• Nenhum resultado encontrado

eBook Ganhar Renda Extra Com Pouco Dinheiro Dividendos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "eBook Ganhar Renda Extra Com Pouco Dinheiro Dividendos"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

A história do GuiaInvest começou a ser escrita em 2008. Naquela época, eu já A história do GuiaInvest começou a ser escrita em 2008. Naquela época, eu já tinha enfrentado inúmeros desaos e diculdades comuns no caminho de quem tinha enfrentado inúmeros desaos e diculdades comuns no caminho de quem se interessa pela bolsa de valores e, ciente de que o acesso a informações sobre se interessa pela bolsa de valores e, ciente de que o acesso a informações sobre o assunto era restrito — bem

o assunto era restrito — bem como as ferramentas que ajudam o pequeno inves-como as ferramentas que ajudam o pequeno inves-tidor a investir melhor — e que minha experiência poderia ajudar muitos outros tidor a investir melhor — e que minha experiência poderia ajudar muitos outros iniciantes nesse universo, decidi criar o meu próprio canal para ajudar pessoas iniciantes nesse universo, decidi criar o meu próprio canal para ajudar pessoas comuns a se tornarem investidores.

comuns a se tornarem investidores.

Foi uma caminhada difícil, mas em que pude aprender muito. E era só o começo! Foi uma caminhada difícil, mas em que pude aprender muito. E era só o começo! Hoje, com quase dez anos de trabalho, digo orgulhoso que já ajudei mais de 207 Hoje, com quase dez anos de trabalho, digo orgulhoso que já ajudei mais de 207 mil pessoas. E quero ajudar você também!

mil pessoas. E quero ajudar você também!

Se você está começando a investir ou está pensando em começar, é provável que Se você está começando a investir ou está pensando em começar, é provável que se sinta inseguro. Sei como é essa sensação, pois também a enfrentei

se sinta inseguro. Sei como é essa sensação, pois também a enfrentei no início dano início da minha carreira como investidor. Por

minha carreira como investidor. Por isso mesmo resolvi escrever este e-book. Comisso mesmo resolvi escrever este e-book. Com a ajuda dele, seus

a ajuda dele, seus primeiros passos nessprimeiros passos nessa caminhada serão bem mais trana caminhada serão bem mais tranquilos.quilos. Pode apostar!

Pode apostar!

Introdução

(3)

1. Reexões iniciais.

2. Um pouco da minha história. 3. O que é value investing .

4. Os principais erros que as pessoas cometem ao investir.

5. O que uma empresa pode fazer com os seus lucros.

6. O que signica investir em empresas boas pagadoras de dividendos? 7. Qual é a periodicidade de

paga-mento dos dividendos?

8. Indicadores mais relevantes.

9. Quais as vantagens de investir em boas pagadoras de dividendos? 10. O poder dos juros compostos. 11. 5 passos para escolher as melhores

ações pagadoras de dividendos - e como fazer isso na prática.

12. Por que utilizar esse passo-a-passo? 13. Investir é uma maratona, não uma

corrida de 100 metros rasos. 14. Por que assinar o GuiaInvest PRO? 15. Bônus: Dezenas de livros para ler durante seu caminho para a liberdade nanceira.

(4)

Pare para pensar sobre os seguintes pontos:

• Você tem trabalhado demais e passado pouco tempo com a sua família?

• Anda preocupado com a situação da previdência social?

• Já ouviu falar sobre o potencial de investir em ações, mas se sente inseguro por não conhecer um método seguro?

• Você tem o sonho de alcançar a liberdade nanceira?

Por outro lado, você já imaginou se...

• Pudesse curtir mais tempo com sua família e amigos? • Fosse nanceiramente livre para seguir os seus sonhos? • Pudesse viajar de férias com mais frequência?

Imagine você acessando sua conta e se dando conta de que o valor proveniente dos dividendos já é superior ao seu custo de vida mensal. Como você se sentiria?

Isso é a liberdade nanceira!

A seguir, eu vou apresentar um caminho perfeitamente possível

para você alcançar tudo isso através da seleção e montagem de uma carteira de ações boas pagadoras de dividendos.

