• Nenhum resultado encontrado

A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

MARTINIAK, Vera Lucia1 - UEPG KUBASKI, Luciana2 - UEPG Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas Agência Financiadora: não contou com financiamento Resumo

Este estudo apresenta considerações advindas de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais participantes do Programa de Formação Continuada – Pró-Letramento – que tem como objetivo a formação na área de Alfabetização e Matemática. O estudo desenvolvido tem como premissa analisar a concepção dos professores acerca da Alfabetização e do Letramento, tendo como ponto de partida o estudo teórico com vistas a possibilitar uma prática pedagógica consciente e crítica. O estudo decorre de natureza teórica tendo como objetivo compreender as categorias preconizadas para a formação docente a partir do referencial teórico-metodológico que fundamenta essa pedagogia, ou seja, o materialismo histórico-dialético. Neste sentido, aliando os objetivos aos procedimentos metodológicos optou-se, numa perspectiva crítica, nortear o estudo de modo que permitisse ao professor o repensar dos conteúdos que devem ser trabalhados de forma contextualizada. Essa didática possibilita aos professores uma articulação entre a teoria e a prática, tornando a aprendizagem significativa para o aluno. Para tanto, a formação continuada docente é evidenciada por uma proposta didática que tem como ponto de partida a prática social inicial, passando para a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final. Os resultados apontam que, a partir do estudo, os professores participantes demonstraram mudanças na postura em relação ao encaminhamento do planejamento pedagógico. Assim, percebeu-se que os conteúdos curriculares passaram a ter um olhar diferenciado em relação ao ensino da Linguagem, tendo como ponto de partida a sua própria prática pedagógica. Desta forma, o processo de ensino e aprendizagem tem seu elemento fundante no movimento da dialética – prática – teoria – prática. A análise empreendida permitiu observar a necessidade de redimensionar a concepção de linguagem, de alfabetização e letramento e, também, uma proposta de trabalho pedagógico que seja pensada de forma intencional e sistemática a partir da mediação do professor alfabetizador.

1 Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora Geral do Programa

Pró-Letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Email: vlmartiniak@uepg.br

2 Professora Pesquisa do Pró-Letramento. Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

(2)

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Pedagogia Histórico-crítica. Introdução

Estudos recentes têm mostrado as deficiências e dificuldades no processo de escolarização das crianças brasileiras. As deficiências apontadas revelam-se por meio de avaliações externas à escola, como Provinha Brasil – que constitui-se em uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização das escolas públicas. Essa avaliação é realizada em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. Além da Provinha Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, disponibiliza os resultados atingidos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Essas avaliações externas, aliadas as avaliações dos sistemas de ensino, têm demonstrado os altos índices de precário ou nulo desempenho em provas de leitura, escrita e interpretação de textos, denunciando a existência de grandes contingentes de alunos não alfabetizados ou semi-alfabetizados depois de anos de escolarização nas redes de ensino. Essas avaliações demonstram que as dificuldades centram-se em relação ao domínio dos alunos quanto às capacidades básicas para a compreensão do sistema de escrita. Em virtude disto, várias estratégias e recursos são demandados para amenizar e solucionar os problemas educacionais. No âmbito das políticas educacionais, principalmente implementadas na década de 1990, e voltadas para a formação de professores tem sido consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento profissional e, por conseguinte, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Entretanto, as desigualdades são aparentes tanto a nível nacional quanto regional, apontando a necessidade de implementação de políticas educacionais que revertam o quadro de analfabetismo e elevem a taxa de escolarização das crianças brasileiras.

Neste sentido, o Ministério da Educação tem proposto ações na área de Alfabetização e Matemática que busquem qualificar os professores dos anos iniciais a partir de novas estratégias pedagógicas e didáticas que favoreçam o repensar da prática docente. Assim, o Programa Pró-Letramento busca promover a formação continuada dos professores nestas áreas, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. As

(3)

instituições de ensino superior, em parceria com o MEC, possibilitam a formação continuada dos tutores procurando subsidiar os professores com novas metodologias de trabalho.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde o ano de 2007, tem formalizado parceria com o Ministério da Educação, por meio de convênio para o atendimento dos municípios do Paraná. O atendimento buscou formar um quadro de professores tutores que desenvolvessem grupos de estudos com os cursistas (professores atuantes nos anos iniciais) promovendo a compreensão da linguagem e a necessidade de uma cultura de formação continuada. Desde o ano de 2007, a Universidade Estadual de Ponta Grossa já atendeu cerca de 37 mil cursistas e 1026 tutores. No ano de 2012, a instituição formou cerca de 100 tutores e 3500 cursistas.

Os estudos na área da Linguagem procuram possibilitar aos tutores e cursistas à necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, “[...] entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico; [...], a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este, no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita [...]” (SOARES, 2004, p. 16).

Desta forma, este texto busca apresentar algumas considerações sobre o Programa de Formação Continuada – Pró-Letramento, bem como apontar os procedimentos metodológicos e os resultados, ainda que preliminares, tendo como ponto de partida a prática pedagógica e a concepção de alfabetização e letramento dos professores participantes do Programa. Neste texto é apresentado o resultado preliminar da pesquisa que teve como objetivo refletir sobre a concepção de alfabetização e de letramento a partir do olhar e das percepções dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A formação continuada dos professores dos anos iniciais participantes do Pró-Letramento

O Programa Pró-Letramento buscou promover a formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública do Estado do Paraná, na área de Alfabetização e Linguagem. Com isso, pretendeu-se desenvolver nos professores a consciência da necessidade e do direito à formação continuada. Neste sentido, a formação continuada constituiu-se como uma atividade vital e social que pode assegurar ao professor a

(4)

apropriação de conhecimentos e valores fundamentais da cultura humana – atividade para si – de modo que a objetivação desses elementos possam criar possibilidades de crescimento individual e coletivo dele próprio e de seus alunos para além das atividades em si (DUARTE, 1993). Neste sentido, entende-se que a educação constitui-se como “[...] ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo, singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (SAVIANI, 2012, p. 13).

Considerando a formação continuada como uma atividade essencial ao trabalho docente o programa é implementado de forma que possibilite oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem da linguagem. Para tanto, propõe situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente. Neste sentido, a formação continuada é compreendida como um processo dinâmico que envolve a “[...] cooperação pedagógica entre professores em cursos sequenciais com produção voltada para a sala de aula e com assessoria permanente tanto da universidade como das instâncias da Secretaria de Educação”(BARBIERI et al, 1995, p.29). O material elaborado pelo MEC compreende ainda que:

O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado (BRASIL, 2007, p.2).

O desenvolvimento do programa permitiu aos tutores o aprofundamento dos estudos na área de Alfabetização e Linguagem a partir do material impresso e distribuído pelo MEC, bem como, propôs aos cursistas a problematização das situações presentes nas classes de alfabetização, vivenciadas no cotidiano escolar. Desta forma, a formação continuada torna-se um instrumento de profissionalização docente, pois define-se “[...] como o processo dinâmico, por meio do qual, ao longo do tempo, um profissional vai adequando sua formação às exigências de sua actividade profissional” (ALARCÃO, 1998, p.100).

O material de estudo possibilitou aos professores cursistas refletir e planejar ações para a implementação na sala de aula sobre o observado e o vivido, contribuindo para o redimensionamento da prática pedagógica. A partir do aprofundamento teórico permitiu “[...] oferecer aos professores perspectivas de análise para compreenderem os contextos históricos,

(5)

sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os” (PIMENTA, 2005, p. 26).

A organização do material impresso aliado aos objetivos de formação continuada das instituições de ensino superior e ao embasamento teórico dos envolvidos na implementação contribuiu para a compreensão da concepção de aprendizagem adotada no programa, se feita a análise da dinâmica implementada no trabalho com a utilização dos fascículos. No material destinado nos fascículos de “Alfabetização e Linguagem” há expressões em destaque para o cursista como “relatos e história de vida”, “projetos de trabalho”, “de olho na prática”, “reflexão” e “saiba mais”, para demonstrar a proposição das atividades e a concepção de aprendizagem. As chamadas “relatos e história de vida”, constituem-se de depoimentos referentes aos assuntos trabalhados. Já os modelos de “projetos de trabalho” são utilizados como objetos de análise, comparação, discussão, identificação e aproximação no intuito de auxiliar o professor cursista “[...] na transferência de conhecimentos para o espaço de sua própria prática pedagógica [...]” (BRASIL, 2007, p.33). Há ainda, a chamada “de olho na prática” que “[...] apresenta propostas de atividade de pesquisa ou intervenção relacionada ao tema em estudo, a serem desenvolvidas pelos professores, normalmente no espaço da sala de aula [...]” (BRASIL, 2007, p.34).

Constatou-se ainda, que o material impresso adota uma concepção de alfabetização que se preocupa com a elaboração e seleção de textos. O material propõe-se a utilizar a problematização como metodologia, porém, na proposição de atividades encontra-se uma estrutura tradicional de material didático. Neste aspecto, recorreu-se a outros referenciais teóricos que subsidiaram o entendimento desta etapa do trabalho.

Para a concretização dos objetivos propostos foram realizados encontros com os professores tutores para aprofundamentos dos estudos, acompanhamento do desenvolvimento do Programa no município e avaliação final, que destinou-se a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos municípios. Ainda, nesta dimensão, parte-se do diagnóstico dos alunos dos anos iniciais na área de alfabetização, procurando caracterizá-los quanto a aprendizagem da leitura e da escrita. Estes dados possibilitaram compreender, interpretar e propor ações e intervenções pedagógicas, a partir do material impresso, para ultrapassar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Para o professor cursista, permitiu refletir sobre a prática docente, num movimento dialético de prática, teoria, prática. Neste movimento, [...] o professor

(6)

elabora, re-elabora, faz descobertas e aprende a re-significar seu papel e suas práticas, bem como aprimora sua formação (SANTOS, 2008, p. 8).

Além dos encontros presenciais, o programa possui também atividades à distância. Para isso, foi utilizado material impresso, vídeos, acompanhamento pela internet e tutoria.

Esperou-se que mediante esses estudos, discussões e intervenções o professor tivesse condições de motivar e propor novos desafios aos seus alunos possibilitando a reflexão e a construção de novos conhecimentos. Além disso, pretendeu-se também:

1) Possibilitar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica dos tutores e dos professores cursistas.

2) Contribuir para mudanças na forma de conceber o processo de alfabetização e letramento.

3) Refletir sobre novas possibilidades de avaliação da aprendizagem, apresentando discussões a partir do trabalho com os portfólios elaborado pelos tutores e pelos professores cursistas. Destaca-se a importância de evidenciar a trajetória de aprendizagem dos professores: suas dificuldades, suas facilidades, a de superação das dificuldades, entre outras características.

4) Possibilitar intercâmbio de experiências entre os professores da rede pública de ensino e os professores da universidade, possibilitando a articulação entre as pesquisas acadêmicas e o cotidiano da sala de aula e do espaço escolar.

5) Aprofundar os conteúdos específicos da área de Alfabetização e Linguagem. 6) Criar uma cultura de formação continuada nos professores do município participante.

7) Possibilitar autonomia aos tutores e dos cursistas, para que a partir de suas dificuldades conceituais tenham condições de buscar estratégias para superá-las.

Neste sentido, o programa pretende, tendo como foco a alfabetização e a linguagem, possibilitar ao professor compreender que a escola possui um papel muito importante no processo de escolarização do aluno. Para tanto, a escolarização se efetivará com sucesso se o processo de alfabetização não for visto somente como codificação e decodificação de letras, pois sabe-se que isto não é suficiente para o indivíduo interagir e intervir na sociedade do conhecimento. É preciso saber usar a escrita e a leitura em diferentes situações e contextos, porém, a aquisição do código escrito e seu uso nas relações sociais depende também, da forma como o professor compreende e efetiva esse processo de aquisição. Deste fato,

(7)

evidencia-se a necessidade de compreender as concepções dos professores no que se refere ao processo de alfabetização e letramento dos alunos dos anos iniciais.

Compreendendo a alfabetização e o letramento

O presente trabalho tem como objeto de estudo a concepção de alfabetização e de letramento dos professores alfabetizadores que participaram do Programa Pró-Letramento. O seu objetivo é compreender as relações entre estes conceitos e as práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A alfabetização e o letramento são condições primordiais para propiciar condições de possibilidade de que os indivíduos se tornem conscientes de seu direito à leitura e à escrita (SOARES, 2001). O indivíduo alfabetizado e que faz uso desse conhecimento em seu dia-a-dia lê o mundo que o cerca e é capaz, assim, de modificar sua realidade. A problemática da alfabetização e do letramento é particularmente complexa à medida que se refere a uma questão estrutural na sociedade brasileira, resistente às inúmeras tentativas de solucioná-las. Entretanto, vem surgindo ao longo das últimas décadas uma consistente e significativa produção científica voltada para o desvendamento da alfabetização e do letramento, compreendendo-os não apenas como aquisição de um código escrito, mas como um processo amplo e multifacetado, cujo encaminhamento exige conhecimentos de diversos campos da investigação científica. Neste sentido, se faz necessário que o professor, além de buscar métodos diferenciados conheça as bases teóricas e metodológicas, acompanhe o seu desenvolvimento e os resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Para a professora seja qual for o método escolhido, o conhecimento das suas bases teóricas é condição essencial, importantíssima, mas não o suficiente. A boa aplicação técnica do método exige prática, tempo e atenção para observar as reações das crianças, registrar os resultados, ver o que acontece no dia-a-dia e procurar soluções para os problemas que os alunos não acompanham (CARVALHO, 2008, p. 46).

Salienta-se desta forma, a importância de conhecer e principalmente estudar a teoria que fundamenta o método. É importante compreender que a língua escrita é meio de expressão e comunicação do sujeito na sociedade. Portanto, quando se nega o processo de letramento, nega-se também a cidadania. Nesse sentido, Vygotsky (1998, p. 155) defende que “[...] o ensino tem de ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças”. Do ponto de vista da teoria crítica, a língua escrita é importante e imprescindível

(8)

para a emancipação política dos alunos e como possibilidade de ampliação da visão de mundo, pois oportuniza a compreensão da realidade pelos sujeitos. Desta forma, parte da premissa que a língua é um elemento vivo, que está em constante movimento, fazendo parte da vida cotidiana da sociedade. Assim sendo, não se pode ignorar a importância das práticas sociais de leitura e escrita - ou seja, de letramento - no processo de formação integral do sujeito.

O letramento envolve a imersão do jovem, do adulto e da criança no mundo da escrita. Desta forma, o universo textual oferecido aos alunos necessita ser ampliado cada vez mais, incorporando os textos da sociedade no cotidiano da sala de aula (KLEIMAN, 2005).

Na vida social “[...] são veiculados gêneros diversos que são praticados por diferentes pessoas nas mais diversas atividades sociais, orientadas a partir de propósitos, funções, interesses e necessidades comunicativas específicas” (OLIVEIRA, 2010, p. 329); logo, ao se alfabetizar letrando, faz-se necessário o trabalho com variados gêneros textuais. Assim, entende-se que a escola deve possibilitar condições necessárias para a apropriação e desenvolvimento do letramento envolvendo práticas sociais de uso da escrita. Neste sentido, “[...] o professor alfabetizador precisa compreender que o processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de textos têm para ela, expandindo suas possibilidades de leitura através da alfabetização” (CEALE, Caderno 2 , 2003). A concepção de letramento, leva em conta toda a experiência com leitura que a criança tem, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Sendo assim, o letramento é decorrente das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. Logo, letramento visa toda a experiência que a criança tem com a leitura, mesmo antes de ler signos escritos.

As concepções dos professores sobre a alfabetização e o letramento: primeiras aproximações.

Tendo como parâmetro a análise da concepção dos professores/tutores acerca da alfabetização e do letramento há que se considerar nesta pesquisa o papel da educação e principalmente a necessidade de uma nova postura para trabalhar os conteúdos na escola de forma contextualizada em todas as áreas do conhecimento, permitindo a compreensão destes

(9)

conhecimentos em suas múltiplas dimensões do todo social, e não em partes isoladas. Para tanto, utilizou-se os cinco passos da didática que tem como resultado a aprendizagem significativa: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse; prática social final (GASPARIN, 2002).

Partindo do primeiro passo - “Prática Social Inicial do Conteúdo” – buscou-se conhecer o que os professores entendiam como alfabetização e letramento. Esta fase consistiu em conhecer a prática social imediata do professor a respeito do tema proposto, bem como a prática social mediata que depende das relações sociais como um todo. Desta forma, é imprescindível que se verifique o que o professor já conhecia a partir da sua experiência empírica para aprofundar e enriquecer determinadas concepções.

Na fase seguinte, por meio da problematização, a prática social é colocada em questão, analisada e interrogada tendo como base as concepções trabalhadas e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento. Neste sentido, buscou-se articular e confrontar as concepções que precisavam ser resolvidas no âmbito da prática social e, em consequência, que conhecimento era necessário dominar (GASPARIN, 2002).

Após a fase da problematização buscou-se compreender que o processo de aprendizagem é interpessoal, pois ele se configura como significativo a partir do momento que os alunos “apropriam-se do objeto do conhecimento em suas múltiplas determinações e relações, recriando-o e tornando-o “seu”, realizando ao mesmo tempo a continuidade e a ruptura entre o conhecimento cotidiano e o científico” (GASPARIN, 2002, p. 52).

Ainda nesta fase, discutiu-se com os professores/tutores a concepção de alfabetização e letramento na perspectiva da Teoria Histórico Cultural contrastando o conhecimento científico com o cotidiano do indivíduo, tendo Vygotsky como suporte teórico. Esta estratégia permitiu que o professor comparasse as teorias e concepções, explicasse as estratégias metodológicas, generalizasse e se apropriasse dos conhecimentos científicos, resultando numa nova síntese mais elaborada.

Por fim, na fase denominada por Gasparin (2002) como catarse possibilitou aos professores/tutores a sistematização e manifestação do que assimilou decorrente dos momentos anteriores. “A catarse é a síntese do cotidiano e do científico, do teórico e do prático [...], marcando sua nova posição em relação ao conteúdo e à forma de sua construção social e sua reconstrução na escola” (GASPARIN, 2002, p.128).

(10)

Ao finalizar as etapas percebeu-se que o professor/tutor passou a ter uma visão de totalidade das partes que antes pareciam isoladas, do conteúdo como produto social e histórico, da realidade compreendida como concreta e multidimensional. Desta forma, possibilitou ainda, a discussão, de forma crítica, dos conteúdos e da estrutura definidas antecipadamente pelas instâncias superiores, reafirmando a necessidade da proposta de planejamento na perspectiva histórico-crítica a partir da realidade constatada, para que obtenha a aprendizagem significativa.

Conclusões

O Programa Pró-Letramento propõe ações articuladoras entre as instituições formadoras e as redes de ensino pública do país, com propósito de melhorar a qualidade do ensino no país. As ações desenvolvidas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, pretendem impulsionar mudanças efetivas na melhoria do processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais. Concomitante a este aspecto, inegavelmente permite que aos professores, cursistas e tutores, a reflexão sobre a sua prática pedagógica, contribuindo para que o docente se torne um profissional que domine saberes e conhecimentos que o fazem competente no exercício da docência.

O presente estudo apresentou alguns resultados preliminares acerca da concepção de alfabetização e letramento dos professores, mas a partir do que foi constatado, pode-se inferir algumas considerações a respeito da temática. A partir deste estudo constatou-se que, de modo geral, os professores pesquisados valorizam parcialmente os usos e funções da língua escrita e sua concepção sobre alfabetização/letramento, na maioria dos casos, são bastante limitados. Conforme foi destacado anteriormente, os estudos sobre repetência e evasão no Brasil são bastante elevadas, e muitas vezes atribui-se a culpa a metodologia do professor e o papel da escola no processo de aprendizagem. Dessa forma, ao relacionar as respostas dos entrevistados com o referencial teórico selecionado, infere-se que um dos principais motivos para a aquisição das competências e habilidades para o ensino da leitura e da escrita deve-se a falta de conhecimento do professor de que ler significa interpretar, reagir e integrar mensagens escritas. Assim, só se pode pensar em trabalhar com contextos significativos, porque se quer reação pronta a estruturas lingüísticas e não a partes não significativas dessas mesmas estruturas. A ausência desse conhecimento leva-os a um tipo de prática

(11)

descontextualizada e sem significado que pode ser identificada pela falta de clareza e objetividade ao tratar conceitos sobre alfabetização e letramento. Outro fato importante é que a maioria dos professores ainda adota métodos tradicionais de alfabetização, os quais reduzem a significação da leitura e da escrita para o aluno. Desta forma, ao aliar os estudos teóricos com a prática social inicial, pode-se constar que e compreender que a alfabetização vai muito além da aquisição do código gráfico, pois

[...] alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e

competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (SOARES, 2000, p. 91).

No quadro das atuais concepções pedagógicas o processo de aquisição e domínio do código gráfico, tanto da criança quanto do adulto, se dá simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento, pois são processos indissociáveis, que se relacionam no processo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS

ALARCÃO, Isabel (org.). Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, Ilma P. A. Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas: Papirus, 1998.

BARBIERI, Marisa Ramos et al. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. In: COLLARES, Cecília & MOYSÉS, Maria Aparecida (org.). Caderno CEDES: Educação Continuada nº 36. Campinas, Papirus: CEDES, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Guia Geral. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre teoria e prática. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

CEALE (2003) Alfabetizando – Caderno 2: Orientações para a organização do ciclo inicial de alfabetização. Belo Horizonte, MG: CEALE/FAE/UFMG; SEE-MG. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ceale/caderno%202.pdf. Acessado em 20/09/2012.

(12)

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. São Paulo: Autores Associados, 1993.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

KLEIMAN, A. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? BRASIL, Ministério da Educação, 2005.

OLIVEIRA, M. S. Gêneros textuais e letramento. RBLA, Belo Horizonte v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005

SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Concepções e práticas de formação continuada: Aproximações e distanciamentos de uma política em construção. VII Seminário Redestrado – Nuevas regulaciones em América Latina Buenos Aires. 3,4 e 5 de julho de 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2012. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan /Fev /Mar /Abr 2004 No 25, p. 5-17.

_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org. Michael Cole [et al]: Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 2012. p.35-45.

Referências

Documentos relacionados

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

Buscando compreender a dinâmica de cada curso da UFJF, nossa pesquisa também tangenciou questões outras que o espaço desta dissertação nos impediu de problematizar, como é o

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e