• Nenhum resultado encontrado

RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE ANO 2007 (RIS ESP/RS) PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE ANO 2007 (RIS ESP/RS) PROCESSO SELETIVO PÚBLICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES

De acordo com o Edital 01/2006, que rege o concurso, os recursos com argumentações inconsistentes, extemporâneos, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet.

O pedido de recurso de inscrição 4404156357-5 foi indeferido por não atender ao item 6.1.4.2 do Edital de Abertura.

RECURSOS DE GABARITOS PRELIMINARES R3 – PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE COLETIVA

QUESTÃO 35 – Anulada. Houve um erro de digitação na 3ª alternativa. O correto seria “Meados do século XVII”, e na 4ª alternativa, o correto seria “Fim do século XVIII”.

R1 – SAÚDE COLETIVA

QUESTÃO 01 – Mantida. A bibliografia da questão 01 é AUGUSTO, Maria Helena O., COSTA, Olavo V. A

saúde como direito social: algumas questões. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 4, 1993. Número Especial. p. 113-118.

QUESTÃO 02 – Mantida. A opção III é incorreta, pois a saúde está entre os direitos sociais que cabe ao

Estado prover a todo e qualquer cidadão, independente da renda, diferentemente do que é afirmado nesta opção: “os serviços em saúde são condicionados à renda familiar dos usuários”.

A concepção de saúde em processo na sociedade brasileira, na prática ao contrário do que reza a legislação, é a medicalização. Essa concepção ao tornar sinônima a necessidade de atenção médica e a necessidade de saúde, contribui para que o direito à saúde passe a ser entendido como direito à atenção médica, isto é, medicalização.

QUESTÃO 04 – Mantida. A opção I está correta, pois a corrente incrementalista considera insuficientes os

recursos alocados para a área da saúde. Assim sendo, esta corrente enfatiza o incremento dos recursos para resolver a crise na área da saúde no Brasil.

QUESTÃO 08 – Mantida. A chamada “medicina de Estado” da Alemanha é assim chamada exatamente por

sua importância no processo de consolidação do Estado alemão. Foucault chega a afirmar que “desde a medicina de Estado alemã, nenhum Estado ousou propor uma medicina tão nitidamente funcionarizada, coletivizada, estatizada quanto a Alemanha desta época” (p. 85).

QUESTÃO 11 – Mantida. Todos os itens da questão estão literalmente explicitados no tópico

(2)

abordadas as diferenças entre o PES e o Planejamento Tradicional (disponível na Internet em <http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_02/06_01.html>).

QUESTÃO 12 – Mantida. O texto de Silva Jr. é claro ao se referir à limitação da epidemiologia em perceber

os aspectos individuais do adoecimento (p. 103) e contesta a hegemonia da epidemiologia na organização dos serviços (p. 104). A corrente Em Defesa da Vida reforça a idéia da inseparabilidade entre clínica e epidemiologia, contestando qualquer relação de “superioridade” entre ambas (ao contrário de outras correntes que apontam a epidemiologia como ferramenta mais importante que a clínica para as intervenções em saúde pública).

QUESTÃO 13 – Mantida. Conforme a bibliografia recomendada, “o princípio da integralidade pressupõe a

articulação da saúde com outras políticas públicas, como forma de assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos” (CUNHA, João Paulo Pinto da; CUNHA, Rosani Evangelista da. Sistema Único de Saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Gestão municipal de saúde: textos básicos. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde, 2001. p. 301).

QUESTÃO 18 – Mantida. Cumpre informar que a formulação da questão tem por base o texto literal,

portanto está de acordo com a referência bibliográfica, bem como o entendimento da questão se faz do contexto, logo a opção oferecida como alternativa é correta e coerente ao pensamento do autor. Conforme excerto da referência fornecida no enunciado da questão a qual serviu de base material para sua formulação (grifos nossos), deveria ser respondida com base no artigo Saúde pública e saúde coletiva:

campo e núcleo de saberes e práticas de Gastão Wagner Sousa Campos, cujo primeiro parágrafo consta:

“Sinais de glória e sintomas de crise: algumas questões sobre a saúde coletiva.