Antes, porém, saiba quem eu sou...

(5)

Em 2004, eu trabalhava como estagiário em uma empresa e tinha um salário de R$ 861. Eu acordava às 6h15 e chegava em casa depois das 22h. Era uma rotina bem pesada. E, na época, já me incomodava o fato de ter que trabalhar exclusivamente pelo dinheiro, vendendo meu tempo como empregado.

Eu sentia que o modelo tradicional de trabalhar por décadas em algo de que não se gosta de verdade para depois se aposentar e, com alguma sorte, pod er enfim aproveitar a vida, não era o que eu

queria.

De tanto que eu me preocupava com isso, comecei a estudar formas de construir o futuro que eu queria viver. Sempre gostei muito de ler e foi nessa época, em meio a dezenas de livros sobre investimentos lidos, que eu li pela primeira vez o livro

Independência Financeira, de Robert T.

Kiyosaki. Esse livro foi um divisor de águas na minha vida.

Nele, dentre outros ensinamentos impor-tantes, o autor revela que ao longo da vida as pessoas podem gerar renda de quatro formas:

(6)

E

EMPREGADO POSSUI UM EMPREGO RENDA DEPENDE DO TRABALHO Tempo - $$$

A

AUTÔNOMO POSSUI UM EMPREGO RENDA DEPENDE DO TRABALHO Tempo - $$$

D

DONO DO NEGÓCIO POSSUI UM SISTEMA RENDA NÃO DEPENDE DO

TRABALHO Pessoas trabalham pra você - $$$$

I

INVESTIDOR  POSSUI INVESTIMENTOS RENDA NÃO DEPENDE DO

TRABALHO

Dinheiro trabalha pra você - $$$$

1. Empregado: Troca tempo por dinheiro.

2. Autônomo: Também troca o tempo por dinheiro, mas é o dono do próprio emprego.

E

EMPREGADO POSSUI UM EMPREGO RENDA DEPENDE DO TRABALHO Tempo - $$$

A

AUTÔNOMO POSSUI UM EMPREGO RENDA DEPENDE DO TRABALHO Tempo - $$$

(7)

4. Investidor: Tem o dinheiro para trabalhar para ele e sua renda está atrelada a sua capacidade de fazer bons investimentos.

3. Empresário:Tem pessoas trabalhando para ele e sua renda está atrelada a sua capacidade de administrar sua empresa.

I

INVESTIDOR 

POSSUI INVESTIMENTOS RENDA NÃO DEPENDE DO

TRABALHO

Dinheiro trabalha pra você - $$$$

Os quadrantes de uxo de caixa são importantes para você se situar e entender a consequência de estar em cada um deles. Pode ser preocupante. Por exemplo: se você decidir não trabalhar por um, dois, ou seis meses, sua renda vai continuar entrando? É possível que sua resposta seja um sonoro “não!”, mas que calmo. Quando eu me z essa pergunta, entendi que se eu quisesse alcançar a liberdade nanceira e a qualidade de vida que eu sonhava, precisaria fazer parte do time que está do lado do direito do quadrante. Não é que estar ali seja uma garantia absoluta de felicidade, mas vamos concordar que é um passo importante, certo?

Sendo mais especíco, a verdade é que o quadrante do inves -tidor é perfeitamente acessível a todos, principalmente a você que está aqui lendo esse material e focado em melhorar de vida.

D

DONO DO NEGÓCIO

POSSUI UM SISTEMA RENDA NÃO DEPENDE DO

TRABALHO

Pessoas trabalham pra você - $$$$

(8)

O que é value investing 

Quando comecei a estudar investimentos de forma mais séria, não demorei para conhecer Warren Buett, um dos mais

bem-sucedidos investidores de todos os tempos.

Buett foi aluno de Benjamin Graham, o pai do value inves-ting (investimento em valor), metodologia que é a base do

método que vou apresentar hoje para que você possa gerar renda passiva investindo em empresas que são boas pagadoras de dividendos.

O value investing  pode ser denido como um conjunto de princípios que, quando

compreendidos e seguidos, conduzem o investidor ao sucesso em uma estratégia de investimento de longo prazo.

