• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 3º. PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ARUJÁ REGULAMENTO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 3º. PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ARUJÁ REGULAMENTO 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

3º. PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ARUJÁ

REGULAMENTO 2016 Capítulo 1: Do Prêmio

1º - O 3º PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arujá - COMDEMA, parte integrante do Programa de Educação Ambiental do Município, denominado EDUCAÇÃO AMBIENTAL “CIDADE NATUREZA FORMANDO CIDADÃOS”.

2º – Seu objetivo é incentivar a criatividade e participação de todas as unidades escolares de Arujá no desenvolvimento de projetos e ações educativas de Educação Ambiental, estimulando crianças, jovens, educadores e comunidades escolares para as reflexões no contexto da cidade, de sua relação com o meio ambiente e qualidade de vida, de modo a contribuir para a adoção de comportamentos e hábitos que tornem um ambiente sustentável, civilizado e humano, contribuindo para ações de sustentabilidade na cidade.

3º – Ocorrerá em cerimônia de homenagens e exposição de trabalhos em Stands no dia 21 de setembro de 2016.

Capítulo 2: Da Inscrição

1º- Podem participar todas as escolas e unidades de ensino públicas do município de Arujá, alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e Educadores.

2º - As escolas deverão se inscrever entre os dias 01/09/2016 à 09/09/2016 no Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Arujá, na Rua Melvin Jones, 97 – Centro de Arujá.

3º - A inscrição será efetuada com a entrega do objeto concorrente e o preenchimento de ficha de inscrição no ato da mesma.

4º- Não serão aceitas inscrições fora da data.

5º- Objetos fora dos padrões estipulados no regulamento serão desclassificados. Capítulo 3: Das Categorias

1º- Carta com o tema: “Gato Xeu” se recuperando de maus tratos ou “Cadelas Lila e Lola” as irmãs abandonadas, foto em anexo.

 Objeto: Carta escrita à caneta, manuscrito, em folha pautada, com etiqueta de identificação no verso (nome do aluno, do professor e da escola).

 Critérios de julgamento: criatividade, argumentos da mensagem e elementos constituídos do gênero.

 Autoria: Ensino Fundamental.  Prêmio: Para o aluno.

(2)

2º - Desenho com o tema: “Gato Xeu” se recuperando de maus tratos ou “Cadelas Lila e Lola” as irmãs abandonadas, foto em anexo.

 Objeto: Folha tamanho A4 sem moldura, sem elementos escritos, com etiqueta de identificação no verso (nome do aluno, do professor e da escola)..

 Critérios de julgamento: criatividade, mensagem, beleza artística.  Autoria: Alunos da Educação Infantil.

 Prêmio: para o aluno.

3º - Projeto completo de Educação Ambiental na Educação Infantil:

 Objeto: portfólio completo com todo o projeto realizado durante o ano na escola.

 Critérios de Julgamento: criatividade, produções de conhecimentos atrelados ao currículo, atividades desenvolvidas do Calendário ambiental, mobilização da comunidade escolar e as ações estabelecidas no Regulamento do Selo Escola Ecológica (anexo).

 Autoria: Unidades Escolares de Educação Infantil crianças de 0 à 5 anos.  Prêmio: para a escola.

4º - Projeto completo de Educação Ambiental no Ensino Fundamental:

 Objeto: portfólio completo com todo o projeto realizado durante o ano na escola.

 Critérios de Julgamento: criatividade, produções de conhecimentos atrelados ao currículo, atividades desenvolvidas do Calendário Ambiental, mobilização da comunidade escolar e as ações estabelecida no Regulamento do Selo Escola Ecológica (anexo).

 Autoria: Unidades Escolares de Ensino Fundamental.  Prêmio: para a escola.

5º - Artigo de Reflexão Pedagógica com o tema: “Aedes Aegypti? Quais são os prejuízos ambientais e na saúde dos seres vivos, causados por este mosquito”?

 Objeto: Artigo digitado, de 30 a 40 linhas, em envelope identificado.

 Critérios de julgamento: coerência de texto, argumentos da mensagem e nível de reflexão pedagógica.

 Autoria: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Prêmio: para os professores.

6º - Representação: performance artística com duração de 3 a 5 minutos, podendo ser: dança, dramatização, jogral ou música com o tema “O EPS-Isopor® é Amigo da Natureza”, 01 uma inscrição por Escola.

 Objeto: descritivo completo da apresentação, com número de participantes, modalidade especificada e duração exata da apresentação dentro de envelope identificado.

 Critérios de julgamento: criatividade, cenografia, mensagem e beleza artística adequada ao tema.

 Autoria: Alunos do 5º Ano.  Prêmio: para a escola;

(3)

Selo Escola Ecológica (anexo orientações):

 Objeto: portfólio completo com as ações ambientais realizadas durante o ano na escola, as escolas inscritas nas categorias 3º e 4º deverão utilizar o mesmo portfólio.

 Critérios de Julgamento: As ações realizadas serão analisadas pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Arujá e COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arujá. Todas as ações serão pontuadas se forem plenamente comprovadas pela documentação enviada no ato da inscrição. A pontuação mínima para a escola receber o SELO ESCOLA ECOLOGICA é 150 pontos.

 Autoria: Unidades Escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Certificado: para a escola.

Capítulo 4: Da Seleção dos Trabalhos

1º- Cada unidade escolar deverá selecionar os melhores trabalhos, segundo critérios estabelecidos pela própria equipe escolar, que se enquadrem dentro do tema e objeto proposto para cada categoria. 2º- Os materiais necessários à confecção dos objetos são de responsabilidade das unidades escolares participantes.

Capítulo 5: Do Julgamento

1º- A comissão julgadora será composta por convidados da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e COMDEMA, em número ímpar de participantes.

2º- O júri utilizará o critério de contagem de pontos conforme estipulado nos critérios de julgamento de cada objeto, pontuando de 0 a 5 em cada critério.

3º- A comissão julgadora decidirá sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recursos sobre suas decisões, sob qualquer pretexto.

Capítulo 6: Da Premiação

1º- Os autores ganhadores de 1º, 2º e 3º lugares receberão certificados de mérito, publicamente. 2º- Somente as escolas ganhadoras de 1º Lugar receberão prêmios.

3º- Os Prêmios serão entregues nas unidades escolares, posteriormente ao evento. 4º- Os anúncios e homenagens serão todos realizados no evento de premiação.

5º- Os Prêmios oferecidos serão: aparelhos eletrônicos, Kits artísticos, Kits de livros, entre outros. Capítulo 7: Das Disposições Gerais

1º- A Organização considera que os participantes, por meio do preenchimento e entrega dos objetos, estão cientes e, desde já, concordam com as regras aqui descritas.

2º- Os objetos participantes deste concurso estarão em exposição no dia do evento de premiação. 3º- As unidades escolares deverão expor seus materiais e produções dos alunos no local de evento da premiação.

4º- Os objetos deste concurso serão avaliados considerando as especificidades da faixa etária e segmento educacional.

5º - Todos os inscritos autorizam a divulgação de suas ideias, projetos e imagens em publicações escritas e online, para fins pedagógicos e educacionais.

(4)

ANEXO

SELO ESCOLA ECOLÓGICA

O SELO ESCOLA ECOLÓGICA é um projeto de publicidade e identificação ambiental escolar, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Arujá, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arujá – COMDEMA.

O SELO ESCOLA ECOLÓGICA é uma Certificação Verde que fomenta transformações nos educadores, alunos e espaços escolares relacionados à Educação Ambiental e Aplicação de Práticas Sustentáveis, incentivando ações socioambientais nas escolas do município de Arujá.

1- Dos Objetivos

Identificação, valorização e reconhecimento para as equipes escolares que desenvolvem ações e projetos voltados para a formação ambiental de alunos e comunidades escolares.

2- Inscrições e participação

Os documentos poderão ser digitalizados em cd room ou impressos.

As ações e projetos inscritos deverão ter acontecido no ano de 2016, mesmo que em continuidade aos anos anteriores, assim como as fotos anexadas.

