• Nenhum resultado encontrado

Quando Davi escreveu este

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando Davi escreveu este"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

O Senhor é o meu pastor

Q

uando Davi escreveu este

verso, ele ainda não era rei, mas sim um pastor de ove-lhas. No Salmo 23, Davi associa a fi gura do seu Deus à de um pastor e se vê no lugar de uma ovelha. Por-tanto, a ovelha está reconhecendo que tem um pastor e que Ele é o seu Senhor.

Essa conclusão do salmista nos revela algumas coisas sobre o relacionamen-to do pasrelacionamen-torzinho de ovelhas com o seu Senhor: ao se ver como uma ove-lha, Davi reconhece que é indefeso. Afi nal, ovelhas não têm garras nem me-canismos de defesa; ovelhas também são sujas e incapazes de se limpar so-zinhas; ovelhas são desorientadas e precisam o tempo todo de alguém que lhes indique o caminho. E Davi não poderia ter pensado em outra metáfora para explicar sua relação com o Senhor? Talvez sim. Ele poderia ter dito ”O Senhor é o meu general”, e aí ele seria um soldado com armas e força para guerrear; ou “O Senhor é o meu rei”, e então ele seria Seu súdito, com au-toridade e prestígio.

Mas o diferencial de ser uma ovelha é que há uma única pessoa que se im-porta com ela: o seu pastor; Deus, que é o nosso pastor, imim-porta-se com nossas vidas. O pastor defende suas ovelhas do mal e do perigo, livrando-as e advertindo-livrando-as; o plivrando-astor cuida dlivrando-as ovelhlivrando-as e faz de tudo para preservá-las limpas; o pastor guia suas ovelhas a águas tranquipreservá-las. Por isso, podemos afi rmar, com toda a certeza: o Senhor é o nosso pastor, pois Ele é o nosso defensor; é Ele quem nos livra das ciladas de Satanás e nos afasta dos abis-mos do pecado; é o Senhor quem nos purifi ca e lava de todo pecado, dei-xando-nos mais alvos do que a neve; é o Senhor quem trilha nossos cami-nhos e anda sempre ao nosso lado. Todos nós, ovelhas, precisamos de um pastor gracioso, misericordioso e zeloso. Todos nós precisamos dos cuida-dos do nosso Senhor.

Para nós, pastores, humanos e limitados, não existe nada melhor e mais alen-tador do que saber que, na verdade, somos copastores de um pastor infalível e supremo, que conhece todas as suas ovelhas e não abre mão de nenhuma delas. Ainda que, de cem ovelhas, tenham fi cado noventa e nove salvas no aprisco, Ele se importa com aquela que se perdeu e a resgata com graça e bondade. Portanto, chegamos à conclusão de que todos, leigos e pastores, somos apenas ovelhas de um único pastor, o nosso Senhor.

(2)

Todos nós precisamos de um pastor, caso contrário, este seria o nosso Salmo 23, conforme interpretado por Max Lucado em seu livro Aliviando a Bagagem: “Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade. Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatra, buscando alívio, mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pe-daços. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidas a fio elétrico, e estou come-çando a agir como minha mãe. Vou às reuniões semanais do grupo e me acho cercado de inimigos. Vou para casa e até meu peixe-dourado me faz carran-ca. Unjo a minha cabeça com uma dose extra de Tilenol. E o aquário do meu

peixinho transborda. Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão e eu viverei em autodesconfiança pelo resto da minha vida solitária”.

Com carinho e estima pastoral,

Ovelha Tiago Valentin

Texto publicado originalmente no Boin de 7 de outubro de 2012.

Se à noite você não consegue dormir, pare de contar ovelhas e converse com o pastor.

Lorice Daccache Opinião

Por que sou um herege

Heresia: 1. Doutrina que se opõe aos dogmas da Igreja. 2. Fam. Absurdo, con-trassenso, disparate. 3. Ato ou palavra ofensiva à religião.

