• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE LETRAS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO DE LETRAS EAD"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE

LETRAS – EAD

(2)

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

A Missão da Escola de Educação, criada no segundo semestre de 2009, é aprimorar a qualidade de ensino por meio de uma gestão comprometida com a Instituição, docentes e alunos na elaboração de projetos inovadores e criativos para formação do Educador do futuro.

A Escola oferece curso on-line de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Além disso, oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia presencial e na modalidade a distância. Adicionalmente, oferece os cursos de Pós-graduação lato sensu presenciais: MASTER em Gestão Educacional, Educação Infantil e Alfabetização, Psicopedagogia, Neurociência aplicada à Educação e Competências e Habilidades na Metodologia da Educação Básica. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

(3)

SOBRE O CURSO

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla é possibilitada, por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso.

E para que os estudantes possam realizar as atividades práticas, a Escola de Educação conta com estrutura de laboratórios e brinquedoteca.

O profissional formado em Letras, na Universidade Anhembi Morumbi, estará habilitado a ministrar aulas de Língua Portuguesa, de Literatura Brasileira, em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A profissão também possibilita ao egresso atuar em outras áreas além da docência. Atualmente, o mercado de trabalho para os egressos de Letras possui diversidade de atuação impensável há alguns anos. Com a crescente valorização da comunicação nas sociedades informativas, esses profissionais estão em alta e tendem a ser valorizados no mercado de trabalho.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O programa de intercâmbio da Universidade Anhembi Morumbi é uma manifestação da internacionalidade da Universidade e do curso. Tal programa permite que o aluno frequente cursos de curta duração fora do Brasil, em universidades da Rede Laureate, compartilhando experiências e exercitando a alteridade.

A Comunidade Internacional também tangencia a internacionalização. Trata-se de um fórum virtual que permite a interação de estudantes de diferentes IES da Rede, parte de diferentes contextos socioculturais. Assim, o fórum é mais um mecanismo que permite a construção de uma rede de relacionamento de alunos que desconsidera fronteiras, alinhada ao PPI.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O Curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi oferece aos seus alunos, no segundo semestre, a disciplina de Empreendedorismo, com carga horária de 80h, e Planejamento e Políticas Educacionais com carga horária de 80h, que visam despertar o interesse pelo empreendedorismo e a discussão sobre a importância da inovação para a sustentabilidade dos negócios.

TECNOLOGIA E A SUA IMPORTÂNCIA NO UNIVERSO EDUCACIONAL

No mundo em que vivemos, diversos contextos se encontram atrelados à tecnologia, em função dos amplos avanços da informática dos últimos anos, que atrai principalmente crianças, jovens e adultos. Neste sentido, o curso de Pedagogia apresenta por meio das disciplinas Tecnologia Educacional, Produção de Materiais Educacionais e Comunicação e Educação a formação acadêmica adequada àqueles que irão exercer a atividade docente. Tais disciplinas os instrumentalizarão à atuação no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, faz-se necessário que estes futuros professores estejam capacitados a lidar com múltiplas ferramentas em função do universo vivencial em que se encontram. A tecnologia educacional deve ser para este futuro professor, um meio de comunicação importante para a formação, haja vista o fato de que o contexto atual demanda a utilização das novas tecnologias.

O CURSO CONTA COM OS SEGUINTES DIFERENCIAIS:

INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade é resultado da aplicação dos conteúdos das disciplinas que compõem a matriz curricular. Desta forma, espera-se promover a integração entre os conhecimentos obtidos nas diversas disciplinas e, também, fomentar a integração entre a teoria e a prática.

(4)

CIRCUITO CULTURAL

O Curso de Pedagogia também conduz o aluno a visitas monitoradas junto aos principais pontos históricos da cidade de São Paulo, visando desenvolver o aprendizado do diálogo com as diferenças sociais produzidas no cotidiano da cidade, a partir do respeito aos diversos pontos de vista. Nesse sentido, o projeto estimula o debate de que pode haver o convívio harmônico entre o “eu” e o “outro” e, como esse contato, pode ser repleto de trocas e vivências culturais, pois é vital que a convivência entre os indivíduos aprimore a qualidade das relações sociais na sociedade contemporânea. Ademais, tais visitas colaboram no que tange ao resgate da historicidade dos patrimônios históricos e têm por meta desenvolver o pertencimento à memória de vivências culturais que, muitas vezes, são relegadas ao esquecimento.

