• Nenhum resultado encontrado

DRJ - RN Diagnóstico da Rede de Jovens - RN Plano de Ações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DRJ - RN Diagnóstico da Rede de Jovens - RN Plano de Ações"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

DRJ - RN

Diagnóstico da Rede de Jovens - RN

(2)

Editorial:

Coordenação:

Fábio Silva / Vitor Hiago Comunicação:

Luciana Alves / Rosângela Ivina

O núcleo:

Equipe de Auxílio:

Pedro Henrique e Rayllana Silva

Edição e montagem de design:

Fábio Silva

Distribuição e divulgação:

Diretoria dos Escoteiros do Brasil-Rio Grande do Norte.

(3)

SOBRE

Este documento foi criado pelo núcleo regional da rede de jovens líderes do Rio Grande do Norte, formado por dois coordenadores e dois comunicadores, eleitos em Fórum Regional anual.

O objetivo deste diagnóstico é informar a juventude, através de dados e informações disponibilizadas de maneira aberta em portais da União dos Escoteiros do Brasil.

Mostrar qual a atual realidade da juventude do Rio Grande do Norte e norteá-la com novas decisões tomadas pelo núcleo e a diretoria regional em busca da melhoria e do crescimento do movimento na faixa etária que a rede atende.

ESTE DOCUMENTO

Levantar opiniões e questões para o melhoramento de ações e comunicação da rede, seus projetos e afins.

(4)

A JUVENTUDE 

POR DISTRITO ESCOTEIRO

155 Jovens.

Distrito de NATAL

98 JOVENS

Distrito Sertão Central

84 Jovens Distrito de Mossoró

84 jovens.

Mato Grande. 32 Jovens Alto Oeste.

62Jovens

Seridó

110 Jovens

Costa Branca

76 Jovens

Trairí - Potengi

TOTAL: 701 - ATIVOS.

106 - INATIVOS

(5)

J U V E N T U D E

No Rio Grande do Norte temos cerca de 2705 escoteiros registrados, no ano de 2015 , segundo dados dispostos via sistema SIGUE. Dentro deste contingente cerca de 808 escoteiros se enquadram como jovens líderes, com idade entre 18 e 26 anos, 29% do efetivo.

Desses 808 apenas 32 - TRINTA E DOIS, escoteiros da faixa etária compreendida compareceram ao último fórum de jovens líderes regional, que aconteceu na cidade de Cerro Corá, interior do Rio Grande do Norte. Levando em consideração esses dados tínhamos cerca de 4% (apenas) da juventude ativa e participante até a data do evento.

Atualmente o núcleo divide a rede internamente, em dois blocos de juventude: Jovens integrados e Jovens não integrados a rede. O Grupo 01, conta com participantes já ativos e conhecedores das ações e responsabilidades da rede e seu núcleo. Estes são considerados informados sobre as atividades e o papel que a rede deve desempenhar junto aos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Norte.. Consideramos que apenas 40% da da está inclusa neste grupo.

Já o segundo grupo classifica quem ainda não se integrou a rede, não conhece seu papel, suas funções, ou não está ativo no movimento mas tem registro junto as UEL's do RN. Novos integrantes do ramo pioneiro no estado também se incluem nesse grupo de jovens. Para ambos os grupos estão sendo desenvolvidos programas e ações para unificar um grande bloco de liderança juvenil no movimento escoteiro. Aqui estão os demais 60% da juventude do RN.

4%

29%

40%

(6)

DIFICULDADES

A REDE

+

O núcleo fez algumas pesquisas no Rio Grande do Norte,

e verificou algumas dificuldades nos distritos, as mais

repetidas nas áreas são sobre o conhecimento das

funções da rede e seu núcleo. Neste documento damos

alguns esclarecimentos sobre esta e outras questões.

Outra grande dificuldade encontrada é como podemos

implantar nossos trabalhos e impactar de maneira

positiva nos distritos escoteiros com as ações juvenis. O

Núcleo trabalha internamente em documentos e mapas

para nortear os jovens líderes do RN. Lançaremos mais

documentos como este diagnóstico nos próximos

meses.

(7)

Diversidades que nos unem

Acreditamos que não há nada que represente tão fervorosamente a rede

de jovens do RN quanto à diversidade da juventude, unida, buscando um

só objetivo: FAZER O MOVIMENTO ESCOTEIRO CRESCER. Devido ao tema

anual da UEB escolhemos mostrar a DIVERSIDADE como um de nossos

projetos de médio prazo, fazer com que estas diferenças, sejam de

opiniões ou características sejam mostradas e atendidas. As opiniões

são necessárias para o crescimento, as caraterísticas são necessárias para

o conhecimento de si próprio e de até onde podemos caminhar. Fazer com

que essas diversidades sejam vistas no RN servirá de ferramenta de união

e comunicação do núcleo e a rede.

(8)

UMA

NOVA

REDE DE JOVENS

ANTÔNIO VARELA DA SILVA NETO DIRETOR PRESIDENTE - ESCOTEIROS DO BRASIL - RIO GRANDE DO NORTE.

