• Nenhum resultado encontrado

Renovação Espiritual e. Compaixão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Renovação Espiritual e. Compaixão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Renovação Espiritual e

Compaixão

Renovação Espiritual e

Compaixão

Este é um ano marcante na história dos Batistas Nacionais. São

50 anos de experiências renovadoras com o Espírito Santo. Professamos

a atualidade dos dons espirituais e a cada ano reafirmamos nosso

compromisso histórico com a Renovação Espiritual.

A Renovação Espiritual, contudo, deve vir acompanhada

imprescindivelmente de sinais. Neste ano destacamos como tema de

nossa campanha anual de oração e jejum, um dos mais significativos: a

COMPAIXÃO. A mesma compaixão que moveu o coração do Pai, do

Filho e Espírito Santo a nosso favor, deve nos motivar em direção ao

pobre, ao doente e ao necessitado.

Conclamamos todo o povo Batista Nacional a participar dessa 3ª

Campanha Nacional de Oração e Jejum. Apresente a Deus os pedidos de

oração. Acrescente outros pedidos, pessoais ou comunitários. Convide

irmãos e irmãs para unirem-se a você em oração. Clamemos por

Renovação Espiritual e Compaixão.

Participe! Ore! Jejue!

0 5 25 75 95 100

CAPA 40 DIAS DE ORACAO 3 EDICAO segunda-feira, 17 de julho de 2017 09:13:09

(2)

Brasília

2017

Renovação Espiritual e

Compaixão

0 5 25 75 95 100

(3)

5

40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

Esta é a terceira Campanha Nacional de Oração e Jejum realizada pela CBN com o propósito de despertar e mobilizar o povo batista nacional num movimento de oração que possa restaurar a vida espiritual em nossas igrejas.

Nos anos de 2015 e 2016, mais de 50 mil batistas nacionais em todo o Brasil, e também em outras nações, se uniram em jejum e oração por 40 dias consecutivos, buscando um novo derramar do Espírito sobre nossas igrejas e sobre nossa nação. Esperamos que em 2017 - o Ano do Jubileu - ultrapassemos os 100 mil batistas nacionais irmanados neste propósito.

Temos a convicção de que esta campanha é um grande instrumento nas mãos do Senhor para restaurar em nossas igrejas o mover do Espírito, bem como a compaixão, que é uma das mais fortes expressões de uma vida cheia do Espírito. Por isso, a 3ª Campanha Nacional de Oração e Jejum tem como tema “Renovação Espiritual e Compaixão”.

As Escrituras ensinam que a compaixão é uma marca dos discípulos de Cristo que vivem sob a unção do Espírito. Quando não há compaixão a igreja não se importa com o mundo e perde totalmente o seu senso de missão.

Temos a expectativa de que esta 3ª Campanha Nacional de Oração e Jejum seja abraçada por um número muito maior de igrejas batistas nacionais em todos os estados da federação, bem como em outras nações, e que a mesma nos leve a um profundo quebrantamento diante do Senhor.

Que os Batistas Nacionais no Brasil e no mundo, a uma só voz, como se fossem uma só pessoa, toquem a trombeta anunciando que é tempo de buscar ao Senhor. Diante deste tão sublime propósito, conclamamos as igrejas, os pastores, os irmãos e irmãs em Cristo a se unirem em jejum e oração por uma vida de compaixão.

Pr. Edmilson Vila Nova Presidente da CBN

(4)

15

40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

1ºTimóteo 2.1

dia

UM POVO QUE ORA, UM POVO PODEROSO

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas”

Graça e paz, Povo Santo!

Estamos iniciando nossa terceira campanha de 40 dias de oração. Um momento importante e célebre na história de nossas igrejas. Juntos, movimentaremos o mundo espiritual com nossas orações e também estreitaremos ainda mais a nossa comunhão. Serão dias em que os Batistas Nacionais, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, dobrarão seus joelhos, numa grande mobilização de fé em busca de poder, unidade e direção para nossas vidas e por nosso país. Essa campanha é ainda mais importante porque é o ano do nosso Jubileu! Glórias a Deus! No decorrer destes 50 anos nos tornamos um povo forte e grande. Agora, glorificamos ao Deus vivo que nos acolheu nas chamas do Espírito Santo.

É hora de Incentivar uns aos outros! Levantemos as mãos santas e nos curvemos diante do Santo Deus, digno de toda adoração. Vamos juntos! Todos! Em uma só voz e numa só fé, buscar a face do Deus Altíssimo e descobrir os segredos reservados somente para os seus íntimos.

Desejamos grandes e ricas experiências a todos. Estamos certos de que este momento precioso nos servirá de amadurecimento e aprimoramento do nosso discernimento espiritual. O Deus bendito nos faça desfrutar de toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Um forte e fraterno abraço a todos.

Pr. Delmo Gonçalves Presidente Lerban

Motivos de oração

• Para que o Senhor abençoe essa campanha; • Ação de graças pela Renovação Espiritual; • Ação de graças pelo Jubileu da CBN.

(5)

16 RENOVAÇÃO DIÁRIA

Mateus 9.36

dia

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL E COMPAIXÃO

“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”.

Para muitos cristãos a renovação espiritual não passa de uma euforia, que os faz dar vazão a muitas emoções, como se isso fosse uma vida cheia do Espírito.

Um exame criterioso dos avivamentos ao longo da história da igreja revelará que algumas características estiveram presentes em todos os movimentos de Renovação Espiritual, tais como: arrependimento, santidade, compaixão e proclamação das Boas Novas.

O Novo Testamento revela que o Senhor Jesus exerceu seu ministério cheio do Espírito (Lc 4.1); e foi exatamente por esta razão que seu ministério foi marcado por uma compaixão que mudou a história da humanidade.

O mundo necessita de gente movida por uma compaixão semelhante à de Jesus, pois somente pessoas com uma compaixão dessa dimensão são capazes de amar e se importar, até mesmo com aqueles considerados a escória da sociedade.

A palavra traduzida por “compadecer” indica que o coração de Jesus se “despedaçou” ao ver pessoas desamparadas, abandonadas, entregues à própria sorte, vivendo nas mais densas trevas espirituais.

Uma marca inconfundível da verdadeira Renovação Espiritual é a compaixão. Como discípulos de Cristo precisamos urgentemente dobrar o nosso coração diante do Senhor e pedir que Ele nos visite enchendo-nos do Espírito Santo. Assim enchendo-nossa vida será plena de compaixão cristã, sentiremos a dor do aflito e nos importaremos com ele a ponto do nosso coração se quebrar.

Quem tem compaixão se importa. Quando nos importamos de verdade nada nos demove da missão de levar a luz aos que andam no vale da sombra da morte.

Pr. Edmilson Vila Nova Presidente da CBN IB Nova Vida em Valinhos, SP Motivos de oração

• Por uma renovação espiritual marcada pela compaixão; • Para que manifestemos uma compaixão semelhante à de Jesus. • Pela CBN

(6)

17

40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

A RENOVAÇÃO DA MENTE

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da transformai-vossa mente, para que experimenteis qual seja a

boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Ao longo da vida vamos adquirindo e acumulando conhecimento. Muitas das informações que recebemos vêm com aparência de verdade, no entanto em sua grande maioria são falsas. Muitas pessoas aprendem desde criança a se comportar como um cristão, como se deve praticar a religião. Dependendo da tradição cristã que se professa as opiniões podem ser diversas. Católicos Romanos, evangélicos, reformadores, neopentecostais, cada qual com uma visão e um pensamento diferente. Por isso, devemos nos ater às verdades das Escrituras Sagradas.

Uma pessoa que não elabora o que faz possui uma mente hipnotizada, quer pela cultura, quer por costumes familiares, ou ainda por uma religiosidade cega. O Senhor, todavia nos desafia a não nos conformar com este século, ou seja, com as práticas e com o modo de vida deste século, mas a sermos transformados pela renovação da mente. E para que isso aconteça a Palavra de Deus tem um papel fundamental.

Renovação não significa viver das experiências do passado. Se os pais batistas eram ou ainda são renovados, não significa que nós também sejamos renovados. Ser renovado significa ter experiências novas, enfrentar conflitos e crises pessoais a cada dia, ser confrontado pela Palavra de Deus a mudar, abandonar vícios e práticas condenadas por Deus e assumir posturas e hábitos que refletem a glória de Deus.

Se quisermos experimentar renovação devemos quebrar falsos paradigmas, obedecer e praticar a Palavra de Deus com plena convicção.

Pr. Filipe A. Espíndola Presidente da ORMIBAN Motivos de oração

• Por experiências profundas de renovação Espiritual; • Para que se levante uma geração fiel à Deus e à sua Palavra; • Pelos pastores membros da ORMIBAN.

(7)

18 RENOVAÇÃO DIÁRIA

dia

Isaías 58.6

O JEJUM DA COMPAIXÃO

“Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e

despedaces todo jugo?”

Isaías ensinou, com muita propriedade, como se deve fazer o verdadeiro jejum, aquele que agrada a Deus. Naqueles dias, o povo de Deus, em parte, havia se arrependido de suas transgressões. O profeta vaticinou contra eles: “Clama a pleno pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia a meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados” (Is 58.1), o que gerou no coração do povo quebrantamento e desejo de “se chegar a Deus”.

O povo, mesmo em estado de pecado, queixava-se a Deus dizendo: “Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso?” (Is 58.3). A advertência divina, no entanto, lhes repreende nos motivos pelos quais jejuavam: “jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo” (Is 58.4); Por intermédio do profeta, Deus declara não se agradar de práticas piedosamente religiosas tais como: deitar-se sobre pano de saco e cinzas, se afligirem e baterem a cabeça em pedras. Ele, todavia, desejava outro tipo de jejum, como está escrito: “Porventura não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas de teu semelhantes?” (Is 58.6-7).

Eis a fórmula do jejum da compaixão. Se assim o fizermos a luz do Senhor iluminará o nosso caminho, Sua justiça irá adiante de nós e nosso caminho será sob a glória do Senhor. Nossas orações serão ouvidas e o socorro do Senhor não tardará em nos acudir. Este é o verdadeiro jejum, e Deus ainda hoje quer que todos nós o pratiquemos.

Pr. Clóvis F. de Avelar IB do Calvário em Sobradinho, DF Motivos de oração

• Para que nestes 40 dias ofereçamos a Deus o verdadeiro jejum; • Para que haja libertação e compaixão pelos necessitados;

(8)

19

40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

Isaías 55.6-7

dia

COMPAIXÃO AO ALCANCE DE TODOS

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso

Deus, porque é rico em perdoar”

Temos vivido, em todas as áreas e em todos os níveis, tempos difíceis e trabalhosos. O apóstolo Paulo antecipadamente nos preveniu acerca desses tempos: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis” (2Tm 3.1). Muitas são as dificuldades enfrentadas e muitos são os trabalhos a serem executados. Há desafios externos e há também os conflitos internos.

Na busca humana por resultados e eficiência o pecado sorrateiramente se apresenta no caminho e nos pensamentos como uma solução viável. Se homem não estiver firmado em Deus e nos fundamentos bíblicos se tornará uma presa fácil. Há quem diga que o desespero cega e a necessidade faz a oportunidade. Não mais que de repente e você se vê sem amigos, sem apoio, em desespero e em caminhos de morte. O que fazer?

A Bíblia afirma no livro do profeta Isaias 55.1-7 que a compaixão e a graça de Deus são oferecidas gratuitamente a todos. Isso inclui Israel, os crentes e não crentes. O preço para a admissão na vida eterna é o arrependimento e a fé, e nada mais. “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36).

Portando, busque ao Senhor enquanto você pode achá-lo, e clame enquanto Ele está perto. Só o Senhor pode lhe ajudar e satisfazer completamente os anseios da sua alma. Arrependendo-se e crendo você pode mudar sua rota e seus pensamentos. Ainda é possível desfrutar da compaixão do Pai. E só quem já desfrutou dessa benção divina é capaz de compartilhá-la com o próximo. Que o Pai nos mantenha em constante renovação. Amém!

Pr. Edson de A. Rodrigues Presidente da CBN-MA Motivos de oração

• Por constante Renovação;

• Para que todos experimentem a compaixão do Pai;

Referências

Documentos relacionados

C U L T U R A D E C É L U L A S 3401 Inserto de 12 mm em Policarbonato Transwell Inserto de 75 mm em Embalagem de Insertos de Membrana de Poliéster e Policarbonato Transwell

Discutir os benefícios alcançados até o momento (físico, econômico, social, etc); discutir as estratégias que os usuários vêm utilizando para lidar com a

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração

Segundo Pereira (1998), a atividade de fiscalização é uma das atividades de Estado, por isso deve ter sua estruturação própria e não deve ser delegada “são

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

requerimento guarde relação com o produto adquirido ou serviço contratado. Na hipótese de descumprimento do prazo fixado pela autoridade para cumprimento da medida ou do

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho