• Nenhum resultado encontrado

B O L E T I M I N F O R M A T I V O I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u t u r a p a r a e f i c i ê n c i a d a T I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "B O L E T I M I N F O R M A T I V O I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u t u r a p a r a e f i c i ê n c i a d a T I"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

 O tempo de gestão reduzido levou a uma redução de 60% em opex anual.

 O aumento da produtividade da equipe de TI reduziu o tempo de gestão em 47%.

 A redução dos custos de capital incluiu 31% de redução dos requisitos de hardware de servidor e 28% de redução no espaço físico do datacenter.

 A infraestrutura mais eficiente e a produtividade aprimorada da equipe de TI reduziram o custo operacional anual em 40%, economizando mais de meio milhão de dólares.

Destaques dos valores de negócios

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u t u r a p a r a

e f i c i ê n c i a d a T I

Oferecido por: IBM

Randy Perry Jed Scaramella

Julho de 2013

I N T R O D U Ç Ã O

A tendência atual de constantes mudanças exige que as empresas aumentem a eficiência de suas operações de TI para continuarem competitivas no mercado. À medida que as empresas passam por um crescimento explosivo em termos de dados, dispositivos e usuários, elas

dependem de suas organizações de TI para incorporar esses elementos ao ambiente de TI e gerenciá-los. As empresas lideres estão mudando o foco dos seus departamentos de TI, visando aprimorar o fornecimento de serviços de TI, em vez de continuar a simplesmente manter os sistemas de hardware ou mesmo de especificar, instalar e configurar hardware. Isso requer não apenas uma mudança nos processos de TI, mas também um novo tipo de infraestrutura de TI.

Vem aumentando o número de organizações que considera utilizar sistemas integrados, convergindo servidores, armazenamento, redes e software de gerenciamento a nível de sistema, para aprimorar sua eficiência de TI. Essas plataformas de hardware pré-integradas, pré-configuradas e pré-otimizadas aceleram o tempo de implantação e são mais fáceis de gerenciar.

A IDC entrevistou empresas que implementaram as soluções PureSystems da IBM. O foco desse boletim é identificar como as soluções IBM PureFlex e Flex System capacitaram esses clientes a aprimorar sua eficiência de TI. Os resultados da pesquisa indicaram que todos os clientes obtiveram benefícios da adoção de um sistema integrado, em termos de maior eficiência dos funcionários, tempo de implantação acelerado, e redução de capex e opex.

S e d e g lob a l: 5 S p e e n S tr e e t Fr a mi n g h a m, M A 0 1 7 0 1 E U A Te l. 5 0 8 .8 7 2 .8 2 0 0 Fax .5 0 8 .9 3 5 .4 0 1 5 w w w .idc .c o m

(2)

Ao reduzir capex e opex, os clientes conseguiram aumentar a eficiência de seu ambiente de TI em uma média combinada de 40%. A IDC estima que isso seja equivalente a uma economia anual de mais de US$500.000. Como resultado da necessidade de menos tempo de gestão, muitas das empresas indicaram que conseguiram remanejar funcionários para tarefas mais valiosas, como o fornecimento de serviços ou o melhoramento do ambiente. Mais detalhadamente:

 Tempo reduzido de gestão: A plataforma simplificada e o gerenciamento centralizado requerem menos tempo dos funcionários e menos recursos para implantar, gerenciar e monitorar. O resultado disso é uma redução de 60% em despesas operacionais anuais.

 Produtividade aprimorada da equipe de TI: O tempo reduzido de gestão significa que as organizações de TI podem reduzir 47% do seu tempo gasto "apenas mantendo as luzes acesas".

 Custos de capital reduzidos: Os sistemas integrados otimizam os recursos de computação e de energia que, por sua vez, reduzem os requisitos de hardware de servidor em 31% e o espaço físico do datacenter em 28%.

V I S Ã O G E R A L D A S I T U A Ç Ã O

A família IBM PureSystems é um portfólio de sistemas integrados especializados, desenvolvidos da estaca zero para fornecer uma plataforma otimizada de hardware e software. Os sistemas integrados combinam computação, armazenamento, redes e gerenciamento em soluções pré-configuradas e pré-integradas na fábrica. O PureFlex proporciona um sistema de infraestrutura, ao passo que o PureApplication e o PureData são otimizados para ambientes específicos de aplicativo e de carga de trabalho dos clientes, e fornecem sistemas de plataforma. O IBM PureSystems proporciona, então, uma ampla gama de sistemas de infraestrutura e plataforma com expertise integrada.

 O IBM PureFlex System, membro da família IBM PureSystems, é um sistema pré-configurado de infraestrutura totalmente integrado, com gerenciamento unificado de processamento, armazenamento, redes e recursos de virtualização para suportar uma vasta gama de requisitos de datacenter.

 O IBM Flex System, significando os componentes utilizados para construir vários dos PureSystems, pode ser adquirido separadamente como o recurso capaz de atender a quem procura uma infraestrutura blade. Abrangendo processamento, armazenamento e redes, o IBM Flex System fornece inovações substanciais de gerenciamento e implantação, devido aos recursos de gerenciamento de ponta do Flex System Manager.

Os sistemas integrados são projetados especificamente para fornecer recursos e ambientes de TI mais eficientes e flexíveis, que podem ser habilitados para arquiteturas de datacenter tradicionais. Nesse boletim, discutimos como diversos clientes e parceiros do IBM PureFlex e Flex System estão utilizando plataformas

(3)

integradas especializadas para reduzir custos e aprimorar o desempenho de datacenters e serviços habilitados para nuvem.

E S T U D O S D E C A S O D E U S U Á R I O S

R e d c e n t r i c

A Redcentric é um provedor de hospedagem e serviços situado no Reino Unido. Recentemente saída da fusão com a Redstone, a Redcentric fornece serviços de acesso à internet (ISP) e nuvem a uma ampla gama de organizações no Reino Unido, a partir de vários datacenters no Reino Unido e no mundo inteiro. A Redcentric está utilizando o IBM Flex System para fornecer sua solução de infraestrutura como serviço (Iaas).

O IBM Flex System, um sistema modular de processamento, armazenamento, redes e ferramentas de virtualização, é a plataforma central da Redcentric para o fornecimento de IaaS. Além de aprimorar a eficiência da equipe de TI ao implementar o IBM Flex System, a Redcentric também conseguiu reduzir o espaço físico do datacenter, o capex dos servidores e os custos de licenciamento de software. A Redcentric estima que o IBM Flex System necessitou de 40% menos hardware, reduzindo assim o espaço físico do seu datacenter. A redução no hardware do servidor também significou uma redução de mais de 70% em licenciamento de software, já que menos núcleos foram necessários. Além disso, a natureza modular permitiu à Redcentric controlar o capex com um ambiente escalável, ou seja, com um modelo de "pagamento conforme o crescimento", implantando servidores adicionais a chassis existentes somente quando há necessidade de maior capacidade.

Especificamente à eficiência da TI, a Redcentric estima que a natureza integrada e o gerenciamento centralizado do IBM Flex System reduziram de 35% a 40% as operações de gestão e monitoramento. O IBM Flex System conseguiu transformar o fornecimento de serviços de TI da Redcentric, ao reduzir o tempo de provisionamento de semanas para horas. O processo anterior envolvia determinação de especificações do servidor, processo de aquisição, implantação do servidor no datacenter, configuração de conexões de rede e armazenamento, provisionamento dos aplicativos, e testes e ressintonização da configuração. O sistema IBM pré-integrado e pré-testado permitiu que a Redcentric eliminasse ou reduzisse os elementos do processo, aproveitando padrões pré-estabelecidos para acelerar a configuração e o provisionamento por meio do recurso drag and drop (arrastar e soltar). Por causa da melhoria da eficiência da equipe de TI com o IBM Flex System, a Redcentric pôde remanejar funcionários para iniciativas de valor agregado. A Redcentric declarou que aprimorou o seu próprio ambiente e desenvolveu mais serviços, incluindo serviços de nuvem para voz, banco de dados e recuperação de desastres.

V a l e C a r d

A ValeCard é uma empresa brasileira de serviços financeiros que estava procurando uma solução para aperfeiçoar suas operações de datacenter e arquivamento. Utilizando o design integrado do PureFlex, a ValeCard conseguiu aprimorar sua

(4)

eficiência de TI em 67%, com o aperfeiçoamento das operações de TI e a redução dos custos de gestão e manutenção.

Em comparação com um sistema não-integrado alternativo com o mesmo nível de desempenho, a ValeCard estima que o PureFlex seja 20% mais econômico. Além da economia de capex, a ValeCard obteve o benefício da eficiência de suas operações de TI. O PureFlex é mais fácil de operar e manter; a equipe de TI relata quase nenhum problema com os sistemas e a equipe designada gasta menos do que dez horas por mês para gerenciar o servidor, o armazenamento e as redes no PureFlex. Como uma empresa que lida com processos de pagamentos, cartões de benefícios, débito e crédito, minimizar o tempo de indisponibilidade é um fator crucial para a ValeCard. Os seus serviços precisam estar disponíveis 24/7 em todo o país. Com os sistemas legados, não era raro ocorrer uma média de 45 incidentes de inatividade por ano; desde a adoção do PureFlex, a ValeCard não sofreu nenhum tempo de indisponibilidade. Como resultado, a equipe de TI não se vê sobrecarregada “apagando incêndios” e pode focar no aperfeiçoamento do ambiente e dos serviços. Talvez seja igualmente importante aos negócios avaliar o valor da redução do tempo deindisponibilidade, assegurando que essas ocorrências não resultem na perda de rendimentos e de clientes.

A ValeCard está passando por um rápido crescimento nos negócios; a empresa cresceu 40% nos últimos dois anos. A rápida expansão requer uma infraestrutura de TI ágil que seja capaz de escalar com o crescimento da empresa. A natureza modular do PureFlex permitiu que a ValeCard satisfizesse essas exigências. Com relação ao sistema legado, o PureFlex pré-integrado acelera a configuração e a implantação de novos servidores, bem como o provisionamento de aplicativos. Isso tem sido vital à ValeCard, uma vez que a empresa está continuamente lançando novos produtos no mercado e adicionando novos clientes, todos eles fazendo exigências à TI. A equipe de TI tornou-se drasticamente mais eficiente, ao passo que o tempo de implantação de novos serviços foi reduzido de 60 dias para duas semanas.

P e t e r B a k e r T r a n s p o r t

A Peter Baker Transport (PBT) é uma empresa de transportes independente sediada na Nova Zelândia. A empresa é especializada em serviços de logística, transporte, correio expresso e frete pesado em toda a Nova Zelândia. Com o IBM PureFlex, a PBT conseguiu reduzir custos, implantar servidores e aplicativos com muito mais rapidez, e reduzir o tempo dos funcionários gasto com gerenciamento e manutenção. Como resultado dessas eficiências, a PBT até foi capaz de trazer para a empresa, aplicativos previamente localizados em um ambiente de hospedagem, o que contribuiu para a economia de custos ao eliminar taxas de hospedagem.

Os benefícios da economia de custos estimados pela PBT com relação à utilização do IBM PureFlex foram de capex e de opex. A PBT estima que o IBM PureFlex permitu a economia de 10% a 20% em despesas de capital comparado a soluções alternativas, além da flexibilidade de adicionar novos servidores. Com a arquitetura de blade do IBM PureFlex, a PBT pôde encaixar mais do que o dobro do número de servidores no mesmo espaço de rack. Além disso, os serviços de treinamento e

(5)

suporte da IBM foram citados como fatores críticos na escolha e experiência da PBT. A PBT precisou de apenas dois administradores de sistemas para configurar, implantar e testar o IBM PureFlex em seu ambiente.

Em termos das operações contínuas, a PBT tem podido utilizar o tempo de seus funcionários de forma mais eficaz. Com o sistema anterior, a empresa estava sempre "apagando incêndios", tanto que a PBT estima que apenas manter o sistema em condições operacionais levava um terço do tempo do engenheiro de sistemas. Desde a adoção do IBM PureFlex, o mesmo engenheiro de sistemas gasta apenas uma hora por mês em tarefas de manutenção, reduzindo, em mais de 90%, os custos operacionais relacionados a manter as luzes acesas. O aproveitamento dos funcionários foi, então, ainda mais otimizado com o aumento da disponibilidade e do tempo de atividade. A PBT utiliza o recurso de "ligar para casa", pelo qual a IBM detecta problemas antes da equipe de TI da PBT e toma medidas proativas para solucioná-los.

P r o f i l G r u p p e n

A ProfilGruppen AG, com sede em Aseda, na Suécia, e com mais de 350 funcionários, é um fabricante e fornecedor de extrudados customizados de alumínio. A empresa se encontra em um estágio de rápido crescimento e sentiu que a infraestrutura de TI legada não conseguia atender às crescentes demandas dos serviços de negócios em expansão e dos novos funcionários. Ao implementar o IBM Flex System, a ProfilGruppen conseguiu aumentar o desempenho e capacidade da TI e, ao mesmo tempo, reduzir os requisitos de gerenciamento e espaço físico.

Com uma equipe mínima de TI (duas pessoas) a ProfilGruppen precisava de uma solução que simplificasse o gerenciamento e a manutenção, de modo que mais tempo pudesse ser alocado ao desenvolvimento de novos serviços inovadores para suportar os negócios. Com o IBM Flex System e o Flex System Manager, o administrador de sistemas pode gerenciar todo o ambiente VMware e os recursos de armazenamento e de rede, a partir de um único ponto de controle. Isso levou a uma redução drástica no tempo necessário para cumprir tarefas administrativas, a ponto de a ProfilGruppen estimar que o administrador de sistemas gasta, agora, menos do que uma hora por mês na sala dos servidores . A quantidade de tempo e recursos desviados para lidar com o tempo de indisponibilidade também foram minimizados com o IBM PureFlex e o Storwize V7000.

O IBM Flex System consolidou servidores de rack tradicionais em um espaço físico menor que fica mais fácil de gerenciar e capaz de escalar de acordo com requisitos futuros. Em termos de provisionamento de novos servidores virtuais, o tempo foi reduzido a apenas 15 minutos, representando uma melhoria de 75%. Com o design modular do Flex System, a ProfilGruppen poderá facilmente adicionar até cinco nós de computação ao seu chassi existente, o que praticamente dobra a capacidade atual de VM, excedendo o crescimento previsto em cinco anos.

P R E V I S Ã O P A R A O F U T U R O

A IDC examinou 10 organizações que implantaram um dos sistemas da família IBM PureSystems por várias razões de negócios. Para esse boletim, focamos a nossa

(6)

pesquisa em como o IBM PureFlex e o Flex System aprimoraram a habilidade das organizações em fornecer aplicativos críticos, a nível de alto desempenho, com o aproveitamento mais eficiente dos ativos de TI. A IDC acredita que os futuros clientes poderão contar com os seguintes benefícios associados com a maior eficiência de TI:  Infraestrutura de TI mais eficiente: Menores custos de hardware, software,

instalações e energia, em comparação com ambientes de TI tradicionais fragmentados.

 Produtividade aprimorada da equipe de TI: Menos pessoal de TI necessário para manter as luzes acesas, liberando recursos para inovação e crescimento  Operações de TI mais rápidas: Com suporte às necessidades da empresa

I n f r a e s t r u t u r a d e T I m a i s e f i c i e n t e :

Ao implantar o IBM PureFlex e o Flex System, as organizações entrevistadas para esse estudo conseguiram aumentar seu poder computacional para atender às suas necessidades de negócios previstas e, ao mesmo tempo, reduzir em 31% os custos de hardware e software e seus custos anuais com o espaço do datacenter e requisitos de energia em 28%. As organizações estão planejando economizar, em média, US$280.351 anualmente durante os próximos cinco anos, como resultado da infraestrutura mais eficiente de TI.

