• Nenhum resultado encontrado

ORAÇÃO DO TERÇO 15 DE AGOSTO DE Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORAÇÃO DO TERÇO 15 DE AGOSTO DE Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 ORAÇÃO DO TERÇO

15 DE AGOSTO DE 2010

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria INTRODUÇÃO

Celebramos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, em corpo e alma, nesta que é a sua casa onde nos podemos recolher no seu regaço maternal.

A esta solenidade, que é tão querida ao povo português, junta-se a alegria dos jovens com a presença da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, que o Santo Padre João Paulo II lhes entregou no ano santo de 1983. A acompanhar a cruz, desde o jubileu do ano 2000, temos o Ícone da Virgem Maria “Salus Populi Romani”.

A Senhora vestida de luz, que sobe ao céu em corpo e alma, é também a Senhora das Dores que nos ensina a permanecer junto à cruz, onde o Salvador do mundo nos redime e nos desafia a “aspirar às coisas do alto”, à vida eterna que é a vida em Deus. Hoje reunimo-nos para celebrar a nossa fé com todos aqueles que vivem no estrangeiro e que por estes dias regressam ao seu país e à sua terra natal. Sejam bem-vindos! Colocai no regaço de Nossa Senhora todos os vossos pedidos e agradecimentos, alegrias e tristezas, vitórias e sofrimentos. A Mãe de toda a consolação vos guarde e vos dirija pelos caminhos da vida na fidelidade ao Senhor Jesus Cristo.

Vamos meditar nos mistérios gloriosos, através dos quais, os jovens querem descobrir o caminho da vida eterna no seguimento fiel e corajoso de Jesus Cristo sob o olhar maternal da nossa Mãe Maria Santíssima.

1º Mistério: A ressurreição de Jesus. Lucas 24, 1-9

1

No primeiro dia da semana, ao romper da manhã, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. 2Encontraram removida a pedra da porta do sepulcro 3e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4Estando elas perplexas com o caso, apareceram-lhes dois homens em trajes resplandecentes.

5

Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, eles disseram-lhes: «Porque buscais o Vivente entre os mortos? 6Não está aqui; ressuscitou! Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galileia, 7dizendo que o Filho do Homem havia de ser entregue às mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia.» 8Recordaram-se, então, das suas palavras. 9Voltando do sepulcro, foram contar tudo isto aos Onze e a todos os restantes.

(2)

2 Meditação

Ao meditarmos no mistério da ressurreição, os jovens querem aprender com as santas mulheres a descobrir o túmulo vazio, a encher o seu coração com o mesmo espanto para depois anunciar corajosamente a boa nova da ressurreição.

Tantas e tantas vezes que a nossa vida não passa de um túmulo “caiado de branco” pelo relativismo com que vivemos. Nada importa a não ser o imediatismo das nossas vontades e a aparência das nossas vidas vazias de ideais e valores.

Mas é nas profundezas da nossa vida que brilha a luz da ressurreição: Cristo morreu e ressuscitou! Aleluia!

Da tristeza brota a alegria; do relativismo brota a vontade ousada de lutar por uma vida com sentido; da apatia brota o desejo radical de anunciar a todos que com Cristo vencemos as situações de morte em que tantas vezes nos afundamos.

Recordemo-nos das palavras de Jesus: Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. Esta é certeza da fé! Esta é a certeza que os jovens, ao ressuscitar com Cristo, testemunham na Igreja de hoje.

Rezemos este mistério pedindo para os nossos jovens o dom da fé. Pai nosso

Ave Maria

2º Mistério: A ascensão de Jesus ao Céu. Act 1, 6-11

6

Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» 9Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

Meditação

Ao meditar na ascensão de Jesus, os jovens querem aprender a fazer das suas vidas um tempo de Deus e para Deus e, assim, a serem fiéis testemunhas da presença de Cristo nas suas vidas. O papa João Paulo II sonhava com os jovens a evangelizarem os jovens.

(3)

3 O papa Bento XVI, por várias vezes, desafiou a juventude a não se acomodar no relativismo da fé e da vida. Tantos irmãos nossos que precisam do nosso testemunho cheio da força do Espírito Santo. Tantos amigos nossos que se recusam a olhar a vida de frente acabando por desperdiçá-la. Dizia o Santo Padre na missa do Porto, em Maio passado: Não nos podemos agarrar àquilo que temos ou que julgamos ter. O cristão está sempre em missão.

E a nossa missão é aprender com Maria e os Apóstolos a deixarmo-nos encher do amor de Deus para que Ele reine nos nossos corações e transborde em fiel anúncio da sua presença nas nossas vidas.

Rezemos este mistério pedindo para os nossos jovens o dom da fidelidade.

3º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora reunidos no cenáculo.

Act 2, 1-11 1

Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles.

4

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

Meditação

Ao meditar no mistério do Pentecostes, os jovens querem aprender com os Apóstolos e Maria a serem Igreja na fidelidade aos apelos do Espírito Santo e na ousadia do testemunho diante do mundo.

Com a força do Espírito que desce sobre a Igreja reunida em oração, é vencido o medo da derrota e abre-se caminho para a missão.

A Igreja continua a fazer a experiência do pecado, das limitações humanas, da pouca confiança no seu Senhor Jesus Cristo. A Igreja, de que fazemos parte, apresenta-se muitas vezes com as feridas da instalação, do desânimo, da fraqueza humana. Mas

(4)

4 essas feridas são as marcas da paixão que dão lugar à vitória da ressurreição e consequente missão.

Os jovens, com a ajuda do Espírito Santo, querem aprender o seu lugar na Igreja, descobrir a sua vocação no caminho para santidade e querem desafiar todos os cristãos a serem corajosos e sérios na vida cristã.

Só assim a Igreja aparecerá diante do mundo como verdadeiro sacramento de salvação, com um rosto atraente e jovem, que nos ajuda a caminhar para Deus e a descobri-lo bem presente nas nossas vidas e nos nossos irmãos.

Rezemos este mistério pedindo para os nossos jovens o dom da coragem.

4º Mistério: A assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. Lc 1, 46-50

46

Maria disse, então:«A minha alma glorifica o Senhor

47

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

48

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.

De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

49

O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.

50

A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.

Meditação

Nossa Senhora antecipa e anuncia a beleza da vida dos filhos de Deus transformados pela graça de Jesus Cristo. Com ela os jovens querem aprender a beleza do amor compadecido que partilha o sofrimento dos outros, a beleza da verdade e da justiça, a beleza da bondade e da pureza de coração.

Estes são os valores que fazem da nossa vida uma vida bela, cheia de sentido e agradável a Deus.

Ao ser elevada ao céu, Maria Santíssima intercede por nós junto do Seu Filho Jesus para que nós, na nossa vida, aspiremos sempre às coisas do alto, à vida com Deus e em Deus que nos envolve no eterno mistério do seu amor por nós.

Quando abrimos o nosso coração ao amor de Deus descobrimos as grandes maravilhas que Ele faz em nós. Dêmos graças por isso.

(5)

5 5º Mistério: A coroação de Nossa Senhora como rainha do Céu e da Terra.

Ap 11,19-12,1

O Templo de Deus abriu-se no céu e a arca da Aliança foi vista no Templo.

Depois, apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça.

Meditação

Ao fixarmos os olhos em Maria contemplamos nela a imagem puríssima da Igreja, o modelo de discípulo que escuta a vontade do Senhor e a põe em prática.

É isso que os jovens querem aprender com Maria: a serem discípulos sinceros de Jesus como a sua Mãe Santíssima.

Isso implica que os jovens, nas suas vidas, saibam recusar aquilo que não é de Deus e desejar de todo o coração cumprir a sua vontade.

Assim descobrem o projecto de amor que o Senhor tem para cada um. No caminho da santidade descobrimos os apelos do Senhor a uma vida entregue ao Reino na beleza e ousadia da consagração total na vida sacerdotal, religiosa, missionária ou familiar. Rezemos este mistério pedindo para os nossos jovens o dom do discernimento.

Últimas 3 Ave Marias

Nestas três Ave Marias rezemos pelo nosso Santo Padre, pelos nossos Bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e missionários. Para que eles sejam modelos para a juventude de uma vida feita entrega ao serviço de Deus, da Igreja e do mundo.

Rezemos pelas nossas famílias, por aquelas que vivem fora da sua pátria e pelas famílias em dificuldades.

Rezemos pela paz no mundo: para que ela comece a ser construída e vivida no coração de cada um de nós com a ajuda de Deus e pela intercessão da Virgem do Rosário.

(6)

6 Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, e esperança nossa, salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogada nossa,

esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro,

Nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos de alcançar as Promessas de Cristo. Ámen.

Consagração a Nossa Senhora

De todo o coração, entreguemos as nossas vidas nas mãos de Nossa Senhora.

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco,

Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos,

a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe,

guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Oração Final

Deus eterno e omnipotente, que elevastes à glória do Céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, concedei-nos a graça de aspirarmos sempre às coisas do alto, para merecermos participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo…

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Thus, the present article will: review the possible propagation (on time and water use sectors) of effects during drought situations (Section 2 ); enunciate the main principles

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

PALAVRAS-CHAVE: Futebol-arte; história do esporte; estilo de futebol... Tais narrativas são repetitivas e refletem, historicamente, os desejos de afirmação da identidade nacio- nal,

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,