• Nenhum resultado encontrado

História de uma criança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História de uma criança"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nail Khusnutdinov, Intermediário II, 2020

História de uma criança

Minha filha nasceu em 12 de dezembro de 2014. Naquele momento, já era permitido participar do parto, e eu participei. O médico insistiu em fazermos alguns exercícios e massagens especiais antes do parto. Para aprender a fazer a massagem, eu consultei o médico. Quando Nari nasceu, ela foi enrolada e imediatamente me foi dada pelo médico. Mas primeiramente ela foi limpa pelo médico especial. Ela era muito pequena e tudo o que ela tinha era pequeno. Ela tinha unhas compridas e poderia se machucar. Os olhos não estavam sincronizados e se moviam independentemente um do outro. Os médicos me perguntaram se eu era feliz com a filha nova. Respondi que estava muito feliz por a terceira filha ter aparecido. O médico me disse que ele registrou a hora do nascimento dela. Eu dei-lhe a Nari. Parece-me que é muito importante estar presente no parto para ver como é difícil para uma mulher neste momento.

Nari chegou ao Brasil com 8 meses de idade. Ela apenas começara a engatinhar e já estava interessada em tudo ao seu redor. É muito interessante observar o desenvolvimento da criança e as formas de conhecer o mundo à sua volta. Qualquer coisa que cai nas mãos dela é apreciada por todos os lados - pelo sabor, cor, cheiro e pela oportunidade de brincar. Isso me lembra o movimento do axônio no córtex cerebral. Um axon libera uma substância (a mão da criança?) com a qual ele [o próprio axon] sente o espaço circundante e seleciona a direção para seu movimento adicional. As informações trazidas pela mão da criança serão arquivadas e usadas.

Aos 3 anos, começamos a levá-la à escola infantil. Ela já falava um pouco em russo. A princípio, ela ficou muito surpresa com o fato de as pessoas na escola infantil não falarem e não entenderem russo. Chegando em casa, tentou retratar a fala da escola infantil com a ajuda de murmúrios incompreensíveis. Nos primeiros seis meses, ela ficou em silêncio tentando entender o idioma falado na escola. Os professores disseram que ela entendia tudo, mas não queria conversar. Seis meses depois, Nari começou a falar português. Primeiro com professores e depois com outras crianças. Em junho celebram-se as festas juninas. Nesses dias, costuma-se visitar casas de repouso. Nari falou português em público pela primeira vez. Ela tinha cantado e falado muito bem.

Este ano, para o ano novo, Nari foi na Rússia para visitar seus avós. Kazan é a cidade onde ela nasceu. Ela viu neve pela primeira vez e ficou muito surpresa. Nós a levamos conosco para que ela pudesse andar de trenó. Lembro-me daqueles dias de infância e queria mostrar-lhe como andar de trenó. Meu amigo levou-nos para fora da cidade com mais neve. Ela gritou: “Vive-se muito bem aqui!”

Ela realmente gosta de doces. Uma vez ela disse: “Se eu fosse mãe, nós só comíamos doce e sorvete” ou “Depois de termos tomado sorvete, vamos comer chocolate”. Seu livro favorito é “Bada e Zoki” (em russo). Os Zoki são criaturas tão pequenas cuja comida são apenas mel, doces e chocolate. Eles até fazem sopa de

(2)

doces e mel. O lema deles: “Depois de termos acabado de comer mel, vamos comer chocolate”. Seu outro livro favorito é “As Aventuras do Barão de Münchhausen”. Esta é uma coleção de histórias incríveis, cujo herói é o Barão de Münchhausen. Na Rússia e em todo o mundo, o nome do barão é sinônimo de grande mentiroso. O barão que conta histórias absolutamente incríveis a diverte muito. Ela sabe de antemão que o barão é um mentiroso e, portanto, é ainda mais engraçado. Durante a quarentena, ela aprendeu a ler em russo e pedimos que ela lesse seus livros favoritos.

