• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa desenvolvida no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto é publicada em periódico e apresentada em evento em Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pesquisa desenvolvida no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto é publicada em periódico e apresentada em evento em Portugal"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 63/Dezembro de 2014

Pesquisa desenvolvida no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto é publicada em periódico e apresentada em evento em Portugal

A professora do IF Farroupilha, Maria Aparecida Lucca Paranhos, teve uma pesquisa publicada em um periódico português. O trabalho, “Currículo Integrado e a formação histórico-cultural dos alunos”, foi desenvolvido pela professora Maria Aparecida ao longo de 2012 e 2013, em parceria com as pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação da Unijuí Maristela Moraes e Claudia Ilgenfritz Toso.

O objetivo da pesquisa foi analisar uma proposta de Currículo Integrado em um contexto de ensino e aprendizagem com vistas à ampliação da formação histórico-cultural dos alunos. Compuseram o corpus da pesquisa alunos dos 3º e 4º anos do curso Técnico e

Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto.

Segundo a professora Maria Aparecida, por meio da pesquisa, evidenciou-se que o currículo assume papel crítico, não reprodutivo ao legitimar discursos e conhecimentos que possibilitem a compreensão da realidade. “Entende-se que a escola e o currículo podem ser instrumentos de controle social e a composição deste currículo com elementos da cultura próxima ao aluno, mediados pela literatura e teatro é uma ação que favorece o processo de humanização, socialização e formação de sujeitos autônomos. Por outro lado, os conhecimentos de diferentes componentes curriculares dão suporte para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes olhares”.

A pesquisa foi apresentada em Braga, Portugal, no mês de setembro, durante o XI Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro/& I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares na Universidade do Minho.

Sob a temática, “Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais”, o evento congregou docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares, tornando-se um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e socialização de experiências acerca da temática “Currículo”, por meio do intercâmbio entre profissionais de Educação de diferentes países, com destaque para os da comunidade de língua portuguesa.

(2)

Alunos visitam as Ruínas de São Miguel

No dia 28 de novembro, a turma do 1º ano do Curso Técnico Alimentos do IF Farroupilha – Campus Santo Augusto realizou uma viagem de estudos para a cidade de São Miguel das Missões. A viagem teve por finalidade conhecer as Ruínas de São Miguel Arcanjo como parte complementar da atividade de leitura da obra "O Uraguai" de Basílio da Gama, a qual tem por cenário a região dos Sete Povos das Missões, tratando questões significativas a respeito da Guerra Guaranítica.

O projeto de leitura, estudo e apresentação da obra foi interdisciplinar, através das disciplinas de Artes, História e Língua Portuguesa e Literatura, coordenado pela Professora Marcia Aguiar (Português e Literatura), com a colaboração dos professores Daniel Schmitt (História) e Teoura Benetti (Artes).

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. A construção edificada no século XVIII, entre 1735 e 1745, é considerado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983.

Na oportunidade, os alunos puderam observar o sítio arqueológico e ampliar sua formação geral. Além disso, juntamente com os professores, puderam, durante a viagem e o passeio, compartilhar vivências diferenciadas, de forma integrada e prazerosa, sendo esta uma excelente oportunidade para se aliar teoria e prática.

(3)

Arte e diversão marcam a 6ª Noite Cultural

Quem compareceu à 6ª Noite Cultural do IF Farroupilha, Câmpus Santo Augusto, na noite de 02 de dezembro, foi presentado com deliciosas interpretações, danças, brincadeiras, brindes e muita diversão.

O evento, intitulado "Arte no Câmpus", e criado justamente com o objetivo de fechar com chave de ouro o ano letivo, reuniu alunos, servidores, familiares e convidados, que vibraram com as atrações.

O Grupo Tchêatral, do Câmpus Santo Augusto, coordenado pela Professora Silvia Perobelli, trouxe quatro esquetes para a noitada especial: "O Poste", que fez todos rirem no final; "Romeu e Julieta", numa versão bem original; "O Direito de Nascer", que apesar do tom mais

emocional, fez o público rir; e "Caixinha", que trouxe uma encenação fantástica da Profª Simone Roppa. Além dela, participaram das apresentações, os alunos Lúcia, Milena, Willian, Keyla, Affonso e Ana.

