anathecomanej@yahoo.com.br

Anderson Medeiros Santos 1 anderson.santos@unimontes.br

Dario Oliveira 1 dario.aol@gmail.com

Geraldo Aclécio Melo 1 geraldo.melo@unimontes.br

Geraldo Wilson Fernandes 1 gwilson@icb.ufmg.br

Henrique Maia Valério 1 hmvaler@gmail.com

José Francisco Gonçalves Júnior 1 jfjunior@unb.br

Lemuel Olivio Leite 2 lemuel.leite@gmail.com

Magno Augusto Zaza Borges 1 diptera@gmail.com

Marcílio Fagundes 1 marcilio.fagundes@gmail.com

Márcio Antônio Silva Pimenta 1 marcio.pimenta@unimontes.br Mário Marcos do Espírito Santo 2 mario.marcos@unimontes.br

Maurício Lopes de Faria 1 fariaml@gmail.com

Ronaldo Reis Júnior 1 chrysopa@gmail.com

Para outros detalhes sobre a linha de pesquisa do orientador, o candidato deverá consultar a página do programa (http://www.ppgcb.unimontes.br) e/ou entrar em contato direto com o professor orientador que foi escolhido (preferencialmente).

3.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e entrevista, bem como o comparecimento no horário determinado.

3.3 O candidato que chegar após o início das provas ou da entrevista, não se levando em conta o motivo de seu atraso, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

3.4 Em nenhuma hipótese, haverá segunda chamada para as provas e/ou entre-vista.

3.5 A Comissão de Seleção será consitituída pelos Profs. Waldney Pereira Mar-tins (presidente), Prof. Lemuel Olívio Leite e Prof. Mário Marcos do Es-pírito Santo (coordenador do PPGCB). Essa comissão será responsável por toda organização do processo seletivo, sendo soberana na aprovação ou re-provação do candidato em qualquer etapa do processo.

3.6 O Processo Seletivo

Este Processo Seletivo terá caráter eliminatório e classificatório, constituído de três modalidades obrigatórias de avaliação. Os critérios avaliativos de cada orientador estarão disponíveis na página do curso no seguinte endereço: http://www.ppgcb.unimontes.br/criterios. É de inteira respon-sabilidade do candidato tomar conhecimento de tais critérios consultando esse endereço e, havendo quaisquer dúvida, entrar em contato com o professor responsável ou com o presidente da comissão de seleção pelo e-mail: coordppgcb.unimontes@gmail.comou pelo telefone: (38) 3229-8033.

(6)

3.6.1 Prova de Conhecimentos Específicos

O candidato deverá ser avaliado em relação a seus conhecimentos específicos, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGCB (Ecologia e Uso Sustentável do Recursos Naturais; Biologia Molecular e Conservação; Diversidade Biológica e Bioprospecção). Caberá ao professor orientador definir o for-mato e conteúdo (compatível com as linhas de pesquisa) dessa avaliação, que será obrigatoriamente escrita. O professor orientador deverá, inclusive, avaliar, na prova de conhecimentos específicos, a proficiência dos candidatos na língua inglesa. O candidato deverá acessar a página do curso: http://www.ppgcb.unimontes.br/criterios para obter acesso aos documentos sugeridos por cada ori-entador que servirão de referência para a preparação de cada candidato, além de maiores informações sobre o conteúdo e formato da prova de conhecimentos específicos.

• A prova de Conhecimentos Específicos ocorrerá no dia 23/11/2015, das 8 às 12 horas, em local a ser divulgado na página do programa.

3.6.2 Entrevista

O candidato deverá ser avaliado, na forma de uma entrevista, com o orientador pretendido. Essa entrevista irá avaliar cada um dos critérios abaixo, de acordo com a seguinte pontuação:

a. O perfil acadêmico e intelectual do candidato (30 pontos).

b. A disponibilidade do candidato para cumprir as exigências do curso (20 pontos). c. A documentação especificada no subitem1.5deste Edital (20 pontos).

d. A coerência entre sua proposta de intenções e as Linhas de Pesquisa do Orientador Pretendido (30 pontos).

• A entrevista ocorrerá no período de 25 a 26/11/2015, estando o horário e o local da entrevista, juntamente com os critérios do processo seletivo disponibilizados na página: http://www. ppgcb.unimontes.br/criterios.

3.6.3 Avaliação do Currículo

A avaliação do currículo será realizada com base nos itens listados e comprovados no Currículo Lattes de acordo com Tabela de Pontuação de Currículo (Anexo II) vinculada aos critérios gerais estabelecidos por cada orientador. A pontuação dos itens listados no currículo deverá ser preenchida pelo candidato e será conferida pelo orientador e validada pela Comissão de Seleção.

3.6.4 Resultado

Os pesos de cada avaliação serão definidos conforme a tabela que se segue:

Avaliações Porcentagem

Conhecimentos Específicos 60,00%

Entrevista 10,00%

Currículo 30,00%

(7)

a. Somente serão classificados os candidatos homologados pelo PPGCB, os quais alcançarem 60% no resultado final.

b. O candidato não poderá zerar nenhuma das avaliações, pois isso implicará sua desclassificação. c. O número de vagas não necessita ser totalmente preenchido no Processo Seletivo. Somente os

candidatos classificados poderão ser convocados a se matricular no PPGCB. d. Caso haja empate entre os candidatos, serão utilizados os seguintes critérios:

1º) Maior média na Prova Escrita (Conhecimentos Específicos). 2º) Maior média no Currículo.

3º) Maior média na Entrevista.

e. O resultado, após finalização do processo pelo professor orientador, será submetido à Comissão de Seleção para avaliação e aprovação, sendo que, somente após esta aprovação será publicado. • O Resultado será divulgado na página do PPGCB http://www.ppgcb.unimontes.br, no dia

27/11/2015.

• O Resultado Final, após o período de recursos, será divulgado na página do PPGCB http: //www.ppgcb.unimontes.br, no dia 4/12/2015.

3.6.5 Chamadas dos candidatos classificados

Após a divulgação do resultado final, as vagas surgidas em função da desistência de candidatos aprovados, de acordo com o subitem3.6.4, serão ocupadas pelos candidatos classificados em posição imediatamente subsequente, conforme limite de vagas de cada orientador, de acordo com o subitem 3.1.

Os orientadores que não completaram suas vagas no Processo Seletivo, seja por falta de candida-tos aprovados ou por falta de candidacandida-tos inscricandida-tos, poderão convocar os alunos excedentes de outros orientadores, desde que estes concordem e de acordo com a lista de classificação do Processo Sele-tivo. O aluno que for convocado por outro orientador que não seja o escolhido no Processo Seletivo e acatar a convocação não mais poderá trocar de orientador. Este processo deverá ser validado pela Comissão de Seleção, que tem plenos poderes para decidir a respeito do assunto.

(8)

4

Das Bolsas

4.1 A aprovação do candidato não implica compromisso de bolsa por parte do Curso do PPGCB.

4.2 Para efeito de distribuição de possíveis bolsas, os alunos deverão fazer uma avaliação unificada de Conhecimentos Específicos.

4.3 A avaliação para classificação de possíveis bolsistas será realizada no dia 24/11/2015, das 8 às 12 horas.

4.4 O candidato que não realizar essa prova estará desistindo de receber bolsa do PPGCB, caso haja bolsa disponível.

4.5 A não realização da prova para seleção de bolsista não implica a não seleção do candidato, ficando somente impedido de concorrer à bolsa.

4.6 Para essa avaliação, os alunos deverão utilizar como base a bibliografia re-lacionada no subitem 4.6.2.

4.6.1 Tópicos para avaliação de Conhecimentos Específicos para classificação de bol-sistas

• Ameaças à diversidade biológica. • Conservação dos biomas brasileiros.

• Estratégias de conservação e manejo de recursos naturais. • Ecologia da paisagem.

• Recuperação de áreas degradadas. • Desenvolvimento sustentável.

• Biogeografia e conservação da biodiversidade. • Genética de populações.

• Técnicas moleculares aplicadas à conservação e manejo. • Agroecologia.

• Economia ecológica: valoração da biodiversidade e do capital natural. • Experimentação e análise de dados biológicos.