Estes são os significados apresen-tados pelo dicionário Michaelis para a palavra “heresia”. Devo fazer uma confissão, portanto: sou um herege. Muitos já me consideram como tal. No início ficava aborrecido. Não en-tendia muito bem o que queriam di-zer ao me classificarem como “he-rege”. Mas, com o passar do tempo (dizem que o tempo é ótimo conselheiro e realmente é!), fui compreendendo o porquê de tal título conferido à minha pessoa. Devo concordar: sou um he-rege! E mais: orgulho-me disso! Ter orgulho é um sentimento herético, segun-do os “santos segun-dogmáticos”; portanto, mais uma prova de minha veia herética. Não os culpo por me classificarem dessa forma. Tenho uma maneira de pen-sar e agir que não condiz com a realidade evangélica atual e reconheço que estou fora do perfil do evangélico brasileiro. Talvez faça parte de uma minoria que tenta, de uma forma ou de outra, ter voz em meio à multidão de evangé-licos que está tomando conta do país. O teólogo e escritor Rubem Alves, fale-cido há um ano, definia a heresia da seguinte forma: “Heresia é a verdade do mais fraco”. Então, quero, mesmo de maneira fraca, fazer ouvir minha voz e tentar explicar por que sou um herege.

Sou herege porque não suporto mais a crença de que o Brasil vai melhorar quando pela rampa do Planalto Central subir um presidente evangélico. Não acredito nisso, porque tenho aprendido que religião não é sinal de caráter e compromisso com o povo. Há muito tempo nossas igrejas se calaram

(3)

dian-te das injustiças e se voltaram para si mesmas, preocupadas mais com o no-vo equipamento de som do que com a escalada do tráfico e da violência, mais interessadas em trazer pseudomissionários que têm como único objetivo a au-topromoção, do que levar para o convívio da comunidade o seu José e a do-na Maria, moradores da favela que não podem entregar dízimos regularmen-te. Podemos até mesmo ter um presidente evangélico, mas antes prefiro um(a) presidente com verdadeiro compromisso com os valores do Reino de Deus e com a vida humana, sendo este ou esta evangélico ou não.

Sou herege porque cansei de viver num legalismo hipócrita. Classificam tantas coisas de “mundanas”, mas vivem de maneira “mundana”. Aliás, esse é um ter-mo que abomino. Andam apregoando pelos púlpitos: “Não faça isso ou aquilo”, porém “desprezam a justiça e o amor de Deus” (Lc 11:42). A religião é usada como instrumento controlador de vidas, e não promovedor da vida. Dizem que isto ou aquilo é do “diabo”, mas o coração é carregado por coisas realmente diabólicas, como inveja, falso juízo, soberba e outros mais.

Sou herege porque quero ser eu mesmo. Não quero fingir o que não sinto. Quero demonstrar tristeza quando estiver triste, chorar quando tiver vontade, não querer mostrar que tenho respostas para tudo, ter direito à dúvida, ou seja, quero ser humano. Posso abrir mão de muitas coisas, mas, a partir do momen-to em que abrir mão de minha humanidade, nada mais me restará. Os “per-feitos e certinhos” me cansam! Compartilho das palavras do poeta português Fernando Pessoa, quando diz, no Poema em Linha Reta: “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e er-rôneo nesta terra?”.

Sou herege porque encontro mais consolo nos poemas de Cecília Meireles, Fernando Pessoa, na música de Chopin e Bach, do que nos livros evangélicos do tipo “Como Alcançar a Salvação em Dez Passos”, “Como Ser Eternamen-te Feliz e Nunca Ficar TrisEternamen-te” ou em “louvores” do tipo “Faz Chover”, “ResgaEternamen-te da Noiva”, “Estou Apaixonado”, coisas estranhas e sem sentido. Minha heresia está em encontrar a poesia onde outros vêm abominação, encontrar Deus em meio à beleza e fragilidade humanas em lugar dos êxtases e barulhos, na es-pera sempre de uma manifestação sobrenatural.

Sou herege por acreditar que a Vida é mais valiosa para Deus do que dogmas, doutrinas ou instituições. Sou herege porque acredito que Jesus, mais do que o caminho e a verdade, é a manifestação do Amor Infinito.

Não sou dono da verdade, tenho a liberdade para não ser. Mas tenho encon-trado Deus de uma forma que jamais imaginaria: na vida cotidiana, nas minhas “heresias”. Não reclamo, nem lamento, apenas vivo aquilo em que acredito. Como já disse, não sei se estou certo ou errado, mas, de uma coisa tenho cer-teza: levo minhas heresias a sério!

Por Antônio Carlos Soares dos Santos, pastor metodista

Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia.

(4)

Meditação

É preciso descer à casa do oleiro!