Repensar a saúde coletiva, aproveitando-se da história e da tradição da saúde pública. (I) Entendê-la tanto como um campo científico quanto como um movimento ideológico em aberto, (II) conforme

sugeriram Almeida Filho e Paim (1999). Um movimento que, sem dúvida, no Brasil, contribuiu

decisivamente para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e para enriquecer a compreensão sobre os determinantes do processo saúde e doença. (III) Mas também reconhecer que o modo como vem ocorrendo sua institucionalização tem bloqueado a reconstrução crítica de seus próprios saberes e práticas, provocando uma crise de identidade manifesta em sua fragmentação e diluição como campo científico. (IV) São estas as questões aqui tratadas. “

QUESTÃO 23 – Mantida. Independente do equívoco de digitação, está claro que o pressuposto pedagógico

da Educação Permanente é compreender que as práticas são definidas por múltiplos fatores, enquanto a Educação Continuada preconiza que o conhecimento preside as práticas de modo a defini-las, conforme a bibliografia do edital na página 6. Portanto o equívoco não compromete a idéia, nem a questão.

QUESTÃO 24 – Anulada. Houve um erro de digitação, na 3ª alternativa. O correto seria “Meados do século XVII”, e na 4ª alternativa, o correto seria “Fim do século XVIII”.

QUESTÃO 25 – Mantida. Conforme as orientações do Ministério da Saúde:

A bibliografia indicada no edital: BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília, DF, 2004. p. 11-29 e 77-84.

(3)

“Com o objetivo de discutir a inclusão da saúde mental na Atenção Básica, a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde promoveu os seguintes eventos: • Março de 2001 Oficina de Trabalho para “Discussão do Plano Nacional de Inclusão das Ações de Saúde Mental na Atenção Básica”, com a presença do Departamento de Atenção Básica (DAB/SPS) e a Coordenação Geral de Saúde Mental (CGSM)/MS e alguns municípios com experiências em curso de Saúde Mental na Atenção Básica. Abril de 2002 Seminário Internacional sobre Saúde Mental na Atenção Básica, realizado através de parceria MS/OPAS/UFRJ/Universidade de Harvard. • Julho de 2003 Oficina de Saúde Mental no VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – ABRASCO, intitulada “Desafios da integração com a rede básica”, com a participação do DAB, Coordenação Geral de Saúde Mental/DAPE, coordenadores estaduais e municipais de saúde mental e trabalhadores da saúde mental de diversas regiões do país. A partir dos subsídios produzidos por essas oficinas, a Coordenação Geral de Saúde Mental, em articulação com a Coordenação de Gestão da Atenção Básica, propõe as seguintes diretrizes:3 – ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA 3.1 – Apoio Matricial da Saúde Mental às Equipes da Atenção Básica. O apoio matricial constitui um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população. Nesse arranjo, a equipe por ele responsável compartilha alguns casos com a equipe de saúde local (no caso, as equipes da Atenção Básica responsáveis pelas famílias de um dado território). Esse compartilhamento se produz em forma de co-responsabilização pelos casos, que pode se efetivar através de discussões conjuntas de caso, intervenções conjuntas junto às famílias e comunidades ou em atendimentos conjuntos.

A responsabilização compartilhada dos casos exclui a lógica do encaminhamento, pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de saúde pela equipe local. (p.79-80).

QUESTÃO 26 – Mantida. Conforme Kinoshita (2001):

“Os manicômios têm a capacidade de transformar qualquer manifestação de poder (positivo) por parte do paciente em negativismo pura do sintoma. É por isso que é o lugar de troca zero” (p.56, 17a.,18a., 19a. Linhas)

“Somos mais autônomos quanto mais dependentes de tantas mais coisas pudermos ser, pois isso nos amplia as nossas possibilidades de estabelecer novas normas, novos ordenamentos para vida”. (p. 57, 12a. 13, 14a. linhas)

QUESTÃO 28 – Mantida. Na página 48 do texto referido, o autor cita Sônia Fleury quando problematiza

conceitualmente a Reforma Sanitária, e não a Reforma Psiquiátrica. Logo em seguida o autor enfatiza que a Reforma Psiquiátrica propõe uma amplitude e uma dinâmica inovadora em seu conceito, Amarante (2003) cita a noção de processo social complexo referido por Rotelli (1990).

Vale ressaltar, que o subtítulo do capítulo é “Uma nova conceituação de Reforma Psiquiátrica”, ou seja, esta articula um processo em permanente movimento – processo social complexo, em que pelo menos 4 dimensões estão simultaneamente envolvidas, a saber: campo epistemológico, dimensão

tecno-assistencial, jurídico político, sócio-cultural.

QUESTÃO 29 – Mantida. Neste trecho o texto refere que a Reforma Psiquiátrica é superação a noção de modernização do modelo psiquiátrico, esta tendência (de modernização do modelo psiquiátrico) teve sua

origem e fundamentação na desinstitucionalização dos EUA, na qual Rotelli a denominou psiquiatria

reformada. A Reforma Psiquiátrica Brasileira está fundamentada na Reforma Psiquiátrica Italiana,

citado por Rotelli como um processo social complexo, em que 4 dimensões estão simultaneamente envolvidas, a saber: campo epistemológico, dimensão tecno-assistencial, jurídico político, sócio-cultural.

(4)

QUESTÃO 30 – Mantida. A questão se refere à AMARANTE, Paulo. A (clínica) e a reforma psiquiátrica. In:

AMARANTE, Paulo (Org.) Arquivos de saúde mental e atenção psicossocial. Naun Editora, 2003. (p. 45-65). Esta bibliografia está contemplada no edital.

“I. Para Basaglia (apud Amarante, 2003), colocar a doença entre parênteses significa negação da experiência de sofrimento”. - Encontra-se na página 55, nas linhas 33 e 34, segue na página 54, nas

linhas 1, 2 e 3.

“II. Colocar a doença entre parênteses é denúncia social em relação à política de exclusão”. - Encontra-se

na página 56, nas linhas 12, 13 e 14.

III. É ruptura epistemológica com um saber que adota o modelo das ciências naturais para objetivar

conhecer a subjetividade. - Encontra-se na página 56, nas linhas 14, 15 e 16.

QUESTÃO 31 – Mantida. Houve erro de digitação, seria: O AcompanhamentoTerapêutico é uma

modalidade de tratamento complementar no caso das psicoses. Entretanto, o equívoco não compromete a questão, não torna a questão dúbia.

Conforme a bibliografia citada na questão, na página 26, os autores afirmam: “Acompanhamento Terapêutico (...). “É uma exploração a dois na qual se experimenta caminhos até os limites permitidos pelo seu entorno”. A respostas certa é letra E.

QUESTÃO 32 – Mantida. Segundo a bibliografia do edital: (A política do ministério da saúde para atenção

integral ao usuário de drogas) na página 10, 7º Parágrafo:

“Aqui a abordagem da redução de danos nos oferece um caminho promissor. E por quê? Porque reconhece cada usuário em sua singularidade, traça com ele estratégias que estão voltadas não para abstinência como objetivo a ser alcançado, mas para a defesa de sua vida”.

QUESTÃO 37 - Mantida. O estímulo ao sobrepeso com complementos alimentares no 1º ano de vida

poderá resultar em um quadro de obesidade, não representando um impacto positivo na saúde.

QUESTÃO 40 – Mantida. De acordo com o gabarito preliminar, todas as afirmações estão corretas. O

recurso afirma que a afirmação II está correta, o que, de fato, coincide com o gabarito divulgado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENFERMAGEM

QUESTÃO 44 – Mantida. As afirmativas desta questão estão descritas no capítulo 5, do livro Abordagem

multiprofissional de tratamento de feridas, no qual os autores abordam os Protocolos de Avaliação de Feridas. O estágio 3 caracteriza-se como está descrito na questão (item II) e, no item I, "a ferida com cor vermelho opaco, tendendo ao cinza", indica diminuição ou retardo da granulação (JORGE, S. A.; DANTAS, S.R.P.E. Abordagem multiprofissional de tratamento de feridas. São Paulo: Atheneu, 2003, p.40).

QUESTÃO 45 – Mantida. A questão não aborda todos os cuidados essenciais em relação ao

engurgitamento das mamas. Solicita-se que entre as várias afirmativas apresentadas, assinale a que está correta em relação ao problema, conforme orientações descritas no manual técnico do Ministério da Saúde.

(5)

QUESTÃO 46 – Mantida. A questão aborda os parâmetros para que uma atenção pré-natal seja

considerada qualificada. Em relação à primeira consulta, o Ministério da saúde considera como início precoce, a sua realização até o final do terceiro trimestre (p.40) e como indicador de qualidade do programa, a realização até o 4º mês de gestação (p.10), conforme está descrito no manual técnico citado.

QUESTÃO 48 – Mantida. Considerando que a adolescente tem 14 anos e recebeu o último reforço da

vacina DPT aos 10 anos, não há necessidade de outro reforço da vacina, pois não se passaram 5 anos da realização da última dose.

QUESTÃO 49 – Mantida. Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite são vacinadas todas

as crianças de 0 a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por determinação do Ministério da Saúde. Além disso, é recomendado realizar, nessa oportunidade, todas as vacinas que estiverem em atraso, conforme o Calendário de Vacinação.

QUESTÃO 50 – Mantida. A visita domiciliária (VD), conforme está descrito no Manual de Enfermagem -

Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde (p.44), compreende as etapas de planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo e não como está descrito na questão.

NUTRIÇÃO

QUESTÃO 41 – Alterado gabarito de D para C. A bibliografia utilizada foi a divulgada no edital. O estímulo

ao uso de antioxidantes é preconizado para prevenção de Doenças Cardiovasculares e não especificamente para redução dos níveis de colesterol. Entende-se não haver dúvidas na terminologia das afirmativas.

QUESTÃO 42 – Mantida. Entende-se não haver dúvida na terminologia utilizada, uma vez que

“normoglicídica” compreende padrões normais de fornecimento de carboidratos, os quais são aceitos entre 50 e 60%.

QUESTÃO 46 – Anulada. Foi constatado equívoco ao fornecer as páginas da referência bibliográfica, que

não compreenderam o capítulo na íntegra. O assunto tratado encontrava-se fora do anunciado.

QUESTÃO 50 – Anulada. Tendo em vista que os dados fornecidos contêm uma informação anterior aos 24

meses, considera-se possível avaliar o desenvolvimento “até” este período, porém foram utilizados termos que abrem espaço à ambigüidade de entendimento.

ODONTOLOGIA

QUESTÃO 43 – Mantida. Da referência indicada (PREUS, Hans R. ; LAURELL, Lars; EDUNG, Karl-Gustaf;

OPPERMANN, Rui Vincent; RÖSSING, Cassiano. Doenças Periodontais: diagnóstico, tratamento e

manutenção. São Paulo: Artes Médicas, 2002 99p. ), na página 16, o texto cita:

Em resumo, podemos concluir que os fatores de risco mais fortes para o desenvolvimento de Doenças periodontais são:

1. higiene bucal insuficiente;

(6)

3. diabetes melitus tipo 1; 4. fumar mais de 10 cigarros dia; 5. estresse.

Na página 15, na mesma referência no item Gravidez e hormônios sexuais, é citado:

Os hormônios sexuais aparecem em diferentes diagnósticos e não sugerimos que sejam fatores de risco para doenças periodontais reais.

QUESTÃO 44 – Mantida. O primeiro item é falso. De acordo com a bibliografia indicada (livro PINTO, Victor

Gomes. Saúde Bucal Coletiva. São Paulo: Livraria Editora Santos, 2000.541p.), 11.3 Risco versus avaliação da atividade cariogênica na página 336 no segundo parágrafo, consta:

“O conhecimento atual não nos possibilita a predição da doença, mas permite avaliar atividade de doença do indivíduo”.

QUESTÃO 46 – Mantida. O livro referendado para este tema é o PINTO, Victor Gomes. Saúde Bucal Coletiva. São Paulo: Livraria Editora Santos, 2000. 541p., e não LOBAS et al, 2004.

Na página 467 consta um quadro 17-2 com a classificação das lesões bucais em que no grupo 1 estão as lesões fortemente associadas a infecção pelo HIV citando a queilite angular e no grupo 2 – lesões menos frequentemente associadas a infecção encontra-se citada a herpes simples. A candidíase faz parte das lesões fortemente associadas ao HIV.

QUESTÃO 48 – Mantida. O item está de acordo com a bibliografia sugerida (Protocolo Integrado de

atenção à Saúde Bucal – Curitiba: Secretaria da Saúde de Curitiba. Centro de Informações em Saúde, 2004.100p. : il.) onde, na página 56 no terceiro parágrafo, cita as três limitações que envolvem a prática do tratamento odontológico em pacientes grávidas:

- impossibilidade de atendimentos prolongados, especialmente com a gestante em posição de decúbito dorsal;

- atenção à prescrição de medicamentos; - cuidados na utilização de radiografias.

PSICOLOGIA

Não foi interposto recurso para este cargo na matéria de Conhecimentos Específicos.

SERVIÇO SOCIAL

QUESTÃO 41 – Mantida. O item analisado pergunta: Com base em Kern (2005), a subjetividade é

constituída a partir (c) da interação social em que a pessoa se projeta, se define em meio à sua condenação a liberdade de existir. Esta afirmação como resposta correta à pergunta em questão está situada no Livro: Kern, Francisco Arseli Kern. As mediações em redes como estratégia metodológica do Serviço Social. Porto Alegre: EdIPUCRS, 2005 p.37 no quinto parágrafo onde se lê: "Pensando sob este ângulo, a subjetividade é constituída à medida em que a pessoa se projeta, se define em meio a sua condenação, a liberdade de existir".

(7)

FISIOTERAPIA

QUESTÃO 41 – Mantida. O item analisado é uma transcrição de uma das respostas sistêmicas

cardiovasculares, sobre os efeitos agudos da passagem do indivíduo do decúbito dorsal para vertical, citadas no capítulo 7 - Os efeitos do posicionamento e mobilização no transporte de oxigênio, do livro Fisioterapia para Problemas Respiratórios e Cardíacos, de Jennifer A. Pryor e Bárbara A. Webber, 2ª ed, RJ: Guanabara Koogan, 2002, utilizada no concurso em referência.

O sistema muscular é o grande impulsionador da linfa nos membros, pois no momento da contração muscular, os troncos linfáticos são comprimidos pelos músculos que os cercam e, graças ao sistema valvular, a movimentação da linfa é aumentada. O fluxo da linfa é despertado com qualquer movimento de qualquer parte do corpo.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

QUESTÃO 47 – Mantida. A justificativa da candidata não se aplica a essa questão, que diz respeito a

noção de arte e clínica como um todo, e não a área específica de artes visuais, como alega a candidata. Portanto seu recurso é nulo.

EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO 42 – Anulada. O capítulo a que se refere a questão não se encontrava nas referencias

bibliográficas do Edital.

QUESTÃO 43 – Mantida. Conforme o Edital 03/2006 – Retificação, a questão está embasada na bibliografia nº 9:

9. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 218, de 6 de março de 1997. disponível em:< http://www.datasus.gov.br/conselho/resol97/res21897.htm> . Acesso em: set. 2006.

QUESTÃO 46 – Alterado gabarito de D para A. A questão está embasa na bibliografia: PITTA, Ana Maria

Fernandes (Org.). Reabilitação psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2001. p 19-26.

QUESTÃO 47 – Mantida. Não houve compreensão por parte do candidato de que proporcionar interação

entre ambos os grupos não representa modificar suas culturas. A alternativa C é incorreta, pois afirma que a oficina buscou reproduzir a cultura da vida.

QUESTÃO 50 – Anulada. Houve equívoco na publicação da referência bibliográfica no Edital:

3. BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A.; PALMA, A. Saúde Coletiva e Educação Física: aproximando campos, garimpando sentidos. In: BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A.; PALMA, A.; Da ROS, M. (orgs). A Saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003. v. 2, p. 21.

TERAPIA OCUPACIONAL

Referências

Documentos relacionados

Aprovar o processo de seleção para a Residência Integrada em Saúde – RIS ESP/CE, que integra os 10 (dez) programas de Residências Multiprofissionais em Saúde e 01 (um) programa

Administrar os tributos; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias,

RECOVERY DO BRASIL FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITORIOS NAO PADRONIZADOS

Em relação às escolas estaduais do campo, em 2019, em números totais dos NRE de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco, havia 86 escolas, com 5.783 estudantes, 1.129

a) Serviços que ocupam função estratégica na missão de substituição da lógica manicomial. b) Componente da atenção básica da RAPS, o CAPS é um serviço

Os participantes cujos jardins sejam selecionados, após a visita técnica, e indicados como vencedores, declaram, desde logo, como condição para a aceitação da

Cabe à atenção básica “ser base, atuando no mais elevado grau de descentralização e capilaridade”, o que remete diretamente as potencialidades relacionadas a acompanhar o

O acréscimo de danazol em dose baixa (100mg/dia) em esquema de tratamento cirúrgico mais análogo do GnRH mostrou melhora dos sintomas dolorosos e manteve controle da dor por 12 e