• Nenhum resultado encontrado

Romanos 1-6. A Justiça de Deus. editora batista regular. Por JOHN A. STEWART

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Romanos 1-6. A Justiça de Deus. editora batista regular. Por JOHN A. STEWART"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Romanos 1-6

A Justiça

de Deus

Por

JOHN A. STEWART

"Construindo Vidas na Palavra de Deus"

Rua Kansas, 770 - Brooklin - CEP 04558-002 - São Paulo - SP 2010

(2)

Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, armazenada em sistema de processamento de dados ou transmitida em qualquer forma ou qualquer meio – eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro – exceto para citações resumidas com o propósito de rever ou comentar, sem prévia autorização dos Editores.

Tradução: Elizabeth Willson / Linda Willson Revisão: Lorie Costa

Editor: Roque N. Albuquerque

Supervisão de produção: Edimilson Lima dos Santos Diagramação: Edvaldo Matos

Primeira edição em português, 2010

EDITORA BATISTA REGULAR DO BRASIL Rua Kansas, 770 - Brooklin - CEP 04558-002 - São Paulo - SP Telefone: (011) 5041-9137 – Site: www.editorabatistaregular.com.br

© 2009 Lamplighters International. Todos os direitos reservados mundialmente.

Copyright internacional adquirido.

Todas as citações bíblicas, exceto as indicadas por outro modo, são extraídas da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, versão Revista e Atualizada no Brasil, 2ª edição, São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Lamplighters International é um ministério cristão que publica recursos de discipulado que são baseados na Bíblia e que têm Cristo como centro. Para maiores informações acerca dos recursos do Lamplighters, entre em contato com:

Lamplighters International

P. O. Box 6301 Wayzata Blvd., St. Louis Park, MN 55416 ou visite nosso website: www.lamplightersusa.org

(3)

Conteúdo

Como Usar Este Estudo Bíblico ...4 1. O Cenário Histórico ...7

Romanos 15:15 – 16:27

2. Grandes Novas de Deus ...11

Romanos 1:1-17

3. Sem Desculpas ...14

Romanos 1:18 – 2:16

4. Ser Bom é o Suficiente?...17

Romanos 1:18 – 2:16

5. Ser Religioso é o Suficiente? ...20

Romanos 2:17 – 3:20

6. Culpado! ...24

Romanos 3:1-20

7. Como Escapar da Ira de Deus ...28

Romanos 3:21-31

8. Justificado Somente pela Fé ...32

Romanos 4:1-25

9. Como Ter Paz com Deus ...36

Romanos 5:1-10

10. A Grandeza da Graça ...40

Romanos 5:11-21

11. Devo Pecar para Alcançar Mais Graça? ...44

Romanos 6:1-14

12. O Problema com o Pecado ...48

Romanos 6:15-23

Guia do Líder ...52 Apêndice – Exame Final ...73

(4)

Como Usar Este Estudo Bíblico

O Que é Lamplighters?

Lamplighters International publica recursos cristocêntricos e baseados na Bíblia para a glória de Deus, a edificação do Seu povo, e a salvação dos perdidos. O ministério oferece uma série de recursos indutivos para discipulado e materiais para o treinamento de líde-res. Cada estudo bíblico Lamplighters é uma unidade independente, mas é parte integral de todo o ministério de discipulado. O livreto “A edição auto-estudo” também é uma ferramenta excelente de dis-cipulado que ajuda você a guiar outra pessoa por este mesmo estudo quando tiver completado todas as lições.

Este estudo é composto de quatorze lições individuais, o que possibilita que seu grupo de estudo bíblico faça duas lições por vez para um formato de sete semanas. Ao completar o estudo inteiro, você terá um entendimento muito maior de uma porção significante da Palavra de Deus, podendo aplicar novas verdades à sua vida.

Como Estudar uma Lição do Lamplighters

Uma lição do Lamplighters começa com oração, sua bíblia, a lição semanal, e um desejo sincero de aprender mais da Palavra de Deus. As perguntas se apresentam em sequência progressiva à me-dida que passa pelo material de estudo. Você não deve usar comen-tários bíblicos ou outros livros de referência bíblica até que complete sua lição semanal e participe do encontro com seu grupo de estu-do. Quando você procede dessa forma com sua lição bíblica, terá a oportunidade de descobrir insights espirituais valiosos da Palavra de Deus.

A fim de alcançar o máximo proveito do seu estudo bíblico, procure um lugar tranquilo para completar seu estudo semanal. Cada lição leva aproximadamente trinta minutos para ser comple-tada, mas provavelmente passará mais tempo nas primeiras lições até se familiarizar com o formato. Nossa oração é que cada semana traga a descoberta de princípios de vida importantes.

(5)

5 oportunidade para responder perguntas e reagir àquilo que você aprendeu. Respondendo com suas próprias palavras, e incluindo referências bíblicas apropriadas, irá ajudá-lo a personalizar e memo-rizar as verdades que aprendeu. As respostas às perguntas se encon-tram nas referências bíblicas ao fim de cada pergunta ou nas passa-gens especificadas no início de cada lição.

Perguntas “ O Que Você Acha”

Cada lição semanal possui perguntas de título “o que você acha” com o propósito de ajudá-lo a descobrir aplicações pessoais das verdades bíblicas que está aprendendo. Faça um esforço espe-cial para responder essas perguntas, pois ajudam na aplicação da Palavra de Deus à sua vida. Somente na primeira lição as perguntas “você acha” foram colocadas em itálico para serem identificadas fa-cilmente. Se você faz parte de um grupo de estudo, suas respostas refletidas dessas perguntas podem ser uma grande fonte de encora-jamento espiritual para os outros.

Perguntas Pessoais

Ocasionalmente haverá perguntas pessoais que, se você faz parte de um grupo de estudo, talvez não queira compartilhar com os outros. Contudo, não deixe de responder essas perguntas para o seu próprio benefício, pois ajudarão você a comparar seu nível atual de maturidade espiritual com os princípios bíblicos apresentados na lição.

Treinamento de Líderes

Lamplighters International fornece uma variedade de materiais de treinamento em como realizar discipulado. São oferecidos a pas-tores, líderes de grupos pequenos, e indivíduos que têm interesse em aprender como discipular outras pessoas. Visite nosso website para mais informações sobre as oficinas e seminários de discipulado, bem como treinamento online.

(6)

6

Uma Palavra Final

Frequentemente neste estudo, os pronomes masculinos são usados no sentido genérico para evitar frases complicadas. Quando os pronomes “ele”, “a ele/lhe”, e “dele” são usados em referência à Trindade (Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo), sempre se referem ao gênero masculino.

Este estudo Lamplighters é apresentado depois de muitas ho-ras de preparo cuidadoso. Nossa oração é que o estudo ajude você a “... [crescer] na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pe. 3:18).

(7)

O livro de Romanos é a Bíblia em miniatura. Ele nos ensina sobre o estado depravado do homem, a grandeza da graça de Deus, o modo de crescimento espiritual do crente, a soberania de Deus, e como crentes podem servi-lO. Um esboço simples e geral do livro é pecado (capítulos 1–3), salvação (caps. 4–5), santificação (caps. 6–8),

soberania, (caps. 9–11), e serviço (caps. 12–16).

Nosso estudo de Romanos começa não no primeiro capítulo, mas com as palavras finais de Paulo aos romanos (Romanos 15:14– 16:27). Ali conhecemos o cenário histórico para a carta de Paulo e porque Deus o usou para escrever esta grande porção de Sua Pala-vra. Romanos capítulo 16 é frequentemente chamado a Galeria da Fé

dos leigos porque especifica 35 santos menos conhecidos, e os elogia

por seu serviço piedoso. Muitos deles receberam palavras de apro-vação como “cooperador”, “aprovado”, e “eleito no Senhor”. Que o mesmo seja dito de você ao estudar essa porção profunda da Palavra inspirada por Deus.

Antes que você comece, peça a Deus que Ele se revele a você através de Sua Palavra e lhe dê a graça para aceitar o que estará aprendendo.

1. Quem Deus usou para escrever o livro de Romanos (1:1)?

2. Muitas cartas antigas foram ditadas a um secretário ou

ama-nuense que anotava as palavras da carta. Muitas vezes, outra

pessoa que estava viajando para região do(s) recipiente(s) le-vava estas cartas e as entregava pessoalmente. Frequentemente incluíam uma palavra de recomendação sobre o portador da carta para introduzi-lo, com o propósito de achar alojamento ou um emprego.

1

O Cenário Histórico

Leia: Romanos 15:15 –16:27 e quaisquer outras referências quando dadas.

(8)

8

a. Qual é o nome do amanuense que redigiu o livro de Romanos (Rm. 16:22)?

b. Quem Deus usou para entregar essa carta aos crentes em Roma (Rm. 16:1-2)?

3. a. Como o apóstolo Paulo avalia o conteúdo de sua carta (Rm. 15:15)?

b. Muitas vezes nós atribuímos ousadia a personalidade, auto-confiança, ou até mesmo orgulho. De acordo com o próprio Paulo, qual era a fonte de sua ousadia (Rm. 15:15)?

c. De quais maneiras você acha que sua vida cristã melhoraria se você constantemente se apropriasse dessa mesma força?

4. Paulo informou aos crentes romanos o seu desejo de visitar Roma (Rm. 15:19-24).

a. Quem ou o que você acha o impediu de visitar a igreja antes de escrever esta carta?

b. Quais as circunstâncias que impediram o apóstolo Paulo de visitar a igreja em Roma nesta ocasião (Rm. 15:25-28)?

5. a. De que o apóstolo Paulo chama a oferta financeira dada aos santos em Jerusalém pelas igrejas de Macedônia e Acaia (Tessalônica, Beréia, Filipos, etc.) (Rm. 15:26-28)?

(9)

9 b. De quais maneiras você acha que as ofertas que dedicamos ao

Senhor podem ser comparadas com frutos?

c. Em Romanos 15:27, o apóstolo Paulo repete um princípio importante de mordomia financeira ensinado em outras partes da Palavra de Deus (cf. 1 Co. 9:1-14; Gl. 6:6). Qual é?

6. A palavra gentios é usada de várias formas nas Escrituras. Às vezes se refere a uma pessoa que não é crente e que está envol-vida num estilo de envol-vida pagão (Ef. 4:17-19), ou pode se referir simplesmente a uma pessoa que não tem ascendência judaica (Ef. 3:1). Qual desses dois usos da palavra gentio você acha que o apóstolo Paulo tinha em mente em Romanos 15:27?

7. Além de explicar as grandes doutrinas primordiais da fé cristã, há pelo menos três outras razões pelas quais o apóstolo Paulo escreveu aos crentes em Roma. Quais são (Rm. 15:20-30)?

8. Qual era o destino final de Paulo nos seus planos de visitar Roma (15:24-28)?

9. A saudação pessoal de Paulo a vários crentes em Roma (Rm. 16:3-16) pode ser chamado a Galeria da Fé dos leigos (cf. He-breus 11, que é frequentemente chamado a “Galeria dos Heróis da Fé”).

a. Quais palavras e frases são usadas para descrever esses san-tos preciosos?

(10)

10

b. Dessas palavras ou frases, quais são as duas mais usadas?

c. Paulo nunca tinha visitado Roma (Rm. 15:22), mas ainda pôde saudar vários crentes pessoalmente. Como você acha que isso foi possível?

10. a. Que advertência e conselho o apóstolo deu aos crentes em Roma (Rm. 16:17-18)?

b. Como Deus usou essa simples obediência dos crentes em Roma (16:19)?

Referências

Documentos relacionados

5.1.4.3 Serão comtemplados primeiro os projetos submetidos a este Edital que atenderem a uma demanda da sociedade e que estejam vinculados a uma disciplina e/ou

Através do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), criou os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, somando-se aos cursos já existentes de

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

A vari´ avel resposta do experimento ´ e o n´ umero de vagens em cada parcela, ent˜ ao usar a distribui¸c˜ ao Poisson para o componente aleat´ orio (CA) de um modelo

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com