• Nenhum resultado encontrado

Aula 00 Curso: Economia Questões Comentadas p/ ICMS RJ. Professor: Marcos Bezerra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00 Curso: Economia Questões Comentadas p/ ICMS RJ. Professor: Marcos Bezerra"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Aula 00

Curso: Economia – Questões Comentadas

(2)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Olá, concursandos!

Sejam bem-vindos ao curso de Economia para o concurso do ICMS/RJ. Meu nome é Marcos Bezerra, sou formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estou há algum tempo na carreira pública.

Minha história de concurseiro começou quando eu estava com 20 anos, sendo aprovado para o concurso do Banco do Brasil. Por lá fiquei durante 5 anos, até decidir alçar novos voos. Hoje, aos 30, ocupo o cargo de Especialista em Regulação da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar,

tendo sido aprovado em 1º lugar no concurso de 2013. Após a saída do

Banco e até tomar posse na ANS, fui empossado nos cargos de Técnico de Registro de Empresas na JUCERJA, Assistente Técnico Administrativo no Ministério da Fazenda e Técnico Administrativo no Ministério Público da União.

É claro que apesar desses concursos em que fui aprovado e nomeado, houve outros diversos em que, embora muitas vezes aprovado, não chegava a ser nomeado. Isso nunca foi motivo de desânimo, pelo contrário, a cada certame eu aprendia com os erros e percebia que estava cada vez mais próximo de ser bem sucedido nas provas.

Posso dizer que todo sacrifício valeu a pena. A sensação de ser nomeado, de ver seu nome no Diário Oficial, é indescritível. Por isso, aconselho a vocês que tenham foco, disciplina e, principalmente, que persistam. Cada esforço investido é a certeza de que o objetivo está mais próximo de ser alcançado.

Dito isto, vamos à luta!

Chegou a hora de falar mais detalhadamente do nosso curso:

Nosso curso será direcionado para resolução de exercícios da disciplina Economia, tendo como base o edital para o concurso do ICMS/RJ/2013, elaborado pela Fundação Carlos Chagas - FCC. A partir dessas questões, passarei pelos aspectos teóricos utilizados na resolução das mesmas, focando nos assuntos cobrados de forma mais frequente pelas principais bancas. O objetivo deste curso é ser conciso, mas sem deixar de abarcar todos os temas presentes no último edital pra o ICMS/RJ.

Ao final da aula, repasso a lista dos exercícios comentados e, por último, o gabarito das questões.

No último concurso para o ICMS/RJ foram oferecidas 50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. A disciplina Economia foi cobrada em conjunto com Finanças Públicas, totalizando 18 questões. O mínimo de acertos necessários para não ser reprovado em Economia/Finanças Públicas era 9 acertos, ou seja,

(3)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

50%. Além disso, o candidato deveria alcançar 65% de acertos em toda prova.

Coloco abaixo um quadro com os temas cobrados na última prova do ICMS/RJ. Das 18 questões cobradas na matéria Economia/Finanças Públicas, 9 foram de Economia.

Assunto Quantidade de

questões (2014)

Conceitos fundamentais de economia 1

Demanda e Oferta 1 Elasticidades 2 Tributação 2 Contas Nacionais 1 Balanço de Pagamentos 1 Política Macroeconômica 1

Aula Assunto Data

00 1. Conceitos fundamentais de economia. 2. Teoria

elementar de equilíbrio do mercado. 3. Fatores que influenciam a oferta e a procura por bens e serviços.

4. Efeitos de deslocamentos das curvas de procura e

oferta. 6. Noções Básicas de Microeconomia.

Disponível

01 5. Elasticidades - preço da procura e da oferta. 9. Classificação de bens: normais, inferiores,

bens de Giffen, substitutos e complementares. 10. Excedente do Consumidor.

20/07/2014

02 7. Teoria do consumidor: Preferências; Curvas de

indiferença; Limitação orçamentária. 8. Equilíbrio do consumidor.

27/07/2014

Histórico e análise das provas Economia

(4)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

03 11. Fatores de produção. 12. Função de produção e

suas propriedades. 13. Elasticidade de substituição.

14. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. 15. Curvas de isocusto.

03/08/2014

04 16. Equilíbrio da firma no curto prazo nas estruturas

de mercado concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio.

10/08/2014

05 17. Conceitos básicos de contabilidade nacional. 18.

Deflacionamento do produto. 19. Contas nacionais do Brasil. 20. Balanço de Pagamentos e relações com o resto do mundo.

17/08/2014

06 21. Noções sobre economia do setor público.

22. Políticas fiscal, monetária e cambial. 23. Efeitos

da atuação do Estado na economia.

24/08/2014

07 24. Sistema Tributário como instrumento de

distribuição de renda. 25. Princípios de tributação.

26. Impostos regressivos e progressivos. 27.

Impostos sobre consumo em cascata e sobre valor adicionado. 28. Impacto da carga tributária na atividade econômica e na distribuição de renda. 29. Incidência do imposto sobre vendas no mercado de concorrência perfeita.

31/08/2014

Antes de começarmos a resolver os exercícios, passarei a vocês um conceito rápido sobre a matéria que iremos estudar.

A economia parte do pressuposto que existe escassez, ou seja, não temos os insumos suficientes para produção de todos os bens e serviços desejados pelas pessoas nas quantidades pretendidas.

Desta forma, as pessoas e a sociedade têm que decidir como empregar esses recursos escassos, dadas as alternativas existentes, para produção de variados bens.

Esse estudo divide-se em Microeconomia e Macroeconomia.

Enquanto a Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (produtores, consumidores), a Macroeconomia trata da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos.

Aula 00: Conceitos fundamentais de economia. Teoria elementar de equilíbrio do mercado. Fatores que influenciam a oferta e a procura por bens e serviços. Efeitos de deslocamentos das curvas de procura e oferta. Noções Básicas de Microeconomia.

(5)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

1 - (FCC/2014/ICMS/RJ/FISCAL) De acordo com a teoria da ciência econômica, referem-se a conceitos econômicos, levados em conta nas decisões individuais:

I – O trade off entendido como termo que define uma situação de escolha conflitante, ou seja, quando uma ação econômica, visando à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros problemas.

II – O custo de oportunidade é aquilo que o agente econômico deve ter de recompensa para abrir mão de algum consumo.

III – A mudança marginal que é um pequeno ajuste incremental em um plano de ação não revestido de racionalidade econômica.

IV- O incentivo que é algo que induz os indivíduos a agir, tal como a perspectiva de uma punição ou recompensa.

Está correto o que se afirma em: a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

Comentários:

Nesta questão, a banca cobrou alguns conceitos econômicos. Vamos analisá-los:

I – Trade-off: Refere-se justamente a uma situação na qual existe conflito de escolha. Nesses casos ocorre um perde-ganha. Independentemente da opção escolhida, algo será sacrificado, acarretando outros problemas. Alternativa

correta.

II – Custo de oportunidade: Representa o grau de sacrifício que se faz ao se optar pela produção de um bem, em termos de produção alternativa sacrificada. É aquilo que você deixou de ganhar, ao fazer uma escolha, e não a recompensa obtida. Alternativa incorreta.

III – Mudança marginal: Realmente refere-se a um ajuste/variação incremental, mas em um plano de ação revestido de racionalidade econômica. Alternativa incorreta.

IV – Incentivo: Assim como afirmado na questão, é algo que induz os indivíduos a agir. A punição e a recompensa também são indutores das ações dos indivíduos. Alternativa correta.

(6)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Desses conceitos, considero o Custo de Oportunidade o mais

importante, já que é o que mais aparece em provas.

Gabarito: C

2 - (CESPE/2003/Instituto Rio Branco/Diplomata) Julgue o item a seguir:

Quando as datas do concurso de admissão à carreira de diplomata coincidem com aquelas do concurso para assessor legislativo, o custo de oportunidade de fazer a segunda seleção aumenta substancialmente para os candidatos que tencionam submeter-se aos dois certames.

Comentários:

Na questão proposta, caso o candidato pretendesse realizar os dois concursos, ele obrigatoriamente teria que abrir mão de um deles. Esse “abrir mão” é justamente o custo de oportunidade embutido ao se optar por um dos certames.

Nesse caso, o custo de oportunidade é o que o candidato perde ao

desistir de um dos concursos.

Se as datas dos concursos não coincidissem, ele poderia realizar os dois, não tendo esse custo de oportunidade adicional de desistir de um deles.

Gabarito: Correto

3 - (FGV/2008/ICMS/RJ/FISCAL) Se uma cidade decide construir um hospital em um terreno vazio de propriedade pública, o custo de oportunidade dessa decisão é representado:

a) pelo custo exclusivamente contábil dessa decisão.

b) pela oportunidade custosa, porém essencial, de se construir um hospital público.

c) pelo benefício social que aquele hospital deve gerar aos cidadãos da cidade. d) pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno.

e) pela oportunidade de aproveitar um terreno vazio que, antes, apenas gerava custos para a cidade.

Comentários:

Custo de Oportunidade Valor das oportunidades

(7)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Nesta questão foi utilizado um termo bastante interessante relacionado ao custo de oportunidade: renúncia. A ideia é que desde o momento que a cidade decide construir o hospital, ela está renunciando, abrindo mão, de realizar outras construções naquele espaço. Gabarito: D

4 – (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) Os produtos X e Y são produzidos em determinado país empregando-se apenas a mão de obra local. Em um dia, cada trabalhador é capaz de produzir 3 unidades do bem X ou, alternativamente, 5 unidades do bem Y. Nesse caso, pode-se afirmar que:

a) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem X é de 3/5 unidades do bem Y.

b) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem Y é de 3/5 unidades do bem X.

c) o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem Y é de 5 unidades do bem X.

d) o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem X é de 3 unidades do bem Y.

e) não é possível calcular o custo de oportunidade da produção do bem X ou do bem Y, pois o enunciado não informa a oportunidade perdida com essa produção.

Comentários:

Observa-se que três unidades de X equivalem a cinco unidades de Y, ou seja, 3X = 5Y.

Sabendo-se que o custo de oportunidade corresponde ao que deixou de ser ganho, verifica-se que o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem X é de 5 unidades do bem Y. De modo contrário, o custo de oportunidade de se produzir cinco unidades do bem Y é de três unidades do bem X. Logo, as alternativas “c” e “d” estão incorretas.

Já para calcular o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem X, precisa-se dividir as cinco unidades de Y por três, resultando num custo de oportunidade de 5/3 unidades do bem Y. De modo contrário, para calcular o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem Y, precisamos dividir as três unidades de Y por cinco, resultando num custo de oportunidade de 3/5 unidades do bem X. Gabarito: B

5 – (ESAF/AFC(STN)/Econômico-Financeira/2008) Selecione o único item que deve ser considerado como componente do custo econômico ou custo de oportunidade de uma empresa associado à sua decisão de produzir q unidades de seu produto.

(8)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

a) A recuperação de gastos com publicidade realizados há um ano.

b) O custo histórico de aquisição das matérias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas há um ano, cujos preços de mercado não se mantiveram constantes e que serão empregadas no processo produtivo.

c) O valor de mercado do aluguel do terreno no qual será realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa.

d) Uma margem destinada à recuperação dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, já concluído, do produto. e) Uma parcela dos salários da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima não fossem produzidas.

Comentários:

Falou em custo de oportunidade, temos que verificar ao que a empresa renunciou. O que ela deixou de realizar de forma economicamente rentável para produzir “q” unidades de seu produto.

Percebam que a única alternativa que se encaixa na definição é a letra “c”. A empresa abriu mão de um possível aluguel do terreno, algo que lhe daria retorno financeiro, para produzir mais unidades de seu produto naquele espaço. Gabarito: C

6 - (Funiversa/Economista/Embratur/2011) Com relação à lei da demanda e da oferta, assim como aos deslocamentos das curvas de demanda e de oferta, assinale a alternativa correta.

a) Ocorrendo uma redução de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá uma redução das quantidades transacionadas, e os preços também reduzirão.

b) Ocorrendo uma expansão da demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá um aumento nas quantidades transacionadas, os preços diminuirão. c) Existe uma relação direta ou diretamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade demandada desse bem, ceteris paribus.

d) Existe uma relação indireta ou inversamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade ofertada desse bem, ceteris paribus.

e) Ocorrendo uma redução de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá uma redução nas quantidades transacionadas, enquanto os preços aumentarão.

Comentários:

Utilizando essa questão, iniciaremos nosso estudo sobre demanda e

(9)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

No gráfico acima, temos uma representação das curvas de Demanda (D) e de Oferta (O), que são expostas em função de preço (P) e quantidade (Q).

Percebam que quanto maior for o preço, menor será a quantidade demandada (curva D), tendo a curva de demanda uma inclinação negativa.

Por outro lado, quanto maior o preço, maior será a quantidade ofertada (curva O), tendo a curva de oferta uma inclinação positiva.

No encontro das duas curvas temos o ponto E, no qual encontramos

um preço de equilíbrio (PE) e uma quantidade de equilíbrio (QE).

Diante do exposto, já podemos concluir que temos uma relação direta ou diretamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade ofertada desse bem, ceteris paribus.

E uma relação indireta ou inversamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade demandada desse bem, ceteris paribus.

Demanda Quantidade de bens que os consumidores estão dispostos a adquirir, a um determinado preço, em um determinado período. Oferta Quantidade que os produtores estão dispostos a vender, a um determinado preço, em um determinado período Curva de Demanda Curva de Oferta Inclinação Negativa Inclinação Positiva P PE D O QE Q

(10)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Obs: ceteris paribus é uma expressão do latim que significa “mantidas inalteradas todas as outras coisas”.

ATENÇÃO

Portanto, as alternativas “C” e “D” estão erradas. ATENÇÃO

Um aumento da oferta ou da demanda provocará deslocamentos de

suas respectivas curvas para a direita.

De modo contrário, uma redução da oferta ou da demanda deslocará

suas curvas para a esquerda.

Efeitos de alterações na curva de demanda:

No gráfico acima, quando a demanda aumenta de D1 para D2, a

curva se desloca para a direita. Já quando a demanda diminui de D1 para

D3, a curva se desloca para a esquerda.

Demanda

P Q

Oferta

P Q

P

D2 O P2 D1 P1 D3 P3 Q3 Q1 Q2

Q

Existe uma exceção a essa relação inversa da demanda entre preço e

quantidade. Trata-se do bem de Giffen. Para esse bem, aumento de

preço provoca aumento na quantidade demandada e queda no preço provoca redução na quantidade demandada. Veremos mais sobre bem

(11)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Ao aumentar a demanda, mantendo a oferta inalterada, os preços e

as quantidades transacionadas aumentam.

De forma inversa, quando a demanda é diminuída, e a oferta não sofre mudanças, preços e quantidades diminuirão.

Portanto, as alternativas “B” e “E” estão incorretas e a alternativa “A” está correta. Gabarito: A

Ainda aproveitando essa questão, vejamos quais seriam os efeitos decorrentes de variações na oferta:

No gráfico acima, quando a oferta aumenta de O1 para O2, a curva se desloca para a direita. Já quando a oferta diminui de O1 para O3, a curva se desloca para a esquerda.

P

D O3 O1 P3 O2 P1 P2 Q3 Q1 Q2

Q

Aumento da demanda Aumenta o preço Aumenta a quantidade Queda da demanda Diminui o preço Diminui a quantidade

(12)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Ao aumentar a oferta, mantendo a demanda inalterada, os preços

diminuem e as quantidades transacionadas aumentam. De forma

inversa, quando a oferta é diminuída, e a demanda não sofre mudanças, os

preços aumentarão e as quantidades transacionadas irão diminuir.

ATENÇÃO

Demanda

Aumento Diminuição

Oferta

Aumento Diminuição

É muito importante que vocês tenham o gráfico de demanda e oferta em mente e saibam como ocorre o deslocamento dessas

curvas. Assim, automaticamente, vocês saberão o efeito de alterações das curvas nos preços e quantidades.

Aumento da oferta Diminui o preço Aumenta a quantidade Queda da oferta Aumenta o preço Diminui a quantidade

*com demanda inalterada

DESLOCAMENTO DA CURVA DESLOCAMENTO DA CURVA

DIREITA e para CIMA ESQUERDA e para BAIXO DIREITA e para BAIXO ESQUERDA e para CIMA

(13)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 7 – (ESAF/APO(MPOG)/Planejamento e Orçamento/2009/2010) Assinale a opção incorreta com relação à Teoria Econômica.

a) A hipótese coeteris paribus é fundamental para o entendimento da microeconomia.

b) A utilidade representa o grau de satisfação ou bem estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado. c) A macroeconomia trata os mercados de forma global.

d) Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um dado período, dada a sua renda, seus gastos e o preço de mercado.

e) A Curva de Phillips mostra o tradeoff entre a inflação e desemprego, no curto prazo.

Comentários:

A alternativa “a” está correta. Em várias situações do estudo microeconômico, o restante, aquilo que não é o cerne do que está sendo analisado, é considerado inalterado, correspondendo à hipótese do coeteris paribus ou ceteris paribus.

A alternativa “b” está correta. Em aula futura estudaremos com mais detalhes a teoria da utilidade, mas já adianto que a definição dada na assertiva está correta.

A alternativa “c” está correta. Enquanto a macroeconomia trata os mercados de forma global, a microeconomia os trata de forma individual.

A alternativa “d” está incorreta. A questão deu a definição de demanda. Oferta é a quantidade de determinado bem que os produtores estão dispostos a vender.

E, finalmente, a alternativa “e” está correta. Por enquanto não estudaremos a Curva de Phillips, mas ela mostra uma relação negativa entre inflação e desemprego. Gabarito: D.

8 - (FGV/ICMS/RJ/2011) As recentes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro reduziram a produção de verduras. Ao mesmo tempo, o governo realiza uma campanha para divulgar os benefícios de uma alimentação rica em verduras.

Com base nesses dois eventos, a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de verduras, é correto afirmar que:

a) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado.

(14)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

b) a quantidade diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

c) o preço aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

d) o preço diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

e) a quantidade aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

Comentários:

Nessa questão, analisamos como os deslocamentos das curvas de

demanda e de oferta afetam preços e quantidades.

A primeira informação que temos diz respeito a uma redução na oferta de verduras, o que provocará um deslocamento para a esquerda da curva de oferta:

Na segunda informação, ao realizar uma campanha para divulgar os benefícios de uma alimentação rica em verduras, o governo pretende

expandir a demanda. Desta maneira, a curva de demanda do mercado de

verduras seria deslocada para a direita. A consequência dessas ações seria graficamente demonstrada da seguinte forma:

P O2 O1 Q

(15)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Obs: Nessa questão, de forma proposital, simulei dois aumentos da

demanda, um aumento menor (D2) e um aumento maior (D3).

Analisando o gráfico, podemos afirmar que o preço aumentará, já que tanto com a expansão da demanda, quanto com a redução da oferta, os preços aumentam. Qualquer um dos novos preços (P2 ou P3) é maior do que o preço inicial (P1).

Por outro lado, não podemos afirmar o que acontecerá com a quantidade, haja vista que um aumento da demanda provoca aumento na

quantidade, mas uma redução na oferta diminui a quantidade do

produto.

Isso dependerá da intensidade em que demanda e oferta forem atingidas por esses acontecimentos.

Pra resolvermos essa questão, simulei duas alterações na demanda (D2 e D3).

Se a expansão da demanda resultar em uma curva D2, a uma oferta O2, a nova quantidade (Q2) terá sido menor do que a quantidade inicial (Q1).

Já se a expansão da demanda tiver como consequência uma curva D3, a uma mesma oferta O2, a nova quantidade (Q3) terá sido maior do que a quantidade inicial (Q1).

Portanto, não há como definirmos se a quantidade será mantida, diminuída ou aumentada. Gabarito: C

9 – (FGV/ICMS/RJ/2008) Uma seca no Centro-Oeste reduz a produção de soja. Ao mesmo tempo, é divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardíacos. P O2 P3 P2 O1 D3 P1 D2 D1 Q2 Q1 Q3 Q

(16)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 Com base nesses dois eventos, a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de soja, é correto afirmar que:

a) a quantidade diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

b) o preço diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

c) a quantidade aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

d) o preço aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

e) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado.

Comentários:

Essa questão segue a mesma mecânica da questão anterior. Vamos à análise dos movimentos das curvas de oferta e demanda a partir dos fatos expostos no enunciado:

No primeiro fato, uma redução na produção de soja diminuirá sua

oferta, causando o deslocamento dessa curva para a esquerda, com

consequente aumento de preço e redução de quantidade.

Já o estudo sobre a elevação do risco de problemas cardíacos causados pelo consumo de soja provoca retração da demanda. A curva de demanda também será deslocada para a esquerda, com consequente redução do

preço e redução da quantidade.

Desta forma, podemos verificar que os dois fatos provocarão diminuição da quantidade. Por outro lado, o aumento ou a redução do preço dependerá da intensidade em que demanda e oferta forem atingidas por esses acontecimentos. Percebam que enquanto a primeira ocorrência aumenta o preço, a segunda o reduz, não sendo possível determinar o que irá ocorrer com ele. Gabarito: A

10 - (FMP/2011/TCE/RS) Informe se é falso ou verdadeiro o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. A seguir indique a opção com a sequência certa:

( ) A renda desloca a curva de oferta.

( ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado.

( ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. a) F – F – V – V

(17)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 b) F – V – V – F c) V – F – V – F d) V – V – F – F e) F – V – F – V Comentários:

Nessa questão, a banca quis testar o conhecimento do candidato acerca dos fatores que influenciam os deslocamentos das curvas de demanda e oferta.

Pessoal, é importante mencionar que o fator preço causa mudanças

ao longo da curva, ou seja, a curva não é deslocada por conta do preço, ela permanece estática, mudando apenas as quantidades e preços transacionados

ao longo dela. Os demais fatores causam o deslocamento da curva para a

direita, caso a demanda aumente, ou para a esquerda, caso a demanda diminua.

ATENÇÃO

Preço: Quando o preço aumenta, a quantidade demandada diminui. São fatores que alteram a demanda Preço do bem Renda do consumidor preço de outros bens outros fatores (hábitos, gostos dos consumidores) Fatores que alteram a demanda

Preço do bem, renda do consumidor, preço de outros bens, e outros fatores, como hábitos e gostos dos consumidores.

Alterações no preço do bem Alterações ao longo da

curva

Alterações nos demais fatores Alterações da curva

Deslocamento ao longo (sobre) a curva

Deslocamento

(18)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

Renda do Consumidor: Em regra, quando a renda aumenta, a demanda aumenta. Quando a renda diminui, a demanda também diminui.

Preço de outros bens:

Nesse caso temos que analisar se o bem é substituto ou se o bem é

complementar.

Caso o bem seja substituto, ou seja, possa ser consumido em

substituição ao outro, como a manteiga e a margarina, um aumento no preço do bem substituto provoca um aumento na demanda do bem. Já

uma redução no preço do bem substituto provoca uma redução na

demanda do bem.

Caso o bem seja complementar, ou seja, o consumo de um

complementa o consumo do outro, como o arroz e o feijão, o aumento no preço do bem complementar provoca uma queda na demanda do bem. Já

uma redução no preço do bem complementar provoca um aumento na

demanda do bem.

Demanda pelo bem X

Preço do bem substituto Y

Demanda pelo bem X

Preço do bem complementar Z

ATENÇÃO

Demanda ≠

Quantidade demandada

*O que diminui é a quantidade demandada, e não a demanda em si, já

que a curva não se desloca.

Relação direta

(19)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Importante mencionar, mais uma vez, que alterações no preço causarão

variação na quantidade ofertada e, portanto, deslocamento sobre a curva de

oferta, enquanto alterações nos demais fatores provocarão deslocamento

da curva de oferta.

Preço: Quanto maior o preço, maior será a quantidade que os produtores desejarão vender. Quanto menor o preço, menor será a

quantidade que os produtores desejarão vender.

Custos de produção: Quanto maiores os custos de produção, neles incluídos os insumos, menores serão as quantidades que os produtores desejarão vender a um determinado preço, retraindo a oferta. Já quanto menores forem os custos de produção, maiores serão as quantidades que os produtores desejarão vender a um determinado preço, expandindo a oferta.

Tecnologia: Quanto maior a tecnologia utilizada, mais eficiente, em tese, serão os fatores de produção utilizados, o que diminui o custo e

aumenta o estímulo a ofertar determinado bem.

Voltando para a nossa questão:

A renda desloca a curva de oferta. Falso. A renda desloca a curva

de demanda.

O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado. Verdadeiro

O preço dos insumos desloca a curva de oferta. Verdadeiro São fatores que alteram a oferta Preço Custos de produção Tecnologia

Fatores que alteram a oferta

Preço, custos de produção, tecnologia.

Deslocamento sobre a curva

Deslocamento

(20)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 A tecnologia desloca a curva de demanda. Falso. A tecnologia

desloca a curva de oferta.

Gabarito: B

11 - (FGV/2010/BADESC/ECONOMISTA) Uma campanha de marketing bem sucedida consegue afetar as preferências do consumidor, alterando dessa forma a demanda.

Assim, os deslocamentos e o resultado final de equilíbrio de mercado são dados por:

a) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio aumenta.

b) a curva de demanda se desloca para a esquerda, o preço diminui e a quantidade de equilíbrio diminui.

c) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta.

d) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio diminui.

e) a curva de demanda se desloca para a esquerda, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio aumenta.

Comentários:

Quando as preferências do consumidor por determinado bem

aumentam, sua curva de demanda se desloca para a direita. Como

consequência, o preço e a quantidade de equilíbrio também aumentam.

Gabarito: A

12 – (FDC/FUNASA/2010) De acordo com a teoria microeconômica da lei da oferta, uma redução no preço de um determinado bem, admitindo-se que as demais variáveis permaneçam constantes, acarretará a seguinte consequência para esse bem:

a) Aumento da quantidade ofertada. b) Aumento dos preços de produção. c) Redução da quantidade ofertada.

d) Deslocamento da curva de oferta para a direita. e) Deslocamento da curva de oferta para a esquerda.

Comentários:

Como vimos na questão nº 7, uma redução no preço de determinado bem diminui a quantidade ofertada desse bem. Não esqueçam que

(21)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 não alterações na oferta. Portanto, a curva de oferta não se desloca, o

que muda são as quantidades e os preços adotados. Gabarito: C

13 - (FCC/2010/SEFAZ-SP/Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem

a) ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado.

b) em função de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores.

c) ao longo da curva de demanda, quando se altera o preço de bens complementares.

d) em função de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera o preço dos insumos de produção desse bem.

e) ao longo da curva de demanda, quando se modificam as preferências dos consumidores.

Comentários:

Vamos à análise das alternativas.

O item A está incorreto. O único fator que provoca alterações ao

longo da curva é o preço. Os demais fatores causam alterações na curva.

Portanto, uma modificação na quantidade de consumidores no mercado desloca a curva de demanda.

O item B está correto. Uma modificação na renda dos consumidores desloca a curva de demanda.

O item C está incorreto. Percebam que a modificação ocorrida foi no preço de bens complementares, e não no preço do bem em questão. Logo, ocorrerá um deslocamento da curva.

O item D está incorreto. Quando se altera o preço dos insumos do

bem, o impacto dessa alteração acontece na oferta, com o deslocamento de

sua curva. Nada acontece com a curva de demanda.

O item E está incorreto. Modificações nas preferências dos consumidores deslocam a curva de demanda, não é uma alteração ao longo

da curva, trata-se de alteração na curva. Gabarito: B

14 - (FGV/2008/TCM-RJ/Auditor) Uma geada na Flórida reduz a produção americana de laranjas. Ao mesmo tempo, é divulgado um estudo que mostra que o consumo de suco de laranja reduz os riscos cardíacos.

(22)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 Com base no trecho acima, a respeito do preço e quantidade de equilíbrio no mercado de laranjas, pode-se concluir que:

a) o preço aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

b) o preço e a quantidade aumentarão.

c) o preço cairá, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade. d) o preço e a quantidade cairão.

e) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade somente com as informações fornecidas.

Comentários:

Vamos analisar as duas informações e verificar como elas afetam as curvas de demanda e oferta do mercado de laranjas:

Na primeira afirmativa, a redução na produção de laranjas diminui a

oferta. Consequentemente, a curva de oferta será deslocada para a esquerda.

Na segunda afirmativa, ao se fazer uma propaganda positiva, pretende-se aumentar a procura por suco de laranjas, deslocando, assim, a curva de

demanda para a direita.

Ao se deslocar a oferta para a esquerda e a demanda para a direita, podemos afirmar que o preço aumentará.

Já em relação à quantidade, conforme já demonstrado no caso

abordado na questão nº 6,não é possível determinar o que ocorre, já que sua

variação, para mais ou para menos, dependerá da intensidade das alterações na demanda e na oferta.

Caso o movimento da curva de demanda seja maior que o da curva

de oferta, a quantidade aumentará. Caso o movimento da curva de demanda seja menor que o da curva de oferta, a quantidade diminuirá.

Gabarito: A

15 - (Cesgranrio/Economista/BNDES/ES/2008) O gráfico abaixo mostra, em linhas gerais, as curvas de demanda e da oferta no mercado de maçãs.

(23)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Considere que maçãs e peras são bens substitutos para os consumidores. Se o preço da pera aumentar e nenhum outro determinante da demanda e da oferta de maçãs se alterar, pode-se afirmar que:

a) a curva de demanda por maçãs se deslocará para uma posição como AB. b) a curva de oferta de maçãs se deslocará para uma posição como CD.

c) as duas curvas, de demanda e de oferta de maçãs, se deslocarão para posições como AB e CD.

d) o preço da maçã tenderá a diminuir.

e) não haverá alteração no mercado de maçãs.

Comentários:

Caso o preço da pera aumente, a demanda por maçãs irá aumentar,

já que se trata de bens substitutos. Com isso, a curva de demanda por

maçãs será deslocada para a direita, no caso, para a posição AB, conforme mencionado na alternativa “A”.

A curva de oferta de maçãs não se deslocará e haverá um aumento no preço e na quantidade de maçãs. Gabarito: A

16 - (ESAF) Com relação às curvas de oferta e demanda, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) Se o preço do produto considerado se alterar, as duas curvas se deslocam. b) Se o preço do produto substituto se elevar, a curva de demanda se desloca para a direita.

c) Se o custo de produção se reduzir, a curva de oferta se desloca para a direita e para baixo.

d) A curva de demanda não é afetada pela tecnologia de produção.

p. maçãs

A C Oferta B Demanda D Qtde. maçãs

(24)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

e) O preço de equilíbrio é aquele que iguala as quantidades ofertadas e demandadas.

Comentários:

Outra vez analisaremos uma questão relativa aos fatores que influenciam a demanda e a oferta.

O item “a” está errado, já que não há o deslocamento das curvas, as curvas não se movem, o que se altera são a quantidade e o preço transacionados. A mudança ocorre sobre a curva, ao longo da curva.

O item “b” está correto. Uma elevação no preço do produto

substituto realmente provoca um aumento na procura do bem considerado,

deslocando a curva de demanda para a direita.

O item “c” está correto. Uma queda no custo de produção estimula o produtor a vender, o que aumenta a produção e desloca a curva de

oferta para a direita e para baixo.

O item “d” está correto. A curva de oferta é afetada pela tecnologia de produção, e não a curva de demanda.

O item “e” está correto. O preço de equilíbrio é o preço que iguala

as quantidades ofertadas e demandadas. É o preço encontrado na junção

das curvas de oferta e de demanda.

Caso seja praticado um preço maior (P1) que o preço de equilíbrio (PE), haverá excesso, já que a quantidade ofertada (Qo) será maior que a quantidade demandada (QD):

Já se tivermos um preço praticado menor (P2) que o preço de equilíbrio (PE), teremos escassez, haja vista que haverá uma oferta menor (QO) que a

demanda (QD): Excesso P Q QD QE QO P1 PE O D

(25)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Gabarito: A

17 - (FCC/Tribunal de Contas do Ceará/CE/2006) Num regime de concorrência perfeita, as curvas de demanda e de oferta de um bem são dadas, respectivamente, por:

Qd = 1.600 – 20p Qo = - 200 + 10p

Onde: Qd = quantidade demandada; Qo = quantidade ofertada; p = preço do bem

Se a função de demanda se deslocar para a direita, passando a ser Qd = 1.900 -20p, na nova posição de equilíbrio:

a) o novo preço de mercado será R$ 10,00 superior ao preço anterior.

b) haverá excesso de mercadorias porque a demanda aumentou e a oferta se manteve estável.

c) o preço demandado permanecerá inalterado.

d) a quantidade total demandada no mercado irá diminuir.

e) a quantidade demanda no mercado irá aumentar em 50 unidades.

Comentários:

Antes de iniciarmos a resolução dessa questão, observem que o sinal negativo do número que multiplica “p” na equação da demanda, Qd = 1.600 – 20p, denota uma curva negativamente inclinada. Já na equação da oferta, Qo = - 200 + 10p, esse sinal é positivo, demonstrando que a curva de oferta é positivamente inclinada.

Agora, vamos à questão.

Inicialmente, vamos encontrar o primeiro preço de equilíbrio igualando as duas equações. Qd = Qo, logo PE P Q O D Escassez QO QE QD

(26)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

1.600 – 20p = - 200 + 10p 1.800 = 30p

p = 60

Agora, após o deslocamento da curva de demanda para a direita, vamos calcular o novo preço de equilíbrio:

1.900 – 20p = - 200 + 10p 2.100 = 30p

p = 70 Analisando as alternativas, vemos que:

A alternativa “a” está correta, já que o preço aumentou de R$ 60,00 para R$ 70,00.

A alternativa “b” está incorreta, pois o preço aumentou devido a um aumento da demanda, mantendo-se o equilíbrio.

A alternativa “c” está incorreta, pois o preço demandado, que é o preço de equilíbrio, aumentou.

A alternativa “d” está incorreta, pois, inicialmente, com preço = 60, a quantidade demandada era Qd = 1.600 – 20 x 60 = 400. Posteriormente, com preço = 70, a quantidade demandada passou a ser Qd = 1.900 – 20 x 70 = 500. Logo a quantidade total demandada aumentou.

A alternativa “e” está incorreta, já que a quantidade demandada aumentou em 100 unidades. Gabarito: A

18 - (FCC/2012/TCE-AP/Analista de Controle Externo) O preço de equilíbrio de mercado do bem X é R$ 120,00 a unidade. Ocorre uma elevação do preço do bem Y, substituto de X, em função de uma redução na sua quantidade ofertada no mercado. Esse fato, tudo o mais constante, provoca o deslocamento da curva de:

a) oferta do bem X para a esquerda de sua posição original e consequente aumento de seu preço.

b) demanda do bem Z, complementar de Y, para a esquerda de sua posição original e consequente aumento de seu preço.

c) demanda do bem Z, complementar de Y, para a direita de sua posição original e consequente diminuição do preço de Z.

d) demanda do bem X para a direita de sua posição original e consequente aumento de seu preço.

e) demanda do bem X para a esquerda de sua posição original e, simultaneamente, da oferta do bem X para a direita de sua posição original, de modo que é impossível prever a priori qual será o efeito no preço de X.

(27)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 Comentários:

A elevação no preço de um bem substituto, no caso o bem Y,

diminui a demanda pelo bem Y e aumenta a demanda pelo bem X,

deslocando sua curva para a direita. A curva de oferta mantém-se inalterada. Logo, haverá um aumento no preço do bem X.

Um aumento no preço do bem Y, complementar de Z, provoca uma

diminuição na demanda de Y e também uma diminuição na demanda de Z, deslocando sua curva para a esquerda, com redução nas quantidades e preços transacionados.

Analisando as alternativas, temos:

A alternativa “a” está incorreta, já que a curva de oferta do bem X não se altera.

A alternativa “b” está incorreta, já que o preço do bem Z diminui.

A alternativa “c” está incorreta, haja vista que a curva de demanda do bem Z se desloca para a esquerda de sua posição original.

A alternativa “d” está correta e é o gabarito da questão.

A alternativa “e” está incorreta, já que a curva de demanda do bem X se moverá para a direita de sua posição original, a curva de oferta do bem X não se moverá, e haverá um aumento no preço do bem X. Gabarito: D

19 (FUNCAB/MPE-RO/Analista/Economia/2012) Em um determinado mercado do produto X há 2.000 consumidores idênticos, sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 – 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40 Px.

Em função do enunciado acima, os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são, respectivamente:

a) Px = $ 0,50 e Qx = 43.600 b) Px = $ 2,00 e Qx = 28.000 c) Px = $ 2,50 e Qx = 50.000 d) Px = $ 3,00 e Qx = 24.000 e) Px = $ 4,50 e Qx = 32.000 Comentários:

Percebam que nessa questão as funções demanda e oferta são expressas individualmente. Portanto, primeiramente iremos achar as funções demanda e a oferta do mercado, multiplicando a função demanda pelo número de consumidores e a função oferta pelo número de produtores.

(28)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 Assim, temos: Qd = 2000 x (24 – 4Px) Qd = 48000 – 8000Px; e Qo = 200 x 40Px Qo = 8000Px

Igualando as duas funções pra encontrarmos preço e quantidade de equilíbrio: 48000 – 8000Px = 8000Px

Px = 3 (preço de equilíbrio)

Substituindo Px por 3 em qualquer uma das duas funções, encontraremos a quantidade de equilíbrio.

Qo = 8000 x 3 = 24.000 (quantidade de equilíbrio)

Gabarito: D

20 – (ESAF/Analista Técnico/Susep/Controle e Fiscalização/2010) Considere que as curvas de oferta e de demanda por um determinado bem possam ser representadas pelas seguintes equações:

Qs = 4.p - 3 Qd = 9 - p2

Onde Qs = quantidade ofertada do bem, P = preço do bem e Qd = quantidade demandada pelo bem.

Considerando essas informações, o preço e a quantidade de equilíbrio de mercado para esse bem são, respectivamente,

a) 2 e 2 b) 5 e 5 c) 2 e 5 d) 4 e 5 e) 2 e 4 Comentários:

Para acharmos preço e quantidade de equilíbrio, basta igualarmos as equações das curvas de oferta e de demanda.

Assim, temos:

4p – 3 = 9 – p2

(29)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

Aplicando a fórmula da equação de 2º grau, chegamos a: = −4 ± 4 − 4.1. (−12)

2.1

p

= 2 (preço de equilíbrio)

Substituindo “p” em qualquer uma das funções, achamos a quantidade de equilíbrio:

Qs = 4.2 -3 = 5

Gabarito: C

21 - (FCC/2007/MPU/Analista Pericial/Economia) O deslocamento para a esquerda da curva de oferta de um bem num mercado de concorrência perfeita pode ser ocasionado, tudo o mais constante, por:

a) uma diminuição do preço do bem substituto. b) um aumento do número de consumidores do bem. c) um aumento do preço do bem complementar.

d) uma redução dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação. e) um aumento da tributação indireta.

Comentários:

a) Errado. Uma diminuição do preço do bem substituto causará uma

retração da demanda pelo bem considerado, deslocando sua curva de

demanda para a esquerda.

b) Errado. Um aumento do número de consumidores do bem aumentará a demanda pelo bem, deslocando sua curva de demanda para a direita. c) Errado. Um aumento do preço do bem complementar causará uma

queda na demanda pelo bem considerado, deslocando sua curva de

demanda para a esquerda.

d) Errado. Uma redução do preço dos insumos utilizados para a fabricação do bem provocará redução dos custos de produção, aumentando a oferta e deslocando essa curva para a direita.

e) Correto. A partir de um aumento da tributação indireta, os custos desse tributo serão incorporados ao bem, o que aumenta seus custos, retrai sua

oferta e, como consequência, sua curva de oferta se desloca para a esquerda. Gabarito: E.

22 - (FCC/2007/MPU/Analista Pericial/Economia) Uma empresa especializada em trabalhos econométricos foi contratada para estimar a demanda e a oferta do produto X para o sindicato das empresas produtoras do bem.

(30)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 As funções estimadas, todas estatisticamente significantes, foram: Qd = 0,05 Y - 30 Px + 20 Pz

Qo = - 6.000 + 50 Px Onde:

Qd, Qo = quantidade demandada e quantidade ofertada do bem X, respectivamente.

Px = preço do bem X Pz = preço do bem Z

Y = renda dos consumidores

Atenção: Para responder à questão, assuma que o preço de mercado de Z seja 100 e que de Y seja 200.000.

O mercado de X estará em equilíbrio quando:

a) Px = 75 e Qx = 9.750 b) Px = 150 e Qx = 7.500 c) Px = 200 e Qx = 6.000 d) Px = 220 e Qx = 5.400 e) Px = 225 e Qx = 5.250 Comentários:

Inicialmente, substituiremos Y e Pz pelos valores dados na questão, para que possamos achar a função da curva de demanda apenas em função de Px. Desta forma, temos:

Qd = 0,05 x 200.000 - 30 Px + 20 x 100 Qd = 10.000 – 30 Px + 2.000

Qd = 12.000 – 30 Px

Num segundo momento, igualamos ambas as funções para acharmos preço e quantidade de equilíbrio: 12.000 – 30 Px = - 6.000 + 50 Px 80 Px = 18.000 Px = 225 (preço de equilíbrio) Substituindo Px por 225: Qo = - 6.000 + 50 x 225 Qo = 5.250

Assim, o preço de equilíbrio é 225 e a quantidade de equilíbrio é 5.250.

(31)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 23 – (FGV/ACI/SEFAZ/RJ/2011) Para um produto X, quando o preço é R$ 60, a quantidade demandada de mercado é 70 e a quantidade ofertada de mercado é 30. Se o preço sobe para R$ 140, a quantidade demandada cai para 30 e a quantidade ofertada sobe para 90.

Assumindo que as funções de oferta e demanda são lineares, o preço de equilíbrio nesse mercado é

a) 72 b) 54 c) 92 d) 124 e) 112 Comentários:

Como são funções lineares, temos que considerar uma função de 1º grau. Portanto:

Qd = a – pb (função demanda) e Qo = a + pb (função oferta) Lembrando que na oferta teremos uma reta positivamente inclinada e na demanda uma reta negativamente inclinada.

Vejamos o que ocorre com a demanda.

Quando o preço é R$ 60, a quantidade é 70. E quando preço é R$ 140, a quantidade é 30, então: 70 = a – 60b, logo a = 70 + 60b 30 = a – 140b, logo a = 30 + 140b Igualando temos: 70 + 60b = 30 + 140b b = 1/2 a = 70 + 60 x ½ a = 100

Desta forma, descobrimos a função demanda: Qd = 100 – ½ x p Agora, façamos o mesmo para a oferta.

Quando o preço é R$ 60, a quantidade é 30. E quando o preço é R$ 140, a quantidade é 90, então:

30 = a + 60b, logo a = 30 – 60b 90 = a + 140b, logo a = 90 -140b Igualando temos:

(32)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

b = 3/4 a = 30 – 60 x ¾

a = - 15

Agora, descobrimos a função oferta. Qo = - 15 + ¾ x p

Por fim, para encontrarmos o preço de equilíbrio, fazemos Qd = Qo

100 – ½ x p = - 15 + ¾ x p P = 92

Gabarito: C

24 - (ESAF/2009/MPOG/Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental) Os bens A e B são substitutos no consumo. Nesse caso, no que diz respeito a preços e quantidades de equilíbrio no mercado dos dois bens, pode-se afirmar que:

a) uma redução nos custos de produção do bem B deve levar a uma redução no consumo do bem A e um aumento no preço de equilíbrio do bem B.

b) um aumento nos custos de produção do bem B deve levar a uma redução no consumo do bem A e uma redução no preço de equilíbrio do bem A.

c) um aumento no custo de produção do bem B deve fazer com que as quantidades consumidas dos dois bens sejam reduzidas.

d) um aumento nos custos de produção do bem B deve levar a uma redução no consumo desse bem e um aumento no preço de equilíbrio do bem A.

e) um aumento no custo de produção do bem B deve levar a um aumento nas quantidades consumidas dos dois bens.

Comentários:

Como os bens são substitutos, temos que o aumento no preço de um deles provoca o aumento na demanda pelo outro bem.

Assim, uma redução nos custos de produção de um bem aumentará sua oferta e diminuirá seu preço. O outro bem, sendo um substituto, terá sua demanda reduzida.

Assim, vamos à análise das alternativas:

A alternativa “a” está errada, pois uma redução nos custos de produção do bem B ocasiona um aumento na sua oferta, desloca sua curva de oferta para a direita e reduz o seu preço de equilíbrio. Com a queda no preço de B, a demanda por A diminui.

A alternativa “b” está errada, pois um aumento nos custos de produção do bem B ocasiona redução da sua oferta, desloca sua curva de oferta para a esquerda e provoca um aumento do seu preço. Esse aumento de

(33)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

preço do bem B acarretará o aumento da demanda pelo bem A, o deslocamento da curva de demanda do bem A para a direita e um consequente aumento em seu preço de equilíbrio.

A alternativa “c” está errada, pois um aumento no custo de produção do bem B diminui sua oferta, o que desloca sua curva de oferta para a esquerda, aumenta o preço desse bem e reduz a quantidade consumida do mesmo. De forma inversa, esse aumento de preço do bem B ocasionará expansão da demanda do bem A, deslocando sua curva de demanda para a direita e aumentando seu preço e quantidades transacionados.

A alternativa “d” é a correta. Um aumento nos custos de produção do bem B leva a uma queda na oferta desse bem, deslocando sua curva de oferta para a esquerda, diminuindo as quantidades e aumentando o preço. Por outro lado, a demanda pelo bem A irá aumentar, deslocando sua curva de demanda para a direita e ocasionando aumento no preço de equilíbrio desse bem.

A alternativa “e” está errada, conforme explicação para a alternativa “c”. Gabarito: D

25 - (FCC/2014/ICMS/RJ/FISCAL) Os formuladores de políticas públicas, muitas vezes, desejam influenciar a quantidade de cigarros consumidos pela população em função dos efeitos adversos do fumo sobre a saúde. A política por eles utilizada pode atingir esse objetivo de duas maneiras:

I – Comunicados públicos, alertas obrigatórios nas embalagens de cigarros e proibição de publicidade de cigarros na Televisão e em Rádio.

II – Elevação do imposto sobre fabricação e consumo dos cigarros.

Comentários:

Pessoal, essa foi uma questão cobrada na última prova do ICMS/RJ, que tratava de movimentos na demanda. Vamos analisar as duas afirmativas:

Na afirmativa I, percebemos que esse tipo de manobra visa estimular o gosto/hábito dos consumidores a fim de que eles consumam menos cigarros. Neste caso, a curva de demanda será deslocada para a esquerda. Lembrem-se

(34)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

de que apenas as alterações no preço não deslocam a curva, os demais fatores que influenciam a demanda causarão deslocamentos na curva.

Na afirmativa II, a elevação do imposto causará um aumento no preço. Conforme já vimos, aumentos no preço diminuem a quantidade demandada a partir de movimento ao longo da curva. Gabarito: B

Bem, pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado desse nosso primeiro encontro, não se esqueçam de revisar o conteúdo apresentado e até a nossa próxima aula!

(35)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

1 - (FCC/2014/ICMS/RJ/FISCAL) De acordo com a teoria da ciência econômica, referem-se a conceitos econômicos, levados em conta nas decisões individuais:

I – O trade off entendido como termo que define uma situação de escolha conflitante, ou seja, quando uma ação econômica, visando à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros problemas.

II – O custo de oportunidade é aquilo que o agente econômico deve ter de recompensa para abrir mão de algum consumo.

III – A mudança marginal que é um pequeno ajuste incremental em um plano de ação não revestido de racionalidade econômica.

IV- O incentivo que é algo que induz os indivíduos a agir, tal como a perspectiva de uma punição ou recompensa.