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.” (Jr 18:2)

Descer à casa do oleiro não é uma opção, uma visita ou um momen-to na vida. Descer à casa do oleiro é uma orientação de Deus para to-do aquele que deseja continuar sua caminhada com Cristo. Na casa do oleiro, você recebe cuidados, repa-ro, restauração, força, ânimo, perse-verança, poder, autoridade, foco, fé. Tudo que você precisa está lá. Em-bora alguns evitem a casa do oleiro, é estando lá que você cresce e evolui. Não é necessariamente indo à igreja que você desce à casa do oleiro. Muitos vão à igreja, até pessoas sem compromisso com Deus. Descer à casa do olei-ro é desejar que Deus transforme você na igreja.

Você percebe que está na casa do oleiro quando suas atitudes vão sendo transformadas e seu comportamento, aperfeiçoado. Esses são os sinais de que você tem estado na casa do oleiro. Se as pessoas vão mudar ou não, is-so não é responsabilidade sua. Mas, se você quer mudanças em sua vida, de-ve estar sempre nas mãos do oleiro.

Não é de qualquer jeito que a armadura de Deus se ajusta à sua vida. Para que essa armadura o(a) revista de poder e autoridade, você precisa ser moldado(a) pelos padrões e doutrinas de Cristo. Se você não for moldado(a) à vontade de Deus, ocorrerá como para muitos, que abrem a Bíblia e nada acontece, pois antes não abriram o coração para Deus fazer Sua obra.

Você deve viver Jeremias 18:2 todos os dias da sua vida, não somente na igre-ja, mas em todos os lugares, pois Deus estará com você o tempo todo.

Por Allan Lucas, blogueiro evangélico

Avisos

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 3

Está chegando o Módulo 3 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada módulo du-ra oito hodu-ras e abdu-range três matérias. No Módulo 3, estudaremos a importân-cia da tomada de decisões, a direção de Deus para um líder e comunicação e relacionamento.

Quando: O Módulo 3 será no dia 22 de agosto (sábado), das 8h30 às 16h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Data do 4º e último módulo: 24 de outubro; Valor por módulo: R$ 45,00;

Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 16 de agosto (domingo).

Seja um dizimista

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Sua contribuição é fundamental pa-ra o crescimento de nossa igreja. Papa-ra tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo, solicite o envelope apropriado ao nosso irmão Wesley. Assuma es-se compromisso com Deus ainda hoje!

(5)

“7 Semanas Buscando o Senhorio de Cristo”

Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o pro-pósito de buscar o senhorio de Cristo em todas as áreas da nossa vida, base-annos no texto de Filipenses 2:10-11: “Para que ao nome de Jesus se do-bre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e to-da língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. A ca-da sexta-feira, contaremos com a presença de um pregador diferente. Confira os convidados e os temas da campanha:

1ª semana: Jesus é Senhor

Pr. Tiago Valentin (IM em Itaberaba) – 7/8; 2ª semana: Senhor das finanças

Pr. Márcio Arbex (IM em Campo Belo) – 14/8; 3ª semana: Senhor da família/casamento Pr. Marcos Garcia (IM em Santo Amaro) – 21/8; 4ª semana: Senhor das emoções

Pr. Daniel Beltrão (Reviva) – 28/8; 5ª semana: Senhor do meu futuro Pr. Edson (Igreja Batista) – 4/9 6ª semana: Senhor do meu corpo

Lizete Fiorini (membro da Catedral Metodista de São Paulo) – 11/9 7ª semana: Senhor da igreja

Pr. Daniel Camuçato (IM no Belém) – 18/9

Aniversariantes

19/7 Flávia Maíra de Araújo Gonçalves;

20/7 Madalena Francisca Araújo dos Santos;

23/7 Anderson Paviani;

24/7 Vinícius Cavalcante Marchi da Silva;

25/7 Claudete de Siqueira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, do Eduardo Limmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Ele-nice (irmã da d. Neusa), do Enemézio (irmão da Ed-na), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lucélia Paes, da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Claudio), da d. Tereza (sogra da Maria José), do Wanderlei e do Zé Fenner;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00) HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (19/7) PRÓX. DOMINGO (26/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

INTERCESSÃO Edward/Marilene Tiago/Nurimar MINISTÉRIO INFANTIL EBF Roberta/Laura/Silvana

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Crianças Pra. Laura/Silas

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

F. Variação gl Q.M.. Tais cruzamentos apresentam elevado potencial de utilização tanto como híbridos intervarietais quanto para a formação de novas variedades.

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta