• Nenhum resultado encontrado

Do passado e do presente deve ser preservado apenas o que for produtivo para a construção do futuro. Norberto Odebrecht

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Do passado e do presente deve ser preservado apenas o que for produtivo para a construção do futuro. Norberto Odebrecht"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Es te caderno é p ar te in te gr an te do Jornal A TARDE. Não pode se r vendido se p a ra damen te .CA PA :Edu Ar golo

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING A TARDE EDIÇÃO: Aleile Moura aleile@grupoatarde.com.br PROJETO GRÁFICO: Argolo Studio Design DIAGRAMAÇÃO: Edu Argolo argolodesign.com.br TEXTOS: Claudia Lessa

FOTOS: Arquivo pessoal REVISÃO: Gabriela Ponce

‘‘Do passado e do presente deve ser

preservado apenas o que for produtiv

o

para a construção do futuro’’

Norberto Odebrecht

(2)

2

Norberto Odebrecht:

um empresário à

frente do seu tempo

Era um jovem engenheiro quando começou a erguer o que se tornou um

dos maiores conglomerados do setor da Construção Civil. Naquela época

- década de 1940 -, Salvador ainda carregava as marcas do seu passado

colonial: carente de saneamento básico, de moradias, de abastecimento

de água, de realizações... Foi dentro desse contexto socioeconômico que

Norberto Odebrecht assumiu os negócios do pai, Emílio Odebrecht, e, em

1944, fundou a Construtora Norberto Odebrecht, que deu origem ao que é

hoje a Organização Odebrecht. Iniciava-se a bsucedida trajetória

em-presarial do pernambucano nascido em Recife, que chegou à capital

baia-na aos cinco anos de idade e, aos 15, conheceu o mundo do trabalho,

tor-nando-se, logo cedo, um dos empresários de maior sucesso do país.

O contato com as tecnologias de construção e com os mestres de obras

começou na adolescência, quando os Odebrecht se mudaram para a

La-deira dos Aflitos e a nova casa abrigava, também, as dependências de

apoio da empresa. Ali, ele conheceu as primeiras lições do ofício de

pedrei-ro, serralheipedrei-ro, ferreiro e armador. Parte das esquadrias usadas no prédio

erguido para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador, foi

construída com a sua ajuda. Também aprendeu a revestir paredes com

ar-gamassa, a entalhar madeira e a operar uma forja.

Foi exercitando-se nos diversos ofícios técnicos e aprendendo as lições

práticas de administração e gerência que Norberto Odebrecht construiu a

sua supremacia no mercado da Construção Civil. “Aprendi que o tempo é

o único recurso irrecuperável e que não temos o direito de desperdiçar o

nosso e o dos demais”, costumava dizer. Com o passar dos anos,

compre-endeu, também, que, “para coordenar com sucesso as pessoas em um

tra-balho, é fundamental conhecer as tecnologias que elas utilizam e ter

cons-ciência de que o trabalho exige planejamento prévio, sendo o único e

de-cisivo critério o resultado obtido dentro de princípios éticos”.

De ascendência alemã, Norberto Odebrecht iniciou a sua bsucedida carreira como em-presário em meio ao desafio de superar a cri-se financeira que atravessava a empresa pa-terna. Ele estava com 21 anos e cursava o ter-ceiro ano de Engenharia da Escola Politécnica de Salvador quando assumiu a construtora. Para saldar as dívidas acumuladas pelo pai, a solução encontrada por ele foi fazer três pac-tos: o político (renegociou as dívidas com os credores, em especial o Banco da Bahia, que se transformou em um aliado na conquista de novos clientes), o econômico (garantiu aos clientes obras de qualidade, em menores pra-zos e a menores custos) e o social (que selou a união de empresários e trabalhadores).

Percebendo, então, que o mundo dos ne-gócios se assenta sobre um tripé formado pe-lo relacionamento entre o dono do capital, o empresário e a sua equipe e o cliente, Norber-to Odebrecht implanNorber-tou as ideias da descen-tralização, da delegação planejada, da par-ceria e da partilha de resultados. Assim, em 1948, sete anos depois, todas as dívidas ti-nham sido pagas. Ele ressaltava que tudo es-tava sendo reorganizado a partir de um con-junto de princípios que, mais tarde, formariam a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

Os seus empreendimentos prosperaram durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e do chamado “milagre econômico bra-sileiro”. Entre outros projetos, ele construiu a sede de um aeroporto e de uma usina de energia nuclear estatal da Petrobras. Em 1991, Norberto Odebrecht passou a presidência da construtora ao filho, Emílio Odebrecht, e se tornou presidente do Conselho de Administra-ção da empresa - cargo que, sete anos depois,

Norberto Odebrecht

21anos

idade que tinha quando assumiu a construtora

1991

passa a presidência da construtora ao filho Emílio Odebrecht

‘‘Um líder tem a responsabilidade de

motivar, estimular, desafiar e criar

condições para partilhar com seus

colaboradores os resultados que eles

ajudaram a construir’’

O mundo dos negócios se assenta sobre

um tripé formado pelo relacionamento

entre o dono do capital, o empresário e a

sua equipe e o cliente.

ODEBRECHT

E S P E C I A L

repassou para o herdeiro. Assim, além de se-guir como presidente de honra da organiza-ção e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, se viu membro da Aca-demia Nacional de Engenharia. O empresário seguia como presidente de honra da organiza-ção e presidente da Fundaorganiza-ção Odebrecht.

Em 2013, Norberto Odebrecht foi eleito pela revista americana Forbes o nono homem mais rico do Brasil. O empresário, que era o lí-der da maior empresa de Engenharia e Cons-trução da América Latina, morreu no último 19 de julho, em Salvador, aos 93 anos, em de-corrência de complicações cardíacas.

(3)

3

Líder empresarial

ODEBRECHT

E S P E C I A L

Homenagem da Catabas a um dos maiores nomes da história deste País.

