• Nenhum resultado encontrado

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 23/2018 de 15/06/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 23/2018 de 15/06/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

raju@

Gabinete ...

02

Acontece na Diretoria ...

03

Acontece na Escola...

06

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)...

07

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 23/2018 de 15/06/2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 23/18

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

(2)

Gostaria de agradecer aos educadores da DER Piraju, professores, funcionários, gestores, todos, enfim, que não mediram esforços e compareceram ao trabalho, garantindo as aulas e os dias letivos aos nossos alunos mesmo em meio à greve dos caminhoneiros ocorrida no mês passado. Muito obrigada!

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

GABINETE

(3)

-No dia 14/06/2018 foi realizada, na Diretoria de Ensino, a Orientação Técnica “Formação para Vice – Diretor Programa Ensino Integral”.

Os objetivos foram:

 Fortalecer a Formação Continuada das Equipes Gestoras sobre as concepções do Modelo Pedagógico e de Gestão do Programa Ensino Integral.

 Subsidiar o desenvolvimento e aprimoramento profissional do Vice-Diretor com vistas ao aprimoramento das ações específicas de Acolhimento, Projeto de Vida, Tutoria e Mediação de Conflito.

A Orientação Técnica aconteceu conforme Agenda Bimestral e orientações da equipe central do PEI. Destacamos a relevância dos assuntos abordados e a evidente relação entre eles. A retomada e discussão dos princípios pedagógicos e a Sessão de Estudos alinhadas às atividades propostas possibilitaram aos participantes aprofundar alguns detalhes das

atribuições do Vice-Diretor e das interfaces entre a Mediação, Acolhimento, Projeto de Vida,

ACONTECE

NA DIRETORIA

(4)

Equipe Programa Ensino Integral Camila Carla Salesi Oliveira

PCNP - Língua Estrangeira Moderna – 3352.6027

João Benedito de Almeida Lolico

Supervisor de Ensino – 3352.6049

Samira Rosane Dealis Gabriel

(5)

A contadora de histórias, Aline Ferreira, em atendimento ao convite das PCNP Ana Bonafé, Regina Batista e Elaine Cogo, esteve na Diretoria de Ensino nos encantando com sua personagem Lia. Na oportunidade, contou-nos sua história de vida, sobretudo como a leitura e, principalmente a escrita, ajudaram-na a ser uma pessoa melhor, motivando-a para a criação de suas histórias. Suas palavras foram enfáticas ao comentar a importância da influência que seus professores exerceram em sua vida.

Alegre, comunicativa e cativante – assim definimos Aline – que carrega em sua bagagem belíssimas histórias reais de tantas pessoas com as quais já conviveu. Histórias que encantam não só crianças, como também jovens e, acima de tudo, os adultos.

(6)

Com numeroso público presente, no dia 08 de junho à noite aconteceu na E.E. Coronel Nhonhô Braga o tradicional “Desfile do Rei e Rainha NB 2018”. Organizado pelos alunos do Grêmio Estudantil com apoio da Professora da Sala de Leitura Sylvia Helena Corey Belleza, o desfile teve o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, despertando no aluno seu sentimento de pertencimento a escola e realizar a integração escola-família-comunidade. Neste ano, a homenageada foi a querida professora aposentada Terezinha de Medeiros Micarelli que tanto auxiliou na formação de alunos da escola Nhonhô Braga.

Os jurados tiveram muito trabalho para escolher os premiados da noite, portanto, fica nosso agradecimento: João Lolico – Supervisor de Ensino, Representante da Diretoria de Ensino de Piraju, Wendel Suélio - Representante da Área artística, Ercília Micarelli - Rainha da FECAPI do ano de 2017 e Andréia Domingues Ferreira -Representante do Jornal Folha de Piraju.

