• Nenhum resultado encontrado

Questões sobre Empresa e Empresário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões sobre Empresa e Empresário"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1

Questões sobre

Empresa e Empresário

1. (ESAF - AFRFB/2009) A respeito do empresário individual no âmbito do direito comercial, marque a opção correta.

a) empresário individual atua sob a forma de pessoa jurídica.

b) Da inscrição do empresário individual, constam o objeto e a sede da empresa.

c) O analfabeto não pode registrar-se como empresário individual.

d) O empresário, cuja atividade principal seja a rural, não pode registrar-se no Registro Público de Empresas.

e) O empresário individual registra uma razão social no Registro Público de Empresas.

2. (ESAF - PFN/2006) Com base no que dispõe o Código Civil Brasileiro, julgue os itens a seguir, assinalando, ao final, a opção com a resposta correta.

( ) As obrigações contraídas pela pessoa impedida legalmente de exercer atividade própria de empresário são nulas.

( ) Poderá o representante ou assistente legal do incapaz continuar a empresa antes exercida por ele, enquanto capaz, mediante autorização judicial. ( ) Ocorrendo emancipação do menor, a inscrição no Registro Civil é suficiente para dar publicidade a esta condição para o exercício da atividade de empresário até então exercida pelo assistente legal. ( ) O empresário casado pode alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens.

( ) Não podem contratar sociedade, entre si ou com terceiros, os cônjuges casados no regime de separação de bens convencional ou comunhão universal de bens. a) V, F, V, F, V b) F, V, V, V, F c) F, V, F, V, F d) F, F, F, V, V e) V, V, V, F, F

3. (FGV – SEFAZ-RJ/2010) Segundo o art. 966 do Código Civil, é considerado empresário:

a) quem é sócio de sociedade empresária dotada de personalidade jurídica.

b) quem é titular do controle de sociedade empresária dotada de personalidade jurídica. c) quem exerce profissionalmente atividade

econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

d) quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística.

e) quem assume a função de administrador em sociedade limitada ou sociedade anônima

4. (FGV – SEFAZ-RJ/2010) As alternativas a seguir apresentam figuras que estão proibidas de exercer a atividade empresarial, à exceção de uma. Assinale-a.

a) falido que, mesmo não tendo sido condenado por crime falimentar, não foi reabilitado por sentença que extingue suas obrigações.

b) magistrado. c) militar da ativa.

d) A mulher casada pelo regime da comunhão universal de bens, se ausente a autorização marital para o exercício de atividade empresarial.

e) Os que foram condenados pelo juízo criminal à pena de vedação do exercício de atividade mercantil.

5. (Cespe – BRB / 2010) Acerca do direito empresarial, julgue os próximos itens.

[ E ] Não se considera empresário o artista plástico, mesmo que o exercício da profissão constitua elemento de empresa.

[ C ] Considere que Pedro e Catarina, casados em regime de comunhão universal de bens, tenham decidido constituir sociedade limitada para atuar no ramo de prestação de serviços de transporte de bens. Nesse caso, Pedro e Catarina estão legalmente impedidos de contratar sociedade entre si.

[ C ] Considere que os irmãos Ana e Bento tenham constituído sociedade para atuar no ramo de preparação e venda de alimentos em domicílio e, embora não tenham inscrito o ato constitutivo da sociedade na junta comercial, contrataram alguns empregados e adquiriram instrumentos de trabalho e um automóvel. Nessa situação, os bens e as dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual Ana e Bento são titulares em comum.