4.6.2 Referências bibliográficas

BEGON, M., HARPER, J. L. & TOWNSEND, C. R. 1996. Ecology: Individuals, Population and Communities. 3 ed., Oxford: Ed.Blackwell.

BLACK, JACQUELYN G. 2002. Microbiologia – Fundamentos e Perspectivas. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro.

(9)

CLAUDINO-SALES, V. (Org.). 2003. Ecossistemas brasileiros: manejo e conservação. Fortaleza: Ex-pressão Gráfica e Editora.

CRAWLEY, M. J. 2007. The R Book: John Wiley & Sons, 942p.

CULLEN, JR., L., RUDRAN, R. & VALLADARES-PÁDUA, C. 2006. Métodos de estudo em bi-ologia da conservação e manejo da vida silvestre. Curitiba: Editora da UFPR. 652p.

FERREIRA, M. E. & GRATTAPAGLIA, D. 1995. Introdução ao uso de marcadores RAPD e RFLP em análise genética. Brasília: EMBRAPA-CENARGEM. 220p.

FRANKHAM, R., BALLOU, J. D. & BRISCOE, D. A. 2008. Fundamentos de genética da conser-vação. Sociedade Brasileira de Genética: Editora SBG, 262p.

MAGNUSSON, W. & MOURÃO, G. 2003. Estatística sem Matemática: a ligação entre as questões e a análise: Editora PLANTA, 126p.

PRIMACK, R. B. & RODRIGUES, E. 2001. Biologia da conservação. Londrina: E. Rodrigues. (e-mail: efraim@uel.br).

RICKLEFS, R. E. 2003. A Economia da natureza. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 503 p. ROCHA, C. F. D., BERGALLO, H. G., ALVES, M. A. S. & VAN SLUYS, M. (Orgs.). 2006.

Biologia da conservação: essências. São Carlos-SP: Editora Rima.

STOKES, D. E. 2005. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Editora UNI-CAMP. 246p.

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., & CASE, C.L. 2005. Microbiologia. 8ª ed. ARTMED.

TOWNSEND, C. R., BEGON, M., & HARPER, J. L. 2005. Fundamentos em ecologia. 2 ed., Porto Alegre: Ed. Artmed. 592 p.

5

Dos Recursos

5.1 Os recursos poderão ser interpostos somente pelo candidato ou seu procu-rador, desde que informem a identidade do reclamante e seu número de inscrição, sendo julgados pela Comissão Especial de Recursos constituída de acordo com regimento geral do PPGCB.

5.1.1 Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

5.2 Caberá recurso:

5.2.1 Contra qualquer questão da Prova de Conhecimentos Específicos, entrevista e análise de currículo.

5.2.2 Para entrar com recurso, o candidato deverá obedecer aos seguintes critérios: a. Os possíveis recursos somente deverão ser protocolados pelo candidato ou seu representante

legal, na secretaria do PPGCB, do dia 30/11/2015 até o dia 3/12/2015, no horário das 8 às 17 horas.

b. Os recursos, devidamente fundamentados, deverão dar entrada diretamente na secretaria do PPGCB (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro – Unimontes), mediante recibo cons-tando data, horário e número de protocolo.

(10)

c. O PPGCB divulgará o resultado do recurso no sítio http://www.ppgcb.unimontes.br. Ca-berá ao candidato ou ao seu procurador comparecer ao PPGCB (a partir do dia 4/12/2015 às 8 horas) para receber a resposta ao recurso interposto. A resposta ao recurso ficará à disposição do candidato ou do seu procurador, no PPGCB, por um período máximo de 15 (quinze) dias, observada a data limite para resposta. Após esse prazo, se o candidato ou seu procurador não retirar o documento, este será destruído.

d. Não serão respondidos os recursos que forem enviados ao PPGCB pelos Correios, Internet ou outro meio que não seja o citado na alínea b, supramencionada.

e. Serão rejeitados preliminarmente os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou, ainda, aqueles a que se der entrada fora do prazo improrrogável, previsto na alínea a, supramencionada.

6

Das Matrículas

6.1 As matrículas dos candidatos classificados no Processo Seletivo, dentro do limite de vagas deste Edital, obedecerão à legislação que rege a matéria e serão feitas no período de 16/2/2016 a 18/2/2016 das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

6.2 As matrículas serão efetuadas na Secretaria do PPGCB, sala 200, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Unimontes, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.