Fo to :A rquiv o Odebr echt/Eduar do M o ody

Em 1944, o empresário fundou a Cons-trutora Norberto Odebrecht, a qual lide-raria por cinco décadas, com prestígio in-ternacional, atuando em 23 países. Em 1965, criou a Fundação Odebrecht, uma das entidades pioneiras no Brasil em contribuir com o desenvolvimento social e sustentável das comunidades. Esses e outros empreendimentos criados pelo empresário nasceram e cresceram sob uma “simples” base filosófica, como ele fundamentava: identificar, integrar e de-senvolver jovens com talento e disposi-ção para o empresariamento.

Tanto que estudantes dos dois últi-mos anos da Escola Politécnica passa-ram a integrar a empresa e aprendiam com os mestres, que eram responsáveis pela formação do futuro líder. Para Nor-berto Odebrecht, essa sempre foi a ma-neira de valorizar e promover o potencial do ser humano, tornando produtivas as

suas forças. “Um líder tem a responsabi- Por trás do homem empreendedor

esta-vam enraizados os ensinamentos do pas-tor e amigo da família, Otto Arnold, que foi uma espécie de preceptor do lar. Com o líder espiritual, Norberto Odebrecht compreendeu a expressão “riqueza efê-mera”. Dizia-lhe o religioso: “Não existe riqueza sem saúde, ética, trabalho e pro-dutividade. A riqueza material se torna-ria insalubre se não fosse apoiada em fir-me conduta ética”.

O pai, Emílio Odebrecht, também foi responsável por repassar importantes li-ções de vida ao filho. Com o pai, Norber-to aprendeu a cultivar a arte da paciên-cia. Em suas saídas para caçar, aprendeu a esperar pelo instante único e irreprodu-zível em que a presa deveria ser abatida;

Apoio espiritual

e lições de vida

lidade de motivar, estimular, desafiar e

criar condições para partilhar com seus colaboradores os resultados que eles ajudaram a construir”, acreditava. Ao la-do disso, o empresário surpreendia com os revolucionários métodos construtivos – o que, aliás, já era uma tradição dos Odebrecht.

O esquema de construção que ele criou na Construtora Norberto Odebrecht era diferente do praticado na época. Até então, por exemplo, levantava-se toda a estrutura de concreto e só se começava a fazer as paredes quando a última laje estava pronta, passando-se então para o reboco, esquadrias, instalações hidráuli-cas e elétrihidráuli-cas e esgoto. Contrariando es-sas regras, a empresa passou a fazer o trabalho, praticamente, de uma só vez. Quando a primeira laje estava pronta e o pessoal do concreto partia para a se-gunda, as paredes daquele mesmo

pavi-mento iam sendo erguidas. a ter decisão firme e segura; a moderar

no número de animais a abater; a cuidar do transporte, da limpeza e da partilha da caça com os companheiros e a famí-lia e a limpar as armas e guardá-las em local seguro.

Sua carreira também foi marcada pela presença frequente de Irmã Dulce, a quem ele chamava de sua mãe profissio-nal. A parceria concretizou diversos pro-jetos na Bahia, em especial o do Círculo Operário de Salvador. A freira conseguia, de empresários, a doação de materiais e, através do apoio de governos, montava a engenharia financeira de projetos. Nor-berto Odebrecht, por sua vez, materiali-zava o sonho da religiosa concretizando as suas tão sonhadas obras.

A carreira de Dr. Norberto também foi marcada pela presença frequente de Irmã Dulce

1944

1965

fundou a Construtora Norberto Odebrecht criou a Fundação Odebrecht

(4)

4

Organização Odebrecht:

70 anos de história

Com 70 anos de história, a Organização Odebre-cht é formada por 15 negócios, três Fundos de In-vestimento e cinco empresas auxiliares. Trata-se de um conjunto de empresas brasileiras criadas pelo empresário Norberto Odebrecht, presentes em 23 países dos continentes americano, africa-no e europeu, além do Oriente Médio, com negó-cios diversificados, atuando nos setores de Enge-nharia, Construção, Indústria e Desenvolvimento e Operação de Projetos de Infraestrutura e Ener-gia. Seus 181 mil integrantes têm como referência a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), ide-alizada a partir de concepções filosóficas que os orientam e os mantêm unidos no rumo da

sobre-Construtora

Norberto Odebrecht

Maior empresa de Engenharia e da Construção Civil da América Latina e a quinta maior em-presa brasileira, a Construtora Norberto Ode-brecht foi fundada pelo engenheiro Norberto Odebrecht em 1944, em Salvador. A construto-ra, que em 2009 foi dividida em seis empresas independentes, é uma das 25 maiores empre-sas de construção do mundo, com um volume de negócios médio anual de R$ 6 bilhões. En-tre as obras que levam a marca Odebrecht es-tão a Arena Fonte Nova (Salvador), o Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro) e a Arena Co-rinthians (Sport Club CoCo-rinthians Paulista), os aeroportos internacionais Tom Jobim e Santos Dumont (Rio de Janeiro), a Avenida Luís Viana Filho (Paralela/Salvador) e o Edifício da Petro-bras (Rio de Janeiro).

vivência, do crescimento e da perpetuidade da or-ganização.

A Odebrecht foi eleita em 2014, pelo quarto ano consecutivo, uma das Empresas dos Sonhos dos Jovens, segundo pesquisa da Cia. de Talentos, realizada em parceria com a Nextview People, pe-la boa imagem no mercado, pepe-la possibilidade de desenvolvimento profissional e de inovação e pe-los desafios constantes. Entre as empresas que for-mam a Organização estão a Construtora Norber-to Odebrecht, a Odebrecht Realização Imobiliá-rias (OR), a Braskem S.A. Petroquímica, a ETH Bio-energia, a Foz do Brasil, a Odebrecht Investimen-tos em Infraestrutura e a Fundação Odebrecht.

Fundação Odebrecht

Uma das primeiras fundações empresariais do país, a instituição privada de utilidade pública sem fins lu-crativos foi criada por Norberto Odebrecht em 1965 e é mantida pela Organização Odebrecht. Tendo como lema “Educar para a vida, pelo trabalho, para valores e limites”, a instituição tem como objetivo contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvol-vimento sustentável. Nos projetos apoiados pela Fun-dação, estimula-se a participação do jovem como su-jeito ativo, coautor, agente multiplicador e promotor de ações sociais, buscando nesse protagonismo juve-nil a transformação da realidade de comunidades de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Huma-no (IDH). É o que acontece Huma-no Baixo Sul da Bahia, on-de, desde 2003, a Fundação promove o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sus-tentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Am-biental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS).

