• Nenhum resultado encontrado

COMO ATRAIR, MANTER PESSOAS ENGAJADAS E FAZER PROCESSOS SELETIVOS BEM LEGAIS NA SUA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO ATRAIR, MANTER PESSOAS ENGAJADAS E FAZER PROCESSOS SELETIVOS BEM LEGAIS NA SUA EMPRESA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

COMO ATRAIR, MANTER PESSOAS ENGAJADAS

E FAZER PROCESSOS SELETIVOS BEM

(2)

Introdução ...3

Por que inovar? ...5

Como inovar? ...9

Como reter os talentos encontrados? ...15

Conclusão ...20

(3)
(4)

Introdução

Será que a dificuldade em encontrar e manter pessoas realmente boas nas empresas é culpa do “mercado” ou é um sinal claro de que precisamos rever alguns processos?

Ninguém precisa chover no molhado e ficar explicando que pessoas são o ativo mais importante dentro de qualquer organização, e sendo assim, fundamentais para o sucesso e competitividade do negócio. No entanto, as novas gerações de profissionais e a tecnologia, que tem revolucionado a forma como nos relacionamos e consumimos informação, está exigindo uma revolução — não apenas de produtos e serviços, mas também dos processos de seleção das empresas.

Se a sua empresa já tem uma cultura voltada à inovação ou se você quer entender mais sobre o assunto para melhorar a forma de contratar e manter pessoas, não deixe de ler o nosso e-book para obter dicas valiosas sobre como inovar o seu processo de seleção.

(5)
(6)

Por que inovar?

A empresa em que você trabalha está atrás de pessoas criativas, engajadas e altamente qualificadas? Duvido muito que a sua resposta para essa pergunta tenha sido “não”!

Estamos vivendo em um mundo globalizado e conectado, em que as novas tecnologias permitem grande agilidade e acesso à troca de informações. Todas essas mudanças impactam diretamente nos negócios, independentemente do porte ou do segmento de atuação da empresa em que você trabalha.

Cada vez mais, o mercado exige que as organizações tenham a capacidade de se adaptar rapidamente e inovar constantemente para acompanhar as mudanças na sociedade e conseguir diferenciação entre os concorrentes. As empresas que não conseguem acompanhar esse ritmo, já estão perdendo mercado e, certamente, não conseguirão sobreviver em longo prazo.

(7)

7

Por que inovar?

E O QUE O PROCESSO DE SELEÇÃO TEM A VER COM ISSO?

A resposta é muito simples! Os processos de seleção que não seguem esse ritmo ou não inovam nas formas de contratação não conseguem ser efetivos para encontrar e atrair candidatos qualificados para compor o quadro de colaboradores de uma empresa. Afinal, para que uma empresa seja altamente competitiva, ela precisa contar com talentos que possuam as habilidades necessárias para isso!

QUAIS OS BENEFÍCIOS GERADOS POR PROCESSOS DE SELEÇÃO INOVADORES?

Se você quer uma empresa inovadora e competitiva, precisa de pessoas com os mesmos objetivos. Sendo assim, o foco em “inovação”, que é uma das características mais fortes que a sua organização almeja, precisa estar em todos os

Quando buscamos alternativas mais criativas, rápidas, modernas e apoiadas pela tecnologia, conseguimos encontrar pessoas altamente qualificadas em um espaço de tempo menor. E sabe o que isso significa? Resultados mais assertivos com um custo muito menor para a organização!

(8)

Por que inovar?

processos — incluindo os de seleção! Isso garante que todas as suas novas contratações estejam alinhadas com seus valores e propósitos e que esses mesmos pontos reflitam o que essas pessoas buscam em suas carreiras.

Os processos de seleção que estão apoiados nessa premissa obtêm um desempenho muito maior do que os tradicionais. E isso vale desde o momento de encontrar os talentos, até a assertividade em escolher a pessoa certa para a função certa, engajá-la e motivá-la a desenvolver a sua carreira na empresa.