3- Das ações ambientais

Cada ação ambiental possui uma pontuação, que será somada para definição da pontuação da escola. A pontuação mínima para a escola receber o SELO ESCOLA ECOLOGICA é 150 pontos.

O SELO ESCOLA ECOLÓGICA qualifica a escola como agente ativo e formador de Educação Ambiental no município, devendo estar presente nos documentos oficiais, informativos e publicidade da escola que for contemplada.

O SELO ESCOLA ECOLÓGICA tem a validade anual, devendo haver continuidade de ações para sua permanência efetiva na imagem da escola.

4- Das Ações Ambientais Sugeridas, Pontuação e Documentação Comprobatória. ESPAÇOS

 Horta Escolar horizontal ou vertical permanente – 5 Pontos (fotos e descritivo)  Minhocário – 5 pontos (fotos e descritivo)

 Composteira - 5 pontos (fotos e descritivo)  Jardim e arborização – 5 pontos (fotos e descritivo)  Acessibilidade para cadeirantes- 10 pontos (fotos)

 Redução de consumo de água- 10 pontos (cópias de contas da SABESP)

 Redução de consumo de energia elétrica – 10 pontos (cópias de contas da ELEKTRO)  Aproveitamento de água da chuva – 5 pontos (fotos e descritivo)

 Construção de espaços com materiais recicláveis (bancos, jardins, cantos usados pelos alunos, feitos de pneus, pets, latas, caixas etc) – 5 pontos por espaço (fotos e descritivo).

 Adoção de espaço verde no entorno escolar- 5 pontos (fotos e descritivo). ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

 Produção de material informativo pelos alunos (panfletos, folders, jornais, blogs, wikis etc) – 5 pontos para cada veículo de comunicação (informativo, cópias dos materiais)

(5)

 Excursão e passeios ecológicos monitorados – 5 pontos por atividade realizada (fotos e descritivo)  Feira de ciências naturais – 5 pontos (fotos e descritivo)

 Atividades extra classe de investigação e exploração de ambientes verdes - 5 pontos por atividade realizada(fotos e descritivo)

 Oficinas de construção de brinquedos com recicláveis – 5 pontos por oficina (fotos e descritivo)  Palestras ambientais para alunos – 5 pontos por tema palestrado (fotos e descritivo)

 Painel mural ecológico permanente – 5 pontos (fotos e descritivo)  Projeto Pedagógico Ambiental Completo – 20 pontos (portfólio completo)  Ação inovadora – 5 pontos (fotos e descritivo)

 Projeto de alimentação saudável – 5 pontos LIXO

 Reutilização de materiais reciclados na decoração da escola e em festas – 5 pontos por festa ou reutilização permanente em decoração(fotos e descritivo)

 Separação do lixo para coleta seletiva em toda a escola– 10 pontos (fotos e descritivo)  Separação do lixo eletrônico – 10 pontos (fotos e descritivo)

 Posto de coleta de óleo comestível para a comunidade– 10 pontos (fotos e descritivo)  Posto de coleta de pilhas e baterias para a comunidade– 10 pontos (fotos e descritivo)

 Posto de coleta de recicláveis (papelão, alumínio, vidros, isopor etc) para a comunidade – 10 pontos (fotos e descritivo)

 Reaproveitamento de alimentos – 5 pontos (fotos e descritivo)  Projeto ou ações de reciclagem de papel – 5 pontos (fotos e descritivo) AÇÕES AMBIENTAIS

 Participação na Caminhada Ecológica no dia Mundial e Municipal do Meio Ambiente – 10 pontos  Campanha de conscientização ou projeto sobre os direitos dos animais – 10 pontos (material da

campanha ou portfólio do projeto, fotos e descritivo)

 Mobilização da comunidade no dia da Água – 5 pontos (fotos e descritivo)  Mobilização da Comunidade no dia do Planeta Terra -5 pontos (fotos e descritivo)  Mobilização da comunidade no dia de Combate à Poluição - 5 pontos (fotos e descritivo)  Mobilização da comunidade no dia da Árvore - 5 pontos (fotos e descritivo)