6. (Cespe – OAB / 2009) Afrânio, empresário individual, foi submetido a exame por junta médica que atestou ser ele portador de grave esquizofrenia, qualificando-o como permanentemente incapaz de gerir os próprios negócios. Por essa razão, o pai do empresário ajuizou pedido de interdição, com o pleito de ser nomeado seu curador e gerir seus negócios da vida civil.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

a) Caso o pai de Afrânio, já como seu curador, esteja impedido, por lei, de exercer atividade empresarial, também não poderá proceder com a indicação de gerentes ao juízo para o exercício desse mister, com o que extinguirá a empresa.

b) A interdição de empresário individual determina necessariamente a extinção da empresa, sendo inviável a sua continuidade por qualquer meio,

(2)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores

2

portanto o pai de Afrânio não poderá substituí-lo nos negócios.

c) Eventuais clientes que tenham comprado de Afrânio produtos mediante pagamento à vista, mas que ainda não tenham recebido as mercadorias, na hipótese de continuidade da atividade empresária, estarão impedidos de reclamar o prejuízo em razão da patologia do empresário individual.

d) pai de Afrânio, se curador nomeado judicialmente, poderá exercer atividade empresária em nome do filho interditado.

7. (AOCP – CASAN / 2009) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, bem como aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

b) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

c) empresário que instituir sucursal, filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.

d) A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.

e) empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades legais, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.

8. (MPT – Procurador Trabalho/2009) Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Empresário é definido na lei como o profissional exercente de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.

b) Empresa é a atividade, cuja marca essencial é a obtenção de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou serviços, gerados estes mediante a organização dos fatores de produção ( força de trabalho, matéria prima, capital e tecnologia ).

c) As cooperativas não estão sujeitas à falência e não podem pleitear a recuperação judicial.

d) empresário pode ser pessoa física ou jurídica e, em ambas as hipóteses denominam-se de sociedade empresária.

9. (AOCP – CASAN / 2009) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha

I. o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens.

II. a firma, com a respectiva assinatura autógrafa. III. o capital.

IV. o objeto e a sede da empresa.

a) Apenas I e II. b) Apenas I, II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV.

10. (VUNESP – TJ-MS/2009) No que concerne à conceituação de empresário, é correto afirmar que se trata

a) do intermediário de serviços e produtos. b) do comerciante.

c) do sujeito de direito que exerce a produção ou a circulação de bens ou de serviços, mediante a organização dos fatores de produção, com ou sem fins lucrativos.

d) do sujeito de direito que explora profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

e) daquele que combina a aplicação de seus recursos com a finalidade de divisão dos frutos ou lucros.

11. (VUNESP – TJ-MS/2009) O requerimento para inscrição do empresário individual deve

a) ser protocolado perante a Junta Comercial, contendo o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil ( se casado o regime de bens ), a firma, com a respectiva assinatura autógrafa, o capital, o objeto e a sede do estabelecimento. b) ser apresentado perante o Registro Civil de

Pessoa Jurídica.

c) apresentar o seu contrato social ao Departamento Nacional de Registro do Comércio.

d) ser protocolado perante o Registro Civil de Pessoa Jurídica com cópia autenticada da sua cédula de identidade, e comprovante de endereço.

e) apresentar requerimento para a formalização de sua constituição.

12. (Cespe – TRF 5ª Região/2009) De acordo com o sistema jurídico brasileiro,

a) é permitido ao magistrado exercer atividade empresária.

b) é facultativa a inscrição de empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da

(3)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 3 respectiva sede, antes do início de suas

atividades empresárias.

c) em regra, quem exerce profissão intelectual é considerado empresário.

d) quem é impedido de exercer a atividade empresária, caso a exerça, não responderá pelas obrigações que contrair.

e) marido e mulher podem contratar, entre si, sociedade empresária desde que não sejam casados sob o regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória de bens.

13. (TRT – Juiz/2009) Considerando as disposições relativas ao Direito de Empresa do Código Civil, assinale a proposição incorreta: a) Considera-se empresário quem exerce

profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, bem como quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que o exercício da profissão não constitua elemento de empresa. b) Os sócios, nas relações entre si ou com

terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.

c) Considerando os direitos e obrigações dos sócios na sociedade simples, a cessão total ou parcial de quota importa responsabilidade solidária do cedente com o cessionário, pelas obrigações que tinha como sócio, até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, perante a sociedade e terceiros.

d) sócio, admitido em sociedade já constituída, não se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.

e) A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.