6.3 O candidato que não efetuar a respectiva matrícula nos prazos indicados ou deixar de apresentar a documentação exigida será considerado desis-tente. Em igual número dos candidatos desistentes, a critério do Colegiado do PPGCB, poderão ser convocados candidatos classificados no concurso, conforme o subitem 3.6.5.

6.4 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documen-tos:

• Requerimento em formulário próprio (fornecido pela Unimontes), devidamente preenchido. • Cópia do Diploma de Graduação (ou da Certidão de conclusão do curso), autenticada em

Cartório.

• Cópia de Histórico Escolar relativo ao Curso de Graduação, autenticada em cartório. • Prova de quitação com o Serviço Militar (cópia), se do sexo masculino.

• Prova de quitação com as obrigações eleitorais (cópia). • Carteira de Identidade (cópia).

• Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia).

• Certidão de Nascimento ou de Casamento (cópia). • Duas (2) fotos 3 x 4, recentes.

(11)

6.5 A documentação a que se refere o subitem 6.4 deverá estar legível e sem rasuras.

6.6 Ao efetuar a matrícula, o candidato estará aceitando o cumprimento das normas regimentais e estatutárias da Universidade.

6.7 É vedada a matrícula do candidato aprovado neste processo seletivo que estiver matriculado em outro curso da Unimontes, em qualquer modalidade e nível.

7

Normas Disciplinares

7.1 A Comissão de Seleção do PPGCB terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos do Processo Seletivo.

7.2 O Candidato que, comprovadamente, usar de fraude ou para ela concorrer e atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a aplicação das provas será excluído do Processo Seletivo.

7.2.1 Além da exclusão do Processo Seletivo, o candidato, tratado nos termos do subitem anterior, estará sujeito a outras penas, levando-se em conta a gravidade da ocorrência e os danos materiais e/ou pessoais que houver causado.

7.3 Será eliminado, em qualquer época (mesmo depois de matriculado), o can-didato que houver realizado o Processo Seletivo fornecendo documentos ou informações falsas ou utilizando-se de outros meios ilícitos, devidamente comprovados.

(12)

8

Das disposições gerais

8.1 Os documentos citados no subitem1.5 que não forem retirados pelos candi-datos eliminados após o encerramento do Processo Seletivo, bem como todas as Folhas de Respostas e os Cadernos de Provas, serão de propriedade do PPGCB, que lhes dará destinação conveniente, passados 60 (sessenta) dias da divulgação do resultado do Processo Seletivo.

8.2 Na ocorrência de caso fortuito, força maior ou outro fato previsível ou im-previsível que impeça a realização do Processo Seletivo, à Unimontes, em conjunto com a Coordenação do PPGCB, reserva-se o direito de cancelar, substituir provas ou atribuir pesos compensatórios, de modo a viabilizar o Processo Seletivo.

8.3 A Unimontes, em conjunto com o colegiado do PPGCB, no uso de sua au-tonomia didático-pedagógica e administrativa, acolherá os candidatos clas-sificados neste Processo Seletivo, devidamente matriculados, podendo, no decorrer do período de integralização do Curso, modificar currículos, am-pliar ou restringir tempos de duração.

8.4 À Unimontes, em conjunto com o colegiado do PPGCB, é reservado o direito de alterar o turno e/ou horário de início das provas, bem como as datas de sua realização, dando a isso ampla divulgação, através dos meios de comunicação.

8.5 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e ins-truções contidas na Folha de Respostas, nas Provas, Editais Complementa-res, Retificações do Edital ou Resoluções que vierem a ser publicadas pelo PPGCB ou por órgão da direção superior da Unimontes, em concordância, em ambos os casos, com o colegiado do PPGCB.

(13)

Para conhecimento de todos, o presente Edital, na sua íntegra, será divulgado na internet, por meio do sítiohttp://www.ppgcb.unimontes.br.