Negócios

Braskem – Maior produtora de resinas termoplásticas

das Américas, com 36 unidades no Brasil, EUA e Alemanha. É a maior empresa petroquímica da América Latina, a quinta maior do mundo, com exportações para 60 países em todos os continentes do mundo.

Odebrecht Realizações Imobiliárias – Responsável por

projetos residenciais, empresariais, comerciais e de uso misto, com qualidade e sustentabilidade.

Odebrecht Engenharia Industrial – Responsável pela

elaboração e implantação de projetos no Brasil e no exterior para indústrias de base de diversos setores.

Odebrecht Infraestrutura - Brasil – Atua em

construção nas áreas de Transporte e Logística, Energia, Saneamento, Desenvolvimento Urbano e Edificações.

Odebrecht Infraestrutura - África, Emirados Árabes e Portugal – Serviços de Engenharia, saneamento,

habitação, energia, agroindústria e mineração em cinco países.

Odebrecht Infraestrutura - América Latina – Projetos

de Engenharia e Construção para clientes públicos e privados de diversos setores, em dez países.

Odebrecht Estados Unidos – Serviços de Engenharia e

Construção com foco nos setores de rodovias, pontes, aeroportos, portos e metrôs.

Odebrecht Ambiental – Promove a universalização dos

serviços de água e esgoto e do uso racional dos recursos naturais.

Odebrecht Latinvest – Investimentos em Logística

e Infraestrutura na América Latina, voltados para a mobilidade urbana.

Odebrecht Óleo e Gás – Soluções integradas no Brasil

e no exterior, tanto na fase de investimentos como na etapa de operações.

Odebrecht Properties – Concebe projetos, mobiliza

capital e realiza investimentos para a operação de ativos públicos e privados.

Odebrecht TransPort – Desenvolve e opera serviços

de mobilidade urbana, rodovias, portos, aeroportos e sistemas integrados de logística no Brasil.

Odebrecht Agroindustrial – Produz e comercializa

etanol, açúcar e energia elétrica originada da biomassa, para o Brasil e o exterior.

Enseada Indústria Naval – Atua na exploração de

petróleo em alto-mar e investe na construção e reforma de estaleiros no Brasil.

Odebrecht Defesa e Tecnologia – Soluções inovadoras e

de alta tecnologia para o desenvolvimento da indústria brasileira de defesa.

Fundos de Investimento

Odebrecht África Fund – Líder nos mercados em que

atua, administra investimentos nos setores de varejo, mineração e energia.

Fundo Odebrecht Brasil – Administra ativos no setor de

energia elétrica e investe em projetos de Engenharia e Construção no país.

Odebrecht Latin Finance – Administra negócios

de infraestrutura na América Latina, centrada nos segmentos de Energia e Irrigação.

Empresas auxiliares

Odebrecht Serviços de Exportação – Uma das principais

exportadoras de bens e serviços do Brasil, apoia a importação e a exportação dos Negócios.

Odebrecht Corretora de Seguros – Protege o patrimônio

tangível e intangível e promove a segurança empresarial nacional e internacional.

Odebrecht Previdência – Apoia os integrantes da

Organização na construção de um patrimônio para o período pós-carreira.

Odebrecht Engenharia de Projetos – Desenvolve

soluções inovadoras aplicáveis aos diversos estágios de um empreendimento.

Odebrecht Comercializadora de Energia – Apoia os

Negócios da Organização na compra e venda de energia elétrica no Brasil.

ODEBRECHT

E S P E C I A L

Fato pitoresco

Em uma mesa da sala de jantar, duas senhoras

de apreciável cultura, uma baiana e a outra

pernambucana, disputavam a importância

de seus respectivos Estados através do

desenvolvimento. A baiana alegava o empenho

dos seus conterrâneos (eram outros tempos),

já que, à época, a Bahia disputava, por conta

de várias empresas que se instalaram no

Estado, a primazia no desenvolvimento da

região; acrescentava que a figura de um grande

empreendedor, Norberto Odebrecht, projetava

ainda mais a capacidade do Estado, e que o

caminho do futuro estava garantido para a Bahia.

Com esse argumento, salientava, assim, a visão e

o destemor desse excepcional baiano.

Decepcionada com a declaração da baiana,

na qual se sobressaía o outro Estado nordestino, a

pernambucana acirrou a rivalidade, acentuando

que, contrariamente, ao que se gabava a sua

interlocutora, o notável engenheiro que lançou a

Bahia nas alturas era natural de Pernambuco.

Acrescente-se que tal fato é verdade; mas a

figura, o perfil desse notável forjou-se na velha

terra baiana, onde viveu a vida toda, constituindo

família.

Em todo caso, estão de parabéns as duas

unidades da federação, pois se em uma delas ele

nasceu, na outra ele se criou.

Por Renato Simões

Presidente do Grupo A TARDE

ALMIR BINDILATTI/ DIVULGAÇÃO MARGARIDA NEIDE/ AG. A TARDE

MARGARIDA NEIDE/ AG. A TARDE

ALVAREZ ARQUITETOS/ DIVULGAÇÃO

A Odebrecht foi eleita em

2014, pelo quarto ano

consecutivo, uma das

Empresas dos Sonhos dos Jovens

(5)

5

ODEBRECHT

E S P E C I A L

SALVADOR, BAHIA, DOMINGO, 10/08/2014

Parcerias com instituições representavam

o lado social do empresário

Em sua trajetória como dirigente de uma or-ganização empresarial que fez fama e for-tuna no mundo inteiro, Norberto Odebre-cht conseguiu cativar pessoas de diferentes origens sociais pelo seu desejo expresso de servir o próximo. O lado social do empresá-rio foi representado por produtivas parcerias com instituições religiosas, como o Mosteiro de São Bento, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia e, em especial, as Obras Assisten-ciais de Irmã Dulce (OSID). Com esta última, personificada pela figura do ‘Anjo Bom da Bahia’, a quem chamava de “minha mestra, minha mãe profissional”, Dr. Norberto man-teve estreitas ligações, concretizando diver-sos projetos, a exemplo do Círculo Operário de Salvador – onde, hoje, funciona o San-tuário de Irmã Dulce – e o Hospital Santo Antônio.