Considero muito importante assistir filmes juntos, cujo conteúdo está relacionado à natureza e aos animais. Somos obrigados a incutir nas crianças amor e respeito pela natureza e pelos animais. Frequentemente assistimos filmes da BBC sobre a natureza em casa juntos. Assistindo ao filme, Nari faz muitas perguntas e é importante dar respostas detalhadas. Agora ela vê claramente a diferença entre a baleia esperma e a baleia jubarte, o chimpanzé e o gorila. Assistimos à maioria dos filmes de David Attenborough sobre animais e insetos. Atualmente, a tecnologia atinge o nível de você poder ver tudo o que acontece no mundo, das baleias até às formigas. Agora, se Nari vê uma lagartixa ou uma aranha em casa, esse não é motivo do susto, mas de interesse. Mais importante é que Nari acredita que no mundo ao nosso redor não estamos sozinhos, mas existem muitos outros cujas vidas dependem de nós. E nossa vida depende da vida deles.

Ao filme "Universo interno: a vida secreta de uma célula" assistimos várias vezes a seu pedido. Este é um filme de desenho animado que conta o que está acontecendo dentro da célula durante a infecção por adenovírus. O filme foi feito para adultos, mas a criança estava muito interessada. Basta explicar o que está acontecendo e tudo isso será depositado na mente da criança.

Durante a quarentena, ela se desenvolveu bastante. Essa velocidade foi alcançada pela comunicação constante conosco e pelas atividades diárias. Nari tem vivido dias alegres. Todos os dias ela encontra milhares de atividades que desenvolvem lados diferentes dela.

__

Diário de Nail Khusnutdinov

1 de junho

Hoje, minha filha de 5 anos começou a ler em russo. Duas semanas atrás, começamos a estudar o alfabeto russo. Depois de ler o alfabeto, ela leu as sílabas e agora deu um passo muito importante - começou a ler palavras inteiras e a entendê-las. Nesse momento estou lendo textos simples para ela - poemas em quatro linhas. Para começar a ler, é muito importante aprender o alfabeto sem nomes alfabéticos, mas apenas sons de letras. Se as crianças se lembram dos sons das letras, é muito simples combinar letras em sílabas. O meu amigo brasileiro tem problemas em ensinar a filha a ler, porque eles estudaram primeiro os nomes das letras. A filha não pode ler, por exemplo, a sílaba "la". Porque a letra "l" tem o nome "ele" e, portanto, a filha lê "elea" em vez de "la". Se ela se lembrasse apenas dos sons das letras "l" e "a", poderia ler

(3)

"la" corretamente. Esse problema existia na Rússia nos tempos antigos, antes da revolução, até 1917. Por exemplo, as primeiras letras do alfabeto russo "А, Б, В" na época eram chamadas "Az, Buki, Vedi". Mas os sons dessas letras são "A, B, V". Se as crianças se lembrassem dos sons das letras, liam corretamente “БА” como “BA”, mas usando os nomes das letras, liam “БА” como BukiAz”.

2 de junho

Penso que a revolução na Rússia provou que a tese “o fim justifica quaisquer meios” está incorreta. O objetivo era nobre - criar uma sociedade justa. Mas muitas pessoas foram mortas para atingir esse objetivo. E o objetivo não foi alcançado, mas as pessoas foram mortas para esse objetivo. Eu acredito que "a vida humana tem o maior valor" e "o fim não justifica os meios".

3 de junho

O último czar russo "Nicolau II" era um rei muito fraco e não tinha energia para ser o rei da Rússia. Ele não queria ser Czar, mas o tempo foi muito difícil para a Rússia e precisava de uma pessoa forte. É possível que, se o czar fosse mais forte, agora na Rússia existisse um sistema estatal, como na Inglaterra, onde houvesse democracia e uma rainha.

4 de junho

Minha filha tem um desejo irresistível de escrever letras e palavras em russo. Apoiamos esse desejo e pedimos que ela escreva as receitas de cozinha ou uma lista de produtos para comprar nas lojas. Ela escreve as palavras com muito cuidado. Ela tem um problema comum que existe para todas as crianças na Rússia. O problema está na direção de algumas letras. Por exemplo, no alfabeto russo há letras "Я" e "И" (os sons são “Ia” e “I”). Erros comuns na infância são os seguintes: eles escrevem as letras simétricas "R" e "N" em vez de "Я" e "И". Eu tive o mesmo problema quando era criança.

5 de junho

Filha quer tocar piano. Eu mostrei a ela uma melodia simples que foi muito popular na minha infância. Ela se lembra dessa música porque estamos mostrando esse filme de animação em russo.

8 de junho

Ela tem problemas para lembrar a sequência de notas no piano. A solução é muito simples. Coloquei pequenos discos coloridos nas teclas do piano e escrevi uma melodia na forma de uma sequência de cores. A memorização está começando mais rápida.

(4)

De repente, ela percebeu que podia tocar a mesma música, mas em diferentes partes do piano, em diferentes tonalidades. Uma descoberta que foi feita sozinha. Ela está muito orgulhosa dessa descoberta!

10 de junho

As provas para os alunos terminaram. Uma observação importante é a seguinte. As duas primeiras provas foram síncronas por três horas. Eu dei a última prova como assíncrona. Os alunos tiveram 14 horas e, durante esse período, podiam começar a fazer o exame a qualquer momento por três horas. Nossas últimas notas de prova foram muito mais altas. Mas no último teste eles eram os mesmos alunos! Alguns alunos passaram nas provas pela manhã, mas a maioria passou no final do período. Obviamente, eles usaram soluções dos primeiros alunos.

12 de junho

Qual foi o melhor lado da quarentena? Isto é, do isolamento. Minha filha começou a ler em russo, começou a tocar piano um pouco, mas havia um desejo de aprender, o que é mais importante.

15 de junho

Pouco antes da revolução de 1917, a Rússia era um país muito forte e rico, com uma economia forte. Se a revolução não tivesse ocorrido, a Rússia seria o país mais forte do mundo moderno. Se fosse assim. Mas a revolução aconteceu. Infelizmente. 16 de junho

Nari, minha filha, começou a ler português. Vejo que ela entendeu o princípio da leitura quando estudou o alfabeto russo. Ela entendeu o princípio de leitura das sílabas. Eu acho que ela pode ler agora em qualquer idioma, basta lembrar o alfabeto e a regra para leitura das sílabas. Mas essa regra não se aplica a chinês ou japonês. Eles não têm um alfabeto, mas apenas hieróglifos.

17 de junho

Assistimos em casa com Nari ao filme "Célula. O universo interior". Este filme de animação é sobre a estrutura interna da célula e as ferramentas celulares contra o vírus. A história é muito simples. Começa com uma infecção humana por adenovírus. Em seguida, são mostradas transições do adenovírus para o núcleo celular e várias ferramentas celulares contra esse vírus. Nari via o filme com grande interesse e fazia perguntas constantemente sobre todos os objetos do filme.

18 de junho

As costas doem novamente, o que não incomodava havia muito tempo. A mortalidade por coronavírus é publicada todos os dias, mas há outro problema de quarentena. Devido ao fato de que na maioria das vezes estamos em casa, as doenças antigas pioram e novas surgem. Em caso de doença grave, isso pode levar à morte. Assim, essa mortalidade também se deve ao vírus, não direta, mas indiretamente. Não tive

(5)

problemas nas costas, a dor desapareceu, mas agora aparece novamente. A causa desse problema é a falta de movimento. Antes da quarentena, visitei o clube e nadei todas as semanas 2-3 vezes. Então, eu não tinha dores nas costas.

19 de junho

Quando a quarentena começou, pensei que teria mais tempo para o trabalho científico. Mas a realidade foi diferente. Demorou muito mais tempo para ministrar os cursos online. Só agora, depois de terminar os cursos, estou voltando à atividade científica normal.

22 de junho

Este dia é muito importante para a Rússia. Nesse dia de 1941, a Alemanha repentinamente, sem declaração, iniciou a guerra contra a União Soviética. Esta guerra terminou apenas em 1945. Matou 20 milhões de pessoas soviéticas. Na União Soviética, essa guerra foi chamada de Grande Guerra Patriótica e fez parte da Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1º de setembro de 1939. Em toda família havia mortos.

23 de junho

Data astronômica - solstício de verão. No hemisfério norte da Terra, este dia tem uma duração máxima do dia e uma duração mínima da noite, e vice-versa, aqui, no hemisfério sul. Este dia é o começo do inverno aqui no Brasil. Agora, todos os dias estão ficando mais longos e, em 23 de setembro, o dia é igual à noite em todas as partes do mundo.

24 de junho

Acordei cedo às 4 da manhã e vi uma bela vista - a Vênus enorme e branca no céu. Surpreendentemente bonito. Não é de admirar que os antigos a chamassem de Vênus, a deusa da beleza. Júpiter e Saturno estão visíveis à noite, mas não são tão bonitos quanto Vênus. Eu acredito que a astronomia deva ser um curso obrigatório na escola. Todos devem entender sua insignificância neste mundo.

25 de junho

Durante o período de quarentena, passo muito mais tempo na cozinha, preparando pratos para a família. Preciso cozinhar comidas incomuns da culinária francesa, chinesa, georgiana, coreana e japonesa. Isto provou ser muito útil. Agora eu posso cozinhar algo incomum.

26 de junho

Dormi o dia todo. Minha cabeça está vazia - tão boa. 29 de junho

Minha filha e eu discutimos literatura de terror. Ela leu literatura moderna sobre terror. Eu também li literatura sobre esse assunto. Penso que os principais escritores

(6)

neste campo são Edgar Allan Poe (1809-1849), Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) e o famoso escritor russo Nikolai Gogol (1809-1852). Eu lembro de ler Poe, "Ligeia", " A Queda da Casa de Usher", "O Poço e o Pêndulo", "O Gato Preto". Gogol escreveu vários trabalhos sobre esse assunto. Eu li e reli, até agora, "Viy", "O Retrato", "Terrível vingança". Gogol tem uma língua russa incrivelmente bonita. O nome Lovecraft aparece há 10 anos na minha cabeça. “Mitos de Cthulhu”, “Dagon”, “Medo oculto”, “Cor de outros mundos”, “Horror Dunwich”, “Sussurrando no escuro”, “Montanhas da Loucura”, “A criatura na porta” - essas são histórias realmente assustadoras, mas muito atraentes graças à enorme imaginação de Lovecraft.

30 de junho

Começamos a passear com toda a família. Por quatro meses de quarentena, o organismo enfraqueceu bastante. Há dúvidas sobre a utilidade da quarentena dura. Nós nos protegemos do vírus, mas enfraquecemos fisicamente, o que leva a problemas de saúde. Apenas 6 quilômetros se passaram e todos os músculos doem e requerem descanso. Mas todo mundo está muito satisfeito com o movimento.

___

Energia do Futuro

É bem conhecido que num futuro mais próximo a humanidade terá grandes problemas de energia. As muitas tecnologias modernas são baseadas em óleo, gás, carvão e outros recursos naturais. No nível atual de produção de petróleo, ele terminará em 50-60 anos. Em aproximadamente o mesmo número de anos o gás terminará também. A energia mais ambiental é a eletricidade. A maioria das usinas geram a eletricidade através da queima de carvão, que terminará em 270-300 anos.

A solução para o problema está em formas alternativas de energia que não utilizam o consumo dos recursos naturais. Por exemplo, podemos usar a energia da luz solar. Atualmente, a parcela de dispositivos que geram a energia solar é insignificante e a proporção de eletrodomésticos que usam a energia solar é pequena. Há estações que estão processando a energia solar em energia elétrica. Outra possibilidade é usar energia do movimento das águas. Por exemplo, um projeto foi lançado para usar a energia da corrente do Golfo.

Uma solução ideal seria usar energia de vácuo. Na física nuclear, assumir que o vácuo consiste nas partículas virtuais que constantemente aparecem e desaparecem

novamente. Talvez no futuro a humanidade seja capaz de usar essa energia. Nós gastamos muita energia para mover objetos de um lugar para outro. Por isso, usamos energia que é obtida de petróleo, gás e carvão. Mas é suficiente entender o que o vácuo é, e resolver o problema do deslocamento sem o gasto de energia. Pode ser

(7)

possível se mover usando buracos de minhoca em espaço-tempo. Talvez. Mas até agora ninguém entende o que vácuo e o espaço são.

___

Buraco de Minhoca

A ideia e o termo “buraco de minhoca” foram criados pelo físico teórico nos EUA, John Archibald Wheeler, em 1957. A propósito, ele também criou a expressão buraco negro. Vivemos num espaço com três dimensões – altura (para cima e para baixo), largura (esquerda-direita), espessura (para frente e para trás). Para ilustrar os buracos de minhoca, é melhor usar um espaço com duas dimensões – altura (para cima e para baixo), largura (da esquerda para a direita). Imagine que somos muito magros e completamente planos. O espaço com duas dimensões é chamado Planolândia (Flatland).

[IMAGEM]

Nesse caso, nosso universo é um plano. Suponha que dobrássemos este plano, cortássemos dois orifícios e os conectássemos com um tubo. Esse tubo é o buraco de minhoca. O tubo é chamado de garganta e os dois orifícios as são bocas do buraco de minhoca. No espaço de três dimensões, corte duas bolas e as conecte com o tubo de três dimensões.

[IMAGEM]

A ideia é muito simples. Como podemos usar essa ideia, quais são os benefícios dos buracos de minhoca para o mundo? Vamos fantasiar. Suponhamos que o comprimento do buraco de minhoca (tubo) seja pequeno. Ao lado de uma boca está a Terra, e ao lado da outra está Sirius. A distância entre a Terra e Sirius é de 8 anos-luz. Não podemos alcançar Sirius usando tecnologia moderna. Mas podemos usar buracos de minhoca. Se o comprimento do buraco de minhoca for zero, desapareceremos imediatamente aqui na Terra e apareceremos ao lado de Sirius usando o buraco de minhoca. A ideia é muito simples, mas ninguém entende como implementá-la. Infelizmente, ninguém entende o que o espaço é, o que “dobrássemos de espaço” é. Além disso, são necessários materiais exóticos que não existem para fazer buracos de

(8)

minhoca. Até agora, temos mais perguntas do que respostas. Na literatura russa, os buracos de minhoca são chamados buracos de toupeiras. O tradutor do livro de Wheeler acreditava que a toupeira fosse um animal mais decente do que a minhoca.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, o Poder Judiciário tem entendido em sentido contrário, restando assente no âmbito do Superior Tribunal de Justiça que a alíquota de contribuição para o SAT é aferida

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

3 - O SICAF tem como finalidade cadastrar e habilitar parcialmente pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em participar de licitações realizadas pela

A Floresta Ombrófila Densa Montana, preservada pelo Parque Nacional, apresentou quantidade média anual de serrapilheira semelhante à de outros fragmentos florestais de

Foram essas orientações que levaram os professores de EJA se organizarem por meio da Associação de Trabalhadores em Educa- ção do Município de Porto Alegre/RS (ATEMPA)

a) Definição do problema: por exemplo, flotação de cianobactérias, eutrofização de reservatórios, planejamento agrícola, extensão de séries hidrometeorológicas,

Ao remeter aos velhos pressupostos metodológicos de uma história política que canonizou heróis e demonizou vilões, Mobilidade discursiva é um livro que defronta