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

• Fornecer subsídios teóricos metodológicos com vistas a uma reflexão sobre os processos de identificação do indivíduo com a língua, com a linguagem e com a literatura;

ESPECÍFICOS

• Promover reflexões acadêmicas que incitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem de língua e literaturas em contextos de educação;

• Discutir a dicotomia teoria/prática na percepção de formas de encaminhamento do conhecimento linguístico na formação do futuro profissional nos níveis de ensino fundamental II e médio, acompanhando as transformações tecnológicas do momento atual;

• Apresentar uma conjuntura de subsídios teórico-metodológicos no intuito de promover a formação de professores de língua e literaturas, buscando compreender a relação entre a linguagem e a sociedade na construção de ações pedagógicas para uma vivência da cidadania;

• Integrar as instâncias de Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentando inter-relações contínuas entre os componentes curriculares em seus aspectos de ressignificação constante com as práticas sociais – a diversidade em suas múltiplas instâncias - e pedagógicas dentro e fora da escola.

o

Fundamentados nas Diretrizes do Parecer CNE/CES n 492, de 3 de abril de 2001, Parecer CNE/CES n 1.363, de 12/12/2001, Resolução CNE/CP1, de 18 de Fevereiro de 2002; Resolução CNE/CP2, de 19 de Fevereiro de 2002; Resolução CNE/CES de 18/03/2002, sobre o perfil do egresso do Curso de Letras e as competências e habilidades dele requeridas, podemos nortear as ações acadêmicas do Curso de Letras pautadas nos seguintes objetivos gerais:

o

• Fomentar a construção do conhecimento em torno das particularidades da linguagem com vistas a uma participação na formação do futuro profissional em Letras nos diversos níveis de educação formal vigentes;

• Construir uma formação acadêmico pedagógica, tendo por meta um perfil de professor engajado em um processo de formação continuada, instaurado em uma relação de autonomia e transformações sociais e tecnológica.

PÚBLICO-ALVO

O profissional formado pela Escola de Educação da Universidade Anhembi Morumbi é um educador comprometido com mudanças de âmbito social, atento ao avanço tecnológico e seu impacto sobre os processos e instituições sociais, sobre a economia e a sociedade de forma geral.

O futuro educador terá a capacidade de: inovar, participar dos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho e desenvolvimento de pesquisas, bem como acompanhar e avaliar os processos educativos.

(5)

Um Educador que desenvolva não apenas o “fazer”, mas também o “saber fazer” e a compreensão do “para que fazer”, articulando a reflexão sobre “o que”, “como” e “para que” no planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades educacionais ou de treinamento e desenvolvimento, quer em escolas públicas ou privadas quer em outros espaços onde haja a função educativa.

O egresso do Curso de Letras deverá estar apto a:

• Ter reconhecimento da importância do seu papel como agente de transformação social;

• Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária;

• Propor alternativa perante os desafios educacionais;

• Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de Informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

• Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

• Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, deficiências, escolhas sexuais, entre outras, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais;

• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

• Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

• Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

• Avaliar continuamente seu trabalho, a aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, como instrumento de aprimoramento pessoal e profissional e de melhoria de processos e resultados;

• Contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimento e de práticas sociais, que se articulam ao longo de sua carreira;

• Exercer a docência, nos nível fundamental II e médio, nas redes pública e privada de ensino, escolas técnicas e EJA;

• Utilizar a linguagem em situações formais e informais de comunicação seja oral ou escrita;

• Exercer funções relacionadas à produção, revisão e correção em Língua Portuguesa;

• Desenvolver pesquisa institucional ou autônoma na área de abrangência do Curso.

Adicionalmente, está prevista também a formação de competência para o autoestudo, inerente ao estudo a distância, e importante numa perspectiva de educação continuada exigida pela sociedade.

Competências – habilidades e atitudes da Instituição

• Aperfeiçoar conhecimentos e o enriquecimento da formação cultural;

• Desenvolver o comportamento inovador e criativo;

• Capacitar ao empreendedorismo e a relacionamentos em seu campo de atuação profissional;

• Aprimorar a atualização tecnológica.

Competências – habilidades e atitudes da Escola

(6)

• Conhecer os vários domínios do campo pedagógico e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias, numa perspectiva de formação contínua e autoaperfeiçoamento;

• Elaborar projetos educativos que contemplem a diversidade e as inter-relações das distintas esferas do social: cultural, ética, estética, científica e tecnológica;

• Utilizar uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar;

• Construir uma postura ética em relação aos diferentes significados e práticas educativas apreendidas;

• Recorrer aos conhecimentos e capacidades tecnológicas para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas;

• Ser consciente de que a avaliação permanente de seus saberes e pressupostos irão conduzi-lo como sujeito do conhecimento no processo permanente de sua formação.

O conjunto de competências enumeradas pontua demandas importantes oriundas da análise da atuação profissional para educação. Porém, elas devem ser complementadas pelas competências específicas da área do conhecimento.

• Dominar a língua portuguesa no que se refere à sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais;

• Construir e avaliar textos de gêneros diversos em sua estrutura, organização e significado;

• Conhecer, criticamente, as obras literárias, aquelas pertinentes à sua formação (ensino fundamental II e médio);

• Relacionar os textos literários com problemas e concepções da época em que foram escritos, bem como com os problemas e concepções da atualidade;

(7)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2013)

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.200

o

4

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 60 CH 60 440 PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 CH 580 80 60

o

5

PERÍODO DISCIPLINA 80 CH 80 80 80 80 540 140

o

3

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 60 60 CH 80 440

o

6

PERÍODO DISCIPLINA 80 CH 80 80 80 60 520 140 Comunicação e Expressão

Desenvolvimento Humano e Social História da Educação

Didática: Função Social da Escola Linguística Estudos Gramaticais I

o

1

PERÍODO DISCIPLINA 60 80 80 80 40 CH 60 600 Psicologia da Aprendizagem Metodologia: Ciências e Normas Estudos Gramaticais II

Educação Digital

Produção Textual em Língua Portuguesa Teoria da Literatura

Antropologia e Cultura Brasileira Comunicação Comparada Estudos Gramaticais III Literatura Infantil e Juvenil Gêneros Textuais Orais e Escritos Optativa I

LIBRAS I Optativa II

Análise e Elaboração de Material Multimídia Didática: Ação Pedagógica e Avaliação Literatura Portuguesa

Literatura Brasileira I

Estágio Supervisionado Licenciatura I 120

Empreendedorismo e Sustentabilidade LIBRAS II

Metodologia e Prática da Língua Portuguesa I Literatura Brasileira II

Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Supervisionado Licenciatura II

Trabalho de Conclusão de Curso II

Metodologia e Prática da Língua Portuguesa II Análise do Discurso

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa Planejamento e Política Educacional Estágio Supervisionado Licenciatura III

(8)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 80h

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL– 80h

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 80h

DIDÁTICA: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA – 80h

ESTUDOS GRAMATICAIS I – 40h

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda também variações linguísticas, hipertexto, e aspectos de leitura e produção de textos.

Explora de que maneira se desenvolve o psiquismo a partir da inserção do indivíduo no ambiente psicossocial, identificando as manifestações do inconsciente no comportamento do sujeito. Aborda o fenômeno da percepção e sua relação com o desenvolvimento de aptidões mentais. Dedica-se também à psicologia organizacional e o impacto da comunicação, motivação e liderança nas relações de trabalho.

Analisa a educação como atividade inerente ao ser humano e como ato social. Historicamente situada, aborda dois grandes eixos: o da Educação como parte do processo histórico e social, e a história e a produção teórica, específicas da Educação Brasileira, destacando a evolução política.

Reflete sobre a questão educacional brasileira e a Didática neste processo. Apresenta também a instrução, educação e o ensino como elementos do processo pedagógico e centro do trabalho docente. Discute o papel do docente como mediador de objetivos, conteúdos e métodos e a relação com a aprendizagem dos alunos.

Aborda assuntos ligados aos estudos gramaticais: fonética e fonologia, ortografia, processos de formação de palavras, estrutura de palavras, estudo de classe morfológica (verbo) e de regência e concordância verbal. Os temas são apresentados a partir das reflexões da gramática normativa e da linguística.

LINGUÍSTICA – 60h

Proporciona uma visão geral dos fenômenos da linguagem e da linguística. Estuda os fatos da linguagem pertinentes às teorias linguísticas ao observar temas como linguagem e sociedade, linguagem e línguas naturais, e a própria língua como objeto de estudo.

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

METODOLOGIA: NORMAS E TÉCNICAS – 40h

EDUCAÇÃO DIGITAL – 80h

A disciplina aborda as diferentes correntes teóricas da psicologia da aprendizagem e reflete sobre as possibilidades de tradução desses conceitos na prática pedagógica e na atuação do educador na escola e em outros espaços de aprendizagem.

A disciplina discute o pensamento religioso, ideológico e filosófico. Compara senso comum e ciência. Discute os principais métodos científicos. Analisa abordagens qualitativas e quantitativas. Caracteriza o texto acadêmico e o emprego das normas da ABNT.

A disciplina aprofunda a reflexão na área de tecnologia e apresenta as possibilidades de diferentes suportes de mídias digitais interativas e a sua aplicação como estratégias no desenvolvimento cognitivo e nos processos de ensino-aprendizagem.

(9)

PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA – 60h

ESTUDOS GRAMATICAIS II – 80h

TEORIA DA LITERATURA – 60h

Aborda a competência da escrita desenvolvida por meio de muitas habilidades praticadas em atividades de produção e refacção textual. Aborda, em paralelo, a competência leitora e suas habilidades subjacentes, relevantes para que o processo de autoria textual se constitua.

Aborda assuntos ligados aos estudos gramaticais: estudo de classes morfológicas (substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, advérbio, conjunção e preposição), de regência e concordância nominal e sintaxe. Os temas são apresentados a partir das reflexões da gramática normativa e da linguística.

Enfoca diferentes concepções acerca do fenômeno literário a partir da Antiguidade Clássica. Examina a visão tradicional de classificação dos gêneros literários e estuda os gêneros narrativos modernos, bem como os gêneros poéticos e o teatro. Apresenta as teorias da recepção e suas principais vertentes e expoentes.

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

DIDÁTICA: AÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO – 80h

COMUNICAÇÃO COMPARADA – 80h

OPTATIVA I – 80h

ESTUDOS GRAMATICAIS III – 60h

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL – 60h

GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS – 80h

Focaliza o planejamento das atividades didáticas, tendo como eixo norteador o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, a relação professor-aluno, a reelaboração da prática docente com vistas às competências e habilidades a serem desenvolvidas e à avaliação da aprendizagem, etapa necessária à construção do conhecimento.

A disciplina aprofunda a análise histórica e interpretativa dos códigos sonoros, textuais e imagéticos dos meios de comunicação de massa, importantes para a criação de um repertório que articule conhecimento, forma e conteúdo dos meios.

Explora a diversidade de conceituações de estilo e estilística. Compreende a língua como detentora de um sistema expressivo, configurado nas cargas sonora, léxica, morfológica e sintática. Estabelece, ainda, um confronto entre os ditames da gramática e as propostas da estilística, considerado o estilo nos diversos usos da língua.

Estabelece uma articulação entre arte e literatura nos ambientes que ocorrem atividades de oralidade-leitura-escrita. Reflete a especificidade do texto literário, o papel da literatura infanto-juvenil, evidenciando o significativo percurso da criança, de leitor iniciante a eficiente, e discute o contato com o texto literário como um caminho para a fruição pela leitura.

Estuda diferentes gêneros textuais ligados aos níveis fundamental, médio e superior de ensino e a diferentes práticas profissionais e sociais. Discute ainda os gêneros textuais como meio de interação do indivíduo com o mundo.

(10)

LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS - LIBRAS I – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA – 80h

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS HOTELEIROS – 80h

LITERATURA PORTUGUESA – 80h

LITERATURA BRASILEIRA I – 60h

A disciplina aborda conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. Introduz noções linguísticas de Libras: parâmetros, classificadores e intensificadores no discurso. Discute aspectos sobre a educação de surdos e desenvolve noções básicas da língua de sinais brasileira.

A disciplina introduz, desdobra e aprofunda os conceitos que compõem as áreas específicas das ciências sociais, enfatizando a antropologia social. Discutem as sociedades contemporâneas, em especial, suas relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Aborda a diversidade cultural brasileira, suas manifestações e produção material.

A disciplina enfoca a concepção de educação a distância e a importância interativa na relação entre o trinômio professor – aluno – material didático, e os suportes de mídias interativas na aprendizagem em ambientes digitais.

A disciplina propõe o estudo diacrônico do fenômeno literário em Portugal. São estudadas poesias (lírica e épica) e prosa de autores consagrados durante os principais movimentos literários da literatura portuguesa.

A disciplina propõe o estudo dos principais movimentos da Literatura Brasileira, considerando os aspectos estéticos e históricos dos movimentos. São estudados os principais autores e obras e conhecidas e analisadas suas características.

Envolve a observação do ambiente escolar, sua estrutura e organização. Acompanha o funcionamento da rotina escolar de uma classe de Ensino Fundamental II por meio da coparticipação, vivenciando experiências cotidianas que lhe imputam crescimento como educador.

o

OPTATIVA II – 4 SEMESTRE – 80h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA I – 120h

OPTATIVA II – 40h

o

DISCIPLINAS – 5 SEMESTRE

LITERATURA BRASILEIRA II – 80h

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE – 80h

Aborda o empreendedorismo e o papel do empreendedor, suas habilidades e características. São abordados os aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais que subsidiam a elaboração do plano de negócios necessário à viabilidade de um empreendimento. Destaque é dado ao desenvolvimento sustentável, empreendedorismo ético e consumo responsável.

A disciplina trata da sistematização dos valores estéticos de obras representativas da literatura brasileira, sem perder de vista a periodização literária, como continuadoras de uma tradição ou reveladoras de uma ruptura.

METODOLOGIA E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

Aborda os diferentes gêneros literários, dialoga com a ortografia, morfologia e a sintaxe, como meios de ensino da língua e da linguagem, bem como discute suas contribuições no desenvolvimento das competências leitoras e escritoras. Discute mediações e procedimentos metodológicos voltados à aprendizagem de alunos no Ensino Fundamental, bem como orientações didáticas.

(11)

LIBRAS II – 80h

A disciplina desenvolve a linguagem dos sinais propiciando ao aluno a ampliação do seu repertório a partir da fundamentação teórica e prática. Analisa diversas mídias onde ocorre a aplicação da linguagem no processo de comunicação dos portadores deficiência auditiva.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – 80h

Promove a integração entre o referencial teórico desenvolvido ao longo do curso e a prática . Visa desde o levantamento e fichamento bibliográfico para a fundamentação teórica até o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados e referências bibliográficas para elaboração do projeto.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA II – 140h

Envolve a inserção e a reflexão crítica do futuro educador no contexto do ensino médio. Amplia a visão da realidade escolar, do entorno que o envolve e, sobretudo, da prática pedagógica. Acompanha o processo educativo por meio de coparticipação, vivenciando experiências a partir da observação do contexto de sala de aula.

PLANEJAMENTO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS – 80h

o

DISCIPLINAS – 6 SEMESTRE

ANÁLISE DO DISCURSO – 80h

METODOLOGIA E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 80h

LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 80h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II – 60h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA III – 140h

Estuda a estrutura, a organização e o funcionamento da Educação Brasileira, a partir do contexto da gestão social e de seus aspectos sociopolíticos, históricos e legais. Para tal, adota as proposições da SECAD/MEC como forma de aplicação das Leis 10.639 e 11.645 na educação básica. Analisa as políticas educacionais em seus diversos níveis, buscando a aplicação prática.

A disciplina reflete, por meio do estudo do discurso, a linguagem e os efeitos de sentidos por ela produzidos em condições determinadas. Discute a não transparência da linguagem e a circulação dos sentidos nos textos.

Estuda os diferentes gêneros literários, dialoga com a ortografia, morfologia e a sintaxe, como meios de ensino da língua e da linguagem, bem como discute suas contribuições no desenvolvimento das competências leitoras e escritoras. Discute mediações e procedimentos metodológicos voltados à aprendizagem de alunos no Ensino Médio bem como orientações didáticas.

Enfoca a África de Língua Portuguesa e suas três principais literaturas: a moçambicana, a caboverdiana e a angolana. Debruça-se sobre aspectos do universo literário dos protagonistas da sociedade contemporânea.

Sintetiza o curso por meio de uma produção, o Trabalho de Conclusão de Curso, que por sua natureza promove a integração entre o referencial teórico desenvolvido no curso de Letras e a prática por meio de um projeto para a realidade investigada.

A disciplina constitui um espaço privilegiado de aprendizado para o discente, que em contato com a realidade instrumentaliza-se ao desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos trabalhados ao longo do curso.

(12)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(13)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

DIREÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias

É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Mercado, e especialista em Teoria da Comunicação pela Cásper Líbero, graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor de diversas obras no Brasil e no exterior, também é editor da Revista Organicom e professor da Universidade de São Paulo, além de Diretor Acadêmico da Escola de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi.

Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias

É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Mercado, e especialista em Teoria da Comunicação pela Cásper Líbero, graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor de diversas obras no Brasil e no exterior, também é editor da Revista Organicom e professor da Universidade de São Paulo, além de Diretor Acadêmico da Escola de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Neste trabalho foi desenvolvido uma miniestação meteorológica de baixo custo utilizando um microcontrolador e sensores para medir parâmetros como, temperatura, umidade relativa, chuva

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,