P r o d u t i v i d a d e a p r i m o r a d a d a e q u i p e d e T I

Um sistema integrado especialmente desenvolvido exerce um impacto enorme na produtividade da equipe de TI. A IBM pré-fabrica o sistema de modo que a instalação tome o equivalente a apenas 0,41 FTE (unidade de equivalência a tempo integral) ou seja, 52% menos do que as instalações tradicionais. Como o sistema é integrado e altamente virtualizado, as operações de suporte diárias requerem pouquíssimo tempo da equipe. Além disso, os sistemas IBM PureFlex e IBM Flex System são altamente confiáveis, de modo que o tempo de indisponibilidade imprevisto seja reduzido em 97%. As empresas examinadas nesse estudo conseguiram reduzir o tempo necessário para manter as luzes acesas de 33% a 18%. O tempo de gestão reduzido significa que as organizações de TI reduziram opex em 60%, economizando, para cada empresa, uma média de US$220.913 por ano. Com os recursos de TI liberados, as organizações puderam atender com rapidez às mudanças nas necessidades dos negócios, como obtenção de novos aplicativos de negócios no mercado em menos da metade do tempo. A combinação da infraestrutura de TI mais eficiente com a maior produtividade da equipe de TI reduziu os custos operacionais anuais em 40%, economizando US$501.264 por ano para cada empresa.

A Figura 1 mostra o valor anual do aumento da eficiência de TI, antes e depois da implantação do IBM PureFlex e Flex System.

(7)

F I G U R A 1

C u s t o o p e r a c i o n a l a n u a l a n t e s e d e p o i s d a i m p l a n t a ç ã o d o I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m

Fonte: IDC, 2013

D E S A F I O S / O P O R T U N I D A D E S

Apesar da promessa de benefícios dos sistemas integrados, a IDC reconhece que essa tecnologia emergente também apresenta desafios. Ainda é um cenário bastante comum, que recursos de servidor, armazenamento e rede residam em silos dentro das organizações de TI, cada qual com diferentes equipes e processos. No processo de adoção de sistemas integrados, muitas vezes a tecnologia não representa o maior obstáculo.

Ofertas, como o IBM PureFlex, são construídas com componentes já conhecidos de processamento, armazenamento e redes, aliviando o risco associado a tecnologias não comprovadas. Para alcançar o benefício integral dos sistemas integrados, as organizações de TI precisam estar dispostas a ajustar as equipes e os processos, desde a aquisição ao provisionamento e à gestão. A mudança de mentalidade para uma abordagem padronizada realmente significa que a equipe de TI irá utilizar o seu tempo em projetos inovadores, em vez de tarefas quotidianas de manutenção. Outro desafio é que sistemas integrados são vistos como uma alternativa à abordagem do tipo “o melhor de cada categoria”. Os clientes podem perceber uma vantagem na escolha de uma solução “tudo-em-um”, em vez de desenvolverem sua própria solução otimizada. Fornecedores, como a IBM, precisam demonstrar sua expertise no projeto e integração dos sistemas. A proposição de valor está no

365.653 144.740 637.543 438.030 283.676 202.838 0 200.000 400.000 600.000 800.000 1.000.000 1.200.000 1.400.000 Antes Depois (US $) Instalações e energia Hardware e software Produtividade da equipe de TI

(8)

aproveitamento do fornecedor de sistemas, com anos de experiência e uma enormidade de estudos de caso de clientes, para aperfeiçoar o processo de aquisição e implantação, e simplificar a complexidade no datacenter.

C O N C L U S Ã O

Os clientes examinados nesse estudo foram capazes de transformar seus datacenters e aprimorar a eficiência das operações de TI. O IBM PureFlex e o Flex System desempenharam um papel vital na simplificação do ambiente de TI e na aceleração do tempo de implantação de novos serviços e aplicativos. Todos os clientes conseguiram reduzir seu capex e opex; isso permitiu que os departamentos de TI remanejassem seus funcionários a novos projetos, a fim de aperfeiçoar seus ambientes de TI e impulsionar novos serviços aos negócios.

A IDC prevê que um número cada vez maior de empresas e provedores de serviços irá adotar sistemas integrados como um método para simplificar sua infraestrutura. Esses sistemas apresentam uma solução válida para a eficiência da TI, de modo que a empresa possa focar no emprego de novos conjuntos de dados em análises, aceleração dos tempos de provisionamento aos negócios, e expansão dos serviços de TI a novos usuários.

A P Ê N D I C E

A IDC utilizou sua metodologia padrão de ROI nesse projeto. Essa metodologia baseia-se na utilização de entrevistas aprofundadas, a fim de coletar dados de dez empresas sobre seu uso do IBM PureSystems e, a partir daí, criar um modelo financeiro.