Pra quem gosta de dança, o grupo formado pelos alunos do Curso Técnico em Alimentos, Willian, Alessandra, Ana Rúbia, Djeini e Luiza, não deixou a desejar, dançando seguidamente cinco músicas pops internacionais. Abrilhantados e embalados pelo som da Transasom, de Paulinho Moura, todos foram muito aplaudidos. Além

disso, muitos outros grupos se formaram no improviso da interação, e divertiram a todos. E Keyla, que também é integrante do Grupo Tchêatral, mostrou que tem alma de odalisca, serpenteando numa bela fantasia azul e prata: arrancou aplausos e suspiros!

Na sequência, os músicos Claudineia e Gerson fizeram duas belas apresentações de músicas clássicas.

E até a organizadora e apresentadora do evento, a Produtora Cultural Stela Paris entrou no clima, e apresentou o clipe de sua mais recente gravação, a música "E aee, me add", que contou com a participação do cantor santoaugustense Luciano Ilgenfritz e da amiga Rafa Moura, que inclusive já cantou em noites culturais anteriores; vários outros amigos, alunos e integrantes do Grupo Tchêatral. (Para quem quiser conferir, o link do vídeo no Youtube é:

(4)

https://www.youtube.com/watch?v=mHOsa6SZ7Ss). Muitas brincadeiras valendo brindes pontearam e alegraram a noitada o tempo todo.

A WebTV IFfarroupilha filmou todo o evento, que ficará à disposição do público, em geral, no link: webtv.iffarroupilha.edu.br; um trabalho dos servidores Adriano de Carvalho Lima e Fabrício Pereira Colvero, e do estagiário Ernesto Imhof, a quem a comissão organizadora da Noite Cultural agradece, assim como a todos que colaboraram antes, durante e depois do evento; aos participantes, aos voluntários, ao público presente e à própria direção do Câmpus, pela força de sempre. Foi novamente um grande evento!

Texto: Stela Paris

Confraternização dos estudantes que desenvolveram atividades extracurriculares

Na tarde de 03 de dezembro, ocorreu no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto uma confraternização com os estudantes que desenvolveram atividades extracurriculares no ano de 2014.

Na oportunidade a Equipe de Assistência Estudantil agradeceu o empenho dos estudantes no desenvolvimento das atividades e realizou a entrega de certificado, além de uma singela lembrança em nome dos orientadores, com os quais os estudantes atuaram.

Coordenação de Ações Inclusivas do IF Farroupilha grava vídeo sobre acessibilidade e deficiência no Câmpus Santo Augusto

Entre os dias 2,3 e 4 de dezembro, a Coordenação de Ações Inclusivas do IF Farroupilha, em parceria com a equipe da WebTV, através dos técnicos em audiovisual, Fabrício Pereira Colvero e Adriano Lima, esteve no Câmpus Santo Augusto para a gravação de uma série de vídeos sobre deficiências (visual, física, motora, intelectual e auditiva).

A ideia da produção, cujo resultado deverá ser lançado no começo do ano que vem, é chamar a atenção da comunidade acadêmica para o debate sobre diversidade e inclusão, além de sensibilizar as pessoas acerca de questões como acessibilidade nos câmpus e demais espaços públicos. As gravações contaram com o apoio e a participação de alunos e servidores da instituição.

(5)

O planejamento das gravações também contou com o apoio da Assessoria de Comunicação do IF Farroupilha.

Nova Diretória do Grêmio Estudantil Honestino Guimarães toma posse

Na manhã de 04 de dezembro, no auditório do IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto ocorreu a posse da Nova Diretoria do Grêmio Estudantil Honestino Guimarães.

Na oportunidade, ocorreu prestação de contas da diretoria que atuou em 2014 e a posse da diretoria que em 2015 estará a frente do Grêmio.

Alunos e Servidores do Câmpus Santo Augusto lançam livro durante o Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire

Nos dia 05 de dezembro, alunos e servidores do IF Farroupilha – Câmpus Santo Augusto, realizaram no IFRS Câmpus Bento Gonçalves, durante o VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma pedagogia dos Direitos Humanos, o lançamento oficial do Livro “Dimensão(ões) da prática docente nas licenciaturas: Constituição identitária e leituras de Paulo Freire”.

A obra, que tem como organizadores Márcia Adriana Rosmann, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti e Luisa Cadorim Facenda, é composta por quinze capítulos, de autoria de professores e alunos do IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, bem como professores de instituições parceiras, que se desafiaram a discutir temas relevantes da educação contemporânea brasileira, sobretudo no tocante à formação identitária docente, tendo como objetivos apresentar ao leitor reflexões críticas, iluminadas pelas ideias de Paulo Freire, que culminam em caminhos possíveis para uma educação

(6)

humanizadora, repleta de sentidos, significados e reencantos. O livro foi impresso pela editora Méritos. Mais informações podem ser obtidas no Link: http://www.meritos.com.br/livros/139.php

Os autores do livro são: Adão Caron Cambraia, Lenir Basso Zanon, Adriana Toso Kemp, Cleitom José Richter, Eduardo Dalcin, Eldon Henrique Mühl, Elisa Mainardi, Evandro de Godoi, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, Luciane Spanhol Bordignon, Luisa Cadorim Facenda, Márcia Adriana Rosmann, Márcia Fink, Marcia Juliana Dias de Aguiar, Marileia Gollo de Moraes, Maria Simone

Vione Schwengber, Rudião Rafael Wisniewski e Silvana Matos Uhmann.

Além do lançamento do livro, os servidores também apresentaram alguns trabalhos durante o evento em forma de Comunicação Oral e em Círculos de Cultura. Os Trabalhos apresentados foram: Docência nas Licenciaturas e Direitos Humanos: A constituição da vocação para o ser mais (Márcia Adriana Rosmann; Leonardo Matheus Pagani Benvenutti; Evandro de Godoi); As novas tecnologias e a interdisciplinaridade à luz do pensamento Freireano: Um trabalho interacional (Natália da Rocha da Rosa; Leonardo Matheus Pagani Benvenutti; Sandro Josoé Schmädecke).

Jantar de Aniversário de 7 anos do Câmpus Santo Augusto

O Instituto Federal Farroupilha-Câmpus Santo Augusto, para comemorar 7 anos de atividades, realizou no sábado, 06 de dezembro, um jantar por adesão no Clube 7 de Setembro de Santo Augusto, com animação da Banda Sol Maior de Tucunduva.

O evento teve início às 21h, com a saudação da Diretora Geral do Câmpus Santo Augusto, Verlaine Denise Brasil Gerlach. Na sequência, foi servido um delicioso jantar, produzido por Tuti Eventos. A decoração foi feita pela empresa Bell Arte de Boa Vista do Buricá.

Como lembrança dos 7 anos do Câmpus Santo Augusto, os participantes puderam levar uma taça confeccionada com o patrocínio das seguintes empresas: Agafarma, Agência Four, Agrofel, Blattcom, Brisas Turismo, Caixa Econômica Federal, Comercial Pasqualotti, Cotrijuí, Eletroclima Instalação e Assistência Técnica, Ervateira Tomeleto, Fred West Prestadora de Serviços Ltda, Frizzo Engenharia e Sistemas, Gráfica Expressa, Imacol, Inovva, Marmoraria São João, Padaria e

(7)

Confeitaria Central, Posto 2002, Rações Puro Trato, RCA, Sicredi, Tuti Eventos. O Jantar contou ainda com o apoio da Rádio Querência, da Rádio Ciranda e do Jornal O Celeiro.

IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto participa da 6ª edição da Cidadania na Praça

O IF Farroupilha – Câmpus Santo Augusto, através da Coordenação de Assistência Estudantil, participou na tarde de 07 de dezembro, na Praça Pompílio Silva, da 6ª edição do “Cidadania na Praça - Viva os seus Direitos”.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Augusto através da Secretaria de Habitação e Assistência Social - SEHAS, contou com a participação de profissionais, empresas, entidades, órgãos e os Poderes Constituídos do Município, os quais ofereceram diversas atividades, atendimento ao público e prestação de serviços sociais.

O Câmpus Santo Augusto esteve representado no evento com dois gazebos, um com contação de histórias a cargo da Bibliotecária Daniela d’Acampora, e no outro um televisor para o tour virtual, onde a população pode conhecer o câmpus. Também foram colocados banners dos cursos ofertados e foram entregues folders, livros e cata-ventos para as crianças e foi disponibilizado um espaço para a prática de slackline. A instituição também esteve representada através das apresentações da Invernada Artística Integração e do Grupo Tchêatral.