Montes Claros, 19 de outubro de 2015

Professor Waldney Pereira Martins

Presidente da Comissão de Seleção do PPGCB

Professor Mário Marcos do Espírito Santo

Coordenador do PPGCB

Professor João dos Reis Canela

Reitor da Unimontes

(14)

Anexo I - Ficha de Inscrição

Escolha 1 (um) dentre os orientadores indicados abaixo (Você deverá escolher somente um orientador, pois o Processo Seletivo será realizado de acordo com o orientador escolhido)

 Profª. Ana Paula Glinfskoi Thé  Prof. Anderson Medeiros Santos  Prof. Dario Oliveira

 Prof. Geraldo Aclécio Melo  Prof. Geraldo Wilson Fernandes  Prof. Henrique Maia Valério

 Prof. José Francisco Gonçalves Júnior

 Prof. Lemuel Olivio Leite

 Prof. Magno Augusto Zaza Borges  Prof. Marcílio Fagundes

 Prof. Márcio Antônio Silva Pimenta  Prof. Mário Marcos do Espírito Santo  Prof. Maurício Lopes de Faria

 Prof. Ronaldo Reis Júnior

Disporá de recursos para financiar suas despesas pessoais durante o curso?

 Não  Sim: Recursos próprios  Sim: Outros (especificar)

Dispõe de bolsa de estudos?

 Sim  Não

Disporá de recursos para o desenvolvimento do projeto?

 Sim  Não

, de de .

(15)

Anexo II - Critérios gerais para avaliação do currículo (em 100%)

Critérios Pesos Pontuação

Titulação (máximo de 10 pontos) não acumulativos 10

Graduado 3

Especialista 6

Mestre 10

Experiência profissional (máximo de 10 pontos) 10

Docência 3º Grau (semestre) 0,75

Docência 2º Grau (semestre) 0,5

Docência 1º Grau (semestre) 0,25

Atividade Profissional (semestre) 0,5

Monitoria 3º Grau (semestre) 0,25

Pesquisa (máximo de 10 pontos) 10

IC (ano) 2

Aperfeiçoamento (ano) 3

Voluntário (ano) 1

Formação complementar (máximo de 10 pontos) 10

Cursos de curta duração (<40h) 0,2

Cursos de longa duração (>=40h) 1

Organização de eventos científicos 0,5

Participação em eventos científicos 0,2

Palestra Ministrada 0,3

Publicações (máximo de 50 pontos) 50

Periódico nacional 10

Periódico internacional 15

Capítulos de livros publicados 5

Livros publicados 10

Primeiro ou segundo autor em resumos completos em congresso 3 Primeiro ou segundo autor em resumos simples em congresso 1

Demais atividades (máximo de 10 pontos) 10

Orientação de Iniciação Científica 1

Participação de banca 0,5

Aprovação em concurso 1

Órgãos de representação (Semestre) 0,1

Prêmios 0,1

Software 1

Minicurso Ministrado (>=40h) 1,2

Minicurso Ministrado (<40h) 0,6

Total 100

Critérios podem ser reconsiderados por orientador, caso o mesmo deseje atribuir pesos diferenciados para cada

Referências

Documentos relacionados

Para o comércio de utensílios domésticos e peças de vestuário nas feiras livres, são permitidos os serviços de retirada por meio de automóvel (“drive-thru”),

A avaliação foi realizada através de função pulmonar e muscular respiratória e avaliação dos volumes pulmonares através da Pletismografia Optoeletrônica (POE) durante

FUNDO também poderá estar sujeito a outros riscos advindos de motivos alheios ou exógenos ao controle da ADMINISTRADORA ou do GESTOR tais como a ocorrência, no Brasil

Cirurgias limpas – 2% (são aquelas que não apresentam processo infeccioso e inflamatório local e durante a cirurgia, não ocorre penetração nos tratos

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

primeira página, média visibilidade para reportagens, charges, fotos, ilustrações e colunas assinadas, baixa visibilidade para artigo assinado, editorial e carta do leitor; ii)

3 - Os candidatos aprovados e ou classificados, nos termos deste Edital, serão convocados para assinatura de Contrato por Prazo Determinado, não tendo o direito de se efetivar no

A. considere que a estrutura de custo e despesas fixos apresentado suportasse um aumento de produção e vendas da ordem de 20%. Calcule qual seria o lucro operacional e