• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE APLICADORES DE PROVAS EM PROCESSOS SELETIVOS DA UFOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE APLICADORES DE PROVAS EM PROCESSOS SELETIVOS DA UFOP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE

APLICADORES DE PROVAS EM PROCESSOS SELETIVOS DA UFOP

1. DO OBJETIVO

A Seleção de Aplicadores de Provas em Processos Seletivos - Vestibulares e Processos Isolados de Seleção (PIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem como objetivo recrutar servidores técnico-administrativos ou docentes, contratados, funcionários de instituições vinculadas à UFOP e discentes (mestrandos e doutorandos) da UFOP para atuarem na aplicação das provas dos Processos Seletivos da UFOP, com vistas à execução mais adequada e à garantia de qualidade do processo, obedecendo-se a critérios pré-definidos.

2. DAS FUNÇÕES

2.1 O candidato a aplicador, ao inscrever-se, deverá indicar até três funções para trabalhar no processo seletivo, exceto os novatos ou aqueles que se enquadram somente em apenas duas ou em uma única função, obedecendo aos seguintes critérios:

Coordenador de Cidade:

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado), com, no mínimo, Ensino Médio completo;

- Ter experiência como Coordenador de Cidade em pelo menos um processo seletivo, ou Coordenador de Prédio em pelo menos quatro processos seletivos da UFOP;

- Ter disponibilidade para trabalhar nas duas fases do processo, no caso de vestibulares.

Coordenador de Prédio:

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado), com, no mínimo, Ensino Médio completo;

- Ter experiência como Coordenador de Cidade ou Prédio em pelo menos um processo seletivo, ou Auxiliar de Coordenação em pelo menos quatro processos seletivos da UFOP.

Auxiliar de Coordenação:

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado) ou Contratado Temporário UFOP2 ou Contratado pela UFOP via outras empresas3 ou funcionário da ASSUFOP4, ADUFOP4 ou FEOP4, com, no mínimo, o Ensino Médio completo, ou discente5 doutorando ou mestrando da UFOP;

- Ter experiência como Coordenador de Cidade ou Coordenador de Prédio ou Auxiliar de Coordenação em pelo menos um processo seletivo, ou Coordenador de Sala em pelo menos quatro processos seletivos da UFOP.

(2)

Coordenador de Sala:

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado) ou Contratado Temporário UFOP2 ou Contratado pela UFOP via outras empresas3 ou funcionário da ASSUFOP4, ADUFOP4 ou FEOP4, com, no mínimo, o Ensino Médio completo, ou discente5 doutorando ou mestrando da UFOP;

- Excepcionalmente, nesse processo seletivo, tendo em vista o grande número de candidatos inscritos, não será exigida experiência para inscrição como Coordenador de Sala. Porém, terão prioridade os aplicadores com experiência como Coordenador de Cidade ou Coordenador de Prédio ou Auxiliar de Coordenação ou Coordenador de Sala em pelo menos um processo seletivo, ou Fiscal de Sala em pelo menos quatro processos seletivos da UFOP.

Fiscal de Sala:

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado) ou Contratado Temporário UFOP2 ou Contratado pela UFOP via outras empresas3 ou funcionário da ASSUFOP4, ADUFOP4 ou FEOP4, com, no mínimo, o Ensino Médio completo;

- Ser discente5 doutorando ou mestrando da UFOP, ou

- Ser Servidor da UFOP1 (efetivo ou aposentado) com, no mínimo, o Ensino Fundamental completo e ter experiência como Coordenador de Sala ou Fiscal de Sala em pelo menos um processo seletivo da UFOP.

Fiscal de Corredor:

- Ser Técnico-administrativo da UFOP (efetivo ou aposentado) ou Contratado Temporário UFOP2 (via TAC) ou Contratado pela UFOP via outras empresas3 ou funcionário da ASSUFOP4, ADUFOP4 ou FEOP4, com, no mínimo, o Ensino Fundamental completo ou discente4 doutorando ou mestrando da UFOP.

Auxiliar de Limpeza:

- Ser Técnico-administrativo da UFOP, efetivo ou Contratado pela UFOP via outras empresas3, que atue no serviço de servente de limpeza.

__________________________________________________

1

Servidor da UFOP: Docente ou Técnico-administrativo.

2

Contratado temporário UFOP: professor visitante ou funcionário contratado via TAC - Termo de Ajuste de Conduta. Só poderá se inscrever caso esteja registrado no banco de dados da Pró-reitoria de Administração da UFOP e seu contrato esteja em vigência até 30 dias após a aplicação das provas.

