• Nenhum resultado encontrado

A SECERTÁRIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/ RN, no uso de suas atribuições,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A SECERTÁRIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/ RN, no uso de suas atribuições,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001/2013

Dispõe sobre procedimentos para recebimento, devolução e atualização monetária dos valores exigidos como garantia na participação de licitações e nas contratações de obras, serviços e compras pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, e dá outras providências.

A SECERTÁRIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/ RN, no uso de suas atribuições,

RESOLVE:

1. Estabelecer procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal na forma dos Anexos desta Instrução, objetivando o recebimento dos valores exigidos como garantia na participação de licitações e nas contratações de obras, serviços e compras, a devolução ao licitante ou contratado.

2. Para efeitos desta Instrução Normativa, as modalidades de garantia são definidas como: 2.1. Caução: consiste na entrega de valores como garantia do cumprimento da obrigação assumida pelo licitante ou contratado.

2.2. Seguro: é a garantia de indenização, até o valor fixado na apólice, dos prejuízos decorrentes do inadimplemento do tomador responsável por obrigações decorrentes da participação em licitações ou assumidas em contrato.

2.3. Fiança bancária: é a obrigação assumida por instituição financeira, como fiador, se responsabilizando, total ou parcialmente, pelo cumprimento da obrigação da participação em licitações ou do contratado.

3. O recebimento das garantias dar-se-á: 3.1. Para Cauções:

3.1.1. Durante o processo licitatório e/ou na assinatura do contrato mediante recolhimento em dinheiro na Conta Poupança nº 47.925-X, Agência 0128-7, Banco do Brasil, com a apresentação do respectivo comprovante de depósito na Secretaria Municipal de Finanças e

(2)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN

Tributação do Município de Caicó/ RN visando à obtenção de DAM – Documento de Arrecadação Municipal, vinculado a licitação correspondente.

3.1.2. No curso da execução do contrato, através de retenção em fatura.

3.2. Para Seguro Garantia e Fiança Bancária, conforme estabelecido no Anexo IV desta Instrução Normativa.

4. A solicitação ou o requerimento da devolução da caução pelo contratado, licitante, inabilitado ou desclassificado, será dirigido ao órgão ou entidade licitante ou contratante procedendo-se da seguinte forma:

I - quando do recolhimento através de Guia de Depósito Bancário ou outro documento que venha a substituí-la, ou da retenção em fatura, o órgão caucionário efetuará a restituição do valor caucionado;

II - Os órgãos e entidades deverão instruir a solicitação ou o requerimento referido no enunciado deste item com cópia da publicação do edital da licitação realizada, parecer conclusivo favorável à liberação da garantia e documento bancário original que ateste o recebimento da caução ou, se for o caso, com o comprovante da retenção efetuada, onde o valor retido deverá vir subtraído do total da fatura paga, de forma discriminada.

6. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação, produzindo efeitos a partir na data de sua publicação na imprensa oficial, revogadas as disposições em contrário.

Caicó/ RN, em 12 de dezembro de 2013.

______________________________ Marleide Carvalho de Macedo

(3)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN

---ANEXO I--- RESTITUIÇÃO DO VALOR PRINCIPAL DA CAUÇÃO

PASSO - EXECUTOR E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1º - Recebe o requerimento do interessado e formaliza o processo de restituição, informando o valor a ser restituído, anexando as seguintes informações:

a) para licitantes: cópia do Edital, Resultado de Julgamento das Habilitações e/ou Resultado de Julgamento das Propostas e parecer conclusivo de autoridade competente favorável à liberação da garantia;

b) para contratados: cópia do contrato, Termo Definitivo do Contrato e parecer conclusivo de autoridade competente favorável à liberação da garantia.

2º - Confirma a entrada do recurso na conta bancária.

3º - Efetua o pagamento Extra-Orçamentário, na opção Depósitos.

a) informa, como credor, o CNPJ ou CPF do beneficiário constante do processo de pagamento;

b) seleciona a débito a conta 211491003 – Cauções. 4º - Procede à autorização do pagamento.

