• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Natal. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Professor Antônio Severiano. Biblioteca Monteiro Lobato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Natal. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Professor Antônio Severiano. Biblioteca Monteiro Lobato"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Prefeitura Municipal de Natal

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal Professor Antônio Severiano

Biblioteca Monteiro Lobato

Projeto de leitura: Viajando na Leitura e

Descobrindo o Mundo (versão 2014)

(2)

Projeto de leitura: Viajando na Leitura e

Descobrindo o Mundo

“Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, num espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas pode (nem costuma) encerra-se nela”.

(Lajolo, 1995)

(3)

EQUIPE GESTORA

Sérgio Roberto de Araújo

Paulo Teixeira Nunes Laura Medeiros Souto Maria Lêda Ferreira de Oliveira

PROFESSORAS MEDIADORAS DA BIBLIOTECA

Iandya Maria Medeiros de Mendonça

Jailde de Oliveira Marques Gleici Maria Chaves

PROFESSORAS COLABORADORAS Ângela Maria da Silva Dantas Elaine Lívia Molla de Vasconcellos

Jucirene Nobre de Abrantes Kalyane de Almeida Rodrigues

Maria de Fátima Abrantes Maria Luisa da Costa Bezerra

(4)

Justificativa

Sabe-se que um dos principais problemas da Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.

Superar essa dificuldade tem sido o desafio da escola que deseja formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental ao desenvolvimento do ser humano e que a escola possui papel importante no acesso e promoção da leitura e ao conhecimento sistematizado, a Biblioteca Escolar merece atenção especial. Conforme enfatiza Iara Neves (2004, p.223):

[...]

“a biblioteca escolar tem por finalidade estar a serviço da educação formal e informal, através da difusão do conhecimento e da promoção da leitura. Constitui-se também em memória coletiva do grupo a ela diretamente relacionado, bem como da comunidade local e da sociedade em geral.”

Nesse contexto, a biblioteca e a comunidade escolar estarão sempre discutindo e redefinindo juntos os caminhos possíveis para fortalecer nosso Projeto de Leitura “Viajando na Leitura e Descobrindo o Mundo”, pois a finalidade da biblioteca não se encerra em disponibilizar acervos, mas, sobretudo, viabilizar o acesso ao conjunto de saberes que esse acervo possui e, principalmente, guiar os educandos para que vejam na leitura uma fonte de prazer e consolidem esse gosto ao longo da vida. Para atingir esse propósito, a leitura literária tem papel fundamental, pois permite despertar o prazer estético e o deleite alcançado no ato de recriar e na descoberta do mundo da ficção. A leitura literária não pode ser dissociada a aprendizagem leitora e deve ser introduzida o mais cedo possível na vida das crianças. Daí, a importância da intervenção da família nesse processo, bem como o seu ensino ser de

(5)

responsabilidade de todos, cabendo ao professor mediador da biblioteca estar em sintonia com o professor de sala de aula, conduzindo os alunos nestas aprendizagens, auxiliando-os a progredir para ser um leitor autônomo, critico e competente na leitura de caráter informativo e utilitário, assim como na leitura por prazer, fonte de imaginação, criatividade e afetividade.

Além disso, a promoção da leitura aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um dos nossos mais valiosos patrimônios culturais, a escrita, potencializando-a para agir e interagir no meio social e político.

Os desafios que as inovações tecnológicas da atualidade trazem para o cotidiano de ensino e aprendizagens na escola passam, com certeza, pelas bibliotecas escolares. Neste contexto, deve-se pensar o papel da biblioteca escolar na formação de leitores, levando em consideração que seus usuários se caracterizam por serem nativos digitais e têm novas expectativas e novas competências centradas no uso da tecnologia. Desta forma, estaremos integrando as tecnologias disponíveis na escola, contemplando todas estas expectativas existentes.

Objetivos gerais

Oportunizar aos alunos e professores o acesso à leitura literária de forma prazerosa por meio dos variados gêneros textuais e de atividades lúdicas, auxiliando-os para que transforme suas leituras em instrumentos de formação, construção de conhecimentos e participação ativa na sociedade letrada.

Incentivar a participação da família na formação de leitores competentes.

Objetivos específicos

 Possibilitar a construção do hábito de ouvir e ler histórias e de sentir prazer nas situações que envolvam a leitura literária;

 Proporcionar situações para ampliar o repertório de leitura das crianças;

(6)

 Realizar oficinas de leitura com os alunos do 5º ano, visando a formação de mediadores mirins de leitura;

 Organizar cantinhos de leitura nas turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental;

 Incentivar o professor (a) a planejar e desenvolver práticas de leituras, usufruindo do acervo existente na biblioteca;

 Utilizar a tecnologia como um elemento facilitador e estimulador do gosto pela leitura;

 Assessorar o professor (a) nas atividades de pesquisas junto ao aluno;

 Orientar os alunos na conservação dos livros didáticos e literários;

 Incentivar o empréstimo de livros literários;

 Tombar e organizar todo o acervo da biblioteca;

 Participar das reuniões de planejamento, avaliação e demais atividades pedagógicas desenvolvidas na escola;

 Auxiliar na organização dos eventos literários e culturais da escola;

 Organizar a entrega dos livros didáticos aos alunos e o material enviado pelo FNDE para os professores;

 Realizar oficinas junto à família, integrando-a ao projeto de leitura;

 Socializar junto à comunidade escolar as ações desenvolvidas em prol da formação de leitores;

 Convidar a família para prestigiar as atividades e eventos relacionados ao projeto.

Ações e estratégias

 Realização de leitura de histórias na biblioteca ou sala de aula pela mediadora (hora da história).

 Atividade de leitura em casa (sacola literária), para isto será disponibilizado uma sacola com livros e um caderno de registro. O referido aluno escolherá um livro de sua preferência para fazer o registro e socializá-lo para os colegas, conforme encaminhamento prévio da mediadora.

 Leitura nas turmas do 1º, 2º e 3º ano pelos mediadores mirins de leitura (alunos do 5º ano). Essa atividade será desenvolvida nas salas de aulas.

 Disponibilidade do Carrinho de leitura, contendo livros de literatura e gibis, previamente selecionados pelos alunos e

(7)

professores, sendo deslocado para as salas de aulas do 3º ao 5º ano com horário preestabelecido.

 Roda de leitura na biblioteca com os alunos acompanhados pelo professor (a). Nesta atividade o aluno poderá escolher livro para ler em casa e depois terá oportunidade de socializá-lo para os colegas, escolhendo a melhor forma de recontar suas leituras.

 Oficina de leitura com os alunos do 5º ano. Essa atividade servirá para orientar os alunas na mediação de leitura que irão realizar nas turmas do 1º, 2º e 3º ano, com horário preestabelecido.

 Seqüência didática com alunos do 5º ano de escolaridade, tendo em vista a integração com as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), conforme em anexo;

 Promoção de eventos literários e culturais desenvolvidos na escola, como: Dia Nacional do Livro Infantil, Sarau Literário, Chá Literário, Gincana Literária e Recreio Literário.

 Oficina com os professores. Essa atividade será desenvolvida com estudos de textos e vídeos que apresentam experiências exitosas na formação de leitores competentes.

 Oficina com os pais dos alunos do 1º ao 5º ano. Essa atividade possibilitará a participação dos pais nas atividades do Projeto de Leitura da escola, especialmente com a Sacola Literária. Primeiro faremos uma mediação, em seguida, assistiremos a um vídeo e ao final conversaremos sobre a atividade de leitura que os seus filhos levarão para casa (Sacola Literária).

 Participação nos eventos literários promovidos pela SME (Secretaria Municipal de Educação) e encontros mensais para formação de mediadores de leitura.

 Premiação e certificação, por turma, do melhor leitor do ano, através de levantamento do número de empréstimo realizado anualmente, conforme registro no livro da biblioteca.

 Certificação dos mediadores mirins de leitura (alunos do 5º ano de escolaridade).

Recursos Didáticos

Livros literários infantis e infanto juvenis Ferramentas e softwares de informática Papel ofício

(8)

Cartolina Xerox

Coleção hidrocor e giz de cera Fita adesiva Cola quente EVA Aparelho de som Caixa Amplificada Microfone Espaços Pedagógicos Biblioteca; Laboratório de informática; Salas de aula; Pátio e, Quadra.

Avaliação

Ocorrerá durante o processo de desenvolvimento do projeto, por meio da observação das capacidades e comportamentos leitores e atitudinais dos alunos e professores, diante das atividades propostas.

Bibliografia

PEREIRA, Andréia Klube – Biblioteca na escola/elaboração Andréia Klube Pereira-Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica – 2009. Prazer em Ler – Um roteiro prático-poético para introduzir qualquer um e quem quiser nas artes e artimanhas das gostosices da leitura. São Paulo: Instituto C&A e Cenpec, 2006, p. 19.

(9)

QUEIROZ, Bartolomeu Campos, em Nos Caminhos da Liiteratura, op. Cit., PP. 158 e 159.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: Orientações para o trabalho com a literatura infantil. São Paulo: Global, 2006.

LAJOLO, Heloisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1995, p. 58.

MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Tendo como premissa essa busca pelo que há de mais relevante para a capacitação dos profissionais, a instituição criou, em 1991, o pri- meiro curso de pós-graduação em

Assim, pelo cálculo das médias, evidenciou-se que: os acadêmicos consomem churrasco desde a sua infância, sendo uma tradição de família; são influenciados pelos amigos

Os registros históricos documentais e vivos dos saberes tradicionais relacionados a “A borracha na Amazônia” foram analisados e pensados para a construção de uma proposta

4.8 O candidato com deficiência que necessitar de tratamento diferenciado na realização das provas, deverá requerê-lo, durante o período de inscrição, através do

Pelos resultados obtidos neste experimento, o Termofosfato Magnesiano Yoorin Mg teve a capacidade de disponibilizar mais do que o dobro (2,42 e 2,94) de P no no substrato da muda

Se o próprio Senhor Jesus foi extremamente atento às suas palavras, por entender a prodigiosa influência e poder que exercem sobre as nossas vidas, podendo causar a morte e a

Articulação da ENESSO com o conjunto CFESS/CRESS na luta pela efetivação da Lei nº 837/2003 que garanta o cargo de assistentes sociais nas escolas públicas, bem como a

A mistura contendo suco de limão apresentou menor pH, maior acidez, menor ratio e Brix, como já era esperado.Todos os produtos apresentaram boa retenção nos