A noite findou-se com o tão esperado anúncio dos premiados:

Princesinha: Maria Laura Barros Prates

Princesa: Letícia Caroliny Bento Mendes

Príncipe: Thiago Santos Alves de Paula

Miss Simpatia: Jaine Cristina dos Santos

Mister Simpatia: Caio Henrique Araújo

Jovem Solidário: Jaine Cristina dos Santos

Rei: Guilherme Ferraz

Rainha: Isabelle Eduarda Bento

ACONTECE

(7)

Encontro Presencial de Ingressantes da etapa 2 - 3ª edição - Ensino em Foco, no dia

23/06/2018, das 8h às 12h na DE. Para os seguintes professores:

 Ana Claudia Mazetto Vieira

 Daiane Aparecida dos Santos Freitas Pansanato

 Daniele Maria Mazetto Sales

 Joseani de Almeida Oliveira

 Juliana Aparecida dos Santos

 Luciana da Costa Ribeiro

 Luciano Lopes Louzada

 Luiz Carlos Peliçon

 Renan Augusto Vieira Silva

 Rosangela Abrantes

 Verônica Dulcinéia Bacha Motta

Valdemir de Brito Martins

Supervisor de Ensino – 3352.6002

ESE

(8)

OBRAS NAS CAPAS DO KIT ESCOLAR

Valorizando os Talentos da Escola

O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa, promove o Concurso de Desenho

#MinhaArteNaCapa e convida alunos e servidores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo a participarem no processo de ilustração/diagramação do KIT ESCOLAR-2019. O concurso apresenta-se como ação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a integração dos projetos Gestão Democrática e Cozinheiros da Educação.

O Concurso possui várias categorias e procura atingir diferentes públicos, para saber como participar, CLIQUE AQUI.

Elaine Cogo Marquezini

elaine.cmarquezini@hotmail.com PCNP - Arte - (14) 3352-6030

NPE

(NÚCLEO PEDAGÓGICO)

(9)

ª

Prezados PC

Informamos que no dia

19/06 (terça-feira)

, a Embaixada dos Estados Unidos da América

no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, entre as quais a Secretaria

de Estado da Educação de São Paulo,

abrirá as inscrições para a 17ª edição do

Programa Jovens Embaixadores

.

No intuito de viabilizarmos a participação dos alunos da rede pública estadual,

solicitamos ampla divulgação nas escolas.

CLIQUE AQUI

para acessar o

cronograma

do Programa Jovens Embaixadores 2019.

Para mais informações, acesse o link da Embaixada,

CLICANDO AQUI

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Camilla Carla Salesi Oliveira

(10)

ª

Bem vindos!!!

O Laboratório de Neurociências do Bem-Estar e o Departamento de Psicologia da UFSCar informam que, a partir do dia 08 de Junho de 2018, estarão abertas as Pré-inscrições para a 3ª turma do Curso de Pós Graduação Lato sensu: Especialização em Reabilitação Neuropsicológica - Tópicos Básicos para atendimento da Criança ao Idoso.

Ao final do Curso o aluno obtém o certificado de Especialista na área, emitido pela UFSCar e reconhecido pelo MEC.

A carga horária total é de 360 horas/aula, com encontros presenciais. As aulas serão ministradas em um final de semana de cada mês, no sábado e no domingo, 8 horas em cada dia.

O início do curso está previsto para o dia 04/08/2018 e o término em 17/05/2020

Este período é dividido em 4 semestres.

- CLIQUE AQUI e visite o site de apresentação do curso onde poderá conhecer o corpo docente e outros detalhes.

- Esta disponibilizado um link de formulário de interesse (CLIQUE AQUI) assim você poderá ficar atualizado das informações.

Preenchendo o formulário de interesse, em breve será encaminhado o link para a inscrição definitiva.

Mylene Bergamo Villas Boas

(11)

º

Estão abertas as inscrições para os cursos de idiomas no Centro de Estudos de Línguas de Piraju na E.E. “Dr. Joaquim Guilherme Moreira Porto”.

Podem realizar a matrícula alunos frequentando a partir do 7º ano da Escola Pública do Estado de São Paulo e ETEC.

Nesse 2º Semestre de 2018, as inscrições serão para os seguintes cursos:

Obs.: Os cursos aos sábados já estão com as vagas preenchidas.