Fundamentalmente, tem a ver com comprar ações de excelentes empresas, mas que estão mal avaliadas em função de fatores inerentes ao mercado de ações, como a imprevisibilidade e a irracionalidade no curto prazo.

É comum que o mercado reduza o valor de uma ação para abaixo de seu valor real. Mas um investidor sagaz, que conhece os conceitos e as estratégias do value investing , sabe como tirar proveito desta incoerência

momentânea.

O conceito foi apresentado por Benjamin Graham em seu livro Security Analysis, publicado em 1934. Desde

então, investidores que sabem que o mercado de ações deve ser tratado com cautela e com viés de longo prazo seguem, com sucesso, os ensinamentos de Graham.

(9)

Não se sinta mal se você tem diculdades para administrar seu dinheiro, (ainda) não sabe nada sobre como investir em ações ou se vê longe de conquistar a tão sonhada liberdade nanceira. Há motivos — maiores do que nós — que nos causam esse tipo de sentimento. Entenda:

1. Nós não somos orientados a aprender sobre educação fnanceira: Nem na escola, nem em casa e nem na

univer-sidade. O Brasil, denitivamente, não é uma nação com a mentalidade investidora. E isso se reete em boa parte das

famílias, não importa a classe social. É uma pena, mas não temos a cultura de lidar com o dinheiro de forma saudável.

2. A indústria fnanceira não tem interesse que as pessoas aprendam a lidar com o dinheiro: Pelo simples fato de que deixariam de lucrar com as taxas abusivas

que cobram no cheque especial, com os juros do cartão de crédito, com as taxas de administração extremamente altas dos fundos de investimento e por aí vai.

A triste verdade é que a indústria fnanceira lucra

com a ignorância das pessoas.

Assim sendo, ninguém vai cuidar do seu dinheiro melhor do que você. A partir de agora é sua obrigação assumir responsabilidade por sua vida nanceira, combinado? Eu vou ensinar como você pode ganhar de 1 mil a 5 mil reais por mês com divi-dendos mesmo que você só tenha 100 reais pra começar e (ainda) não saiba nada sobre investimentos.

No entanto, antes de dizer para você quais aspectos devem ser avaliados em uma ação, quero listar os principais erros que os investidores iniciantes cometem, para que você não caia nas mesmas armadilhas. Vamos lá!

(10)

Os principais erros que as pessoas

cometem ao investir

1. Seguir cegamente as dicas de terceiros: nunca, jamais,

em hipótese alguma invista a partir de uma “dica quente”. 2. Buscar retornos rápidos de curto prazo:Investir na bolsa

visando o curto prazo é receita para o fracasso — simples-mente porque é impossível prever o comportamento do mercado. Investidores inteligentes visam o longo prazo e entendem o poder dos juros compostos.

3. Seguir a maioria e os modismos do mercado:Ao contrário

do que querem que você pense, nós, seres humanos, não somos seres racionais. Nosso cérebro constantemente nos prega peças e insiste em nos levar a acompanhar o com-portamento de um grupo, seja por aprovação social, seja por medo ou por qualquer outro motivo. Portanto, se você quer triunfar no mercado, precisa se preparar continua-mente para ser um investidor inteligente e independente.

(11)

O que uma empresa pode fazer com

seus lucros?

Só por evitar esses erros e escolher empresas lucrativas você  já terá dado um passo enorme para o seu sucesso. Mas como saber se uma empresa é lucrativa e se ela distribui dividendos? Em resumo, uma empresa pode escolher entre estas quatro opções para destinar seu lucro:

1. Reinvestir para continuar crescendo.

2. Adquirir novas empresas ou participações. 3. Recomprar suas próprias ações.

4. Distribuir uma parte em dividendos aos seus acionistas. É no quarto item dessa lista que vamos focar a partir de agora.

O que signifca investir em empresas

boas pagadoras de dividendos?

Em uma analogia simples, investir em dividendos é algo seme-lhante ao retorno que você tem quando é dono de um imóvel e recebe o aluguel de seu inquilino. Ou seja, você é dono de um bem que tem tendência a valorizar e ainda recebe um extra. Ao optar por empresas pagadoras de dividendos, além de co-lher os frutos da valorização das ações, você será, de tempos em tempos, remunerado pela companhia. Dividendos são a pura e simples distribuição dos lucros de uma empresa a seus acionistas.

(12)

Qual é a periodicidade de

pagamento dos dividendos?

Pode variar entre mensal, trimestral, semestral e anual. De-pende da política de cada empresa. A melhor forma de desco-brir é acessando a área de Relações com Investidores (RI) da empresa. Procure por “Política de Dividendos”. Essa e muitas outras informações importantes para você investir estarão lá.

Indicadores mais relevantes

Dividend Yield: indica o quanto a empresa paga de dividen-dos com relação ao preço da ação. É a soma dividen-dos dividendividen-dos pagos nos últimos 12 meses. Por exemplo: Se a empresa pagou quatro reais de dividendos e sua ação custa 50 reais, o DY será de 8% (4/50 = 0,08).

Dividend Payout: indica o percentual do lucro da empresa que está sendo distribuído em forma de dividendos. Por exemplo: Se a empresa registrou lucro de 100 milhões e distribuiu 50 milhões em dividendos, o DP é de 50% (50/100 = 0,5).

(13)

Quais as vantagens de investir em

boas pagadoras de dividendos?

Lembre-se de que enriquecer não tem a ver, apenas, com ter um bom emprego ou ser dono de um negócio lucrativo, mas em saber utilizar seu capital para explorar estratégias capazes de gerar renda passiva — que crescem com o passar do tempo e sem o seu esforço.

Existem diversas formas de se obter rendimentos através da renda passiva e uma das opções mais simples e atrativas é investir em dividendos. É algo conável, que pode ser facilmente executado com disciplina, um bom método e as ferramentas corretas. Além disso, investir em boas pagadoras de dividendos é uma maneira de ser mais conservador no mercado de renda variável. Tome nota destes outros benefícios:

1. Baixa volatilidade: Os investidores dessas empresas tendem a ser mais comprometidos em car com os papéis. Não cam comprando e vendendo. Querem receber renda em momen-tos bons e ruins. Isso signica que as ações dessas empresas tendem a sofrer menos com o sobe e desce.

2. Geração de renda passiva regular: Investir focado em divi-dendos vai garantir uma remuneração ao longo do tempo sem que você precise vender as ações para obter o retorno do seu investimento.

3. Ganhar mesmo com a bolsa em queda: Quem investe em boas pagadoras de dividendos não precisa se preocupar muito com o curto prazo, porque o objetivo é gerar renda passiva. Se a empresa continuar a gerar lucro, os dividendos chegarão.

(14)

O poder dos juros compostos

Os juros compostos já foram chamados por Albert Einstein de “a força mais poderosa do universo e a maior invenção da humanidade, porque permitem uma conável e sistemática acumulação de riqueza”. Os dividendos são uma das ferramentas mais poderosas para gerar juros compostos. Imagine o seguinte cenário:

Se você é dono de uma ação que paga 10% anuais de dividendos, você terá os seguintes rendimentos em renda passiva – além do investimento que possui em ações:

Valor por ano

em dividendos

Valor

investido

R$ 10.000 R$ 50.000 R$ 100.000 R$ 500.000 R$ 1.000.000 R$ 1.000 R$ 5.000 R$ 10.000 R$ 50.000 R$ 100.000

Parece mágico, não? Mas é a mais pura e simples verdade. E a coisa só melhora quando você reinveste esses rendimentos. É aí — e com o passar dos anos — que a maior invenção da humanidade, segundo Einstein, mostra seu real valor. Seus ganhos serão surpreendentes.

Foi para ajudá-lo nessa missão que eu criei os cinco passos que vou apresentar a seguir. Tenho certeza de que eles serão úteis para que você compreenda o poder dos dividendos e, mais do que isso, saiba como e onde encontrá-los.

(15)

A metodologia se resume, dentre outros pontos, a ltrar empresas de grande porte, que apresentam lucros consistentes, são bem geridas, apresentam alta liquidez e têm bons indicadores fundamentalistas.

O método está 100% atrelado a tudo o que eu costumo escrever no Blog do GuiaInvest. Tem muito a ver com ter uma visão própria, estudar fundamentos e transformar a teoria do value investing  em prática.

O que z foi absorver os ensinamentos dos grandes investidores que me ajuda -ram a construir minha visão sobre investimentos e transformar pontos-chave do investimento em valor em um sistema prático que deve ser aplicado para detectar oportunidades.

Vamos ao passo-a-passo que vai ajudá-lo a investir nas melhores empresas paga-doras de dividendos?

PASSO 1

Filtrar empresas pela liquidez diária

Ficarão no seu ltro apenas as empresas com volume médio diário superior a 200 mil reais. Faremos isso para excluir as empresas pequenas, que podem ter seus valores distorcidos pela baixa liquidez.

PASSO 2

Filtrar empresas com lucros constantes nos últimos cinco anos (pelo menos)

Faremos isso porque a empresa só consegue pagar dividendos se tiver lucro. Logo, para sabermos se ela tem esse potencial, é

fun-5 passos para escolher as melhores

ações pagadoras de dividendos

(16)

o mínimo de cinco anos porque com menos do que isso não é possível analisar o real cenário.

Ou seja, se em ao menos um desses anos houve prejuízo, a empresa está auto-maticamente fora do seu radar, mesmo que tenha passado pelos outros ltros e que você goste muito dela. A palavra aqui é racionalidade. Está vendo como a metodologia é importante para livrá-lo de decisões emocionais?

PASSO 3

Filtrar empresas que pagaram dividendos constantes nos últimos cinco anos

A lógica aqui é similar à do item anterior. O que queremos é encontrar consistência.

PASSO 4

Filtrar empresas com payout  inferior a 70%

Vamos eliminar as empresas com payout  elevado porque as

que pagam grande parte do seu lucro em dividendos podem ter problemas para manter essa prática em um momento de diculdades nanceiras. Nossa seleção deve ser segura.

PASSO 5

Ordenar pelos maiores Dividend Yield

O DY é o indicador do percentual pago em dividendos com relação ao preço atual da empresa. Aqui, portanto, vamos conhecer as mais generosas.

(17)

Como eu disse no início do e-book, quando comecei a investir e a estudar as boas pagadoras de dividendos, fazer tudo o que sugiro no passo-a-passo era algo extremamente complicado. Era preciso analisar tudo manualmente, empresa por empresa. Você não tem ideia do tempo que eu dedicava a isso! Eram horas prazerosas, porque adoro analisar empresas, mas elas eram intermináveis. Esse foi um dos motivos que me

fizeram criar o GuiaInvest. Eu queria ajudar outros investidores a investir com base nos preceitos do value investing  sem que eles

precisassem dedicar uma vida para isso.

Hoje, com o GuiaInvest prestes a completar dez anos de vida, temos uma ferramenta robusta que permite que esses cinco passos sejam executados quase que num piscar de olhos.

Se você, portanto, deseja dar um passo (muito) além em durante sua carreira de investidor, eu recomendo que faça agora a sua assinatura.

Faça parte da nossa comunidade!

(18)

Por que utilizar esse passo-a-passo?

Somente por utilizar esse passo-a-passo você eliminará boa parte das empresas e dará um passo importante para afunilar sua análise e tomar uma decisão 100% racional e amparada pelos dados.

Reforço que não se trata de uma fórmula infalível que vai zerar o risco de investir em ações – até porque isso não exis-te, mas ela vai dar a base que você precisa para investir com serenidade, segurança, conservadorismo e sempre baseado nos pilares do value investing .

Investir é uma maratona, não uma corrida de 100 metros

rasos

Sugiro que enxergue o mercado de ações com a visão e o treino necessários para encarar uma maratona, partindo do princípio que você nunca nem correu uma corrida de 5km. Seu primeiro objetivo, naturalmente, será realizar uma prova de 5k. Com esse objetivo atingido, logo virão os 10k, depois a meia maratona e só então a sonhada maratona. Nesse período — que pode levar alguns anos, aliás, há um processo de evolução gra-dual e orgânica do corredor, que vai aumentando sua resistência aos poucos e passa a compreender melhor os limites de seu corpo e mente a cada treino. É uma evolução constante no ciclo da vida.

O mesmo vale para um investidor. Dê tempo para si mesmo e dose bem o seu apetite em relação ao mercado de renda variável para não perder dinheiro na bolsa. Tudo vem ao seu tempo.

(19)

Bônus

Dezenas de livros para ler durante sua caminhada

para a liberdade fnanceira

Ao longo de minha carreira como investidor eu li muitos livros. Muitos mesmo. Vários deles já foram temas de artigos no blog. E aqui eu organizei uma lista com todos os artigos que escrevi baseados em livros.

Os artigos, por si só, já são uma uma boa fonte de conhecimento. Mas eu recomendo que você dedique um tempo a ler pelo menos alguns dos livros sugeridos. Eles ze -ram diferença no meu desenvolvimento como investidor e podem fazer a diferença no seu também!

• 5 Livros sobre Investimentos para Quem está Iniciando

• Os 7 Fatores da Riqueza Segundo os Verdadeiros Milionários

• Entrevista com Vera Rita de Mello Ferreira: O Impacto da Psicologia em seus In-vestimentos e na Vida

• 5 Dicas de Alguns dos Maiores Investidores de Todos os Tempos

• 5 Segredos dos Milionários Que Todo Investidor Inteligente Deveria Conhecer

• 4 Dicas Simples para Investir como Warren Buett

• Está na Hora de Quebrar o Tabu do Dinheiro em Casa! • Os Ensinamentos de um Value Investor como você e eu

(20)

• Os 7 Pecados Capitais Que Investidores Inteligentes Não Cometem

• Guia Introdutório Sobre Fundos Para o Investidor Inteli-gente

• Investimento Contrário: Por Que Você Deve Ser Um In-vestidor Diferente

• Entrevista com Valter Bianchi – Uma Conversa Franca Sobre Investimentos

• Ensinamentos de Seth Klarman Para Você Investir Com Sucesso no Longo Prazo • Você Conhece a “Fórmula Mágica” Para Investir Em Ações?

• Charlie Munger e seu checklist infalível para investidores em valor

• 19 Conselhos de Warren Buett Para Você Ser Um Investidor Melhor

• Conheça Philip Fisher, o Guru Responsável por 15% da Filosofa de Investimento de Warren Buett

• 14 Regras De Ouro De Peter Lynch e a Arte De Investir Em Boas Histórias • Decifrando o Mito da Racionalidade: como controlar as emoções ao investir?

(21)

POR QUE ASSINAR O

GUIAINVEST PRO?

Tudo o que você precisa para investir com sucesso em um só lugar

Você pode encontrar boas ações para investir com ape-nas um clique O melhor caminho para obter bons resultados no mercado de ações sem depender das dicas e opiniões de outras pessoas

Você não precisa ser um guru dos investimentos para utilizar

É uma solução que irá aju-dá-lo a economizar tempo e dinheiro

Você nunca vai mais precisar buscar dados manualmente em sites desorganizados e confusos para analisar ações

Stock Guide Gráfcos

• Analise de forma simples e rápida os funda-mentos das empresas

• Tabela dinâmica e totalmente customizável onde você poderá incluir innitas colunas • Indicadores de mercado, indicadores

funda-mentalistas, indicadores nanceiros, dados de balanço, dados setoriais, informações adicionais e muitas outras coisas

• Dados históricos desde 1998

• Possibilidade de linkar dos dados em uma planilha excel

• Salvar, gerenciar e compartilhar seus estudos • Copiar e editar os estudos e análises

com-partilhadas de outros investidores

• Analise o desempenho histórico dos preços das ações

• Cotações em tempo real

• Mais de 70 indicadores e estudos de análise técnica

• Histórico diário desde 1998

• Histórico intraday de até 24 meses

• Ferramentas de desenho como linhas de tendências, canal, bonacci e muitas outras • Diversos tipos grácos (Candle, OHLC, Linha,

Onda e Hollow Candle)

• Possibilidade de salvar, gerenciar e compar-tilhar seus grácos

• Possibilidade de copiar e editar os grácos de outros investidores

Referências

Documentos relacionados