 Mobilização da comunidade no dia da Defesa dos Animais - 5 pontos (fotos e descritivo)  Mobilização da comunidade no dia do Urbanismo - 5 pontos (fotos e descritivo)

 Adoção de animais do canil municipal por alunos e funcionários - 5 ponto por animal adotado (foto do dono com o animal e declaração de adoção com data)

 Parceria com ONG ou Instituto Ambiental – 5 pontos (declaração de parceria)

 Intervenção permanente em espaço verde do entorno escolar – 5 pontos (fotos e descritivo)  Inserção do Projeto Ambiental da escola nas redes sociais virtuais (Facebook, twiter) – 5 pontos (id

da escola)

 Conferência de Meio Ambiente Escolar – 10 pontos (fotos e descritivo)

 Palestras ambientais para os pais – 5 pontos por tema palestrado (fotos e descritivo)  Palestras ambientais para os funcionários – 5 pontos por tema palestrado (fotos e descritivo)  Plantio de mudas na comunidade – 5 pontos por ação/projeto (fotos e descritivo)

 Feira de trocas de livros e bazar sustentável – 5 pontos (fotos e descritivo)

 Campanha de solidariedade/arrecadação – 5 pontos por campanha (tipo de campanha, quantidade arrecadada, local da doação, foto)

 Projeto anti-bullying – 10 pontos (projeto fotos de ações, gráficos de pesquisa de clima)

 Criação de equipe de Agenda 21 da escola – 15 pontos (foto da equipe em reunião e atas de encontros)

(6)

 Atividades de Conscientização e/ou visita à Cabeceira do Córrego Baquirivu, “Programa Córrego Limpo”. – 10 pontos (foto, relatório de visita)

5- Do julgamento

A escola deverá revisar se todas as informações necessárias para a comprovação da ação foram enviadas nos documentos.

A responsabilidade em comprovar, com documentos, as ações cumpridas pela equipe escolar é inteiramente da escola.

6- Das Disposições Gerais

As escolas inscritas autorizam, pela inscrição, a reprodução e divulgação de seus nomes, ações e projetos em qualquer meio de comunicação e produções editoriais, sem restrições.

(7)

Anexo

Gato Xeu

Chegou ao canil em fevereiro de 2016 apresentando ferimentos abertos, um

munícipe o encontrou embaixo de seu carro e o trouxe com ferimentos na face por

briga de rua com outros machos.

Cadelas - Lila (morena) e Lola (loira)

Chegaram ao canil há 1 (um) ano, foram abandonadas com 4 (quatro) meses,

estavam com pulga, carrapato e verme. As duas estão para adoção, a Lila é

dependente da irmã Lola, o ideal é que as duas sejam adotadas pela mesma

pessoa.

Referências

Documentos relacionados

O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas – CEAP e seus parceiros (Prefeitura Municipal de Parauapebas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio

Assim, pelo cálculo das médias, evidenciou-se que: os acadêmicos consomem churrasco desde a sua infância, sendo uma tradição de família; são influenciados pelos amigos

Nº SERIE CONCORRENTE ANIMAL ENTIDADE PONTOS CL.. PONTOS MEDIA

A inibição do crescimento promovida pelas concentra- ções de 500 e 1000 U/mL de benzilpenicilina, e nas con- centrações de 1000 e 500 µg/mL de estreptomicina e flu- citosina indica

Na relação entre a duração do aleitamento e a informação recebida durante a gravidez, observámos surpreendentemente que das mães que tiveram acesso a ela só 30% amamentaram 4

PARÁGRAFO SEGUNDO - O Município compromete-se a adotar todas as providências administrativas necessárias para evitar pedidos de desistência de protestos, em decorrência de

No dia 20 de Julho de 2010, ocorreu na Câmara Municipal, à entrega dos certificados de conclusão de cursos para os primeiros 72 munícipes qualificados pelo SENAI da

Os candidatos que fizerem o agendamento do pagamento do boleto terão a efetivação de sua inscrição vinculada ao pagamento definitivo do boleto, que ocorrerá na data agendada