-

ESPANHOL

(manhã, tarde e noite); -

FRANCÊS

(tarde e noite);

(12)

As inscrições vão até dia 27/06/2018, podendo ser prorrogadas de acordo com a disponibilidade das vagas. Pedimos que as fichas de inscrições já preenchidas sejam entregues na caixinha da DE ou na E.E. “Dr. Joaquim Guilherme Moreira Porto” até o dia 22/06 para que possamos coletar as classes.

Após essa data, ainda receberemos as fichas.

O início das aulas será na primeira semana de Agosto, de acordo com as listas que enviaremos para cada escola. Mais uma vez, solicitamos, por gentileza que a Equipe Gestora das UE, avisem os alunos sobre o início dos cursos. Retomaremos este pedido entrando em contato via e-mail oficial, Circular e grupo de WhatsApp dos PC.

Desde já, agradecemos a colaboração de todos e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Joyce Garcia Leme

PC - CEL (14) 3351-3466

De 23 a 27 de julho, das 9h às 18h30, será realizada em São Paulo a I Escola USP de História das Ciências, um evento formativo que promoverá palestras e minicursos gratuitos. Informações detalhadas estão disponíveis no site do IEA-USP. Notificamos que a participação é por adesão dos professores interessados e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes.

Douglas Alves Shigueki

(13)

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, por meio do Escritório de Projetos da Chefia de Gabinete, em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB, por meio do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio - CEFAF e sua Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental realizaram a videoconferência “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Escola”, no dia 19/04. A ação teve como objetivo apresentar a Agenda 2030 e os ODS, as articulações para implementação no Estado de São Paulo e a plataforma de aplicativos da StoryMax, contando com a presença de Ana Paula Fava, Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Samira Almeida, representante da StoryMax e; do Prof. Sergio L. Damiati, da Equipe CGEB-CEFAF. Compartilhamos, agora, o link direto da gravação para ampliar o acesso de todos (as) os (as) profissionais do Núcleo Pedagógico e das unidades escolares, o link do vídeo tutorial, produzido pela StoryMax, com as orientações sobre como acessar a plataforma e sugestões de atividades relacionadas aos ODS que serão gratuitas, bem como o link da reportagem publicada no Portal SEE.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE OS LINKS ABAIXO:

ODS: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Link direto: http://www.rededosaber.sp.gov.br/videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2636

(14)

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade - 2019, também conhecido como Prêmio Zayed de Energia do Futuro, representa a concepção de Zayed bin Sultan al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, sobre a defesa da gestão ambiental e da sustentabilidade global. Após dez anos promovendo iniciativas de energia renovável em todo o mundo, o Prêmio, agora, ampliará seu foco para afetar o impacto humanitário, apoiando uma gama mais ampla de soluções para os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030). Os projetos desta edição deverão ser baseados em três critérios - impacto (resultados significativos e tangíveis na qualidade de vida das pessoas); inovação (características que visam mudar o status quo da comunidade, que apresente potencial para catalisar oportunidades que terão impactos positivos e promovam mudanças transformadoras); e inspiração (potencial para ampliar os resultados do projeto ao longo do tempo e a capacidade de inspirar o desenvolvimento de outras iniciativas) - e em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais (Global High School). Nesta última categoria, os organizadores pretendem expandir o apoio para os jovens pesquisadores, no sentido de fortalecer as suas lideranças em suas comunidades escolares. As escolas da rede estadual de ensino estão convidadas a participar da categoria Escolas Secundárias Globais, que envolve estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, entre 11 a 19 anos, por meio da proposição de projetos que possam ser implementados dentro de 12 meses a 24 meses, com resultados tangíveis nas áreas de energia sustentável, água, alimentos e saúde e que propiciem impactos educacionais positivos, contribuindo com a melhoria da aprendizagem e qualidade da educação. Para mais informações, acesse o link sobre a categoria no site oficial do Prêmio. Lembramos que o Prêmio incentiva projetos inovadores, inspiradores e alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com os princípios do empreendedorismo. Os resultados educacionais previstos devem ser alcançados através da implementação de projetos que utilizem energia renovável e eficiência energética, fornecendo água limpa e acessível, alimentos sustentáveis e saudáveis e/ou melhorando o acesso a cuidados de saúde de qualidade. Recomendamos que a escola

(15)

interessada em aderir ao Prêmio elabore um projeto articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, considerando a realidade escolar e de seu entorno, contando com envolvimento de alunos, professores e gestores, conforme os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora. O projeto poderá ser novo e/ou inspirado nas ações realizadas pela escola a partir das diretrizes da Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP e da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com relação ao empreendedorismo recomendamos às escolas que acessem o documento elaborado pela Secretaria de Estado da SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Página 15 de 16 CGEB/DEGEB/CEFAF Educação (SEE-SP), intitulado “Empreendedorismo: Plano Estadual de Educação Empreendedora Material de Apoio ao Currículo da Educação Básica”. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação durante a abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, em 14 de janeiro de 2019. Uma escola vencerá em cada uma das seis regiões: Américas, Europa e Ásia Central, África Subsaariana, Ásia Oriental e Pacífico, Sul da Ásia e MENA (Oriente Médio e Norte da África). As inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade – 2019, até 09/08, por meio do site oficial http://zayedsustainabilityprize.com/en

(disponível somente em inglês). Importante: as questões do formulário de inscrição deverão estar traduzidas para a Língua Inglesa e a submissão do projeto deve ser realizado por um (a) professor (a) ou gestor (a) representante da escola. O cadastro, tradução e submissão do projeto é de responsabilidade da escola interessada em participar do processo seletivo do Prêmio. Para mais informações e inscrição, consulte o site oficial.

Acesse o link sobre a categoria no site oficial

http://zayedsustainabilityprize.com/en/prize-categories/global_high_school_prize/ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

“Empreendedorismo: Plano Estadual de Educação Empreendedora Material de Apoio ao Currículo da Educação Básica”.

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1275.pdf Consulte o site oficial

(16)

CUCo (Competição USP de Conhecimentos) é parte do programa “Vem pra USP!”, da Universidade de São Paulo - USP. Todos os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar.

A competição possui duas provas: a primeira é on-line, com 18 testes; a segunda é presencial, com 45 testes, e acontecerá na escola em que o aluno está matriculado.

As escolas públicas da Rede Estadual de São Paulo que tiverem alunos participantes da CUCo concorrem automaticamente a prêmios que poderão ser escolhidos pela equipe de Gestão Escolar ou por seu Grêmio Estudantil. Serão até 91 prêmios, de R$ 2.500,00 investidos na estrutura do Grêmio Estudantil da unidade escolar mais participativa de cada DER.

As cinco Diretorias de Ensino mais participativas terão, cada uma, uma escola premiada com investimentos que serão proporcionais ao número de participantes de todo o Estado. O primeiro prêmio pode chegar a 100 mil reais investidos diretamente na escola. Os demais prêmios podem atingir os seguintes valores:

• 2° lugar: 80 mil reais; • 3° lugar: 50 mil reais;

(17)

• 4° lugar: 30 mil reais; • 5° lugar: 20 mil reais.

Os prêmios das escolas dependem, exclusivamente, do número de participantes, independente do desempenho dos estudantes. No total, os valores investidos ultrapassam 500 mil reais, caso o número de participantes atinja, aproximadamente, 20% dos matriculados na rede.

Os alunos mais bem colocados de cada escola também serão premiados e poderão receber convites para visitas monitoradas à USP; certificados de participação, emitidos pela USP, e isenção da taxa do vestibular da FUVEST.

As inscrições estão abertas até 08/06 (às 12h). Incentivem seus alunos! Para mais informações e inscrições, acesse os sites:

• http://www.vemprausp.org.br/

• https://www.facebook.com/CUCoUSP/

•http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=3008&EntryId=4401

Apresentação e divulgação

Para divulgar o programa e todas as informações referentes à participação, inscrições e prêmios da Competição, o professor Herbert Alexandre João, coordenador da CUCo, fez um convite especial, para que os professores da Rede Pública Estadual incentivem seus alunos a participarem.

O professor fez duas apresentações, sendo uma específica para professores e diretores e uma exclusiva para o Grêmio Estudantil. Acesse o link abaixo e assista ao convite:

 Professores e diretores

 Grêmio Estudantil

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Mylene Bergamo Villas Boas

(18)

ª

º

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão Básica da Educação (CGEB), Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF), Equipe Curricular de Geografia, convida as escolas da rede estadual de ensino a aderirem e se engajarem na Campanha #AprenderParaPrevenir.

Lançada no dia 22 de abril (Dia da Terra) pelo Cemaden Educação, a 3ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir tem como tema Água [D+ ou D-] = Desastre?, proposta emergente e emergencial para a criação de uma cultura de percepção de riscos de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas.

A Campanha tem como objetivos: incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais relacionados com a água (excesso ou escassez); mapear os projetos educativos realizados no Brasil sobre o tema prevenção de risco de desastres socioambientais, promovendo um espaço de divulgação para eles; e aproximar as Escolas, as Instituições de educação não-formal, as Defesas Civis e as Universidades. A campanha visa mobilizar escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e de Ensino Médio, públicas e privadas de todo o país para o desenvolvimento de ações educativas em educação e prevenção de riscos de desastres, contribuindo para promover a mobilização para intervenções e espaços de diálogo nas comunidades escolares.

As inscrições estarão abertas até 1º de outubro, mês Internacional da Redução de Desastres Naturais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

(19)

Os projetos que estiverem de acordo com as orientações do Guia de Orientação da campanha participarão do sorteio de prêmios de pluviômetros semiautomáticos (do Cemaden) e kits educativos. Para apoiar a divulgação, compartilhamos o link do vídeo produzido pela Equipe Cemaden Educação.

Períodos e etapas da campanha

1 – Lançamento da campanha: Dia da Terra – 22/04/2018

2 – Recebimento dos projetos educativos: 22/04 a 01/10/2018 3 – Prazo final de envio: 01/10/2018 (meia noite Horário de Brasília) 4 – Análise dos projetos educativos: 02/10 a 15/10/2018

5 – Sorteio dos prêmios: 16/10/2018

6 – Divulgação dos resultados: Mês da RRD – 16/10/2018

7 – Envio dos certificados digitais: A partir de 01/11/2018

8 – Assinatura do termo de doação dos prêmios: A partir de 01/11/2018 9 – Envio dos prêmios: Ano letivo de 2019

Regina Célia Batista

(20)

ª

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). Nesta edição, poderão participar, na categoria Ciências da Natureza, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais até a 2ª série do Ensino Médio e, na categoria Ciências Humanas, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais até a 2ª série do Ensino Médio, juntamente com seus respectivos professores.

Atenção! Na fase seletiva regional (Fase I), os projetos e os banners devem ser enviados para a Diretoria de Ensino Região Piraju até 17 de agosto de 2018, pelo e-mail da PCNP Maria Cecília mariasoldera@prof.educacao.sp.gov.br. Portanto até o dia 17 de agosto, deve ser iniciado o projeto e desenvolvido o banner.

Modelo do projeto (do regulamento)... CLIQUE AQUI

Layout editável do banner...CLIQUE AQUI

Links:

YOUTUBE

REGULAMENTO DA 6ª FECEESP CURSO ÁPICE (GRATUITO)

Maria Cecília do A. Soldera

PCNP de Ciências/Biologia - (14) 3352.6032

NOVAS INFORMAÇÕES

(21)

Comunicamos que o Programa Jovem Senador está com as inscrições abertas. Trata-se de um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema “A

Constituição Cidadã 30 anos depois” e, posteriormente, enviar a ficha de inscrição, com cópia do RG e CPF do aluno e do Professor Orientador e folha de redação original selecionada para a sua Diretoria de Ensino, até dia 17 de agosto.

Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, com todas as despesas custeadas, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Mais informações podem ser obtidas no site do programa:

CLIQUE AQUI

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP de História/Filosofia/Sociologia-(14) 3352.6033

Ana Maria Bonafé Alves Martins

(22)

ª

Uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O objetivo é estimular estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas a desenvolverem soluções sustentáveis para melhorar o lugar onde vivem, integrando conhecimentos da área de Ciências da Natureza e Matemática aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades.

Cada projeto deverá ser desenvolvido por uma turma de estudantes (grupo composto por qualquer quantidade de integrantes que estejam, necessariamente, matriculados na mesma série do Ensino Médio) e até três professores, sendo um professor orientador, que, obrigatoriamente, deverá lecionar nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, e outros dois professores parceiros, que poderão lecionar em outras áreas, como Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

As inscrições serão realizadas até 25 de junho pelo professor orientador.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos links indicados a seguir: Site www.respostasparaoamanha.com.br

• Facebook: https://www.facebook.com/premiorespostasparaoamanha • Instagram: https://www.instagram.com/premiorespostasparaoamanha • Regulamento: https://respostasparaoamanha.com.br/regulamento-2018

Maria Cecília do A. Soldera

(23)

Inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista – até 31/07

O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para desafios da sociedade.

A 29ª edição do prêmio terá como tema: “Inovações para Conservação da Natureza e

Transformação Social”.

O trabalho de pesquisa deve ser original (com no mínimo 3 páginas e no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5), contendo:

• Nome do aluno, título do trabalho de pesquisa, nome do orientador e nome da escola (endereço, telefone, e-mail);

• Apresentação (problema, justificativa e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise) e conclusão (resultados da pesquisa).

Podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2018. As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/.

Maria Cecília do A. Soldera

(24)

ª

O momento mais aguardado do ano para os alunos compositores e cantores chegou! Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero. Em 2018, a iniciativa traz o tema “Em todos os lugares. Em pé de igualdade”. Agora é só se inspirar e construir uma canção bem bonita que agrade os júris técnico e popular. A competição musical é uma parceria entre a Educação e o Ministério Público, com apoio da gravadora Midas Music, e tem como objetivo conhecer e difundir a reflexão entre os estudantes sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher, como a promoção da igualdade e empoderamento feminino em todos os âmbitos sociais, econômico e político, refletir sobre a desigualdade na construção de gênero e promover a participação plena e efetiva das mulheres na sociedade.

Destina-se aos alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista. A inscrição poderá ser individual ou em grupo de até cinco alunos. Haverá um professor orientador, que deve ser indicado pelos próprios estudantes. Atenção! Em caso de participação em grupo, é obrigatório incluir uma integrante do gênero feminino.

Serão critérios de avaliação a forma de apresentação, como expressividade, capacidade de comunicação de “ideias”, discurso e capacidade de dar destaque aos temas do concurso, fluência e originalidade.

CLIQUE AQUI para acessar o regulamento e os documentos necessários para inscrição:

Atenção ao cronograma!

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP de História/Filosofia/Sociologia (14) 3352.6033

De 12/04 a 19/06/2018. Fase Escola.

Até 19/06/2018. Envio para a Diretoria de Ensino.

De 19/06 a 06/07/2018. Fase Diretoria de Ensino.

Até 06/07/2018. Envio para a SEESP/CRE Mario Covas/EFAP.

De 06/07/2018 a 30/07/2018. Seleção estadual SEESP.

30/07/2018 Divulgação dos finalistas para votação popular.

De 30/07/2018 a 13/08/2018. Votação popular online

(25)

Reforçamos que o atendimento ao público, principalmente, no início do ano letivo, seja o mais eficiente possível, esclarecendo todas as dúvidas e encaminhamentos de modo que as vagas abertas sejam suficientes para o atendimento de todo o público que procurar a escola.

Magaly Bergamo

Diretor Técnico II – CIE - (14) 3352.6025

CIE

(26)

º

Por meio do presente comunicado, considerando a importância do assunto, vimos apresentar as primeiras informações referentes à iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, visando tornar mais ágil a aplicação do recurso disponibilizado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.

O Governo Federal, por meio do FNDE, iniciou o processo de implantação, em algumas unidades escolares do Estado de São Paulo (pilotos) do Cartão PDDE – novo método de pagamento, a ser utilizado pelas entidades beneficiarias do PDDE.

O Cartão PDDE poderá ser utilizado para realização de pagamentos, diretamente em máquinas leitoras de cartão magnético dos estabelecimentos comerciais, bem como a efetivação de transferências eletrônicas, ordens de pagamento e, excepcionalmente, saques nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.

No Estado de São Paulo está em curso a alteração do decreto12.983, de 15 de dezembro de 1978, para possibilitar a utilização do Cartão PDDE de maneira efetiva.

Neste contexto, sugerimos, inicialmente, que informem as APM a respeito das mudanças previstas e que orientem os diretores de escola a verificarem em suas agências bancárias quais os procedimentos e documentos necessários para fornecimento do cartão. Orientamos que se aguarde a publicação em Diário Oficial da alteração do Decreto nº 12.983, para dar andamento na alteração da documentação da APM.

À título de complementação de informações, vale destacar que o site do FNDE (http://www.fnde.gov.br/programas/pdde/area-para-gestores/consultas) apresenta diversas outras informações e materiais sobre o assunto.

Informamos ainda que dentro da página, é necessário acessar a 3ª etapa da lista de escolas do cartão PDDE, a qual poderá consultar se a escola foi beneficiada com o cartão.

Disponibilizamos também à cartilha específica do assunto, elaborada pela equipe do FNDE, e, restando dúvidas, as mesmas poderão ser encaminhadas para os e-mails:

rafael.gimenez@educacao.sp.gov.br, depjunfi@educacao.sp.gov.br ou aline.pansanato@educacao.sp.gov.br.

Cartão PDDE – Informações (CLIQUE AQUI) / Cartão PDDE – Orientações (CLIQUE AQUI)

OBS: Na página 6 das Orientações sobre o Cartão PDDE, informamos que se encontram disponíveis na Diretoria de Ensino, no NFI, o Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da entidade e também o Comprovante de endereço da entidade.

Rafael Gimenez - 3352.6012

CAF

(CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA

As unidades escolares que já estiverem em posse do cartão não

deverão utilizá-lo até a publicação do decreto.

(27)

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou no Diário Oficial de terça-feira, 05 de junho, o edital de concurso público para o preenchimento de 1.495 vagas no cargo de Agente de Organização Escolar (AOE), sob a responsabilidade da empresa CKM Serviços Ltda. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível médio completo.

São atribuições básicas do cargo: desempenhar suas atividades exclusivamente nas Unidades Estaduais de Ensino, envolvendo a secretaria escolar, bem como o atendimento aos alunos e comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da Unidade Escolar.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A remuneração base será no valor de R$ 1.005,79 acrescentando-se o Abono Complementar de R$ 136,85, totalizando R$ 1.142,64, conforme legislação vigente.

INSCRIÇÕES: Das 10h do dia 11/06/2018 às 16h do dia 10/07/2018.

Taxa de Inscrição: R$ 32,00.

- Pedidos de Isenção de Taxa de Inscrição: Das 10h do dia 11/06/2018 até às 23h59min do dia 15/06/2018 (Necessário envio de documentos comprobatórios)

- Pedidos de Redução de Taxa de Inscrição: Das 10h do dia 11/06/2018 até às 23h59min do dia 15/06/2018 (Necessário envio de documentos comprobatórios)

Para mais informações acessar o Edital Completo, CLICANDO AQUI

CRH

(28)

Senhores Diretores de Escola, favor observar a legislação de Atribuição de aulas e em especial o art.º 27 da Resolução SE 72/2016 alterada pela Resolução SE 65/2017:

- Cientificar os docentes a comparecer às atribuições de aulas conforme convocação publicada.

Caso o docente venha a perder aulas e não se encontra convocado é dever da U.E informar a Diretoria de Ensino, bem como dar ciência aos docentes da legislação, que deverão comparecer às atribuições munidos do horário das aulas.

Centro de Recursos Humanos

(29)

º

15 de junho de 2018

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Terceiro - No caso de fechamento dos mercados e/ou em casos excepcionais de iliquidez dos ativos componentes da carteira do FUNDO, inclusive em decorrência

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Os investidores estão avisados de que tais previsões acerca do futuro estão e serão sujeitas a inúmeros riscos, incertezas e fatores relacionados às operações e aos

8.1 O pagamento será realizado no prazo máximo de até 15 (quinze) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de

Muitas vezes, os jovens abrem mão de usar o condom para não perder a oportunidade de ter uma relação sexual, outras o casal se deixa “levar só pela emoção” acreditando que