O modelo financeiro quantifica os seguintes elementos operacionais das empresas e mede o impacto financeiro da tecnologia nesses elementos:

 Infraestrutura de TI: Custos de hardware, software, instalações e energia, e serviços relacionados

 Produtividade da equipe de TI: O valor da equipe de TI como suporte aos negócios (O aumento da produtividade da equipe de TI significa a redução do tempo gasto pela equipe de TI em tarefas de suporte manuais ou em reparos e substituições, e a liberação do tempo da equipe para contribuir a atividades de negócios.)

 Produtividade do usuário final: O valor dos usuários finais de aplicativos de negócios (O aumento da produtividade do usuário final é medida de duas formas: aumentando a produção de trabalho do usuário final e reduzindo o tempo perdido pelo usuário final devido a tempo de inatividade inesperado, problemas de help desk ou outros problemas de desempenho relacionados à tecnologia).

 Produtividade dos negócios: O valor das operações dos negócios impactadas por tecnologia (A medição inclui o aumento de rendimentos e/ou a redução dos custos operacionais, como resultado da aceleração de lançamentos ou da

(9)

redução do tempo de indisponibilidadeinesperada ou outros impactos negativos nas operações).

A IDC utiliza um conjunto de premissas para calcular os benefícios anteriormente discutidos:

 Os valores de tempo são multiplicados por salário bruto (salário + 28% para benefícios e custos operacionais) para quantificar a economia da eficiência e da produtividade do gerenciamento.

 Os valores de tempo de inatividade são um produto do número de horas de indisponibilidade multiplicado pelo número de usuários afetados.

 O impacto do tempo de inatividade inesperado é quantificado em termos da deficiência da produtividade e da perda de rendimentos do usuário final.

 A perda de produtividade é o produto do tempo de inatividade multiplicado pelo salário bruto.

 A perda de rendimentos é oproduto do tempo de inatividade multiplicado pela média dos rendimentos gerados por hora.

Como cada hora do tempo de inatividade não equivale a uma hora perdida de produtividade ou de geração de rendimentos, a IDC atribui apenas uma fração do resultado à economia. Como parte de nossa avaliação, perguntamos a cada empresa qual fração de horas do tempo de inatividade deveríamos usar para calcular a economia da produtividade e a redução da perda de rendimentos. A IDC então aplica impostos aos rendimentos, de acordo com essa taxa.

Além disso, como as soluções de TI exigem um período de implantação, os benefícios integrais da solução não estão disponíveis durante a implantação. Para capturar essa realidade, a IDC faz um cálculo mensal antecipado dos benefícios e subtrai o tempo de implantação da economia do primeiro ano.

Observação: Todos os números contidos neste documento podem não ser exatos, devido ao arredondamento.

D i r e i t o s a u t o r a i s

Publicação externa da IDC Information and Data. Quaisquer informações da IDC que forem usadas em publicidade, divulgação à imprensa ou material promocional, devem ter aprovação prévia por escrito do Vice-Presidente ou Gerente de país apropriado da IDC. Uma minuta do documento proposto deve acompanhar toda solicitação de aprovação. A IDC reserva-se o direito de negar aprovação para uso externo por qualquer razão.

Copyright 2013 IDC. É expressamente proibida a reprodução sem permissão prévia por escrito.

Referências

Documentos relacionados

À escola é reconhecido importante papel preventivo (informação, desenvolvimento de competências), todavia nas suas práticas escolares, as acções de prevenção tem

Riscos, através do qual atestam que (A) tiveram acesso aos documentos indicados no Quadro “Documentos Obrigatórios”, conforme consta das “Condições

3.6 Conhecimento de extração de dados, validação, agregação e análise de ferramentas e técnicas 3.7 Conhecimento de vários tipos de revisões de processo de monitoramento de

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

A partir do que foi estudado sobre o conhecimento científico, leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta.I - O conhecimento científico é aquele que resulta da

Nas FPFP, a disponibilidade total referida foi maior na região Sul comparada à Nordeste; para indivíduos que referiram uma DCNT em relação aos que possuíam três ou mais;

Os respiradores são equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situações quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, como por exemplo,

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o