Está correto o que se afirma em: a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

2 - (CESPE/2003/Instituto Rio Branco/Diplomata) Julgue o item a seguir:

Quando as datas do concurso de admissão à carreira de diplomata coincidem com aquelas do concurso para assessor legislativo, o custo de oportunidade de fazer a segunda seleção aumenta substancialmente para os candidatos que tencionam submeter-se aos dois certames.

3 - (FGV/2008/ICMS/RJ/FISCAL) Se uma cidade decide construir um hospital em um terreno vazio de propriedade pública, o custo de oportunidade dessa decisão é representado:

a) pelo custo exclusivamente contábil dessa decisão.

b) pela oportunidade custosa, porém essencial, de se construir um hospital público.

c) pelo benefício social que aquele hospital deve gerar aos cidadãos da cidade. d) pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno.

(36)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

e) pela oportunidade de aproveitar um terreno vazio que, antes, apenas gerava custos para a cidade.

4 – (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) Os produtos X e Y são produzidos em determinado país empregando-se apenas a mão de obra local. Em um dia, cada trabalhador é capaz de produzir 3 unidades do bem X ou, alternativamente, 5 unidades do bem Y. Nesse caso, pode-se afirmar que:

a) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem X é de 3/5 unidades do bem Y.

b) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem Y é de 3/5 unidades do bem X.

c) o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem Y é de 5 unidades do bem X.

d) o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem X é de 3 unidades do bem Y.

e) não é possível calcular o custo de oportunidade da produção do bem X ou do bem Y, pois o enunciado não informa a oportunidade perdida com essa produção.

5 – (ESAF/AFC(STN)/Econômico-Financeira/2008) Selecione o único item que deve ser considerado como componente do custo econômico ou custo de oportunidade de uma empresa associado à sua decisão de produzir q unidades de seu produto.

a) A recuperação de gastos com publicidade realizados há um ano.

b) O custo histórico de aquisição das matérias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas há um ano, cujos preços de mercado não se mantiveram constantes e que serão empregadas no processo produtivo.

c) O valor de mercado do aluguel do terreno no qual será realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa.

d) Uma margem destinada à recuperação dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, já concluído, do produto. e) Uma parcela dos salários da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima não fossem produzidas.

(37)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00 6 - (Funiversa/Economista/Embratur/2011) Com relação à lei da demanda e da oferta, assim como aos deslocamentos das curvas de demanda e da oferta, assinale a alternativa correta.

a) Ocorrendo uma redução de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá uma redução das quantidades transacionadas, e os preços também reduzirão.

b) Ocorrendo uma expansão da demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá um aumento nas quantidades transacionadas, os preços diminuirão. c) Existe uma relação direta ou diretamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade demandada desse bem, ceteris paribus.

d) Existe uma relação indireta ou inversamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade ofertada desse bem, ceteris paribus.

e) Ocorrendo uma redução de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrerá uma redução nas quantidades transacionadas, enquanto os preços aumentarão.

7 – (ESAF/APO(MPOG)/Planejamento e Orçamento/2009/2010) Assinale a opção incorreta com relação à Teoria Econômica.

a) A hipótese coeteris paribus é fundamental para o entendimento da microeconomia.

b) A utilidade representa o grau de satisfação ou bem estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado. c) A macroeconomia trata os mercados de forma global.

d) Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um dado período, dada a sua renda, seus gastos e o preço de mercado.

e) A Curva de Phillips mostra o tradeoff entre a inflação e desemprego, no curto prazo.

8 - (FGV/ICMS/RJ/2011) As recentes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro reduziram a produção de verduras. Ao mesmo tempo, o governo realiza uma campanha para divulgar os benefícios de uma alimentação rica em verduras.

Com base nesses dois eventos, a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de verduras, é correto afirmar que:

a) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado.

(38)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

b) a quantidade diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

c) o preço aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

d) o preço diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

e) a quantidade aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

9 – (FGV/ICMS/RJ/2008) Uma seca no Centro-Oeste reduz a produção de soja. Ao mesmo tempo, é divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardíacos.

Com base nesses dois eventos, a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de soja, é correto afirmar que:

a) a quantidade diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

b) o preço diminuirá, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

c) a quantidade aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com o preço.

d) o preço aumentará, e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.

e) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado.

10 - (FMP/2011/TCE/RS) Informe se é falso ou verdadeiro o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. A seguir indique a opção com a sequência certa:

( ) A renda desloca a curva de oferta.

( ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado.

( ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. a) F – F – V – V

b) F – V – V – F c) V – F – V – F

(39)

Prof. Marcos Bezerra - Aula 00

d) V – V – F – F e) F – V – F – V

11 - (FGV/2010/BADESC/ECONOMISTA) Uma campanha de marketing bem sucedida consegue afetar as preferências do consumidor, alterando dessa forma a demanda.

Assim, os deslocamentos e o resultado final de equilíbrio de mercado são dados por:

a) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio aumenta.

b) a curva de demanda se desloca para a esquerda, o preço diminui e a quantidade de equilíbrio diminui.

c) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta.

d) a curva de demanda se desloca para a direita, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio diminui.

e) a curva de demanda se desloca para a esquerda, o preço aumenta e a quantidade de equilíbrio aumenta.

12 – (FDC/FUNASA/2010) De acordo com a teoria microeconômica da lei da oferta, uma redução no preço de um determinado bem, admitindo-se que as demais variáveis permaneçam constantes, acarretará a seguinte consequência para esse bem:

a) Aumento da quantidade ofertada. b) Aumento dos preços de produção. c) Redução da quantidade ofertada.

d) Deslocamento da curva de oferta para a direita. e) Deslocamento da curva de oferta para a esquerda.

13 - (FCC/2010/SEFAZ-SP/Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem

a) ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado.

b) em função de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores.

Referências

Documentos relacionados

Nelas são representados os resultados do teor de compostos fenólicos e flavonóides (Figura 1S), atividade de seqüestro de radical livre pelo método do DPPH (Figura 2S),

O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal - CERNIC, pessoa jurídica de direito privado, com fins não econômicos, convida essa empresa e torna público para

Capitalização S/A. 7.3 O recebimento do valor do prêmio, dar-se-á por meio de depósito em conta corrente ou conta poupança de titularidade do contemplado e o respectivo

proposta deste estudo é avaliar a expressão imunohistoquímica da proteína p53 e o índice de proliferação celular pelo Ki-67 (MIB-1), na mucosa esofágica de indivíduos com

comunicação no período de 2014 a 2019 como estratégia de atuação da assessoria de comunicação social do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

4.3 Os artigos acadêmicos completos dos resumos expandidos aprovados para os livros e ou para os anais do evento deverão ser enviados ao e-mail deste Seminário até 30 de setembro

• Decidir sobre conflito entre agentes que atuam no Porto Organizado • Terá competências estabelecidas nos contratos de concessões. Portos: Competências do

Essa instrução visa identificar e determinar meios para eliminar, minimizar ou controlar os riscos de cada etapa das tarefas de atividades não rotineiras,