3

Contratado pela UFOP via outras empresas: Só poderá se inscrever caso esteja registrado no banco de dados da Pró-reitoria de Administração da UFOP e seu contrato esteja em vigência até 30 dias após a aplicação das provas.

4

O funcionário do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto - ASSUFOP, ou da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto - ADUFOP , ou da Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto - FEOP só poderá se inscrever caso seu nome esteja na relação previamente enviada à CPS pela instituição à qual pertence.

5

O discente doutorando ou mestrando da UFOP só poderá se inscrever caso seu nome esteja na relação previamente enviada à CPS pela Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da UFOP (PROPP).

2.2 Os Técnico-administrativos da UFOP que trabalham nos setores de Vigilância e Portaria poderão se inscrever em outra função diferente de seu cargo. Porém, o Administrador de Prédio e o Chefe de Vigilância deverão, previamente, selecionar os

(3)

administrativos para as respectivas funções. Após completar a demanda, os Técnico-administrativos não escalados poderão se inscrever.

2.3 Os motoristas que conduzirão os aplicadores em veículos da UFOP serão indicados pelo Setor de Transporte da UFOP. Funções como bombeiro, eletricista, médico, enfermeiro e operador de xérox, assim como técnico do NTI que faz o plantão no dia do processo seletivo, também serão indicados pelas respectivas chefias.

2.4 Os aplicadores de provas de aptidão específica (3ª fase) para os cursos de Artes Cênicas e Música serão indicados pelos coordenadores das provas, tendo em vista a especificidade do trabalho, aplicando-se, nesse caso, o disposto no item 5.7.3.

Atenção: O atendimento aos requisitos para exercer funções hierarquicamente superiores dá condição de trabalho em qualquer função hierarquicamente inferior. Ex.: O candidato a aplicador apto a atuar como Coordenador de Cidade pode atuar em qualquer função hierarquicamente inferior, indicando suas opções no ato da inscrição.

3. DO LOCAL DE APLICAÇÃO DAS PROVAS

3.1 O candidato a aplicador, ao inscrever-se, deverá indicar entre as seguintes opções de cidade para trabalhar:

Cidade Exclusiva

- Disponibilidade para trabalhar somente na cidade que indicar. Essa opção implicará a dispensa de hospedagem para as cidades fora do local onde trabalha ou tem o registro de endereço na Área de Registro e Cadastro da UFOP (ARC/DPE);

Qualquer cidade

- Disponibilidade para trabalhar em qualquer cidade envolvida no processo.

3.1.1 O candidato a aplicador que for sorteado para a aplicação de provas na cidade em que, na ARC/UFOP, consta como seu registro de endereço, não receberá ajuda de custo para alimentação (bolsa).

3.1.2 O candidato a aplicador que mora em Mariana ou regiões próximas a Ouro Preto, que for sorteado para trabalhar em Ouro Preto, não receberá ajuda de custo para alimentação e/ou transporte.

3.1.3 O candidato a aplicador que se inscrever para trabalhar fora de seu local de trabalho deverá dar ciência ao chefe imediato.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 A inscrição para aplicação das provas dos processos seletivos da UFOP será realizada, exclusivamente, por meio da internet (www.vestibular.ufop.br, link Aplicação de Provas). 4.2 Não poderá se inscrever o candidato a aplicador que, durante o período de aplicação do

processo seletivo, estiver em qualquer das seguintes condições: 4.2.1 afastado para pós-graduação em período integral;

4.2.2 em licença sem vencimentos; 4.2.3 em tratamento de saúde;

(4)

4.2.4 em licença gestação; 4.2.5 em licença médica;

4.3 O servidor aposentado por invalidez não poderá inscrever-se no processo.

4.4 No ato da inscrição o próprio sistema verificará as condições exigidas neste regulamento. 4.5 O candidato a aplicador com necessidade específica em termos de saúde, para se

inscrever, deverá, primeiramente, avaliar a função e o local em que pretende trabalhar, tendo em vista a sua saúde, o comprometimento com o exercício pleno da função e os possíveis percalços no trajeto da viagem. Salientamos que a UFOP não se compromete a manter serviço médico em funcionamento nos locais de realização das provas nem durante o trajeto. Assim sendo, o candidato a aplicador que faz uso regular de algum medicamento deverá tomar providências quanto à sua aquisição ou porte.

4.6 No ato da inscrição, no caso de aplicação das provas em duas fases em datas separadas, o candidato a aplicador deverá indicar a(s) fase(s) de seu interesse.