Todos os recursos destinados ao processo de seleção são utilizados de forma mais eficiente, tornando o processo mais rápido e, dessa forma, diminuindo os custos desnecessários que ocorrem em seleções confusas e muito longas. Nada mau, não?

(9)
(10)

Como inovar?

Inovar seu processo de seleção não quer dizer que você deve procurar as melhores soluções tecnológicas, automatizar todas as etapas e esperar a “mágica acontecer” sentado. A inovação vai muito além disso e precisa acontecer em conjunto com estratégias inovadoras de seleção e de gestão de pessoas, além de uma cultura organizacional voltada à qualidade de vida do colaborador. Quer entender melhor como o processo funciona e o que você pode fazer para implementar essa cultura na empresa e atrair talentos altamente qualificados? Então, confira as dicas que virão a seguir!

SIMPLIFICAÇÃO DAS CANDIDATURAS

Convenhamos: quem tem paciência de ficar preenchendo formulários gigantes e sem sentido nos dias de hoje? A nossa atenção é constantemente dividida entre inúmeras tarefas e informações e essa realidade também se aplica ao processo de seleção!

Não é só porque uma pessoa está procurando por uma nova colocação profissional que ela terá a paciência e a disposição de participar de processos longos, cansativos e sem sentido. As oportunidades estão por toda parte e qualquer mínima dificuldade pode fazer com que o candidato prefira participar de outro processo.

(11)

11

Como inovar?

Mas tome cuidado: simplificar e agilizar processos de recrutamento não quer dizer que eles precisam ser fáceis ou super rápidos. A grande sacada aqui é fazer com que o candidato possua uma boa experiência durante todas as etapas e entenda a importância de participar daquela atividade que está sendo solicitada a ele.

Para isso, você pode — e deve — aproveitar os meios digitais, como o site da empresa ou as redes sociais para manter uma comunicação ágil e engajar os candidatos a continuarem pelo processo de seleção e deixar claro quais os requisitos e etapas para a escolha do profissional.

DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Ainda falando em meios digitais, essa é a próxima dica para você inovar e ser mais ágil e assertivo nos processos de seleção. Arquivar milhares de currículos e fichas de candidatos que participaram de processos anteriores é inviável, além de ser uma tarefa cansativa, demorada e altamente suscetível a erros.

Quando os candidatos submetem seus dados e qualificações por alguma plataforma digital (o site da empresa, redes sociais ou outras tecnologias), a tendência é que você possua muito mais informações do que teria se as recebesse em

(12)

Como inovar?

um pedaço de papel, já que é possível ver os grupos que o candidato participa ou ler suas últimas publicações para entender melhor seu perfil. Além disso, fica muito mais fácil e rápido de cruzar informações e buscar candidatos para futuros processos seletivos.

Outra dica muito bacana para digitalizar os processos é começar a trocar os primeiros contatos, que normalmente são feitos via telefone ou entrevista presencial, por uma conversa em vídeo no Skype, por exemplo. Esse formato é tão efetivo quanto os outros e você ainda consegue gravar as entrevistas para analisar com mais calma depois!

RECRUTAMENTO PENSADO NAS GERAÇÕES Y E Z

As gerações Y e Z são nativas digitais e exigem informações rápidas e que prendam a sua atenção — caso contrário, trocam rapidamente de foco e perdem totalmente o interesse em você. É exatamente por isso que é um desafio enorme elaborar processos de seleção que engajem e despertem o interesse desses profissionais.

Além disso, as pessoas dessa geração estão muito mais interessadas nos desafios e em como aquele cargo trará satisfação para as suas vidas do que para recompensas financeiras e o pacote tradicional de benefícios.

(13)

13

Como inovar?

Além das dicas que demos anteriormente e que também são bastante efetivas, uma ótima forma de recrutar talentos das gerações Y e Z é criar uma cultura na empresa que já seja voltada a esse público. Isso envolve um ambiente de trabalho desafiador e flexível, excelentes programas de recompensas por resultados e atividades de voluntariado voltadas a causas sociais e ambientais.

