• Nenhum resultado encontrado

Instruções de preenchimento do Modelo Digital da Ficha Eletrotécnica (FE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instruções de preenchimento do Modelo Digital da Ficha Eletrotécnica (FE)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Instruções de preenchimento do Modelo Digital da Ficha Eletrotécnica (FE)

Deverá preencher apenas os campos com fundo branco.

Preencher cabeçalho da FE

Existem campos que têm opções de preenchimento, como é o caso da figura 1, para a inscrição do Técnico Responsável (TR) e da figura 2, para o Tipo de prédio.

Figura 1 – Exemplo de preenchimento da inscrição do TR no cabeçalho da FE.

Figura 2 – Exemplo de preenchimento do Tipo de Prédio no cabeçalho da FE.

Preencher quadro das Potências previstas

No quadro das Potências previstas aparece uma linha não preenchida, que corresponde a uma instalação elétrica (de utilização).

Cada linha deste quadro deve corresponder a uma instalação de utilização. Se o imóvel for dotado com mais de uma instalação deverá inserir as restantes.

(2)

2 Para inserir uma instalação, coloque o cursor no quadro Potências previstas (por exemplo, na célula B26) e clique no botão Inserir Instalação. Será inserida uma nova linha na tabela, a preencher com os dados da instalação. Deverá repetir o procedimento para cada uma das instalações que pretenda inserir.

Figura 3 – Exemplo do preenchimento do quadro das potências previstas.

Para remover uma instalação, coloque o cursor numa célula da linha que pretende remover e clique no botão Remover Instalação.

Quando o imóvel for dotado com vários ramais, na coluna do ramal (célula B26, B27, etc) adote uma numeração própria e sequencial para cada um dos ramais (ex: 1, 2, 3, etc). A coluna do Andar deve ser preenchida com um número máximo de 4 carateres, e a coluna Lado com um número máximo de 2.

Se pretender preencher o Andar, ou o Lado, com zeros à esquerda de um número, deve usar a pelica (‘) antes, para que os zeros não sejam apagados, por exemplo, ‘0011.

Fator de simultaneidade

Se não preencher a coluna do fator de simultaneidade, o valor será atribuído em função da Regulamentação aplicável ao imóvel que preencheu no cabeçalho da FE, que tem como base os valores mínimos, constantes na Regra 803.2.4.3.2 das RTIEBT ou no artigo 25.º do RSICEE.

Note-se que, poderá preencher o fator de simultaneidade com um valor superior ao previsto na regra anterior.

(3)

3 Calcular totais

Após o preenchimento de todas as instalações elétricas (de utilização), clique no botão Calcular Totais.

Figura 4 – Aspeto da FE após fazer Calcular Totais.

Aparecerão o valor da Potência a alimentar por cada ramal (linha laranja) e o valor da Potência a alimentar do imóvel (linha vermelha).

Quadro resumo do imóvel

O Quadro resumo do imóvel é gerado automaticamente após clicar no botão Calcular Totais e mostra a seguinte informação:

 Potência a alimentar por ramal e a quantidade de instalações a ele associadas;  Potência a alimentar do imóvel e a quantidade de instalações do imóvel;  Campo(s) de preenchimento Morada da instalação.

Preenchimento do campo Morada da instalação

Neste quadro deverá preencher as moradas que correspondem a cada ramal do edifício, veja-se exemplo da figura 5.

(4)

4  Figura 5 – Exemplo de preenchimento das moradas no quadro resumo do imóvel.

Os restantes campos deste quadro não podem ser alterados. Correções ao quadro das Potências previstas

Caso pretenda corrigir o número de ramais ou de instalações, deverá clicar no botão Remover Totais, fazer todas as correções e voltar a fazer Calcular totais.

Tem Fontes Centrais de Segurança e ou de Socorro?

Se uma das instalações do imóvel for dotada com uma fonte central de segurança e ou de socorro deverá clicar no botão Não, que abrirá o quadro Fontes Centrais de Segurança e ou de Socorro.

Figura 6 – Exemplo de edifício sem fonte central.

Figura 7 – Exemplo de edifício com uma fonte central.

Figura 8 – Exemplo de edifício com duas fontes centrais.

O quadro Fontes Centrais de Segurança e ou de Socorro contém uma linha que deverá preencher com os seguintes dados:

(5)

5  No campo do Ramal indique o ramal associado à instalação que tem a fonte

central;

 No campo Andar indique o andar associado à instalação de utilização que tem a fonte central;

 No campo Lado indique o lado associado à instalação de utilização que tem a fonte central.

Caso existam outras fontes centrais, na mesma instalação ou noutras instalações, deverá inserir tantas linhas quantas as necessárias, clicando no botão Inserir Fonte (ver seta vermelha da figura 8).

Caso pretenda corrigir uma fonte central deverá clicar no botão Remover Fonte, selecionando uma célula da linha que pretende remover.

Imóveis com garagens estabelecidas nas caves/subcaves de vários imóveis coletivos contíguos (ver Boletim Certiel n.º 20, edição de junho de 2007)

Na ficha eletrotécnica do imóvel que contempla a alimentação às instalações elétricas existentes nas zonas de circulação das caves comuns aos vários imóveis contíguos, deve:

 Constar todas as PMA (potências máximas admissíveis) das instalações elétricas (de utilização) a estabelecer nas caves comuns e a Potência a alimentar;

 Indicar qual a instalação elétrica (de utilização) que é comum aos vários imóveis contíguos;

 Indicar quais as instalações elétricas (de utilização) que ficam confinadas a cada um dos imóveis.

Nas fichas eletrotécnicas dos imóveis contíguos (objeto de projetos próprios, quando for caso disso), devem:

 Constar todas as PMA das instalações elétricas (de utilização) a estabelecer nas caves desse imóvel, sem indicação de Potência a alimentar, e com indicação de que estas potências serão consideradas na Ficha Eletrotécnica do imóvel onde chega a alimentação às instalações elétricas existentes na cave;

 Neste caso, para cada instalação elétrica (de utilização) alimentada do ramal considerado no imóvel adjacente, deverá indicar o Total instalado (kVA) afetando-o cafetando-om fatafetando-or de simultaneidade 0 (zerafetando-o), de mafetando-odafetando-o a nãafetando-o influenciar a Pafetando-otência a alimentar do imóvel em causa (Potencia a alimentar igual a zero), situação que é confirmada com o aparecimento de uma linha amarela, quando Calcular Totais.

(6)

6

Assinar a FE

Não é necessário assinar a FE.

Poderá fazê-lo no campo da assinatura que se encontra no rodapé do documento, se pretender entregar a FE em suporte de papel.

Figura 9 – Campo de assinatura.

Referências

Documentos relacionados