4.5.1 O candidato a Coordenador de Cidade deverá ter disponibilidade para trabalhar em ambas as fases, em caso do processo ser realizado em mais de uma fase (ex.: vestibulares).

4.7 No ato da inscrição, o candidato a aplicador deverá indicar até três funções, conforme descrito no item 2, e uma das opções: Cidade Exclusiva ou Qualquer Cidade (vide item 3.1). Para a opção Cidade Exclusiva é necessário indicar a cidade pretendida.

4.8 Para se inscrever, o interessado deverá:

4.8.1 Acessar a página www.vestibular.ufop.br e clicar no link Aplicação de provas; 4.8.2 Informar, para ter acesso ao formulário de inscrição:

- SIAPE e CPF, para servidores efetivos;

- CPF e PIS-PASEP, para contratados, funcionários de instituições vinculadas à UFOP e discentes doutorando e mestrando.

4.8.3 Ler o Regulamento de Inscrição e Seleção de Aplicadores de Provas em Processos Seletivos da UFOP, dar ciência e estar de acordo com ele;

4.8.4 Preencher o Formulário de Inscrição;

4.8.5 Imprimir o Comprovante de Inscrição/Termo de Conhecimento das Condições Gerais de Trabalho no Processo Seletivo;

4.8.6 Responsabilizar-se pelas informações contidas no Formulário de Inscrição.

4.9 As informações de cada Servidor da UFOP, efetivo ou aposentado, são retiradas da base de dados da Área de Registro e Cadastro da UFOP (ARC); portanto, qualquer alteração ou atualização, inclusive escolaridade, deverá ser solicitada diretamente à ARC.

4.10 As informações do contratado temporário UFOP ou contratado pela UFOP via outras empresas são fornecidas pela Pró-reitoria de Administração da UFOP (PROAD); portanto, qualquer alteração ou atualização, inclusive escolaridade, deverá ser solicitada diretamente à PROAD.

(5)

4.11 As informações do funcionário da ASSUFOP, ADUFOP, FEOP ou Fundação Gorceix são fornecidas pela instituição à qual pertence; portanto, qualquer alteração ou atualização, inclusive escolaridade, deverá ser solicitada diretamente à respectiva instituição.

4.12 As informações do discente doutorando ou mestrando são fornecidas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP); portanto, qualquer alteração ou atualização, inclusive escolaridade, deverá ser solicitada diretamente à PROPP.

4.13 Alterações poderão ser efetuadas durante o período das inscrições. Para alterações, o candidato a aplicador deverá acessar sua inscrição na página www.vestibular.ufop.br, link Aplicação de provas.

4.14 O candidato a aplicador que não tiver a escolaridade exigida, mas possuir experiência na função pretendida em processos seletivos da UFOP, deverá fazer sua inscrição na Coordenadoria de Processos Seletivos, onde será avaliado por uma comissão constituída pela CPS para tal fim, em data e horário determinados e divulgados pela CPS.

Parágrafo 1º - A avaliação da citada comissão não implica a habilitação do candidato a aplicador em outra função diferente da função pleiteada.

Parágrafo 2º - O candidato a aplicador que tiver passado por avaliação está dispensado de fazer nova avaliação a cada processo, exceto quando pleitear função superior à função para a qual foi avaliado e autorizado. 5. DA SELEÇÃO

5.1 A Coordenaria de Processos Seletivos se reserva o direito de selecionar uma proporção de até 20% de novatos para cada função, como forma de oportunidade e aprimoramento do treinamento dos aplicadores.

5.1.1 No caso de candidatos novatos na função de Coordenador de Cidade, Coordenador de Prédio, Auxiliar de Coordenação ou Coordenador de Sala, é considerado novato aquele que trabalhou quatro vezes em processos seletivos da UFOP numa função subseqüente à pretendida.

5.1.2 No caso de candidatos às demais funções, é considerado novato aquele que nunca trabalhou em processos seletivos da UFOP.

5.1.3 O candidato a aplicador que não conste no banco de dados sua atuação como Coordenador de Cidade, Coordenador de Prédio, Auxiliar de Coordenação, Coordenador de Sala ou Fiscal de Sala deverá iniciar-se como Fiscal de Sala. Nas demais funções aceitam-se candidatos sem experiência em processos seletivos da UFOP desde que atendam aos requisitos.

5.2 Para os Docentes ou Técnico-administrativos da UFOP aposentados serão reservadas até 5% do total das vagas em cada função.

5.3 A participação em cursos e mini-cursos oferecidos pela CPS são critérios de prioridade no sorteio para o trabalho de aplicação de provas dos processos seletivos da UFOP. 5.4 O candidato a aplicador que, selecionado para trabalhar em um dos dois últimos

(6)

apresentou justificativa, não poderá se inscrever no atual processo e deverá procurar a CPS para se habilitar a participações futuras.

5.5 O candidato a aplicador que trabalhou em um dos dois últimos processos seletivos realizados na UFOP (incluindo o PIS), e que tenha obtido desempenho insatisfatório, relatado pelo Coordenador de Cidade ou de Prédio, não poderá se inscrever no atual processo e deverá procurar a CPS para se habilitar a participações futuras.

5.6 O número de vagas para cada função, em cada fase, será definido após a alocação dos candidatos inscritos para o Processo Seletivo, nas cidades de aplicação das provas. 5.7 A seleção será realizada por sorteio eletrônico, no sistema de cadastro dos inscritos,

obedecendo às exigências de cada função e à seguinte ordem: 5.7.1 Função: - Coordenador de Cidade; - Coordenador de Prédio; - Coordenador de Sala; - Auxiliar de Coordenação; - Fiscal de Sala; - Fiscal de Corredor; - Auxiliar de Limpeza. 5.7.2 Cidade: - Cidade Exclusiva; - Qualquer Cidade. 5.7.3 Aplicador:

- Servidor da UFOP, efetivo ou aposentado;

- Contratado temporário da UFOP (contratados via TAC – Termo de Ajuste de Conduta);

- Contratado de outras empresas ligadas à UFOP;

- Funcionário da ASSUFOP, ADUFOP, FEOP ou Fundação Gorceix; - Discente doutorando;

- Discente mestrando.

5.8 Havendo mais de uma fase de aplicação de provas no processo seletivo, o sorteio dará prioridade aos inscritos que têm disponibilidade para trabalhar em ambas as fases. 5.9 Os candidatos a aplicadores não sorteados serão disponibilizados em uma lista de

excedentes, para preenchimento de vagas remanescentes (casos de desistência e/ou impedimento).

5.10 Os candidatos a aplicadores que tenham participado de outras etapas do referido processo (análise de redução e de isenção da taxa de inscrição, divulgação, processamentos de inscrições, elaboração, revisão, diagramação, impressão, correção, separação de provas, aplicação de provas em alguma das fases do processo, processamento de resultados, entre outras) perderão a prioridade no sorteio e só poderão ser sorteados para a aplicação de provas caso as vagas não sejam preenchidas.

(7)

5.11 Não serão permitidas trocas de local ou de função entre os aplicadores sorteados. 6. DO TREINAMENTO E ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO

Todos os selecionados deverão imprimir, assinar e entregar, na reunião de treinamento, o Termo de Compromisso que estará disponibilizado na página www.vestibular.ufop.br, link Aplicação de provas, após a seleção. O calendário das reuniões também será divulgado na referida página após a seleção. Quem não comparecer à reunião sem justificativa prévia, por escrito e aceita pela CPS, será eliminado e substituído pelo excedente, de acordo com a listagem definida no item 5.9.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A Coordenaria de Processos Seletivos fará avaliação de desempenho de cada aplicador, de acordo com os relatórios encaminhados pelos coordenadores de cidade e de prédio e formulários de avaliação para preenchimento pelos aplicadores. Desempenho insatisfatório implicará o indeferimento de participação no(s) próximo(s) processo(s) seletivo(s), conforme item 5.5.

7.2 É INDISPENSÁVEL a todos os aplicadores de prova do processo, entre outras obrigações:

- Conhecer o Edital do Processo Seletivo;

- Conhecer os regulamentos para o desempenho de cada função; - Jamais efetuar qualquer tarefa com dúvidas;

- Não transmitir informações dúbias ou erradas; - Garantir o sigilo e a lisura do processo.

7.3 Casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Processos Seletivos (CPS/PROGRAD) e/ou pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFOP (COPEPS/PROGRAD).

Coordenadoria de Processos Seletivos CPS/PROGRAD/UFOP Atualizado em Novembro/2009

Referências

Documentos relacionados

Martins e De Luca (1994) mencionam que o passivo ambiental é toda a agressão que se pratica ou praticou contra o meio ambiente. Uma empresa possui um passivo ambiental quando

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons

Não haverá jamais maior dor que a de perda um ente querido, e a ele ter de dizer o defenitivo adeus, e não existem quaisquer palavras ou gestos que algo possam contra o sofrimento

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Os dados descritos no presente estudo relacionados aos haplótipos ligados ao grupo de genes da globina β S demonstraram freqüência elevada do genótipo CAR/Ben, seguida

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de