Servidora do Câmpus Santo Augusto participa como jurada em Olimpíada Municipal A Produtora Cultural do Câmpus Santo Augusto, Stela Paris, foi convidada a participar como jurada da II Olimpíada do Esporte, Arte e Saber, promovida pela Prefeitura Municipal de Santo Augusto.

A Olimpíada, reunindo alunos do 6º ao 9º ano das Escolas da Rede Municipal de Santo Augusto, coordenados pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), visa contribuir com as atividades que envolvem saberes, artes e práticas esportivas estudantis do Município, descobrindo, incentivando, aprimorando talentos, e oportunizando o desenvolvimento pleno do educando.

A segunda edição do evento teve início no dia 07 de outubro, e por quase dois meses, aconteceram as provas das três modalidades. Stela, que já havia sido jurada na I Olimpíada, em

(8)

2013, ajudou a decidir os vencedores no quesito Artes. Os alunos foram julgados através da Releitura de uma obra de arte, um Painel e um Mosaico, nos quais podiam usar diversos tipos de materiais. Nos mosaicos, por exemplo, havia a opção de sementes variadas, que foi bem explorada por eles. A servidora considera a Olimpíada “uma iniciativa louvável, que contribui significativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e imbuídos, em todas as áreas. No caso das Artes, especificamente, as provas despertam nos alunos, além da criatividade, a sensibilidade e o espírito crítico.” Por isso, diz ela, “julgar os trabalhos realizados por eles é, ao mesmo tempo, uma tarefa deliciosa e uma grande responsabilidade.”

Os vencedores foram conhecidos no dia 12 de dezembro, durante cerimônia de encerramento, na Praça Pompílio Silva. Na ocasião, foram entregues os troféus e medalhas aos vencedores de cada modalidade.

Além da premiação individual, houve a entrega de troféus por escola, e a classificação foi a seguinte: 4º lugar - EMEF Sol Nascente com 516 pontos; 3º lugar - EMEF São João com 560 pontos; 2º lugar -EMEF

Antônio Liberato, com 598 pontos; e 1º lugar - Escolas do Campo, representadas pela EMEF Rui Barbosa de São Valentim e EMEF Antônio João de Pedro Paiva, que juntas somaram 634 pontos. Texto: Stela Paris

Formatura da 3ª Turma de Tecnologia em Alimentos

O Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto realizou na noite de 12 de dezembro, a solenidade de formatura da 3ª Turma do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, às 19h, no Clube 7 de Setembro de Santo Augusto.

Estiveram presentes na solenidade, além dos 14 formandos, a Reitora Carla Comerlato Jardim, a Diretora Geral do Câmpus Santo Augusto, Verlaine Denize Brasil Gerlach; a Diretora de Ensino do Câmpus Santo Augusto, Clarinês Hames; a Coordenadora do Curso, Gislaine Hermans e representante da Paraninfa, Melissa dos Santos Oliveira; o Patrono, Aelson Aloir Santana Brum; o Conselheiro do CRQ, Ricardo Noll, as professoras

homenageadas, Leidi Daiana Preichardt, Cíntia Guarienti e Vivian Burin, bem como, servidores, familiares e amigos.

(9)

IF Farroupilha – Câmpus Santo Augusto recebe doação de 7,7 hectares do município

Na tarde de 16 de dezembro, foi realizada no Tabelionato de Notas de Santo Augusto a escritura de doação de 7,7 hectares (77.867,00m²) de área para o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santo Augusto.

Estiveram presentes na assinatura da doação, a Reitora do IF Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, o prefeito municipal de Santo Augusto, José Luiz Andrighetto, a Diretora Geral do Câmpus Santo Augusto, Verlaine Denize Brasil Gerlach e representando o proprietário da terra, Orildo Luis Batistel, seu procurador, Marcos Andrighetto.

A área, localizada ao lado do Câmpus Santo Augusto, foi desapropriada através da Lei Municipal Nº 2.480, de 20 de janeiro de 2014, aprovada pela Câmara de Vereadores a qual autorizou o Poder Executivo a realizar acordo judicial com o proprietário Orildo Luis Batistel, o qual recebeu o valor de R$ 380.000,00.

Em 22 de outubro de 2014, através da Lei Municipal Nº 2.585, o Poder Executivo de Santo Augusto ficou autorizado a efetuar a doação da referida área ao Instituto Federal Farroupilha — Câmpus Santo Augusto, cujo imóvel será destinado à ampliação da Instituição e poderá voltar ao patrimônio do Município se, em qualquer tempo, cessar sua utilização.

Com esse ato de doação foi reiterada a parceria entre a Administração Municipal e o IF Farroupilha, pois no final do ano passado já havia sido doado o terreno e as benfeitorias da área onde existia a Borbulheira, contendo aproximadamente 6.000m². Segundo o Prefeito José Luiz, “sempre que possível estaremos em busca de melhorias a esta instituição de ensino, pois traz benefícios a uma grande quantidade de estudantes de nossa cidade e região beneficiando a todos”.

Para a Diretora Verlaine, a doação dessa área significa uma grande conquista para o Câmpus Santo Augusto. “Foram quase quatro anos de espera, e agora finalmente poderemos continuar com o crescimento da Instituição através da ampliação das instalações. Nossa área até o final do ano passado era de apenas 12,5 hectares, espaço este, que já está praticamente todo ocupado com construções. Não tínhamos mais para onde crescer, e com esses 7,7 hectares, poderemos construir um novo prédio administrativo e a moradia estudantil”.

(10)

IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto realiza certificações do PRONATEC

O IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, realizou nos dias 17 e 18 de dezembro certificações do Programa de Nacional Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC em Três Passos, Humaitá e Tenente Portela.

No dia 17 de dezembro foi realizada no CRAS de Três Passos, às 19h, a certificação do Curso de Operador de Caixa do Programa Mulheres Mil, oferecido pela instituição através do PRONATEC. Estiveram presentes na solenidade, o Coordenador Adjunto do PRONATEC

no Câmpus Santo Augusto, Osmar Lottermann e a Secretária de Assistência Social de Três Passos, Fabiane Terezinha Amaral.

No dia 18, foi realizada no Auditório Municipal de Humaitá, às 19h, a certificação do Curso de Agricultor Familiar. A solenidade contou com presença do Prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri; do Coordenador de Extensão do Câmpus Santo Augusto, Ricardo Correa; da Secretária de Educação de Humaitá, Marli Inês Sandri; da Presidente do

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eni Back e da Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Cristina, Marli Stefler.

Ainda no dia 18, foi realizada no Centro de Formação do SINTRAF de Tenente Portela, às 20h, a certificação dos cursos de Bovinocultor de Leite e Produtor de Frutas e Hortaliças e Plantas Aromáticas, processadas por secagem e desidratação. Estiveram presentes na solenidade, o Coordenador Adjunto do

PRONATEC no Câmpus Santo Augusto, Osmar Lottermann e a Presidente do SINTRAF, Ivete Ulrich.

Além de Humaitá, Tenente Portela e Três Passos, o IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto também oferta cursos, pelo PRONATEC, nos municípios de Santo Augusto, Alegria, Inhacorá, Nova Ramada e São Valério do Sul.

(11)

Provas do Processo Seletivo 2015

O Instituto Federal Farroupilha-Câmpus Santo Augusto realizou nos dias 20 e 21 de dezembro as provas do Processo Seletivo 2015-1, para os cursos técnicos e superiores.

A prova dos cursos técnicos aconteceu no sábado, 20, das 14h às 18h. Ao todo 102 candidatos se inscreveram para o Curso Técnico em Administração (35 vagas), 68 para Agropecuária (35 vagas), 45 para Alimentos (30 vagas) e 65 para Informática (35 vagas).

A prova para os cursos superiores aconteceu no domingo, 21, das 8h às 12h (prova objetiva) e das 14h às 16h (prova de redação). O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio teve 129 candidatos inscritos (24 vagas processo seletivo + 11 vagas Enem), Tecnologia em Alimentos teve 69 (19 vagas processo seletivo + 11 vagas Enem) e Licenciatura

em Computação teve 74 (24 vagas processo seletivo + 11 vagas Enem).

Segundo a candidata de Tecnologia em Alimentos, Ariana Silva, a prova estava tranquila. “Me dediquei ao máximo, espero que dê tudo certo e eu possa me tornar em breve uma aluna do Instituto Federal Farroupilha".

Tainara Zientarski, candidata a uma vaga do curso Tecnologia em Agronegócio, achou a prova fácil em algumas matérias e difícil em outras. “Achei fácil as questões de

português, literatura, química e biologia. Mas as outras matérias achei bem complicadas e difíceis, principalmente filosofia e física. A redação tinha um ótimo e amplo tema para a discussão, o Papel da Mulher no Século XXI, e além disso um tema atual muito abordado na mídia”.

A abstenção no sábado foi de 10% e no domingo foi de 30%, principalmente devido a chuva que caiu ao longo de todo o dia. Os gabaritos das provas podem ser conferidos no site www.iffarroupilha.edu.br.

O resultado da prova dos Cursos Técnicos será divulgado no dia 19/01/15 e as matrículas serão de 20 a 28/01/15 das 08h às 12h30. O resultado dos Cursos Superiores sai dia 02/02/15 e as matrículas serão de 03 à 06/02/15 das 08h às 12h30.

O procedimento de matrícula é composto pela entrega de documentos, análise de documentos e homologação de matrícula. A entrega de documentos é considerada como uma pré-matrícula e não assegura o direito a vaga, ela estará assegurada após a homologação da pré-matrícula.

(12)

Nos casos de não homologação de matrícula o candidato classificado que teve sua solicitação indeferida poderá interpor recurso.

Os documentos necessários para matrícula são originais e cópias de: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos e do Ensino Médio para os Cursos Superiores; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade (com foto recente); CPF; Comprovante de quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (última eleição), para candidatos maiores de 18 anos; Comprovante de Residência (conta de luz, água, aluguel ou telefone); e duas fotos 3x4 recentes; e para os Cursos Técnicos, atestado médico que comprove aptidão para prática de Educação Física.

Os candidatos selecionados pelas cotas deverão entregar no ato da matrícula os documentos comprobatórios. A matrícula poderá ser realizada através de procuração simples, com assinatura do aluno ou seu responsável (no caso de aluno menor de idade). Mais informações no Câmpus Santo Augusto na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, Bairro Floresta, Santo Augusto/RS ou pelo fone 55 3781 3555.

Aniversariantes de Dezembro

LEONARDO M.P.BENVENUTTI 04/12 JAQUELINE DUTRA DE OLIVEIRA 04/12 MARCIA M. B. SCHNEIDER 13/12

RUDINEI ROZIN 21/12

LEANDRO TIAGO SPEROTTO 27/12 BEATRIS GATTERMANN 28/12

MARCOS CEZAR WOLLMANN SANTOS 29/12

Aniversariantes de Janeiro:

VINÍCIUS FELTRIN GIGLIO 05/01

(13)

DIONEI JOÃO ZAVISLAK 15/01 LEDIR MARINICE CORÓ 18/01 CAROLINA PIETCZAK 22/01 JULIANO VIVIAN 31/01

Aniversariantes de Fevereiro: DANIEL SCHNEIDER 01/02 RICARDO CORREA 09/02

ALICE DE SOUZA RIBEIRO 15/02

MELISSA DOS SANTOS OLIVEIRA 16/02 GUSTAV W.W.LEYEN 25/02

JOSEANA SEVERO 27/02

CLEITOM JOSÉ RICHTER 28/02

Acesse as notícias e fotos no site www.sa.iffarroupilha.edu.br

Carla Maron

Jornalista do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto MTB 12.733

Referências

Documentos relacionados

PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA SANTO ÂNGELO CAMPUS.. Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Técnico em Edificações Integrado PROEJA;

Nas aulas teórico-práticas presenciais, o professor fará uma exposição detalhada do conteúdo programático da disciplina, simulando diferentes técnicas, em

Florianöpolis, llha de Santa Catarina und deutsche Kolonien .... Aktiv: Radtour durch

Perigo de aspiração Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. SECÇÃO 12:

Artista selecionado da 29ª Edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2019), participou da mostra Pintura Contemporânea ou Ut Pictura Diversitas, Galeria

A autora assinala que a tradução e a crítica de teatro francês, assim como a elaboração de pareceres sobre peças traduzidas para o Consultório Dramático, constituiu “o

Você pode definir uma tecla de atalho para trocar rapidamente as entradas de vídeo entre janela principal e sub janela. Clique no botão Video swap (Troca de vídeo) ou use a Video

O objetivo deste trabalho foi avaliar dois sistemas de minijardim multiclonal, conduzidos em tubete e canaletão, quanto à produtividade, remoção de nutrientes ao longo do tempo