(4)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN

---ANEXO II--- PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO, GUARDA E DEVOLUÇÃO DE VALORES ENTREGUES COMO GARANTIA EM SEGURO GARANTIA E FIANÇA BANCÁRIA

FASE I - RECEBIMENTO DE SEGURO GARANTIA E FIANÇA BANCÁRIA PASSO - EXECUTOR E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

UNIDADE LICITANTE OU CONTRATANTE

1º - Durante o processo licitatório ou na assinatura do contrato informa ao licitante ou contratado para proceder à entrega da garantia.

FASE II - GUARDA E REGISTRO CONTÁBIL DO SEGURO GARANTIA E DA FIANÇA BANCÁRIA

PASSO - EXECUTOR E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

1º - Na fase de participação da Licitação, como documentação exigida na Habilitação, recebe o documento de garantia, emite Certidão de Guarda, conforme modelo do Anexo III, e encaminha-o à SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO – SEMFT.

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - SEMFT

2º - Na fase de participação da Licitação, recebe a Certidão de Guarda da CPL e cópia da garantia, contabiliza-a através do evento 237 – Registro de Compensações, pelo valor garantido no documento.

3º - Como garantia de execução do contrato, recebe o documento de garantia, emite Certidão de Guarda, conforme modelo do Anexo IV, e contabiliza a garantia, através do evento 237 – Registro de Compensações, pelo valor garantido no documento.

FASE III - DEVOLUÇÃO DO SEGURO GARANTIA E DA FIANÇA BANCÁRIA PASSO - EXECUTOR E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

UNIDADE LICITANTE OU CONTRATANTE

1º - Recebe o requerimento do interessado, formaliza o processo de devolução, anexando cópia do contrato, Termo Definitivo do Contrato e parecer conclusivo de autoridade competente favorável à liberação da garantia.

2º - Encaminha o processo à SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO – SEMFT.

(5)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - SEMFT 3º - Recebe o processo, verifica se a solicitação é procedente.

4º - Entrega o documento ao interessado.

5º - Contabiliza a devolução da garantia, através do evento 238 – Baixa de Compensações.

---ANEXO III--- MODELO DE CERTIDÃO DE GUARDA

MUNICÍPIO DE CAICÓ/ RN

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

C E R T I D Ã O Nº ____

Certificamos que recebemos da empresa _______________________________, estabelecida à ______________________________________________________, a Carta de Fiança/Seguro Garantia nº ___________________________, emitida por ___________________________________, com vencimento em __/__/____, no valor de _____________________________________________, decorrente da participação no Processo Licitatório nº _____/ _____, Modalidade _________ nº ___/____.

Caicó/ RN, ___/___/_____.

____________________________________ Presidente da CPL

(6)

MUNICÍPIO DE CAICÓ PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS

CNPJ 08.096.570/0001-39

Av. Cel. Martiniano,993 – Centro Administrativo - Centro – Caicó/RN

---ANEXO IV--- MODELO DE CERTIDÃO DE GUARDA

MUNICÍPIO DE CAICÓ/ RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - SEMFT C E R T I D Ã O Nº ____

Certificamos que recebemos da empresa _______________________________, estabelecida à ______________________________________________________, a Carta de Fiança/Seguro Garantia nº ___________________________, emitida por ___________________________________, com vencimento em __/__/____, no valor de _____________________________________________, decorrente do(s) contrato(s) nº ________________________________________.

Caicó/ RN, ___/___/_____.

____________________________________ Secretaria Municipal de Finanças e Tributação

Adequações à INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA DICOP/DEPAT N° 01/2000 Publicada no DOE de 03 de fevereiro de 2000

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Consequentemente, baseando-se nas posições dos ranks resultantes das combinações das diferenças de acurácia com os testes estatísticos aplicados nos gráficos ilustrados, quando