Também vale ficar atento à uma mudança grande de comportamento no que se refere a busca por emprego: ao contrário das anteriores, as gerações Y e Z não necessariamente estarão de olho nas oportunidades do mercado.

EMPLOYER BRANDING

O Employer Branding faz a gestão da imagem da empresa enquanto empregadora e é um dos pontos chave nesse processo de inovação para a captação e retenção de talentos. Por quê? Assim como você, enquanto recrutador, tentará pesquisar o máximo de informações e referências sobre um candidato, ele também fará o mesmo sobre a empresa.

Por isso, é muito importante que você, enquanto recrutador, também comece a correr atrás desses talentos. Novamente, as redes sociais são excelentes aliadas para que você consiga encontrá-los!

(14)

Como inovar?

Por isso, é essencial criar e manter uma excelente imagem de empresa e que transmita o seu comprometimento com a qualidade de vida e com o desenvolvimento de seus profissionais. Afinal, não há nada pior do que encontrar excelentes talentos e perdê-los para a concorrente porque o plano de carreira deles parecia melhor.

O Employer Branding começa logo no descritivo dos cargos e na divulgação dos valores e posicionamento da empresa aos candidatos. Também é importante deixar as informações essenciais, como a cultura da empresa, os planos de carreiras, treinamentos oferecidos, entre outros, em algum local do site para que os candidatos consigam encontrar as informações com facilidade.

(15)
(16)

Como reter os talentos encontrados?

Agora que você colocou todas as dicas em prática e se esforçou para inovar e melhorar a eficiência do processo de seleção para encontrar os melhores talentos, chegou a hora de discutir algumas estratégias para reter os colaboradores na empresa. Essa é uma etapa fundamental desse processo, uma vez que desenvolver e manter as pessoas engajadas reflete diretamente nos resultados da organização.

Salários e benefícios competitivos são itens importantes nesse sentido, mas não são os únicos pontos que merecem atenção quando falamos de retenção de talentos. Quando os colaboradores estão motivados e engajados, eles trabalham melhor e se sentem mais à vontade para propor novas ideias e para superar as expectativas.

Confira, a seguir, algumas estratégias inovadoras para reter os talentos encontrados!

RECONHEÇA BONS TRABALHOS

A frase “não fez mais do que a sua obrigação” deve ser banida da empresa a partir de agora! Quando os colaboradores sentem que seu trabalho não é valorizado ou reconhecido, as chances de procurarem novas oportunidades são muito maiores. Por isso, crie uma cultura em que os líderes saibam valorizar e elogiar quando uma meta é alcançada ou superada.

(17)

17

Como reter os talentos encontrados?

Incentivos monetários são muito bacanas, mas o reconhecimento pode vir por meio de um simples “bom trabalho, Fulano”. Não se esqueça que as pessoas também precisam ser valorizadas individualmente, por isso, essa é uma tarefa que precisa ser feita individualmente para cada colaborador.

CRIE UM AMBIENTE CONFIÁVEL E TRANSPARENTE

Não há nada mais tóxico para uma empresa do que um ambiente cheio de incertezas em que a cultura do medo impera. Os colaboradores não apenas se sentem constantemente ameaçados, como também ficam desmotivados e atentos à primeira oportunidade de pedir demissão para começar a trabalhar em qualquer outro lugar.

Uma comunicação transparente e frequente é essencial para que os colaboradores saibam o que precisa ser feito e o que é esperado deles.

Além disso, quando as pessoas se sentem amparadas, as chances de pensarem “fora da caixa” e de proporem ideias criativas é muito maior. Por isso, pensar em ambientes de trabalho agradáveis e motivadores é essencial na gestão de pessoas!

(18)

Como reter os talentos encontrados?

DÊ OPORTUNIDADES AO DESENVOLVIMENTO

Investir no desenvolvimento profissional do colaborador é investir na empresa como um todo. Para tanto, a organização precisa ter um plano de carreira claro e oferecer oportunidades, treinamentos e coachings para que cada indivíduo se capacite e trabalhe seus pontos fracos.

E isso precisa ser válido para toda a empresa, não apenas para os líderes! Afinal, os grandes talentos podem ser encontrados em todos os níveis hierárquicos e as pessoas possuem habilidades distintas que podem ser exatamente o que a empresa estava procurando.

CONFIE NAS PESSOAS QUE VOCÊ CONTRATOU

Empresas com normas muito rígidas, infinitas etapas de aprovações e validação de trabalho e falta de confiança na responsabilidade das pessoas são grandes repelentes de talentos, especialmente das gerações Y e Z. É importante que os líderes saibam delegar tarefas e confiar na capacidade dos membros da sua equipe para executá-las da melhor forma, ficando disponíveis para ajudar e apoiar quando houver necessidade.

(19)

19

Como reter os talentos encontrados?

APRENDA COM QUEM FAZ BEM FEITO

Uma das melhores formas de inovar em qualquer área é pesquisar e se manter informado sobre as iniciativas de diferentes empresas. Isso não apenas vai te ajudar a ter novas ideias, como também é um ótimo exercício de análise e de reflexão sobre o que a sua empresa tem feito até então.

Na FIAT, por exemplo, os colaboradores são as primeiras pessoas a fazerem o test drive nos carros que serão lançados, fazendo com que todos conheçam a fundo os produtos e se sintam como parte fundamental do crescimento do negócio.

A Best Buy foi outra empresa a apostar em uma rede social interna, o que fez com que o seu turnover diminuísse drasticamente. No canal, os colaboradores podem se comunicar livremente com outros, independentemente da hierarquia ou do departamento. A empresa ainda aproveita o espaço para lançar informativos e conhecer cada indivíduo melhor.

Além disso, a empresa possui uma plataforma de comunicação online interna pela qual informam os colaboradores sobre novas vagas e os incentivam a trocar ideias e, até mesmo, a conversar com o presidente.

(20)
(21)

21

Conclusão

Inovar o processo de seleção e aumentar com qualidade a captação e retenção de talentos não é algo que vai acontecer do dia para a noite. É necessária uma mudança de cultura na empresa e nos líderes para que o processo seja assertivo e funcione em todas as etapas.

Parar para analisar o que é feito atualmente e criticar os formatos antigos e já conhecidos é o primeiro passo nessa jornada de transformações e inovação. Não deixe que as coisas caiam na rotina e se questione, constantemente, se a empresa está passando a mensagem certa para os atuais colaboradores e possíveis candidatos. E não se esqueça: você está lidando com pessoas e é para elas que os processos precisam ser criados!

(22)

SOBRE A 99JOBS

A 99jobs é uma das maiores plataformas de aproximação entre pessoas e organizações com interesse em comum. Entre as nossas ferramentas, destacamos o 99jobs para Negócios, que analisa os perfis dos usuários para encontrar o melhor match para cada empresa, agilizando o processo de seleção e aumentando a assertividade das contratações. Além disso, ele permite que a empresa gerencie todas as etapas do seu processo seletivo, desde a criação da página da empresa e da publicação de vagas ao acompanhamento de entrevistas e comunicação com os candidatos.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre a plataforma, sobre nossos serviços e sobre nossos planos!

Referências

Documentos relacionados

-organização e confecção um painel sobre a evolução do MS, da divisão aos dias atuais (organização da Professora Rosely Pigosso). Os impactos do ciclone sobre o município

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

A conformação no estado líquido permite a obtenção da peça com a forma final enquanto que a conformação no estado sólido necessita de mais etapas para se obter a peça

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Via de regra, os hidrocarbonetos das emissões da queima do diesel são pesados, além disso, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e seus derivados alquílicos,

08.983.619/0001-75, objetivando a contratação de um escritório de advocacia com serviços técnicos profissionais especializados, para elaboração, manejo e acompanhamento

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos