• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 010/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 010/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

PÚBLICO SIMPLIFICADO 010/2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Cargo: PROFESSOR – ENSINO FUNDAMENTAL –

SÉRIES INICIAIS

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará:

5 (cinco) questões de Legislação – LDB;

15 (quinze) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 20 (vinte) questões do tipo múltipla

escolha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais

adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa

cor-reta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas.

Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de

Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o

Cartão-Resposta, preenchendo, forte e

completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura

ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem

utilize outro tipo de caneta.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 3h30min.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato

Assinatura do Candidato

(2)

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO – LDB

1- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reza que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Assim, analise os processos abaixo e escreva V diante do(s) que a edu-cação abrange e F, diante do(s) que não abrange:

( ) Processos formativos que se desenvolvem na família.

( ) Processos formativos que se desenvolvem na convivência humana. ( ) Processos formativos que se desenvolvem no trabalho.

( ) Apenas processos formativos que se desenvolvem na escola.

( ) Processos formativos que se desenvolvem por meio da educação formal e informal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(A) V – V – V – V – V.

(B) V – V – V – F – V.

(C) V – V – V – V – F.

(D) F – V – V – V – F.

(E) F – F – F – V – V.

2- A educação é dever da família e do Estado, devendo ser inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Considerando o dever do Estado, assinale a alternativa correta:

(A) O dever do Estado com educação escolar pública deve ser efetivado mediante a gratuidade em todos os níveis da educação nacional.

(B) O ensino será ministrado com base na existência restrita de instituições públicas de ensino.

(C) O dever o Estado será efetivado mediante a garantia de atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

(D) O dever do Estado inclui a oferta de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezes-sete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. (E) O Estado garantirá atendimento ao educando exclusivamente no ensino fundamental público, por meio de

programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. 3- À luz da LDB, analise as incumbências abaixo e identifique as que são atribuídas aos docentes:

I- Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. II- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. III- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

IV- Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. V- Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as incumbências I, II e III são atribuídas aos docentes. (B) Apenas as incumbências I e III são atribuídas aos docentes. (C) Apenas as incumbências I e IV são atribuídas aos docentes. (D) Apenas as incumbências IV e V são atribuídas aos docentes. (E) Apenas as incumbências I, II, IV e V são atribuídas aos docentes. 4- Com base na LDB, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- São consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.

II- A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatu-ra, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fun-damental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

III- Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho, deverá ser assegu-rado, pelos Sistemas de Ensino, nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público. Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa I está correta. (B) Apenas a afirmativa III está correta.

(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (D) As afirmativas I, II e III estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

(3)

5- Em relação aos preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta: (A) A partir de 2016, os sistemas de ensino são obrigados a desdobrar o ensino fundamental em ciclos. (B) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório

o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

(C) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática obrigatória ao aluno.

(D) O ensino fundamental tem como principal finalidade a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

(E) No currículo do ensino fundamental, será ofertada a língua inglesa a partir do quinto ano.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

6- Vygotsky ao fazer a análise de três abordagens, caracteriza sua concepção sobre aprendizagem e desenvol-vimento, lançando novos pressupostos para a compreensão desta relação, bem como definindo o papel deci-sivo da educação e do ensino para o desenvolvimento humano. Vygotsky (2000) destacou três abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento. Analise as abordagens abaixo e identifique as descritas por Vygotsky. I- Aprendizagem e desenvolvimento: processos independentes.

II- Aprendizagem e desenvolvimento: processos idênticos.

III- Aprendizagem e desenvolvimento: processos diferentes e relacionados. IV- Aprendizagem e desenvolvimento: processos estratégicos.

V- Aprendizagem e desenvolvimento: processos sistematizados. Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as abordagens I, II e III foram descritas por Vygotsky. (B) Apenas as abordagens II, III e IV foram descritas por Vygotsky. (C) Apenas as abordagens II e IV e V foram descritas por Vygotsky. (D) Apenas as abordagens III, IV e V foram descritas por Vygotsky. (E) Apenas as abordagens I, II e V foram descritas por Vygotsky.

7- Os princípios da didática correspondem aos oitos pilares que sustentam o edifício de nossa atuação educativa – Princípio de Comunicação, Princípio de Atividade, Princípio de Individualização, Princípio de Socialização, Princípio de Globalização, Princípio de Criatividade, Princípio de Intuição e Princípio de Abertura. Para atuar didaticamente, sempre teremos em conta alguns desses princípios, dependendo de nossa priorização. Uma estratégia didática é a atuação sequenciada potencialmente consciente do profissional em educação, guiado por um ou mais princípios da Didática e encaminhada à otimização do processo ensino-aprendizagem (RAJA-DEL, 1992, in, RAJA(RAJA-DEL, 2012, p. 105).