14. (FCC – Defensoria SP/2009) Assinale a alternativa correta.

a) Para que uma pessoa possa ser reputada empresária tem-se que verificar sua inscrição perante o Registro Público de Empresas Mercantis.

b) No ordenamento brasileiro, o incapaz não pode exercer a atividade de empresário, pois sobre os seus bens não podem recair os resultados negativos da empresa.

c) empresário casado, com exceção do regime de separação absoluta de bens, deve proceder à averbação dos pactos e declarações antenupciais no Registro Público de Empresas Mercantis, bem como fazer inserir nos assentamentos do registros público de imóveis

a outorga uxória quando de gravação com ônus ou de alienação dos bens imóveis do patrimônio empresarial.

d) Deve o empresário operar no mercado sob firma constituída, a qual poderá ser seu nome completo ou abreviado e, se quiser, designação de sua pessoa ou da atividade exercida.

e) A instituição de sucursal, agência ou filial implica na averbação no primeiro assento do Registro Público de Empresas Mercantis para que se tenha como regular a atividade desta, sendo desnecessária outra inscrição.

15. (FCC – Defensoria CE/2009) Em relação ao empresário, é INCORRETO afirmar que:

a) se a pessoa legalmente impedida de exercer atividade empresarial assim agir, responderá pelas obrigações contraídas.

b) de sua definição legal, destacam-se as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção ou circulação de bens ou serviços.

c) a profissão intelectual, de natureza científica ou artística pode ser considerada empresarial, se seu exercício constituir elemento de empresa. d) a atividade empresarial pode ser exercida pelos

que estiverem em pleno gozo da capacidade civil, não sendo impedidos legalmente.

e) ainda que representado ou assistido, não pode o incapaz continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança.

16. (MP-SP - Promotor/2008) Assinale a alternativa incorreta.

a) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens.

b) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início da sua atividade.

c) A incapacidade superveniente não impede o empresário de dar continuidade à empresa exercida até então, desde que representado ou assistido.

d) empresário casado não pode alienar imóveis que integram o patrimônio da empresa sem a outorga conjugal.

e) A sentença que decreta ou homologa a separação judicial do empresário não pode ser oposta a terceiros antes de arquivada e averbada no Registro Público de Empresas Mercantis.

17. (FCC – TRT 11ª/2007) Determinada pessoa física exercia atividade empresarial e, em determinado momento, torna-se incapaz para os atos da vida civil. Nesse caso, a continuidade do exercício da empresa

(4)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores

4

a) pode ser efetuada por mandatário do empresário.

b) é ilegal.

c) depende de autorização judicial.

d) pode ser efetuada por curador, independentemente de autorização judicial.

e) é possível por intermédio dos sócios do empresário.

18. (TRT 16ª - Juiz/2006) O conceito de empresário conjuga os seguintes elementos: a) Matrícula na Junta Comercial, elevado grau de

aviamento e organização dos fatores de produção.

b) Prática habitual da mercancia, maioridade civil e atividade econômica.

c) Lucro, profissionalismo e matrícula na Junta Comercial.

d) Capacidade produtiva, lucro e registro no órgão de classe.

e) Atividade econômica, organização dos fatores de produção e profissionalismo.

19. (FCC – PM-PE/2006) Em relação ao empresário, é correto afirmar que

a) empresário casado sob o regime de comunhão universal de bens não pode alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real sem o consentimento de seu cônjuge.

b) se se tornar incapaz, não poderá continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz.

c) se impedido de exercer atividade própria de empresa, vier a exercê-la, não responderá pelas obrigações contraídas.

d) é facultado contratar sociedade com seu cônjuge, se forem casados sob o regime da comunhão parcial de bens.

e) sem qualquer restrição, podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil.

20. (TRT 13ª - Juiz/2005) No que concerne ao empresário, segundo a nova compilação civil brasileira, assinale a alternativa correta:

a) para efeito de sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis não será exigida a indicação do seu capital.

b) inscrito o empresário no Registro Público de Empresas, esta anotação não dispensa a exigência de novo registro em caso de abertura de sucursal ou filial em outro lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis.

c) a inscrição de empresário no Registro Público de Empresas não diferencia, para efeito de tratamento diferenciado e simplificado, o empresário rural, o pequeno empresário e o médio empresário.

d) em decorrência da liberdade de iniciativa, para exercer a atividade de empresário é suficiente a plena capacidade civil.

e) independentemente do regime de casamento, faculta-se aos cônjuges contratar sociedade entre si ou com terceiros.

21. (OAB-MG/2005) O empreendedor rural a) é sempre considerado empresário.

b) pode ser empresário, desde que requeira sua inscrição no órgão de registro próprio.

c) nunca será considerado empresário.

d) pode ser considerado empresário, desde que tenha mais de cinco empregados.

22. (FESPESE – PGE-SC/2010) Assinale a alternativa incorreta.

a) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

b) Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária, artística.

c) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

d) A pessoa legalmente impedida de exercer as atividade próprias de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.

e) A lei assegurará tratamento favorecido, dife-renciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.

23. Com relação ao empresário, na forma como determina o Código Civil, é correto afirmar que a) é facultativa a inscrição do empresário no

Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

b) não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

c) não poderá o incapaz, mesmo que por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

d) empresário casado não pode, sem a outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.

e) a lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno e médio empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.

(5)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 5

Questões sobre

Estabelecimento Empresarial

24. (FGV – SEFAZ-RJ/2010) Com relação ao estabe-lecimento empresarial, assinale a afirmativa incorreta.

a) É o complexo de bens organizado para o exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária.

b) Refere-se tão-somente à sede física da sociedade empresária.

c) Desponta a noção de aviamento.

d) Inclui, também, bens incorpóreos, imateriais e intangíveis.

e) É integrado pela propriedade intelectual.

25. (FGV – SEFAZ-RJ/2010) Quanto ao estabeleci-mento, atente às postulações seguintes:

I. O adquirente do estabelecimento não responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, contabilizados ou não, exceção feita aos débitos fiscais.

II. Seu conceito é o de tratar-se de todo complexo de bens organizado para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

III. Salvo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subsequentes à transferência.

É correto afirmar que SOMENTE a) item I é verdadeiro.

b) item III é verdadeiro.

c) os itens I e II são verdadeiros. d) os itens I e III são verdadeiros. e) os itens II e III são verdadeiros.

26. (FGV – SEFAZ-RJ/2008) No que tange ao estabe-lecimento empresarial, é incorreto afirmar que:

a) alienante do estabelecimento assume responsabilidade subsidiária com o adquirente, pelo prazo de um ano a partir, quanto aos créditos vincendos, da publicação e, quanto aos outros, da data do vencimento.

b) alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos posteriores ao trepasse, salvo autorização expressa.

c) adquirente do estabelecimento é responsável pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados.

d) se entende por estabelecimento empresarial o conjunto de bens corpóreos e incorpóreos utilizados pelo empresário no exercício de sua empresa.

e) estabelecimento pode ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza.

27. (Cespe – OAB-RJ/2007) Sobre a alienação do estabelecimento, assinale a opção correta. a) respectivo contrato produz efeitos quanto a

terceiros após a sua averbação à margem da inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis, ainda que não publicado na imprensa oficial.

b) Somente pode ser validamente realizada mediante a autorização expressa dos credores à época existentes.

c) alienante responderá subsidiariamente pelos débitos anteriores à transferência.

d) Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação. 28. (FUNIVERSA – APEX/2008) O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência:

a) nas hipóteses em que a transferência for onerosa.

b) desde que regularmente contabilizados. c) se manifestar sua concordância expressa. d) em toda e qualquer circunstância.

e) após o devido pronunciamento judicial nesse sentido.

29. (ESAF – SEFAZ-CE/2007) Se o empresário A cede seu estabelecimento a outrem, não empresário, pode-se afirmar que

a) cessionário será qualificado empresário.

b) após a cessão, o cedente perde a qualidade de empresário de vez que não mais exercerá atividade de empresa por ter-se desfeito dos bens para tanto predispostos.

c) cessionário se desobriga em relação às dívidas anteriores à cessão que eram de responsabilidade do cedente.

d) a transferência do estabelecimento não preserva contratos anteriormente firmados pelo cedente.

e) a cessão dos créditos referidos ao estabelecimento cedido é automática.

(6)

Atualizada 06/04/2011 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores

6

Questões sobre Escrituração

30. (Cespe – TCE-AC/2009) Com relação à disciplina legal da escrituração mercantil e dos livros comerciais, assinale a opção correta. a) Em princípio, os livros comerciais fazem prova

contra os comerciantes (empresários) a que pertençam e, em seu favor, quando forem escriturados sem vício extrínseco ou intrínseco e confirmados por outros subsídios.

b) Pode o juiz, em qualquer caso, autorizar a exibição integral dos livros e papéis da escrituração contábil do empresário ou da sociedade empresária.

c) As restrições estabelecidas na legislação civil ao exame da escrituração contábil, em parte ou por inteiro, aplicam-se também às autoridades fazendárias, no exercício da fiscalização do pagamento de tributos.

d) Não constitui crime deixar de elaborar, escriturar ou autenticar os documentos de escrituração contábil obrigatórios.

e) Não constituem pressuposto do pedido de recuperação judicial as demonstrações contábeis relativas aos três últimos exercícios sociais, nem o balanço patrimonial do empresário ou da sociedade empresária. 31. (FGV – SEFAZ-RJ/2010) Com relação aos livros comerciais, desconsiderando a categoria dos micro-empresários e empresários de pequeno porte, analise as afirmativas a seguir.

I. O livro "Diário", ou os instrumentos contábeis que legalmente o substituem ( as fichas de lançamentos e o livro "Balancetes Diários e Balanços" ), é o único livro de escrituração obrigatória para todos os empresários.

II. Em demanda entre empresário contra não-empresário, o livro comercial faz prova irrefutável a favor do seu titular, desde que atendidos todos os requisitos intrínsecos e extrínsecos de regularidade do livro.

III. As sociedades limitadas, regidas

supletivamente pelas normas da sociedade simples, estão dispensadas da escrituração do livro "Registro de Duplicatas".

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta.

c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

32. (ESAF – SEFAZ-RN/2005) A obrigação de manter a escrituração das operações comerciais seja em livros seja de forma mecanizada, em fichas ou arquivos eletrônicos,

a) serve para que, periodicamente, se apure a variação patrimonial.

b) permite que se apure o cumprimento das obrigações e sua regularidade.

c) serve para preservar informações de interesse dos sócios das sociedades empresárias.

d) constitui prova do exercício regular de atividade empresária.

e) facilita a organização de balancetes mensais para prestação de contas aos sócios.

33. (ESAF – MTE/2003) As obrigações empresariais relacionadas com a escrituração a) têm em conta o interesse de terceiros quanto a

informações daquela constantes.

b) determinam, no seu descumprimento, responsabilidade no plano cível apenas para o contador responsável.

c) são relevantes apenas do ponto de vista fiscal, determinando a caracterização de crimes de sonegação fiscal, na sua desobediência.

d) acarretam responsabilidades para os sócios não-administradores por culpa in vigilando. e) podem levar à prisão civil os administradores,

caso os livros obrigatórios não tenham sido escriturados ou o tenham sido de forma indevida.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

Referências

Documentos relacionados

A Obra Auxiliar da Santa Cruz associa proposta socioeducativa e proteção social há 15 anos, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

Por mais que isso tenha proporcionado a gerações de pesquisadores o ensejo para louvar a profundidade dos estudos de Nietzsche sobre o filósofo holandês, de há muito se tem

[r]

A questão não veio de Pedro, porque Pedro sabia que Jesus o

O escopo de fornecimento nesta proposta, consiste na venda e instalação de um SFVCR - Sistema Solar Fotovoltaico Conectado à Rede, com o fornecimento de materiais, equipamentos,

“Considero bem importante esse serviço prestado pela cooperativa e sempre busco orientação antes de realizar um negócio, escolher a melhor aplicação, fazer empréstimos

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)