"Estamos de mãos dadas

com todos que fazem o

Escotismo do Rio Grande do

Norte, contando com a ajuda

dos Pioneiros, Jovens Líderes

e adultos voluntários para

termos um Escotismo de

Todos!"

Atualmente a juventude do Rio Grande do norte está se "reativando". Conseguimos já em 2016 dar passos largos. Agora temos um coordenador de ramo pioneiro juvenil, uma COREPIO sendo reformada, e construindo internamente projetos que beneficiam a comunidade. A rede de jovens até o mês de maio de 2016 realizou duas grandes reuniões distritais em busca da construção de um núcleo mais democrático. Tornaremos possível a melhoria da comunicação com o lançamento da versão regional do informativo "SEMPRE ALERTA". A gestão 2016-2019 está totalmente comprometida em beneficiar a juventude e seu programa de ações, agora temos uma "cadeira" junto a diretoria e participamos ativamente de decisões que impactam o escotismo potiguar.

(9)

O novo núcleo foi formado na última reunião regional da rede, o fórum de jovens líderes, e tem em mente um novo plano e uma nova visão para a rede e a juventude escoteira do Rio Grande do Norte. Desde então tem se trabalhado internamente para trazer a luz algumas ideias. Com reuniões e ações de pequenas divulgação, decidimos organizar um organograma de ações, com algumas atualmente já cumpridas. Para nos fortalecer, decidimos ir em busca de novas ferramentas e mirar sempre na realização de atividades e eventos, atendendo sempre o público certo. No dia 09 de abril de 2016 representantes do núcleo foram em busca dessas novas ferramentas junta a diretoria regional eleita em última assembléia.

Como principal resultado dessa reunião construímos um novo BLOCO DE AÇÕES da juventude escoteira do RN. A partir do mês de MAIO de 2016 todos os projetos juvenis, uniões em prol do desenvolvimento escoteiro, bem como ações escoteiras que estejam inclusas na faixa etária da rede, estarão se unindo e reformando a REDE DE JOVENS LÍDERES DO RIO GRANDE DO NORTE.

Exemplos claros dessa união são a COREPIO - Coordenação Regional Pioneira e a Iniciativa MoP- Mensageiros da PAZ no RN, que agora integram nossa equipe de projetos internos. Essa medida vem para somar com a rede e transformar a juventude escoteira em verdadeiros protagonistas de suas ações buscando a melhoria do movimento escoteiro nas mais diversas áreas atendidas programa escoteiro.

(10)

+ferramentas

Junto a proposta do bloco de juventude para a diretoria fora repassado algumas dificuldades encontradas na busca da reestruturação da rede e seu núcleo. Agora a rede de jovens poderá contar com uma gama de ferramentas antes indisponíveis, como suporte para atividades, translado, e material de escritório. Além disso buscamos novos meios para facilitar a comunicação regional da rede de jovens, estamos trabalhando na inserção de uma página oficial no site da UEB-RN, na tentativa de repassar informações de uma maneira mais rápida e precisa, além da criação de documentos e programas próprios da rede no RN para uma maior expansão e reconhecimento dos trabalhos e responsabilidades assumidas. Outro ponto definido como chave desta reunião é a DESCENTRALIZAÇÃO DA REDE, através dos distritos escoteiros.

O plano é fazer uma eleição de Jovens coordenadores e responsáveis pelas ações juvenis na área, como já é feito com as coordenações de distrito atualmente. Esses jovens coordenadores vão trabalhar diretamente com o núcleo da rede em busca de melhorias para o escotismo no RN.

(11)

A

Ç

Õ

E

S

WORLD CAFÉ

Este é um método de fácil utilização para a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre perguntas relevantes a serviço de assuntos reais do dia - dia, sejam da vida ou do trabalho. Estamos utilizando esta metodologia para o fortalecimento de conversas realizadas nos distritos escoteiros do RN. Realizamos o world café como atividade para buscar a proximidade dos distritos escoteiros, e de cada jovem que desconhece a rede e suas ações. Aproveitando o espaço para o diálogo aberto e o levantamento de questões inteligentes para a melhora da rede e sua estrutura.

DESCENTRALIZAÇÃO

O núcleo definiu uma nova roupagem de trabalho para o ano de 2016, com o objetivo de descentralizar as ações e transformar as decisões da rede através de uma maior democracia, definimos que os distritos escoteiros devem ter seus representantes juvenis, que possam empregar suas ideias e trabalhar junto com os coordenadores adultos dos distritos escoteiros em prol do crescimento do movimento. Com as coordenações definidas cada distrito terá uma espécie de núcleo interno que se comunicará com o núcleo regional e executará tarefas para o bem da juventude potiguar.

(12)

Atividades distritais

Com a descentralização da rede os coordenadores de juventude farão um trabalho eficaz em cada distrito, podendo realizar atividades, voltadas para o desenvolvimento e as dificuldades do escotismo na área de atuação da juventude.

ENCONTRINHO

A atividade regional da rede de jovens líderes que reúne toda a juventude escoteira do Rio Grande do Norte será realizada no mês de agosto de 2016, com um programa totalmente voltado para a reconstrução de ações que impactem beneficamente o escotismo e a comunidade, trabalharemos o companheirismo e o senso de responsabilidade na atividade além de focarmos na construção de uma rede mais participativa.

INFORMAÇÃO

Como frente de juventude escoteira, a rede de jovens tem como foco auxiliar no crescimento do movimento e sua divulgação positiva. Estaremos aumentando o leque de comunicação dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Norte com a criação da versão regional do "SEMPRE ALERTA ELETRÔNICO", auxiliando os grupos de escoteiros a obter as informações na hora certa.

PROGRAMAS

Com o objetivo de facilitar o entendimento e conquistar novos jovens para a rede, o núcleo focará em lançar novos "programas" para guiar as ações da juventude e instruir como organizar e realizar ações.

(13)

+protagonismo

(14)

PROJETO

IMPACTO

A juventude busca sempre melhorar o ambiente e o espaço em que vive, tornando-se viva e útil. Mas, como impactar positivamente o "meu" espaço de atuação? Bem, primeiro vamos definir esse espaço. Caso queira que seu espaço seja o grupo de escoteiros em que você atua, temos alguns programas que podem te ajudar. O projeto "IMPACTO JUVENTUDE" tem o objetivo de fazer pequenas e médias ações

em seu GE e distrito em que está inserido, na tentativa de fazer com que a juventude escoteira trabalhe em busca da transformação e mudança dos espaços. E ai? Vamos

impactar? JUVENTUDE

SEU

Gr

upo

Esc

ote

iro

Progra ma escote iro

+

+

+

PLAN EJAM ENTO Aplica ção do pr ogram a

=

Organizar atividades e levar o nome da rede de jovens é mais fácil do que se imagina, neste ano de 2016 achamos interessante apontar caminhos para que possamos percorrer juntos! Um desses caminhos apontados e que deve ser trabalhado no seu grupo ou distrito é o programa do XXV MUTECO nacional, que impacta beneficamente o ambiente e seu meio. Realizado anualmente, a atividade preza pelo desenvolvimento do trabalho em equipe e de uma maior dinamização no cuidar do planeta. O programa sugere e afirma que a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas. Mas, como podemos aplicar em nosso grupo? O programa também é voltado para juventude? Sim! O programa também é voltado para a faixa etária de jovens líderes, separamos algumas atividades.

(15)

Atividades que podem ser trabalhadas em todos os ramos também podem ser replicadas com a juventude, indicamos os itens do programa:

3.4 FAÇA UM PLANTIO DE MUDAS NATIVAS 3.5 FAÇA UMA CAMPANHA CONTRA A DENGUE 3.6 TRILHA DA BIODIVERSIDADE

3.9 FAÇA UMA ATIVIDADE DE RECOLHIMENTO DE LIXO EM ÁREAS VERDES Acompanhe o programa COMPLETO, selecione a imagem ao lado.

IMPACTE COM PAZ!

A iniciativa MoP - Messenger of Peace - Mensageiros da PAZ é mais uma metodologia do programa escoteiros do mundo adaptada aos Escoteiros do Brasil, que busca a integração do escoteiros com a comunidade. A juventude está no foco das ações, teve uma ideia?

Sonhou com uma mudança de realidade? Crie um projeto e aplique no seu meio de convívio! Os mensageiros possuem uma plataforma online que busca a aproximação do serviço voluntário a o meio social. Busque novas ideias na plataforma ou cadastre seum projeto: scout.org.

No Rio Grande do Norte estamos desenvolvendo ações focadas em loco, uma equipe dos mensageiros regional está aplicando o programa e organizando os pontos que devem ser priorizados na nossa região. Os mensageiros da paz são os escoteiros? Sim, nós somos mensageiros. Os Escoteiros do Brasil desenvolveram um distintivo especial e existe até uma seção de perguntas e respostas que serve para tirar as dúvidas e executar os projetos. Além disso, há uma grande divulgação por parte dos Escoteiros do Brasil. Você jovem líder, pode desenvolver ações e participar.

(16)

Tire suas dúvidas

sobre o MoP!

JUVENTUDE E O CENTENÁRIO POTIGUAR

Estamos trabalhando ativamente nas comemorações do centenário do escotismo

potiguar. Desenvolveremos em parceria com uma equipe especial um

documentário sobre a história do escotismo no RN, além de preparar um álbum

especial com fotos, fatos e curiosidades do centenário potiguar. Aquém

da produção do documentário faremos a reprodução de todo o material possível

chegar nos emails dos grupos registrados via sistema SIGUE. Junto a diretoria

de comunicação dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Norte, colocaremos em

foco nossa história, e, onde a juventude está inclusa. Não podemos deixar a

rede fora dessa!

(17)

DRJ - RN

Diagnóstico da Rede de Jovens - RN

Plano de Ações

ANTONIO VARELA DA SILVA NETO ALEXSANDRO BEZERRA DE SOUZA

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que