Com relação ao texto acima, citamos a otimização do processo de ensino-aprendizagem que abrange uma tri-pla dimensão, sendo elas:

(A) Dimensão do aprender, dimensão do fazer e dimensão do fazer certo. (B) Dimensão do ensinar, dimensão do refletir e dimensão do ter.

(C) Dimensão do ensinar, dimensão do aprender e dimensão do saber. (D) Dimensão do refletir, dimensão do aprender e dimensão do ser. (E) Dimensão do saber, dimensão do saber fazer e dimensão do ser.

8- A escola, em particular nos anos do Ciclo da Alfabetização, pode se consubstanciar como espaço de apropria-ção e produapropria-ção de conhecimento, onde afeto, cogniapropria-ção e ludicidade possam caminhar juntos e integrados. (MEC, 2012). A respeito do lúdico no ciclo de alfabetização, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) cor-reta(s):

I- O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a ativi-dade lúdica proposta no contexto educativo.

II- As brincadeiras livres estimulam o imaginário da criança, quer brinquem sozinhas, em pares, em pequenos e/ou grandes grupos.

III- A dimensão lúdica, especificamente ouvir, contar e ler histórias com/para as crianças, favorece seu pro-cesso de alfabetização e letramento, pois as coloca em contato direto com as linguagens oral e escrita, em sua dimensão estética.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa II está correta. (B) Apenas a afirmativa III está correta. (C) As afirmativas I, II e III estão corretas. (D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (E) Apenas a afirmativa I está correta.

(4)

9- O corpo caloso, feixe de nervos situado entre os dois hemisférios cerebrais, é responsável pela transmissão entre eles. O corpo caloso leva, aproximadamente, uma década para amadurecer, o que significa que, quanto menor a criança, menos fluente será o fluxo de informações entre os hemisférios. Este fato tem implicações importantes para a educação: ensinar o mesmo assunto para uma criança de 7 anos e para uma criança de 10, implica em procedimentos metodológicos distintos, uma vez que as funções psicológicas estarão em dife-rentes níveis de desenvolvimento, como, por exemplo, memória. Outro aspecto importante para a aprendiza-gem na escola é o desenvolvimento da consciência. O processo de tornar-se consciente sobre algo complexo ocorre em função de vários fatores que interagem simultaneamente, como:

(A) Reflexão, orientação e significado. (B) Atenção, percepção e emoção. (C) Conexões, ramificações e sinapses.

(D) Memorização, aprendizagem e desenvolvimento. (E) Imagem, sons e escrita.

10- A necessidade de se ensinar o conhecimento leva à necessidade de modificá-lo, e essa modificação é chama-da de transposição didática. Os dois recursos mais importantes para instrumentalizar a transposição didática são chamados de interdisciplinaridade e contextualização. Transposição didática, interdisciplinaridade e con-textualização são três facetas inseparáveis de um mesmo processo complexo: transformar o conhecimento em conhecimento escolar a ser ensinado; definir o tratamento a ser dado a esse conteúdo e tomar as decisões di-dáticas e metodológicas que orientarão a atividade do professor e dos alunos com o objetivo de construir um ambiente de aprendizagem eficaz. Dessa forma, considere as situações abaixo e identifique aquelas em que ocorre a transposição didática:

I- O conteúdo é selecionado ou recortado de acordo com o que o professor considera relevante para consti-tuir as competências consensuadas na proposta pedagógica.

II- Alguns aspectos ou temas são mais enfatizados, reforçados ou diminuídos.

III- O conhecimento é dividido para facilitar a sua compreensão e depois o professor volta a estabelecer a re-lação entre aquilo que foi dividido.

IV- Distribui-se o conteúdo no tempo para organizar uma sequência, um ordenamento, uma série linear ou não linear de conceitos e relações.

V- Determina-se uma forma de organizar e apresentar os conteúdos, como por meio de textos, gráficos, entre outros.

Assinale a alternativa indicativa da ocorrência de transposição didática: (A) Apenas nas situações I, II e III ocorre a transposição didática. (B) Apenas nas situações II, III e IV ocorre a transposição didática. (C) Apenas nas situações II, III e V ocorre a transposição didática. (D) Nas situações I, II, III, IV e V ocorre a transposição didática. (E) Apenas nas situações III, IV e V ocorre a transposição didática.

11- Na prática escolar, podemos verificar várias práticas pedagógicas. Considerando as tendências pedagógicas e suas características, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

Primeira coluna 1- Renovada progressista 2- Renovada não-diretiva 3- Tecnicista 4- Libertadora 5- Libertária

6- Crítico-social dos conteúdos

Segunda coluna

(f) A ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão visam favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.

(d) Os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de expe-riências que o sujeito vivencia diante dos desafios cognitivos e si-tuações problemáticas.

(e) A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas indissociáveis das realidades sociais.

(b) Propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade por meio da vivência de experiências significati-vas.

(c) Utiliza-se basicamente do enfoque sistêmico, da tecnologia edu-cacional e da análise experimental do comportamento.

(a) A relação é horizontal e educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.

Assinale a alternativa que contém a ordem correta de associação, de cima para baixo. (A) 1d - 2b - 3c - 4a - 5f - 6e.

(B) 1d - 2b - 3c - 4a - 5e - 6f.

(C) 1c - 2b - 3d – 4a - 5f - 6e.

(D) 1d - 2b – 3a - 4f - 5c - 6e.

(5)

12- Planejar o conteúdo a ser aplicado durante o ano letivo é uma tarefa que envolve tanto professores quanto diretores e coordenadores pedagógicos, enfim, toda massa de profissionais voltados para a área da educação pertencentes à escola. “O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de in-dicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a conse-cução de metas da educação” (Menegolla e Sant’Anna, 2001, p.31).

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Primeira coluna 1- Plano de Aula 2- Plano de Curso 3- Planejamento Curricular 4- Planejamento Educacional 5- Planejamento da Escola 6- Plano de Disciplina Segunda coluna

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcio-namento e a proposta pedagógica da instituição. ( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a

pre-visão de conhecimentos e conteúdos que serão minis-trados, a definição dos objetivos e a seleção de pro-cedimentos e técnicas de ensino.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma esco-la.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, consti-tuindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do pro-cesso de planejamento didático.

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disci-plinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendiza-gem.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

Assinale a alternativa que contém a ordem certa de associação, de cima para baixo.

(A) 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 4.

(B) 4 – 6 – 5 – 3 – 1 – 2.

(C) 5 – 6 – 2 – 1 – 3 – 4.

(D) 5 – 6 – 2 – 3 – 1 – 4.

(E) 3 – 2 – 4 – 1 – 5 – 6.

13- O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instau-rar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da buro-cracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do traba-lho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois ní-veis, como:

(A) Organização da gestão e como organização dos professores.

(B) Organização da Secretaria da Educação e como organização da gestão. (C) Organização educacional e como organização pedagógica.

(D) Organização da escola como um todo e como organização da sala de aula. (E) Organização de projetos e como organização interdisciplinar.

14- Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdiscipli-nar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as prá-ticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da or-ganização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição. Isso posto, assinale a alternativa que melhor descreve transdisciplinaridade:

(A) Traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela. (B) Pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra.

(C) Refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. (D) Pressupõe a ação pedagógica não diretiva do docente.

(6)

15- Leia e preencha as lacunas:

A dicotomia educação e avaliação é uma grande falácia. São necessárias a tomada de consciência e a re-flexão dessa compreensão equivocada de avaliação como julgamento de resultados, porque ela veio se trans-formando numa perigosa prática educativa. A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável en-quanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. “Educar é fazer ato de sujei-to, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente” (GADOTTI, 1984). Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, ________________, ______________, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: (A) de forma significativa, contextualizada

(B) no sentido indagativo, investigativo do termo (C) no sentido reflexivo, ativo

(D) autônoma, global

(E) da sala de aula, na escola

16- Vários autores como, Nóvoa (1992); Libâneo (1998); Candau (1999); e outros têm discutido a formação conti-nuada de professores, enfatizando que o modelo privilegiado de formação conticonti-nuada, na forma de cursos, seminários e simpósios, na maior parte das vezes, desconexos com a realidade vivenciada, tem dificultado mudanças significativas em sala de aula, uma vez que há um distanciamento entre a prática vivida e a teoria exposta, isto é, há uma falta de articulação teórico-metodológica. O trabalho educativo compreendido como um processo de humanização traz uma nova perspectiva para a concepção de educação, pois dessa forma a educação passa a ser assumida como algo essencial para o desenvolvimento humano. Na perspectiva ______________, é responsabilidade do processo educativo organizar intencionalmente as condições ade-quadas para proporcionar a máxima apropriação das qualidades humanas pelas novas gerações.

Indique qual perspectiva está suprimida no texto acima: (A) social-histórico

(B) crítico-social (C) sociocontrutivista (D) histórico-contrutivista (E) histórico-cultural

17- A respeito do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da audição e leitura, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento.

II- Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especial-mente nas mais formais: planejamento e realização de diferentes atividades, debates, seminários, diálo-gos, entre outras.

III- Uma prática constante de leitura na escola pressupõe o trabalho com a diversidade de objetivos, modali-dades e textos que caracterizam as práticas de leitura de fato. Diferentes objetivos exigem diferentes tex-tos, e cada qual, por sua vez, exige uma modalidade de leitura.

IV- Atividades do tipo “roda de conversa” permitem que as crianças, além do falar, aprendam a ouvir outros alunos.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. (C) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (D) Apenas a afirmativa III está correta. (E) Apenas a afirmativa I e está correta.

18- Pela primeira vez no país está sendo realizada uma pesquisa de abrangência nacional sobre a saúde dos professores e faltas ao trabalho nas escolas da educação básica no Brasil. Firmada em outubro de 2014, por um termo de cooperação entre a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Edu-cação e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisa produziu seus primeiros resultados. O estudo revelou que 69,1% dos professores faltaram ao menos um dia no último ano e 14,7% precisaram se ausentar do trabalho por sete dias ou mais. (Disponível em: pne.mec.gov.br. Acesso em: 20 out. 2016.) Em re-lação à temática e suas implicações à ética do trabalho, é correto afirmar:

(A) O absenteísmo causa danos à escola e, sobretudo ao aluno.

(B) Quanto maior o engajamento do/a professor/a na escola, maior a incidência de faltas.

(C) “É uma profissão em que o trabalho não termina no trabalho. O trabalho continua em casa”: a afirmação é justificativa cabível para o absenteísmo do/a professor/a.

(D) Quando o/a professor/a falta, o fluxo contínuo de interação professor-aluno não sofre prejuízo.

(7)

19- O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reza que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Para tanto, estabelece condições por meio das quais esse direito deva ser assegurado. À luz do ECA, analise as condições abaixo e identifique as corretas:

I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II- Direito de ser respeitado por seus educadores.

III- Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. IV- Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as condições III e IV estão corretas. (B) Apenas as condições II e III estão corretas. (C) Apenas as condições I, II e III estão corretas. (D) Apenas as condições I, II e IV estão corretas. (E) As condições I, II, III e IV estão corretas.

20- A avaliação deve ter três funções básicas: a função diagnóstica, a função formativa, e a função somativa. Isso posto, analise as características abaixo e identifique as são pertinentes à função formativa:

I- Correção de erros e insuficiências para reforço de comportamentos bem-sucedidos e eliminação de desa-certos, assegurando o bom andamento do ensino-aprendizagem.

II- Seleção adequada de alternativas terapêuticas para ajudar o aluno a se recuperar de alguma insuficiência no processo ensino-aprendizagem.

III- Classificação do aluno ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados.

IV- Verificação da presença ou ausência de habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem.

V- Proposta de avaliação que faz parte de um processo pedagógico e que possibilitaaos professores acom-panhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as características I, II e V são pertinentes à função formativa. (B) Apenas as características I e II são pertinentes à função formativa. (C) Apenas as características III, IV e V são pertinentes à função formativa. (D) Apenas as características II e III são pertinentes à função formativa. (E) Apenas as características IV e V são pertinentes à função formativa.

(8)
(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

PÚBLICO SIMPLIFICADO 010/2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS 01 A B C D E 02 A B C D E 03 A B C D E 04 A B C D E 05 A B C D E 06 A B C D E 07 A B C D E 08 A B C D E 09 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E INFORMAÇÕES

O inteiro teor da prova e o gabarito da prova objetiva serão divulgados até às 18h do dia 21 de novembro de 2016, no endereço eletrônico www.furb.br/concursoexterno, link Secretaria Municipal de Educação de Timbó – PSPS - Edital N. 010/2016 e será afixado no mural de publicações da Secretaria Municipal de Educação de Timbó.

Referências

Documentos relacionados

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Assim para o número de pares de folhas, pegamento, comprimento da parte aérea e raízes, os melhores resultados para as mudas de hortelã foram obtidas pelas estacas apicais,

Através da função [Change recipe directory] para teclas de função ou teclas sensíveis ao toque, é possível alterar ou selecionar diretórios de receita no modo operacional para

Parte deste estudo evidencia a resistência de cepas do Mt às drogas utilizadas no tratamento da doença, em região estratégica do Estado de São Paulo, situada no noroeste

A prova de aglutinação rápida (AMERAULT & ROBY, 1968) foi utilizada, inicialmente, como prova de campo, e mais tarde incluído o fator sérico bovino (KUTTLER, 1975) para controlar

V- No 8º parágrafo − “Se os olhos estão na Caixa de Ferramentas eles são apenas ferramentas que usamos por sua função prática.” − o período é composto por

Uma organização vítima de ataque deverá estar preparada para entender e quantificar o impacto de uma infecção e tomar as medidas adequadas para limitar esse impacto de forma

As intervenções da examinadora se caracterizaram por buscar da criança uma explicitação da sua forma de raciocinar ao resolver o problema (e suas variações) e por explicitar para