Norberto Odebrecht conheceu Irmã Dul-ce no final da década de 1930, em suas visi-tas ao Colégio Santa Bernadete, na Cidade Baixa, em Salvador, onde a freira era profes-sora. “A madre superior da unidade escolar tinha delegado à Irmã Dulce o contato com o Dr. Norberto e, desde então, eles se apro-ximaram e se tornaram amigos e parceiros”, lembra a sobrinha da religiosa, Maria Rita Pontes, superintendente das OSID.

Naquela época, Irmã Dulce estava ten-tando construir um espaço de assistência aos operários de fábricas da região da Cida-de Baixa. “Era uma luta para se conseguir recursos para erguer o Círculo Operário de Salvador, como assim foi batizado, quan-do Irmã Dulce teve uma inspiração divina e disse: ‘Vamos começar a obra pela fachada

Dr. Norberto manteve estreitas ligações com Irmã Dulce, a quem chamava de “minha mestra, minha mãe profissional”

‘Quem tem o espírito do tempo não

olha para si nem para trás: olha

para frente, ajuda a preparar

as gerações futuras, trabalha em equipe

para o bem da comunidade,

não se sente melhor do que ninguém’.

Norberto Odebrecht

SENGE-BA: 76 anos de compromisso

com a engenharia e o Brasil

para chamar a atenção e quando os donos das fábricas passarem vão querer ajudar’. O Dr. Norberto, então recém-formado, seguiu o conselho dela, e deu certo”, recorda Ma-ria Rita.

Depois, Norberto Odebrecht construiu integralmente com recursos de sua empre-sa vários prédios das obras de Irmã Dulce, entre os quais o novo Albergue Santo Antô-nio, com 150 leitos, entregue à população em 1960. A última obra da freira - inaugu-rada após a sua morte - foi o Centro de Aco-lhimento das Pessoas Deficientes e contou, também, com o dedo do empresário. “Ele participou da obra e, até o fim de sua vida, era um conselheiro atuante das OSID”, enal-tece a superintendente das OSID. Mais tar-de, em 1983, o empresário seria o maior res-ponsável pela construção do Hospital Santo Antônio - a maior obra da vida de Irmã Dul-ce. Ele também foi um dos responsáveis pe-la criação da Fundação Irmã Dulce e da As-sociação Obras Sociais Irmã Dulce.

SANTA CASA

O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, conta que Norberto Odebrecht sempre foi “sensível e parceiro” das ações culturais da cidade do Salvador. “Por meio da Organização Ode-brecht, estabelecemos profícua parceria no projeto Portal da Misericórdia”, ressalta. A iniciativa, realizada entre os anos 2000 e 2005, consistiu na implantação da Ala Nor-te do Museu da Misericórdia e na

recupera-ção de parte do patrimônio arquitetônico da Rua da Misericórdia.

“A colaboração da Odebrecht impulsio-nou a participação de outras grandes em-presas no projeto. O foco foi centrado na in-tegração do patrimônio tangível e intangí-vel, compreendendo os aspectos arquitetô-nicos, artísticos, históricos, sociais, culturais, educacionais, turísticos, de entretenimento e lazer. Nesse sentido, abrangeu o edifício--sede da Santa Casa e o casario da Rua da Misericórdia – parte do qual já está restau-rado e em uso –, integrando-se ao processo de revitalização do Centro Histórico de Sal-vador”, relata Roberto Sá Menezes.

Ele ressalta, ainda, que a formulação do projeto partiu de um princípio fundamen-tal: a sustentabilidade. “A definição básica era promover a restauração e a revitalização do patrimônio, tornando-o vivo e útil para a contemporaneidade e o futuro. Hoje, o Mu-seu da Misericórdia é um dos mais visitados da Bahia. De especial interesse para a apre-ciação da história da Bahia e do Brasil, o Mu-seu da Misericórdia abriga tesouros artísti-cos que remontam ao período do século XVII até os dias atuais e, desde que foi reaberto, em 2006, passou a agregar valor ao cená-rio cultural do Centro Histórico de Salvador”. Em 2013, a Organização Odebrecht es-tabeleceu nova parceria cultural com a San-ta Casa de Misericórdia da Bahia para a pro-dução do livro de arte Santa Misericórdia da Bahia - 5º Século. A publicação retrata a trajetória da Santa Casa da Bahia desde o ano de sua fundação, em 1549, até os dias atuais.

(6)

A trajetória de sucesso de um dos mais bem-sucedidos emp

1920

1926

1935

1925

ODEBRECHT

E S P E C I A L

6

Filho de Emílio e Hertha Odebrecht, Norberto Odebrecht nasceu no dia 9 de outubro, em Recife-PE.

A família Odebrecht se mu-dou para Salvador-BA, cidade identificada pelo patriarca, Emílio Odebrecht, como um lugar promissor para o mer-cado da Construção Civil.

A família se mudou para uma casa, na Ladeira dos Aflitos, que abrigava, também, as dependências de apoio da empresa Emílio Odebrecht & Cia. Aos 15 anos, Norberto lo-go se envolveu com o mun-do mun-do trabalho mun-do pai, apren-dendo as primeiras lições do ofício de pedreiro, serralhei-ro, ferreiro e armador, entre outros.

Norberto Odebrecht in-gressou no curso de En-genharia Civil, na Escola Politécnica da Universi-dade Federal da Bahia, seguindo uma trajetó-ria familiar de três ge-rações.

O aluno de Engenharia cur-sava o terceiro ano da facul-dade quando a empresa do pai entrou em crise finan-ceira e ele, então, assumiu o negócio paterno. O Brasil atravessava uma instabili-dade econômica por conse-quência da Segunda Guerra Mundial.

Em agosto, fundou a Cons-trutora Norberto Odebre-cht e criou um pacto político com os banqueiros para sal-dar as dívidas do pai. Tam-bém estabeleceu um pacto econômico com os mestres de obras (que passaram a ser seus sócios). Esses, por sua vez, firmaram pactos operacionais com os seus subordinados, dentro de um sistema que o empresá-rio chamou de pacto social, formado por um conjun-to de princípios que forma-riam, mais tarde, a Tecno-logia Empresarial Odebre-cht (TEO).

O empresário iniciou uma parce-ria com a Petrobras e realizou a primeira obra da construtora pa-ra a estatal do petróleo. A Cons-trutora Norberto Odebrecht ergueu o oleoduto Catu-Can-deias, na Bahia.

A Construtora Norberto Odebrecht abriu filial em Recife, estendendo suas atividades para todo o Nordeste.

Foi inaugurada a Fundação Ode-brecht que, inicialmente, foi cria-da com a finalicria-dade de prover os integrantes da Construtora Nor-berto Odebrecht de benefícios que a Previdência Social, na épo-ca, não abrangia ou cobria ina-dequadamente. Ainda na década de 1960, o governo passou a as-sistir os profissionais nessas áre-as e a Fundação páre-assou, então, a oferecer-lhes serviços médicos e dentários, entre outros.

Com o int a unidade e de prop zação, No lançou o l cessitamo ção, o em qualidade gestão de delegação Norberto Odebrecht concluiu a graduação de Engenharia Civil. O pastor Otto Arnold deixou

a Alemanha e se mudou para o Brasil, tornando-se preceptor do lar da família Odebrecht. O religioso pas-sou a ter participação ativa na educação de Norberto Odebrecht, com então seis anos de idade.

1938

1941

1943

1944

1953

1960

196

LINHA DO TEMPO

(7)

Uma homenagem do Sistema FIEB ao Dr. Norberto Odebrecht.

Um homem que mudou a história da indústria baiana e de todos à sua volta.

Entre os maiores empresários brasileiros, Dr. Norberto rompeu fronteiras, conquistou novos

mercados e contribuiu para o desenvolvimento da Bahia e da indústria baiana. Com uma visão

à frente do seu tempo, também dedicou a vida a trabalhos sociais. Seu projeto no Baixo Sul

criou trabalho e renda, educação, consciência ambiental e ajudou a construir uma comunidade

mais justa e solidária. Uma obra que, assim como ele, jamais será esquecida.

www.fieb.org.br

presários brasileiros

Pernambucano de nascimento e baiano de

cora-ção, Norberto Odebrecht tinha cinco anos quando

chegou a Salvador com seus pais, Emílio e Hertha

Odebrecht. A partir da capital baiana, escreveu o

seu nome na história empresarial brasileira como

um dos empreendedores mais bem-sucedidos do

país. A sua carreira teve início nos anos 1940, uma

época em que os reflexos do pós-Segunda

Guer-ra Mundial ainda paiGuer-ravam sobre a cidade. Aos 21

anos, cursando Engenharia Civil na Escola

Politéc-nica da Universidade Federal da Bahia, Norberto

Odebrecht enfrentou o seu primeiro desafio:

as-sumir a empresa do pai, Emílio Odebrecht – que

estava em crise financeira –, e fundar a sua

pró-pria companhia, a Norberto Odebrecht

Construto-ra, que daria origem, mais tarde, à Organização

Odebrecht. Dr. Norberto, como era conhecido,

aca-bou criando um dos maiores grupos empresariais

do Brasil, com atuação mundial. Confira um pouco

mais da trajetória do bem-sucedido empresário.

7

tuito de fortalecer e de pensamento pósito da Organi-orberto Odebrecht

livro “De que ne-os?”. Na publica-mpresário reitera as es do modelo de escentralizado e da o planejada. A construção do edifí-cio-sede da Petrobras, iniciado no fim de 1969 e concluído no começo de 1971, simbolizou a chegada da Construto-ra Norberto Odebrecht ao Sudeste. Foi o come-ço de uma nova fase da empresa, que incluiu mudança geográfica e novas técnicas.

O engenheiro lançou o segundo livro, “Pontos de Referência”, fruto do ama-durecimento da filosofia empresarial desenvolvida por ele. A publicação serve de guia para os integrantes da Organização.

Depois de regionalizar e na-cionalizar a sua empresa, Norberto Odebrecht se lan-çou no desafio de interna-cionalizá-la. Essa fase te-ve início com a contratação das obras da hidrelétrica Charcani V, no Peru, e as do desvio do Rio Maule, para o projeto Colbún-Machicu-ra, no Chile. Começou, tam-bém, o processo de diversi-ficação de negócios com a criação da Odebrecht Per-furações (OPL), destinada a perfurações de poços em terra e mar, e com a compra da Companhia Petroquími-ca de Camaçari (CPC).

Norberto Odebrecht publicou o seu terceiro livro: “Sobrevi-ver, crescer e perpetuar”, no qual sistematizou, pela primei-ra vez, os princípios, conceitos e critérios que constituem os fundamentos da cultura da Or-ganização Odebrecht, batiza-da de Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

O filho de Norberto Odebre-cht, Emílio Alves OdebreOdebre-cht, assumiu a presidência da Construtora Norberto Ode-brecht, atuando como exe-cutivo principal da holding Odebrecht S.A.

Liderada por Norberto Odebrecht, a Fundação Odebrecht mudou o seu foco de atuação, passando a focar na educação do adolescente para a vida.

Com o lançamento do seu quarto livro “Educação pelo trabalho”, Norberto Odebre-cht ofereceu as bases para intensificar e melhorar o ci-clo de formação das novas gerações e disseminar a cul-tura empresarial.

Na assembleia geral de acionistas, em maio, Nor-berto Odebrecht se despe-diu do cargo de diretor-pre-sidente da Odebrecht S.A. e foi substituído pelo seu fi-lho, Emílio Odebrecht.

Após 60 anos de trabalho e mais de 50 anos na lideran-ça da Organização Odebre-cht, o empresário passou a Emílio a presidência do Conselho de Administração da Odebrecht S.A., deixan-do, definitivamente, os ne-gócios. Ele permaneceu co-mo presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e presidente de Honra da Odebrecht S.A. A Fundação Odebrecht começou o

movimento que a levaria a concen-trar suas ações sociais, exclusiva-mente, no Baixo Sul da Bahia, com um modelo de desenvolvimento ba-seado nas cadeias produtivas. Nos 40 anos da

Funda-ção Odebrecht, foi lan-çada a publicação “40 Propostas para o Desenvolvimento Social do Brasil”.

O empresário recebeu o Bas-tão de Comando de Oficial-General das mãos do Gene-ral de Exército João Francisco Ferreira, então Comandante da 6ª Região Militar. Norberto Odebrecht continuava

atu-ando como presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e presidente de Honra da Organização Odebrecht e tinha, como foco, a con-solidação do Programa de Desenvolvi-mento e CresciDesenvolvi-mento Integrado e Sus-tentável do Mosaico de Áreas de Pro-teção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). No dia 19 de julho, prestes a completar 94 anos, o empresário fale-ceu, em Salvador.

A Fundação Odebrecht con-quistou o 2º Prêmio Obje-tivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Bra-sil. Norberto Odebrecht en-tregou ao Governador da Bahia, Jacques Wagner, o troféu recebido como de-monstração do valor dessa parceria para as comunida-des do Baixo Sul da Bahia.

Junto ao Governo da Bahia, ao Ins-tituto de Desenvolvimento do Baixo Sul (Ides) e à Associação dos Municí-pios do Baixo Sul (Amubs), a Funda-ção Odebrecht assinou o protocolo de intenções que deu vida ao Progra-ma de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul (DIS Baixo Sul). A parceria representou a união dos primeiro, segundo e terceiro se-tores, visando à criação de novos pa-radigmas de desenvolvimento cida-dão e produtivo para adolescentes e jovens no meio rural daquela região.

68

1969

1970

1979

1985

1988

1991

1981

1998

2003

2004

2005

2008

2011

2014

(8)

ODEBRECHT

E S P E C I A L

Ao amigo

Norberto Odebrecht

Nos últimos 100 anos, grandes empreendimentos ou empresas

nasceram gloriosamente e morreram ingloriamente, porque os

seus fundadores e herdeiros cometeram o erro antiético de pôr à

frente de suas obras a pessoa e a vaidade dos seus egos.

É impossível nascer, crescer e se perpetuar no mundo empresarial

sem “creatividade”, competência e generosidade, características

marcantes da personalidade do empresário Norberto Odebrecht.

O maior benefício que um ser humano pode conceder aos seus se

-melhantes, quando dotado do dom da intuição e visão de longo

prazo, é a geração de empregos, renda e benefícios sociais para o

maior número possível dos seres do universo.

Nas vezes em que estive com o Dr. Norberto Odebrecht, sendo a

última a seu convite, na sede da Construtora Odebrecht, na Paralela,

acompanhado pelo seu filho Norberto Odebrecht Júnior, o

empresá-rio, já com quase 90 anos, vislumbrava mais uma dezena de anos na

sua vida! Típico do homem que transcende o tempo e o espaço!

Apenas duas construtoras no Estado da Bahia ultrapassaram 50

anos de vida empresarial, a Construtora Odebrecht e a Terrabrás

S/A, isso em face da política administrativa e empresarial de longo

prazo adotada pelos seus líderes.

Tenho certeza que o “Grande Construtor do Universo” recebeu de

volta com os braços abertos o seu filho Norberto Odebrecht, que

com certeza será aproveitado nessa sua nova morada, inspirando

de lá seus sucessores, caso particular do

seu filho Emílio Odebrecht e do seu neto

Marcelo Odebrecht, atuais dirigentes

do conglomerado empresarial.

Trabalhe em paz amigo Norberto

Odebrecht nessa sua nova missão!

João Carlos Cavalcanti e família

A Tecnologia Empresarial Odebre-cht (TEO) é um conjunto de prin-cípios, conceitos e critérios, com foco na educação e no trabalho, que provê os fundamentos éticos, morais e conceituais para a atua-ção dos integrantes da Organiza-ção. Foi a partir dessa base filo-sófica que o seu idealizador, Nor-berto Odebrecht, buscou valorizar potencialidades do ser humano, entre as quais a disposição pa-ra servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. A TEO instituiu, tam-bém, um processo de delegação planejada, baseada na confiança e na parceria entre líderes e lide-rados.

A TEO reunia concepções avançadas e arrojadas para a épo-ca (anos 40), principalmente o da delegação planejada - hoje cha-mada de governança -, que só fo-ram incorporadas pelo mercado nas décadas de 1980 e 1990, espe-cialmente na Europa e nos Estados Unidos. Estimulado pelo conjunto de princípios em que acreditava e ao qual chamava de pacto social, o empresário acreditava que a dis-ciplina gerava respeito e o respeito consolidava a confiança.

Desse modo, acreditava Nor-berto Odebrecht, é possível aten-der às necessidades dos clientes, agregar valor ao patrimônio dos acionistas, reinvestir os resulta-dos alcançaresulta-dos e crescer em fren-tes distintas. Dentre os princípios fundamentais da TEO está o es-tabelecimento dos valores cultu-rais e éticos que devem conduzir os negócios na Odebrecht. “Todos os integrantes da Organização de-vem atuar em alinhamento a ses princípios, que compõem a es-sência do Patrimônio Intangível dos Acionistas. Essas referências culturais e éticas, no entanto, não devem tolher a iniciativa e a cria-tividade do profissional. Pelo con-trário, destinam-se a potencializar a capacidade individual em sua atuação”, fundamentava.

Dentre os critérios gerais da TEO - que influenciariam o modo de pensar e agir dos inte-grantes da empresa -, Norberto Odebrecht enumerava:

- O ser humano é a medida de todos os valores na Organização.

O empresário deve dominar o seu negócio para satisfazer, si-multaneamente, o cliente e o acionista.

A educação pelo trabalho é in-dissociável da tarefa empresarial. Os que prestam apoio aos rponsáveis por negócios devem es-tar sempre orientados para opor-tunidades e melhores resultados.

O profissional tem o direito de partilhar os resultados que contri-bui para gerar.

O empresário deve estar sem-pre aberto para corrigir rapida-mente seus erros.

A imagem que importa e faz a diferença é aquela construída jun-to à comunidade, e os líderes têm o dever de promover a sua própria saúde e a de cada um de seus li-derados, bem como a segurança das operações, a qualidade de vi-da e a conservação ambiental nas comunidades em que atuam.

princípios, conceitos e critérios

que sustentam a

Organização Odebrecht

Norberto

Odebrecht

buscou valorizar

potencialidades

do ser humano,

entre as quais

a disposição

para servir, a

capacidade e o

desejo de evoluir

e a vontade

de superar

resultados.

O empresário

acreditava que

a disciplina

gerava respeito

e o respeito

consolidava a

confiança.

Dentre os

princípios

fundamentais

da TEO está o

estabelecimento

dos valores

culturais e éticos

que devem

conduzir os

negócios na

Odebrecht.

8

(9)

9

ODEBRECHT

E S P E C I A L

SALVADOR, BAHIA, DOMINGO, 10/08/2014

Exemplo de simplicidade,

empreendedorismo

e devoção à causa social

Luciano Muricy Fontes,

presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi)

João Carlos Cavalcanti,

empresário

Jaques Wagner,

governador da Bahia

Marcos de Meirelles Fonseca,

presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB)

ACM Neto,

prefeito de Salvador

Consuelo Pondé de Sena,

presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e membro da Academia de Letras da Bahia

Maria Rita Pontes,

superintendente das Obras Assistenciais de Irmã Dulce (OSID)

Roberto Sá Menezes,

provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia

“Norberto Odebrecht foi, sem dúvida,

um empresário bem à frente do seu

tempo, um visionário que construiu

um dos maiores conglomerados

do mundo. Em todos os setores em

que atuou foi pioneiro, contribuindo

para o desenvolvimento da Bahia

e do Brasil, gerando milhares de

empregos. Apesar de comandar uma

das empresas mais sólidas de todo o

Brasil, ele se orgulhava em morar na

capital baiana e nunca quis sair do

Estado, dando um exemplo de amor à

Bahia. Outra marca que o Dr. Norberto

deixa para todos nós é o seu grande

trabalho na área social”.

“Toda a Bahia e também todo o Brasil reconhecem

o espírito empreendedor do empresário Norberto

Odebrecht, cujo nome atravessou fronteiras e

alcançou várias partes do mundo, graças à sua

invulgar tenacidade e capacidade de trabalho.

Homem de larga visão e de inconfundível

descortino, trabalhou incessantemente pelo

progresso da sua empresa, do Estado onde se

estabeleceu – a Bahia – e do Brasil, aumentando,

sensivelmente, o patrimônio legado por seu pai,

Emílio Odebrecht, a quem superou por uma série

de circunstâncias que não cabem ser avaliadas.

Por tudo quanto colaborou com vários setores da

cultura, recebeu a gratidão e o reconhecimento por

sua prestimosa colaboração das instituições para as

quais contribuiu. Deu apoio às obras de restauração

da sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia,

em 1993, graças à solicitação do então presidente

de honra da Casa, o jornalista Jorge Calmon. Por

esse motivo, na sessão solene de aniversário da

instituição, que celebrava 104 anos de fundação,

recebeu o pergaminho de Benemérito do IGHB,

trabalho executado pelo heraldista e numismata

Victor Hugo Carneiro, há pouco tempo falecido”.

“Noberto Odebrecht foi um dos

maiores empresários de todos

os tempos da Bahia. Construiu

uma grande e sólida empresa

que se espalhou pelo mundo e

que, acima de tudo, deixou lições

de um empreendedor que tinha

compromisso social e com seu Estado.

Podemos dizer que perdemos um

ser humano que foi exemplo de

simplicidade, empreendedorismo

e devoção à causa social. Nós, da

Ademi-BA, lamentamos muito o

seu falecimento, mas sabemos que

os seus ensinamentos estarão para

sempre em nossa memória”.

“A personalidade de Dr. Norberto

Odebrecht transcende o tempo e o

espaço, eternizando-o como modelo

de ética empresarial para as gerações

atuais e do futuro. Tive o prazer de

conviver alguns momentos com esse

ser humano ímpar. A simplicidade

e a objetividade dos seus ideais

deixaram marcas profundas em

minha consciência de empreendedor;

poucos homens como Norberto

Odebrecht podem, realmente, serem

chamados de empresários”.

“De tudo o que se diz sobre o

empreendedor notável, inegavelmente

um dos maiores do nosso tempo, creio que

o mais essencial legado do Dr. Norberto

foi sua liderança na formação de jovens

talentos para o futuro. Sua visão de dar

sentido à ética, no disputado mundo dos

negócios, deve também servir de exemplo

para as novas gerações de empresários.

Ele merecerá sempre a homenagem não

apenas dos baianos, mas de todos os

brasileiros”.

“O Dr. Norberto Odebrecht nos deixou

um legado singular que jamais será

esquecido e continuará a inspirar e a

servir de exemplo para muitas gerações

de empreendedores. Homem de

múltiplos talentos, construiu um dos

mais sólidos grupos empresariais da

América Latina, destacando-se, ainda,

como um grande mestre para a formação

de uma filosofia empresarial singular e

de muitos profissionais bem-sucedidos.

Seu nome foi perpetuado na galeria

dos notáveis da Associação Comercial

da Bahia, através da concessão a esse

grande empresário baiano da Medalha

do Mérito Empresarial Conde dos Arcos.

O engenheiro Norberto Odebrecht,

sem sombra de dúvidas, foi um dos

mais destacados empresários a compor

o quadro de associados da nossa

entidade”.

“O Dr. Norberto ficará para sempre

na minha memória como exemplo de

humildade, simplicidade e determinação.

Foi um conselheiro sempre presente e

atuante desde a fundação da Associação

Obras Sociais Irmã Dulce, em 1959, até

os dias de hoje. Nas reuniões, ele nos

passava a sua experiência de vida, nos

fazia refletir sobre o que é o certo e não

quem está certo. Se pensávamos em

começar um empreendimento, a primeira

pergunta que ele fazia era: você já tem

o líder para gerenciar o serviço? Espero

que suas qualidades humanas e o seu

espírito filosófico se perpetuem através

das pessoas que tiveram o privilégio de

conviver com ele e compartilhar dos seus

sábios conselhos”.

“O falecimento do engenheiro e

empresário Norberto Odebrecht

foi uma perda irreparável para o

Brasil. É inegável a contribuição da

Odebrecht para o crescimento da

Bahia. O magnífico legado desse

empreendedor transcendeu fronteiras

e permanecerá para sempre. Norberto

Odebrecht eternizou seu nome com

destaque na história empresarial

brasileira. Foi um filantropo

comprometido com a inclusão social

dos menos favorecidos e um exemplo

de como o ser humano deve se

portar diante dos momentos de crise

e dificuldades. Ele nos ensinou que

é possível, sim, fazer da crise uma

oportunidade”.

LÚCIO TÁVORA/ AG. A TARDE MARGARIDA NEIDE/ AG. A TARDE

MAX HAACK/ AGECOM

KIN KIN/ DIVULGAÇÃO

MARCO AURÉLIO MARTINS/ AG. A TARDE DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO VALTER PONTES/ AG. A TARDE

(10)

10

ODEBRECHT

E S P E C I A L

Carlos Andrade,

presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA)

Marco Amigo,

presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Bahia (Crea-BA)

Roberto Santos,

professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia

Carlos Gilberto Farias,

presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)

“Norberto Odebrecht deixou sua

marca na vida dos brasileiros. Foi um

dos responsáveis pela construção do

Brasil moderno e, certamente, deixou

um legado de benefícios para a vida

das pessoas. Foi um dos maiores

empreendedores do nosso tempo e

mostrou ao mundo a qualidade dos

técnicos brasileiros, imprimindo sua

marca para a Europa, Oriente Médio

e África. A organização criada por ele

extrapolou o campo da Engenharia

e está presente em, praticamente,

todas as atividades econômicas,

levando o nome da Bahia, Estado

onde iniciou suas carreiras acadêmica

e empresarial. Vale ressaltar a

importância desse trabalho para

o bem-estar dos brasileiros, com o

grande número de obras nas áreas de

Saúde e Saneamento”.

“Muito mais do que um empresário

bem-sucedido, o Dr. Norberto

foi responsável por disseminar

a vontade de empreender entre

várias gerações que passaram

pelas empresas Odebrecht. É

raro conhecer um empresário

que estimule os seus próprios

funcionários a também serem

empresários. Hoje, vários discípulos

do saudoso Dr. Norberto são

grandes empreendedores da

Bahia ou executivos de expressão

nacional, influenciados pela sua

doutrina administrativa própria,

que coloca o ser humano no centro

da organização. Este é apenas um

dos legados deixados por esse

grande homem que tanto enaltece

a Bahia”.

“O Dr. Norberto Odebrecht foi um

notável empresário que trouxe

para a Bahia e o Brasil realizações

do maior significado,

expandindo-as, também, para vários países. Ele

foi um dos mais ilustres baianos de

um longo período da nossa história.

Entre outras realizações, contribuiu,

generosamente, com entidades de

atividades sociais e instituições de

natureza cultural, bem como em

biografias de figuras destacadas

da história da Bahia e no apoio às

atividades beneficentes em obras

beneméritas. Além disso, prestou

auxílio financeiro às pesquisas

científicas e tecnológicas que

foram aproveitadas em atividades

econômicas de sentido inovador”.

“A trajetória do empresário Norberto

Odebrecht inspira a todos nós e servirá

de exemplo para muitas gerações. Tendo

assumido, ainda muito jovem, o negócio

da família, ele inovou na forma de fazer

construção civil no país, aplicando o

planejamento com foco nos resultados às

obras de engenharia e, posteriormente, a

todos os segmentos do Grupo Odebrecht.

Seu modelo de administração virou

referência em gestão. À frente de uma das

gigantes nacionais, rompeu fronteiras,

expandindo para novos mercados a marca

da Odebrecht, que diversificou sua atuação

notadamente no setor industrial. Nunca

parou de trabalhar, levando o seu espírito

empreendedor e o vasto conhecimento ao

desenvolvimento de projetos sociais no

Baixo Sul da Bahia”.

CHICO ARAÚJO/ DIVULGAÇÃO CÉSAR VILAS BOAS/ DIVULGAÇÃO

LUCIANO DA MATTA/ AG. A TARDE RAFAEL MARTINS/ SISTEMA FIEB

Carlos Henrique Passos,

presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA)

“Norberto Odebrecht é

uma inspiração para os

empresários do setor,

em especial na Bahia,

onde nasceu o grupo

empresarial que é um dos

mais importantes do país.

Foi também um grande

incentivador da organização

sindical dos construtores e

o primeiro presidente do

nosso Sinduscon, entre 1954

e 1956”.

(11)

11

SALVADOR, BAHIA, DOMINGO, 10/08/2014

‘‘Fui educado para servir,

não para ser servido’’

‘‘Aprendi a entrar em

crise e a sair da crise.

Temos de transformar

a crise em uma

oportunidade. É preciso

ter mais coragem do que

análise’’

‘‘Iniciei a vida

profissional trabalhando,

sucessivamente, como

ferreiro, serralheiro,

pedreiro, carpinteiro’’

‘‘Aprendi que o tempo

é o único recurso

irrecuperável, e que

não temos o direito de

desperdiçar o nosso

e o dos demais’’

HAR OLDO ABR ANTES /DIVUL GA ÇÃ O

(12)

Aprendendo sempre.

MESTRES

Referências

Documentos relacionados

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de