• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES SEGURANÇA DE PRODUTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES SEGURANÇA DE PRODUTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FICHA DE INFORMAÇÕES

SEGURANÇA DE PRODUTOS

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

PRODUTO

:

Hexafluoreto de enxofre.

PRINCIPAIS USOS RECOMENDADOS

: Uso industrial e aplicações medicinais.

EMPRESA: IBG INDÚSTRIA BRASILEIRA DE GASES LTDA.

Rua Antonieta Piva Barranqueiros, 150 – Distrito Industrial I – CEP: 13212 – 000 Jundiaí – SP. Telefone de Emergência: (11) 2136 – 8534.

Para maiores informações de rotina consulte o fornecedor IBG mais próximo.

e-mail: ibg@ibg.com.br

Home page: www.ibg.com.br

2- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS:

Produto classificado na classe 2.2 – Gases sob pressão. Gás Liquefeito. Elementos de rotulagem do GHS, incluindo as frases de precaução.

Pictograma:

Palavra de advertência: Atenção!

Frase de perigo: H280: Contém gás sob pressão; pode explodir sob a ação do calor.

Frase de Precaução:

Armazenamento: P403: Armazene em local bem ventilado. P410: Mantenha ao abrigo da luz.

 Prevenção: P264: Lavar as mãos cuidadosamente após manuseamento.

(2)

2 de 12

Resposta: P370 + P376 Em caso de incêndio: Contenha o vazamento se puder ser feito com segurança.

Armazenamento: P410 + P403 Mantenha ao abrigo da luz solar. Armazenar em local bem ventilado.

Eliminação: P502 Solicite informações ao fabricante/fornecedor sobre a recuperação/reciclagem.

Outros Perigos que não resultam em classificação:

 Não contém outros componentes ou impurezas que possam modificar a classificação do produto.

3- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

Este produto é uma substância pura. Nome Químico: Hexafluoreto de enxofre. Sinônimo: Não disponível.

Ingredientes

CAS

Concentração

Hexafluoreto de enxofre

2551-62-4

100%

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS:

INGESTÃO: Uma maneira pouco provável de exposição. Este produto é um gás a temperatura e pressões normais.

CONTATO COM A PELE: Para exposições ao vapor frio ou líquido, imediatamente aqueça a área queimada por congelamento com água morna (não exceder 41 ºC). Chame um médico.

INALAÇÃO: Remova para ar fresco. Administre respiração artificial se não tiver respirando. A aplicação de oxigênio deve ser realizada por pessoa qualificada. Chame um médico imediatamente.

CONTATO COM OS OLHOS: Por exposição ao vapor frio ou ao líquido, imediatamente banhe completamente os olhos com água corrente durante 15 minutos, no mínimo. As pálpebras devem ser mantidas abertas e distantes do globo ocular para assegurar que todas as superfícies sejam enxaguadas completamente. Chame um médico imediatamente, de preferência um oftalmologista.

SINTOMAS E EFEITOS MAIS IMPORTANTES, AGUDOS OU TARDIOS: Inalação da substância em alta concentração pode também causar ligeira depressão do sistema nervoso central e irregularidades no ritmo cardíaco. Em elevadas concentrações pode causar asfixia. Os sintomas podem incluir perda de conhecimento e motricidade. A vítima pode não ter percepção da asfixia. A asfixia pode causar inconsciência sem aviso prévio e de forma tão rápida que impede a vítima de se proteger. Olhos: O contato da fase gasosa com os olhos não

(3)

causa nenhum problema. O contato da fase líquida com os olhos é muito perigoso devido ao imediato congelamento do local. Uma pessoa que tenha tido os olhos atingidos por hexafluoreto de enxofre líquido, deve ter os mesmos lavados com água corrente por pelo menos 15 minutos. Pele: Nenhum efeito nocivo. Ingestão: Não é um meio de exposição

OBSERVAÇÕES PARA O PRESTADOR DE SOCORROS: Se houver suspeitas de que os vapores do produto possam estar presentes, o socorrista deverá usar um equipamento autônomo de respiração. É recomendável remover a pessoa exposta para um local ventilado.

OBSERVAÇÕES PARA O MÉDICO: Não há antídoto específico. O tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e das condições clínicas.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:

MEIOS DE EXTINÇÃO APROPRIADOS: Utilize extintores de CO2, pó químico seco ou jatos de água em forma de neblina para o controle do fogo circundante. Evacue todo o pessoal da área de risco. Imediatamente molhe os recipientes com jatos de água em forma de neblina, guardando uma distância máxima até resfriá-los. Então remova os recipientes para longe da área de fogo, se não houver riscos. Equipamento autônomo de respiração pode ser necessário para resgate de trabalhadores no local.

