• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

BRUNA MENDES HORVATH

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: CADERNO DE RECEITAS

FLORIANÓPOLIS 2017

(2)

Bruna Mendes Horvath

PROJETO DE REVISTA

CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: CADERNO DE RECEITAS

Projeto de revista submetido à avaliação como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina CIN7402 - Editoração Científica, ministrada pelas professoras Úrsula Blattmann e Juliana Fachin, do Curso de Graduação em Biblioteconomia, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina.

(3)

1 APRESENTAÇÃO ... 5

2 CONTATOS ... 6

2.1 Endereço postal... 6

2.2 Contato principal ... 6

2.3 Contato para suporte técnico ... 6

3 EQUIPE EDITORIAL ... 7 3.1 Editora ... 7 3.2 Revisores ... 7 3.3 Avaliadores ... 7 3.4 Tradutores... 7 3.5 Capista ... 7 3.6 Suporte técnico ... 7 3.7 Especialistas multimídia... 8 4 POLÍTICAS EDITORIAIS ... 9 4.1 Foco e escopo ... 9 4.2 Políticas de seção ... 9

4.2.1 Política de avaliação pelos pares ... 9

4.2.2 Diretrizes para avaliação pelos pares ... 9

4.3 Periodicidade ... 10

4.4 Política de acesso aberto ... 10

4.5 Política de privacidade ... 10

5 SUBMISSÕES... 11

5.1 Diretrizes para autores ... 11

5.2 Condições para submissão ... 11

(4)

5.4 Indexação da submissão ... 12

6 CRONOGRAMA ... 13

7 CUSTOS ... 14

REFERÊNCIAS ... 15

APÊNDICE A: capa da primeira edição da revista “caderno de receitas” ... 16

(5)

1 APRESENTAÇÃO

A disciplina de Editoração Científica - CIN5034 é oferecida como optativa no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No decorrer das aulas ministradas pela professora Dra. Úrsula Blattmann, referência na área, em conjunto à professora doutoranda Juliana Fachin, a proposta da criação de uma revista científica fictícia em meio eletrônico por meio da utilização do software OJS - SEER. A mesma foi apresentada com a finalidade de atender os objetivos apresentados no plano de ensino, bem como exercer de forma prática o papel de editor.

A revista da qual refere-se o presente relatório é a Caderno de Receitas, uma revista eletrônica de acesso aberto, especializada na área de Gastronomia/Culinária, ou ainda, Ciência e Tecnologia de Alimentos (estabelecida conforme a tabela de áreas do conhecimento do CNPq), de publicação semestral, cujo ISSN (International Standard Serial Number) fictício é 8888-2142. Como palavras-chave à facilitar a indexação, foram atribuídas Culinária, Gastronomia e Receitas.

A missão da revista é integrar o leitor no universo gastronômico, sendo este um imenso provedor das culturas mundiais, além de fomentar o processo de troca de experiências e é direcionada ao público que possui interesse na área gastronômica.

A revista eletrônica Caderno de Receitas defende que a boa culinária não provém apenas de grandes chefs de modo que a construção de interesses gastronômicos pode ser edificada pelos mais diferentes perfis. Os chefs da equipe, se preocupam em disseminar que algo tão único é da mesma forma, absolutamente conjunto.

Seu conteúdo corresponde a receitas inéditas e de terceiros, além de oferecer dicas e notícias do mundo da gastronomia. As receitas autorais, são geralmente enviadas por cozinheiros de diferentes lugares e estilos de cozinha, cujo encaminhamento é previamente avaliado e minuciosamente testado por profissionais da área, para que as mesmas sejam devidamente relatadas e didaticamente transcorridas ao leitor.

(6)

6

2 CONTATOS

A fim de propagar a interação com seus leitores, a revista eletrônica Caderno de Receitas disponibiliza seus contatos. Os mesmos encontram-se ativos para oferecer a garantia de que soluções cabíveis sejam aplicadas, de esclarecer eventuais dúvidas ou atender solicitações.

2.1 Endereço postal

• Centro de Ciências da Educação

Departamento de Ciência da Informação - UFSC Campus Universitário Trindade

88045-000 - Florianópolis/SC - Brasil

2.2 Contato principal

• Bruna M. Horvath Editora Chefe

Universidade Federal de Santa Catarina Telefone: (48) 3214-2142

E-mail: brumhorvath@cadernodereceitas.br

2.3 Contato para suporte técnico

• Pâmela de Souza Savedra Telefone: (48) 3233-4142

(7)

3 EQUIPE EDITORIAL

A revista eletrônica Caderno de Receitas conta com profissionais competentes em sua equipe, a eles atribuída a tarefa de selecionar, designar e disseminar o melhor conteúdo aos seus leitores. Sua subdivisão foi categorizada, como apresenta-se neste tópico.

3.1 Editora

• Bruna Mendes Horvath, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

3.2 Revisores

• Bruna Mendes Horvath, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil;

• Professora Ursula Blattmann, UFSC, Brasil;

• Amanda Soares.

3.3 Avaliadores

• Luan Bernardes Paes, Universidade Federal de Santa Catarina;

• Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil;

• William Weber;

• Josiléia Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil;

• Júlia Reitz.

3.4 Tradutores

• Professora Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil;

• Mr. Genilson Geraldo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

3.5 Capista

• Bruna Mendes Horvath, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

3.6 Suporte técnico

(8)

8

3.7 Especialistas multimídia

• Profa. Gleisy R. B. Fachin;

(9)

4 POLÍTICAS EDITORIAIS

As políticas editoriais adotadas pela Caderno de Receitas são abordadas neste tópico.

4.1 Foco e escopo

A revista Caderno de Receitas é uma revista eletrônica especializada em Gastronomia/Culinária, ou ainda, Ciência e Tecnologia de Alimentos (estabelecida conforme a tabela de áreas do conhecimento do CNPq). Sua missão é integrar o leitor no universo gastronômico, sendo este um imenso provedor das culturas mundiais, além de fomentar o processo de troca de experiências.

Seu conteúdo é direcionado a toda e qualquer pessoa que possua interesse na área gastronômica, pois a equipe acredita que a boa culinária não provém apenas dos grandes chefs de cozinha e sim do interesse integrado às práticas, conhecimentos e principalmente a paixão pela Gastronomia.

A Caderno de Receitas aceita submissões de receitas autorais para publicações em edições futuras. Os conteúdos avaliados compreenderão a Política de Avaliação da revista e poderão ter o formato de texto ou texto e vídeo.

4.2 Políticas de seção

• Artigos: política padrão de seção;

• Editorial: indexado e avaliado pelos pares.

4.2.1 Política de avaliação pelos pares

De forma a garantir conteúdos relevantes aos seus leitores, a revista eletrônica

Caderno de Receitas adota em sua política de avaliação a revisão cega por pares. Desta forma, as receitas enviadas para submissão em formato de texto serão encaminhadas à equipe

editorial, que subsequentemente permitirão o acesso dos chefs de cozinha avaliadores sem que os mesmos conheçam os respectivos autores.

4.2.2 Diretrizes para avaliação pelos pares

• Serão aceitas receitas autorais não publicadas anteriormente outros periódicos;

(10)

10

• Os avaliadores obrigatoriamente adotarão os seguintes critérios: jus ao foco e escopo da revista, clareza, originalidade da receita, escolha de ingredientes, sustentabilidade, técnicas utilizadas, adequação à gramática correta da língua portuguesa, clareza, além de outros critérios que possam ser considerados relevantes no formato de texto e vídeo;

• O conteúdo textual deverá ser encaminhado em formato Microsoft Word ou RTF;

• O conteúdo audiovisual (seja este o caso), deverá ser encaminhado em resolução HD;

• O conteúdo audiovisual deverá ser avaliado seguindo os itens: imagem, resolução, didática, desenvoltura e técnica;

• O conteúdo textual deverá ser encaminhado em fonte arial, tamanho 12, conforme as normas evidenciadas no template de submissão.

4.3 Periodicidade

A revista Caderno de Receitas é atualizada semestralmente visto que em datas especiais a mesma poderá ser atualizada com maior frequência.

4.4 Política de acesso aberto

O periódico é a favor possui garantia de acesso aberto, de maneira que o seu leitor pode ter acesso irrestrito ao mesmo.

4.5 Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

(11)

5 SUBMISSÕES

A revista Caderno de Receitas aceita submissões de receitas para publicação, considerando as políticas e diretrizes de avaliação. Para que os avaliadores interpretem o conteúdo de maneira organizada, também foram previamente estabelecidas diretrizes para a submissão, conforme descritas neste tópico.

5.1 Diretrizes para autores

As diretrizes para autores foram elaboradas em forma de template. Vide Apêndice B.

5.2 Condições para submissão

Serão aceitas receitas autorais não publicadas anteriormente por outros periódicos;

• Os avaliadores adotarão os seguintes critérios: jus ao foco e escopo da revista, clareza, originalidade da receita, escolha de ingredientes, sustentabilidade, técnicas utilizadas, adequação à gramática correta da língua portuguesa, clareza, além de outros critérios que possam ser considerados relevantes no formato de texto e vídeo;

O conteúdo textual deverá ser encaminhado em formato Microsoft Word ou RTF;

• O conteúdo textual deverá ser encaminhado em fonte arial, tamanho 12, conforme as normas evidenciadas no template de submissão;

• O conteúdo audiovisual (seja este o caso), deverá ser encaminhado em resolução HD, no formato MP4, com duração máxima de 30 minutos;

• Caso os textos contenham imagens para melhor visualização do procedimento, a mesma deverá estar em formato JPG;

• O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

5.3 Declaração de direito autoral

Os direitos autorais das submissões textuais bem como os complementos visuais ou audiovisuais, são de responsabilidade dos autores, visto que uma vez aceitos pela Comissão Editorial, serão concedidos os direitos de publicação inédita para a revista Caderno de Receitas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. As receitas publicadas estarão sob a licença Creative Commons Attribution.

(12)

12

5.4 Indexação da submissão

• Área e sub-área de conhecimento acadêmico (conforme as normas da CNPq); • Palavras-chave;

• Cobertura referente ao geoespaço, cobertura cronológica ou histórica, e/ou

(13)

6 CRONOGRAMA

O quadro em evidencia é um demonstrativo das etapas que correspondem o momento da submissão até a publicação de uma receita dentro do periódico.

Quadro 1 - Cronograma de avaliação.

Etapas Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4

Recebimento da submissão X Avaliação X Revisão X Metadados X Correção do autor X Publicação X Tempo total: 1 mês.

(14)

14

7 CUSTOS

Uma vez que a revista eletrônica Caderno de Receitas tem como interesse fomentar a cultura por meio da gastronomia e a garantia ao acesso aberto para seus leitores, a comissão editorial não trabalha com a finalidade de lucro, portanto, as submissões também não incluem taxas aos autores para que sejam publicadas. Em seguimento a essa afirmação, este periódico não classifica custos.

(15)

REFERÊNCIAS

BLATTMANN, Úrsula. CIN 7402 Editoração científica: disciplina no curso de Biblioteconomia da UFSC. Disponível em: <http://editora.wikidot.com/>. Acesso em: 31 out. 2017.

BRASIL. Capes. Ministério da Educação. Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. 2017. Disponível em:

<http://www.capes.gov.br/images/documentos/documentos_diversos_2017/Tabel>. Acesso em: 28 out. 2017.

(16)

16

APÊNDICE A: CAPA DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA “CADERNO DE RECEITAS”

(17)

APÊNDICE B: TEMPLATE PARA A SUBMISSÃO

TEMPLATE PARA SUBMISSÃO

Nome do autor: ( ) Amador ( ) Profissional Título da receita: Tempo de preparo: Ingredientes utilizados: Equipamentos utilizados: TEXTO INTRODUTÓRIO

Comente de maneira sucinta sua experiência na cozinha, como tal interesse foi despertado. Descreva aqui como você chegou nesta receita. Apresente relações culturais, familiares, profissionais ou quaisquer que sejam consideradas relevantes. Comente sobre a escolha dos ingredientes e as técnicas utilizadas.

INGREDIENTES (Insira aqui os ingredientes utilizados e suas quantidades, em tópicos. Você poderá recomendar marcas caso julgue necessário). Não esqueça de separá-los com ponto e vírgula, com exceção do último, que deverá ser finalizado com um ponto final, respectivamente. Dicas: As quantidades indicadas deverão ser convertidas em quilogramas ou gramas, litros ou mililitros, quando em quantidades sólidas ou líquidas (ex.: farinha de trigo e leite). Para ovos, indique o tamanho e o tipo. Para frutas e verduras, indique, além da quantidade em g, a quantidade em unidade entre parênteses.

• Ingrediente 1; • Ingrediente 2; • Ingrediente 3;

• E assim, sucessivamente.

OBS.: Se a receita for dividida em partes, divida-as antes de citar os ingredientes utilizados. Ex.: Massa

• 3 ovos grandes tipo caipira; • 500 g de farinha de trigo; • 250 g de açúcar mascavo.

(18)

18

Recheio

• 300 g de bananas brancas (3 bananas grandes); • 15 g de canela em pó.

MODO DE PREPARO

Transcreva aqui o modo de preparo da receita, de maneira didática, explicando o passo a passo, subdividido por numeração.

Ex.:

1 - Em um recipiente, misture a farinha de trigo (peneirada) e o açúcar;

2 - Acrescente os ovos e misture com uma espátula de silicone, delicadamente.

Dicas: Imagens são muito bem recebidas pelos leitores. Se possível, insira-as em formato JPG, durante o passo a passo da receita.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies