• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES PARA A CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ORGANELAS CELULARES MÓDULO BIOLOGIA CELULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES PARA A CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ORGANELAS CELULARES MÓDULO BIOLOGIA CELULAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UAB/CAPES/UFPA)

DIRETRIZES PARA A CONFECÇÃO DE

MODELOS DIDÁTICOS DE ORGANELAS CELULARES

MÓDULO BIOLOGIA CELULAR

Belém– PA 2017

(2)

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

Reitor

Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho

Vice-Reitor

Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância (EAD) Prof. Dr. Jackson Costa Pinheiro

Professores Formadores do Módulo Biologia Celular - Elaboração Verônica Regina Lobato de Oliveira-Bahia

Mônica Monteiro Barros da Rocha Nilson Santos Trindade

Professores Tutores do Módulo Biologia Celular Vanderlei Lopes Barros – Polo Marabá José Cleiton de Souza Siqueira – Polo Breves

(3)

(UAB/CAPES/UFPA)

DIRETRIZES PARA A CONFEÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ORGANELAS CELULARES

I. APRESENTAÇÃO

O modelo tem uma importância como um instrumental didático alternativo, pois serve de apoio visual concreto e, desta forma, contribui para a construção de uma imagem mental, uma ideia, do objeto de estudo por suas semelhanças, quando não é possível observar o próprio objeto (PORTO; RAMOS; GOULART, 2009; BARROS, 2013). Neste sentido, é um excelente recurso para o estudo da célula e suas organelas.

A modelagem tridimensional é uma atividade lúdico-científica que auxiliará na demonstração com detalhes das características estruturais e morfológicas de cada organela celular, portanto, pode ser utilizada como uma estratégia de ensino facilitadora do processo de aprendizagem, numa perspectiva de inovação didático-pedagógica em sala de aula, como proposto por Araújo-de-Almeida (2009) e Balbinot (2011).

A atividade intitulada “Modelos Didáticos de Organelas Celulares” tem como objetivo estimular os alunos, futuros profissionais do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Modalidade à Distância) da Universidade Federal do Pará - UFPA, a construir modelos reais que demonstrem, de forma dinâmica e criativa, os aspectos estruturais, bioquímicos e funcionais das organelas celulares, uma unidade de estudo do módulo Biologia Celular.

II. OBJETIVOS

▪ Proporcionar um estilo diferente de atividade prática de ensino-aprendizagem em relação a um conteúdo novo ou complexo e, desta forma, facilitar a sua compreensão/apreensão; ▪ Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, de

modo a despertar vocações e incentivar a pesquisa;

▪ Estimular a interação dos alunos através do trabalho em equipe;

(4)

▪ Incentivar o desenvolvimento do conhecimento científico, a partir da oportunidade de intercâmbio entre professores e alunos;

▪ Organizar uma exposição interativa dos trabalhos, adequada à disseminação do saber científico produzido.

III. TEMAS PARA CONFECÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

A turma será dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo terá que confeccionar um modelo didático das seguintes organelas celulares:

1. Membrana plasmática;

2. Desmossomos e Hemidesmossomos; 3. Reticulo endoplasmático liso;

4. Reticulo endoplasmático rugoso; 5. Complexo de Golgi; 6. Mitocôndrias; 7. Lisossomos; 8. Peroxissomos; 9. Ribossomos; 10. Centríolos. 11. Citoesqueleto.

IV. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Cada grupo ficará responsável pela construção de modelos tridimensionais de organelas celulares, produção textual (material escrito) e exposição interativa dos trabalhos (apresentação oral). Estes elementos comporão parte do processo avaliativo do módulo de Biologia Celular. Na avaliação desta atividade será atribuída nota de zero (0,0) a dez (10,0), conforme detalhado abaixo e no Anexo I (Ficha de Avaliação).

▪ Modelo tridimensional - 2,0 ▪ Apresentação Oral - 3,0 ▪ Arguição - 2,0 ▪ Trabalho escrito - 3,0

Nota Final - 10,0 pontos

V. DIRETRIZES PARA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. (SEVERINO, 2013). Nesta atividade a pesquisa bibliográfica servirá de subsídio para a elaboração do trabalho escrito, assim como, para a construção dos modelos tridimensionais. Ela deverá ser realizada por meio da consulta de obras de diversas fontes e relacionada ao tema e objeto de estudo da atividade.

(5)

Todas as fontes deverão ser citadas no texto e indicadas na bibliografia de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10520: Citações em Documentos e NBR 6023: Referências).

VI. DIRETRIZES PARA A CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS

Como mencionado anteriormente, cada grupo ficará responsável pela construção de modelos tridimensionais de organelas celulares. Os modelos deverão se parecer com o real, ou seja, permitir uma visão de altura, largura e profundidade (comprimento) do objeto em estudo e possibilitar a apreensão dos conteúdos de maneira lúdica, agradável e de fácil compreensão. Os modelos deverão também ser construídos do jeito que o grupo pensa, seguindo seu conhecimento e criatividade. Portanto, a escolha dos materiais que serão utilizados para construção dos modelos ficará a critério de cada grupo. Os modelos deverão ter no mínimo 50 cm de comprimento.

Na avaliação dos aspectos estruturais dos modelos (2,0 pontos) (avaliação em grupo) serão considerados os seguintes aspectos:

1. Qualidade do modelo (grau de detalhamento da estrutura) (0,5);

2. Qualidade do material utilizado: criatividade, resistência e estética (0,5); 3. Eficácia do material: adequação ao tema (0,5);

4. Conteúdo do material: correta apresentação do conteúdo/tema no modelo proposto (0,5).

VII. APRESENTAÇÃO ORAL

Os modelos tridimensionais serão apresentados oralmente na forma de uma exposição interativa (didático-científica), que se pressupõe um público para, assistir, analisar, perguntar, etc. O grupo e cada um dos integrantes serão avaliados pelos professores e tutores do módulo.

O tempo da apresentação oral será de 15 minutos para cada grupo. Após cada apresentação haverá um tempo de 5 minutos para discussão e arguição sobre o tema abordado.

Na avaliação da Apresentação Oral (3,0 pontos) (avaliação em grupo) serão considerados os seguintes aspectos:

1. Boa postura e roupas apropriadas para uma apresentação (0,5);

2. Estrutura e organização: introdução relevante, sequência lógica de ideias e conclusão eficiente (0,5);

(6)

4. Capacidade de comunicação: quanto à voz, ritmo e postura (0,5); 5. Segurança e domínio do conteúdo da temática proposta (1,0).

VIII. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ARGUIÇÃO

Considerando-se que a avaliação também será individual, todos os integrantes do grupo serão avaliados por meio de uma arguição (2,0 pontos), onde serão considerados os seguintes aspectos:

1. Interesse e atitude crítica: pontualidade, postura adequada e permanência no local (0,5); 2. Segurança e domínio do conteúdo; clareza, objetividade e pertinência das respostas aos

questionamentos formulados (1,5);

IX. DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL ESCRITO

A abordagem-argumentação em relação às organelas celulares deverá ser contextualizada por meio da elaboração de um material escrito. O trabalho escrito deverá ser produzido na forma de um texto considerando-se os aspectos estruturais, bioquímicos e funcionais da organela estudada.

A produção do texto deverá conter com os seguintes elementos: ➢ PRÉ-TEXTO: Capa, folha de rosto, sumário, etc.

➢ TEXTO: apresentando a seguinte estrutura:

1. Introdução: contextualização do assunto/tema, sua justificativa e seus objetivos.

2. Desenvolvimento: fundamentação teórica sobre estrutura, bioquímica e funcionamento da organela estudada.

3. Análise Crítica: reflexão sobre as informações apresentadas na fundamentação teórica. 4. Considerações Finais.

➢ PÓS-TEXTO: referências (obrigatório), apêndice e anexo (opcionais).

Na avaliação da produção textual (3,0 pontos) (avaliação em grupo) serão considerados os seguintes critérios:

1. Entrega do material escrito ao professor do módulo (presencial).

2. Atendimento aos aspectos estruturais de um trabalho acadêmico (obedecendo a norma técnica da ABNT- NBR 14724: Trabalhos Acadêmicos) (0,5);

3. Uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e da terminologia técnico-científica adequada (0,5);

4. Coesão, coerência textual, clareza e objetividade (0,5);

5. Domínio de conteúdo e pertinência da abordagem ao tema (1,0); 6. Atendimento ao mínimo de 05 (cinco) páginas (0,5).

(7)

distância.

▪ A ordem de apresentação oral será a mesma do item III deste roteiro.

▪ Cada grupo deverá expor (apresentação oral) o seu trabalho no dia e hora agendados.

▪ Não haverá 2ª Chamada desta atividade. Portanto, será atribuída nota zero na atividade do aluno que faltar a aula para a apresentação oral do seu trabalho.

▪ Ressalta-se que todos os alunos deverão estar presentes durante todas as apresentações. A ausência em qualquer dos momentos implicará em atribuição de falta, além de perda de pontuação na atividade.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. Modelagem tridimensional de animais: construindo uma nova

aprendizagem em sala de aula. In: ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. (Org.). Ensino de zoologia: ensaios interdisciplinares. 2 ed. rev. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2009.

BALBINOT, M. C. Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de ciências. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. Disponível em: <http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho104.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2011.

BARROS, M. N. R. de. Elaboração do roteiro de jogo didático. In SILVA, C. da; TRESCASTRO, L. B.; BARROS, M. N. R. de. (Org.). Atividades e jogos na aprendizagem de matemática. Belém: Belém: SEMEC/ECOAR, 2013.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

PORTO, A.; RAMOS, L.; GOULART, S. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora FABI, 2009.

SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. 8. reimpr. São Paulo: Cortez, 2013.

(8)

ANEXO I – Ficha de Avaliação da atividade Modelo Didático (Organelas Celulares)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

(UAB/CAPES/UFPA)

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE – MODELO DIDÁTICO (10,0 PONTOS)

TEMA: _______________________________________________________________________ DATA: _____________

INDICADORES DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO

MÁXIMA PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA 1- MODELO DIDÁTICO (2,0 pontos) - GRUPO

1.1 Qualidade do modelo (grau de detalhamento da estrutura) 0,5 1.2 Qualidade do material utilizado: criatividade, resistência e estética 0,5 1.3 Eficácia do material: adequação ao tema 0,5 1.4 Conteúdo do material: correta apresentação do conteúdo/tema no

modelo proposto 0,5

Subtotal 1 2,0 2- APRESENTAÇÃO ORAL (3,0 pontos) - GRUPO

2.1 Boa postura e roupas apropriadas para uma apresentação 0,5 2.2 Estrutura e organização: introdução relevante, sequência lógica de

ideias e conclusão eficiente 0,5

2.3 Vocabulário adequado: terminologia técnico-científica adequada 0,5 2.4 Capacidade de comunicação: quanto à voz, ritmo e postura 0,5 2.5 Segurança e domínio do conteúdo da temática proposta 1,0

Subtotal 2 3,0 3- ARGUIÇÃO (2,0 pontos) - INDIVIDUAL

ALUNO 1 2 3 4

3.1 Interesse e atitude crítica: pontualidade, postura adequada e

permanência no local 0,5

3.2 Segurança e domínio do conteúdo; clareza, objetividade e pertinência

das respostas aos questionamentos formulados 1,5

Subtotal 3 2,0 4- TRABALHO ESCRITO (3,0 pontos) - GRUPO

4.1 Atendimento aos aspectos estruturais de um trabalho acadêmico (NBR

14724) 0,5

4.2 Uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e da

terminologia técnico-científica adequada 0,5

4.3 Coesão, coerência textual, clareza e objetividade 0,5 4.4 Domínio de conteúdo e pertinência da abordagem ao tema 1,0 4.5 Atendimento ao mínimo de 05 (cinco) páginas 0,5

Subtotal 4 3,0 NOTA FINAL

(SUBTOTAL 1 + SUBTOTAL 2 + SUBTOTAL 3 + SUBTOTAL 4) 10,0

ALUNO 1 2 3 4

Referências

Documentos relacionados

É evidente que ser “fiel” e “invisível” eram os objetivos maiores do tradutor na Antigüidade para ser considerado como um “bom tradutor”, e o objetivo maior do

Quando um número escondido autorizado chama o rastreador, o rastreador irá responder SMS com o numero oculto &amp; Geo-informação para todos os números

Y esto desde la perspectiva de la doble navegación platónica, y que Leib- niz señala en el Discurso de la metafísica» (p. 265- 268), termino con una cita, las primeras líneas,

Acredita-se que as pes- soas especiais devem estar presentes não só como ouvintes, mas como agentes que possam estar envolvidos nas discussões e decisões sobre uma

Portanto, a ciência presente no mundo antigo era uma ciência contemplativa das causas e princípios qualitativos, a partir dos quais a natureza era interpretada

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

de célula de qualquer tipo de tecido. Na clonagem produzem-se organismos geneticamente diferentes do progenitor.. A figura seguinte representa algumas das fases de uma célula

g) Para sociedades comerciais ou outras entidades em que se verifique o referido na alínea anterior relativamente às pessoas indicadas nas alíneas b), c) e d), sendo