MEIOS DE EXTINÇÃO NÃO RECOMENDADOS: Se o cilindro estiver envolvido em fogo, não tente removê-lo. Eles podem se romper devido ao calor do fogo por aumento da pressão interna. Resfrie o recipiente até que o fogo diminua ao ponto de poder extingui-lo.

PERIGOS ESPECÍFICOS DA SUBSTÂNCIA: A exposição ao fogo pode provocar ruptura e/ou explosão dos recipientes sob pressão. NÃO coloque água dentro dos cilindros. Nenhuma parte do recipiente deve estar sujeita a temperaturas maiores que 50°C.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO DA EQUIPE DE COMBATE A INCÊNDIO: A Brigada de incêndio deve utilizar equipamento autônomo de respiração e roupa de proteção completa para combate a incêndio. Remova as fontes de ignição se não apresentar riscos. Interrompa o fluxo de gás se isto não apresentar riscos, enquanto continue a resfriar com jatos de água os recipientes. Retire todos os recipientes da área de incêndio, se não houver riscos. Brigadas de incêndio local devem estar cientes das características do produto. Antes de entrar nas áreas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com um equipamento adequado (ex. Oxímetro).

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO:

PRECAUÇÕES PESSOAIS, EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA: Isole a área num raio de 100 metros, no mínimo e afaste os curiosos. Utilize roupas, luvas, proteção para os olhos (EPIs) e equipamentos autônomos de respiração quando necessário. Ventilar a área.

PARA O PESSOAL DO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA: Utilizar roupas de proteção impermeáveis e resistentes a produtos químicos.

(4)

4 de 12

PRECAUÇÕES AO MEIO AMBIENTE: Interrompa o vazamento, se isto puder ser feito sem risco. De uma maneira aceitável descarte o resíduo, recipiente ou invólucro de acordo com as legislações locais, estaduais e Federais. Em caso de dúvidas, consultar o fornecedor.

MÉTODOS E MATERIAIS PARA CONTENÇÃO E LIMPEZA: Ventile a área antes de iniciar o processo de limpeza. Mantenha o pessoal não autorizado distante da área de risco.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO:

CONDIÇÕES PARA MANUSEIO SEGURO: Utilizar o produto somente em áreas bem ventiladas. Não permitir que a temperatura ambiente ultrapasse 50ºC. Manter afastado do calor, faíscas e chamas. Atarraxe firmemente o capacete com as mãos antes da movimentação do cilindro. Utilize carrinho de mão para movimentar os cilindros, não arraste, role, ou deixe-o cair. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete, o capacete existe apenas proteger a válvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de parafuso, chave de fenda) dentro da abertura do capacete, isto pode causar dano a válvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustável para remover capacetes justos ou enferrujados. Abra a válvula suavemente. Não utilize o cilindro como parte de um circuito elétrico ou para formação de um arco elétrico. O efeito produzido por um arco elétrico na parede do recipiente poderá levá-lo a ruptura.

CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO SEGURO, INCLUINDO QUALQUER INCOMPATIBILIDADE: Proteger os recipientes contra danos físicos. Armazenar em local seco e bem ventilado, em área de construção não combustível, distante de locais de passagem. Cilindros de gás devem ser cheios somente por empresas qualificadas. Proteger os cilindros contra danos. Distante do local de passagem. Não permitir fontes de calor próximas ao tanque. Evitar que o produto fique armazenado muito tempo sem consumo. Não permitir que a temperatura ambiente ultrapasse 50ºC. Armazenar os cilindros cheios separadamente dos vazios, afastados 6m dos gases inflamáveis. Evitar locais úmidos. Materiais Incompatíveis: agentes oxidantes, metais alcalinos e alcalino-terrosos, alumínio pulverizado, zinco, etc.

MATERIAIS SEGUROS PARA EMBALAGENS: Utilizar somente equipamentos com especificação apropriada a este produto e à sua pressão e temperatura de fornecimento.

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

PARAMETROS DE CONTROLE: Hexafluoreto de enxofre: (TWA): PT VLE: 1.000 ppm

(TWA): EU ELV: 2,5 mg/m³ (TWA): PT OEL: 2,5 mg/m³

(5)

MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA: Utilize sistema de exaustão local para evitar asfixia. Níveis de oxigênio devem ser mantidos acima de 19,5%.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO PESSOAL:

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA: Utilizar equipamento de respiração autónoma de pressão positiva sempre que estiver em locais confinados com a concentração desconhecida.

PROTEÇÃO DA PELE: Luvas de raspa para manuseio de cilindro.

PROTEÇÃO DOS OLHOS/FACE: Óculos de segurança com lente incolor com proteção lateral.

OUTROS EQUIPAMENTOS PROTETORES: Sapatos para manuseio de cilindro, ou seja: bota de segurança, vulcanizada, com biqueira de aço.

PERIGOS TÉRMICOS: Gás liquefeito, podendo causar queimaduras graves em caso de contato direto com o produto.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS:

Nota Hexafluoreto de Enxofre (SF6)

Aspecto (Estado físico, forma, cor) Gás incolor

Odor Inodoro

PH Não aplicável.

Ponto de fusão/congelamento - 50,8°C

Ponto de ebulição - 63.9°C

Ponto de fulgor Não aplicável.

Taxa de evaporação Não aplicável.

Inflamabilidade (sólido; gás) Não aplicável.

Limite de inflamabilidade no ar, % em volume Não aplicável.

Pressão do vapor 21,80 kgf/cm²

Densidade relativa, gás (ar = 1) a 0°C 5,3

Volume específico 0,16 m³/kg

Densidade relativa, líquida 1,4

Solubilidade(s) Em água (25°C) 0,005 l/kg

Coeficiente de Participação – n-octanol/água: Não disponível

Temperatura de autoignição: Não disponível

Temperatura de decomposição: Não disponível

Viscosidade: Não aplicável.

Temperatura crítica: 45,5°C

Peso molecular: 146,05

(6)

6 de 12

ESTABILIDADE: Estável, se armazenado conforme indicado. POSSIBILIDADE DE REAÇÕES PERIGOSAS: Não disponível.

CONDIÇÕES A SEREM EVITADAS: Estocagem em áreas com ventilação precária. Estocagem próxima a fontes de calor. O Cilindro poderá explodir se exposto ao calor ou chama projetando-se violentamente.

MATERIAIS OU SUBSTÂNCIAS IMCOMPATIVEIS: Agentes oxidantes, metais alcalinos e alcalinos terrosos, alumínio pulverizado, zinco e etc.

PRODUTOS PERIGOSOS DA DECOMPOSIÇÃO: Nenhum atualmente conhecido.

11-INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:

TOXICIDADE AGUDA: É um asfixiante. IRRITAÇÃO DA PELE: Não disponível. IRRITAÇÃO OCULAR: Não disponível.

SENSIBILIZAÇÃO RESPIRATÓRIA OU À PELE: Não disponível. MUTAGENICIDADE EM CÉLULAS GERMINATIVAS: Não disponível. CARCINOGENICIDADE: Não disponível

TOXICIDADE À REPRODUÇÃO: Não disponível

TOXICIDADE PARA ÓRGÃOS – ALVO ESPECÍFICOS - EXPOSIÇÃO ÚNICA: Não disponível TOXICIDADE PARA ÓRGÃOS – ALVOS ESPECÍFICOS – EXPOSIÇÃO REPETIDA: Não disponível PERIGO POR ASPIRAÇÃO: Não é um meio de exposição.

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS:

ECOTOXICIDADE: O gás rapidamente dilui-se quando a área é bem ventilada, não causando nenhum impacto significativo.

PERSISTÊNCIA E DEGRADABILIDADE: Não disponível. POTENCIAL BIOACUMULATIVO: Não disponível. MOBILIDADE NO SOLO: Não disponível.

OUTROS EFEITOS ADVERSOS: Não disponível.

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL:

MÉTODOS RECOMENDADOS PARA DESTINAÇÃO FINAL: Não tente desfazer-se de resíduos ou quantidades não utilizadas. Devolva o cilindro ao seu fornecedor.

(7)

14- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:

REGULAMENTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS:

 TERRESTRES: Decreto Lei 96044, Resolução 420, NBR 7500,  HIDROVIÁRIO:

o

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIO - ANTAQ

o

IMDG – International Maritime Dangerous Goods – Code

o

DPC – Diretoria de Portos e Costas do Ministério da Marinha – Norma-5

AÉREO:

o

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

o

ICAO-TI – International Civil Aviation Organization – Technical Instructions

o

IATA-DGR – International Air Transport Association – Dangerous Goods Regulation

o

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil - Resolução n° 129 de 08 de dezembro de

2009

o

RBAC n° 175 – Regulamento Brasileiro da Aviação Civil para o Transporte de Artigos

Perigosos em Aeronaves Civis.

o

IS n° 175-001 – Instrução Suplementar – IS

NÚMERO ONU: 1080

NOME APROPRIADO PARA EMBARQUE: HEXAFLUORETO DE ENXOFRE

CLASSE/SUBCLASSE DE RISCO PRINCIPAL E SUBSIDIÁRIO: 2.2. NÚMERO DE RISCO: 20.

GRUPO DE EMBALAGEM: Não aplicável.

RÓTULO DE REMESSA: Gás não inflamável e não tóxico.

AVISO DE ADVERTÊNCIA (QUANDO REQUERIDO): Gás não inflamável e não tóxico.

INFORMAÇÕES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posição segura, em veículo bem ventilado. Cilindros transportados em veículo enclausurado, em compartimento não ventilado podem apresentar sérios riscos à segurança.

É proibido o enchimento de cilindros sem o consentimento de seu proprietário.

15- REGULAMENTAÇÕES:

As seguintes leis relacionadas são aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos são identificados. O usuário deste produto é o único responsável pela obediência de todas as leis Federais, Estaduais e Locais. • DECRETO LEI 96044

Regulamento para o transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e dá outras providências. • RESOLUÇÃO 420

(8)

8 de 12

Perigosos. • NBR 7500

Símbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

• Regulamentações específicas de segurança, saúde e meio ambiente para o produto: - Portaria 3214 – NR-15 – Anexo 11.

- Lei 9605 – Lei de Crimes ambientais.

- Norma ABNT NBR 14725-4:2014, Anexo A – Instruções para elaboração de uma FISPQ.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES:

Assegurar que todas as regulamentações nacionais ou locais são respeitadas. Antes de utilizar este produto para experiências ou novos processos, examinar atentamente a compatibilidade e segurança dos materiais utilizados. As informações dadas neste documento são consideradas exatas até ao momento da sua impressão, embora tenham sido dispensados todos os cuidados na sua elaboração, nenhuma responsabilidade será aceita em caso de danos ou acidentes resultantes da sua utilização. A presente FISPQ é dada a título informativo e pode ser modificada sem aviso prévio.

Abreviaturas:

PEL Permissible Exposure Limit STEL Short Term Exposure Limit TLV Threshold Limit Value LT Limite de Tolerância LCLO Lethal Concentration Low GHS - Globally Harmonized System

ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres

ACGIH – AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS DOT – DEPARTMENT OF TRANSPORTATION

HSDB – HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK

IARC – INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER NIOSH – NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY NTP – NATIONAL TOXICOLOGY PROGRAM

OSHA – OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH ADMINISTRATION

POR MEDIDA DE SEGURANÇA É PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

(9)

A IBG recomenda que todos os seus funcionários, usuários e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurança deve-se:

1) Notificar todos os funcionários, usuários e clientes acerca das informações incluídas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um e,

2) Solicitar aos seus clientes que também informem aos seus respectivos funcionários e clientes e, assim, Sucessivamente.

Referências

Documentos relacionados

Somente a chave feita na Concessionária ou Oficina Autorizada Chevrolet garante o funcio- namento correto do sistema de imobili- zação do motor, evitando possíveis despesas e

As taxas de decomposição decresceram segundo a ordem CS>PN> >PM>PP, sendo bastante mais elevadas durante o primeiro ano do que para todo o período

Escolher uma resposta. São direitos econômicos e sociais de caráter difuso, a exemplo do direito ao trabalho. São direitos de solidariedade de caráter difuso, a exemplo

Pool de aminoácidos Proteínas Tecidos Dieta Metabolismo intermediário Ciclo de Krebs Glicolise Produtos específicos (creatina, serotonina …) Amónia Ureia Urina Proteínas

Com base na redução do número de embriói- des obtidos, na redução do seu enraizamento e no número de anomalias dos embrióides após a irra- diação de nucelos com doses

Para piorar este cenário, a legislação de direito autoral de muitos países possui como única premissa o copyright de um indivíduo ou grupo restrito, e desconhece o caso em que

Como esta análise visava, ainda, fazer algumas inferências de nível mais inclusivo, referentes, por exemplo, ao status taxonômico do próprio gênero e do subgênero

Resumo Neste trabalho, a variabilidade das temperaturas máximas e mínimas mensais de 265 estações convencionais, componentes do Banco de Dados Meteorológicos para